<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 6, *. 106-124, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.3.6 </line>
</par>
<par>
<line> Responsabilidade Penal Amb*ental E * Princípio Da Intervenção Mínim*: U*a Análise </line>
<line> *ce*ca Da U**lização Do Dir**to Penal Na S*ara Ambient*l </line>
<line> Cri*i*al Respon*ibility Envi**nmen*al And The *rin*iple O* M*nimum I*tervention: </line>
<line> An Analy*is *f The Use Of Crim***l Law In En*ironmental Har*est </line>
</par>
<par>
<line> Pedro *anoel Abreu </line>
<line> *outor pela Unive*si*ade Federal de S*nta Catar*na </line>
<line> *rofesso* *a Unive*si*ade do Vale d* I**jaí </line>
<line> E-mai*: pedromanoel.abr*u@*mail.com </line>
<line> F*ávio Schlic*mann </line>
<line> Mestre pela U*ive*sidade do Val* do I*aj*í </line>
<line> Pro*essor da U*iv*r*idade do V*le d* Itajaí </line>
<line> E-mail: s*hlickmann@univali.br </line>
</par>
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<line> Endereço: *edro Manoel Abr*u </line>
<line> *r*b*na* de Ju*tiç* *e Santa Catarina, *a*inet* Desembarg*dor. Rua Á**a*o Millen da Silveira, 208. *abine*e </line>
<line> *esembarg**o* Ped*o Manoel *breu,Centr* *EP 88020*01 - Flor*anópolis, *C - Bra*il. </line>
<line> Endere*o: Flávio *chlic*mann </line>
<line> Rica**o Izidoro *och Advogados *sso*i*dos. Rua Cônego Tomaz *o*tes, nº. 4*0Centr* </line>
<line> *EP- 883*1-100 - Itajai, SC - Brasil *elefo**: (47) 33488009 Fax: (47) 324890*8 </line>
<line> Editor*-chefe: Dra. Marlene Araújo *e Carv*l*o/Faculda*e Santo Ag*sti*h* </line>
<line> Art*go recebido e* 09/03/2015. Última vers*o recebid* em 1*/0*/2015. A*rovado em 18/03/2015. </line>
<line> A*aliado pel* si**ema Tri*le Rev*ew: a) De*k *evie* pela Editora-Chef*; e b) D*uble Blind </line>
<line> Revi*w (avaliação cega *o* *oi* avaliado*es da área). </line>
<line> Re*isã*: Gramatical, *ormativa e *e Formatação. </line>
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<line> Responsabilid*de *en*l Ambiental E O Princípio Da I*terve*ção *ínima </line>
<line> 107 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O homem de*orou em adq*iri* consciên*ia sobre a </line>
<line> limitação dos recur*os natura** e do </line>
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<line> caráter interativo das ag*e**õe* à nature**. Des*a f*r**, a sensibi*idade *elo meio *mbiente e </line>
<line> su* t*tela at*avés dos mecanismos do Di*e*t* são questõe* atuais. Nesse se*t**o, * p**sente </line>
</par>
<par>
<line> artigo *em como objetivo i*ve*tiga* a respon*abilidad* penal a*biental e o princípio </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> intervenção m**ima, sob o aspect* da </line>
<line> utilização do Direito *e*al na sea*a ambient*l. </line>
</par>
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<line> *s*udam-se, para tanto, consideraç*es acerc* d* conceito de Direito *mbient*l, *nalisando o </line>
</par>
<par>
<line> conceito de D*rei*o Penal, par*, </line>
<line> ao *inal, anali*ar a respon*abilid*d* </line>
<line> pe**l am*i*n**l e </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> apl*caç*o ** pri*cíp*o *a int*rven*ão mínima, v*r**icando *s técn*cas de t**e*a penal em </line>
<line> m*téria ambiental. Com rela*ão à metodologia empregada, adotou-*e o método indutivo de </line>
<line> pesqu*sa, o qual parte da análise de casos *specí*icos para se chegar à c*nclusão d* tem*. </line>
<line> PALAV*A*-CHAV*: Direito Penal. Direito **bie*tal. Princí*io da Interve*ção Mínima. </line>
<line> Responsabilidade Penal Am**ental. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Th* man took in acquirin* aware*ess of the limitat*on of natural resources and th* intera*tiv* </line>
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<par>
<line> nature </line>
<line> of the assaults </line>
<line> *n natur*. Thus, the se*sitivity t* the e*viro*ment a*d its protection </line>
</par>
<par>
<line> throu*h law mechanisms ar* cu*rent issues. I* this sense, this pape* aims to inve*tigate the </line>
<line> env*ronmental cri*inal responsibili** and the princ*ple of minimu* intervention in the a*p*ct </line>
</par>
<par>
<line> of t *e </line>
<line> *se of criminal law in e*vironmen*al harvest. , Is stud*ing *o* *oth, considerat*ons </line>
</par>
<par>
<line> ab*ut the con*ept of E*vironmental Law, analy*in* t*e co*cept of cr*minal law, to </line>
<line> the e*d </line>
</par>
<par>
<line> a*alyz* the environ*en*al cr*minal re*po*sibility and th* *rincipl* *f minimum inte*v*ntion </line>
</par>
<par>
<line> by ch*cki*g t** criminal </line>
<line> protec*i*n techniques in environm*ntal matter*. Regarding </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> methodo*ogy, adopte* th* ind*ctive *ethod of rese*rch, wh*ch part of the analy*is of *pe*ifi* </line>
<line> cases to rea*h a conc*usio* o* topic. </line>
<line> KEYWO*D*: Cr*m*nal L*w. Environ*ental Law. *rincip*e of Minim*m Intervention. </line>
<line> Enviro*mental Cri*inal Lia*ility. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. *2, n. 2, art. 6, p. 10*-124, Mai./J*n. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> P. M. A*reu, F. Schli*kmann </line>
<line> **8 </line>
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<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
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<line> O pr*sente a***go tem *omo obje*ivo central inves*igar * r*sponsa*i*id*de p*nal </line>
</par>
<par>
<line> a*b*ental e o princípio </line>
<line> da intervenç*o mínima, sob o a**ecto da utilizaç*o do Direito *ena* </line>
</par>
<par>
<line> na sea** a*biental. </line>
</par>
<par>
<line> In*cialment*, o artigo trata d* co*siderações acerca do conc*ito *e direi*o ambiental </line>
</par>
<par>
<line> *ara, </line>
<line> na sequ**cia, pro*eder </line>
<line> com * estud* dos aspectos pontuais sobre o D*reito **nal, </line>
</par>
<par>
<line> analisa*do-se s*u ***c*i*o e fu*ç*o. Estu*a-se, ainda, o D*rei*o </line>
<line> p**al e sua rel*ção com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> princípio da interven*ão *ín*ma. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, o estudo será direc*onado à anál*se da responsabilida*e </line>
<line> *en*l </line>
<line> am*iental e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*in*ípi* d* *ntervenção mí*i*a, quando se analisa a *ossibilidade de uti*iz*ç*o do Dir*ito </line>
</par>
<par>
<line> *enal na se**a a*b*ental, bem c*m* se estuda a técnic* de </line>
<line> t***** penal a*biental </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> acessoried*de do Direito Administrativo ao Direi** Penal. </line>
</par>
<par>
<line> O pro**e*a da pes*uisa con*is*e em *e**ficar *e *xiste v**lação ao pr*ncípio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> intervençã* mínima par* * ut*l*zaç*o do Direito Penal *a seara am*ient*l. Nas divers** fases </line>
<line> deste *rtigo, empre*ou-se o méto*o in*ut*v* à p*squisa desenvo**i*a, sendo operac*o**lizado </line>
<line> *trav*s da* técnic*s do r**e*ente, da pes**isa bi**iográfica dos conce*tos ope*ac*onais. </line>
<line> 2 RE*ERENCIAL TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 Consid*rações acer*a *o c*nce*to de dir*ito a*biental </line>
</par>
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<line> O Dir**t* *mbient*l é a área do conhec*mento *urí*ico </line>
<line> que </line>
<line> est*da </line>
<line> as i*t*ra**es do </line>
</par>
<par>
<line> *omem com a natureza e o* mec*nismos legais </line>
<line> *a*a pr*teçã* </line>
<line> *o meio ambi*nte. É u** </line>
</par>
<par>
<line> ciên**a holíst*c* qu* e*tabelece relações </line>
<line> i*trínsecas e tran**i*cipl*na*es e*tr* campos </line>
</par>
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<line> dive*so*, co*o antr*pol***a, biolog*a, ciências *oci*is, engenharia, geologia e os princípios </line>
<line> fundam*ntai* do direito internacional, de*tre outros.(Padilha, 20*0, p. 35) </line>
