A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal

Helena Maria Ferreira, Taísa Rita Ragi, Yago Marshal Alves Leandro

Abstract


O presente artigo elege a coesão textual como objeto de estudo. Nesse sentido, o objetivo precípuo deste estudo é discutir o processo de construção da coesividade em textos que pertencem ao hipergênero Histórias em quadrinhos. Para a consecução do objetivo proposto buscou-se desenvolver uma pesquisa teórica acerca do surgimento das histórias em quadrinhos e de suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, buscou-se propor atividades didáticas relacionadas aos gêneros discursivos tiras de humor, charge e meme, com vistas a ilustrar as ocorrências de relações textuais que constituem a organização e os usos das produções multissemióticas e que podem orientar a interpretação e evidenciar projetos de dizer. A partir dos estudos empreendidos, constatou-se a necessidade de se ampliar os estudos acerca dos mecanismos de coesão em textos que conjugam diferentes semioses, uma vez que, em uma perspectiva enunciativa, os recursos constitutivos dos textos apresentam-se em relação com as dimensões linguístico-semióticas e discursivas.

 

Palavras-chave: Coesão textual. Histórias em quadrinhos. Textos multissemióticos. Leitura.

 

ABSTRACT

 

The present article selects textual cohesion as the object of study. In this sense, the main objective of this study is to discuss the process of construction of cohesiveness in texts that belong to the hypergenic comics. In order to achieve the proposed goal, we aim to develop a theoretical research about the emergence of comic books and their contributions to the teaching and learning processes. In addition, we present a proposal of didactic activities related to the discursive genres of humor, cartoon and meme strips, in order to illustrate the occurrences of textual relations that constitute the organization and the uses of the multisemiotic productions and that can guide the interpretation and evidence of projects of tell. Based on the studies carried out, we verified the need to expand the studies about the mechanisms of cohesion in texts that combine different semioses, since, in an enunciative perspective, the constitutive resources of the texts are presented in relation to the linguistic-semiotic and discursive.

 

Keywords: Textual cohesion. Comics. Multisemiotic texts. Reading.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.6.13

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)