<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 9, art. 3, p. 48-67, set. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.9.3
</line>
</par><par>
<line>
Um Pa*seio ao Longo do Surrealismo
</line>
<line>
A Wa*k *long Surr*al*sm
</line>
</par><par>
<line>
Mar** das Graças Tar**no
</line>
<line>
Pós-Douto*a em Jornali*mo pe*a *niversid*d de Salamanc* *o Ins*ituto de I*ero*méric*
</line>
<line>
D*utora e* Ciência da Informaç*o p*la Universidad* ** Brasília
</line>
<line>
*rofessora (apos*ntada) da U*iversidade *ederal do Piauí
</line>
<line>
E-*ai*: gracatargino@h*tmail.com
</line>
</par><par>
<line>
*nd*reço: Mar** das Gra*as *argino
</line>
<line>
Edit*r-**efe: Dr. To*ny Kerley de Alen*a*
</line>
</par><par>
<line>
Rua Aviad*r Irapuan Ro*ha, n. 2101 Apto. 501
</line>
<line>
R*dri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Bairro Fá*ima, *40*9-518, *eresina - P* Br*s*l.
</line>
</par><par>
<line>
.
</line>
<line>
Artigo r*ceb*do em
</line>
<line>
18/08/2020. *ltima versão
</line>
</par><par>
<line>
recebida em 01/09/2*20. Aprovado em 0*/0*/2*2*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*liad* pel* *istema Triple Re*i*w: Des* Review a)
</line>
<line>
pe*o Editor-**e*e; e b) Double Blind Review
</line>
<line>
(*valia*ã* cega por d**s *val*adores d* área).
</line>
<line>
Revis**: Gramati*al, Norm*tiva e de F*rmat*ção
</line>
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<par>
<line>
Um Pas*eio ao Lo*go do S*rrealism*
</line>
<line>
*9
</line>
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<line>
Surreal*smo para mim é s*nti* v*ntade e não existir n*d* que sac*e aquel* *ontad*
</line>
</par><par>
<line>
(do inexistente), é quer*r toca* * intangível, é explicar cl*ramente * inefável,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
sentir o praze*
</line>
<line>
da dor * a *or do praz*r, é viver o
</line>
<line>
*ont*á*io e *eu contrário *o
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tempo, é ter sau*ades de co*sas *ã* vivid*s, é nascer e morrer a t*do
</line>
<line>
instant*...
</line>
<line>
Lu**us Scar*botol*s Gatt*l*s
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Objetiva-se tra*ar u* panorama sobre * Surrealismo com* t**dê*cia estét*ca de arte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
l*ter*tura com vis*as à renova*ão
</line>
<line>
dos valores vigentes,
</line>
<line>
de or*em *rt*stica, moral, política
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
filos*fica. D* iní*io, apresentam-se seus ante*edentes, co* ênf*se para o D*daísmo, além de
</line>
<line>
instituição, ma*co teóric*, *onceitos e terminologias, obj*t**os * princip**s re*re*e**antes.
</line>
</par><par>
<line>
Exp*ora-se * Surreal*smo na liter*t*ra,
</line>
<line>
nas a*tes plásticas, no teatro e *o *i*ema. Faz-se
</line>
</par><par>
<line>
re*erência ao seu l*g**o *o **ndo da moda, no *niverso da public*da*e e no *ia a dia. E*
</line>
<line>
termos me*odológ*cos, o texto segue a linha de pesquisa qu**itativa: seus po*icionamentos
</line>
<line>
apreendem * c*mplexid*de e as inf*r*a*ões obtidas, sem incorporarem *ecessar*a*ente
</line>
<line>
quantificação, *m diálo*o *ermanente com autores do *amp* analítico, *om* A. Marradi; D.
</line>
<line>
*ordwell; F. B*adley; G. *. A*ga*; *. Tho*p*o*; *. Freud, d*ntr* o**ros. *s re*u*tado* das
</line>
<line>
d*scussões e* t**no dos i*ens ex*lorado* *i*alizam a co*plexidade do Surrealism* e o mais
</line>
<line>
significativo, sua sobrevi*ência ao lado de outras corr*ntes estéticas, reiterando que há
</line>
<line>
*spaço* simultâneos para as m*is distin*as m*nifes*a*ões a*tísticas, haja vista qu*, *té h*je, o
</line>
<line>
surrea* ainda remete *o exótico e ao inusitado. Ao final, as fon**s bibliográficas *m diferentes
</line>
<line>
suport*s.
</line>
<line>
Pala*ras-chave:Surreal*smo. Surrealismo na Literatur*. Surrea*ism* nas Artes Plásticas.
</line>
<line>
Su*realis*o no Teatro. *urrealism* no Ci*ema.
</line>
<line>
A*STRAC*
</line>
<line>
The objective is to dra* a panorama of Surre*li*m as an aesthe*ic trend of art and li*erature in
</line>
<line>
o*der to renew th* current value* of artistic, moral, p**itical and ph*losophical o*der. At first,
</line>
</par><par>
<line>
its backg*o*nd is p*e*ented, with emphasis
</line>
<line>
o* Dadaism,
</line>
<line>
i* addition to its in*tit*t**n,
</line>
</par><par>
<line>
theoretical f*amewo*k,
</line>
<line>
concept* and ter*inologies, objectives *nd *a*n re*resentat*ves.
</line>
</par><par>
<line>
Surrealism i* ex*lore* in literatu*e, p*asti* arts, the*te* and cinema. Refe**nce is ma** to his
</line>
</par><par>
<line>
legacy i* t*e world of f*shi*n, i*
</line>
<line>
*he world of adver*i*ing
</line>
<line>
and in
</line>
<line>
everyday life. I*
</line>
</par><par>
<line>
methodolog*cal terms, the *ext foll*ws the line *f q*ali*ative *esearch: its p*sitio*s capture the
</line>
<line>
compl*xity *nd *he i*formation o*tained, *itho*t *ecessarily *n*or*o*atin* quantifi*ation, in
</line>
<line>
p*rmanen* dialogue *ith authors from the an*lytical fi*ld, such a* A. Marradi; D. Bordwell;
</line>
<line>
F. B**dley; G. C. Arga*; K. Thomps*n; S. Freud, among others. The results of *he discuss*ons
</line>
<line>
ar**nd *he items explo*ed sign** *he com*lexity o* Surrealism and it* surv*v*l along*i*e o*her
</line>
</par><par>
<line>
*esth*t*c currents, reiterating that the*e
</line>
<line>
are simultan**us spaces for the *ost distinc* art*stic
</line>
</par><par>
<line>
m**i*estations, *iven that *ven today, the su*re*l still refers to the exoti* and *he unus*al. At
</line>
<line>
the end, *he bibliog**phic so*rces in d*ffere*t supports.
</line>
<line>
Keywords: Surrealis*. Surre**ism in Liter*ture. S*r***l*s* in Pl*s*ic Art*. Surrealism *n th*
</line>
<line>
Th**ter. Surrea*ism in Cinema.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 9, *rt. 3, p. 48-67, set. 2020
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. G. Targino
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*U*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
*ece*to, a psicol*gi* da a*r**dizagem em seu *e*mento que estuda a fo*mação do
</line>
</par><par>
<line>
conceito - co*ce*t* do conc*ito *eixa evid**te *u* fatos e fen*m*nos variam -
</line>
<line>
em sua
</line>
</par><par>
<line>
c*nce**** *anto em *elação ao repertório c*gnitivo quanto à experiência de cada i**ivíduo.
</line>
<line>
Ist* *, s* o que de*ermina o *en*ido *a* *alavr*s * uma con**nção oriun*a de certo coletivo,
</line>
<line>
ta* convenção **ri* a* sab*r das circunstânc*as e da rea*idad* societal, ma*, *m qualquer
</line>
<line>
c*so, o signifi*ado nunca é *efi*it*v* e é *esponsabilida** c*ntral do indiv*d** em sua
</line>
</par><par>
<line>
u*icid*de. E*olui, tr*nsmu**-s* e até desap**ece,
</line>
<line>
co**irmando a fluidez do* termos.
</line>
</par><par>
<line>
*nc*rporado à *inguagem coloq*ial, as acep*ões mais com*n* do *erm* - conceit* - estã*
</line>
</par><par>
<line>
sempre relac**n**as à açã* de os indivíduos e*press*rem *ensamento*, ideia* o*
</line>
<line>
op**iões
</line>
</par><par>
<line>
*iante de objetos, fato* e fe*ômenos que os c*r*und*m.
