<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./*g*. 20*9 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.4.4 </line>
</par>
<par>
<line> P*rticipação Popular em Política* P*blicas Am*ie*tais: O **safio da Parti**pação Efeti*a </line>
<line> Popular Pa*tici*a*ion in Env*ronmental Pu**ic Po*icies: The *hal*enge o* E*fectiv* </line>
<line> Participation </line>
</par>
<par>
<line> Chai*ne *errazza Gomes </line>
<line> M***rado em Po*íticas Pública* pela Univ*rsidade Fed*ral do Pampa </line>
<line> Grad*aç*o em Administra*ão de Empr*sa* pela Uni**rsidad* da *egião da Cam*a**a </line>
<line> E-mail: c*ai_ferrrazza@yah*o.*om.br </line>
<line> Lisi*nne Pintos S*bedra Ceolin </line>
<line> Dout*ra e* Direito pela *niv*rs*dade *atólica d* Ri* G*ande do Su* </line>
<line> Doc*nte da Univers*dade Federal do Pampa </line>
<line> E-mail: lis*anne.sabedra@gm*i*.c*m </line>
</par>
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<line> *nd*reço: *hai**e Ferrazza Gomes </line>
<line> *d*tor-C*efe: Dr. Tonn* Kerley d* *l*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Rua Alberto Beneve*uto, 32*0, *ão Borja - R*, *r*sil. </line>
<line> *odrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: L**ianne Pi*tos Sab*dra Ceoli* </line>
<line> Arti*o recebid* em 21/03/2*19. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> **a Alberto *enevenuto, 320*, São *o*ja - RS, Brasil. </line>
<line> recebid* e* 02/04/20*9. Aprov**o em 03/*4/2019. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pelo s*stema **iple Review: Desk Review a) </line>
<line> *elo Edit*r-Chefe; e b) Double Blind Re*iew </line>
<line> (av*l*ação cega *or dois av*lia*o*es d* área). </line>
<line> Revisão: *ramatical, Normativa * de Format*ção </line>
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<line> *. F. *omes, L. *. S. Ceolin </line>
<line> 66 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Fr*nte a um cen*ri* </line>
<line> *o qual a *artic*pação *o*ular, *aterializado nas *nst*tuições </line>
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<line> partic*pativas, encontr*-s* *m </line>
<line> p*ena expan*ão e constit*i-se *m uma demand* das políti*as </line>
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<par>
<line> públicas ambientais, e con*id*ra*do </line>
<line> que esse tipo de política a*eta to*os d* maneira geral </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> apenas *m segmento *spe*ífico, est* artigo busca realizar uma dis*ussão teó**co- </line>
</par>
<par>
<line> conceitual acerca do verda*e**o s*ntido da **rti*ip*ç** popular, a*ontan*o caract*rísticas qu* </line>
</par>
<par>
<line> c*ntribu*m para o fortalecimento e *a*b*m para </line>
<line> o enfr*quecimento do p*o**s*o ** </line>
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<par>
<line> participaçã*, bem como trazer à t*na *orma* de torná-*a mais efe*iva e at*ativa </line>
<line> perante os </line>
</par>
<par>
<line> cidadãos. Percebeu-se **e o grande desaf*o não é necessariamente p*o*over a pa*ticipaçã* </line>
<line> p*p*lar, mas, sim, promover uma parti*ipação e*e*iva da sociedade em c*usas am*i*ntais. </line>
<line> Identificou-se uma *éri* de aspecto* qu* podem cont*ibuir com a *fetivi*a*e d* *art*c*p**ão </line>
</par>
<par>
<line> popu*ar e* c**sas *mbi*n*ais, p*rém d*stacando o *c**so à inf*rmaçã* como </line>
<line> pr**o*dial </line>
</par>
<par>
<line> nesse *rocesso. </line>
</par>
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<line> Palavras-chave: P*rticipação Popular. Políticas Púb*icas. Estado de Direito Ambi*ntal. </line>
<line> Sociedade Civil. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Fa*ed wit* a scenario in which po*ular part*cip*tion, m*t*rial*zed in participatory i**tit*tions, </line>
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<line> is in *ull </line>
<line> expansio* and constitutes a demand for environm**tal public polici*s. And </line>
</par>
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<line> considering th*t this *ype of policy affe*ts everyone in general and not *ust a sp*cif*c segment. </line>
</par>
<par>
<line> This article *eeks to </line>
<line> *arry out a t*eoretical-*once*tual *iscus*ion about the true mean*ng of </line>
</par>
<par>
<line> popular parti*ip*tion, pointin* out characteristic* that contri*ute to the stre*gthening and a*so </line>
<line> to the weakening ** the particip*tion process, *s well as to bring to th* f*re way* o* making it </line>
<line> more effect*ve and att*active to the citi*ens. *t **s realized that *he gre*t challen*e is not </line>
</par>
<par>
<line> *ecessarily to </line>
<line> promote *op*l*r pa*ticipati*n, but rather to pr*mo*e an e*fective par*ic*pati*n </line>
</par>
<par>
<line> of soci*ty *n environmenta* *auses. It **s identified a *e*ies of aspe*ts t*at **n contribute to </line>
</par>
<par>
<line> t*e *ffectiveness of </line>
<line> t he </line>
<line> popu*ar particip*tion in envir*nmental *auses, but h*gh*igh*ing th* </line>
</par>
<par>
<line> access to the *nform*tion as primordial *n thi* pr*ces*. </line>
<line> Key words: Po*ular Pa*tici*a*ion. Public P*l*cy. *t*te of *nvironme*tal Law. Ci*il Soci*ty. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-*2, jul./ago. 20*9 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Fome**o do Empreen*edorism* pela Gestão Pública: Estudo de Caso d* Município *e Tiet* </line>
<line> *7 </line>
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<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Foi *a décad* ** 80, com * restabe*ecimento do regim* demo*r*tico, qu* s*rg*ram *s </line>
<line> ino*a*oras formas de participação pop*lar nos proces**s de formulação e *estão de pol*tic*s </line>
</par>
<par>
<line> públ**a* no Brasil, o *ue desenc*deou num proces*o d* fortalecimento </line>
<line> da democr*cia </line>
</par>
<par>
<line> *artici*ativa no Bra*il e de um au**nto de s*a intens*dade, r*sultando, então, no surgimento </line>
</par>
<par>
<line> d* um </line>
<line> con**nto </line>
<line> de insti*uiçõe* e ***a*o* de pa*t*cipaç*o dos cidadã*s pa*a a**m do voto </line>
</par>
<par>
<line> (JO*GE, </line>
<line> 2014). Dessa forma, instituiçõ*s c*mo *onselhos </line>
<line> gestores de políti*as públicas, </line>
</par>
<par>
<line> *onferências, </line>
<line> partici*a*ão *ida*ã na defini*ão *o or*a**nto </line>
<line> público se </line>
<line> *p*esentam como </line>
</par>
<par>
<line> proces*os deliberativos qu* tr*n*cendem </line>
<line> *s mo*entos ele**or*i* oferecem a*t*rnativas de e </line>
</par>
<par>
<line> incl*são *** **teress*s dos grupos organizad*s no cotidiano da esfera política (AVRI**ER, </line>
<line> 2009). </line>
</par>
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<line> A pa**i* da </line>
<line> prom*lgação d* Co*sti*u**ão Fed*r*l de </line>
<line> 198* * de outras l*is, essas </line>
</par>
<par>
<line> instituiçõe* </line>
<line> participa**va* t*m de*empenhado um pape* fundamen*al ta*to no proces** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> concepçã* quanto de ex*cução de po*íti*as *ú*li*as, incluindo de**e * decisão à sua </line>
</par>
<par>
<line> i*p**mentaç*o e </line>
<line> se* mon*torame*to (PI**Z; *AZ, 2010). E co* </line>
<line> *s polí**cas públicas </line>
</par>
<par>
<line> ambien*ais não *oi *iferente. *om a Carta Magna, * meio ambie*te foi eleva*o * di*eit* </line>
