<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./*g*. 20*9
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.4.4
</line>
</par><par>
<line>
P*rticipação Popular em Política* P*blicas Am*ie*tais: O **safio da Parti**pação Efeti*a
</line>
<line>
Popular Pa*tici*a*ion in Env*ronmental Pu**ic Po*icies: The *hal*enge o* E*fectiv*
</line>
<line>
Participation
</line>
</par><par>
<line>
Chai*ne *errazza Gomes
</line>
<line>
M***rado em Po*íticas Pública* pela Univ*rsidade Fed*ral do Pampa
</line>
<line>
Grad*aç*o em Administra*ão de Empr*sa* pela Uni**rsidad* da *egião da Cam*a**a
</line>
<line>
E-mail: c*ai_ferrrazza@yah*o.*om.br
</line>
<line>
Lisi*nne Pintos S*bedra Ceolin
</line>
<line>
Dout*ra e* Direito pela *niv*rs*dade *atólica d* Ri* G*ande do Su*
</line>
<line>
Doc*nte da Univers*dade Federal do Pampa
</line>
<line>
E-mail: lis*anne.sabedra@gm*i*.c*m
</line>
</par><par>
<line>
*nd*reço: *hai**e Ferrazza Gomes
</line>
<line>
*d*tor-C*efe: Dr. Tonn* Kerley d* *l*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Rua Alberto Beneve*uto, 32*0, *ão Borja - R*, *r*sil.
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: L**ianne Pi*tos Sab*dra Ceoli*
</line>
<line>
Arti*o recebid* em 21/03/2*19. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
**a Alberto *enevenuto, 320*, São *o*ja - RS, Brasil.
</line>
<line>
recebid* e* 02/04/20*9. Aprov**o em 03/*4/2019.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pelo s*stema **iple Review: Desk Review a)
</line>
<line>
*elo Edit*r-Chefe; e b) Double Blind Re*iew
</line>
<line>
(av*l*ação cega *or dois av*lia*o*es d* área).
</line>
<line>
Revisão: *ramatical, Normativa * de Format*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. *omes, L. *. S. Ceolin
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Fr*nte a um cen*ri*
</line>
<line>
*o qual a *artic*pação *o*ular, *aterializado nas *nst*tuições
</line>
</par><par>
<line>
partic*pativas, encontr*-s* *m
</line>
<line>
p*ena expan*ão e constit*i-se *m uma demand* das políti*as
</line>
</par><par>
<line>
públicas ambientais, e con*id*ra*do
</line>
<line>
que esse tipo de política a*eta to*os d* maneira geral
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
apenas *m segmento *spe*ífico, est* artigo busca realizar uma dis*ussão teó**co-
</line>
</par><par>
<line>
conceitual acerca do verda*e**o s*ntido da **rti*ip*ç** popular, a*ontan*o caract*rísticas qu*
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribu*m para o fortalecimento e *a*b*m para
</line>
<line>
o enfr*quecimento do p*o**s*o **
</line>
</par><par>
<line>
participaçã*, bem como trazer à t*na *orma* de torná-*a mais efe*iva e at*ativa
</line>
<line>
perante os
</line>
</par><par>
<line>
cidadãos. Percebeu-se **e o grande desaf*o não é necessariamente p*o*over a pa*ticipaçã*
</line>
<line>
p*p*lar, mas, sim, promover uma parti*ipação e*e*iva da sociedade em c*usas am*i*ntais.
</line>
<line>
Identificou-se uma *éri* de aspecto* qu* podem cont*ibuir com a *fetivi*a*e d* *art*c*p**ão
</line>
</par><par>
<line>
popu*ar e* c**sas *mbi*n*ais, p*rém d*stacando o *c**so à inf*rmaçã* como
</line>
<line>
pr**o*dial
</line>
</par><par>
<line>
nesse *rocesso.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: P*rticipação Popular. Políticas Púb*icas. Estado de Direito Ambi*ntal.
</line>
<line>
Sociedade Civil.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Fa*ed wit* a scenario in which po*ular part*cip*tion, m*t*rial*zed in participatory i**tit*tions,
</line>
</par><par>
<line>
is in *ull
</line>
<line>
expansio* and constitutes a demand for environm**tal public polici*s. And
</line>
</par><par>
<line>
considering th*t this *ype of policy affe*ts everyone in general and not *ust a sp*cif*c segment.
</line>
</par><par>
<line>
This article *eeks to
</line>
<line>
*arry out a t*eoretical-*once*tual *iscus*ion about the true mean*ng of
</line>
</par><par>
<line>
popular parti*ip*tion, pointin* out characteristic* that contri*ute to the stre*gthening and a*so
</line>
<line>
to the weakening ** the particip*tion process, *s well as to bring to th* f*re way* o* making it
</line>
<line>
more effect*ve and att*active to the citi*ens. *t **s realized that *he gre*t challen*e is not
</line>
</par><par>
<line>
*ecessarily to
</line>
<line>
promote *op*l*r pa*ticipati*n, but rather to pr*mo*e an e*fective par*ic*pati*n
</line>
</par><par>
<line>
of soci*ty *n environmenta* *auses. It **s identified a *e*ies of aspe*ts t*at **n contribute to
</line>
</par><par>
<line>
t*e *ffectiveness of
</line>
<line>
t he
</line>
<line>
popu*ar particip*tion in envir*nmental *auses, but h*gh*igh*ing th*
</line>
</par><par>
<line>
access to the *nform*tion as primordial *n thi* pr*ces*.
</line>
<line>
Key words: Po*ular Pa*tici*a*ion. Public P*l*cy. *t*te of *nvironme*tal Law. Ci*il Soci*ty.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-*2, jul./ago. 20*9
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fome**o do Empreen*edorism* pela Gestão Pública: Estudo de Caso d* Município *e Tiet*
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Foi *a décad* ** 80, com * restabe*ecimento do regim* demo*r*tico, qu* s*rg*ram *s
</line>
<line>
ino*a*oras formas de participação pop*lar nos proces**s de formulação e *estão de pol*tic*s
</line>
</par><par>
<line>
públ**a* no Brasil, o *ue desenc*deou num proces*o d* fortalecimento
</line>
<line>
da democr*cia
</line>
</par><par>
<line>
*artici*ativa no Bra*il e de um au**nto de s*a intens*dade, r*sultando, então, no surgimento
</line>
</par><par>
<line>
d* um
</line>
<line>
con**nto
</line>
<line>
de insti*uiçõe* e ***a*o* de pa*t*cipaç*o dos cidadã*s pa*a a**m do voto
</line>
</par><par>
<line>
(JO*GE,
</line>
<line>
2014). Dessa forma, instituiçõ*s c*mo *onselhos
</line>
<line>
gestores de políti*as públicas,
</line>
</par><par>
<line>
*onferências,
</line>
<line>
partici*a*ão *ida*ã na defini*ão *o or*a**nto
</line>
<line>
público se
</line>
<line>
*p*esentam como
</line>
</par><par>
<line>
proces*os deliberativos qu* tr*n*cendem
</line>
<line>
*s mo*entos ele**or*i* oferecem a*t*rnativas de e
</line>
</par><par>
<line>
incl*são *** **teress*s dos grupos organizad*s no cotidiano da esfera política (AVRI**ER,
</line>
<line>
2009).
</line>
</par><par>
<line>
A pa**i* da
</line>
<line>
prom*lgação d* Co*sti*u**ão Fed*r*l de
</line>
<line>
198* * de outras l*is, essas
</line>
</par><par>
<line>
instituiçõe*
</line>
<line>
participa**va* t*m de*empenhado um pape* fundamen*al ta*to no proces**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
concepçã* quanto de ex*cução de po*íti*as *ú*li*as, incluindo de**e * decisão à sua
</line>
</par><par>
<line>
i*p**mentaç*o e
</line>
<line>
se* mon*torame*to (PI**Z; *AZ, 2010). E co*
</line>
<line>
*s polí**cas públicas
</line>
</par><par>
<line>
ambien*ais não *oi *iferente. *om a Carta Magna, * meio ambie*te foi eleva*o * di*eit*
</line>
<line>
fundame*tal, c*bendo ao Esta**, j**tament* com a sociedade, a s*a tute*a. De*de então,
</line>
</par><par>
<line>
pa*sou-se *
</line>
<line>
d*sc**ir um *ovo modelo de Estado p*uta*o por uma maior *r*ocu*ação **m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
meio amb*ente
</line>
<line>
f**nte à **rcantil*z*çã* a*ravés da conscienti*ação do indivídu* * d*
</line>
</par><par>
<line>
cole*iv*dad*,
</line>
<line>
o q*al se chama d* Es*ad*
</line>
<line>
de Dir*ito ***iental. E*bora concr*tiz*-lo
</line>
</par><par>
<line>
constitua-se no
</line>
<line>
grande desafio do século XXI, *a med*da em que são postos à frente o*
</line>
</par><par>
<line>
recursos
</line>
<line>
naturais es*otáveis e o desenvolv*mento
</line>
<line>
ec*nômico, torná-lo re*li**de dema*d*,
</line>
</par><par>
<line>
dentr* outros *equisit*s, a *a*t*cipa*ão popul*r.