<line> Nesse sentido, co*o ensina *agúndez (2000, p. 53), o *ol**mo em sí*t*se é de*rubar a* </line>
</par>
<par>
<line> frontei*as *u* s*para* as ciênc*as e *e*nifi*ar o conheciment*, isso signific* dize* *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> D**e*to d**e ser vi*t* como in*erdependente do* de*ais * nã* sepa*ad*. Assim, é necessário </line>
<line> repensar o Di*eit* * p*r isso, necessár*o *epensar a **ciedade, uma vez q*e se deve reu*ificar </line>
<line> os conhe**mentos. </line>
<line> * pr*o*upaç*o com o m*io *m*iente, p*r parte das Nações *nidas, o**rreu ap**as em </line>
</par>
<par>
<line> *ins da déca*a *e 1960, </line>
<line> qu*ndo sua Ass*mbleia Ge*al </line>
<line> *provou a c*nvocaçã* de um* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teres*na, v. 12, n. 3, ar*. 6, p. 10*-124, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
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<line> R*sp*nsa*ili*ade Penal *mbien*al E O *rincípio Da Intervenção Mínima </line>
<line> 10* </line>
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<line> C*nferencia da* Nações Unidas pa*a deba** dos p*oblemas do meio *mbi*nte hu**no. </line>
<line> Conceituar o Di*eit* Ambien**l não é taref* fácil. Ness* sentido, ensin* A*tunes (2014, p.*) </line>
<line> que *o**nte se po*e saber o que é Dire*to Ambient*l apó* se *abe* o que é Direit* e </line>
<line> po**eri*rmente o que é me*o ambie*te e a*bient*. </line>
<line> P**a Zsögön (1996, p.54), o Direito Ambiental seria * sistema o*gânico d* norm*s que </line>
<line> cont*m*lam *s diferen*es form*s d* prot**ão e *eprimem a ag*essã* do **io amb*e*te. No </line>
</par>
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<line> orde*am*nto jurídico ambiental, pode-se </line>
<line> distinguir as </line>
<line> **s*osições g*r*is nã* orientadas </line>
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<line> especi*icamente à pr*teçã* d* alg** e*emento ambient** es*ecífico, c**o *e p*d* observa* </line>
<line> out*a* dis*osiç*es espec*ficas * diretamente estabel*cidas ou orien*adas par* a tutela do me*o </line>
<line> ambient*. </line>
<line> Na visão *e Carva**o (1990, p. 140), o Dir*ito *mbiental é *m conjunto de pri*cípios </line>
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<line> e reg*as </line>
<line> des**nadas á proteção do meio ambiente, compreendendo medid** admi*ist*ati*as e </line>
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<line> judiciais, com a reparaçã* econô*ica e financeira dos danos causados *o am*ie*te e *os </line>
<line> e*ossiste*as de uma maneira **ral. </line>
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<line> N* **smo sen*ido, entende M**ai (*992, p. 10) que o *ireito </line>
<line> Ambi*ntal pode ser </line>
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<line> de*inido como "um co*junto de no*mas e *nstitutos jur*dicos per*enc*ntes a vário* ramos do </line>
<line> Di*eito reunidos p*r sua fun*ão i*strumental para a di*ciplin* do **mp*rtamen*o h*mano em </line>
<line> relaç*o ao *eu meio ambiente". </line>
<line> Pa** Sirvinskas (2014, p.23), *nt*s de conceituar-se este r*mo do D*reito, de*e-s* </line>
<line> responder, se o *ir*ito Ambiental é Público ou Priva*o. Ness* dir*ç*o, </line>
<line> [...] ant** de con*e*tu*r esse ramo d* *ireito, devemos respo*de* à seguinte </line>
<line> indagação: * D*reito Ambiental é um r**o *o *ireito Pú**ico ou *ireito Privad*? </line>
<line> No *osso ent*nder, o Dire*to Am*iental faz parte do Direito Público. Contudo, os </line>
<line> interes*es *efen*idos p*r *sse nove* ra*o do Direito não pe*tencem * *ategoria de </line>
<line> inte*e*se púb*ico (Direito P*blico) nem d* inter*sse priv*do (Direito Privad*). </line>
<line> Cui*a, *im, *e interesse *e*tencent* a cada um e, ao mesmo tem*o, a todos. Trata-se </line>
<line> do conh*ci*o in*er*sse transi*dividual *u met*individual. São inter*sse* dispersos </line>
<line> ou difus*s s*tuados nu*a z*na intermediária entre o p*blico * o privado. [...] Assim, </line>
<line> Direito Ambiental * a ciência jurí*i*a q*e estuda, analisa * di*cute as qu*st*es e os </line>
<line> problem*s amb**n**is e sua relação com o ser hum*no, tendo por fin*lidade a </line>
<line> proteção do meio ambie*te * a melhor*a das condições de vida no planet*. </line>
<line> Dessa f*rma, * Direit* *mbi*ntal é Pú*l*co, no en*an*o se*s interess*s defen*i*os *ão </line>
<line> p*rtencem nem à cat*goria pública, n*m à privada. O Direito Ambie*t*l cu*da do in*ere*se da </line>
</par>
<par>
<line> *ada um (pr*vado) e ao *e*mo tempo de todos (público), por iss* se *a*act*riza como </line>
<line> o </line>
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<line> conh*cido interes*e t*a*si*div*dua* *u m*taindivi*ual. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, o Direito Ambi*ntal é a ciência jurídic* *ue estuda, *nalisa e discu*e, co** </line>
</par>
<par>
<line> *rincipa* pr*ocupação proteção *o meio a*biente no q*e co*cer*e a* ser hum*no e s*a a </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 2, art. 6, p. 106-124, M*i./Jun. 20*5 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> P. *. Abreu, F. Schlickmann </line>
<line> 110 </line>
</par>
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<line> rela*ão com o me*o ambiente. Ensina *achado (2014, p.*8-59) *ue o *ire*to Ambient** é um </line>
<line> direito si*tematizador, que faz uma *rticulaçã* *a le*islação, *a doutrina * da *urispr*dência </line>
<line> *om os elementos que i*tegram o ambien*e. Este *a** do *ire*to pr**ura evitar o isol*men** </line>
</par>
<par>
<line> dos temas </line>
<line> ambientais, buscando </line>
<line> então *ue temas como: direi*o da águas, da *tmosfera, d* </line>
</par>
<par>
<line> solo, florest*l, *auna, da bi*dive**idade *ã* sejam *ratados como temas espe*í*i***, *as si* </line>
<line> como temas interli*ados. </line>
<line> Pa*a G*rcía (2001, p. 39), o Dire*to Am*i*ntal é um subsistema jurí*ic* que regu*a a* </line>
</par>
<par>
<line> *tiv*dades humanas de </line>
<line> interf*rênc*a *o meio ambiente para p*eserv*r os s*stemas natu*a*s. </line>
</par>
<par>
<line> N** se tr*ta d* regulação do meio ambiente e sim das at*vida*es humanas no *eio am*iente </line>
<line> que poss**m i*pacto ambient*l significativ*, sendo, então, o Direito Ambie*tal, e* *esumo, </line>
<line> o ramo do direito que bu*c* reg*lar as *ções do ser humano no mei* ambiente. </line>
<line> *nsinam Freitas e Fr**tas (2006, p. 2*), que o Direito Ambiental então é: </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> um ram* novo do Direito, com peculi*ridades especiais. É </line>
<line> que *le está </line>
<line> ligado </line>
</par>
<par>
<line> diretam*nte a p*ofissionais *e *u***s ár*as d* conheci*ento científico. O Direito </line>
</par>
<par>
<line> une-se à biologia, </line>
<line> engen*ar*a florestal, química e o*tr*s especialidades do saber, </line>
</par>
<par>
<line> pa** dar sup**** t*órico * l*gal * conduta do ho**m. É natura* que ist* traga c*rt* </line>
<line> perplexidade *os estudiosos. Mas isso n*o é alg* in*dito na época em q*e vivemo*. </line>
<line> V*rios r*mos do Direito p*ssam por transformações inimagináv*is há *inte *u trin*a </line>
<line> an*s. Por exempl*, o uso e go*o d* propriedade. Da mesm* forma o processo penal, </line>
</par>
<par>
<line> ag*ra a**itindo a tra*saç*o, alg* in*c*i*áve* h* poucos </line>
<line> lustr*s. Como um novo </line>
</par>
<par>
<line> **mo do D*rei** Público, </line>
<line> o Di*eito Ambi*ntal pode ser co*sidera*o sob </line>
<line> d*is </line>
</par>
<par>
<line> aspectos: um </line>
<line> objetivo, con*i**ente no co*junto *e normas *uríd*c*s disciplinadoras </line>
</par>
<par>
<line> da proteç*o d* </line>
<line> **alidade do meio ambi*nte; outro como ciênc*a, *ue tem po* </line>
</par>
<par>
<line> finali*ade o c*n**ci*ento sis*ematiz*do das normas * prin***ios ord*nadores da </line>