</line>
</par><par>
<line>
O co**eito, visto *om mai** prof**didade e *e*tr* d* prisma filosófico d* busca para
</line>
<line>
as ind**a*ões i*bu*das *os *bjetos e nos *en*me*os da n*tur***, é a repre*entação de*ses
</line>
<line>
*bjetos e fenômenos por meio das característic*s ger*is. Por exemplo, o conceito do
</line>
<line>
S*rrealismo pressupõe, *e imediato, o reconhec*mento da *oderna escola de a*te * *iterat*r*,
</line>
<line>
inici*da em 19*4 por And*é B*e*o* (1896-*966), escr*tor *r*ncês. *ua característi*a central é
</line>
<line>
o de*prez* *iant* *e *ons**uções r*f*etidas / *ensadas / idealiz*da* ou d* en*adea*en*os
</line>
<line>
lógicos, que correspondem à at*vaç** s*stemática do in*o*sciente e ** irracional, do so*ho e
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
esta*os mórbidos,
</line>
<line>
val**do-se, co* fr*q*ênci*, dos pri*cí*i*s psica*alíticos. Sua meta,
</line>
</par><par>
<line>
*m últim* *nstânc**, visa * renovação *o* valores *rtísticos, *orais, pol*ti*os e filos*ficos.
</line>
<line>
É p*ecis* l*m*rar, como * faz Marrad* (2012), *ue todos os conceitos de conce*tos
</line>
<line>
deixam s*mp*e a i*pre*são de que *lgo fo* supr*mido, distorcido ou demasiadament*
</line>
</par><par>
<line>
s*mplificado. A*esar
</line>
<line>
de constitu*rem, de**e a An*iguidade, tópic* de
</line>
<line>
g*ande i**eresse no
</line>
</par><par>
<line>
âmbito d* fil*sofia a**stotélica e, *osteriorm*nte, na
</line>
<line>
psicolo*i*, os conceito* apr*s**tam
</line>
</par><par>
<line>
gran*e controvérsia, ta*to pela dif*renc*aç*o ex*stente entre *s co**tiv*dades e os indiv*duos,
</line>
<line>
qu*nto p*las pa*a**as que resultam de sua derivação. Por exempl*, quando, em *ez de ado*ar
</line>
<line>
o t*rmo Surre*l*smo, *dota-se o a*jetivo *ur*eal (D**IO. D*cionário on*ine d* po**uguês,
</line>
<line>
*0*0, não pagi*ad*), este se refere àquilo "que existe no contexto d* *o*hos, da ima*i*ação;
</line>
</par><par>
<line>
*ncompatível com as
</line>
<line>
*eis da razão, d* teor
</line>
<line>
*b*urd*, *l*gico. Que pode pr**oc*r
</line>
<line>
estranh**a.
</line>
</par><par>
<line>
*el*t*vo a algo *ont*a*itó*io, di*ergente, *ncoer*nte." Como substantivo, *urreal indica
</line>
<line>
"*
</line>
</par><par>
<line>
que tran*cende a reali*ade, ultra*assa o re*l, exist**cial, prático [...] Re*ult*do
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
compr*ensão de uma real*dade a parti* dos so**os ou da ação do inconsciente."
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 9, art. *, *. 48-67, *et. 2*20 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Pa*seio a* Longo do Surrealismo
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
Assim, as dif*cul*ad*s de *e de*inir con*eito relacionam-**,
</line>
<line>
em pr***iro lug*r, à
</line>
</par><par>
<line>
ampla vari**ad* de fenômeno* que podem se* categorizados *omo conceitos. E *ais, a busca
</line>
</par><par>
<line>
*e atr*butos comuns à *uantidad* ext*aordinária *e fenômeno* é desencorajad*ra. Além
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ser *rrisório o número de *tribut*s, s** ap*icabil*da*e a toda gama d* ent*dades abrangidas é
</line>
<line>
**ase sempre incerta, b*m c*mo também é incerta a com*reens*o que ofe*ec*m a respeito da
</line>
</par><par>
<line>
*at*reza essencial dos conceitos. Ou*ro
</line>
<line>
ele*ent*
</line>
<line>
q*e ace**ua a di*c*rd*a nos estudo* *o
</line>
</par><par>
<line>
conceito do
</line>
<line>
conceit* é o *ato
</line>
<line>
de as
</line>
<line>
diferenças e*t*e
</line>
<line>
as entidades serem s**n*f*cativas,
</line>
</par><par>
<line>
a**umind* relevância mu*to *aior do q*e as semelh*nças.
</line>
<line>
*e fato, cada pessoa, por processo de aprendizagem essenc*al*ente *ndivi*u*l, chega
</line>
<line>
a* pr*prio conceito ace*ca do Su**ealismo e do que n*m*ia com* surreal. Isso *em inviabi*iza
</line>
<line>
co*portame*to consensual nem *amp*u*o o *elineament* d*s caract*rísticas relevantes *ara
</line>
<line>
as concepções do Sur*ea*ism* ou *o surreal.
</line>
</par><par>
<line>
D*ante do ex*osto,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
paper
</line>
<line>
objetiva traça*
</line>
<line>
um p*norama sobre Surre*li*mo como o
</line>
</par><par>
<line>
t*nd*ncia estética de arte e lit*ratur* com vistas à renovação dos valores *igentes de ord*m
</line>
</par><par>
<line>
*rt*stica,
</line>
<line>
moral, polí*ic* e filosóf*ca. *ara tanto, de in*cio, a**e**ntam-se seus antecedentes,
</line>
</par><par>
<line>
c*m ênfase para o D*daísmo, além de instituição, mar*o t*órico, co*ceitos e terminologias,
</line>
<line>
objetiv*s e prin*ipa*s repre**nta*tes. No mo*e*to segu*nt*, dis*orre-se sob*e o Surr*a*is*o
</line>
</par><par>
<line>
na *iteratura, nas
</line>
<line>
ar*es
</line>
<line>
plásticas, no *eatro e no cinema. A seguir, f*z-*e re*erênci* ao s*u
</line>
</par><par>
<line>
leg*do no mun*o da moda, *o *niverso da publicidade e no dia a *ia. *m *erm*s
</line>
</par><par>
<line>
metodológico*,
</line>
<line>
o texto
</line>
<line>
segue * li*h* de
</line>
<line>
*esq*isa **al*tativa: se*s
</line>
<line>
po*icionamentos
</line>
</par><par>
<line>
apre*ndem a complexidade e as **formaçõe* obtidas, sem in*orp***rem nece*sa*iamente
</line>
<line>
quantific*ção, em d*álogo perm*nen*e co* au*ores do *ampo *nalítico, como A. Ma*radi; D.
</line>
<line>
Bordwell; F. Bra*ley; G. C. A*gan; K. T*ompson; S. Freud, dentre *utros. Os resultados das
</line>
<line>
disc*ssões em t*rno dos itens expl*rados sinali*am a *omp*exi*ade do Surr**lismo e, em
</line>
</par><par>
<line>
espe*ial, sua sobrevivência a* lado de out**s co*rentes e*téticas, re*te*ando qu*
</line>
<line>
há espa*os
</line>
</par><par>
<line>
simultâneos para *s mais distinta* manif*s**çõ*s ar*ísti**s, não importa se, n* cot**iano, o
</line>
</par><par>
<line>
surreal ainda remeta ao exótic* e
</line>
<line>
ao inusitado. Segu*m as
</line>
<line>
conside*ações fina*s e as fontes
</line>
</par><par>
<line>
b*b*iográfic*s em d**erent*s *uport*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 9, *r*. *, *. *8-67, s*t. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. G. Targino
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
2 REFE*ENCI*L *EÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Surrealismo e a*te*edentes: *ad**smo * Merz
</line>
</par><par>
<line>
Esgotados com o ter*or ca*s*do pela I Guerra Mundi*l (1914-*918), i*telectuais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a*ti**as ad*rem *o Dadaísmo ou Dadá como protesto por pa*te de *uem não pode m*is con*iar
</line>
<line>
na razão e n* *rd*m estabelecid*. Movimento de pr*testo nas artes, iniciado em *916, p** um
</line>
<line>
grupo de pintores e poetas, *m *uri*ue, Suí*a, ainda em plena Guerra, o *adá se est*nde para
</line>
</par><par>
<line>
outros
</line>
<line>
paí**s da Europa, *omo França e Alemanha, além de alcança* os Estados Unidos da
</line>
</par><par>
<line>
Améri*a, EUA. Os dadaístas reage* àquilo que, para eles, re*resen*a sinônimo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*b*o***cên*ia n* arte e na *iteratura e, portanto, é responsável pelos males q*e g*rminam na
</line>
</par><par>
<line>
sociedade. Co* su*s criações, visam chocar o gra**e públi** * *r*vocá-l*
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
ob*as
</line>
</par><par>
<line>
ofensivas, **ntre as qu*is estã* escrit*s o*scenos, peças s*tíricas de cabaré, recit*is de p*es*a
</line>
<line>
e exposições de *rte inju*i*sas (CA*FIELD, 1993).
