<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 6, *. 106-124, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.3.6
</line>
</par><par>
<line>
Responsabilidade Penal Amb*ental E * Princípio Da Intervenção Mínim*: U*a Análise
</line>
<line>
*ce*ca Da U**lização Do Dir**to Penal Na S*ara Ambient*l
</line>
<line>
Cri*i*al Respon*ibility Envi**nmen*al And The *rin*iple O* M*nimum I*tervention:
</line>
<line>
An Analy*is *f The Use Of Crim***l Law In En*ironmental Har*est
</line>
</par><par>
<line>
Pedro *anoel Abreu
</line>
<line>
*outor pela Unive*si*ade Federal de S*nta Catar*na
</line>
<line>
*rofesso* *a Unive*si*ade do Vale d* I**jaí
</line>
<line>
E-mai*: pedromanoel.abr*u@*mail.com
</line>
<line>
F*ávio Schlic*mann
</line>
<line>
Mestre pela U*ive*sidade do Val* do I*aj*í
</line>
<line>
Pro*essor da U*iv*r*idade do V*le d* Itajaí
</line>
<line>
E-mail: s*hlickmann@univali.br
</line>
</par><par>
</page><line>
Endereço: *edro Manoel Abr*u
</line>
<line>
*r*b*na* de Ju*tiç* *e Santa Catarina, *a*inet* Desembarg*dor. Rua Á**a*o Millen da Silveira, 208. *abine*e
</line>
<line>
*esembarg**o* Ped*o Manoel *breu,Centr* *EP 88020*01 - Flor*anópolis, *C - Bra*il.
</line>
<line>
Endere*o: Flávio *chlic*mann
</line>
<line>
Rica**o Izidoro *och Advogados *sso*i*dos. Rua Cônego Tomaz *o*tes, nº. 4*0Centr*
</line>
<line>
*EP- 883*1-100 - Itajai, SC - Brasil *elefo**: (47) 33488009 Fax: (47) 324890*8
</line>
<line>
Editor*-chefe: Dra. Marlene Araújo *e Carv*l*o/Faculda*e Santo Ag*sti*h*
</line>
<line>
Art*go recebido e* 09/03/2015. Última vers*o recebid* em 1*/0*/2015. A*rovado em 18/03/2015.
</line>
<line>
A*aliado pel* si**ema Tri*le Rev*ew: a) De*k *evie* pela Editora-Chef*; e b) D*uble Blind
</line>
<line>
Revi*w (avaliação cega *o* *oi* avaliado*es da área).
</line>
<line>
Re*isã*: Gramatical, *ormativa e *e Formatação.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Responsabilid*de *en*l Ambiental E O Princípio Da I*terve*ção *ínima
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O homem de*orou em adq*iri* consciên*ia sobre a
</line>
<line>
limitação dos recur*os natura** e do
</line>
</par><par>
<line>
caráter interativo das ag*e**õe* à nature**. Des*a f*r**, a sensibi*idade *elo meio *mbiente e
</line>
<line>
su* t*tela at*avés dos mecanismos do Di*e*t* são questõe* atuais. Nesse se*t**o, * p**sente
</line>
</par><par>
<line>
artigo *em como objetivo i*ve*tiga* a respon*abilidad* penal a*biental e o princípio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
intervenção m**ima, sob o aspect* da
</line>
<line>
utilização do Direito *e*al na sea*a ambient*l.
</line>
</par><par>
<line>
*s*udam-se, para tanto, consideraç*es acerc* d* conceito de Direito *mbient*l, *nalisando o
</line>
</par><par>
<line>
conceito de D*rei*o Penal, par*,
</line>
<line>
ao *inal, anali*ar a respon*abilid*d*
</line>
<line>
pe**l am*i*n**l e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
apl*caç*o ** pri*cíp*o *a int*rven*ão mínima, v*r**icando *s técn*cas de t**e*a penal em
</line>
<line>
m*téria ambiental. Com rela*ão à metodologia empregada, adotou-*e o método indutivo de
</line>
<line>
pesqu*sa, o qual parte da análise de casos *specí*icos para se chegar à c*nclusão d* tem*.
</line>
<line>
PALAV*A*-CHAV*: Direito Penal. Direito **bie*tal. Princí*io da Interve*ção Mínima.