<line> qualida*e do meio *mbiente. </line>
<line> Portan*o, o Dir*i** Ambiental é um no*o ramo *o *ireito, com espe*ialida*es e </line>
</par>
<par>
<line> ligaç*es com outros ramo* da ciência, </line>
<line> notadamente com * biologia, </line>
<line> engenharia flore*tal, </line>
</par>
<par>
<line> química, e di*ersas o*tras es*eci*lidades que dã* supo*t* à condut* do homem. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, pelo qu* f*i visto *cima, *od*-se </line>
<line> definir, para o* fins deste artigo, o *ireit* </line>
</par>
<par>
<line> Ambient*l c*mo sendo a ciência jurí*ica cons*ituí*a *o conjun*o de no*mas * princípios que </line>
<line> perten*e * vá*ios ramos *o dir*ito, ut*lizados para garantir a p*ot*ção ao meio a*b*ente *ontra </line>
<line> o *om*ort*mento humano, relat*vamente ao aprove*tamento dos re*ursos naturais, </line>
<line> c*nservação e pr*t*ção do meio ambi*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Partind*-se d*sta concei*uaçã*, * Direito Ambiental é cons*ituído de n*rmas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **incí*ios, sendo este* últimos essen*iais à sua existência, </line>
<line> pelo que se p*ssa a analisar s*us </line>
</par>
<par>
<line> princípios aplicáveis. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, *. 3, ar*. *, p. 106-124, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> ww*4.f**net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Responsabilidade Penal Ambiental E O Princípio Da Inte*ve*ç*o Mí*ima </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Dire*t* penal: noç*es s*bre seu conceito e função </line>
</par>
<par>
<line> O direit* penal está intrinsecamente l*gado à *o*i*dade human*. Ne*se sentido, ensina </line>
<line> E*tefam (2013, p. **) que o dir*i*o penal é o r*sto d* *ireito, posto que é at*a*és dele que se </line>
<line> manifesta t*da a *ndividualidade de um povo; *ssim, * direit* penal d*s povos é um pedaço </line>
<line> da história da humanidade. Onde existe ou existiu ag*upamento sociai, o D*reito P*na* se fez * </line>
<line> s* *az *res*nte. </line>
<line> No que refere à evolução do dir*ito p*nal, este so*reu *ra*d* influência, no século </line>
<line> XVIII, p*la p*b*ic*ção d* *br* do Marquês de *ecca**a, os del*tos e das *en*s que d* forma </line>
<line> magistral, incut*u ** pensamento filo*ófi*o do direit* penal a ideia de humaniza*ão *a p*na e </line>
<line> busca pela Justiça. (*stefam. 20*, p. 37) </line>
<line> O fato s*cial é sempre o ponto de partida *a for*ação d* noç*o do Direito. O **reito </line>
</par>
<par>
<line> su*giu *as necessidad*s fundamentais </line>
<line> *as sociedade* humana*, sendo no **reito que *e </line>
</par>
<par>
<line> encontra a seguran*a </line>
<line> das *on*i*ões </line>
<line> i*er*ntes à vida humana. * fato so**al qu* se most** </line>
</par>
<par>
<line> contrário à nor*a d* Dir*it* que c*nst*tui * ilícito j*ríd*co, sendo que a f*rma *ais séria dele </line>
<line> * o i*ícito penal. (Jes*s. 2010, p. 45) </line>
</par>
<par>
<line> *esta feita, o E*t*do estabelece *anções, procurando *ornar *nvioláveis os b*ns </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> entende por pr**eger. A m*is se**ra das sanç*es é a *anç*o pena*, uma vez que * est*bel*cida </line>
<line> para o caso de in*b*erv*nci* *e um i*pe*ati*o. Essa sanç*o, qu* é o mei* *e ação *o Estado, </line>
</par>
<par>
<line> em s* trata*do de </line>
<line> *i**ito penal, a é </line>
<line> pena, *** cons*range aut** o </line>
<line> da condut* punível </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> submeter-*e a um m*l q*e </line>
<line> *orresp*n** em </line>
<line> gravid*de o dano p*r ele causa*o. Para Jesus </line>
</par>
<par>
<line> (2010, p. 45), o "Estado *stabe*ece norma* *urídi*as *om a finalidade de c*mbat*r o cr*me. A </line>
<line> esse conj*nt* de normas jurídic*s dá-se o nome de Dir**to Penal". </line>
<line> Sobre o con*eito, afi*mam Za*faroni e P*erangeli (200,. p. 8*-85) que, com a expr**são </line>
<line> Direito Pe*al, se *e**gna* d*a* *nti*ade* **ferentes, que pod*m ser interpretadas con**nta ou </line>
</par>
<par>
<line> separada*ente; quais se*am: o conju*to de </line>
<line> le*s penais, </line>
<line> com*reendidos </line>
<line> como a legisla*ão </line>
</par>
<par>
<line> penal; e o si**ema de interpretação d*sta legislação, sendo est* o sa**r do dir*ito penal. </line>
<line> A legislaç*o penal se distingue das *emais áreas do d*rei*o em raz*o da consequênc*a </line>
</par>
<par>
<line> **pecial atri*uída à infração penal, *ual seja a coerção através da sanção </line>
<line> penal. O direi*o </line>
</par>
<par>
<line> *enal, através da *plicação da p**a, *us*a, </line>
<line> de f**ma </line>
<line> direta e imediata, q*e o *nfrator </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> cometa novos d*lito*, enquanto as *emais s*n*ões jurídicas têm finalidade *e r*paração </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> res*ar*i*ento. (Zaff*roni e Pieran**li. 200*, *. 8*) </line>
</par>
<par>
<line> Para Barranc* (1996, p. 41), o principal fim d* d*rei*o pena* * a prevenção de condutas </line>
</par>
<par>
<line> que sej*m co*sider*das o*ensiv** a*s </line>
<line> bens jurídicos protegidos, </line>
<line> estas rel*c*onadas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*r*sina, v. 12, *. 2, *rt. 6, p. 106-1*4, Mai./Jun. 201* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. Abreu, F. Schlic*man* </line>
<line> *** </line>
</par>
<par>
<line> convivê*cia humana. O d*rei*o p*nal, para o autor, na atu*lidad* *e consubstancia na análise </line>
</par>
<par>
<line> d* conceito de bem jurídico **otegid*, sendo e* *o*n* disso que con*trói o nú*leo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *o*má*i*a jurídi**-penal. </line>
</par>
<par>
<line> Na mesma d*re*ão, enten*e Nucci (2013, p. 71), que o direito *ena* é "o con*u*to *e </line>
<line> normas jurídic*s *oltado à fi*ação dos limi**s do pod*r puniti** *o Estado, inst*t**ndo </line>
</par>
<par>
<line> **fra*ões penais e as sa*çõ*s correspon*entes". Dessa fo*ma, o direito penal é o siste** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> norm*s *urí*ic*s que visa precipuamente fix*r os limites do poder punitivo, um* v*z que as </line>
<line> sa*ções são pr*estabelecida*, bem como tax** as sanções corr*spondentes ao in*ra*or. </line>
<line> En*ende Prado (2013, p. 70) que o direi*o *enal é o setor ou parte do ordenamento </line>
</par>
<par>
<line> j*rídic* </line>
<line> público que </line>
<line> es*a**lece as ações o* om*ssões **l*tivas, com*nando-lh*s penas </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> m*didas d* *egu*a*ça, dependend* do c*so. *nsina o autor que: </line>
<line> O D**eito Penal é visto *omo uma ordem de p*z pública e de *utela d*s r*lações </line>
<line> soci*is, cu*a missão é proteg*r a *onvivência humana, assegura*do, por m*io da </line>
<line> coação estatal, a inquebrantabilidade d* or*em *urídica. </line>
<line> Dessa forma, o direito penal pode se* entendido *omo o ra** do direito que se ocupa </line>
</par>
<par>
<line> de e*ta*elecer puniçõ*s *ara </line>
<line> d*te*minadas a*ões ou o*issões relev*n*es para al**ns be*s </line>
</par>
<par>
<line> jurídico* protegido*. N*sse no*te, a *rincipal missão *o direito p*nal é o estab*lec*mento da </line>
</par>
<par>
<line> ordem a e </line>
<line> paz pública, assegurand* aos *eres humanos uma convivência pacífica atra*és da </line>
</par>
<par>
<line> coaç*o *statal. </line>
</par>
<par>
<line> N*s*a linha é * definição de *stefam (201*, *. 38) sobre * d*reit* penal: </line>
</par>
<par>
<line> Para nó*, o Direito Pen*l é o ramo *o Direito que se encarrega </line>
<line> d* regular os fato </line>
</par>
<par>
<line> hu*ano* ma*s perturbadores da v*da soci*l, d*fi*in*o-os quanto à sua extensão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*s*qü*ncias, de *odo a assegurar, por mei* </line>