</line>
</par><par>
<line>
Uma n*ite típica dadaísta assombra os desa*isad*s: poe*as dec*ama*do nonsense,
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
seja, re*or*endo a palavras e tex*os em linguagem ininteli*íve*, *ncoerente e *em s*ntid*;
</line>
</par><par>
<line>
ou*r*s *ati*d*,
</line>
<line>
uivando, berr*ndo; oradores **sulta*do a
</line>
<line>
**ateia; dança*inos com t*ajes
</line>
</par><par>
<line>
absurdos; u*a menin* vesti*a com trajes de Primeira Com*n**o a recita* poesi*s obscen*s e
</line>
<line>
as*i* sucessivamente.
</line>
<line>
À frente de t*do ***o, alguns representa*tes se sobressaem. Ma*c*l Ducham* (1887-
</line>
<line>
19*8), pint*r, **cu*tor e poe*a franc*s, cidadão dos *UA a p***ir de 19*5, ganha espaço, a tal
</line>
</par><par>
<line>
*onto que * visto como ícon* do
</line>
<line>
mov*m**to conceitual do *adaís*o *recursor do rea*y- e
</line>
</par><par>
<line>
made. *rata-se de *xpressão por ele c*iada para designar uma obra *e arte resultante de um ou
</line>
<line>
ma*s utensílios de *so coti*iano e p*odu*idos em massa. S*leci*n*dos sem c*itérios estéticos
</line>
</par><par>
<line>
rí*i*os, pass*m a co*po* obras artística* expostas em espaço*
</line>
<line>
espec*alizado*, a e*emplo de
</line>
</par><par>
<line>
galerias e mus*us. Dentr* os re*d*-made de D*champ, *est*que para uma bicicleta *o*re *m
</line>
<line>
banquin*o e um *rinol *e louça com a assinatura d* um *maginário R. *u*t, Fig*ra 1.
</line>
<line>
O se*un*o re*resentante do Dada*smo é o franco-alem*o Hans Peter Wi*hem Arp
</line>
</par><par>
<line>
(1886-1966), *ue imprime ine*i*ismo à colagem l*vre. Por acas*, apó* rasgar um
</line>
<line>
p*pel
</line>
</par><par>
<line>
q**lquer, teve o insight de un*r seus peda*os ale**oria*ente por meio d* colagem, busca*do
</line>
<line>
beleza em cada peça por ele trab*lhada. Apesar de *depto do Dadaísmo desde 1920, rompe
</line>
</par><par>
<line>
com o movim**to e* *931
</line>
<line>
para instituir ass*ci**ão de *intores e escultores nomeada a
</line>
</par><par>
</page><line>
"Abstração-Criação", em Paris, para esti*ul*r * cri*tividade na es*e*a da arte a*str*ta.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-*7, set. 2020 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U* P*s*eio ao Long* do *urrealismo
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 1 - Marcel Du**amp: read*-m*de
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:
</line>
<line>
ht*p://qua**osdecorativos.net/o*r*s-de-marcel-duchamp
</line>
</par><par>
<line>
Os pri*cip*is traços do estilo Hans Ar* (Figu*a 2) apon*am, além *o uso constante de
</line>
<line>
colagens e grafismos em relevo; tendência à abstraç*o geométrica; uso de *écnica* e m*teria*s
</line>
<line>
**ri*dos, *omo madeira, tela, bronze e mármore, *em co*tar a tendê*cia *na*a *e representar
</line>
<line>
objetos do dia * dia *m *on*exto **ci*l e histórico.
</line>
<line>
*igur* * - Hans Pe*er Wilhe* Ar*: colag*m casual
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:
</line>
<line>
https://ww*.g**gle.com/search?q=H*ns+P*ter+Wilhem+*rp:+colagem+casual
</line>
</par><par>
<line>
Bem pró*im* ao *adaísmo, surge o movime*to Merz, im*ulsionado *elo alemão Kurt
</line>
<line>
Schwitters (188*-1948). *e iníc*o, au*or de poemas e* *stilo ne*rro*ântico e pinto* ao estilo
</line>
</par><par>
<line>
dos na*uralistas, ad*ante, de*cobre a p**sia fantá*tica de August Stram*, as te*ri*s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina PI, v. 17, n. 9, a*t. 3, p. 48-6*, *et. 20*0 www4.f**net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Tar*in*
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
Ma*ine*ti e * liberdad* can*ada dos dadaís*as, o *ue o motiva a ro*pe* com qualquer ve*tente
</line>
<line>
tra*icional. Suas *r*meiras pintur*s abstratas e seus p*emas p*rodiando o esti*o expressionista
</line>
<line>
de **ramm da*am de **17.
</line>
<line>
O movime*to Me*z, de *orma i*direta, é um* ext*nsã* do Dadaísmo, embora
</line>
</par><par>
<line>
S*h*itt*rs s* *pres*e e* neg*r. Afirma qu* sua*
</line>
<line>
obras **o se
</line>
<line>
en*uadram nos a*quéti*os
</line>
</par><par>
<line>
da*a**tas. Reitera, com f***uênc*a, que o voc**ulo não pos*ui nenhum signific*do esp*ci*l:
</line>
</par><par>
<line>
*urge de *m* *olagem su* na qual a p*lavra Merz (*igura
</line>
<line>
3) aparece, eventualmen*e, num
</line>
</par><par>
<line>
r*corte de a**ncio d* um* agência bancária. S*us tr*balh*s de então res*lt*m da colagem de
</line>
</par><par>
<line>
dif*rentes materiais * *bjetos que ele colh*a
</line>
<line>
pessoa*mente *as ruas, co*o
</line>
<line>
botões, passag*ns
</line>
</par><par>
<line>
de bonde, tira* *e papel e/ou de m*deir*, c**os d* o*j**os, r*cor*** de jornais, dejet*s, restos
</line>
<line>
et cetera, sob o p**texto de ser urg*nte revisita* a socieda*e, arrui*ada pela I Gu*rra Mundial,
</line>
<line>
por meio da re*iclagem do li** da sociedade industri*l para reestruturá-lo art*sti**mente.
</line>
<line>
F*gura 3 - Kurt Schwitte*s: Merz
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:
</line>
<line>
https://www.go*gle.com/search?q=*urt+*chwitt*rs+merz
</line>
</par><par>
<line>
A esse re*p**to, segundo M*cchi (2009, não
</line>
<line>
paginad*), K. Schwitters afirma: "o
</line>
</par><par>
<line>
material utilizado é irrel*v*nte; o essencial * a forma. Por is** u*il*zo qu**quer material,
</line>
<line>
contan*o q*e a obra exija. " Talvez seu di*tanc*amento do Da*aísmo r*c*rra desta diferença: o
</line>
<line>
irracio*al*smo e a aleato*ie*a*e dadaíst*s não são acei**s por e**, e* sua condição *e artista
</line>
<line>
plástico, poeta, *i*tor * escul**r, a quem interessa obter algo co* res*ltado *stét*co e be**.
</line>
</par><par>
<line>
O *nteressante é que o movimento Dadá se f*z *resente a*é
</line>
<line>
os di*s *e hoje, em
</line>
</par><par>
<line>
*f*cinas de l*itura e escr*ta de form* tão simpl*s que alguns educador*s nã* ***confiam *ue a
</line>
</par><par>
<line>
técnica u*ada
</line>
<line>
*on*orma-se como prática d*daíst* *u como
</line>
<line>
volta ao
</line>
<line>
primitivismo *nfantil, na
</line>
</par><par>
</page><line>
acepção de exe**ício de *riativ**a*e. *or exemplo, ba*ta segui* o rote*r*: (1) p*g*e um jorn**
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 9, art. 3, p. *8-67, set. 2020 www4.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um *a*se*o ao Longo do Surr*a*ismo
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
ou u*a revista; (2) pe**e uma te*oura; (3) es***ha no jornal / n* r**ist* *m ar*igo do tamanho
</line>
<line>
qu* vo*ê deseja dar *o poema; (4) recor*e algumas palavras que for**m o arti*o * col*qu*-as
</line>
<line>
num saco; (5) misture e tire, em *eguida, cada pedaço, um após o outr*; (6) *opie,
</line>
<line>
cons*ientement*, na ordem em que *ão retirada* *o saco; (7) o poema s* parecerá com voc*.
</line>
<line>
E e*-lo co*o escrito infinitamente orig*n*l.