<line> fundame*tal, c*bendo ao Esta**, j**tament* com a sociedade, a s*a tute*a. De*de então, </line>
</par>
<par>
<line> pa*sou-se * </line>
<line> d*sc**ir um *ovo modelo de Estado p*uta*o por uma maior *r*ocu*ação **m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> meio amb*ente </line>
<line> f**nte à **rcantil*z*çã* a*ravés da conscienti*ação do indivídu* * d* </line>
</par>
<par>
<line> cole*iv*dad*, </line>
<line> o q*al se chama d* Es*ad* </line>
<line> de Dir*ito ***iental. E*bora concr*tiz*-lo </line>
</par>
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<line> constitua-se no </line>
<line> grande desafio do século XXI, *a med*da em que são postos à frente o* </line>
</par>
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<line> recursos </line>
<line> naturais es*otáveis e o desenvolv*mento </line>
<line> ec*nômico, torná-lo re*li**de dema*d*, </line>
</par>
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<line> dentr* outros *equisit*s, a *a*t*cipa*ão popul*r. </line>
<line> Fr*n*e a es*e cenário, no qual * participação *opul**, mate**a*iza** nas ins*i*uições </line>
</par>
<par>
<line> *articipativas, e*co*tra-*e e* </line>
<line> plen* </line>
<line> ex*ansão constitui-se em e </line>
<line> uma deman*a da* *o*íticas </line>
</par>
<par>
<line> pública* a*bientais, **te artigo busca r*alizar uma </line>
<line> d*scussão teóric*-*onceit*al *c*rca </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> temáti*a n* q*e </line>
<line> conce*ne </line>
<line> ao verdadeiro </line>
<line> s*ntido d* *artici**ção p*pular, </line>
<line> apon*a*do </line>
</par>
<par>
<line> carac*erísticas *ue ajudam *o f*rtalecim*nto no en*raqu*c*m*nto do pr*cesso, bem c*mo e </line>
<line> t*azer à tona formas de torná-la m*is efetiva e *tr*tiv* per*nte os cid*dãos. </line>
<line> N*m pri*eiro momento, foi realizado um resg*s*e dos conceit*s de democracia, </line>
</par>
<par>
<line> s*cieda** civi* e instituições *art*cipat**as e, em seguida, tro*xe-s* a impor**ncia </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> part*cipação po*ular em matéri*s *e cunho ambi*nta*. N* *ltima pa*te, realizou-se um d*bate </line>
<line> visan*o apo*ta* sug*stões para qu* o pr**ess* de participaçã* não sej* um "fa* de con*a", ** </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./ago. *019 www4.f*anet.com.*r/rev*sta </line>
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<line> C. F. Gom*s, *. P. S. C*olin </line>
<line> 68 </line>
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<line> se*a, uma ps*ud*part**ipa*ão. Percebeu-*e que * gr**de des*f*o é como co*ci*iar participação </line>
<line> popular e consciência ecol**i*a com inte*e*ses m*rcadológicos. Além *isso, de que fo*ma a </line>
</par>
<par>
<line> g*r*nti* * p*rticipação </line>
<line> efe**va *a socieda** e* ca*s*s ambien*ais, *e*do q*e um f*tor </line>
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<line> prim*rdial *dentificado foi o ace*so à informaçã* e, dentre *utros aspect*s, uma part*cipação </line>
<line> *opular **ltada à experiê*cia *os indivíd*os. </line>
<line> 2 REFERENCIAL *EÓRICO </line>
<line> 2.1 De*ocrac**, participação popular e instituições participativas </line>
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<line> ** conc*pçã* de B*bbio (2009, p. 22), democracia é "um *onjun*o de regras </line>
<line> e </line>
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<line> procedimentos para a fo*maç*o d* dec*sõe* coletiv*s, </line>
<line> em </line>
<line> que </line>
<line> está prev**ta e f***litada </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> participaçã* *ai* ampla possí*el dos inter*ssados". Quando o *utor menciona a *articipaç*o </line>
<line> de i*teressados, el* se refere * par*icipação da *ociedade c*vil, a qual deve e*tar abar*ada *e </line>
</par>
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<line> forma mais uniform* possív*l, s**do </line>
<line> *ssa con*iç*o determinan*e em *ma democracia, pois, </line>
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<line> **mo afirma Ugarte (200*, p. 9*), "em um regime verdadeira*ente d*mocráti*o o *ireito de </line>
<line> part*ci*ação encontra-se estendido, sem q*alque* dis*r*mina**o, ao ma*o* nú*ero possíve* *e </line>
<line> membros adultos da c*mu*idade". </line>
<line> Ainda segundo U*a*te (2004), o fato de as dec**õ*s *erem de ad**r de ba*xo, por meio </line>
<line> da p*rt*cipação *os cidadão* na el*boração das normas, tornam os conceitos de democracia e </line>
<line> *ar*icip*ção en*r*laçados: </line>
<line> *em*cracia não só é a fo*ma de go**rno em que o poder *o*ítico *rovém da base </line>
</par>
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<line> *omo também * o regi*e </line>
<line> no qual *ste poder encontr*-se </line>
<line> a*p*am*nte distrib*í*o </line>
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<line> entre o* membros da comunidad* A imagem kelnesiana da d*mo*rac*a c*mo regime </line>
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<line> e* que as dir*triz*s ascendam da base em c*ntr*posição à </line>
<line> autocrac*a e* que as </line>
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<line> dec*sõ*s ascendem do alto é eloque*te. É ne*te sentido íntimo, originário e </line>
<line> fun*amental que a i*e*a d* democracia se vi*cu*a à de part*ci*ação: as decisõ*s vêm </line>
<line> ** b**xo porque os cidadãos parti*ipam de sua elab*ração. Por isso, democracia e </line>
<line> par*ic*pação sã* conceitos entrelaçados (UGARTE, *004, p. 95). </line>
</par>
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<line> *ess* modo, é i**iáv*l </line>
<line> pensar * d*mocrac*a s*m a p*rticipaçã* </line>
<line> da soci*d*de *ivi*, </line>
</par>
<par>
<line> sendo dois conce*tos que caminha* lado a lado. Porém, Gohn (2004) *f*rma *ue o con*eit* </line>
<line> de so*iedade c*vil já pa*s*u por várias ressignificações n* Br*s*l e n* América Latina * ainda </line>
</par>
<par>
<line> contin*a s*f*en*o mu*anç**. A a*tora afir*a qu* no final </line>
<line> da década d* 70 o termo foi </line>
</par>
<par>
<line> introduzi** no dicion*rio político e *orn**-*e "sinôni*o d* </line>
<line> participação e org*nizaçã* da </line>
</par>
<par>
<line> populaç*o </line>
<line> ci*il d* pa*s na lut* cont*a o regime militar" (*OHN, 2004, p. 21). Desse mo*o, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, ju*./ago. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fome*to do Empreendedo*ismo pela Ges*ão P*bli*a: Es*udo de Caso ** Município de T*etê </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> percebe-se que a pa*ticipação ** soc*edade ci*il </line>
<line> era vist* co*o uma aç*o contr* o governo, </line>
</par>
<par>
<line> isso é demo*strado pelo fat* de um d*s **in*ipa*s eix** articuladores d* épo** ter sido dado </line>
<line> pela noção de autonomia: "*ratava-se de organi*ar-se indepe*dentement* do estado (na </line>
</par>
<par>
<line> m*i*ria das ve*es </line>
<line> de **stas p*r* o mesm*) (...) Participar das prática* d* o****izaç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sociedade sign*ficava *m a*o de desobediência *ivil * d* resistência ao regime po*ít*co </line>
<line> domin*nt*" (*OHN, *004, p. 21-22). </line>