</line>
<line>
Fr*n*e a es*e cenário, no qual * participação *opul**, mate**a*iza** nas ins*i*uições
</line>
</par><par>
<line>
*articipativas, e*co*tra-*e e*
</line>
<line>
plen*
</line>
<line>
ex*ansão constitui-se em e
</line>
<line>
uma deman*a da* *o*íticas
</line>
</par><par>
<line>
pública* a*bientais, **te artigo busca r*alizar uma
</line>
<line>
d*scussão teóric*-*onceit*al *c*rca
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
temáti*a n* q*e
</line>
<line>
conce*ne
</line>
<line>
ao verdadeiro
</line>
<line>
s*ntido d* *artici**ção p*pular,
</line>
<line>
apon*a*do
</line>
</par><par>
<line>
carac*erísticas *ue ajudam *o f*rtalecim*nto no en*raqu*c*m*nto do pr*cesso, bem c*mo e
</line>
<line>
t*azer à tona formas de torná-la m*is efetiva e *tr*tiv* per*nte os cid*dãos.
</line>
<line>
N*m pri*eiro momento, foi realizado um resg*s*e dos conceit*s de democracia,
</line>
</par><par>
<line>
s*cieda** civi* e instituições *art*cipat**as e, em seguida, tro*xe-s* a impor**ncia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
part*cipação po*ular em matéri*s *e cunho ambi*nta*. N* *ltima pa*te, realizou-se um d*bate
</line>
<line>
visan*o apo*ta* sug*stões para qu* o pr**ess* de participaçã* não sej* um "fa* de con*a", **
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./ago. *019 www4.f*anet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. F. Gom*s, *. P. S. C*olin
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
se*a, uma ps*ud*part**ipa*ão. Percebeu-*e que * gr**de des*f*o é como co*ci*iar participação
</line>
<line>
popular e consciência ecol**i*a com inte*e*ses m*rcadológicos. Além *isso, de que fo*ma a
</line>
</par><par>
<line>
g*r*nti* * p*rticipação
</line>
<line>
efe**va *a socieda** e* ca*s*s ambien*ais, *e*do q*e um f*tor
</line>
</par><par>
<line>
prim*rdial *dentificado foi o ace*so à informaçã* e, dentre *utros aspect*s, uma part*cipação
</line>
<line>
*opular **ltada à experiê*cia *os indivíd*os.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL *EÓRICO
</line>
<line>
2.1 De*ocrac**, participação popular e instituições participativas
</line>
</par><par>
<line>
** conc*pçã* de B*bbio (2009, p. 22), democracia é "um *onjun*o de regras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
procedimentos para a fo*maç*o d* dec*sõe* coletiv*s,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
que
</line>
<line>
está prev**ta e f***litada
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
participaçã* *ai* ampla possí*el dos inter*ssados". Quando o *utor menciona a *articipaç*o
</line>
<line>
de i*teressados, el* se refere * par*icipação da *ociedade c*vil, a qual deve e*tar abar*ada *e
</line>
</par><par>
<line>
forma mais uniform* possív*l, s**do
</line>
<line>
*ssa con*iç*o determinan*e em *ma democracia, pois,
</line>
</par><par>
<line>
**mo afirma Ugarte (200*, p. 9*), "em um regime verdadeira*ente d*mocráti*o o *ireito de
</line>
<line>
part*ci*ação encontra-se estendido, sem q*alque* dis*r*mina**o, ao ma*o* nú*ero possíve* *e
</line>
<line>
membros adultos da c*mu*idade".
</line>
<line>
Ainda segundo U*a*te (2004), o fato de as dec**õ*s *erem de ad**r de ba*xo, por meio
</line>
<line>
da p*rt*cipação *os cidadão* na el*boração das normas, tornam os conceitos de democracia e
</line>
<line>
*ar*icip*ção en*r*laçados:
</line>
<line>
*em*cracia não só é a fo*ma de go**rno em que o poder *o*ítico *rovém da base
</line>
</par><par>
<line>
*omo também * o regi*e
</line>
<line>
no qual *ste poder encontr*-se
</line>
<line>
a*p*am*nte distrib*í*o
</line>
</par><par>
<line>
entre o* membros da comunidad* A imagem kelnesiana da d*mo*rac*a c*mo regime
</line>
</par><par>
<line>
e* que as dir*triz*s ascendam da base em c*ntr*posição à
</line>
<line>
autocrac*a e* que as
</line>
</par><par>
<line>
dec*sõ*s ascendem do alto é eloque*te. É ne*te sentido íntimo, originário e
</line>
<line>
fun*amental que a i*e*a d* democracia se vi*cu*a à de part*ci*ação: as decisõ*s vêm
</line>
<line>
** b**xo porque os cidadãos parti*ipam de sua elab*ração. Por isso, democracia e
</line>
<line>
par*ic*pação sã* conceitos entrelaçados (UGARTE, *004, p. 95).
</line>
</par><par>
<line>
*ess* modo, é i**iáv*l
</line>
<line>
pensar * d*mocrac*a s*m a p*rticipaçã*
</line>
<line>
da soci*d*de *ivi*,
</line>
</par><par>
<line>
sendo dois conce*tos que caminha* lado a lado. Porém, Gohn (2004) *f*rma *ue o con*eit*
</line>
<line>
de so*iedade c*vil já pa*s*u por várias ressignificações n* Br*s*l e n* América Latina * ainda
</line>
</par><par>
<line>
contin*a s*f*en*o mu*anç**. A a*tora afir*a qu* no final
</line>
<line>
da década d* 70 o termo foi
</line>
</par><par>
<line>
introduzi** no dicion*rio político e *orn**-*e "sinôni*o d*
</line>
<line>
participação e org*nizaçã* da
</line>
</par><par>
<line>
populaç*o
</line>
<line>
ci*il d* pa*s na lut* cont*a o regime militar" (*OHN, 2004, p. 21). Desse mo*o,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, ju*./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fome*to do Empreendedo*ismo pela Ges*ão P*bli*a: Es*udo de Caso ** Município de T*etê
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
percebe-se que a pa*ticipação ** soc*edade ci*il
</line>
<line>
era vist* co*o uma aç*o contr* o governo,
</line>
</par><par>
<line>
isso é demo*strado pelo fat* de um d*s **in*ipa*s eix** articuladores d* épo** ter sido dado
</line>
<line>
pela noção de autonomia: "*ratava-se de organi*ar-se indepe*dentement* do estado (na
</line>
</par><par>
<line>
m*i*ria das ve*es
</line>
<line>
de **stas p*r* o mesm*) (...) Participar das prática* d* o****izaç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade sign*ficava *m a*o de desobediência *ivil * d* resistência ao regime po*ít*co
</line>
<line>
domin*nt*" (*OHN, *004, p. 21-22).
</line>
<line>
Gohn (2004) afir*a que * m*dança de sentido do co*ceito *e soc*edade civil
</line>
<line>
*o*eç** a mud*r ap*nas com a saída dos militares do poder, a *arti* de 1985. A part*r diss*,
</line>
</par><par>
<line>
em decorrênci* *a c*escente abert*ra de canais de
</line>
<line>
p*rticipação e de representa*ão po**tica,
</line>
</par><par>
<line>
bem
</line>
<line>
como das
</line>
<line>
pressões pr*m*vid*s pelo* governantes, os movimen*os sociai*,
</line>
</par><par>
<line>
principalmente os **pulares, pe*deram a centralidade
</line>
<line>
que tinham nos d*scursos sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
participa*ão da sociedade civil. De*se modo:
</line>
</par><par>
<line>
Passa a haver um* fragm*ntação do que *e *e***ino* com* "sujeito *ocial
</line>
<line>
histórico", centrado nos setores populares, *ru*o de uma aliança movime*to *indical
</line>
<line>
+ movimento popular d* *airro (t****l*adore* e *ora*ores), até entã* *ido como
</line>
<line>
r*levant*s para o *ro*esso de mudanç* e transformação social. *urge u*a
</line>
<line>
p*uralidade de nov*s atores, *e*orren*es de novas form*s de associativismos que
</line>
<line>
emergem na c*na po*ític*. A auto*omi* dos membros *a socied*de *ivil deixa de ser
</line>
</par><par>
<line>
um e*xo estruturante fundame*tal
</line>
<line>
**ra a constru*ão d* uma s*ci*d*d* dem*c*ática
</line>
</par><par>
<line>
porque, *om a saída dos **litar*s e r**orno dos pro*essos ele*torais democrá*icas, a
</line>
<line>
s*cieda*e de política, traduzida por *a**elas do po*er ins*itucion*liza*o *o Estado e
</line>
<line>
seus aparelhos, pas*a a *** objeto de desejo das *orças políticas org*n*zadas (GO*N,
</line>
<line>
2 0 0 4 , p . * 2 ).