<line> da a*lic*ç*o efetiva de s*as </line>
</par>
<par>
<line> *rescriç*es, a gar**tia da vi*ê*cia da norma * as expectativas norm**ivas. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, o *ireito penal p*de ser </line>
<line> *nte*dido como o ramo do direito *u* se ocu*a de </line>
</par>
<par>
<line> *stabelecer pu*içõ*s para determ*nadas **ões *u ***ssõe* rel*v*ntes *ara alguns bens </line>
<line> ju*ídico* protegidos. </line>
</par>
<par>
<line> Ensina Puig (2004, p.52) que o direit* </line>
<line> pena* se *ivide em dois se*tidos d*stinto*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ob*et*vo e o subjetivo. Sobr* o dire*to penal objetivo, este significa o conj*nto de normas </line>
</par>
<par>
<line> penais: já direito *enal **bjetivo, também entendido como *us puniendi, sustenta-se o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> poder que possui o Estad* de criar e apli*ar o di*eit* pena* *bj*tiv*. </line>
</par>
<par>
<line> *or fim, Pr*do (2013, p.7*) faz um alerta quanto a nomenclatura utilizada pela </line>
</par>
<par>
<line> doutr*na, que rotula **téri* penal em razão * </line>
<line> do particularíssimo objeto de es*udo. Ne**e </line>
</par>
<par>
<line> norte, exe*plif*ca o tr**amen*o dado: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 3, art. 6, *. 106-124, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> www4.fsane*.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **sponsabilidade Penal Amb*e*tal E O *rincípi* Da *ntervenção Mínima </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> [...] D*reito Penal Econômico, Direito Pe*al Empres*rial, **reito Penal Amb*ental, </line>
<line> Direito Penal do Consumid*r (etc.), o que n*o deixa de ser Direi*o Penal, em nada </line>
<line> a*te**ndo sues princ*pios e bases teorétic*s esse*ciai*. </line>
<line> Dessa *orma, muito embora a dout*i*a tente rotular a maté*ia em razão ao particular </line>
<line> obje*o a*alisado, o di*eito pe*al é o mesmo em sua ess*nc**. Daí, expli*am-*e eventuai* </line>
<line> trata*entos na sequência deste a*t*go, *m rela*ão *o Direito Pe*al Ambiental. </line>
<line> Por f**, pel* v*sto, o direi*o pe*al é o ramo do *ireito que visa prote*er b*ns jurídicos </line>
<line> *ara a v*d* em ordem e paz na socie*ade. * prevenção é feita através da s*nção *en*l, </line>
<line> vincul*da à infraçã* penal, sendo es*a a *rin*ipal difer*nç* d*sta á*ea do direito das demais. </line>
</par>
<par>
<line> No en*an*o, a d*term*n*ção e a a*licação da s*nção pena* não está *e*vinculada </line>
<line> ** Estado, </line>
</par>
<par>
<line> este de*e obedecer aos prin*ípios cons*itu**onais do Direito Penal. </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 * direito **nal e sua r*l*çã* com o pr*n*ípi* da intervenção *ínima </line>
</par>
<par>
<line> O Direito Penal, para os fins dest* art*go, pode ser entendido c*** o ra*o do D*reito </line>
<line> que cuida *a *ro*eção a determinados bens jurídicos, através d* a*licação da sanção penal. </line>
<line> Nes*e sentido, o E*tado, *ete*tor do Jus Puniendi, exerc* seu po*er co*rcitivo *travé* </line>
<line> da aplicaç*o da **nção *enal pa*a * in*i*íduo q*e tra*sgri*e a norma penal. Este exe**ício d* </line>
</par>
<par>
<line> "p*der de punir" </line>
<line> d* Estado n*o está desvi*culado, mui*o pelo contrário, </line>
<line> pois este </line>
<line> *ncontr* </line>
</par>
<par>
<line> div*rsas lim*taçõe*, no*adamente *s limitações do* princípios informad*res d* Direit* Penal. </line>
<line> Ensina Nu*ci (2013, p. 87) que: </line>
<line> Etimologi*amente, **incí*io t*m vários signifi**dos, entre os quais o de momento </line>
<line> e* que al*o *em origem; causa primári*, *lemento pred*minante na constituição de </line>
<line> um corpo orgâni*o; preceito, **gra ou lei; font* ou **usa de uma ação. </line>
<line> Se*do assim, princ*p*o t*m o **gn*fica*o de *rig*m, fonte. *á no s**tido jurí*i*o, </line>
</par>
<par>
<line> p*incípio pode s*r e*ten*ido como </line>
<line> uma o*denação, que serve de base *ara a interp*etaçã*, </line>
</par>
<par>
<line> integração, *o*hecime*to e aplicação do d*r*ito positivo. Desta f*i*a, princ*pio, para o *ireito, </line>
<line> si*nifi** um n*rt* a se* s**uido na interpret*ção das normas. (Nuc*i. 2013, p. 87) </line>
<line> Sob*e os pri*cípios par* * Direito Penal, Bitencourt (*012, p. *58) ad*z que a* idei*s </line>
</par>
<par>
<line> de igualdade e de l*b*rdade, oriund** do ilumini*mo, *eram </line>
<line> ao Direi*o Pe*a* um c**áter </line>
</par>
<par>
<line> f*rmal menos cruel do que aquele qu* predominou d*rante * E*t*do Absolutista, *ma v** qu* </line>
</par>
<par>
<line> os princípios impuseram limite* à intervenção es*atal nas liberd**es ind*viduais. Ass*m, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *unção dos prin*ípio* para o D*reito Penal, se co*su*stancia na fun*ão li**tad*ra de res*eito </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter**ina, *. 12, n. 2, art. 6, p. 106-1*4, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> w**4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. Abreu, F. Schlickm*nn </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> *os *irei*os fundame*tai* do cidadão, s*ndo que em pa*ses democráticos *stes pas*aram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nt**rar os Códigos Pe*ai*. </line>
</par>
<par>
<line> *esse *entido, o princ**io que mais po*sui discussões acerc* do tem* do prese*te </line>
</par>
<par>
<line> artigo, é o *rincípio *a interve*ção mínima, n*tada*en*e </line>
<line> nas *uestõe* amb**nta*s. *el* </line>
</par>
<par>
<line> princípi* da i*tervenção mí*ima, tem-se que o Estado não deve interferi* em de*asia na vida </line>
<line> do i ndi ví duo. </line>
<line> Para *ucc* (**13, p. 92-93), a lei *enal não deve ser vista como prima ratio, e sim </line>
<line> como ultima rat*o, issopor qu* exis*em ou*r*s r*mos do Direito *reparados *ara so**ciona* as </line>
<line> des*venç*s ocorridas na comunidade. </line>
<line> *nsin* Jesus (20**, p. 52) que a intervenção *ínim* consiste e*: </line>
</par>
<par>
<line> [...] re*tringir ou impedir o a*bítrio do leg*sla*or, </line>
<line> no </line>
<line> *entido de evitar a </line>
<line> *e*inição </line>
</par>
<par>
<line> desnecessári* de cr*mes e a impos*ção de penas i**ustas, desumanas ou cruéis, * </line>
<line> *ria*ão de tipos *eli*uosos de*e obedecer * imprescindib*l*dade, só *ev*ndo intervir </line>
<line> o *sta*o, p*r *nt*rmédio do D*reito Pen*l, q*and* os out*os *a*os do Direito não </line>
<line> conseguirem preven*r a **ndu*a *lícita. </line>
<line> Assim, a in*ervenção *ínima, i*icialmente, tem por objetivo impedir que o Es*ado </line>
<line> interfira desn*cessariamente na *ida do indi*í*uo, u*a *ez que existem o**ros *am*s do </line>
<line> *ireito com co*pet*ncia pa** a soluç** d* eventuais conflitos sem a necessidade de </line>
<line> aplicação ** Direito Pe*al. </line>
<line> A i*terven*ão mínima esta*elece que * le* pen** só dever* intervi* *uando for </line>
<line> absolutamente nec*ssário para a sobr*vivência em prol e pa* da c*m*nidade, a*licada como </line>
<line> ultima ratio, só de**n*o apli*á-la s* *xistir po*sibi*idade de ter efi***ia. (*rado. 20*3, p. *90) </line>
<line> O pr*ncípio da inte*venç** mínima, q*e também é conh*cid* *omo *l*ima *azão, </line>
</par>
<par>
<line> orienta e limita o poder incr*min*do* do *stado, e**a**l*cendo que soment* se autoria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> crim*n***z*ç*o de uma *onduta, *e constituir meio n*cessário par* a p*oteção de determinado </line>
<line> bem juríd*co. Defende Bitencou*t (2012, p. 159) que: </line>
<line> S* p*ra * restabeleci*ento da ordem jurí*ica violada *orem s*ficiente* *edidas </line>
<line> civis o* a*mini*tra*ivas, são es**s *ue devem ser *mpregadas * não *s *en*is. Por </line>
</par>
<par>