<line> Gohn (2004) afir*a que * m*dança de sentido do co*ceito *e soc*edade civil </line>
<line> *o*eç** a mud*r ap*nas com a saída dos militares do poder, a *arti* de 1985. A part*r diss*, </line>
</par>
<par>
<line> em decorrênci* *a c*escente abert*ra de canais de </line>
<line> p*rticipação e de representa*ão po**tica, </line>
</par>
<par>
<line> bem </line>
<line> como das </line>
<line> pressões pr*m*vid*s pelo* governantes, os movimen*os sociai*, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente os **pulares, pe*deram a centralidade </line>
<line> que tinham nos d*scursos sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> participa*ão da sociedade civil. De*se modo: </line>
</par>
<par>
<line> Passa a haver um* fragm*ntação do que *e *e***ino* com* "sujeito *ocial </line>
<line> histórico", centrado nos setores populares, *ru*o de uma aliança movime*to *indical </line>
<line> + movimento popular d* *airro (t****l*adore* e *ora*ores), até entã* *ido como </line>
<line> r*levant*s para o *ro*esso de mudanç* e transformação social. *urge u*a </line>
<line> p*uralidade de nov*s atores, *e*orren*es de novas form*s de associativismos que </line>
<line> emergem na c*na po*ític*. A auto*omi* dos membros *a socied*de *ivil deixa de ser </line>
</par>
<par>
<line> um e*xo estruturante fundame*tal </line>
<line> **ra a constru*ão d* uma s*ci*d*d* dem*c*ática </line>
</par>
<par>
<line> porque, *om a saída dos **litar*s e r**orno dos pro*essos ele*torais democrá*icas, a </line>
<line> s*cieda*e de política, traduzida por *a**elas do po*er ins*itucion*liza*o *o Estado e </line>
<line> seus aparelhos, pas*a a *** objeto de desejo das *orças políticas org*n*zadas (GO*N, </line>
<line> 2 0 0 4 , p . * 2 ). </line>
<line> Assi*, o **rg*mento de *ovos at*res e a mudanç* do ei** *strutu*ante de autonomia </line>
</par>
<par>
<line> p*ra cidad*nia traz novos c*ntorn*s **ra o que se chamav* socie*a*e </line>
<line> civil, inclusi*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> próp*ia noção d* cidadania ganha o*tra noção: a de uma cidadania *oletiva, além da demanda </line>
<line> por *ireitos civis, d*ssa for*a passa*do a *ncluir direit*s soc*a*s básico*. </line>
<line> Conforme Petinelli (2*1*, p. 7), esse *enár*o d* disseminação de *nstituições e espa*os </line>
</par>
<par>
<line> de p*rticipa*ão *niciada com a redemocr*tização </line>
<line> *o Bra*i*, em 1985, e *eguid* pel* </line>
</par>
<par>
<line> promulgação da Consti*u*çã* Federal d* </line>
<line> 1988, *rouxe *mplicações significati*as *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atuaçã* d*s ins*ituiçõ*s e *os a*ores públicos e das *rganizações da so*iedade civil: </line>
<line> T*ve início um movi*ento de redemo*r*tização dos Trê* Poderes e do *roc*sso de </line>
<line> polí*icas **blicas, caracterizado pe*a ampliaçã* da par**cipa*ão social nos </line>
</par>
<par>
<line> m*mentos de disc*ssão e tomada </line>
<line> de decisão, pela </line>
<line> prom*ção de inclusão *olítica e </line>
</par>
<par>
<line> por uma maior aproximação das ações **s re**esentantes eleitos e d*s g**tore* </line>
<line> públicos às demandas dos cidadãos (PETINELLI, 2015, p. 7). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, *. 1*, n. 4, a*t. 4, p. 65-82, jul./ag*. 2*19 </line>
<line> www4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. F. Gomes, L. P. S. Ceolin </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> Nos últimos anos, conforme Pir*s e Vaz (*0*0, *. 253), "as inst*tu*ções participativ*s </line>
<line> - como orçam**to parti*i*ativo, cons*lhos ** saúde, educação e ass*s*ência social, para citar </line>
</par>
<par>
<line> a*gun* exemplos - tornaram-se uma r*alid*de inev*tável p*ra </line>
<line> os governantes de municípios </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros". Os autores trazem dados *o Instituto Nacion*l de Geo*ra*ia e Es*a**st*ca - I*GE </line>
<line> (2001) para ilustrar a expansão d*ssas *nstituiçõ*s no* úl*i*os vinte anos: em 2001, existia* </line>
</par>
<par>
<line> con*e*ho* de sa**e e *ssistência s*ciai* *m mais d* mil muni*íp*os. Out*o exemplo, é 5 </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> orçament* p**ticipativo que, d*sde * início dos *nos 1990, alcançou todas a* re*iõ*s do país, </line>
</par>
<par>
<line> de capitais a m*nicípios *e médio e pe*ueno </line>
<line> porte (MARQUETI; CAMPOS 200* apud </line>
</par>
<par>
<line> *IRES; V*Z, 20*0, p. 254). Essas f**mas de pa*tic*pação polític* são considerad*s </line>
</par>
<par>
<line> instituiçõ*s "por en*olverem **njuntos d* normas e </line>
<line> procedimen*os qu* es*r*tura* a </line>
<line> a*ão </line>
</par>
<par>
<line> social e políti*a" (POWEL*; *IMAG*IO, 1991; **LMKE; LEVITSKI, 2*06 </line>
<line> *pud *PE*, </line>
</par>
<par>
<line> 2010, *. 565). </line>
</par>
<par>
<line> *onf*rme Avrit*er (2*09), podem ser id*nti*icadas pelo me*os *rês formas pela* quais </line>
</par>
<par>
<line> a so*iedade civil *o*e participar </line>
<line> d* processo decisóri* gover*amental: 1) prime*ra a </line>
<line> seria </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> se con**nciono* cham** de desenho *arti*ipa*ivo de *aixo para c*ma, c*mo, </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, orçamento *a*tic*pat**o, par* o q*al h* a livre o </line>
<line> en*rad* de cid**ãos as *ormas e </line>
</par>
<par>
<line> inst*tucio*ais s*o **nstituídas de ba*** para *ima; 2) a seg**da forma </line>
<line> co*o instituições </line>
</par>
<par>
<line> par*icipa*iv*s *odem se *o**tituir dá-*e por um pr*cesso de pa*tilha de poder, ou seja, </line>
<line> " </line>
</par>
<par>
<line> atravé* da con*tituição ** uma in*ti*uição </line>
<line> na qual atore* esta*ais e *tores da soci*da*e civil </line>
</par>
<par>
<line> participa* simultaneamente". **sa forma se diferen*ia da pri*eira a* passo que "*ão </line>
</par>
<par>
<line> incorpora um </line>
<line> *úmero </line>
<line> amplo de a**res sociais e p*rque * d**erm*n*d* *or l*i e p***supõe </line>
</par>
<par>
<line> sanções em *asos da não instauração ** processo parti*ipativo"; 3) num *erceiro f*rmato d* </line>
<line> instituiçã* participativa, como afir*a Avritzer (20**), há um processo de ratif*cação pública, </line>
<line> isto é, os at*res ** socied*de civil não partici*am do processo decisóri*, apenas são cham*dos </line>
<line> *ara ref*rendá-lo public*m**te. </line>
</par>
<par>
<line> Vê-se que h* </line>
<line> diversas formas de os *idadãos participarem </line>
<line> das políticas públicas, </line>
</par>
<par>
<line> al*u*s com um nível ma*s ou menos int**s* de *arti**pação, mas todas são fo*ma* de incluir </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> aproximar a so*ieda*e civil no pr*cesso d*c*sório. A seguir, será abordada a *ar*icipação </line>
</par>
<par>
<line> pop*la*, e*pecialme*te nas causas **bient**s, *uscando traz*r contribuições para oti*i*ar o </line>
<line> *roces** de participação em matérias qu* env*lvem o *eio a*bient*. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./ago. 2*1* </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fo*e*to do Empr*endedorism* pela Gest*o Pública: *studo de Caso do Munic*pio ** **etê </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 *articipação *opu*ar * meio ambiente </line>
</par>
<par>
<line> A parti* da Con**ituição de 1988, contar </line>