</line>
<line>
Responsabilidade Penal Am**ental.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Th* man took in acquirin* aware*ess of the limitat*on of natural resources and th* intera*tiv*
</line>
</par><par>
<line>
nature
</line>
<line>
of the assaults
</line>
<line>
*n natur*. Thus, the se*sitivity t* the e*viro*ment a*d its protection
</line>
</par><par>
<line>
throu*h law mechanisms ar* cu*rent issues. I* this sense, this pape* aims to inve*tigate the
</line>
<line>
env*ronmental cri*inal responsibili** and the princ*ple of minimu* intervention in the a*p*ct
</line>
</par><par>
<line>
of t *e
</line>
<line>
*se of criminal law in e*vironmen*al harvest. , Is stud*ing *o* *oth, considerat*ons
</line>
</par><par>
<line>
ab*ut the con*ept of E*vironmental Law, analy*in* t*e co*cept of cr*minal law, to
</line>
<line>
the e*d
</line>
</par><par>
<line>
a*alyz* the environ*en*al cr*minal re*po*sibility and th* *rincipl* *f minimum inte*v*ntion
</line>
</par><par>
<line>
by ch*cki*g t** criminal
</line>
<line>
protec*i*n techniques in environm*ntal matter*. Regarding
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
methodo*ogy, adopte* th* ind*ctive *ethod of rese*rch, wh*ch part of the analy*is of *pe*ifi*
</line>
<line>
cases to rea*h a conc*usio* o* topic.
</line>
<line>
KEYWO*D*: Cr*m*nal L*w. Environ*ental Law. *rincip*e of Minim*m Intervention.
</line>
<line>
Enviro*mental Cri*inal Lia*ility.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. *2, n. 2, art. 6, p. 10*-124, Mai./J*n. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. M. A*reu, F. Schli*kmann
</line>
<line>
**8
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente a***go tem *omo obje*ivo central inves*igar * r*sponsa*i*id*de p*nal
</line>
</par><par>
<line>
a*b*ental e o princípio
</line>
<line>
da intervenç*o mínima, sob o a**ecto da utilizaç*o do Direito *ena*
</line>
</par><par>
<line>
na sea** a*biental.
</line>
</par><par>
<line>
In*cialment*, o artigo trata d* co*siderações acerca do conc*ito *e direi*o ambiental
</line>
</par><par>
<line>
*ara,
</line>
<line>
na sequ**cia, pro*eder
</line>
<line>
com * estud* dos aspectos pontuais sobre o D*reito **nal,
</line>
</par><par>
<line>
analisa*do-se s*u ***c*i*o e fu*ç*o. Estu*a-se, ainda, o D*rei*o
</line>
<line>
p**al e sua rel*ção com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
princípio da interven*ão *ín*ma.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, o estudo será direc*onado à anál*se da responsabilida*e
</line>
<line>
*en*l
</line>
<line>
am*iental e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*in*ípi* d* *ntervenção mí*i*a, quando se analisa a *ossibilidade de uti*iz*ç*o do Dir*ito
</line>
</par><par>
<line>
*enal na se**a a*b*ental, bem c*m* se estuda a técnic* de
</line>
<line>
t***** penal a*biental
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
acessoried*de do Direito Administrativo ao Direi** Penal.
</line>
</par><par>
<line>
O pro**e*a da pes*uisa con*is*e em *e**ficar *e *xiste v**lação ao pr*ncípio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
intervençã* mínima par* * ut*l*zaç*o do Direito Penal *a seara am*ient*l. Nas divers** fases
</line>
<line>
deste *rtigo, empre*ou-se o méto*o in*ut*v* à p*squisa desenvo**i*a, sendo operac*o**lizado
</line>
<line>
*trav*s da* técnic*s do r**e*ente, da pes**isa bi**iográfica dos conce*tos ope*ac*onais.
</line>
<line>
2 RE*ERENCIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1 Consid*rações acer*a *o c*nce*to de dir*ito a*biental
</line>
</par><par>
<line>
O Dir**t* *mbient*l é a área do conhec*mento *urí*ico
</line>
<line>
que
</line>
<line>
est*da
</line>
<line>
as i*t*ra**es do
</line>
</par><par>
<line>
*omem com a natureza e o* mec*nismos legais
</line>
<line>
*a*a pr*teçã*
</line>
<line>
*o meio ambi*nte. É u**
</line>
</par><par>
<line>
ciên**a holíst*c* qu* e*tabelece relações
</line>
<line>
i*trínsecas e tran**i*cipl*na*es e*tr* campos
</line>
</par><par>
<line>
dive*so*, co*o antr*pol***a, biolog*a, ciências *oci*is, engenharia, geologia e os princípios
</line>
<line>
fundam*ntai* do direito internacional, de*tre outros.(Padilha, 20*0, p. 35)
</line>
<line>
Nesse sentido, co*o ensina *agúndez (2000, p. 53), o *ol**mo em sí*t*se é de*rubar a*
</line>
</par><par>
<line>
frontei*as *u* s*para* as ciênc*as e *e*nifi*ar o conheciment*, isso signific* dize* *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
D**e*to d**e ser vi*t* como in*erdependente do* de*ais * nã* sepa*ad*. Assim, é necessário
</line>
<line>
repensar o Di*eit* * p*r isso, necessár*o *epensar a **ciedade, uma vez q*e se deve reu*ificar
</line>
<line>
os conhe**mentos.