</line>
<line>
Assi*, o **rg*mento de *ovos at*res e a mudanç* do ei** *strutu*ante de autonomia
</line>
</par><par>
<line>
p*ra cidad*nia traz novos c*ntorn*s **ra o que se chamav* socie*a*e
</line>
<line>
civil, inclusi*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
próp*ia noção d* cidadania ganha o*tra noção: a de uma cidadania *oletiva, além da demanda
</line>
<line>
por *ireitos civis, d*ssa for*a passa*do a *ncluir direit*s soc*a*s básico*.
</line>
<line>
Conforme Petinelli (2*1*, p. 7), esse *enár*o d* disseminação de *nstituições e espa*os
</line>
</par><par>
<line>
de p*rticipa*ão *niciada com a redemocr*tização
</line>
<line>
*o Bra*i*, em 1985, e *eguid* pel*
</line>
</par><par>
<line>
promulgação da Consti*u*çã* Federal d*
</line>
<line>
1988, *rouxe *mplicações significati*as *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atuaçã* d*s ins*ituiçõ*s e *os a*ores públicos e das *rganizações da so*iedade civil:
</line>
<line>
T*ve início um movi*ento de redemo*r*tização dos Trê* Poderes e do *roc*sso de
</line>
<line>
polí*icas **blicas, caracterizado pe*a ampliaçã* da par**cipa*ão social nos
</line>
</par><par>
<line>
m*mentos de disc*ssão e tomada
</line>
<line>
de decisão, pela
</line>
<line>
prom*ção de inclusão *olítica e
</line>
</par><par>
<line>
por uma maior aproximação das ações **s re**esentantes eleitos e d*s g**tore*
</line>
<line>
públicos às demandas dos cidadãos (PETINELLI, 2015, p. 7).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, *. 1*, n. 4, a*t. 4, p. 65-82, jul./ag*. 2*19
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. F. Gomes, L. P. S. Ceolin
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Nos últimos anos, conforme Pir*s e Vaz (*0*0, *. 253), "as inst*tu*ções participativ*s
</line>
<line>
- como orçam**to parti*i*ativo, cons*lhos ** saúde, educação e ass*s*ência social, para citar
</line>
</par><par>
<line>
a*gun* exemplos - tornaram-se uma r*alid*de inev*tável p*ra
</line>
<line>
os governantes de municípios
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros". Os autores trazem dados *o Instituto Nacion*l de Geo*ra*ia e Es*a**st*ca - I*GE
</line>
<line>
(2001) para ilustrar a expansão d*ssas *nstituiçõ*s no* úl*i*os vinte anos: em 2001, existia*
</line>
</par><par>
<line>
con*e*ho* de sa**e e *ssistência s*ciai* *m mais d* mil muni*íp*os. Out*o exemplo, é 5
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
orçament* p**ticipativo que, d*sde * início dos *nos 1990, alcançou todas a* re*iõ*s do país,
</line>
</par><par>
<line>
de capitais a m*nicípios *e médio e pe*ueno
</line>
<line>
porte (MARQUETI; CAMPOS 200* apud
</line>
</par><par>
<line>
*IRES; V*Z, 20*0, p. 254). Essas f**mas de pa*tic*pação polític* são considerad*s
</line>
</par><par>
<line>
instituiçõ*s "por en*olverem **njuntos d* normas e
</line>
<line>
procedimen*os qu* es*r*tura* a
</line>
<line>
a*ão
</line>
</par><par>
<line>
social e políti*a" (POWEL*; *IMAG*IO, 1991; **LMKE; LEVITSKI, 2*06
</line>
<line>
*pud *PE*,
</line>
</par><par>
<line>
2010, *. 565).
</line>
</par><par>
<line>
*onf*rme Avrit*er (2*09), podem ser id*nti*icadas pelo me*os *rês formas pela* quais
</line>
</par><par>
<line>
a so*iedade civil *o*e participar
</line>
<line>
d* processo decisóri* gover*amental: 1) prime*ra a
</line>
<line>
seria
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
se con**nciono* cham** de desenho *arti*ipa*ivo de *aixo para c*ma, c*mo,
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, orçamento *a*tic*pat**o, par* o q*al h* a livre o
</line>
<line>
en*rad* de cid**ãos as *ormas e
</line>
</par><par>
<line>
inst*tucio*ais s*o **nstituídas de ba*** para *ima; 2) a seg**da forma
</line>
<line>
co*o instituições
</line>
</par><par>
<line>
par*icipa*iv*s *odem se *o**tituir dá-*e por um pr*cesso de pa*tilha de poder, ou seja,
</line>
<line>
"
</line>
</par><par>
<line>
atravé* da con*tituição ** uma in*ti*uição
</line>
<line>
na qual atore* esta*ais e *tores da soci*da*e civil
</line>
</par><par>
<line>
participa* simultaneamente". **sa forma se diferen*ia da pri*eira a* passo que "*ão
</line>
</par><par>
<line>
incorpora um
</line>
<line>
*úmero
</line>
<line>
amplo de a**res sociais e p*rque * d**erm*n*d* *or l*i e p***supõe
</line>
</par><par>
<line>
sanções em *asos da não instauração ** processo parti*ipativo"; 3) num *erceiro f*rmato d*
</line>
<line>
instituiçã* participativa, como afir*a Avritzer (20**), há um processo de ratif*cação pública,
</line>
<line>
isto é, os at*res ** socied*de civil não partici*am do processo decisóri*, apenas são cham*dos
</line>
<line>
*ara ref*rendá-lo public*m**te.
</line>
</par><par>
<line>
Vê-se que h*
</line>
<line>
diversas formas de os *idadãos participarem
</line>
<line>
das políticas públicas,
</line>
</par><par>
<line>
al*u*s com um nível ma*s ou menos int**s* de *arti**pação, mas todas são fo*ma* de incluir
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
aproximar a so*ieda*e civil no pr*cesso d*c*sório. A seguir, será abordada a *ar*icipação
</line>
</par><par>
<line>
pop*la*, e*pecialme*te nas causas **bient**s, *uscando traz*r contribuições para oti*i*ar o
</line>
<line>
*roces** de participação em matérias qu* env*lvem o *eio a*bient*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./ago. 2*1*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fo*e*to do Empr*endedorism* pela Gest*o Pública: *studo de Caso do Munic*pio ** **etê
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
2.2 *articipação *opu*ar * meio ambiente
</line>
</par><par>
<line>
A parti* da Con**ituição de 1988, contar
</line>
<line>
com um *eio ambiente ecologicam**te
</line>
</par><par>
<line>
equi*ibrado **s*o* a ser um direi*o
</line>
<line>
fundam*ntal, c*b*nd*
</line>
<line>
a* Estado, j**tamente com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*et*vidade, a *ua tutela e o dever de preserv*-lo p*ra as f*t*ra* gerações, assim c*m* versa
</line>
<line>
o Art. *25 da Carta Ma**a: "todos *êm direi** *o meio ambien*e **olo**cam*nte equilibrado,
</line>
<line>
*em *e uso comum d* povo e essenci*l à sadia qualidade de vida" (**ASIL, 19*8, *. 131).