<line> com um *eio ambiente ecologicam**te </line>
</par>
<par>
<line> equi*ibrado **s*o* a ser um direi*o </line>
<line> fundam*ntal, c*b*nd* </line>
<line> a* Estado, j**tamente com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*et*vidade, a *ua tutela e o dever de preserv*-lo p*ra as f*t*ra* gerações, assim c*m* versa </line>
<line> o Art. *25 da Carta Ma**a: "todos *êm direi** *o meio ambien*e **olo**cam*nte equilibrado, </line>
<line> *em *e uso comum d* povo e essenci*l à sadia qualidade de vida" (**ASIL, 19*8, *. 131). </line>
<line> * pa*tir de então, fala-se em um Esta*o de Direito Ambiental, o qual ser*a *m Estado </line>
<line> e *ma coletiv*dade preocupa*os e engajad** com a proteção e * uso sustentável *os *ecur*os </line>
<line> naturais perante a mercant*l*zação. De acordo com Leite (2010, p.169), "o Es*ado de *ireito </line>
<line> do Ambi*n** é uma construç*o t*órica **e *e projeta *o mundo r*al ainda co*o devir". **to </line>
</par>
<par>
<line> é, *o*siste em uma t*ori* qu* ainda </line>
<line> está em proce**o de materializaç*o, na qual o </line>
<line> Estado </line>
</par>
<par>
<line> *rojeta no mei* ambien*e u* papel prepo*dera*te em relação à me*ca*tilização. Além disso, </line>
<line> projet* na cole*ividade o dever e o direito de preservá-lo, como *fi*ma *eite (2010), "o Estado </line>
<line> Ambiental é um quadro de m*is socieda*e, mais d**eitos e deveres individua*s e *ais direitos </line>
<line> e *e*eres *ol*tivos e me*os Esta*o e menos merc*n*ilização (**em)". As*im, nesse mo*elo de </line>
<line> Esta*o *s dire*tos * deveres da socie*ade são max*mizados, enq*ant* que a presença do </line>
</par>
<par>
<line> Estado e a mercantiliza*ão s*o minimizados, para tanto sendo imprescindí*el </line>
<line> um maio* </line>
</par>
<par>
<line> e*gajamen*o *a socied*de, principal*ente, nas ca**as ambie*t*is. </line>
</par>
<par>
<line> Em*ora tenha ess* preocupação *om mais s*ciedade e menos Estado, o deb*te não </line>
</par>
<par>
<line> gira em torn* do </line>
<line> p*bl * c o </line>
<line> em detrimento do p*ivado o* </line>
<line> vi*e-v*rs*, mas em torno de uma </line>
</par>
<par>
<line> autonomia </line>
<line> *o *nd*víduo e d* coletividade perante *erc*nti*i*ação: "nesse a </line>
<line> n*vo *ontexto, </line>
</par>
<par>
<line> *ão é pri**itário o *o*eamento ent*e público e privado, ma* *im o reforço *a autonomia (lo*o, </line>
</par>
<par>
<line> dos d*rei*os e </line>
<line> das responsabilidade*) i*divid*al e *ocial frente à *erc*ntilização e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> buroc**tiz*ç**" (*UREZ*; FRA*E, *998, p. *-9). Portanto, o Estad* </line>
<line> de Dir*ito Ambiental </line>
</par>
<par>
<line> tem como figuras </line>
<line> centrais o in*ivíd*o c*ítico e autônom* e o meio *mbient*, cab*nd* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> Estado a tarefa de *nstig*r essa consciência ecológica na coleti*idade, o que não significa que </line>
</par>
<par>
<line> o E*tado </line>
<line> **o detenha a tutela do meio ambie*te, significa apenas que </line>
<line> ele abra mais espaço </line>
</par>
<par>
<line> para a s*ciedade atuar *onjun*ame*te na **ot*ção * *reserva*ão do ambi*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Canotilho (1999, p. 17) afirma que essa </line>
<line> nova dimensão do Es*ado </line>
<line> pressupõ* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "diál*go democrátic*, exige instrumentos de participa*ão, pos**la o princí*io da *ooper**ão </line>
</par>
<par>
<line> co* sociedade civil. O E*tado de ambie*te constrói-se democraticame*** de baixo par* * </line>
<line> cima; não se dita em termos i*u*iníst*cos e aut*ri*ários de cima para baixo". *esse modo, o </line>
</par>
<par>
<line> Estado </line>
<line> de Direito de Am*iental qu* vive**iamos pressupõ* é uma construção que demanda </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin* PI, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, *ul./ago. 2019 </line>
<line> www4.*sa**t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. F. Gomes, L. P. S. Ceolin </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> *e diál*go de*ocrát*co e exige instrumentos *e *articipação, criando *ma relação de </line>
<line> cooperação entr* Es*ado e socied*de civi*. </line>
<line> Entretanto, para Mel* (20**, p. 250), "quan*o s* pensa na co*creti*ação destes </line>
<line> direitos, prin*í*io* e regr*s d* proteção, a q*estão se torna mui** mai* c*mplexa". Seg*ndo * </line>
<line> autora, o des*fio é: </line>
</par>
<par>
<line> [...] neste cenário de *ber*ura da partic*pação *o*ítica e administrati*a a </line>
<line> n*vos </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos, surge o interrog*tivo </line>
<line> *e c*mo estim*lar e garant*r, na prática co*id*ana *a </line>
</par>
<par>
<line> gestão do* pr*b*emas *a comunidade, a participação *o m*ior *úmer* d* cidadã*s e </line>
<line> criar con*ições par* a otimiz*ç*o dos resul**dos - e, ao mesmo t*mpo, neutralizar os </line>
<line> *iscos de de*isõ** tecnocráticas e/ou uma in*trument**ização do* i*te*esses p*i*ado* </line>
<line> dos lobbies (MEL*, 2016, p. 251). </line>
<line> Entretanto, apesar de ser uma *are*a complexa por envolve*, ** um l*do, a </line>
<line> p*eocupação com a *u*te*tabilidade e, de outro, o interesse mercadológ*c*, a participação </line>
<line> popular dev* ser estimul*da, po*s se *onstitui no pilar centra* da con*reti*ação do E*tado d* </line>
<line> Direito Am*ien**l. </line>
<line> Seg*ndo Del*o*, ap*d *aes (20*5), a pa*tici*ação pública em matéri* *mbien*a* tem </line>
<line> como fina*idades: </line>
<line> (a) *uprir as ins*ficiência* estruturais ou conjuntur*is da de*ocr*cia repr*senta*iv*, </line>
<line> permitin*o aos cidadãos r*cuperar sua parcela d* pode* de cont*ole sobre os des*inos </line>
<line> da sociedade, com a in*tituiç** de um *egi*e de democracia p**ticipativa; </line>
</par>
<par>
<line> (b) melhorar qualida*e das d*c*sões públicas, a partir d** informações *btidas a </line>
<line> pelas autoridades junto à socieda*e e das inte**enções de indi*íd**s e grupos nos </line>
<line> pro*essos decisór*o*; </line>
<line> (c) a*me**ar * efet*vid*de d*s decis*es pú**icas, pelo *p*io *ecebido da pop*la*ão </line>
<line> q*e delas parti*ipou; </line>
<line> (d) reforçar o espaço d* exercício d* direi*o de todos à p*o*eção do *eio ambiente, </line>
<line> como *o*trapartida ao alarg*m*nto do c*mpo de atu*ção técni*o-bur**rát*ca *o </line>
</par>
<par>
<line> Po*e* *úblico </line>
<line> e ao desenv*lvimento mal cont*olado das ati*idades *rivadas </line>
</par>
<par>
<line> de**adadoras; </line>
</par>
<par>
<line> (e) permitir aos ci*adão* em ge*al cum*rir s*u dever de proteger * m*io ambiente; </line>
<line> (f) **vorecer a t*ma*a de consciên*ia p*r *art* *o seto* privado a respeito das </line>
<line> consequê*cias ambient*is das *e*i*ões que ele próp*io t**a (D*LNOY, p. 37 apud </line>
<line> PAES, 2015, p. 282). </line>
<line> Veri*ica-se, então, que d*ntre os objetiv** da par*icipação po*ul*r em matérias </line>
</par>
<par>
<line> a*bien*ais, de </line>
<line> m*do geral, está o de *es*atar o poder de*isór** dos *idadãos, *timizar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *umen**r a e*etividade das d*cisões públic** através de *m contato mais próximo com a </line>