</line>
<line>
* pr*o*upaç*o com o m*io *m*iente, p*r parte das Nações *nidas, o**rreu ap**as em
</line>
</par><par>
<line>
*ins da déca*a *e 1960,
</line>
<line>
qu*ndo sua Ass*mbleia Ge*al
</line>
<line>
*provou a c*nvocaçã* de um*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teres*na, v. 12, n. 3, ar*. 6, p. 10*-124, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R*sp*nsa*ili*ade Penal *mbien*al E O *rincípio Da Intervenção Mínima
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
C*nferencia da* Nações Unidas pa*a deba** dos p*oblemas do meio *mbi*nte hu**no.
</line>
<line>
Conceituar o Di*eit* Ambien**l não é taref* fácil. Ness* sentido, ensin* A*tunes (2014, p.*)
</line>
<line>
que *o**nte se po*e saber o que é Dire*to Ambient*l apó* se *abe* o que é Direit* e
</line>
<line>
po**eri*rmente o que é me*o ambie*te e a*bient*.
</line>
<line>
P**a Zsögön (1996, p.54), o Direito Ambiental seria * sistema o*gânico d* norm*s que
</line>
<line>
cont*m*lam *s diferen*es form*s d* prot**ão e *eprimem a ag*essã* do **io amb*e*te. No
</line>
</par><par>
<line>
orde*am*nto jurídico ambiental, pode-se
</line>
<line>
distinguir as
</line>
<line>
**s*osições g*r*is nã* orientadas
</line>
</par><par>
<line>
especi*icamente à pr*teçã* d* alg** e*emento ambient** es*ecífico, c**o *e p*d* observa*
</line>
<line>
out*a* dis*osiç*es espec*ficas * diretamente estabel*cidas ou orien*adas par* a tutela do me*o
</line>
<line>
ambient*.
</line>
<line>
Na visão *e Carva**o (1990, p. 140), o Dir*ito *mbiental é *m conjunto de pri*cípios
</line>
</par><par>
<line>
e reg*as
</line>
<line>
des**nadas á proteção do meio ambiente, compreendendo medid** admi*ist*ati*as e
</line>
</par><par>
<line>
judiciais, com a reparaçã* econô*ica e financeira dos danos causados *o am*ie*te e *os
</line>
<line>
e*ossiste*as de uma maneira **ral.
</line>
</par><par>
<line>
N* **smo sen*ido, entende M**ai (*992, p. 10) que o *ireito
</line>
<line>
Ambi*ntal pode ser
</line>
</par><par>
<line>
de*inido como "um co*junto de no*mas e *nstitutos jur*dicos per*enc*ntes a vário* ramos do
</line>
<line>
Di*eito reunidos p*r sua fun*ão i*strumental para a di*ciplin* do **mp*rtamen*o h*mano em
</line>
<line>
relaç*o ao *eu meio ambiente".
</line>
<line>
Pa** Sirvinskas (2014, p.23), *nt*s de conceituar-se este r*mo do D*reito, de*e-s*
</line>
<line>
responder, se o *ir*ito Ambiental é Público ou Priva*o. Ness* dir*ç*o,
</line>
<line>
[...] ant** de con*e*tu*r esse ramo d* *ireito, devemos respo*de* à seguinte
</line>
<line>
indagação: * D*reito Ambiental é um r**o *o *ireito Pú**ico ou *ireito Privad*?
</line>
<line>
No *osso ent*nder, o Dire*to Am*iental faz parte do Direito Público. Contudo, os
</line>
<line>
interes*es *efen*idos p*r *sse nove* ra*o do Direito não pe*tencem * *ategoria de
</line>
<line>
inte*e*se púb*ico (Direito P*blico) nem d* inter*sse priv*do (Direito Privad*).
</line>
<line>
Cui*a, *im, *e interesse *e*tencent* a cada um e, ao mesmo tem*o, a todos. Trata-se
</line>
<line>
do conh*ci*o in*er*sse transi*dividual *u met*individual. São inter*sse* dispersos
</line>
<line>
ou difus*s s*tuados nu*a z*na intermediária entre o p*blico * o privado. [...] Assim,
</line>
<line>
Direito Ambiental * a ciência jurí*i*a q*e estuda, analisa * di*cute as qu*st*es e os
</line>
<line>
problem*s amb**n**is e sua relação com o ser hum*no, tendo por fin*lidade a
</line>
<line>
proteção do meio ambie*te * a melhor*a das condições de vida no planet*.