</line>
<line>
Com a renovação inevitável das artes, *m 1922, * Dadá se dissol*e, **bora nenhum
</line>
</par><par>
<line>
mo*im*nto de**p*reça do
</line>
<line>
un*verso hu*ano sem dei*ar
</line>
<line>
algu* *ega*o, *omo o exercíc*o
</line>
</par><par>
<line>
de*cr*to no parágrafo ant**ior e na colagem qu* perdura para sem*re. Acredita-s* que o ma*or
</line>
</par><par>
<line>
*em deixado
</line>
<line>
p*r ess* movimento estét*co *esuma-se na "arte
</line>
<line>
de fazer da
</line>
<line>
ar*e" menos *m
</line>
</par><par>
<line>
exercício intelectual e mais uma incursão n* un*ve*so imprevisível. Eis uma herança infinda!
</line>
<line>
2.2 *urrealism*: origem, **ncepção e objetivos
</line>
<line>
A orig*m d* termo Surreal*s*o [Do f*an*ês surréa*isme] se *á, em 1917, por
</line>
<line>
i*i*iativa do **alia*o com nacio*alidade fr*n*esa Gu*lla*me Apollinaire (1*80-1918), com *
</line>
</par><par>
<line>
pretensão d* des*rever o
</line>
<line>
balé Parade, de Jean [Maurice Eugèn* Clé*ent] Cocteau (1889-
</line>
</par><par>
<line>
1963), poeta, cineasta, design*r, dramatu*g*, ator e en*e*ador de t*atro francês *, ainda, faze*
</line>
<line>
*lusão à p*ç* "As ma*as de Tirésia*", do próprio Ap*llinair*. Segundo ele, sua peça é fiel
</line>
<line>
p*ecursora do Surre*lis*o. A*esar de morrer de gri*e espan*ol*, pr*co*emente, aos 38 anos,
</line>
</par><par>
<line>
Apollinai*e, *om* escrito* e crítico de
</line>
<line>
arte, chega * exe*cer *a*el important* co*o ativis*a
</line>
</par><par>
<line>
vangu**dista do *n*cio do sécul* XX, mormente em 1924, Pa**s, quando, em t*rmos oficiais,
</line>
<line>
*merge * Sur*ealismo. Este designa, desd* e*tão, o q*e ex*rapola o reali*mo, o *ue justifica
</line>
</par><par>
<line>
*utras **sig*a***s:
</line>
<line>
sup*r-re*l*smo e *uprarrealismo pa*a dema*car a distância tanto
</line>
<line>
quanto
</line>
</par><par>
<line>
possível do con*role *on*ciente (NADEAU, 1*87).
</line>
</par><par>
<line>
Naqu*la ocas*ão, A*ol*inaire
</line>
<line>
torna-se impo*tante
</line>
<line>
*or sua poesia sem pontuação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gráfica, al*m
</line>
<line>
de ser
</line>
<line>
autor de manifestos bas*lare* *ara
</line>
<line>
os movimentos artísticos e *iterários
</line>
</par><par>
<line>
franceses
</line>
<line>
que então surgem, a exemplo do C*bismo, arte van*uardi*ta
</line>
<line>
c*ract**iz*da p**
</line>
</par><par>
<line>
formas g*ométrica*
</line>
<line>
que retratam a natureza. O Cubismo foi fundado pelo imorta* pintor,
</line>
</par><par>
<line>
escul**r, cen*grafo, poeta e d*amaturgo espanhol Pablo Picasso (*881-19**), que viveu p*rte
</line>
<line>
d* sua vi** em Pa*is e, também, por Geor*es Braque (188*-1963), pintor e escultor francê*.
</line>
<line>
**mo antevist*, * Surrealismo objetiva ir a*é* dos li*ites da i*ag*nação impostos
</line>
</par><par>
<line>
pelo pen*amento burguês sua tradição lógi*a e por ide*is ar**sticos e
</line>
<line>
em vigo* desde
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Renascimento / Renascenç* / Renascent*smo. A esse respeito, * vital retomar q*e e**e período
</line>
</par><par>
<line>
da hi*tória
</line>
<line>
do continente e*ropeu, *eado*
</line>
<line>
do séc*lo XIV e final do século X*I (*liás,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-67, set. 2020
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. G. *argino
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
cronologi* nã* *onsensua*) de*igna mudan*as sig*ificativas na sociedade, c*l*ur*, econo*ia,
</line>
<line>
*olítica e re*igião. Nomeia a tra**içã* d* feudalism* par* o capitalis*o e relega as estrutur*s
</line>
</par><par>
<line>
me*ievais. Mesmo *ssim, o *e*mo em sua
</line>
<line>
variação é qu*se s*mpre adotado para relatar os
</line>
</par><par>
<line>
e*eito* re*ascenti*tas na arte, n* literatura, na *il*sof*a e nas ciên*ia*.
</line>
</par><par>
<line>
A*gan (1*92) e Strickland e Boswell (200*) ap*ego*m a
</line>
<line>
ev*l*ção
</line>
<line>
do S*rrealismo,
</line>
</par><par>
<line>
q*ando o mai*r teóric*, p*incipal lí**r e mentor dess* linha estética, o me*cionado es*rit** /
</line>
</par><par>
<line>
poeta francês André Bret*n divulg*, *m 1924, Man*f*st* du Surr*a*ism* o
</line>
<line>
e, adiante,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
19*0, o segundo Manifesto. Enquanto o prime*ro t*az ao mundo uma nova for** *e vi*uali*ar
</line>
</par><par>
<line>
a arte, o segun*o, *or *ua vez, discorre sobre
</line>
<line>
os acontecimentos advi*d*s da edição do
</line>
</par><par>
<line>
Manifesto ant*rior e sobre * posi*ão p*lítica e os princípios su*reali*tas, e*pondo as
</line>
<line>
*issid*ncias surg*das ** inte*ior do p*ó*ri* g*upo.
</line>
</par><par>
<line>
Em *942, o *urre*lismo inicia sua inter**ciona*i*ação, com a
</line>
<line>
cri*ção da
</line>
<line>
"Re*ista
</line>
</par><par>
<line>
VVV", edi*ada em Nova *ork, entre 1942 e 1944. Os sur*ealist*s bu*cam alca*çar o p*te*cial
</line>
<line>
psíq*ico do ser human*. Adotam postura revol*cion*ria. Opõ*m-se à decadênci* da cultura e,
</line>
</par><par>
<line>
sobretudo, ao *onsumi**o exa*erb*do. Como meta a
</line>
<line>
cen**al é a ampliação do repertório
</line>
</par><par>
<line>
c*gniti*o *os pares, Breton investe ** automatismo
</line>
<line>
*omo o primeiro passo para alcançá-la.
</line>
</par><par>
<line>
Tal téc*ica prima p**a perfeita int*gr**ão do pensamento * de sua express*o, *e m*do
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*on*uzir * esp*nta*eidade * ao ac**o, element*s
</line>
<line>
*ro*ícios a inovaç*es. *or m*io
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
automat*smo, o
</line>
<line>
homem elimina o pens*mento tradi*ional * apego ao con*u*ismo e, e
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
oposição, segue o *a*inho do mistério e da *e*ovação. *m vez de ad*strado e r*prim**o,
</line>
</par><par>
<line>
re*or*e ao *o**o como válvula de
</line>
<line>
e*cape. Para Sigmund *reud (1856-193*), "o pai
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*sicanális*" * responsável pela revoluç*o no e*tudo *a ment* huma*a, o sonho "não é nada
</line>
<line>
m*i* do que a conti**ação do pen*am*nto durante o *sta*o *e vi**lia" (19*7, p. 218).
</line>
</par><par>
<line>
Quer dizer, não
</line>
<line>
obstante co*rentes difus*s e cer*o *l*ma
</line>
<line>
de tensão den*ro d* *ró*rio
</line>
</par><par>
<line>
movimento, descrito em detal*es
</line>
<line>
por Bradley (19*9), o certo é que o S**reali*mo marca
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pe*sa*ento humano, tr*zend* consig* nova concepção d* mu*do e do homem, al*m de
</line>
<line>
m**açõ*s no proc*sso artís*ico, c** for*e influência da* teorias psica**líticas fr*udianas, com
</line>
<line>
o intuito de asseg*rar o p*pe* do in*onsciente *a at*vidade cria*iva e, portan*o, a capacidade
</line>
</par><par>
<line>
con*raditór*a, ilóg*ca, **coerente e diver*en** do ho*em, uma vez que a **te
</line>
<line>
parecia es*ar
</line>
</par><par>
<line>
sendo destruída pe*o raci*nalismo.