<line> so*iedad* e o *e com*artilhar c*m to*os a respons*bilidade em *elação à proteção *o meio </line>
<line> am*iente. *en** assim, é inviável *en**r na c*ncretização d* *stado de Dire*to Ambiental </line>
</par>
<par>
<line> sem a par*icipa*ão da soc*edade civil, *á que deve *er uma con*trução de ba*xo pa*a </line>
<line> c*ma </line>
</par>
<par>
<line> at*avés de *nst**men*o* e d*álogos de*ocr*ticos. Porém, c*mo afirma Melo (2016), a grande </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./ago. 2019 www4.*san**.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *omento do Empreendedorismo pela Gestão Pública: Estudo de C*so do Municí*io de *ietê </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> *ue*tão é: como esti*ular e gara*tir na **ática *otidi*na a p*rticipação do maior númer* de </line>
<line> ci*adãos e c**ar condições efetiva* de pa*ticipação *as *olíticas públicas am*ientais? Em </line>
<line> to*no d*ssa q*estão gira o debat* p*oposto por este artig*. </line>
<line> 3 RES*LTADOS E DIS*USSÕES </line>
<line> 3.1 Com* *ortalecer a participação **pul*r nas polít*cas *úblicas *mbientais? </line>
<line> *onstatou-se at*a*és do le*an*amento biblio*ráf*co *u* a p*rticipaçã* popular é *m </line>
<line> d*s pi*ares d* Es*a*o de Direito Ambiental e que o dever de *el** pel* m*io ambiente é um </line>
</par>
<par>
<line> d*ver do Est*do e tam*ém da sociedade e que a grande questão que se c*loca é </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> estimul*r e garantir a part*cipação de *m *aio* n*mero de cidadão*, *ara*ti*do-l*es uma </line>
</par>
<par>
<line> partic*paç*o efeti** nas pol**i*as referentes </line>
<line> ao meio ambiente. Embora esse desafio t**bém </line>
</par>
<par>
<line> se apre*ente *m outro* tipos de polít*cas, é impo*ta*te a**ntar que * polític* *mbiental afeta a </line>
<line> todos e não a*enas um segmento e*pecífico. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme M*nza*o (*008), para *ue a </line>
<line> participação popular sej* *f*tiva n*s cau**s </line>
</par>
<par>
<line> ambient*is, é p*imordial a disp***bi*ização *e i*forma*ões: </line>
</par>
<par>
<line> El </line>
<line> acesso a *a inf**mación r*levante es el e*eme**o fu*d*men*al para permitir una </line>
</par>
<par>
<line> participaci*n re*lm*nt* eficie**e. **n *mbargo, a pesar de* consenso existe*t* * *a </line>
<line> *o*a de vin*ular la *ficácia de la parti*ipación a la e*is*ência de um flujo de </line>
<line> información *uficiente que garan*isse que los ciu*a*an*s puedan ser c*nscientes de </line>
<line> como *ma decisión *uede a*ectar a su* *nteresses, la i*f*rmac*ón a *artir de la **e </line>
</par>
<par>
<line> *uede funsar*e la activi*ad </line>
<line> p*r*ic*pativa es, ** mucha </line>
<line> o*asiones, *ns*ficiente, </line>
</par>
<par>
<line> dif*cilment* ace*sib*e o senci*lamente incompresible, d* manera </line>
<line> que </line>
<line> *l ciudadano </line>
</par>
<par>
<line> d*ja *star em *ondicionas de </line>
<line> *artic*par de *an*ra </line>
<line> *fecti*a em el pr**ediment* de </line>
</par>
<par>
<line> toma de de*isiones (MANZANO, 2008, p. 1*4-1*5). </line>
<line> Assim, p*ra a pa*ticip*ção *opular se* efe*iva é neces*ári* que h*j* a di*p**ib*liza*ã* </line>
<line> *e in*ormações, **tr*tanto o que comument* a*ontece, s**undo o *utor, é **e as informações </line>
<line> dis*onibiliza*as não são s*ficientes, de di*íci* *cesso ou incompreensíveis para que * ci**dão </line>
</par>
<par>
<line> tenha condi*ões de *articip*r das decisõ*s. Por isso, não é suficient* </line>
<line> *p*nas dispo*ibilizar </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmações, mas, si*, dispo*ibilizar informaçõ*s clara*, s*fic*entes e acessíveis ao </line>
</par>
<par>
<line> en*end*ment* de todos. </line>
<line> *omo a*ont* Mach*do (2016, p. 34), "quem e*tiver mal info*mado </line>
</par>
<par>
<line> *em por isso es*a*á </line>
<line> im*edido de part*ci*ar, mas a </line>
<line> qualida*e de su* *a**icipação será </line>
</par>
<par>
<line> prej*dicada. A ignorânc*a ger* apat*a ou inércia dos que ter*am le*itimidade para partic*par". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n* PI, v. 16, n. 4, ar*. 4, p. 6*-82, jul./*go. 2*19 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. F. Gomes, L. *. S. Ceolin </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, se*undo *iorillo (2013), a in*ormação fundamenta* é </line>
<line> não </line>
<line> apenas *a*a </line>
</par>
<par>
<line> concr*tiza* a partic*pação *opular, mas ta*bém par* efetiva* outro princípio f*ndam*ntal d* </line>
<line> Estado de Direit* Ambiental: a ed**ação ambiental. Pa*a o autor, informação e e*ucaç*o </line>
<line> am*iental devem ser trabalhadas em conjunto, uma vez que a informação *mbient*l encont*a </line>
<line> *espaldo legal nos Arts. 6*, § 3º, * 10 da Po*ítica N*ciona* d* Meio Am**ente e a educa*ão </line>
<line> ambien*a* no Art. 22*, § 1, VI, da Constit*ição Federal: "alguns pr**cí*io* do direito </line>
<line> amb**ntal constitu*ional s* int*rpenet*am, de modo a estabelecer u*a in*erde*e*dênc*a. [...] </line>
<line> * ed*cação ambienta* é efetivada mediante a in**rm*ção ambie*tal, qu* é ex*ressamente </line>
<line> ab*açada *ela Con*tit*ição" (*IORILLO, 201*, p. 1*7). Desse mo*o, o *cesso a i*formaçõ*s </line>
<line> é con*içã* essencial p*ra q*e aco*t*ça a educação ambiental, e os doi* elementos juntos </line>
<line> ess*nci*is para a efeti*ação da participação popu*ar. </line>
<line> *ohn (2014) traz alguns p*essupostos gerais *obre a participaç*o *opular. Embor* el*s </line>
</par>
<par>
<line> não tivesse* si*o pensados ex*l*si*ame*t* *ar* </line>
<line> políti*as pú*licas ambientais, podem ser </line>
</par>
<par>
<line> mu*to *teis para *ss* discussão, uma vez q** *n**cam o *o*al como *at*r de fo*tale*imento da </line>
<line> par**ci*aç** po*ular: </line>
<line> a. Uma soc*edad* de*ocrát*ca só é possível via o *aminho da *articipação d*s </line>
<line> indivíduos e gru*os socia*s or*ani*ados; </line>
</par>
<par>
<line> b. </line>
<line> Não se muda a sociedade apenas co* a participação no plano local, mi*ro, </line>
</par>
<par>
<line> ma* é * partir do pl*no micr* que se </line>
<line> *á o pr*cesso de mu**nça e grupos sociais </line>
</par>
<par>
<line> o*ganizados; </line>
</par>
<par>
<line> c. </line>
<line> É n* plano lo*al, especialmente n*m dado território, que se conc*ntram as </line>
</par>
<par>
<line> *n*r*ias e força* soc*ais d* comunidade, *onstitui*d* o poder local onde *correm as </line>
</par>
<par>
<line> exp*riênc*as, ele a fonte do *erdad*ir* c*pi*al s**i**, aquele é </line>
<line> que </line>
<line> nas*e e se </line>
</par>
<par>
<line> alimenta d* solida*iedade c*m* *alor humano. O local gera c*pital social quando </line>
<line> ger* autoc*nf*ança nos indivíduos de uma localidade, para que superem su*s </line>
<line> *ificulda*es. G*ra, j*nto, co* a *ol*daried*de, coesão social, forças *man*ipat**ias, </line>
<line> fontes *ara m*dan*as e *ransformação *ocial; </line>
<line> d. É no territó*i* local que se localizam as in*tituições i*portant*s ** cotid*ano </line>
<line> d* vida da população, c*mo as **colas, os ***tos de saúde *tc. M*s o poder loc*l de </line>
<line> uma comunidade *ão existe a priori, tem que *er organizado, aden*a*o em função de </line>
</par>
<par>