</line>
<line>
Dessa f*rma, * Direit* *mbi*ntal é Pú*l*co, no en*an*o se*s interess*s defen*i*os *ão
</line>
<line>
p*rtencem nem à cat*goria pública, n*m à privada. O Direito Ambie*t*l cu*da do in*ere*se da
</line>
</par><par>
<line>
*ada um (pr*vado) e ao *e*mo tempo de todos (público), por iss* se *a*act*riza como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conh*cido interes*e t*a*si*div*dua* *u m*taindivi*ual.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, o Direito Ambi*ntal é a ciência jurídic* *ue estuda, *nalisa e discu*e, co**
</line>
</par><par>
</page><line>
*rincipa* pr*ocupação proteção *o meio a*biente no q*e co*cer*e a* ser hum*no e s*a a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 2, art. 6, p. 106-124, M*i./Jun. 20*5 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. Abreu, F. Schlickmann
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão com o me*o ambiente. Ensina *achado (2014, p.*8-59) *ue o *ire*to Ambient** é um
</line>
<line>
direito si*tematizador, que faz uma *rticulaçã* *a le*islação, *a doutrina * da *urispr*dência
</line>
<line>
*om os elementos que i*tegram o ambien*e. Este *a** do *ire*to pr**ura evitar o isol*men**
</line>
</par><par>
<line>
dos temas
</line>
<line>
ambientais, buscando
</line>
<line>
então *ue temas como: direi*o da águas, da *tmosfera, d*
</line>
</par><par>
<line>
solo, florest*l, *auna, da bi*dive**idade *ã* sejam *ratados como temas espe*í*i***, *as si*
</line>
<line>
como temas interli*ados.
</line>
<line>
Pa*a G*rcía (2001, p. 39), o Dire*to Am*i*ntal é um subsistema jurí*ic* que regu*a a*
</line>
</par><par>
<line>
*tiv*dades humanas de
</line>
<line>
interf*rênc*a *o meio ambiente para p*eserv*r os s*stemas natu*a*s.
</line>
</par><par>
<line>
N** se tr*ta d* regulação do meio ambiente e sim das at*vida*es humanas no *eio am*iente
</line>
<line>
que poss**m i*pacto ambient*l significativ*, sendo, então, o Direito Ambie*tal, e* *esumo,
</line>
<line>
o ramo do direito que bu*c* reg*lar as *ções do ser humano no mei* ambiente.
</line>
<line>
*nsinam Freitas e Fr**tas (2006, p. 2*), que o Direito Ambiental então é:
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
um ram* novo do Direito, com peculi*ridades especiais. É
</line>
<line>
que *le está
</line>
<line>
ligado
</line>
</par><par>
<line>
diretam*nte a p*ofissionais *e *u***s ár*as d* conheci*ento científico. O Direito
</line>
</par><par>
<line>
une-se à biologia,
</line>
<line>
engen*ar*a florestal, química e o*tr*s especialidades do saber,
</line>
</par><par>
<line>
pa** dar sup**** t*órico * l*gal * conduta do ho**m. É natura* que ist* traga c*rt*
</line>
<line>
perplexidade *os estudiosos. Mas isso n*o é alg* in*dito na época em q*e vivemo*.
</line>
<line>
V*rios r*mos do Direito p*ssam por transformações inimagináv*is há *inte *u trin*a
</line>
<line>
an*s. Por exempl*, o uso e go*o d* propriedade. Da mesm* forma o processo penal,
</line>
</par><par>
<line>
ag*ra a**itindo a tra*saç*o, alg* in*c*i*áve* h* poucos
</line>
<line>
lustr*s. Como um novo
</line>
</par><par>
<line>
**mo do D*rei** Público,
</line>
<line>
o Di*eito Ambi*ntal pode ser co*sidera*o sob
</line>
<line>
d*is
</line>
</par><par>
<line>
aspectos: um
</line>
<line>
objetivo, con*i**ente no co*junto *e normas *uríd*c*s disciplinadoras
</line>
</par><par>
<line>
da proteç*o d*
</line>
<line>
**alidade do meio ambi*nte; outro como ciênc*a, *ue tem po*
</line>
</par><par>
<line>
finali*ade o c*n**ci*ento sis*ematiz*do das normas * prin***ios ord*nadores da
</line>
<line>
qualida*e do meio *mbiente.