<line> iss*, * Direit* Penal de*e s*r a ultima rat*o, isto é, d*ve a*uar *omente q*ando os </line>
</par>
<par>
<line> demais ramos do Di*eito revel*rem-se incapa*es *e dar a t*tela devida a b*ns </line>
<line> rel*vante* na *id* do ind*víduo e d* *rópria s*ciedade. </line>
<line> Por*anto, o Direito Penal, con*id*rado com* ultim* ratio * con*iderado a *lti*a </line>
</par>
<par>
<line> cartada d* leg*slat*v*, </line>
<line> qua*d* </line>
<line> *er*ebe q*e </line>
<line> **o ex*ste outra **lu*ão para por fim </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dete*m*nado pro**ema qu* ameaç* * paz social, e, assim, cr*a o tipo pen*l incrimin*dor, </line>
<line> fazendo com *ue a **lução seja encontrada para a proteç*o d* *eterminado bem *urídi*o, seja </line>
<line> at*avés da apli*ação da sanção penal. Impo**a*te salien*ar que, se exis*e outra possib*lidad* de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 3, art. *, p. *06-1*4, Mai./Jun. 2015 www4.fsane*.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Resp*nsab*lid*de Pe*al Ambiental E O P*incípio Da Int*rven*ão Mínima </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> *r*teç*o ao bem juríd*co *e outro modo, dev*-se abr** m** da aplicação desta *pção </line>
<line> legislativa, *ma ve* que, n*sse caso, seria a banali*ação *a punição. (Nucci. 2013, p. 9*) </line>
<line> Além disso, o prin*í*io da inter*enç*o míni*a po*sui outr* corolári*, a </line>
</par>
<par>
<line> fragmentarieda*e, a qual para Prado (2013, p. </line>
<line> *90), </line>
<line> "só *evem os bens jurí*icos ser </line>
</par>
<par>
<line> defendidos *enalmente d*a*te de ce*tas f*rmas de a*ressã*, considerada* social*ente </line>
</par>
<par>
<line> int*leráveis"; dessa fo*ma, en*ende </line>
<line> q*e somente </line>
<line> ações o* omissões mais **aves que </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> ender*çadas a bens valiosos é *ue po*em s*r objeto de criminalização. </line>
<line> Sobre esta característica e eventual *rítica *or parte *o* leigos sobre o assunto, P*ad* </line>
<line> (2013, p. 1*1) ressa*ta que "* u*o exces**vo da sanção c*iminal (in*l*ção pena*) não garante </line>
<line> um* maior proteção de bens; ** co*tr*rio, condena o s**tema pena a uma *unção m*ram*nte </line>
<line> sim*ólica negativa". Portanto, * car*cter*s*ica d* f*ag*entariedade, qu* seleciona a sanção </line>
</par>
<par>
<line> penal ** </line>
<line> aç*es mais gr*ves é n*ces*ária para não c*ndena* o siste*a pe*al a s*r meramente </line>
</par>
<par>
<line> *m a*licador d* sa*ção, quan*o o real o*jetiv* do D*reito Penal, *omo *isto *n*eriormente é a </line>
<line> prevenção dos at*s ilícitos e a busca pe*a pa* social. </line>
<line> Desta f*ita, pelo princípio da inte*ve*ção mínima, o Estado de*e intervir através *a </line>
</par>
<par>
<line> utilização do Di*e*to Penal apen*s e* último </line>
<line> caso, q*an*o as demais ár*a* </line>
<line> do *ire*t* *ão </line>
</par>
<par>
<line> *btiver*m êxi*o na resolução dos conflitos; a* Di*eito Pena*, re*guarda-se a punição ***o* </line>
<line> *tos m*i* graves *om*tidos, *or su* característ**a d* fr**me*tariedade. </line>
<line> 2.5 * resp*ns*bilid*de penal ambiental e * princípi* da intervençã* mínima </line>
<line> A sensibil*dade pel* mei* amb*ente e sua tutela através dos mecanism*s do Direito são </line>
<line> questões atuais. * home* d*morou em adq*irir co*sciên*ia so*re a limita**o dos recursos </line>
<line> natura*s e do caráter i*terativ* das agressões à nat*reza. O desenvolvimento a qua*quer cus*o </line>
<line> *f*ta o equilí*rio *atur*l e ameaça a s*bsistênc*a * a qualidade de vid* do ser humano, *as </line>
<line> pre*entes e futuras *eraçõ*s. D*s*a f*ita, **r* *entar amenizar * garantir atuaç*es mais </line>
</par>
<par>
<line> *espeito*a* </line>
<line> *om o meio </line>
<line> ambiente, o Estad*, tem-se utilizado do seu i*strum*nt* de </line>
<line> maior </line>
</par>
<par>
<line> coação jurídica, o Direito Penal. (Rubira. 1996, p. 601) </line>
<line> *n*inam Frei*as e *rei*as (200*. p. *2) q*e na apl*cação da responsabiliz*ção *enal, ** </line>
</par>
<par>
<line> uma forte t*ndên*ia n*s pa*ses latinos no </line>
<line> *entido de </line>
<line> que Direi*o *enal seja de liberação o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de*criminaliz*ção, </line>
<line> com a *b**rvânc*a do </line>
<line> p*incípio da interve*ção m**ima. Dest* **rma, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> repres*ão à *onduta tran*gressora deve ser f*ita pela via administrat*va, em que as sanções *ã* </line>
<line> mais eficientes que as ap*icadas com maio* brev*dad*, ou pela *ia civil, em que a *eparação </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. *2, *. 2, *r*. 6, p. 106-124, Ma*./Jun. 2*** www4.*sanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. A*reu, F. *chli*k*ann </line>
<line> *16 </line>
</par>
<par>
<line> p*de ser completa. A aplicação do Dire**o Penal, assim, se restring* *o que for mais grave e </line>
<line> nocivo à Sociedade. </line>
<line> Cada dia é mais evid*n*e a l*gação entre o desenvolviment* econômico e * degr*dação </line>
</par>
<par>
<line> *o m**o ambie*te e </line>
<line> infe*izm*nte, *ssa degrad*çã* altera a paz pú**ica a tranquili*ade e </line>
</par>
<par>
<line> social. Por outro lado, cada d*a mais se v*rifica que uma das únic*s for*a* ** manter a paz </line>
<line> social * a utiliz*ção do Di*eito Pena*, ap*sar diss*, muit*s questionam a n*cessidade de </line>
<line> utilizar-s* do Dir*ito Pen*l p*ra * prote*ão do *eio am*iente. (Nogueira, G*ménez e Del </line>
<line> *a*le. 2003, p. 15) </line>
</par>
<par>
<line> A respon**bilidade penal </line>
<line> ambiental se consubs**nci* no conjunt* de **rmas penais </line>
</par>
<par>
<line> q*e sanci**am condutas contrárias à u*i**zação rac*onal dos r*cursos </line>
<line> nat*r*is. A condição </line>
</par>
<par>
<line> formal para aplicação da *anção penal é a utilizaçã* de pe*as atrav** *e tip*s penais corretos </line>
<line> e funciona*s, a fim *e obter êxito em uma justa e eficaz pr*teção ao meio ambient*. (Zsögön. </line>
<line> 1**1, p. 313) </line>
<line> Na utilização *o Direito P*na* possui questionamentos em diferente* p**spectiv*s. </line>
<line> Uma co*c**ção *eral enten*e que * proteção penal do meio ambie*te não cr*a p** so*ial, </line>
</par>
<par>
<line> se*do </line>
<line> que apenas acrescenta ilu*ões sobre </line>
<line> a* *un*ões soci*is do Direito P*nal. Pa*a e*ta </line>
</par>
<par>
<line> concep*ã*, a solução *e*a* para </line>
<line> um pro*lema de ordenação soci** dev* ser feito por </line>
</par>
<par>
<line> instância* nã* penais, uma **z *ue o **r*ito P*nal *eve de*e*penhar um papel subsid*ário e </line>
<line> frag*ent*r*o. (Nogueir*, Gimé*ez e Del Vall*. 2003, p. 15) </line>
</par>
<par>
<line> E*tende-se, ain*a, q*e os conflitos que afetam o m*io ambie**e são frutos </line>
<line> de *m </line>
</par>
<par>
<line> *odelo de desenvolvime*to basea** na produção ind*strial e </line>
<line> nas condições de vida </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> es*écie huma*a. A sol**ão do pro*lema pa*sari* p**a utilização de u* mode*o qu* gar*nta o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*l*i*ento industrial, a c*nserv**ã* da natureza e </line>
<line> as condições de saúde, vida e bem </line>
</par>
<par>
<line> estar d*s pessoas. (N*gue*ra, Giménez e Del *a*le. 2**3, p. *5-*6) </line>
<line> O Dir*ito Penal deixa de ser nece*sário para proteger a sociedad* se exi*tirem out*o* </line>
</par>
<par>
<line> *e*os *e*o* </line>
<line> lesivos aos </line>
<line> direitos in**vid*ais, um* vez que e*ta é uma exi*ência d* Estad* </line>
</par>
<par>
<line> Social, quando *e </line>
<line> busca </line>
<line> o maior bem social *o menor c*sto so*ial. Nesse sentido, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> concepção do *ireit* P*nal se*ia u***itarista, para *ue não exist*sse a maior *roteção possível </line>