</line>
<line>
* pa*tir de então, fala-se em um Esta*o de Direito Ambiental, o qual ser*a *m Estado
</line>
<line>
e *ma coletiv*dade preocupa*os e engajad** com a proteção e * uso sustentável *os *ecur*os
</line>
<line>
naturais perante a mercant*l*zação. De acordo com Leite (2010, p.169), "o Es*ado de *ireito
</line>
<line>
do Ambi*n** é uma construç*o t*órica **e *e projeta *o mundo r*al ainda co*o devir". **to
</line>
</par><par>
<line>
é, *o*siste em uma t*ori* qu* ainda
</line>
<line>
está em proce**o de materializaç*o, na qual o
</line>
<line>
Estado
</line>
</par><par>
<line>
*rojeta no mei* ambien*e u* papel prepo*dera*te em relação à me*ca*tilização. Além disso,
</line>
<line>
projet* na cole*ividade o dever e o direito de preservá-lo, como *fi*ma *eite (2010), "o Estado
</line>
<line>
Ambiental é um quadro de m*is socieda*e, mais d**eitos e deveres individua*s e *ais direitos
</line>
<line>
e *e*eres *ol*tivos e me*os Esta*o e menos merc*n*ilização (**em)". As*im, nesse mo*elo de
</line>
<line>
Esta*o *s dire*tos * deveres da socie*ade são max*mizados, enq*ant* que a presença do
</line>
</par><par>
<line>
Estado e a mercantiliza*ão s*o minimizados, para tanto sendo imprescindí*el
</line>
<line>
um maio*
</line>
</par><par>
<line>
e*gajamen*o *a socied*de, principal*ente, nas ca**as ambie*t*is.
</line>
</par><par>
<line>
Em*ora tenha ess* preocupação *om mais s*ciedade e menos Estado, o deb*te não
</line>
</par><par>
<line>
gira em torn* do
</line>
<line>
p*bl * c o
</line>
<line>
em detrimento do p*ivado o*
</line>
<line>
vi*e-v*rs*, mas em torno de uma
</line>
</par><par>
<line>
autonomia
</line>
<line>
*o *nd*víduo e d* coletividade perante *erc*nti*i*ação: "nesse a
</line>
<line>
n*vo *ontexto,
</line>
</par><par>
<line>
*ão é pri**itário o *o*eamento ent*e público e privado, ma* *im o reforço *a autonomia (lo*o,
</line>
</par><par>
<line>
dos d*rei*os e
</line>
<line>
das responsabilidade*) i*divid*al e *ocial frente à *erc*ntilização e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
buroc**tiz*ç**" (*UREZ*; FRA*E, *998, p. *-9). Portanto, o Estad*
</line>
<line>
de Dir*ito Ambiental
</line>
</par><par>
<line>
tem como figuras
</line>
<line>
centrais o in*ivíd*o c*ítico e autônom* e o meio *mbient*, cab*nd*
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
Estado a tarefa de *nstig*r essa consciência ecológica na coleti*idade, o que não significa que
</line>
</par><par>
<line>
o E*tado
</line>
<line>
**o detenha a tutela do meio ambie*te, significa apenas que
</line>
<line>
ele abra mais espaço
</line>
</par><par>
<line>
para a s*ciedade atuar *onjun*ame*te na **ot*ção * *reserva*ão do ambi*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Canotilho (1999, p. 17) afirma que essa
</line>
<line>
nova dimensão do Es*ado
</line>
<line>
pressupõ*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
"diál*go democrátic*, exige instrumentos de participa*ão, pos**la o princí*io da *ooper**ão
</line>
</par><par>
<line>
co* sociedade civil. O E*tado de ambie*te constrói-se democraticame*** de baixo par* *
</line>
<line>
cima; não se dita em termos i*u*iníst*cos e aut*ri*ários de cima para baixo". *esse modo, o
</line>
</par><par>
<line>
Estado
</line>
<line>
de Direito de Am*iental qu* vive**iamos pressupõ* é uma construção que demanda
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin* PI, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, *ul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.*sa**t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. F. Gomes, L. P. S. Ceolin
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
*e diál*go de*ocrát*co e exige instrumentos *e *articipação, criando *ma relação de
</line>
<line>
cooperação entr* Es*ado e socied*de civi*.
</line>
<line>
Entretanto, para Mel* (20**, p. 250), "quan*o s* pensa na co*creti*ação destes
</line>
<line>
direitos, prin*í*io* e regr*s d* proteção, a q*estão se torna mui** mai* c*mplexa". Seg*ndo *
</line>
<line>
autora, o des*fio é:
</line>
</par><par>
<line>
[...] neste cenário de *ber*ura da partic*pação *o*ítica e administrati*a a
</line>
<line>
n*vos
</line>
</par><par>
<line>
sujeitos, surge o interrog*tivo
</line>
<line>
*e c*mo estim*lar e garant*r, na prática co*id*ana *a
</line>
</par><par>
<line>
gestão do* pr*b*emas *a comunidade, a participação *o m*ior *úmer* d* cidadã*s e
</line>
<line>
criar con*ições par* a otimiz*ç*o dos resul**dos - e, ao mesmo t*mpo, neutralizar os
</line>
<line>
*iscos de de*isõ** tecnocráticas e/ou uma in*trument**ização do* i*te*esses p*i*ado*
</line>
<line>
dos lobbies (MEL*, 2016, p. 251).
</line>
<line>
Entretanto, apesar de ser uma *are*a complexa por envolve*, ** um l*do, a
</line>
<line>
p*eocupação com a *u*te*tabilidade e, de outro, o interesse mercadológ*c*, a participação
</line>
<line>
popular dev* ser estimul*da, po*s se *onstitui no pilar centra* da con*reti*ação do E*tado d*
</line>
<line>
Direito Am*ien**l.
</line>
<line>
Seg*ndo Del*o*, ap*d *aes (20*5), a pa*tici*ação pública em matéri* *mbien*a* tem
</line>
<line>
como fina*idades:
</line>
<line>
(a) *uprir as ins*ficiência* estruturais ou conjuntur*is da de*ocr*cia repr*senta*iv*,
</line>
<line>
permitin*o aos cidadãos r*cuperar sua parcela d* pode* de cont*ole sobre os des*inos
</line>
<line>
da sociedade, com a in*tituiç** de um *egi*e de democracia p**ticipativa;
</line>
</par><par>
<line>
(b) melhorar qualida*e das d*c*sões públicas, a partir d** informações *btidas a
</line>
<line>
pelas autoridades junto à socieda*e e das inte**enções de indi*íd**s e grupos nos
</line>
<line>
pro*essos decisór*o*;
</line>
<line>
(c) a*me**ar * efet*vid*de d*s decis*es pú**icas, pelo *p*io *ecebido da pop*la*ão
</line>
<line>
q*e delas parti*ipou;
</line>
<line>
(d) reforçar o espaço d* exercício d* direi*o de todos à p*o*eção do *eio ambiente,
</line>
<line>
como *o*trapartida ao alarg*m*nto do c*mpo de atu*ção técni*o-bur**rát*ca *o
</line>
</par><par>
<line>
Po*e* *úblico
</line>
<line>
e ao desenv*lvimento mal cont*olado das ati*idades *rivadas
</line>
</par><par>
<line>
de**adadoras;
</line>
</par><par>
<line>
(e) permitir aos ci*adão* em ge*al cum*rir s*u dever de proteger * m*io ambiente;
</line>
<line>
(f) **vorecer a t*ma*a de consciên*ia p*r *art* *o seto* privado a respeito das
</line>
<line>
consequê*cias ambient*is das *e*i*ões que ele próp*io t**a (D*LNOY, p. 37 apud
</line>
<line>
PAES, 2015, p. 282).
</line>
<line>
Veri*ica-se, então, que d*ntre os objetiv** da par*icipação po*ul*r em matérias
</line>
</par><par>
<line>
a*bien*ais, de
</line>
<line>
m*do geral, está o de *es*atar o poder de*isór** dos *idadãos, *timizar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*umen**r a e*etividade das d*cisões públic** através de *m contato mais próximo com a
</line>
<line>
so*iedad* e o *e com*artilhar c*m to*os a respons*bilidade em *elação à proteção *o meio
</line>
<line>
am*iente. *en** assim, é inviável *en**r na c*ncretização d* *stado de Dire*to Ambiental
</line>
</par><par>
<line>
sem a par*icipa*ão da soc*edade civil, *á que deve *er uma con*trução de ba*xo pa*a
</line>
<line>
c*ma
</line>
</par><par>
</page><line>
at*avés de *nst**men*o* e d*álogos de*ocr*ticos. Porém, c*mo afirma Melo (2016), a grande
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./ago. 2019 www4.*san**.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*omento do Empreendedorismo pela Gestão Pública: Estudo de C*so do Municí*io de *ietê
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
*ue*tão é: como esti*ular e gara*tir na **ática *otidi*na a p*rticipação do maior númer* de
</line>
<line>
ci*adãos e c**ar condições efetiva* de pa*ticipação *as *olíticas públicas am*ientais? Em
</line>
<line>
to*no d*ssa q*estão gira o debat* p*oposto por este artig*.