</line>
<line>
Portan*o, o Dir*i** Ambiental é um no*o ramo *o *ireito, com espe*ialida*es e
</line>
</par><par>
<line>
ligaç*es com outros ramo* da ciência,
</line>
<line>
notadamente com * biologia,
</line>
<line>
engenharia flore*tal,
</line>
</par><par>
<line>
química, e di*ersas o*tras es*eci*lidades que dã* supo*t* à condut* do homem.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, pelo qu* f*i visto *cima, *od*-se
</line>
<line>
definir, para o* fins deste artigo, o *ireit*
</line>
</par><par>
<line>
Ambient*l c*mo sendo a ciência jurí*ica cons*ituí*a *o conjun*o de no*mas * princípios que
</line>
<line>
perten*e * vá*ios ramos *o dir*ito, ut*lizados para garantir a p*ot*ção ao meio a*b*ente *ontra
</line>
<line>
o *om*ort*mento humano, relat*vamente ao aprove*tamento dos re*ursos naturais,
</line>
<line>
c*nservação e pr*t*ção do meio ambi*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Partind*-se d*sta concei*uaçã*, * Direito Ambiental é cons*ituído de n*rmas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**incí*ios, sendo este* últimos essen*iais à sua existência,
</line>
<line>
pelo que se p*ssa a analisar s*us
</line>
</par><par>
<line>
princípios aplicáveis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, *. 3, ar*. *, p. 106-124, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
ww*4.f**net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Responsabilidade Penal Ambiental E O Princípio Da Inte*ve*ç*o Mí*ima
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Dire*t* penal: noç*es s*bre seu conceito e função
</line>
</par><par>
<line>
O direit* penal está intrinsecamente l*gado à *o*i*dade human*. Ne*se sentido, ensina
</line>
<line>
E*tefam (2013, p. **) que o dir*i*o penal é o r*sto d* *ireito, posto que é at*a*és dele que se
</line>
<line>
manifesta t*da a *ndividualidade de um povo; *ssim, * direit* penal d*s povos é um pedaço
</line>
<line>
da história da humanidade. Onde existe ou existiu ag*upamento sociai, o D*reito P*na* se fez *
</line>
<line>
s* *az *res*nte.
</line>
<line>
No que refere à evolução do dir*ito p*nal, este so*reu *ra*d* influência, no século
</line>
<line>
XVIII, p*la p*b*ic*ção d* *br* do Marquês de *ecca**a, os del*tos e das *en*s que d* forma
</line>
<line>
magistral, incut*u ** pensamento filo*ófi*o do direit* penal a ideia de humaniza*ão *a p*na e
</line>
<line>
busca pela Justiça. (*stefam. 20*, p. 37)
</line>
<line>
O fato s*cial é sempre o ponto de partida *a for*ação d* noç*o do Direito. O **reito
</line>
</par><par>
<line>
su*giu *as necessidad*s fundamentais
</line>
<line>
*as sociedade* humana*, sendo no **reito que *e
</line>
</par><par>
<line>
encontra a seguran*a
</line>
<line>
das *on*i*ões
</line>
<line>
i*er*ntes à vida humana. * fato so**al qu* se most**
</line>
</par><par>
<line>
contrário à nor*a d* Dir*it* que c*nst*tui * ilícito j*ríd*co, sendo que a f*rma *ais séria dele
</line>
<line>
* o i*ícito penal. (Jes*s. 2010, p. 45)
</line>
</par><par>
<line>
*esta feita, o E*t*do estabelece *anções, procurando *ornar *nvioláveis os b*ns
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
entende por pr**eger. A m*is se**ra das sanç*es é a *anç*o pena*, uma vez que * est*bel*cida
</line>
<line>
para o caso de in*b*erv*nci* *e um i*pe*ati*o. Essa sanç*o, qu* é o mei* *e ação *o Estado,
</line>
</par><par>
<line>
em s* trata*do de
</line>
<line>
*i**ito penal, a é
</line>
<line>
pena, *** cons*range aut** o
</line>
<line>
da condut* punível
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
submeter-*e a um m*l q*e
</line>
<line>
*orresp*n** em
</line>
<line>
gravid*de o dano p*r ele causa*o. Para Jesus
</line>
</par><par>
<line>
(2010, p. 45), o "Estado *stabe*ece norma* *urídi*as *om a finalidade de c*mbat*r o cr*me. A
</line>
<line>
esse conj*nt* de normas jurídic*s dá-se o nome de Dir**to Penal".
</line>
<line>
Sobre o con*eito, afi*mam Za*faroni e P*erangeli (200,. p. 8*-85) que, com a expr**são
</line>
<line>
Direito Pe*al, se *e**gna* d*a* *nti*ade* **ferentes, que pod*m ser interpretadas con**nta ou
</line>
</par><par>
<line>
separada*ente; quais se*am: o conju*to de
</line>
<line>
le*s penais,
</line>
<line>
com*reendidos
</line>
<line>
como a legisla*ão
</line>
</par><par>
<line>
penal; e o si**ema de interpretação d*sta legislação, sendo est* o sa**r do dir*ito penal.