<line> objetivos q*e respeitem as c*ltur*s e d*versid*des locais, </line>
<line> que c*iem laços de </line>
</par>
<par>
<line> pertenciment* * i*e*t*dade sócio-c*ltur** * polí*ica (GOHN, *004, p. </line>
<line> 24, *rifo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> auto*). </line>
</par>
<par>
<line> Dess*s *uat*o pr*ssupostos, pode-se extrair que part**ipação popular se fortal**e a </line>
</par>
<par>
<line> através de uma sociedade organizada e com enfoque no pla*o *oca*. Pois, </line>
<line> como coloca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> autora, embo*a a </line>
<line> particip*ção a*enas e* âm**to loca* não mude * soc*eda*e, </line>
<line> essa </line>
</par>
<par>
<line> part*ci*ação pode ser u* *gente embrioná*io de uma transformação social m*ior. </line>
<line> Além </line>
</par>
<par>
<line> d*sso, Gohn (2004) afirma qu* é no p*a** *ocal onde estão con*entrada* as energ*as e força* </line>
<line> so*iais da c*muni*ade, pois é onde o*orrem as experiências, a* quais *ão font* de *ap*tal </line>
<line> so*ial. E*treta*to, o plano local s* gerará ess* c*pital social na med**a em que ele gerar </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. *, art. *, p. 65-82, jul./a*o. 2**9 www4.fsanet.*om.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fomento do Empreended*r**mo pela Ge*tão Públi*a: Estudo de *a*o do Município de Tietê </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> autoconfian*a dos indivíduos de uma lo*alid*de, quand* **so ac*ntece, gera solidariedade, </line>
</par>
<par>
<line> co*são so*ial, forças emancipatórias, as quais *ão fontes para mudanç*s transf**mações e </line>
<line> sociais. Fre*te a isso, su*ge * seguinte questão: como gerar autoconf*a**a nos ind*víduos? </line>
<line> *m **tud* sobre o pro*esso *e Orçamento Participativo d* Porto Al*gr* * Be*o </line>
<line> Hori*onte demonstrou, em relação à* suas carac**rí*ticas, qu* a participaçã* está </line>
</par>
<par>
<line> "d*re*amente li*a*a à credib*l*d*de do </line>
<line> proce*so como forma de delibe**ção *ública. A </line>
</par>
<par>
<line> participação n* OP *umpre o pap** d* ass**u*ar a p*bli*idade *a *orma deliberativa e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*esso públi*o à i*f*rmação e à *elib*ração sobre * distribu*ção de mater*ai*" (AVRITZER, </line>
</par>
<par>
<line> 2009, p. 583). Desse mo*o, o autor **irma que a </line>
<line> assi*u*dade e número expressi*o de o </line>
</par>
<par>
<line> cid**ãos que partici*am do OP em duas capitais brasileir*s estão re*acion**os ao pod*r </line>
</par>
<par>
<line> delib*rati*o **e lhe são conferi*os, se*do q*e is*o se </line>
<line> dá não ap*n*s *través do poder de </line>
</par>
<par>
<line> d*cidir, **s *ambém de ter acesso a informações relacionadas a es*as deliber*çõe*. </line>
<line> Entende-se, entã*, q*e o f**o d* p*rmiti* a participação de indivíd*os em reuniões ou </line>
<line> audiências pa*a trat*r de assun*o* *o*er*a*e*tais de matéria ambient** por *i só nã* garante </line>
<line> *ma partici*ação po*ular e*etiva, pois é ne*essário que seja conferi*o poder d*cisór*o aos </line>
<line> membros, além *e um retorno e* relaç*o *s suas *eli***ações. Nesse se*tido, Gohn (20*4) </line>
<line> defende q*e a participação "dev* ser ativ* e consid*rar a experiência *e cada cidadão que nela </line>
</par>
<par>
<line> s* ins*re e não </line>
<line> os tra*ar co*o </line>
<line> corpos a*or*os *er*m enquadrados em estrutura* prévia*, a </line>
</par>
<par>
<line> num model* pragmat*sta" (GOHN, 200*, p. 24). Isto é, os *idadãos devem ser trat*dos como </line>
</par>
<par>
<line> sujeit*s de e*periência* e vivências </line>
<line> q*e pode* ser ú*eis para co**ribui* com o proce*so </line>
</par>
<par>
<line> delib*ra**vo e não *penas co*o um simpl*s número compon** uma instituição par**cipativa. </line>
<line> Além disso, é necessári* que h*ja um es*ímulo pa*a que os *nd**íduos *ossam se sent*r </line>
</par>
<par>
<line> *ot*va**s a </line>
<line> participar e compa*ti*har suas *ivência* em instit*ições par*icipativas da área </line>
</par>
<par>
<line> ambiental. Nesse senti*o, Melo (20**) afirma que a aplic*çã* dos princí*ios da co*unidad* </line>
</par>
<par>
<line> inda*ante1 pode ser u*a op**o int*res*an*e rum* * efetivação da partic**ação popular </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> quest*es ambien*ais n* *edid* em que, p**mei*amente, é criado um context* *ermeado pelo </line>
</par>
<par>
<line> aco*him*nto, *ola*oração e confiança entre os membros, *o </line>
<line> qual todo* *ossam senti*-se </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> vo**ad* e m***vados ao di*log* </line>
<line> e, principalmente, p*s*am sentir-se sujeito* *tua*tes </line>
</par>
<par>
<line> i**uídos *a capac*d*de de ouvir e ser ouvidos. </line>
</par>
<par>
<line> 1 Se**ndo *elo (2016, p. 252), os princípios da comu**da*e i*dagan*e ori*i*ar**-se no iníc*o d* déc*da de 7*, </line>
<line> a p*rtir de es*u*os sob*e as d*nâmicas de gru**s em ambie*tes comple*os junto ao *avistock Ist*tute of *uman </line>
<line> Relation* de *ond*es e Group Dynamics Lab*ratory do MI* *e Boston. </line>
<line> Rev. FS*, **resina PI, v. 16, n. 4, art. *, p. 65-82, ju*./ago. 2019 www4.f**net.com.br/*e*i*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. F. Gome*, L. *. S. Ceoli* </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> Segun*o a au*ora, esse princípi* foi **nstru*do a partir de *studos que apontaram que </line>
<line> a ord*m em um sistema social co*pl*xo e turbulento apen*s pode se* *btid* *través de uma </line>
<line> *omunidad* ind*gante. E*ses estudos c*ncl*íram * *e*uinte: </line>
<line> [...] pa*a fo*mar u*a "comunidade i*dagante" é necessário garant*r um* situ*ção em </line>
<line> q*e: a relação dial*gica e aco*hedor* deixe as pe*soas à vont**e; c*m*arti*he-se um </line>
<line> qu*d*o de *nter*sses e id*i*s comu*s, su*icientemente amplo pa*a tornar *nofensivas </line>
</par>
<par>
<line> as área* de desaco*d* (que serão depois **fre*tad*s, mas em </line>
<line> um c*ima *e </line>
</par>
<par>
<line> cola*oração e de confi*nça recíproca); cada participan*e sinta-se e seja vi*to pelos </line>
<line> outros com um coprotagonista (MELO, 2016, p. *52). </line>
<line> En*retant*, Melo (2012, p. 16*-16*) afirma que o princi*al obs*áculo dessa </line>
<line> metodolog** é "que *udar as formas d* governo impli*a *udar as *ormas de autorida*e qu* </line>
</par>
<par>
<line> dão sustentação a* govern*, </line>
<line> ou seja, mudar hábitos profundamen*e radicados r***tivos </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> s*nti*o que o sujei*o tem de si mesmo e dos *u**os". Isso *ode se* *onstata*o, segundo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> auto**, pel* inicial a*it**e de engajamento dos p*rtic*pantes perante a expe*imentaç*o segui*a </line>
<line> pe*a atitude de desleix* * ab*ndono das práticas, retornando-os aos antigos hábitos. </line>
<line> No âmbito d*s políticas pú*licas para a sustentab*lidade amb*ental, aponta Me*o </line>
</par>
<par>
<line> (20*2), i*so também ac*ntece e, portanto, sendo necessária </line>
<line> uma mudança *e hábitos </line>
</par>
<par>
<line> cotidianos dos governos * *os cidadãos: </line>
</par>
<par>
<line> [...] in**iat**as *ue pode* ser mais simples *u a*bici**as, *orém igual*ente </line>