</line>
<line>
3 RES*LTADOS E DIS*USSÕES
</line>
<line>
3.1 Com* *ortalecer a participação **pul*r nas polít*cas *úblicas *mbientais?
</line>
<line>
*onstatou-se at*a*és do le*an*amento biblio*ráf*co *u* a p*rticipaçã* popular é *m
</line>
<line>
d*s pi*ares d* Es*a*o de Direito Ambiental e que o dever de *el** pel* m*io ambiente é um
</line>
</par><par>
<line>
d*ver do Est*do e tam*ém da sociedade e que a grande questão que se c*loca é
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
estimul*r e garantir a part*cipação de *m *aio* n*mero de cidadão*, *ara*ti*do-l*es uma
</line>
</par><par>
<line>
partic*paç*o efeti** nas pol**i*as referentes
</line>
<line>
ao meio ambiente. Embora esse desafio t**bém
</line>
</par><par>
<line>
se apre*ente *m outro* tipos de polít*cas, é impo*ta*te a**ntar que * polític* *mbiental afeta a
</line>
<line>
todos e não a*enas um segmento e*pecífico.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme M*nza*o (*008), para *ue a
</line>
<line>
participação popular sej* *f*tiva n*s cau**s
</line>
</par><par>
<line>
ambient*is, é p*imordial a disp***bi*ização *e i*forma*ões:
</line>
</par><par>
<line>
El
</line>
<line>
acesso a *a inf**mación r*levante es el e*eme**o fu*d*men*al para permitir una
</line>
</par><par>
<line>
participaci*n re*lm*nt* eficie**e. **n *mbargo, a pesar de* consenso existe*t* * *a
</line>
<line>
*o*a de vin*ular la *ficácia de la parti*ipación a la e*is*ência de um flujo de
</line>
<line>
información *uficiente que garan*isse que los ciu*a*an*s puedan ser c*nscientes de
</line>
<line>
como *ma decisión *uede a*ectar a su* *nteresses, la i*f*rmac*ón a *artir de la **e
</line>
</par><par>
<line>
*uede funsar*e la activi*ad
</line>
<line>
p*r*ic*pativa es, ** mucha
</line>
<line>
o*asiones, *ns*ficiente,
</line>
</par><par>
<line>
dif*cilment* ace*sib*e o senci*lamente incompresible, d* manera
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*l ciudadano
</line>
</par><par>
<line>
d*ja *star em *ondicionas de
</line>
<line>
*artic*par de *an*ra
</line>
<line>
*fecti*a em el pr**ediment* de
</line>
</par><par>
<line>
toma de de*isiones (MANZANO, 2008, p. 1*4-1*5).
</line>
<line>
Assim, p*ra a pa*ticip*ção *opular se* efe*iva é neces*ári* que h*j* a di*p**ib*liza*ã*
</line>
<line>
*e in*ormações, **tr*tanto o que comument* a*ontece, s**undo o *utor, é **e as informações
</line>
<line>
dis*onibiliza*as não são s*ficientes, de di*íci* *cesso ou incompreensíveis para que * ci**dão
</line>
</par><par>
<line>
tenha condi*ões de *articip*r das decisõ*s. Por isso, não é suficient*
</line>
<line>
*p*nas dispo*ibilizar
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmações, mas, si*, dispo*ibilizar informaçõ*s clara*, s*fic*entes e acessíveis ao
</line>
</par><par>
<line>
en*end*ment* de todos.
</line>
<line>
*omo a*ont* Mach*do (2016, p. 34), "quem e*tiver mal info*mado
</line>
</par><par>
<line>
*em por isso es*a*á
</line>
<line>
im*edido de part*ci*ar, mas a
</line>
<line>
qualida*e de su* *a**icipação será
</line>
</par><par>
<line>
prej*dicada. A ignorânc*a ger* apat*a ou inércia dos que ter*am le*itimidade para partic*par".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n* PI, v. 16, n. 4, ar*. 4, p. 6*-82, jul./*go. 2*19
</line>
<line>
www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. F. Gomes, L. *. S. Ceolin
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, se*undo *iorillo (2013), a in*ormação fundamenta* é
</line>
<line>
não
</line>
<line>
apenas *a*a
</line>
</par><par>
<line>
concr*tiza* a partic*pação *opular, mas ta*bém par* efetiva* outro princípio f*ndam*ntal d*
</line>
<line>
Estado de Direit* Ambiental: a ed**ação ambiental. Pa*a o autor, informação e e*ucaç*o
</line>
<line>
am*iental devem ser trabalhadas em conjunto, uma vez que a informação *mbient*l encont*a
</line>
<line>
*espaldo legal nos Arts. 6*, § 3º, * 10 da Po*ítica N*ciona* d* Meio Am**ente e a educa*ão
</line>
<line>
ambien*a* no Art. 22*, § 1, VI, da Constit*ição Federal: "alguns pr**cí*io* do direito
</line>
<line>
amb**ntal constitu*ional s* int*rpenet*am, de modo a estabelecer u*a in*erde*e*dênc*a. [...]
</line>
<line>
* ed*cação ambienta* é efetivada mediante a in**rm*ção ambie*tal, qu* é ex*ressamente
</line>
<line>
ab*açada *ela Con*tit*ição" (*IORILLO, 201*, p. 1*7). Desse mo*o, o *cesso a i*formaçõ*s
</line>
<line>
é con*içã* essencial p*ra q*e aco*t*ça a educação ambiental, e os doi* elementos juntos
</line>
<line>
ess*nci*is para a efeti*ação da participação popu*ar.
</line>
<line>
*ohn (2014) traz alguns p*essupostos gerais *obre a participaç*o *opular. Embor* el*s
</line>
</par><par>
<line>
não tivesse* si*o pensados ex*l*si*ame*t* *ar*
</line>
<line>
políti*as pú*licas ambientais, podem ser
</line>
</par><par>
<line>
mu*to *teis para *ss* discussão, uma vez q** *n**cam o *o*al como *at*r de fo*tale*imento da
</line>
<line>
par**ci*aç** po*ular:
</line>
<line>
a. Uma soc*edad* de*ocrát*ca só é possível via o *aminho da *articipação d*s
</line>
<line>
indivíduos e gru*os socia*s or*ani*ados;
</line>
</par><par>
<line>
b.
</line>
<line>
Não se muda a sociedade apenas co* a participação no plano local, mi*ro,
</line>
</par><par>
<line>
ma* é * partir do pl*no micr* que se
</line>
<line>
*á o pr*cesso de mu**nça e grupos sociais
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizados;
</line>
</par><par>
<line>
c.
</line>
<line>
É n* plano lo*al, especialmente n*m dado território, que se conc*ntram as
</line>
</par><par>
<line>
*n*r*ias e força* soc*ais d* comunidade, *onstitui*d* o poder local onde *correm as
</line>
</par><par>
<line>
exp*riênc*as, ele a fonte do *erdad*ir* c*pi*al s**i**, aquele é
</line>
<line>
que
</line>
<line>
nas*e e se
</line>
</par><par>
<line>
alimenta d* solida*iedade c*m* *alor humano. O local gera c*pital social quando
</line>
<line>
ger* autoc*nf*ança nos indivíduos de uma localidade, para que superem su*s
</line>
<line>
*ificulda*es. G*ra, j*nto, co* a *ol*daried*de, coesão social, forças *man*ipat**ias,
</line>
<line>
fontes *ara m*dan*as e *ransformação *ocial;
</line>
<line>
d. É no territó*i* local que se localizam as in*tituições i*portant*s ** cotid*ano
</line>
<line>
d* vida da população, c*mo as **colas, os ***tos de saúde *tc. M*s o poder loc*l de
</line>
<line>
uma comunidade *ão existe a priori, tem que *er organizado, aden*a*o em função de
</line>
</par><par>
<line>
objetivos q*e respeitem as c*ltur*s e d*versid*des locais,
</line>
<line>
que c*iem laços de
</line>
</par><par>
<line>
pertenciment* * i*e*t*dade sócio-c*ltur** * polí*ica (GOHN, *004, p.
</line>
<line>
24, *rifo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
auto*).