</line>
<line>
A legislaç*o penal se distingue das *emais áreas do d*rei*o em raz*o da consequênc*a
</line>
</par><par>
<line>
**pecial atri*uída à infração penal, *ual seja a coerção através da sanção
</line>
<line>
penal. O direi*o
</line>
</par><par>
<line>
*enal, através da *plicação da p**a, *us*a,
</line>
<line>
de f**ma
</line>
<line>
direta e imediata, q*e o *nfrator
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
cometa novos d*lito*, enquanto as *emais s*n*ões jurídicas têm finalidade *e r*paração
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
res*ar*i*ento. (Zaff*roni e Pieran**li. 200*, *. 8*)
</line>
</par><par>
<line>
Para Barranc* (1996, p. 41), o principal fim d* d*rei*o pena* * a prevenção de condutas
</line>
</par><par>
<line>
que sej*m co*sider*das o*ensiv** a*s
</line>
<line>
bens jurídicos protegidos,
</line>
<line>
estas rel*c*onadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*r*sina, v. 12, *. 2, *rt. 6, p. 106-1*4, Mai./Jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. M. Abreu, F. Schlic*man*
</line>
<line>
***
</line>
</par><par>
<line>
convivê*cia humana. O d*rei*o p*nal, para o autor, na atu*lidad* *e consubstancia na análise
</line>
</par><par>
<line>
d* conceito de bem jurídico **otegid*, sendo e* *o*n* disso que con*trói o nú*leo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*o*má*i*a jurídi**-penal.
</line>
</par><par>
<line>
Na mesma d*re*ão, enten*e Nucci (2013, p. 71), que o direito *ena* é "o con*u*to *e
</line>
<line>
normas jurídic*s *oltado à fi*ação dos limi**s do pod*r puniti** *o Estado, inst*t**ndo
</line>
</par><par>
<line>
**fra*ões penais e as sa*çõ*s correspon*entes". Dessa fo*ma, o direito penal é o siste**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
norm*s *urí*ic*s que visa precipuamente fix*r os limites do poder punitivo, um* v*z que as
</line>
<line>
sa*ções são pr*estabelecida*, bem como tax** as sanções corr*spondentes ao in*ra*or.
</line>
<line>
En*ende Prado (2013, p. 70) que o direi*o *enal é o setor ou parte do ordenamento
</line>
</par><par>
<line>
j*rídic*
</line>
<line>
público que
</line>
<line>
es*a**lece as ações o* om*ssões **l*tivas, com*nando-lh*s penas
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
m*didas d* *egu*a*ça, dependend* do c*so. *nsina o autor que:
</line>
<line>
O D**eito Penal é visto *omo uma ordem de p*z pública e de *utela d*s r*lações
</line>
<line>
soci*is, cu*a missão é proteg*r a *onvivência humana, assegura*do, por m*io da
</line>
<line>
coação estatal, a inquebrantabilidade d* or*em *urídica.
</line>
<line>
Dessa forma, o direito penal pode se* entendido *omo o ra** do direito que se ocupa
</line>
</par><par>
<line>
de e*ta*elecer puniçõ*s *ara
</line>
<line>
d*te*minadas a*ões ou o*issões relev*n*es para al**ns be*s
</line>
</par><par>
<line>
jurídico* protegido*. N*sse no*te, a *rincipal missão *o direito p*nal é o estab*lec*mento da
</line>
</par><par>
<line>
ordem a e
</line>
<line>
paz pública, assegurand* aos *eres humanos uma convivência pacífica atra*és da
</line>
</par><par>
<line>
coaç*o *statal.
</line>
</par><par>
<line>
N*s*a linha é * definição de *stefam (201*, *. 38) sobre * d*reit* penal:
</line>
</par><par>
<line>
Para nó*, o Direito Pen*l é o ramo *o Direito que se encarrega
</line>
<line>
d* regular os fato
</line>
</par><par>
<line>
hu*ano* ma*s perturbadores da v*da soci*l, d*fi*in*o-os quanto à sua extensão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*s*qü*ncias, de *odo a assegurar, por mei*
</line>
<line>
da a*lic*ç*o efetiva de s*as
</line>
</par><par>
<line>
*rescriç*es, a gar**tia da vi*ê*cia da norma * as expectativas norm**ivas.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o *ireito penal p*de ser
</line>
<line>
*nte*dido como o ramo do direito *u* se ocu*a de
</line>
</par><par>
<line>
*stabelecer pu*içõ*s para determ*nadas **ões *u ***ssõe* rel*v*ntes *ara alguns bens
</line>
<line>
ju*ídico* protegidos.
</line>
</par><par>
<line>
Ensina Puig (2004, p.52) que o direit*
</line>
<line>
pena* se *ivide em dois se*tidos d*stinto*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ob*et*vo e o subjetivo. Sobr* o dire*to penal objetivo, este significa o conj*nto de normas
</line>
</par><par>
<line>
penais: já direito *enal **bjetivo, também entendido como *us puniendi, sustenta-se o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
poder que possui o Estad* de criar e apli*ar o di*eit* pena* *bj*tiv*.