</par>
<par>
<line> nec**sári*s, vi*t* q*e um* me*hor qu*li*a*e de </line>
<line> vi*a no planeta envolve ações que </line>
</par>
<par>
<line> vão *esde a parti*ipação *os Summits e *as Confer*ncias internacionais para o *ei* </line>
<line> ambiente, até a *eci*ão d* r*du**r as luze* ac*sas no esc*itório *u em casa, </line>
</par>
<par>
<line> *eduzir a temp*ratura d* ar condi*i*nado, optar </line>
<line> po* um carro menos e*egant*, *as </line>
</par>
<par>
<line> mais eco*ômico o* mesmo escolher a biciclet*, s*p*rar o li*o, </line>
<line> reusar, </line>
<line> r*ciclar. </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se de t**ns*ormaç*es *e*essárias em todo* os *íveis, **sde a *ec*são pel* </line>
<line> plano energ*tic* *o país, o urbanismo *a cidade, o tra*spor*e us**o para ir ao </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho, a </line>
<line> *e*en*a da </line>
<line> esco*a, a*é </line>
<line> *s escol*as de con*umo e do *emp* livre, q*e </line>
</par>
<par>
<line> podem privilegiar atividades m*is s*udáveis </line>
<line> e u* mode*o d* t*rismo </line>
</par>
<par>
<line> a*b*en*alme*te sus*entável (MELO, 2012, p. 165). </line>
</par>
<par>
<line> Verifica-se que quando se fala em muda*ç*s de há*itos, não *e refere ape*as a gran*es </line>
</par>
<par>
<line> mudanças ou acontecimento*, *as tamb*m a atit*des corriq***r*s do dia *ia que devem * </line>
<line> virar *ábito, como eco*omizar en*rgia elétrica e separ*r, reduzir * r*ciclar o próprio lixo, que </line>
</par>
<par>
<line> *stão ao </line>
<line> alc*nce d* maioria dos indivíduos. P*quen*s e </line>
<line> g*an*es atos que devem partir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> todos os níveis, *esde o ci**dã* comum até os alto* escal*es governa*entai*. E*se seria um </line>
<line> passo im*orta*te em dir*ção a* pri*cípio da comun**ade *nd*gan*e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*si*a, v. 1*, n. 4, ar*. 4, p. 65-82, jul./ago. 2019 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *oment* do Em*reendedor**mo pela G*stã* P**lica: *studo de C*s* d* *unicí*io de **etê </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> Sa*tos e Avritzer (20*9) defende*, a parti* d* seus es*udo*, três tes*s *ara o </line>
<line> fortal**imento da *e*oc*aci* participativa: </line>
<line> 1 - Pelo fortal*c*me*to *a demo*iversid*de: i*plica em reconhe*er que nã* existe </line>
<line> m*tivo para rec*nhec*r a*enas uma forma de *emocracia, já que, p**o co*trário, "o </line>
<line> multiculturalism* e a* *xper*ências recentes de parti*ipa**o apontam no senti*o da </line>
</par>
<par>
<line> deliberação *ública amplia*a e o adensa*ento </line>
<line> d* parti**pação". Os a*tores </line>
</par>
<par>
<line> defendem </line>
<line> *ue p*imeiro o </line>
<line> e*eme**o im**rtante da democra*ia part*cip*tiva ser*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "apr*f*ndamen** **s casos nos qua*s o siste*a pol*t*co abre **o de pr*rrogati*as </line>
<line> de decisão em favor de instâncias parti*ipativ*s". </line>
<line> 2 - F*rt**e*imento da articula*ã* contra-hegemônica entre o local e o global; </line>
<line> democracias novas e fracas p*ecis*m *o *poio de **o*es democ*át*co* </line>
<line> t*a*snacionai*, porém, experiências alternativas locais precis*m ser ex*a*didas para </line>
<line> que se aprese*tem como alte*nat**a* ao modelo h*gem*nico: "a passag** do </line>
<line> co*t*a-hegemônico do p**n* l*cal p*ra o global é funda*ental *ara o fortale*ime*to </line>
<line> da dem*cracia *articipat*va". </line>
<line> 3 - Amp*iação do *xperimentalismo democrátic* - os au*ores percebe*a* *travé* de </line>
</par>
<par>
<line> suas pesquisa* que as </line>
<line> experi*ncias bem-sucedidas se </line>
<line> or*gin*ram de </line>
<line> novas </line>
</par>
<par>
<line> gram*tic*s s*ciais na* quais o formato *a partici*aç*o fo* sendo adq*ir*do </line>
<line> *xperimentalmente: "é ne*ess*rio p*ra a plu*a*ização cultural, racial e d*stribut*va *a </line>
<line> dem*c*acia que se mult*pliquem e*perimentos em *odas *ssas direções" (SANTO*; </line>
<line> AVRITZER, 2009, *. 77, grifo do a*tor). </line>
<line> Sen*o assim, da primei*a tese e*trai-*e que o fo*ta*ecim*nto da democr***a </line>
<line> participa*iva po*e dar-se *través de u*a adaptação à realid*de cu*tura* * étnica de *ada g*upo, </line>
</par>
<par>
<line> na qual a </line>
<line> democracia *dqu*ra um mode*o *ondiz*nte *o* os *tores *nvolvidos, sendo </line>
</par>
<par>
<line> *e*ineada e constant*mente *daptada de forma a </line>
<line> otimi*ar o *rocesso p*rtici*ativo </line>
</par>
<par>
<line> d*mocrático. </line>
</par>
<par>
<line> * segunda t*se </line>
<line> dos aut*res vai ao enc*ntro do que Gohn (2004) defend*, na medid* </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> *ue eles afirm*m que os exempl*s bem-sucedidos de democracia participativa </line>
<line> lo*al </line>
</par>
<par>
<line> precisam expandir-se </line>
<line> pa*a o plano global para que s*rvam de inspiração para o*tras </line>
</par>
<par>
<line> comunida*e* locais, send* i**o um fator importante *umo ao fo*talecimento </line>
<line> da d*m*cra**a </line>
</par>
<par>
<line> partic*pat*va. </line>
</par>
<par>
<line> Da ter*eira e última tese d* Santos e Avri*ze* (200*) *ode-*e *o*p***nder que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> nec**sário *d*ptar o formato *e parti*ipaç*o conforme *s *xp**i*ncias em c*da local, i*t* é, </line>
<line> *em se*pre u* da*o mode*o vai se* efet**o em *ma dada localidad*, *á *ue **da uma possu* </line>
<line> su*s pe**li**idades, suas exp*riências e um *o*ju*to de *nd*víd*os diferentes. D*ssa f*rma, </line>
<line> se*d* n*ce*sário ir ada*tando o processo de particip*ção * tais fatores d* modo *ue a </line>
</par>
<par>
<line> preocupação principal seja *er um p*ocesso p*rt*cipativo efetivo sem, </line>
<line> n*ce*sariamente, </line>
</par>
<par>
<line> prender-*e a um modelo d*mocrático engessado. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*e*ina PI, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-*2, jul./ago. 2019 </line>
<line> *w*4.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. F. Gom**, L. P. S. C*ol*n </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> Desse *od*, a par*i* das *on*ribuições traz*d*s p**a o debat* *eór**o, construiu-se *m </line>
<line> quadro *ar* *elhor v*suali*ar que *atores são importantes para que haja uma participação </line>
<line> popu*ar *fet*** e mais *brangente possíve* n** caus*s *m*ientai*. </line>
<line> Qua*ro 1 - Part*cipação efetiva x Pseudo*a*t*ci*ação </line>
</par>
<par>
<line> PARTI*IPAÇÃO EFETIVA </line>
<line> PSEUD**ART*C*PAÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Info*mações *laras, *uficientes e acessíveis a* e*tendim*nto d* todos. </line>
<line> Info*maç*es i*suf*cientes, de di*íc*l ac*sso ou inc*mpreen*ív*is pela maiori* dos cidadãos. </line>
</par>
<par>
<line> Gr*pos sociais o**anizados; </line>
<line> Soc*edade civil aleatória e desorganizada; </line>
</par>
<par>
<line> Local como f**te de valor social e inspira*ão pa*a o *lano glob*l. </line>
<line> Desvalorizaç*o e descrenç* do poder de pa*ticipação local; </line>
</par>
<par>
<line> Indivíduos *omo suje*tos d* experiências e vivênc*as; </line>
<line> Indivíduos **mo "corpos *mor**s". </line>
</par>
<par>