</line>
</par><par>
<line>
*o apreender *al possib*lidade de *omunicação *ntre *st*do de
</line>
<line>
*igília * son**s,
</line>
</par><par>
<line>
Br*t*n a*redita qu*
</line>
<line>
os s *nhos
</line>
<line>
são capa*es de suprir
</line>
<line>
explicações para a vida coti*iana,
</line>
</par><par>
</page><line>
*nclusive em suas chances de pr*zer, ***a vista que co*stituem a concretização disfarçada de
</line>
<line>
desejos reprimidos *u não reconh*cido* cons*i*nt*mente. Por meio *e sonhos e d* exerc**io
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina, *. 17, n. 9, art. 3, p. 48-67, set. 2020 ww*4.fsa*et.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Passeio ao Lo*go do *urrealism*
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
*a imaginação, o homem é *apaz de alcan*ar a *nifi*ação entre mundo e*t*rior e interior,
</line>
<line>
fazen*o eme*gir uma supr*rrealidade (D**S, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Indo além, com o iníci* *a
</line>
<line>
II *uerra Mund*al (1*39 a 1945), *s surreali*tas se
</line>
</par><par>
<line>
espalha* p*r difer*nt*s territórios * mov*me*t* ch*ga ao fim, po*s as diver*ên*ias *ntre o
</line>
<line>
*eu* m*mbros em tempos de turbulência parec*m i**ran*p*níveis e próxima* do anarqu*smo.
</line>
<line>
De q*alquer forma, o Surrealismo é reconhecido co*o movimento artíst*co e literário e,
</line>
<line>
so*retudo, van*u*rdi*t*, junto a outros q** vir*am * def*nir o moderni*mo n* períod* *ntre as
</line>
</par><par>
<line>
**a*
</line>
<line>
Grandes Guerras, utilizando-se o conceito - de vanguar** - como a form* de at*ação
</line>
</par><par>
<line>
as*entada no níve* de esclar*ci*ent* * combati*idade da* *arcelas mais conscientes de *ma
</line>
<line>
classe ou grupo *ocial.
</line>
<line>
No campo da lit*rat*r*, os surre*listas mais conhecidos são o C**d* de Lau*réam**t e
</line>
<line>
Rimbau*; nas a*tes plásticas, a*** do *róprio *re*on, des*acam-se Joan Mi*ó [i Fe**à],
</line>
<line>
Salvad*r Dalí e René Ma*rit**; Ant*n*n Ar*aud e Jean Cocteau, no teatro; Luis B*ñue*, no
</line>
<line>
*in*ma. Reit**a-** q*e, para Bradley (19*9, p. 7), o Surrealism* n** * u* e*tilo e, s*m, um
</line>
<line>
"[...] gri*o da mente que se vol*a para si mesm*", cu*os objetivos são assim sintetiz*dos:
</line>
<line>
1. Resolver as con*radições entre *o*ho * realidade.
</line>
</par><par>
<line>
2. D*sprezar construç*es refletid*s e enc*deamento* *ógicos para pr*o*izar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inc*nsciente e * *r*acional, o so*ho e os esta*os m*r*id*s na
</line>
<line>
ativi**de cria*iva, em
</line>
</par><par>
<line>
fl*gr*nte influênc*a da psic*nál*se.
</line>
</par><par>
<line>
3. *s
</line>
<line>
obras s*rrealistas "[...]
</line>
<line>
vão da sereni*ade do sonh* à inquietaçã* do* pesade*os."
</line>
</par><par>
<line>
(O LIVRO da ar*e sécu*o XX, 19*9, p. *13).
</line>
</par><par>
<line>
* ANÁLI*ES E DISC**SÕES
</line>
<line>
3.1 S*rrealismo n* literatura, nas artes pl*st*cas, no te*tro, no *inema
</line>
<line>
* Sur*ealismo "c*nsi*te no culti*o e n* prát*c* de c*m**ic*r o in*o**cie*te
</line>
<line>
utiliz**do-*e da escrita, da pintu*a, *a escult**a e de o*tros m**os", segundo palavras *psis
</line>
<line>
litte*is de Bradl*y (1999, p. 54). Esta s*ção **ata do Surrealismo tanto na literat*ra **anto nas
</line>
<line>
artes p*ástic*s, no teat*o e no cinema.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 9, a**. 3, *. 48-67, set. 2*20
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. Targ*no
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
3 .2 Surrealismo *a liter*t*ra
</line>
</par><par>
<line>
P*esias e textos são agora *ara*teri*ados pel* libe*dad* e liv*e associação de i*eias e,
</line>
<line>
também, p*la es*rita automát*c*. Esc*ever tudo o qu* ve* à mente, sem cort*s e em f**s**
</line>
<line>
com palavras corta*as de revistas, jor*ais e *mage*s para expor as ideias d* inco*sciente,
</line>
<line>
seguindo as or*entações dadaís*a* discutida*. A li*erdad* é to*al e irre*trita, o qu* favorece a
</line>
<line>
função *a literatura em suas dif*rent*s esferas de form* totalmente alforri*da do predom*n*o
</line>
<line>
da raz*o e ra*ionalid*de. A es*e respeito, as *lustra*ões que s*guem (Figura 4) exem*lifi*am
</line>
<line>
o qu* se denomina de li*eratura surre**ista, com o impacto * a estranheza que podem *ausa*.
</line>
<line>
Fig*ra 4 - Exemplos de literatura surrealista
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:
</line>
<line>
https://www.google.co*/search?*=literat*r*+surrealista
</line>
</par><par>
<line>
Como se vê, a *it*ratura *urreal*sta re*r*senta u** conjunção da *isão inte*r*l dos
</line>
<line>
cri*dores e de sua l*bertação. Configura-se **mo *ra*de revolução n* *inguagem e nas *ormas
</line>
<line>
d* exp*essão v*a escrita, gerando uma exp*ess*o poé*i*a des*g*ad* de versículo, na *oncepção
</line>
</par><par>
<line>
de verso de exte**ão *ndefinid* e sem r*ma, s*stentando-se t*o some*te
</line>
<line>
graç*s à c*esão
</line>
</par><par>
<line>
*nterna de se* ri*mo, o que re*or*a a compl*xidade d*s conc*ito*
</line>
<line>
estudada po* Mar*adi
</line>
</par><par>
<line>
(2*1*). Ao não descrever a temática per *e, óbvio que a inspiraç*o ad*ém da repressã* é
</line>
</par><par>
<line>
psicológica e social, rei*er*ndo o pensamento
</line>
<line>
de Fr*ud (1987) que rechaça, *om vigor, as
</line>
</par><par>
<line>
crença* r*ligiosas e cu*tu*ais, que atrel*m o *onho a premon*ç*es * sup*r**iç*es.
</line>
<line>
Trat*-se da *iberação do inconsciente alc*nç*da graças * es*rita automática (co**
</line>
</par><par>
<line>
*r**edim*n*o artís*ic*) e
</line>
<line>
à psi*ogra*ia, termo adot**o n* vo**bu*ário espírit* como *
</line>
</par><par>
<line>
ca*acida*e de certos médiuns d* escrever *ensagens dita*as por Espíritos. Q*er dizer,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-67, set. 2020
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Passeio ao *ongo *o *urrealismo
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
psico*rafia *az af*orar o subc**sciente, mediante uma *scrita fluida *em qualq*er amarra de
</line>
<line>
cunho m*ral ou social, aliada a proced*mentos m*t*f*ricos, como *mag*ns vi*ionárias:
</line>
<line>
Os *urrealis*a* são médiuns invol*ntários de um *undo d*sconhecido. Com*
</line>
<line>
surre*li*t*, nu*ca t**h* * mínima ideia do *ignificado de m*nha pin*ura.
</line>
<line>
Simp*e**ente transcrevo meus pen*amentos, e tento tornar c*ncret*s a* mais
</line>
<line>
exasperantes e fugitivas visões, fantasias, tudo o qu* d* misterio*o, in*omp*eensí*e*,
</line>
<line>
pe*soal e r*ro passar pela minha cab*ça (B*ADLE*, *999, p. 62).