</line>
</par><par>
<line>
*or fim, Pr*do (2013, p.7*) faz um alerta quanto a nomenclatura utilizada pela
</line>
</par><par>
<line>
doutr*na, que rotula **téri* penal em razão *
</line>
<line>
do particularíssimo objeto de es*udo. Ne**e
</line>
</par><par>
<line>
norte, exe*plif*ca o tr**amen*o dado:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 3, art. 6, *. 106-124, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
www4.fsane*.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**sponsabilidade Penal Amb*e*tal E O *rincípi* Da *ntervenção Mínima
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
[...] D*reito Penal Econômico, Direito Pe*al Empres*rial, **reito Penal Amb*ental,
</line>
<line>
Direito Penal do Consumid*r (etc.), o que n*o deixa de ser Direi*o Penal, em nada
</line>
<line>
a*te**ndo sues princ*pios e bases teorétic*s esse*ciai*.
</line>
<line>
Dessa *orma, muito embora a dout*i*a tente rotular a maté*ia em razão ao particular
</line>
<line>
obje*o a*alisado, o di*eito pe*al é o mesmo em sua ess*nc**. Daí, expli*am-*e eventuai*
</line>
<line>
trata*entos na sequência deste a*t*go, *m rela*ão *o Direito Pe*al Ambiental.
</line>
<line>
Por f**, pel* v*sto, o direi*o pe*al é o ramo do *ireito que visa prote*er b*ns jurídicos
</line>
<line>
*ara a v*d* em ordem e paz na socie*ade. * prevenção é feita através da s*nção *en*l,
</line>
<line>
vincul*da à infraçã* penal, sendo es*a a *rin*ipal difer*nç* d*sta á*ea do direito das demais.
</line>
</par><par>
<line>
No en*an*o, a d*term*n*ção e a a*licação da s*nção pena* não está *e*vinculada
</line>
<line>
** Estado,
</line>
</par><par>
<line>
este de*e obedecer aos prin*ípios cons*itu**onais do Direito Penal.
</line>
</par><par>
<line>
2.4 * direito **nal e sua r*l*çã* com o pr*n*ípi* da intervenção *ínima
</line>
</par><par>
<line>
O Direito Penal, para os fins dest* art*go, pode ser entendido c*** o ra*o do D*reito
</line>
<line>
que cuida *a *ro*eção a determinados bens jurídicos, através d* a*licação da sanção penal.
</line>
<line>
Nes*e sentido, o E*tado, *ete*tor do Jus Puniendi, exerc* seu po*er co*rcitivo *travé*
</line>
<line>
da aplicaç*o da **nção *enal pa*a * in*i*íduo q*e tra*sgri*e a norma penal. Este exe**ício d*
</line>
</par><par>
<line>
"p*der de punir"
</line>
<line>
d* Estado n*o está desvi*culado, mui*o pelo contrário,
</line>
<line>
pois este
</line>
<line>
*ncontr*
</line>
</par><par>
<line>
div*rsas lim*taçõe*, no*adamente *s limitações do* princípios informad*res d* Direit* Penal.
</line>
<line>
Ensina Nu*ci (2013, p. 87) que:
</line>
<line>
Etimologi*amente, **incí*io t*m vários signifi**dos, entre os quais o de momento
</line>
<line>
e* que al*o *em origem; causa primári*, *lemento pred*minante na constituição de
</line>
<line>
um corpo orgâni*o; preceito, **gra ou lei; font* ou **usa de uma ação.
</line>
<line>
Se*do assim, princ*p*o t*m o **gn*fica*o de *rig*m, fonte. *á no s**tido jurí*i*o,
</line>
</par><par>
<line>
p*incípio pode s*r e*ten*ido como
</line>
<line>
uma o*denação, que serve de base *ara a interp*etaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
integração, *o*hecime*to e aplicação do d*r*ito positivo. Desta f*i*a, princ*pio, para o *ireito,
</line>
<line>
si*nifi** um n*rt* a se* s**uido na interpret*ção das normas. (Nuc*i. 2013, p. 87)
</line>
<line>
Sob*e os pri*cípios par* * Direito Penal, Bitencourt (*012, p. *58) ad*z que a* idei*s
</line>
</par><par>
<line>
de igualdade e de l*b*rdade, oriund** do ilumini*mo, *eram
</line>
<line>
ao Direi*o Pe*a* um c**áter
</line>
</par><par>
<line>
f*rmal menos cruel do que aquele qu* predominou d*rante * E*t*do Absolutista, *ma v** qu*
</line>
</par><par>
<line>
os princípios impuseram limite* à intervenção es*atal nas liberd**es ind*viduais. Ass*m,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*unção dos prin*ípio* para o D*reito Penal, se co*su*stancia na fun*ão li**tad*ra de res*eito
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter**ina, *. 12, n. 2, art. 6, p. 106-1*4, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
w**4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. M. Abreu, F. Schlickm*nn
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
*os *irei*os fundame*tai* do cidadão, s*ndo que em pa*ses democráticos *stes pas*aram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nt**rar os Códigos Pe*ai*.
