A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge

Isbael Emídio de Sousa

Abstract


Este estudo é uma reflexão sobre a formação deprofessores e os saberes docentes. Para tal, focalizamos,primeiramente, a formação docente. Em seguida, aconstrução  dos  saberes  docentes,  analisando  aespecificidade  dos  saberes  necessários  para  aconstrução da formação docente. Trata­se de umapesquisa  bibliográfica,  cujo  referencial  teóricosedimenta­se nas pesquisas desenvolvidas por Tardif(2002), Pimenta (1999), Schön (1992), Gauthier (1998),Nóvoa (1992), Perrenoud (1993) e Vasquez (1997).Os resultados do estudo indicam que o perfil do professorprecisa ser repensado e é através da epistemologia daprática e da mobilização dos saberes que se constrói aprofissão docente. Percebemos ainda que para atuarnas sociedades contemporâneas, nas quais o sujeitose constrói nas relações sociais, a profissão docenteprecisa se transformar, construindo novas característicaspara atender a esta nova sociedade globalizada.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)