Ensino da Produção Escrita por Meio do Gênero Crônica / Teaching of Writing Production Through Chronicle Genre

Cleide Inês Wittke

Abstract


O interesse em entender e sofisticar o processo de produção escrita não é recente e continua fomentando muitas pesquisas no meio acadêmico. Sob esse viés, este artigo objetiva tecer uma reflexão sobre a atividade de escrita proposta pelo programa da Olimpíada de Língua Portuguesa-Escrevendo o Futuro, investigando se os exercícios do material em foco oferecem condições para construir uma escrita sob uma perspectiva enunciativo-discursiva (BAKHTIN, 1992; BRONCKART, 2008, 2012), uma vez que se propõe a trabalhar com gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002, 2008). Depois de contextualizar o projeto, buscamos analisar as sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009, 2010) que compõem as oficinas da coleção A ocasião faz o escritor, cujo objeto de estudo é o gênero crônica. Centramos nossa investigação na proposta de escrita como um todo, analisando elementos textuais, linguísticos, enunciativos e discursivos que caracterizam a atividade voltada a entender e produzir crônicas.

 

Palavras-Chave: Produção Escrita. Gênero de Texto. Crônica. Sociointeracinismo.

 

ABSTRACT: The interest in understanding and sophisticating the process of writing production has not been recent and it keeps fostering many investigations in the academic world. From this perspective, this paper aims at making a reflection on the writing activity proposed by the ‘Programme for Olympics of Portuguese Language’, by investigating if the exercises of the material under scrutiny offer conditions for constructing a productive writing from a discourse enunciative perspective (BAKHTIN, 1992; BRONCKART, 2008, 2012), since the objective is to work with textual genres (MARCUSCHI, 2002, 2008). After contextualising the project, we aim at analysing the didactic sequences (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009, 2010) that outline the workshops of the Collection The occasion makes the writer, whose object of study is chronicle genre. We focus our investigation on the proposal of writing as a whole, by analysing discourse, enunciative, linguistic and textual elements that characterise the proposed activity for understanding and producing chronicles.

 

Keywords: Writing Production. Textual Genre. Chronicle. Social Interactionism.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.10

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)