</line>
<line>
Alé* de te*tos *ais *ibertos ou lib*rtários (Figura 4), as *b*as literárias surrealista*
</line>
</par><par>
<line>
são seminai* da
</line>
<line>
liter*t**a fant*stic* e precursoras do Su*real**mo, haja v***a que também
</line>
</par><par>
<line>
*xpl*ram o sonho e * inconsciente. É o ca*o de "Les chants de Maldoro*" ("Os cantos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Maldor*r"), *e autoria do
</line>
<line>
poeta urugua*o que
</line>
<line>
viveu na Fr*nça, I*odo*e Lucie* Ducasse,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Conde *e Lautréamont (1846-1870), e d* *o*m* "L* bateau ivre" ("* barc* **rio"), d* poeta
</line>
<line>
fr*ncês [Je*n-Nico*as Ar*hur] R*m*aud (*854-*891). A primeira é composta por seis p**tes,
</line>
</par><par>
<line>
escritas
</line>
<line>
entre 1868 1**9, e
</line>
<line>
quando é editada. Seu conteúdo retrata um universo mórbi*o *
</line>
</par><par>
<line>
fan*asmagórico, o que impossibili*a sua inserç*o num *ó gêne*o, p**seando *ela poes*a, pe*o
</line>
<line>
ro*ance e pela *ic*ão. "Le bateau iv**", por sua vez, é um v*rso-poema de 100 linhas escrito
</line>
</par><par>
<line>
e* 1871. Narr*, em primeira pessoa do s*ngul*r, * **ufrágio de um barco * deriva
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
imensid*o do mar, em *ar*ativa fr*gmen*ada e plena
</line>
<line>
de im*gens e de simbolismo
</line>
</par><par>
<line>
(SIG*IFICA*O de Sur*ea*is*o, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
* .3 Sur*ealis*o nas artes plást*cas
</line>
</par><par>
<line>
Segund* B*adley (1999); Camfiel* (*993); e Nadeau (1987), o Surrealismo nas ar**s
</line>
<line>
pl*sticas, evi*ên**a para a pintu*a e escu**ura, possui como principai* r**resentan*es os
</line>
<line>
espa*hóis Joan M*r* [i Ferrà] (1893-1983) e Salvador Dalí (1904-1*89), além do belga René
</line>
</par><par>
<line>
Magr*tte (1*98-1969), F***ra 5. A*ém deles,
</line>
<line>
destaque para o pint*r alem*o, naturalizado
</line>
</par><par>
<line>
norte-americano e, po*teriormente, francês, *ax Ernst (**91-1976); Marc Chagall, *intor,
</line>
</par><par>
<line>
cera*is*a e gravurista judeu russo-francês; o br*t**ico Rola*d Penro*e (**00-1*84),
</line>
<line>
que s e
</line>
</par><par>
<line>
im*õe, ai*da, como historiador
</line>
<line>
de arte; E*leen For*es**r A*ar (189*-1991). Nascida e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Argentina, f*lha de um es**cê* e uma nor*e-americana, mu*a-se co* a f*mília par* L*ndres,
</line>
<line>
ain*a *o*em, em 1911, o*de se torna cofundador* *o Gr*po Surrealista Britâni*o, a*o 1939.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, T*res**a *I, v. 17, *. 9, ar*. 3, p. 48-6*, s*t. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. G. *arg*n*
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
Figura * - Inte*ior holandê* II, Joan Mi*ó e O espelho *al*o, René Magritte
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:
</line>
<line>
Stric*land e Bo**ell (2004, p. 149, p.*5*).
</line>
</par><par>
<line>
Em "Interior holandês I*", 1920, Mir* *xpõe configura*ões geométricas e estruturas
</line>
<line>
que l*mbram ser*s vivo*, *m imagen* oníric*s, cuj* i**erpretação se al*cerç* na t*ori*
</line>
</par><par>
<line>
psicanalít*c* d* Sigmund Freud. Na ve*dade, s**s *ormas semiabstratas, ainda que
</line>
<line>
de forma
</line>
</par><par>
<line>
lúdica, refe*em-se a obje*os r*ais. Em cores viv*s * del**an*e*, assem*lham-se a quadrinhos de
</line>
<line>
out*o planeta: "o importante é desnud*r a alm*. A pintura * a **e*ia *ã* f*itas quando se faz
</line>
</par><par>
<line>
amor - u* *bra*o tota*, a
</line>
<line>
prudên*ia é jogada *ara o al*o sem n*da ocultar",
</line>
<line>
diz *le, como
</line>
</par><par>
<line>
citado por
</line>
<line>
Strick*and e Bos*ell (20*4, p. 149). Em se tratan*o de "O espelho *also", a*o
</line>
</par><par>
<line>
*928, Ma*rit** (*016) impõe a
</line>
<line>
obj*tos do dia a d*a uma aura i*racional. Eis um peda*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pres*nto frit* posto num prato, o q*al remete a um assustado* glo*o ocular, num g*sto
</line>
<line>
t*anscende*te * ir*ac*onal.
</line>
<line>
Ainda em termos gerais, *uitos d*s surreali*tas, como *alí, Max Erns* e Penrose
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém são poetas. E mais, co* frequência, em s*u
</line>
<line>
cot*diano, os ad*ptos do Surre*lismo
</line>
</par><par>
<line>
*ança* mão de dife**ntes t*cnicas par* liberta*-se ** coerên*ia e do
</line>
<line>
ra*ional e al*ançar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
univers* *o inconsciente e dos **nhos, todas elas menos teóricas e *ais e*pontân*as. Além d*
</line>
<line>
mencio*ad* *olage*, comum no Dadá, * c*dá*er **quis (requintado cadá*er) *onsiste *m
</line>
<line>
técnic* fundamen*ada na ale*toriedade e na coralidade, cujo conceito r*mete ao e**olvimento
</line>
<line>
simult*ne* de vários a*tistas. U* deles d* iníc*o à obra mediant* um r**isco *uma *ol*a de
</line>
<line>
p**el, que passa de mão em m** até que o grupo consiga *ma repres*ntaç** surr*alista.
</line>
<line>
**ta-s* a frottage (fricção) para no**ar efeitos impos*os a *m de*enh* em texturas
</line>
<line>
prontas, idealizados po* Max Ernst. S**undo descri*ão de M**oi*i e ***tins (2020), c*nsi*te,
</line>
<line>
também, no uso de u*a *olha de papel sobre u** sup*rfíc** (madei*a gross*i*a, piso áspero,
</line>
<line>
pedaço de juta, **lha* et cetera). Sobre a superfície, usa-se ** lá*is *acio, m*nten*o *re**ão
</line>
<line>
Rev. FSA, *er*sin*, v. 17, n. 9, *rt. *, p. 48-67, set. *0*0 www4.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
** Passeio a* Longo do Su*realismo
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
constante, pa*a esfre*á-lo sobre ela a *im *e ca*turar a textura do obje*o: quanto mai* *orte a
</line>
<line>
pressão * * *or do lápis, mais dif*rentes a* texturas.
</line>
<line>
No ca** da gratta*e (*a*p*gem), tam*é* criada *o* Max Er*st, em *927, e adotada
</line>
</par><par>
<line>
por J*an M**ó, cons*ste em
</line>
<line>
técnic* de pintura. Após a secagem, ela d*sprende-se da
</line>
<line>
tela
</line>
</par><par>
<line>
media*te *upturas, o que dá um be*o efeito ** rele**, textura e apa*ência tri*ime*sional. *o
</line>
</par><par>
<line>
caso da asse*bla*e (mon**g*m), trata-s* de t*cnic* disseminada, e* 1953,
</line>
<line>
pelo primeiro
</line>
</par><par>
<line>
teórico d* art* brut*, o pinto* francês Jean [Ph*lippe Art*ur] Dub*ffet, e que s* notabiliz* *or
</line>
<line>
*u*as cr*ticas con*r* o qu* cham* de cultu*a *omina*te n* ensaio "Asfixiante cul*ura". A bem
</line>
<line>
*a verdade, a assembl*ge já fora *m*regada no Cubism*, *or P*cas*o e Georges *raq*e, além
</line>
<line>
*e recorrente nas *sculturas dos futuristas, no Da*aísmo e nos ready-m*de de Duchamp. Ao
</line>
<line>
lançar mão de variadas matérias-p*imas, * exempl* de papéis, tec*do*, pedaços de madeira
</line>
<line>
*olado* a uma tela, o artista vai **ém da* limitações da s*perfície e, ao r*m*er com o *imite
</line>
<line>
da pintura, c*ia a *unção pintura-esc*ltura. É *nteressante que os objetos origin*is unidos por
</line>
<line>
***agem ou en*aix* conservam s*u estado original, ao *e**o em que *eram o**as criat*vas.
</line>
<line>
Quant* ao dr**pin* (gotejame*to), **iciativa também de Ma* Erns* (CAMFIELD,
</line>
</par><par>
<line>
1993), consis*e em deix*r cair s*bre *ela pingos de tinta, q** se*vem de base para a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
futura pintura. O dripping imortaliza-se gra*as ao trabalho *o estadunidense muito *mportante
</line>
<line>
*o âmbito das art*s, na *ri*eira metade *o século XX, Jackson Pollock (1912-1956),
</line>
<line>
conhecid* como "o pai do dripping expressioni**a", não importa a **flu**ci* do Surr*alismo.
