Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation

Rafaella Cristina Campos, Gustavo Clemente Valadares, Daniela Meirelles Andrade, Marcelo Antonio Lopes

Abstract


Objetiva-se investigar a temática de empreendedorismo como disciplina a fim de verificar seu impacto na formação docente em cursos de pós-graduação, em administração strictu senso, no Brasil. Opta-se pela metodologia quanti-qualitativa envolvendo a análise documental e a realização de um focus group. A análise dos dados é descritiva-analítica. Conclui-se que, apesar da necessidade emergencial de tratar a formação docente pela ótica do empreendedorismo, os dados deste estudo demonstram que essa ainda é uma abordagem e uma atitude marginal nos programas de pós-graduação de administração strictu senso no Brasil.

 

Palavras Chaves: Empreendedorismo. Formação Docente. Pós-Graduação.

 

 

ABSTRACT

 

The objective is to investigate the subject of entrepreneurship as a discipline in order to verify its impact on Professor´s Formation in post-graduation courses in strictu senso administration in Brazil. It is approached by quantitative-qualitative methodology, involving documentary analysis and the realization of a focus group . Data analysis is descriptive-analytical. It is concluded that, despite the urgent need to treat teacher education from the perspective of entrepreneurship, the data of this study demonstrate that this is still an approach and a marginal attitude in the graduate programs of strictu senso administration in Brazil.

 

Keywords: Entrepreneurship. Professor´s Formation. Graduate school.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.7.9

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