<line> Criação d* *m ambiente de acolh*mento, colab*raçã* e con*ianç*. </line>
<line> Ambiente hos*i* e *nti*ida*or. </line>
</par>
<par>
<line> Indivíduos *om pod*r delibera*ivo. </line>
<line> Indivídu*s como n*meros integran*es de u** estrutura participativa **ag*ática. </line>
</par>
<par>
<line> E*tr*turas *emocráticas adaptad*s ao multiculturalismo. </line>
<line> *str*tura* democr*ticas rígidas. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*ra*o *e*a autora (2019), baseado em Manzano (200*), Gohn (*0*4), Melo (20*6), Avr*tzer (2009) e </line>
<line> Santos e A*ritzer (*009). </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES F*N*IS </line>
</par>
<par>
<line> ** acordo c*m a literatur* </line>
<line> mobilizada, a par**r da década de 80, co* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> r*democratização do Brasil, houve uma de*anda maior *ela participa*ão da sociedade *as </line>
</par>
<par>
<line> *ecisões go*ernamen*ais, si*uação ac*n**ada *ela promulgação d* </line>
<line> Con*tituição de 198*. </line>
</par>
<par>
<line> *essa forma, incentivando </line>
<line> a </line>
<line> *ria*** de div*r*as instituições pa*ticip*tivas, *omo conselhos, </line>
</par>
<par>
<line> organizações não governamentais, orçamentos </line>
<line> particip**ivos, etc. Também fr*t* da Carta </line>
</par>
<par>
<line> Ma*na de 88 foi a res*on*abi*id*de comparti*hada entr* </line>
<line> estado e s*ciedade pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*servação do mei* ambiente, convencionando um Estado dito Am*ie*tal, * qual exige mais </line>
<line> co*sci**cia *cológica, info*maçã* e participação *opula*. Por isso, constitui-se de **ma </line>
</par>
<par>
<line> im*ortân*ia a parti*ipaç*o de cid*dãos nas matérias ambie**ais, vi*to </line>
<line> que não é apenas um </line>
</par>
<par>
<line> *ireito, *as ta*bém um d*ver de todos disporem de um meio am*iente sadio e equilibr*do, </line>
<line> d*mand*ndo, assim, u*a atua*ão pró-ativa dos cidad*os. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi**, v. 16, *. *, *rt. 4, p. 65-82, jul./ago. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fome*to do Empre*nded*rismo pela Gestão P*blica: Es*udo de Caso *o *uni*ípio *e Tietê </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> Verific*u-s* que um *specto primordial é a *isponi*iliza*ão *e info*mação, pois é ela </line>
<line> *u* dá sub*ídios pa*a o cid*dão criar um po*icionam**to e *pinar de forma mais co*cisa, </line>
<line> porém não é q*alquer ti** de in*ormaçã* *ue i*ter*ssa nesse p**cesso: é * informa**o clar*, </line>
<line> sufic**nte e aces*ível a todos. </line>
<line> A*ém disso, é * info**ação que inc*n*i*a e mo*ili*a os indivíduos par* que outros </line>
</par>
<par>
<line> aspect*s da participaç*o popular possam </line>
<line> acontecer, tais como a organ*z*ção da sociedade </line>
</par>
<par>
<line> civil. *s*o, pois, um primeiro e importante passo *ara u*a **rti*i*a*ão *fe*iv* é </line>
<line> que os </line>
</par>
<par>
<line> grupos sociai* e*te*am or*anizados, assim angariando mais força *nt*e indivíduos </line>
<line> com os </line>
</par>
<par>
<line> mesmos objetiv*s e aspir**ões. Também é i**ortante qu* a *ocieda*e civil est*ja o*ganizada </line>
<line> em *rupos so*iais, **rém mais im*ortan*e ainda é *ue os *id*dãos *ão se*am tratado* como </line>
</par>
<par>
<line> um m**o núme*o a constitu*r </line>
<line> uma i*s*ituição participat*va: </line>
<line> *le deve *er um c*dadão de </line>
</par>
<par>
<line> expe*i*ncias, fruto de su** vi*ê*cias na *oc*l*dade ond* está inserido, portan*o sendo um </line>
<line> conhe**d*r da **a*ida*e das p*lítica* *úblicas, pois é no plano l*cal onde estã* co*centradas </line>
<line> as energias e fo*ças socia*s d* comunidade, *oi* é on*e ocorr*m as ex*eriências, as quais sã* </line>
<line> fon*e de *apital *ocia*. Porém, o pla*o loc** só ger*rá esse *apita* soci*l *a medida e* qu* ele </line>
</par>
<par>
<line> ger*r </line>
<line> autoc*nfiança dos indivíduos de </line>
<line> uma local*d*de, **a*do iss* </line>
<line> aconte*e, </line>
<line> gera </line>
</par>
<par>
<line> sol*dariedade, coesão social, forças emanci*atórias, as q*a*s *ão </line>
<line> f*ntes para *udanças </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ransformações sociais. </line>
</par>
<par>
<line> Essa co*fiança é i*st*gada a par*ir do momento em qu* é c*i*do *m ambiente d* </line>
<line> ac**h*mento, colabora*ão e confi*nça, no qua* os cidadãos sintam-*e *uvidos. N**se s*ntido, </line>
<line> t*mbém é *mp*e**indí*el que os cidadãos receba* *nfo*mações em relação às *u*s </line>
<line> d*liberaçõ*s, caso cont*á*io acaba gerando um senti*ento de *esmotivação e desvalorização </line>
<line> por *arte d*s participantes. </line>
</par>
<par>
<line> Outro p*n*o qu* deve ser levado </line>
<line> *m consideração em *rol de uma *artici**ção </line>
</par>
<par>
<line> popular *feti*a s*o as diferenças *ocioculturais dos *n*ivídu*s que compõem uma instit*ição </line>
<line> partic*pativa, pois nem t*d* m*delo dem**rático func*ona em todas as locali*ades. Por isso, * </line>
<line> aco*selháv*l que os m*delos sej*m te*tad*s *, caso ne*es*ário, adap*ados para cad* rea*idade </line>
</par>
<par>
<line> local, *on*truindo *m *od*lo democrá*ico condiz*n*e </line>
<line> com seus </line>
<line> cidadãos a part*r </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ex*eri*enta*ão, sempre valorizando * *o*hecimento local que *o*e s*rv*r de inspiração para </line>
<line> *utr*s instâncias maiores. </line>
<line> Por*a*to, a valorizaçã* e * empod*ramento do cidadão através da valori*ação da* sua* </line>
<line> experiências vivenci**a* *o l*cal podem constituir-s* *m uma i*port*nte est*atég*a par* </line>
<line> inst*gar e prop*rcionar uma pa*ticipação popular efetiv*, o* seja, uma participa*ão baseada na </line>
<line> experi*ncia e n*o no pr*gmat*sm*, pois, com* af*r*a Ricci (200* ap*d *OHN, 2004, p. *4): </line>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-*2, jul./a**. 2019 www*.fsanet.com.br/revi**a </line>
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<line> "o mundo da experiênc*a é * da m*mória coleti*a, ** s*lidariedad*, *quela s*l*dariedade que </line>
<line> gera id*ntidade". Enquanto que * pr*gm*tismo "nã* ge*a ex*eriên*i*s porque *efer*-se a </line>
<line> ações tópicas, *mediati*ta*, sem profundi*ad*, sem ref*exão". </line>
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<line> Como Refe*enc*ar este A*tigo, conforme ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> GOMES, C. F; CEOLIN, L. P. *. Participação Popula* *m P*lí*icas *úblicas Ambientais: O Desafio </line>
<line> da *artici*a*ão Efetiva. *ev. FSA, Teresina, v.16, n. 4, art. 4, *. 6*-82, jul./ago. 2019. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos *uto*es </line>
<line> C. *. Gomes </line>
<line> L. *. S. Ceolin </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepçã* e pla**jamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e inter*retação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) *l*bo**ção do r**cu*ho ou *a revisã* crítica do conteúdo. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *a*ticipa*ão na aprovação da v*rsão final do manuscrito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./ag*. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)