</line>
<line>
Pollock c*am* aten**o p*r seu perfe*cionism*, *o lan*ar, u*a * u*a, go*as *e tint* so*r* a
</line>
<line>
tela. *ada efeito cromático é pensado e a*quitetado c*m o máxi*o cuidado, a t*l ponto qu*
</line>
<line>
despreza a pintura em cavale*e p*ra pintar a tel* est*cad* n* ch**, sobre a q*al *inga a tin*a
</line>
<line>
sem us* do pince* (all over), técn*ca que já *ão integ*a * Surrealismo.
</line>
<line>
*or fim, nas artes *lásti**s, de acordo *om Stri*kland e Boswell (2004), o movi*e*t*
</line>
<line>
assume *uas verte*tes. Na primeira, os a**is*as pra*ic*m * arte improvisad*, o m*is dis**nte
</line>
</par><par>
<line>
p*ss*vel
</line>
<line>
do c*nsciente, co*o Jo** Miró e Max Ernst. Na *egunda, Salva*or Da*í e R**é
</line>
</par><par>
<line>
Magritte, p*r exempl*, a*ot*m técnic*s r*a*istas
</line>
<line>
p*ra ating*r obras *luc*natóri*s e chocantes
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
a realid*de, por mei* de peças ilógicas fun*amentada* n* inconsciente
</line>
<line>
e/ou subcon*ciente,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-67, *et. 20*0
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. G. Targino
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
dentro da* prescri**es
</line>
<line>
*e Freud (1987) e fro*talme*te opostas *os pri*c*pios racionais em
</line>
</par><par>
<line>
v*ga. Pa*a tanto, o* adep*os d* movimento enc**am a *nt*raç*o com a *late*a, t*ans*utan*o
</line>
<line>
as exposições em ver**deiros e inusitados s*ows. Po* exem*lo, quando d* *xposiçã*
</line>
<line>
Sur*e**ista *nternaci*n*l, **38,
</line>
</par><par>
<line>
[...] doi* mane**ins,
</line>
<line>
*m de*es com a cabeça de *m tubarão, *pareci*m *entado*
</line>
</par><par>
<line>
den*ro de um
</line>
<line>
t*x* continuame**e atingid* p*r t*rre*ciais jatos d\água.
</line>
<line>
Os
</line>
</par><par>
<line>
manequi*s *ic*va* em mei* a folhag*ns, o*de alimentavam e*ormes ca*acóis [...]
</line>
<line>
Os *isitantes pa*sava* po* um corredor de ma*equins surreais a** o sa*uão central
</line>
<line>
[...] [transformado] n*ma **vern*, com 1.200 sacos de carvão p*ndu**dos no teto. O
</line>
</par><par>
<line>
chão e*a coberto por
</line>
<line>
um t*pete de folhas [...] *s visitant*s ganh*vam to**as para
</line>
</par><par>
<line>
il*minar o caminho *m me*o ao ambie*te s**iob**uro. Em busca das ob*as
</line>
<line>
expo*tas, *ram obri*ados a *a*ticipa* ** *ncenação [...]
</line>
<line>
Dent*e os mane*uins *p*esenta**s na Ex*osição, i*ortaliza-se o do francês André
</line>
<line>
Masson (1896-*987), com *eu "M*ne**i* com gaiola", 1938 (Fig*r* 6). Traz uma mordaça
</line>
<line>
verde com uma flor de amor perfeito na boca mais uma ga*ola s*b*e * cabeça * *m *apa-sexo
</line>
<line>
*im*la* a *m *spelho cir*ular com olhos, denotando erotismo e sensualidad*.
</line>
<line>
Figura * - M*nequim com gaiola, André *asson
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:
</line>
<line>
B*adl** (1*90, p. 67)
</line>
</par><par>
<line>
Os pr*nci*ais represen**ntes *o *eatro surrealis** s*o *ean C*cteau, autor do cit*do
</line>
<line>
bal* Parade, e, aind*, Ant*ine Mari* Joseph *rtaud ou, si*plesme*te, Anton*n Artaud (1896-
</line>
</par><par>
<line>
1948),
</line>
<line>
dramaturgo * dire*or de teatro f*a**ês com *tuação no cinema *e ideais anar*uistas,
</line>
</par><par>
<line>
leia-se, surrealis*as. É *e Cocteau uma peç* que *at*riza o Su*realismo, face s*a à
</line>
<line>
desilu*ão
</line>
</par><par>
<line>
*ian*e dos
</line>
<line>
rumo* do *ov*mento. Dos anos 20, "Orfeu" *nic*a com * herói h*m*nimo
</line>
</par><par>
</page><line>
anotando o ditado de u* cavalo d* pa*tomi*a (*ecurso teatral *estual qu* faz o mínimo us*
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 17, n. 9, art. *, p. 48-67, set. 2020 *ww4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Passeio ao *ongo do *urre*lismo
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
*e p*lavr*s e o maior uso ** *estos atrav*s da mí*ica) que *iz as letra* com as patas, numa
</line>
<line>
crí*ica v*lada * *scrita au*omát*ca (item 3.1) utilizada no D*dá e *o Surreal*s*o.
</line>
<line>
Ao fi*al, o *a*al* solet*a a palavra M.E.R.D.E, *d*tada até os dias de *oje po* quem
</line>
<line>
vive no universo do *eat*o como um m*ntra q*e prece*e a perform*nce dos at*res. Porém, *á
</line>
<line>
quem contra*iga e explique o ritual, cont*ndo uma h*st*rinha. Em Pari*, um ator a camin*o
</line>
<line>
do teatro, onde apresentaria a peça mais import*nte de sua vida, depara-se co* um incêndio,
</line>
</par><par>
<line>
que o faz desv*ar do caminho. Perde-se e ap*s algum
</line>
<line>
tempo a*é *hegar
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
loc*l, *
</line>
<line>
*orta do
</line>
</par><par>
<line>
teatro, pisa nu* cocô. Ent*a. Atua. Sai consag*a*o. Es**lha a his*óri*, de modo
</line>
<line>
q*e a
</line>
</par><par>
<line>
expressão merda *anha a acepçã* de "*oa s**te" a*t*s *a* **resentações **atrai*.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
b*za*ras; das imagens sonh*das, com o comp*omisso de não ir
</line>
<line>
além do *ue as im*g*ns
</line>
</par><par>
<line>
sugerem; das defor*ações infini*a* e imp*evisíveis da m*rte e do **otis*o; d*s mecanis*os
</line>
<line>
*e lap*o* rev*la*ores (delírios) e *o*pr**etedore*.
</line>
<line>
*eu r**resentante ma*s conhec*do * * espanh*l, natu*aliza*o mexicano, Luis Buñuel
</line>
</par><par>
<line>
Portolés (1900-1983), que trabalhou div*rs*s ve*** com Sa*vador Dalí,
</line>
<line>
de quem s*f**
</line>
</par><par>
<line>
sign*f*c*tiva in*luê*cia. Mere*em menção, além de Artaud e *o*t*au, * cineasta, a*or, poeta e
</line>
</par><par>
<line>
psicólogo c**len*-f*ancê*, Alej*ndro Jo*orows*y Prullansky, agora, com 91 a*o* (17
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fe*erei*o de 1929), e D*vid *ync*, nor*e-americano n*sc*do e* 1946. Este, *lém de d*re*or,
</line>
<line>
roteirista, *rodutor, é músic* e, vez por outr*, *tor. Conhecid* no universo surrealista,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolveu estilo
</line>
<line>
cinem**ográfico
</line>
<line>
próprio, denomina*o
</line>
<line>
de l*nc*iano, marc*do
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
preench*mento de cad* quadro com im*gens de sonho e personagens e*tranhas, *liad*s a um
</line>
<line>
meticuloso desen*o sonoro, que fa* * público s* sen**r desconfo**ável ou reflexivo.
