Análise da Satisfação do Usuário de Telefonia Móvel: Investigação com Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Mínimos Quadrados Parciais / User Satisfaction Analysis of Mobile Phone: Research With Modeling of Structural Equations

Hermano Henry Morais Oliveira, Paulo Roberto da Costa Vieira

Abstract


Esta pesquisa foi realizada com usuários de serviço de telefonia móvel, durante o mês de novembro de 2016, para a compreensão dos antecedentes (qualidade percebida, imagem e valor percebido) e dos consequentes (tratamento da reclamação e lealdade) da satisfação dos consumidores deste serviço. Para tanto, foi realizada pesquisa de survey, com utilização de questionário estruturado na cole de dados, os quais foram tratados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com base em Mínimos Quadrados Parciais (MQP). Nem todas as hipóteses preconizadas pelo modelo avaliado no estudo foram confirmadas, já que não foram encontradas evidências que sustentassem o construto valor percebido como um antecedente da satisfação, nem o construto tratamento da reclamação, os quais não exibiram significância estatística como fatores influenciadores do construto lealdade.

 

Palavras-chaves: Modelagem de Equações Estruturais. Mínimos Quadrados Parciais. Satisfação do Consumidor. Telefonia Móvel.

 

ABSTRACT

 

This research was carried out with mobile service users during the month of November 2016 to understand the antecedents (perceived quality, image and perceived value) and consequent (complaint and loyalty treatment) of the satisfaction of the consumers of this service. In order to do so, a survey was performed, using structured questionnaire for the data collection, which were treated through the Modeling of Structural Equations (MEE), based on Partial Least Squares (MQP). Not all the hypotheses advocated by the evaluated model in the study were confirmed, since no evidence was found to support the construct perceived value as a antecedent of satisfaction nor the construct treatment of the complaint, which did not show statistical significance as factors influencing the construct loyalty.

 

Keywords: Structural Equation Modeling. Partial Least Square. Consumer Satisfaction. Mobile Phone.

 


References


ANDERSON, E.; FORNELL, C.; LEHMANN, D. Customer satisfaction, market share and profitability: findings from Sweden. Journal of Marketing, 55, 1994.53-66.

FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, 18, n. 1, 1981. 39-50.

FORNELL, C. A national customer satisfaction barometer: The Swedish experience. Journal of Marketing, 56, n. 1 1992. 6-21.

FORNELL, C.; JOHSON, M.; ANDERSON, E., CHA, J.; BRYANT, B. The American Customer Satisfaction Index: nature, purpose and findings. Journal of Marketing, v. 60, 1996. 7-18.

GALE, B. Gerenciando o valor do cliente: criando qualidade e serviços que os clientes podem ver. São Paulo: Pioneira, 1996.

HAIR, J. F. et al. Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). SAGE: Thousand Oaks, 2014.

HAIR, J. F.; SARSTEDT, M.; PIEPER, T. M.; RINGLE, C. M. The Use of Partial Least Squares Structural Equation Modeling in Strategic Management Research: A Review of Past Practices and Recommendations for Future Applications. Long Range Planning, 45, n. 5-6, 2012. 320-340.

HENSELER, J., RINGLE, C. M., & SINKOVICS, R. R. The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances in International Marketing, 20, 2009. 277-319.

IBGE. Indicadores IBGE: Contas Nacionais Trimestrais. Julho/Setembro, 2016.

IBGE. Pesquisa suplementar: acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. 2015. Disponível em: http://servicodados.ibge.gov.br/Download/Download.ashx?u=

ftp.ibge.gov.br/Acesso_a_internet_e_posse_celular/2015/Tabelas_de_Resultados /xlsx/01_Pessoas_de_10_Anos_ou_Mais_de_Idade/03_Posse_de_Telefone_Movel_Celular.xlsx Acessado em 06/01/2017.

KOCK, N. Warp PLS 5.0 User Manual. Laredo: Script Warp Systems, 2015.

LEVITT, T. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, 1988.

MARCHETTI, R.; PRADO, P. H. M. Um tour pelas medidas de satisfação do consumidor. Rev. adm. empres., São Paulo, 41, n. 4, 2001.

MOTA, M. D. O. et al. Uma análise dos serviços de telefonia móvel no Brasil: uma proposta de modelo empírico. Revista Eletrônica de Administração, 18, n. 3, 2012. 747-778.

MOURA, A. C. D.; GONÇALVES, C. A. Modelo de satisfação ACSI modificado no setor de telefonia móvel. Rev. adm. empres., São Paulo, 45, n. spe, 2005. 72-85.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.; BERRY, L. A conceptual model of service quality and itsimplications for future research. Journal of Marketing, 1985.41-50.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.; BERRY, L. SERVQUAL: a multiple-item scale for measuring customer perception of service quality. Journal of Retailing, 64, 1988. 12-40.

PILATI, R.; LAROS, J. A. Modelos de Equações Estruturais em Psicologia: Conceitos e Aplicações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23, n. 2, 2007. 205-216.

ROCHA, A.; FERREIRA, J. B; SILVA, J. F. Administração de Marketing: conceitos, estratégias, aplicações. São Paulo: Atlas, 2012.

VALENTINI, F.; FIGUEIREDO, B. D. Variância Média Extraída e Confiabilidade Composta: Indicadores de Precisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, 32, n. 2, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e322225.

VALENTINI, F.; FIGUEIREDO, B. D. Variância Média Extraída e Confiabilidade Composta: Indicadores de Precisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, 32, n. 2, 2016.

VIEIRA, P. R. C.; RIBAS, J. R. Análise Multivariada com uso do SPSS. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011

WOODRUFF, R. Customer Value: the next source for competitive advantage. Journal of the Academy of Marketing Science, 25, n. 2, 1997.139-153.

ZEITHAML, V. Defining and relating price, perceived quality and perceived value. Cambridge: MSI, 1987.

ZEITHAML, V., BITNER, M., GREMLER, D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. AMGH, Porto Alegre, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.2.1

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)