Tecnologias Assistivas: A Utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Contextos Escolares para Alunos do Espectro Autista / Assistive Technologies:The use of Augmentative and Alternative Communication in School Contexts for Students on the Auti

Mônica Moura Neves, Márcia Regina Castro Barroso

Abstract


Com o avanço e a popularização das tecnologias uma nova perspectiva educacional também se instaura, principalmente quando nos referimos à questão inclusiva. Isto porque as Tecnologias Assistivas surgiram para subsidiar pessoas que apresentam qualquer tipo de limitação, a fim de que possam superar as dificuldades encontradas no cotidiano. Correspondendo, portanto, a adequações que podem variar desde uma tesoura adaptada até dispositivos e equipamentos eletrônicos específicos e considerando o fato de que alterações na comunicação se constituem como uma característica  encontrada em pessoas do Espectro Autista, o objetivo deste estudo é apresentar, a partir de um levantamento bibliográfico, como a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) pode ser utilizada em contextos escolares junto a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante de tal elucidação, ao longo deste corpus empreenderemos uma análise sobre a importância da formação adequada dos profissionais envolvidos (principalmente quando nos referimos ao ambiente educacional) e a necessidade de políticas públicas reais e efetivas para a inclusão, bem como ressaltaremos a utilização de ferramentas e recursos apropriados através da apresentação de materiais acessíveis e da indicação de Apps voltados à estimulação do processo comunicativo. Tudo, por consequência, tomando por base o fato de os que fazem parte do espectro devem ter assegurado o direito à igualdade de oportunidades e ao exercício pleno da cidadania.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.4.5

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)