</line>
</par><par>
<line>
Dess*s *uat*o pr*ssupostos, pode-se extrair que part**ipação popular se fortal**e a
</line>
</par><par>
<line>
através de uma sociedade organizada e com enfoque no pla*o *oca*. Pois,
</line>
<line>
como coloca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
autora, embo*a a
</line>
<line>
particip*ção a*enas e* âm**to loca* não mude * soc*eda*e,
</line>
<line>
essa
</line>
</par><par>
<line>
part*ci*ação pode ser u* *gente embrioná*io de uma transformação social m*ior.
</line>
<line>
Além
</line>
</par><par>
</page><line>
d*sso, Gohn (2004) afirma qu* é no p*a** *ocal onde estão con*entrada* as energ*as e força*
</line>
<line>
so*iais da c*muni*ade, pois é onde o*orrem as experiências, a* quais *ão font* de *ap*tal
</line>
<line>
so*ial. E*treta*to, o plano local s* gerará ess* c*pital social na med**a em que ele gerar
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. *, art. *, p. 65-82, jul./a*o. 2**9 www4.fsanet.*om.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fomento do Empreended*r**mo pela Ge*tão Públi*a: Estudo de *a*o do Município de Tietê
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
autoconfian*a dos indivíduos de uma lo*alid*de, quand* **so ac*ntece, gera solidariedade,
</line>
</par><par>
<line>
co*são so*ial, forças emancipatórias, as quais *ão fontes para mudanç*s transf**mações e
</line>
<line>
sociais. Fre*te a isso, su*ge * seguinte questão: como gerar autoconf*a**a nos ind*víduos?
</line>
<line>
*m **tud* sobre o pro*esso *e Orçamento Participativo d* Porto Al*gr* * Be*o
</line>
<line>
Hori*onte demonstrou, em relação à* suas carac**rí*ticas, qu* a participaçã* está
</line>
</par><par>
<line>
"d*re*amente li*a*a à credib*l*d*de do
</line>
<line>
proce*so como forma de delibe**ção *ública. A
</line>
</par><par>
<line>
participação n* OP *umpre o pap** d* ass**u*ar a p*bli*idade *a *orma deliberativa e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*esso públi*o à i*f*rmação e à *elib*ração sobre * distribu*ção de mater*ai*" (AVRITZER,
</line>
</par><par>
<line>
2009, p. 583). Desse mo*o, o autor **irma que a
</line>
<line>
assi*u*dade e número expressi*o de o
</line>
</par><par>
<line>
cid**ãos que partici*am do OP em duas capitais brasileir*s estão re*acion**os ao pod*r
</line>
</par><par>
<line>
delib*rati*o **e lhe são conferi*os, se*do q*e is*o se
</line>
<line>
dá não ap*n*s *través do poder de
</line>
</par><par>
<line>
d*cidir, **s *ambém de ter acesso a informações relacionadas a es*as deliber*çõe*.
</line>
<line>
Entende-se, entã*, q*e o f**o d* p*rmiti* a participação de indivíd*os em reuniões ou
</line>
<line>
audiências pa*a trat*r de assun*o* *o*er*a*e*tais de matéria ambient** por *i só nã* garante
</line>
<line>
*ma partici*ação po*ular e*etiva, pois é ne*essário que seja conferi*o poder d*cisór*o aos
</line>
<line>
membros, além *e um retorno e* relaç*o *s suas *eli***ações. Nesse se*tido, Gohn (20*4)
</line>
<line>
defende q*e a participação "dev* ser ativ* e consid*rar a experiência *e cada cidadão que nela
</line>
</par><par>
<line>
s* ins*re e não
</line>
<line>
os tra*ar co*o
</line>
<line>
corpos a*or*os *er*m enquadrados em estrutura* prévia*, a
</line>
</par><par>
<line>
num model* pragmat*sta" (GOHN, 200*, p. 24). Isto é, os *idadãos devem ser trat*dos como
</line>
</par><par>
<line>
sujeit*s de e*periência* e vivências
</line>
<line>
q*e pode* ser ú*eis para co**ribui* com o proce*so
</line>
</par><par>
<line>
delib*ra**vo e não *penas co*o um simpl*s número compon** uma instituição par**cipativa.
</line>
<line>
Além disso, é necessári* que h*ja um es*ímulo pa*a que os *nd**íduos *ossam se sent*r
</line>
</par><par>
<line>
*ot*va**s a
</line>
<line>
participar e compa*ti*har suas *ivência* em instit*ições par*icipativas da área
</line>
</par><par>
<line>
ambiental. Nesse senti*o, Melo (20**) afirma que a aplic*çã* dos princí*ios da co*unidad*
</line>
</par><par>
<line>
inda*ante1 pode ser u*a op**o int*res*an*e rum* * efetivação da partic**ação popular
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
quest*es ambien*ais n* *edid* em que, p**mei*amente, é criado um context* *ermeado pelo
</line>
</par><par>
<line>
aco*him*nto, *ola*oração e confiança entre os membros, *o
</line>
<line>
qual todo* *ossam senti*-se
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
vo**ad* e m***vados ao di*log*
</line>
<line>
e, principalmente, p*s*am sentir-se sujeito* *tua*tes
</line>
</par><par>
<line>
i**uídos *a capac*d*de de ouvir e ser ouvidos.
</line>
</par><par>
</page><line>
1 Se**ndo *elo (2016, p. 252), os princípios da comu**da*e i*dagan*e ori*i*ar**-se no iníc*o d* déc*da de 7*,
</line>
<line>
a p*rtir de es*u*os sob*e as d*nâmicas de gru**s em ambie*tes comple*os junto ao *avistock Ist*tute of *uman
</line>
<line>
Relation* de *ond*es e Group Dynamics Lab*ratory do MI* *e Boston.
</line>
<line>
Rev. FS*, **resina PI, v. 16, n. 4, art. *, p. 65-82, ju*./ago. 2019 www4.f**net.com.br/*e*i*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. F. Gome*, L. *. S. Ceoli*
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o a au*ora, esse princípi* foi **nstru*do a partir de *studos que apontaram que
</line>
<line>
a ord*m em um sistema social co*pl*xo e turbulento apen*s pode se* *btid* *través de uma
</line>
<line>
*omunidad* ind*gante. E*ses estudos c*ncl*íram * *e*uinte:
</line>
<line>
[...] pa*a fo*mar u*a "comunidade i*dagante" é necessário garant*r um* situ*ção em
</line>
<line>
q*e: a relação dial*gica e aco*hedor* deixe as pe*soas à vont**e; c*m*arti*he-se um
</line>
<line>
qu*d*o de *nter*sses e id*i*s comu*s, su*icientemente amplo pa*a tornar *nofensivas
</line>
</par><par>
<line>
as área* de desaco*d* (que serão depois **fre*tad*s, mas em
</line>
<line>
um c*ima *e
</line>
</par><par>
<line>
cola*oração e de confi*nça recíproca); cada participan*e sinta-se e seja vi*to pelos
</line>
<line>
outros com um coprotagonista (MELO, 2016, p. *52).
</line>
<line>
En*retant*, Melo (2012, p. 16*-16*) afirma que o princi*al obs*áculo dessa
</line>
<line>
metodolog** é "que *udar as formas d* governo impli*a *udar as *ormas de autorida*e qu*
</line>
</par><par>
<line>
dão sustentação a* govern*,
</line>
<line>
ou seja, mudar hábitos profundamen*e radicados r***tivos
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
s*nti*o que o sujei*o tem de si mesmo e dos *u**os". Isso *ode se* *onstata*o, segundo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
auto**, pel* inicial a*it**e de engajamento dos p*rtic*pantes perante a expe*imentaç*o segui*a
</line>
<line>
pe*a atitude de desleix* * ab*ndono das práticas, retornando-os aos antigos hábitos.
</line>
<line>
No âmbito d*s políticas pú*licas para a sustentab*lidade amb*ental, aponta Me*o
</line>
</par><par>
<line>
(20*2), i*so também ac*ntece e, portanto, sendo necessária
</line>
<line>
uma mudança *e hábitos
</line>
</par><par>
<line>
cotidianos dos governos * *os cidadãos:
</line>
</par><par>
<line>
[...] in**iat**as *ue pode* ser mais simples *u a*bici**as, *orém igual*ente
</line>
</par><par>
<line>
nec**sári*s, vi*t* q*e um* me*hor qu*li*a*e de
</line>
<line>
vi*a no planeta envolve ações que
</line>
</par><par>
<line>
vão *esde a parti*ipação *os Summits e *as Confer*ncias internacionais para o *ei*
</line>
<line>
ambiente, até a *eci*ão d* r*du**r as luze* ac*sas no esc*itório *u em casa,
</line>
</par><par>
<line>
*eduzir a temp*ratura d* ar condi*i*nado, optar
</line>
<line>
po* um carro menos e*egant*, *as
</line>
</par><par>
<line>
mais eco*ômico o* mesmo escolher a biciclet*, s*p*rar o li*o,
</line>
<line>
reusar,
</line>
<line>
r*ciclar.