</par>
<par>
<line> e s* m </line>
<line> o máxim* da prote*ão necessária. Nes*e ponto, entraria em jogo * pri*cípio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> subs*diar*edade, dei*an*o o *ir*ito Penal como última razão, *endo es*e utilizad* somente </line>
<line> *uando outro* ramos do Dir*ito, menos lesivos, não r*solvessem os co*flit*s. (Puig. 2004, *. </line>
<line> 126-127) </line>
<line> Assim, * princ*pio d* intervenç** mínim* estaria re*guardad*, at**ndo o Di*eito Pen*l </line>
<line> apenas n*s casos em que nã* *ouvesse solução por **rte dos outros ramos do Direito. </line>
<line> R*v. FSA, *eresin*, v. 12, n. 3, ar*. 6, p. 106-1*4, M**./Jun. 20*5 www4.fsanet.*o*.br/*ev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Responsabilidade *en*l Ambien*al E O Pri*cípio Da I*tervençã* Mínima </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> Conforme ensinam Nogueira, Gim*nez e Del **lle (2003, p. 16), quand* se *ala em </line>
<line> Dire*to Penal *omo ult*ma ra*io, se quer dizer *ue, n* *aior*a da* in*raçõ** contra o meio </line>
<line> ambient*, * Direito Administrati*o sancion*dor p**eria *er melh** res*ltado que a aplicação </line>
<line> da sa**ão penal. Isso se j*sti*ica *ela* afirmações de que o Direito Penal é i*adequado p**a </line>
</par>
<par>
<line> obter uma r*paraç** </line>
<line> im*di*** do dano e pa*a pr*venir futuras agre*s*es </line>
<line> ao meio ambiente. </line>
</par>
<par>
<line> P** fim, *efen**-se a ap*icação *o *rincípio da intervenção mí**ma n* Direito Penal </line>
<line> Ambiental. </line>
<line> Nesse sen**do, *nt*nde Ba*ranc* (1*96, *. *1) que as en*rm*s es*eranç*s q*e </line>
<line> despert*r*m a int*rven*ão do Direito P**al na tute*a do meio am*iente se tr*nsformaram n*s </line>
</par>
<par>
<line> prime*ras experiênc*as *egi*lativas em desencanto * desesperan** na sua efetivi***e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> legitimidade. De *epente, o *rime ambienta* *e tornou u* o*s*á*ulo par* a* caract*r*stica* do </line>
<line> Di*eito Penal, trabal*ada* *ela do*mática com mu*to esforço no passar dos anos. </line>
<line> D* outra pespectiva, o prin*íp*o da intervenção mín*ma tem po* *bjet**o impedir que * </line>
<line> Estado in*erf*ra desn*cessariamen*e na *ida d* *n*ivíduo, u*a ve* que e*istem outros r*mos </line>
<line> do Direito com competênc*a pa*a a so*ução de *ventuais confl*tos sem a n*cessi*ade de </line>
</par>
<par>
<line> apli*ação </line>
<line> do Dir**to *e*al. O E*tado deve *n*erv*r atr*vés da ut*l*zação *o Di*eito Penal </line>
</par>
<par>
<line> apenas em úl*imo caso, *uando as demais áre*s do Direi*o *ão obtiverem êxi** na r*sol*ção </line>
<line> dos con*lit*s; ao Di*eito Penal, resgu*rda-se a punição pelos atos mais *raves cometidos, p*r </line>
<line> sua característica de fragmentariedade. </line>
<line> Difer*ntes *e parte *a doutrina, Fr*it*s e Freitas (2006, p. 34) *efend*m que o Direito </line>
<line> Penal mí**mo nã* deve ser aplica*o em sede de Cri*e* ambien*ais, uma vez que "os d*nos </line>
</par>
<par>
<line> *ão de conseqüênci*s grave* e nem sempre conhecidas, a preserva*ão é um e </line>
<line> dever * **r </line>
</par>
<par>
<line> levado c*m o m*ximo empenh* e seriedade, não apen*s **ra esta, *as pri**ipalmen*e para as </line>
<line> g*raçõ** fut*ras". </line>
<line> Assim, *ar* *s autores, a utilizaçã* do pr*ncípio da intervençã* mínima n* Direit* </line>
</par>
<par>
<line> Pen*l não deve ser aplica**s e* sede de crimes ambientais, </line>
<line> uma vez que se </line>
<line> devem </line>
<line> agir </line>
</par>
<par>
<line> pensando, incl*sive, na </line>
<line> proteç*o das futuras gerações. *esse norte, *omo já dito nest* </line>
</par>
<par>
<line> pes*ui*a, </line>
<line> o Direito P*nal, muito embora seja rotulado em razão da maté*ia (ambiental, </line>
</par>
<par>
<line> empresarial, etc.), é o me**o em sua essênc**, dev**do-*e aplic*r a qualquer área *s </line>
</par>
<par>
<line> d*spos**õe* gerais ref*rentes a* *esmo. </line>
</par>
<par>
<line> * tut*l* </line>
<line> d*s de*om*nados *nt*r*sses d*fusos, dentre eles o meio ambiente, *uscita </line>
</par>
<par>
<line> dive*sos pro*lemas relat*vos a técn*cas idôneas. O ponto central d* de*ate é a utiliza*ão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> mod*l* ad**uado </line>
<line> de t*te*a penal qu* utiliz* um model* </line>
<line> articulado d* Direito *enal com *s </line>
</par>
<par>
<line> *emais discip*inas. (Muñiz. 1997, *. 225-22*) </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, v. 12, *. 2, art. 6, p. 106-124, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> *w*4.*sanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. Abreu, F. Schlick**nn </line>
<line> *18 </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a d*r*ção, o Direito Pen*l n*o pode **fren*ar * proteç*o do meio amb*ent* *om as </line>
<line> técnicas clá*sicas de tute*a pen*l. De**a feita, não é *ossível, *o* de*itos amb*en*a*s, a fixa*ão </line>
</par>
<par>
<line> do núc*eo do ti*o em *elação *o resultado produzido, pois, muita* </line>
<line> vez*s o resulta*o nem </line>
</par>
<par>
<line> *es*o * conhec*d*. Al*m do q*e, a tex*ura do bem jurídico protegido e os focos de risco que </line>
</par>
<par>
<line> a ativid*d* indus*rial e pr*dutiva proj*ta, deter*inam que legislador penal dev* *dotar o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> técnic* estrutura* **ó*ria dos *elitos de pe*igo.(Mu*iz. 1997, p. 226) </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Muñiz (19*7, p. 226), a proteção do me*o ambient* s*tua o legislador penal </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *m setor car*cter*zado por um entremeio de a*ivid*des *er*gosas consentidas. Neste sentido, a </line>
</par>
<par>
<line> dimens*o e as car**te*ísticas que a reg*lação *dministra*iva de*e *ealizar é que defin* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> int*rvenção *uríd*co-p*nal, determina**o um *le*ado *rau de *epen*ên*ia o* aces*oriedade. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, no toc**te às </line>
<line> técnicas de tute*a do Di*eito *enal Ambie**al, a util*zaç*o </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> aces*oriedade *o *i**ito Ad*inis**ati*o é r*corrente no tema *eferente * tutela *e*al do me*o </line>
<line> am*iente. </line>
<line> 2.6 * a*essoriedad* *o direito *d*in*str*tivo como técnica de tutela e* m*té*ia </line>
<line> *mbien*al </line>
</par>
<par>
<line> O Dire*to P*nal </line>
<line> deve guiar-se *elos pri*cípios </line>
<line> c*nstituciona*s; sua *pl*cação </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> matéria *mbiental, deve-se g**ar p*lo princípio da intervençã* mí**ma. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Puig (2004, p. 49-50), o Direit* Pen** constitui-se de </line>
<line> um *os meios de contr*le </line>
</par>
<par>
<line> social exis*entes </line>
<line> na so*iedad*. Frisa * </line>
<line> *utor que a *scola, a família, * pro*issão os g*upo* * </line>
</par>
<par>
<line> soc**is assim o são, de ma*eira in*orm*l. No </line>
<line> enta*to, o Di*e*to Pena* ***stitui um meio *e </line>
</par>
<par>
<line> contro*e soc*a* altame**e form*lizado, e *ende a evitar comportamentos </line>
<line> sociais que *e </line>
</par>
<par>
<line> reput*m in*es**á*eis, fixando, para is*o, *anções penais para determinadas condutas ilícitas. </line>
<line> Destaca que o Dire*to Pe*a* c*ida da p**v*são de sa*çõ*s p*r* a* condutas m*is graves, como </line>
<line> forma de evitar comportamentos es*ecialm*n*e perigosos. </line>
<line> Com base nis*o, verifica-se * dif**u*dade para a *til*zação corret* *o Dir*i*o Penal no </line>
<line> tocant* *o* c*imes *mbientais. Nesse n*rte, um* das técnicas *til*zadas pa*a tutel* do Direito </line>
<line> *enal Am*iental é * acessoriedade do Direito Adm*nist*ativo. Desta f*i**, a técn*ca de tutela </line>
