As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic

Luís Rodolfo Cabral, Girlane Cardoso da Silva

Abstract


Este artigo analisa, na perspectiva da Teoria Sócio-histórico-cultural, a vivência didática de um professor de línguas maternas e adicional. Inicialmente, realiza-se uma revisão histórica dos principais artefatos da Teoria que vêm embasando os estudos sobre aprendizagem de língua adicional, recorrendo aos estudos de Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani e Sabouri (2017) e Busetti (2020). A partir de uma entrevista semiestruturada de um docente com 19 anos de experiência no ensino de línguas, esse estudo verifica quais crenças, identidades e elementos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) estão presentes no percurso docente desse professor. Os resultados fornecem evidências empíricas que reforçam os registros da literatura especializada quanto às crenças relacionadas ao papel da escola de idiomas, à percepção do uso de língua adicional no cotidiano, e também quanto à indissociabilidade entre emoções e crenças.

 

Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Crenças no Ensino de Línguas. Ensino de Língua Adicional.

 

ABSTRACT

 

This article analyzes, from the perspective of Cultural Socio-historic Theory, the didactic experience of a native and additional language teacher. Initially, it is performed a historical review of the main artifacts of the Theory that has been supporting the studies on additional language learning, resorting to the studies of Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani, and Sabouri (2017) and Busetti (2020). Based on a semi-structured interview of a teacher with 19 years of experience in language teaching, the study ascertains what beliefs, identities, and elements of the Zone of Proximal Development (ZDP) are present in this teacher's teaching journey. The results provide empirical evidence that reinforces the specialized literature on beliefs related to the role of language schools, the perception of the use of additional language in everyday life, and also the inextricability between emotions and beliefs.

 

Keywords: Cultural Socio-Historic Theory. Beliefs in Language Teaching. Teaching and Additional Language.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.9.6

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