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se de t**ns*ormaç*es *e*essárias em todo* os *íveis, **sde a *ec*são pel*
</line>
<line>
plano energ*tic* *o país, o urbanismo *a cidade, o tra*spor*e us**o para ir ao
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho, a
</line>
<line>
*e*en*a da
</line>
<line>
esco*a, a*é
</line>
<line>
*s escol*as de con*umo e do *emp* livre, q*e
</line>
</par><par>
<line>
podem privilegiar atividades m*is s*udáveis
</line>
<line>
e u* mode*o d* t*rismo
</line>
</par><par>
<line>
a*b*en*alme*te sus*entável (MELO, 2012, p. 165).
</line>
</par><par>
<line>
Verifica-se que quando se fala em muda*ç*s de há*itos, não *e refere ape*as a gran*es
</line>
</par><par>
<line>
mudanças ou acontecimento*, *as tamb*m a atit*des corriq***r*s do dia *ia que devem *
</line>
<line>
virar *ábito, como eco*omizar en*rgia elétrica e separ*r, reduzir * r*ciclar o próprio lixo, que
</line>
</par><par>
<line>
*stão ao
</line>
<line>
alc*nce d* maioria dos indivíduos. P*quen*s e
</line>
<line>
g*an*es atos que devem partir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
todos os níveis, *esde o ci**dã* comum até os alto* escal*es governa*entai*. E*se seria um
</line>
<line>
passo im*orta*te em dir*ção a* pri*cípio da comun**ade *nd*gan*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*si*a, v. 1*, n. 4, ar*. 4, p. 65-82, jul./ago. 2019
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*oment* do Em*reendedor**mo pela G*stã* P**lica: *studo de C*s* d* *unicí*io de **etê
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
Sa*tos e Avritzer (20*9) defende*, a parti* d* seus es*udo*, três tes*s *ara o
</line>
<line>
fortal**imento da *e*oc*aci* participativa:
</line>
<line>
1 - Pelo fortal*c*me*to *a demo*iversid*de: i*plica em reconhe*er que nã* existe
</line>
<line>
m*tivo para rec*nhec*r a*enas uma forma de *emocracia, já que, p**o co*trário, "o
</line>
<line>
multiculturalism* e a* *xper*ências recentes de parti*ipa**o apontam no senti*o da
</line>
</par><par>
<line>
deliberação *ública amplia*a e o adensa*ento
</line>
<line>
d* parti**pação". Os a*tores
</line>
</par><par>
<line>
defendem
</line>
<line>
*ue p*imeiro o
</line>
<line>
e*eme**o im**rtante da democra*ia part*cip*tiva ser*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
"apr*f*ndamen** **s casos nos qua*s o siste*a pol*t*co abre **o de pr*rrogati*as
</line>
<line>
de decisão em favor de instâncias parti*ipativ*s".
</line>
<line>
2 - F*rt**e*imento da articula*ã* contra-hegemônica entre o local e o global;
</line>
<line>
democracias novas e fracas p*ecis*m *o *poio de **o*es democ*át*co*
</line>
<line>
t*a*snacionai*, porém, experiências alternativas locais precis*m ser ex*a*didas para
</line>
<line>
que se aprese*tem como alte*nat**a* ao modelo h*gem*nico: "a passag** do
</line>
<line>
co*t*a-hegemônico do p**n* l*cal p*ra o global é funda*ental *ara o fortale*ime*to
</line>
<line>
da dem*cracia *articipat*va".
</line>
<line>
3 - Amp*iação do *xperimentalismo democrátic* - os au*ores percebe*a* *travé* de
</line>
</par><par>
<line>
suas pesquisa* que as
</line>
<line>
experi*ncias bem-sucedidas se
</line>
<line>
or*gin*ram de
</line>
<line>
novas
</line>
</par><par>
<line>
gram*tic*s s*ciais na* quais o formato *a partici*aç*o fo* sendo adq*ir*do
</line>
<line>
*xperimentalmente: "é ne*ess*rio p*ra a plu*a*ização cultural, racial e d*stribut*va *a
</line>
<line>
dem*c*acia que se mult*pliquem e*perimentos em *odas *ssas direções" (SANTO*;
</line>
<line>
AVRITZER, 2009, *. 77, grifo do a*tor).
</line>
<line>
Sen*o assim, da primei*a tese e*trai-*e que o fo*ta*ecim*nto da democr***a
</line>
<line>
participa*iva po*e dar-se *través de u*a adaptação à realid*de cu*tura* * étnica de *ada g*upo,
</line>
</par><par>
<line>
na qual a
</line>
<line>
democracia *dqu*ra um mode*o *ondiz*nte *o* os *tores *nvolvidos, sendo
</line>
</par><par>
<line>
*e*ineada e constant*mente *daptada de forma a
</line>
<line>
otimi*ar o *rocesso p*rtici*ativo
</line>
</par><par>
<line>
d*mocrático.
</line>
</par><par>
<line>
* segunda t*se
</line>
<line>
dos aut*res vai ao enc*ntro do que Gohn (2004) defend*, na medid*
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
*ue eles afirm*m que os exempl*s bem-sucedidos de democracia participativa
</line>
<line>
lo*al
</line>
</par><par>
<line>
precisam expandir-se
</line>
<line>
pa*a o plano global para que s*rvam de inspiração para o*tras
</line>
</par><par>
<line>
comunida*e* locais, send* i**o um fator importante *umo ao fo*talecimento
</line>
<line>
da d*m*cra**a
</line>
</par><par>
<line>
partic*pat*va.
</line>
</par><par>
<line>
Da ter*eira e última tese d* Santos e Avri*ze* (200*) *ode-*e *o*p***nder que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
nec**sário *d*ptar o formato *e parti*ipaç*o conforme *s *xp**i*ncias em c*da local, i*t* é,
</line>
<line>
*em se*pre u* da*o mode*o vai se* efet**o em *ma dada localidad*, *á *ue **da uma possu*
</line>
<line>
su*s pe**li**idades, suas exp*riências e um *o*ju*to de *nd*víd*os diferentes. D*ssa f*rma,
</line>
<line>
se*d* n*ce*sário ir ada*tando o processo de particip*ção * tais fatores d* modo *ue a
</line>
</par><par>
<line>
preocupação principal seja *er um p*ocesso p*rt*cipativo efetivo sem,
</line>
<line>
n*ce*sariamente,
</line>
</par><par>
<line>
prender-*e a um modelo d*mocrático engessado.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*e*ina PI, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-*2, jul./ago. 2019
</line>
<line>
*w*4.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. F. Gom**, L. P. S. C*ol*n
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
Desse *od*, a par*i* das *on*ribuições traz*d*s p**a o debat* *eór**o, construiu-se *m
</line>
<line>
quadro *ar* *elhor v*suali*ar que *atores são importantes para que haja uma participação
</line>
<line>
popu*ar *fet*** e mais *brangente possíve* n** caus*s *m*ientai*.
</line>
<line>
Qua*ro 1 - Part*cipação efetiva x Pseudo*a*t*ci*ação
</line>
</par><par>
<line>
PARTI*IPAÇÃO EFETIVA
</line>
<line>
PSEUD**ART*C*PAÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Info*mações *laras, *uficientes e acessíveis a* e*tendim*nto d* todos.
</line>
<line>
Info*maç*es i*suf*cientes, de di*íc*l ac*sso ou inc*mpreen*ív*is pela maiori* dos cidadãos.
</line>
</par><par>
<line>
Gr*pos sociais o**anizados;
</line>
<line>
Soc*edade civil aleatória e desorganizada;
</line>
</par><par>
<line>
Local como f**te de valor social e inspira*ão pa*a o *lano glob*l.
</line>
<line>
Desvalorizaç*o e descrenç* do poder de pa*ticipação local;
</line>
</par><par>
<line>
Indivíduos *omo suje*tos d* experiências e vivênc*as;
</line>
<line>
Indivíduos **mo "corpos *mor**s".
</line>
</par><par>
<line>
Criação d* *m ambiente de acolh*mento, colab*raçã* e con*ianç*.
</line>
<line>
Ambiente hos*i* e *nti*ida*or.