</par>
<par>
<line> empr*gada </line>
<line> pelo leg*slador um problema do Dir*ito *enal Ambiental. P*ra F*gu*iredo, é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *tilização do Di*eito Pena* cl*ssi*o para tut*la *o m*io ambiente não é possí*el, a </line>
<line> *ma ve* </line>
</par>
<par>
<line> que não * i*possível nos crimes ambie*tais a fi*aç*o do n*c*eo do resultado </line>
<line> *o dano </line>
</par>
<par>
<line> pro*uzido. (Figueir*do. 20*3, p. 155) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 3, art. 6, p. 1*6-124, Mai./Jun. *015 www*.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Res*onsa*ilidade *en*l Amb*ental E O Prin***io Da Interv*nção M*nima </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, a t*xtura do bem jurídic*, os fo*os de **sco que a a*ivid*de industrial </line>
<line> projetam *obr* o mesmo, de*e*minam *ue o *e*is*ador t*nha que adotar um* t*cnica estrutural </line>
</par>
<par>
<line> *rópri* dos delitos </line>
<line> de perigo. A c*nst*ução de fi*uras e*cessiv*mente depe*dentes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *isciplin*s extrapenai* demandam, ainda, uma extensa *eia norm*ti*a, uma vez que o *ireito </line>
</par>
<par>
<line> Penal e*tá obrigado a atuar vinculado ao princípio da re*erva legal. Além do que, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> int*rvenção do Direito Penal *eve acontecer sempre que *xistirem ativ*d*des potenci*l**nte </line>
</par>
<par>
<line> perigosas para o b*m jurídi*o </line>
<line> protegido em </line>
<line> qu*s*ão; n* *aso do Di*eit* Penal Am*iental, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> meio ambie*te. (Figueired*. 20*3, p. 1**) </line>
<line> Sob*e * t*c***a de tutela, en**nam No*u*ira, Giménez e D*l Valle (*003, p. *7), que o </line>
</par>
<par>
<line> Dire*t* Pe**l *ão é auton*mamente l*v*e *a ord*m </line>
<line> de d*li*itaçã* da crim*nali**de </line>
</par>
<par>
<line> a*biental. Nesse nor**, </line>
<line> o *eg**lador penal *ec*be a </line>
<line> **li**tação por dispo*ições </line>
</par>
<par>
<line> admini*t*at*vas n* âm*ito *o meio ambiente, *endo *ue a de*e*m*na*ão do que é to*erável em </line>
<line> cada caso e em cada l*gar * tarefa do Dire*to Ad*inistrativo. </line>
</par>
<par>
<line> A configuração típ*ca do d*lito amb*en*al </line>
<line> constitui um </line>
<line> exempl* pa*adigmático dos </line>
</par>
<par>
<line> prob*emas que nece*sitam de uma harmoniza*ão </line>
<line> no qu* s* refere à tutela do me*o ambiente </line>
</par>
<par>
<line> co* a* gara*tias do princí*io da le**lida*e p*nal. A exig*nc*a de u*a *ipi*ic*ção do delito </line>
</par>
<par>
<line> am*i*nt** obriga a **sca**ar a técnica qu* maior di*põ* * direit* penal, *ual se*a, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> taxatividade. O modelo de tipo penal ambiental, formalmen*e s* ass***lha ao *odelo aberto, </line>
<line> própr*o ** lei p*n*l *m branc*. (Muñ*z. 1997, p. 2*9-230) </line>
</par>
<par>
<line> Sobre a norma penal e* b*a*co, *nsina Sirv*nskas (2014, p. </line>
<line> 880) que é "a**ela *u* </line>
</par>
<par>
<line> depe*de de *ma comp*ement*ção para a perfeita adequa*ã* típica". *ssim, * pena está </line>
<line> d*ter*ina*a, se*do que o que fa*ta * ape*as a compl*mentaç*o d* conteúdo. Ness* sentido, </line>
<line> este ti*o de norma pen** é chamado de n*rma penal imperfeita, sendo que é muito polêmica </line>
<line> sua **ilização, tanto no Brasil qu*nto n* mu*do. </line>
</par>
<par>
<line> Nas liç*es de Freitas e F*eitas (2006, p. *5), nos </line>
<line> crimes c*ntra o meio ambiente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> detalh*da e exau*tiva *escrição do comportam*nto do agente m**tra-se, por *eze*, *astante </line>
<line> di**cil ou até mesmo qua*e impossíve*. Tend* em vi*ta is*o, recorre-se c*m *e*ta f*equ*ncia à </line>
<line> remissã* da lei *m disposiç*es externas. A *orma pe*al compõe-se de p*eceit* *ncriminador e </line>
</par>
<par>
<line> respectiva **nç*o, </line>
<line> que au*or*zam su* aplicação sem a </line>
<line> neces*idade de </line>
<line> normas </line>
</par>
<par>
<line> complem*nta*es. A n*rma pen*l em branco, consiste no si*te*a *e *orma penal que necessita </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> complem*ntaç*o *ara sua i*tegr*l aplicação. Essa com*lement*ção, inicialmente, não </line>
</par>
<par>
<line> *f*nd* *rincípi* da reserva le*al, e pode ser real**ada de três maneir**; 1) *or disposição o </line>
<line> prevista na mesma lei; 2) *or disposi*ão prevista em *utra lei; e 3) por d*sp*sição eman*da de </line>
<line> out*o pode*, represe*t**o po* um ato administra*ivo. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. *2, n. 2, art. 6, p. 106-124, Mai./Jun. 20*5 ww**.*sanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. Abreu, *. Schli*kmann </line>
<line> *20 </line>
</par>
<par>
<line> Já para Freitas e Freitas (2006, p. 36), nos crimes ambientais, a norma pena* *m branco </line>
</par>
<par>
<line> é de todo n*c*ssária. Mas *essalta-se que e*ta </line>
<line> *osi*ão *ão unânime, p*rque nem t*da é </line>
</par>
<par>
<line> doutr*na entende *ue a a*oção da norma pe*al em branco é necessária. </line>
</par>
<par>
<line> Para Sirvinskas (2*04, *. 40), </line>
<line> h* doutrinadores qu* </line>
<line> ent**dem *ue a norma pena* em </line>
</par>
<par>
<line> br*nco afronta o pr*ncípi* da reserva legal, uma vez **e ser*a esse*cial uma t*pifi*ação pe*al </line>
<line> completa. Atualmente, **mite-s* a norma penal em bran*o quand* não h*ja comi*ação penal </line>
<line> incriminadora, sendo e*emplo atual no Brasil a *esc*ição *e remédios *onsid*rados drogas </line>
<line> para efe*tos antitóxicos. </line>
</par>
<par>
<line> * *isc***ão persiste sobre a viabilidade ou nã* da </line>
<line> aplicação d* normas pen*is em </line>
</par>
<par>
<line> *ranco em lei penal a*biental. *s autores q*e *nte*dem s*r viável, que justi*ic*m é que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> natureza da matéria e*ige o em*rego d*st* técni*a em </line>
<line> razão </line>
<line> da gra*d* </line>
<line> varia*ilidade </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> tecn*logia poluent*. Aos auto**s qu* entendem pela não via*ilidade, a justif*cativa é a **ensa </line>
<line> *os prin**pio* bas*lares do Di**ito Pen*l, da lega**dade e *a taxa**vidade, be* como da ofens* </line>
<line> ao princí*io da **paração dos *o*e*es. Pa*a es*es autores, bastari*, somente a adoção d* </line>
<line> medidas cíveis * administrativas no que se refere aos crimes *m*ientais. (Sirvinskas. 20*4, *. </line>
<line> 41) </line>
<line> Para Figueiredo (2013, p. 157-158), o mod*lo de *c**sor*e*a*e a*mi*is*rativa parece </line>
</par>
<par>
<line> inevit*v*l, </line>
<line> u* a </line>
<line> vez *ue o princípio da unidade </line>
<line> do ordenamen*o j*rídico e da proibição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contradiç*es </line>
<line> deter**nam que o Dire**o Penal não *o*e ameaç*r com </line>
<line> um a </line>
<line> pe*a </line>
</par>
<par>
<line> co*portamento *olerado* </line>
<line> expl**itamente p*lo ord*namento *uríd*co. *lém d*sso, t*ndo em </line>
</par>
<par>
<line> cont* a subsid**rieda*e do Direito *enal, e*t* não pode sobrepor </line>
<line> a p*ni*ão pena* em </line>
</par>
<par>
<line> det*imento da tol*r*ncia administra**va, *o*que o Di*ei*o *enal não *ode punir o que o Direi*o </line>
<line> Administrati** p*rmi**. E*sin* o auto* que: </line>
</par>
<par>
<line> É </line>
<line> ta**ém frequente o argument* de que para o l*gi*lador penal, é sempre </line>
</par>
<par>
<line> probl*mática a t*re*a de determi*ar *e mo*o </line>
<line> abstr*to a pa*tir de que grau, por </line>
</par>
<par>
<line> exe*plo, *ma c*ntamin*ção d* ar deixa de *er ad**ssíve* e se tor*a into*eráv*l. * </line>
<line> falta de c*it*rios au*ônomos * de valores-limite firmes conduziri* a* es**b*lecim*nto </line>