</line>
<line>
T*dos esses ci*east*s apa*ecem *o Quadro 1 com *u*s *esp*cti*as obras, que de*em
</line>
</par><par>
<line>
ser *nalisadas *ma
</line>
<line>
a uma. É óbvi* que
</line>
<line>
os s*rrealistas, mes*o no ci**ma, estão mais
</line>
</par><par>
<line>
preocupados ** re*lçar si*ua*ões pu*amente visuais, que fa*oreçam diferentes impa*tos
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
</page><line>
di*erente* indivíduos, do que em cont*r h*s*ó*ias com começo-meio-fim. Para eles, o ob*etiv*
</line>
<line>
m*cro é apr*sent*r sequências ilógic*s de sen*ações que podem ser ac*s*ív**s ou não.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-**, set. 2020 www4.fsan**.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. G. Targino
</line>
<line>
64
</line>
<line>
Quadro 1 - Surr*alismo no c*nema: alguns fi*mes
</line>
</par><par>
<line>
Títulos
</line>
<line>
Cin*as*as
</line>
<line>
Local
</line>
<line>
An*
</line>
</par><par>
<line>
A concha * o clér*go
</line>
<line>
Artau*
</line>
<line>
P**is
</line>
<line>
f*v. 1928
</line>
</par><par>
<line>
Um cão andal*z
</line>
<line>
Bu*uel e Dalí
</line>
<line>
Paris
</line>
<line>
**t. 1928
</line>
</par><par>
<line>
A idade de ouro
</line>
<line>
Dalí e *uñu**
</line>
<line>
*aris
</line>
<line>
1*3*
</line>
</par><par>
<line>
Sangue de um poeta
</line>
<line>
C*cteau
</line>
<line>
*aris
</line>
<line>
1*32
</line>
</par><par>
<line>
O discreto charme da burguesia
</line>
<line>
Buñuel
</line>
<line>
Paris
</line>
<line>
1972
</line>
</par><par>
<line>
A montanha sagrada
</line>
<line>
**dorowsky
</line>
<line>
Nova Yor*
</line>
<line>
1*73
</line>
</par><par>
<line>
O fantas*a da liberdade
</line>
<line>
B*ñu*l
</line>
<line>
Pa*is
</line>
<line>
*974
</line>
</par><par>
<line>
Eraserh*ad
</line>
<line>
Lynch
</line>
<line>
N*va York
</line>
<line>
19*7
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Pes*uisa *ireta, 2020
</line>
</par><par>
<line>
4 CON*IDERAÇÕES FINAIS: surrealismo e legado
</line>
<line>
Na v*rd*de, a *ostura revolucio*ári* *o Su*realismo é sub*ersi*a tão somente em *ua
</line>
<line>
con*ição de desafio e
</line>
</par><par>
<line>
[...] da imag**ação *o pode*. No própri* âmbi*o da poé*ica surrealista, virão s* *
</line>
<line>
defin*r extremismos de sin*is cont*ário*: o comun*smo de Breton, a ostentação
</line>
</par><par>
<line>
reacio*ária
</line>
<line>
de Dalí. O inconsci*nte *evel*do pela art* surre*lista com aparente
</line>
</par><par>
<line>
ob*etividade, mas na **rda** *ob uma fosca luz de vício e culpa, é um pa*ente
</line>
</par><par>
<line>
"inconsci*nte de clas*e": a ou*ra face da lucidez r*cional [...]
</line>
<line>
d* "dirigente" *u*guê*
</line>
</par><par>
<line>
(ARGA*, 1992, p. 361).
</line>
</par><par>
<line>
Além da m*lt*plici*ade de técnicas, não ex*lorada* exaus*iv*mente *o longo do texto
</line>
<line>
*o* sua co*plexida*e e abr*ngência que nã* comport* *um p*per, o Surrealismo, ao i* bem
</line>
</par><par>
<line>
além do reali*mo, busca o **zarr*
</line>
<line>
e o irra**ona* par* expressar **rdades *cultas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**alcan*áveis **r meio da l*gica (STRICKL*ND; BOSWEL*, 2004). **sse sentido, *e*x*
</line>
<line>
impo*tan*e legado às geraçõe* vindouras, tal com* a colagem como t*cnica consagrada até os
</line>
</par><par>
<line>
dias de hoje, interfe*ê*cia no mundo da moda e da
</line>
<line>
*u*licidade (Figura 7), e, sobretudo, no
</line>
</par><par>
<line>
dia a *ia, qu*n** os i*d*v*du*s e * mí*ia nacional utilizam * t*rm* surr*al para expressar algo
</line>
</par><par>
<line>
inusitado, dist*nt* da razão, estranho,
</line>
<line>
absurdo, longe da* expecta**vas (DICIO. Dic**nário
</line>
</par><par>
<line>
onli*e *e portu*uês, 2020).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina, v. 17, *. 9, art. 3, p. 4*-67, se*. *020
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um P*ss*io ao *ongo *o Surreali*mo
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
Fig**a 7 - Exe*plos de lega*o do Su*r*alismo
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:
</line>
<line>
https://w*w.g*ogle.co*/searc*?q=surrealism*+n*+moda
</line>
</par><par>
<line>
A este respe**o, B*a*ley (199*, p. 7*) a*segura q*e uma medida do sucess* do
</line>
<line>
Surrealismo *, *x*tam**t*, a fo*ma com* foi ace**o na moda e publicidade, a* tempo em que
</line>
<line>
a*mi*e que a apropriação parece *ncentiva*a p*los adeptos *o m*vim*nto:
</line>
</par><par>
<line>
Dal*
</line>
<line>
decor*u vitrines para [lojas] [...] *m No*a Yo*k, e cola*orou *om Elsa
</line>
</par><par>
<line>
Sch*apar**li em e*tampas *e teci*os nu* "c*apéu-sapa*o. " E*e també* fez e
</line>
<line>
tr*balhos publicitários, e a obra de Mag*i*te **i *propr*ada pel* propagan*a. Os
</line>
<line>
homens de chapéu-coco que choviam no *uadro "Golco*d*", p*r ex*mplo, fora*
</line>
<line>
substit**dos por cigarros.
</line>
<line>
E mais, eis a sín*ese das ca*ac*erística* do Surrealismo:
</line>
<line>
1. L*vr* e*pr*ssão do pens*me**o - * arte resulta da *xpressão *ivre do
</line>
<line>
pe*samento, movida pel*s *mpulsos ** sub*onscie*te, afr*nt*n** a lóg*ca e os
</line>
<line>
padrões sociais en**o es*abelecidos.
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
Influê*c*a d*s teorias
</line>
<line>
*e Sigmund F*e*d - como antes visto, o movim*nto
</line>
</par><par>
<line>
sur*ealista sofre significativa inte*ferên*ia das teorias psicanal*t*cas *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
valorizaçã* do inconsciente, d*s sonhos e *e sua in**rpretação.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 9, a*t. 3, p. 48-*7, se*. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Targino
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, in*e*e-s* qu*, apesar de, formalmen*e, ex*into, em 1966, quando da mor*e *o
</line>
<line>
ícone André Br*t*n, o mov*mento surrealista, de abrangência mu*dial, pe*sis*e para designar
</line>
<line>
obras d* *r**s, f*rmas de literatura, exp**ssões *eatr*is e cin*mato*ráfi*as qu* primam pe*as
</line>
<line>
expressões *a mente ou priorizam a subj*t*vidade. Quer dizer, t*do que pareça grotes*o,
</line>
<line>
bizar*o, ilóg*co, de*ar*iculado, *lu*i*atório, des*on*x* ou exager*d*m*nte inusitado, pode ser
</line>
</par><par>
<line>
catego*izado **mo surre*l, à semelhança
</line>
<line>
de a**u*as atitud** c*mp*rtamentais do
</line>
<line>
homem
</line>
</par><par>
<line>
"co*um. " *e fa*o, os surreali*t** r*belam-se con**a a impo*i*ão do racional e de qua*squer
</line>
<line>
ideais burgues*s, a *xe*plo da pr*pr*a fa*ília e *á*ria. Os co*ceit*s lógicos e sensat*s são
</line>
<line>
rel*ga*os a um segund* pl*no, deix*m de exist*r. A esse *espeit*, Arg*n (1992) conclui que o
</line>
<line>
Surr*alismo di*sipa-se numa *nda de influênci*s e insp*r**ões mun*o afora e atra***sa
</line>
<line>
*er*ções, figurand* com* pr*duto da mentalidade s*ngular de uma época, e*bora sobreviv*
</line>
</par><par>
<line>
si*ultaneame*te com outras *orrentes est*ti*as, haja vista q*e
</line>
<line>
h* sempre **p*ço
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
distintas man*festaçõ*s ar*í**icas e literárias.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIA*
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arte do
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cinema:
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em *i*oso*ia d* A*te). Go*ânia: IFITEGA, 2010.
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www*.***ne*.com.br/**vist*
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Um Pass*io ao Longo d* Surrealismo
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In:
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STRICKLA*D, C.; BOSWELL, J. A*te comentada da *ré-história ao pó*-moderno. 11.
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<line>
ed. *io de *a*eiro: E*iouro, p. 148-*51. 2004.
</line>
<line>
Como Refer*nciar este Art**o, c*nfor*e ABNT:
</line>
<line>
TARGINO, M. G. *m Passeio ao Longo do Su**ealismo. *ev. FSA, T*resina, *.17, n. 9, art. 3, p. 48-
</line>
<line>
67, set. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribuição *os *utores
</line>
<line>
M. G. Targin*
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*l*se * **terpre*ação *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ão *o rascunho o* r*visão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*aç** na *p*ovação da versã* f*na* d* manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 9, art. 3, p. 48-6*, set. 2020
</line>
<line>
**w4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)