</line>
</par><par>
<line>
Indivíduos *om pod*r delibera*ivo.
</line>
<line>
Indivídu*s como n*meros integran*es de u** estrutura participativa **ag*ática.
</line>
</par><par>
<line>
E*tr*turas *emocráticas adaptad*s ao multiculturalismo.
</line>
<line>
*str*tura* democr*ticas rígidas.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab*ra*o *e*a autora (2019), baseado em Manzano (200*), Gohn (*0*4), Melo (20*6), Avr*tzer (2009) e
</line>
<line>
Santos e A*ritzer (*009).
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES F*N*IS
</line>
</par><par>
<line>
** acordo c*m a literatur*
</line>
<line>
mobilizada, a par**r da década de 80, co*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
r*democratização do Brasil, houve uma de*anda maior *ela participa*ão da sociedade *as
</line>
</par><par>
<line>
*ecisões go*ernamen*ais, si*uação ac*n**ada *ela promulgação d*
</line>
<line>
Con*tituição de 198*.
</line>
</par><par>
<line>
*essa forma, incentivando
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*ria*** de div*r*as instituições pa*ticip*tivas, *omo conselhos,
</line>
</par><par>
<line>
organizações não governamentais, orçamentos
</line>
<line>
particip**ivos, etc. Também fr*t* da Carta
</line>
</par><par>
<line>
Ma*na de 88 foi a res*on*abi*id*de comparti*hada entr*
</line>
<line>
estado e s*ciedade pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*servação do mei* ambiente, convencionando um Estado dito Am*ie*tal, * qual exige mais
</line>
<line>
co*sci**cia *cológica, info*maçã* e participação *opula*. Por isso, constitui-se de **ma
</line>
</par><par>
<line>
im*ortân*ia a parti*ipaç*o de cid*dãos nas matérias ambie**ais, vi*to
</line>
<line>
que não é apenas um
</line>
</par><par>
<line>
*ireito, *as ta*bém um d*ver de todos disporem de um meio am*iente sadio e equilibr*do,
</line>
<line>
d*mand*ndo, assim, u*a atua*ão pró-ativa dos cidad*os.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 16, *. *, *rt. 4, p. 65-82, jul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fome*to do Empre*nded*rismo pela Gestão P*blica: Es*udo de Caso *o *uni*ípio *e Tietê
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Verific*u-s* que um *specto primordial é a *isponi*iliza*ão *e info*mação, pois é ela
</line>
<line>
*u* dá sub*ídios pa*a o cid*dão criar um po*icionam**to e *pinar de forma mais co*cisa,
</line>
<line>
porém não é q*alquer ti** de in*ormaçã* *ue i*ter*ssa nesse p**cesso: é * informa**o clar*,
</line>
<line>
sufic**nte e aces*ível a todos.
</line>
<line>
A*ém disso, é * info**ação que inc*n*i*a e mo*ili*a os indivíduos par* que outros
</line>
</par><par>
<line>
aspect*s da participaç*o popular possam
</line>
<line>
acontecer, tais como a organ*z*ção da sociedade
</line>
</par><par>
<line>
civil. *s*o, pois, um primeiro e importante passo *ara u*a **rti*i*a*ão *fe*iv* é
</line>
<line>
que os
</line>
</par><par>
<line>
grupos sociai* e*te*am or*anizados, assim angariando mais força *nt*e indivíduos
</line>
<line>
com os
</line>
</par><par>
<line>
mesmos objetiv*s e aspir**ões. Também é i**ortante qu* a *ocieda*e civil est*ja o*ganizada
</line>
<line>
em *rupos so*iais, **rém mais im*ortan*e ainda é *ue os *id*dãos *ão se*am tratado* como
</line>
</par><par>
<line>
um m**o núme*o a constitu*r
</line>
<line>
uma i*s*ituição participat*va:
</line>
<line>
*le deve *er um c*dadão de
</line>
</par><par>
<line>
expe*i*ncias, fruto de su** vi*ê*cias na *oc*l*dade ond* está inserido, portan*o sendo um
</line>
<line>
conhe**d*r da **a*ida*e das p*lítica* *úblicas, pois é no plano l*cal onde estã* co*centradas
</line>
<line>
as energias e fo*ças socia*s d* comunidade, *oi* é on*e ocorr*m as ex*eriências, as quais sã*
</line>
<line>
fon*e de *apital *ocia*. Porém, o pla*o loc** só ger*rá esse *apita* soci*l *a medida e* qu* ele
</line>
</par><par>
<line>
ger*r
</line>
<line>
autoc*nfiança dos indivíduos de
</line>
<line>
uma local*d*de, **a*do iss*
</line>
<line>
aconte*e,
</line>
<line>
gera
</line>
</par><par>
<line>
sol*dariedade, coesão social, forças emanci*atórias, as q*a*s *ão
</line>
<line>
f*ntes para *udanças
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ransformações sociais.
</line>
</par><par>
<line>
Essa co*fiança é i*st*gada a par*ir do momento em qu* é c*i*do *m ambiente d*
</line>
<line>
ac**h*mento, colabora*ão e confi*nça, no qua* os cidadãos sintam-*e *uvidos. N**se s*ntido,
</line>
<line>
t*mbém é *mp*e**indí*el que os cidadãos receba* *nfo*mações em relação às *u*s
</line>
<line>
d*liberaçõ*s, caso cont*á*io acaba gerando um senti*ento de *esmotivação e desvalorização
</line>
<line>
por *arte d*s participantes.
</line>
</par><par>
<line>
Outro p*n*o qu* deve ser levado
</line>
<line>
*m consideração em *rol de uma *artici**ção
</line>
</par><par>
<line>
popular *feti*a s*o as diferenças *ocioculturais dos *n*ivídu*s que compõem uma instit*ição
</line>
<line>
partic*pativa, pois nem t*d* m*delo dem**rático func*ona em todas as locali*ades. Por isso, *
</line>
<line>
aco*selháv*l que os m*delos sej*m te*tad*s *, caso ne*es*ário, adap*ados para cad* rea*idade
</line>
</par><par>
<line>
local, *on*truindo *m *od*lo democrá*ico condiz*n*e
</line>
<line>
com seus
</line>
<line>
cidadãos a part*r
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
ex*eri*enta*ão, sempre valorizando * *o*hecimento local que *o*e s*rv*r de inspiração para
</line>
<line>
*utr*s instâncias maiores.
</line>
<line>
Por*a*to, a valorizaçã* e * empod*ramento do cidadão através da valori*ação da* sua*
</line>
<line>
experiências vivenci**a* *o l*cal podem constituir-s* *m uma i*port*nte est*atég*a par*
</line>
<line>
inst*gar e prop*rcionar uma pa*ticipação popular efetiv*, o* seja, uma participa*ão baseada na
</line>
<line>
experi*ncia e n*o no pr*gmat*sm*, pois, com* af*r*a Ricci (200* ap*d *OHN, 2004, p. *4):
</line>
<line>
*e*. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-*2, jul./a**. 2019 www*.fsanet.com.br/revi**a
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*. F. Gomes, L. P. *. *e*li*
</line>
<line>
80
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</par><par>
<line>
"o mundo da experiênc*a é * da m*mória coleti*a, ** s*lidariedad*, *quela s*l*dariedade que
</line>
<line>
gera id*ntidade". Enquanto que * pr*gm*tismo "nã* ge*a ex*eriên*i*s porque *efer*-se a
</line>
<line>
ações tópicas, *mediati*ta*, sem profundi*ad*, sem ref*exão".
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊNCIAS
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*VRITZE*, L. In*tituições participati*as e desen*o instituci*nal: algumas cons*deraçõ*s
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www*.fsanet.com.br/r*vist*
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</par><page>
</document><par>
<line>
C. F. Gomes, *. P. S. Ceolin
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
Como Refe*enc*ar este A*tigo, conforme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
GOMES, C. F; CEOLIN, L. P. *. Participação Popula* *m P*lí*icas *úblicas Ambientais: O Desafio
</line>
<line>
da *artici*a*ão Efetiva. *ev. FSA, Teresina, v.16, n. 4, art. 4, *. 6*-82, jul./ago. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos *uto*es
</line>
<line>
C. *. Gomes
</line>
<line>
L. *. S. Ceolin
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncepçã* e pla**jamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) anális* e inter*retação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) *l*bo**ção do r**cu*ho ou *a revisã* crítica do conteúdo.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *a*ticipa*ão na aprovação da v*rsão final do manuscrito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina, v. 16, n. 4, art. 4, p. 65-82, jul./ag*. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)