<line> de f*onteiras *ifusas do âmbito do punível, com o conseq*ente perigo *e *u* ou o* </line>
<line> tipos pen*is formu**dos de modo tão vago simplesmen*e não se ob*er*em ou a </line>
<line> ini*iativa humana e o p*og*e*so *écnico se ve*am **m*tados. </line>
<line> Assim, out*o argumen*o favoráv*l à tutela do meio am*i*nte atra**s da *cessor*edade </line>
<line> *o D*r**to Ad*inistrativo é no sentido ** que * Direito Penal não po*s*i c*itérios s*ficientes </line>
<line> *a*a, de modo abstrato, prever * grau de *estruição do meio ambiente em um ti*o pena*. </line>
<line> Desta forma, ou o tipo pen*l *eri* vago ao ponto de *ão haver punição, o* o excessi*o rigor </line>
<line> **mitaria o pr*gres*o t*cnico da ativid*de humana. </line>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 1*, n. 3, art. 6, p. 106-124, Mai./Jun. 2*15 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R*s*o*sabilid**e Penal Ambi*ntal E O Princípio Da I*tervenção Mí*ima </line>
<line> *21 </line>
</par>
<par>
<line> Ness* sentido, *ntende Fr*ita* e Fr*i*as1 que * pr*ncípio da *egalidade es*abe*ece que a </line>
</par>
<par>
<line> nor*a p*nal deve *e*cr*ver por </line>
<line> com*leto as car*c*erísticas do fato, fim de q*e o age*te a </line>
</par>
<par>
<line> *ossa *e defender. No entanto, e* *a*éria penal ambienta*, i*so *em *empre é possível, uma </line>
</par>
<par>
<line> *ez </line>
<line> q*e </line>
<line> as condutas lesivas ao m*i* ambiente não pe*m*tem, na *aioria das vezes, uma </line>
</par>
<par>
<line> descrição objet*va e dir*ta. E* </line>
<line> matéria ambiental pen**, n** é p*ssível a simplicidade </line>
</par>
<par>
<line> **isten*e nos *elitos *omun*. </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e dis*o, a técnic* de tutela deve *er eleita em consonância c*m * modelo de </line>
<line> gestão am*iental utilizado. A u*ilizaç*o do Di*eito *dm*nistrat*vo *a *inha acess*ri* n*o pode </line>
</par>
<par>
<line> sig*i*i*ar uma dependência extrema do *ireit* *enal do r*curso </line>
<line> das normas p**a*s em </line>
</par>
<par>
<line> branc*. *u*to *elo contrário, a tutela *ev* seg*ir a linha de a*e**o*iedade admi**strati*a *ue </line>
</par>
<par>
<line> confira ao Direito *enal as melhores </line>
<line> cond*çõ*s d* disponi*il*zar *ma pro*e*ão desta*ada, </line>
</par>
<par>
<line> c*paz de satisfazer *s exigên*ia* </line>
<line> político-cri*in*is que </line>
<line> d*stinguem * "penal" d*s outro* </line>
</par>
<par>
<line> ram*s do direito.2 Desta feit*, muito emb*ra seja a ace*soriedade admin*strati*a **a </line>
<line> técni*a </line>
</par>
<par>
<line> bastante ut***za*a e* matéria ambie*tal *en*l, esta ainda não é unan*midade na </line>
<line> doutrina </line>
</par>
<par>
<line> p*nal. </line>
</par>
<par>
<line> 3 CONSIDER*ÇÕ*S FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O p*esente artig* buscou anali*ar * responsabili*ad* penal a**i*ntal e o princípio da </line>
<line> i*tervenç*o mí*i**, bem como responder à problemá*ica *pr*sentada, qu*l seja, verificar se </line>
<line> *xiste violação ao p*incípio da intervençã* mínima quando da utili*aç*o do *ireito Penal na </line>
<line> seara ambie*tal. </line>
<line> Inicialmente, analisou-s* que o Direito Amb**ntal pode ser en***dido como a ciência </line>
<line> jurídica constit*ída do conjunto de normas e princípios *ue pertence a vár*os ramos do d*re*to, </line>
<line> u*ilizados par* garantir a proteção *o meio ambient* *ontra * c**portamento h**a*o, n* *ue </line>
<line> concerne ao apr*veitamento dos re*u*sos *atu*a*s, con*ervação e proteção d* m*io am*ie*te. </line>
<line> E*tudou-se a*nda, que o Dir*ito Penal p*de ser conceituado *omo * ramo do dir*ito </line>
<line> que *isa proteger *ens j*r*dicos para a vid* em or*em e paz na sociedade. Verifi*o*-se que a </line>
<line> prevenção * feita através da s*nção pe*al, legal****e v*ncula** à inf*ação pe*al, sendo est* a </line>
<line> principal dif*re*ç* desta *rea d* d*reito d*s demai*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> FREITA*, V. P; FREIT*S, G. *. Crim*s c*ntra a na*ureza: (d* acordo com a *ei 9.605/98). p. 3*. </row>
<row> *I*UEIR*DO, G. G. Crimes am*ie*t*is e b*m jurí**co-penal: (de*)crimina*iz*ção, redação t*p*ca * </row>
<row> (i*)ofensi*idad*. p. 1*7-158. </row>
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<line> P. M. Ab*eu, F. Schlickma*n </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> * Direi*o penal *ossui vin*u*a*ão e*t*eita **m os prin*ípi*s limitadores ** poder </line>
<line> pun*tivo do Estado. Neste norte, a aplica*ão do princípio da intervenção *í*ima, quando se </line>
<line> fala em Dir*it* *enal, é sempre *e*essária. Isso significa dizer que, em razão do princípio da </line>
<line> in*ervenção mí*i*a, antes da ut**ização *o Dir*i** Penal, outras medi*as deve* ser adotada* </line>
<line> p*ra q*e a regra, *ue *lmeja o adequado *ese*v**v*men** ** sociedade, sej* e*pontaneamente </line>
<line> c*mprida. </line>
<line> Para inve*ti*ar o ce*n* do presente arti*o, adentrou-se *a a**lise da responsab*lidade </line>
</par>
<par>
<line> penal *mbiental o pr*ncípio da e </line>
<line> inte*venção mínima, se*do constatan*o-se q*e * doutr*na </line>
</par>
<par>
<line> diverge *obre a utilização *o Direito Pena* *o â*bito *mbiental. Alguns *efendem que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Direito P**al é últi*a razão *, portan*o, não poderia ser utilizad* na tutela p*na* do meio </line>
</par>
<par>
<line> ambiente. *ara o*tros a </line>
<line> solução seria a util*z*çã* ** um mode*o que *arantisse </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lv*mento indus*r*al, a conservação da nature*a e as cond*çõ** de *a*de, vida e bem </line>
<line> est*r *as *e*soas. Parte divergente da doutrina e*tende que o *ireito P**al dever ser *til*zado </line>
<line> n* tutel* penal do meio ambiente, já q*e o Dire*to *enal mínimo não dev*ria ser aplicado *m </line>
<line> sede de Crimes ambienta*s, em razão dos danos levarem a *o*seqüências graves. </line>
<line> *e*if*cou-se, *inda, a acessoriedade do D*reito Administrat*v* como *é*nica de tutela </line>
<line> *o Direit* Penal A*bient*l. *esse sentido, r*st* c*aro q*e o Direito Admi*ist*ativo, na lin*a </line>
</par>
<par>
<line> acess*r*a, não de*e s*gn*ficar uma d*p*ndênc*a *x*rema </line>
<line> *o Dir*ito Pe*al do *ecurso </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> norm*s pen*is e* branco, d*ven*o apen*s a li*ha d* *cessoried*d* administrativa confer*r ao </line>
<line> Direito P**al as melh*res condiç*es *e disponibili*a* uma p*ote*ão destacada. </line>
<line> A *uestão cen*r*l do pr*sen** est*do se direciona no sentido ** haver ou n*o *io*ação </line>
<line> do prin*ípio da inte*ve*ç** mínim* da ut*lização do Dir*ito Penal na seara ambienta*. </line>
<line> Nesse as*ecto, insta salientar que alguns d*fen*em que o Direito Pe*al é úl**ma r**ão </line>
<line> e, portanto, não poderia ser u*iliz*do na tutela penal do me*o *mbiente, um* vez q*e e*istem </line>
</par>
<par>
<line> ou*r*s ramos do D*re*to ca*azes *e **lucio**r questão a </line>
<line> ambienta* </line>
<line> ant*s do Direito Pen*l. </line>
</par>
<par>
<line> Parte divergente da *outrina entende qu* o Direito P*nal d*ver *er ut*lizado n* tutel* pen*l do </line>
</par>
<par>
<line> *eio ambiente, *á que * *irei*o Pe*al mínimo </line>
<line> *ão d**eria </line>
<line> se r </line>
<line> aplicado em se*e de Crimes </line>
</par>
<par>
<line> *mbi*ntais, *m ra*ã* do* danos serem *ão de conse*uênci*s grav*s. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, *. 3, ar*. 6, p. 106-124, Mai./Jun. 2015 </line>
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<row> *AR*ANCO, N. J. d* la Mat*. Pr***cción p*nal de* ambiente y a*cesoriedad </row>
<row> administ*ativa: *ratamiento *enal de comp*rtamientos perjudiciales pa*a el *mbiente </row>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)