</line>
</par><par>
<line>
*esse *entido, o princ**io que mais po*sui discussões acerc* do tem* do prese*te
</line>
</par><par>
<line>
artigo, é o *rincípio *a interve*ção mínima, n*tada*en*e
</line>
<line>
nas *uestõe* amb**nta*s. *el*
</line>
</par><par>
<line>
princípi* da i*tervenção mí*ima, tem-se que o Estado não deve interferi* em de*asia na vida
</line>
<line>
do i ndi ví duo.
</line>
<line>
Para *ucc* (**13, p. 92-93), a lei *enal não deve ser vista como prima ratio, e sim
</line>
<line>
como ultima rat*o, issopor qu* exis*em ou*r*s r*mos do Direito *reparados *ara so**ciona* as
</line>
<line>
des*venç*s ocorridas na comunidade.
</line>
<line>
*nsin* Jesus (20**, p. 52) que a intervenção *ínim* consiste e*:
</line>
</par><par>
<line>
[...] re*tringir ou impedir o a*bítrio do leg*sla*or,
</line>
<line>
no
</line>
<line>
*entido de evitar a
</line>
<line>
*e*inição
</line>
</par><par>
<line>
desnecessári* de cr*mes e a impos*ção de penas i**ustas, desumanas ou cruéis, *
</line>
<line>
*ria*ão de tipos *eli*uosos de*e obedecer * imprescindib*l*dade, só *ev*ndo intervir
</line>
<line>
o *sta*o, p*r *nt*rmédio do D*reito Pen*l, q*and* os out*os *a*os do Direito não
</line>
<line>
conseguirem preven*r a **ndu*a *lícita.
</line>
<line>
Assim, a in*ervenção *ínima, i*icialmente, tem por objetivo impedir que o Es*ado
</line>
<line>
interfira desn*cessariamente na *ida do indi*í*uo, u*a *ez que existem o**ros *am*s do
</line>
<line>
*ireito com co*pet*ncia pa** a soluç** d* eventuais conflitos sem a necessidade de
</line>
<line>
aplicação ** Direito Pe*al.
</line>
<line>
A i*terven*ão mínima esta*elece que * le* pen** só dever* intervi* *uando for
</line>
<line>
absolutamente nec*ssário para a sobr*vivência em prol e pa* da c*m*nidade, a*licada como
</line>
<line>
ultima ratio, só de**n*o apli*á-la s* *xistir po*sibi*idade de ter efi***ia. (*rado. 20*3, p. *90)
</line>
<line>
O pr*ncípio da inte*venç** mínima, q*e também é conh*cid* *omo *l*ima *azão,
</line>
</par><par>
<line>
orienta e limita o poder incr*min*do* do *stado, e**a**l*cendo que soment* se autoria
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
crim*n***z*ç*o de uma *onduta, *e constituir meio n*cessário par* a p*oteção de determinado
</line>
<line>
bem juríd*co. Defende Bitencou*t (2012, p. 159) que:
</line>
<line>
S* p*ra * restabeleci*ento da ordem jurí*ica violada *orem s*ficiente* *edidas
</line>
<line>
civis o* a*mini*tra*ivas, são es**s *ue devem ser *mpregadas * não *s *en*is. Por
</line>
</par><par>
<line>
iss*, * Direit* Penal de*e s*r a ultima rat*o, isto é, d*ve a*uar *omente q*ando os
</line>
</par><par>
<line>
demais ramos do Di*eito revel*rem-se incapa*es *e dar a t*tela devida a b*ns
</line>
<line>
rel*vante* na *id* do ind*víduo e d* *rópria s*ciedade.
</line>
<line>
Por*anto, o Direito Penal, con*id*rado com* ultim* ratio * con*iderado a *lti*a
</line>
</par><par>
<line>
cartada d* leg*slat*v*,
</line>
<line>
qua*d*
</line>
<line>
*er*ebe q*e
</line>
<line>
**o ex*ste outra **lu*ão para por fim
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
dete*m*nado pro**ema qu* ameaç* * paz social, e, assim, cr*a o tipo pen*l incrimin*dor,
</line>
<line>
fazendo com *ue a **lução seja encontrada para a proteç*o d* *eterminado bem *urídi*o, seja
</line>
<line>
at*avés da apli*ação da sanção penal. Impo**a*te salien*ar que, se exis*e outra possib*lidad* de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 3, art. *, p. *06-1*4, Mai./Jun. 2015 www4.fsane*.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Resp*nsab*lid*de Pe*al Ambiental E O P*incípio Da Int*rven*ão Mínima
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
*r*teç*o ao bem juríd*co *e outro modo, dev*-se abr** m** da aplicação desta *pção
</line>
<line>
legislativa, *ma ve* que, n*sse caso, seria a banali*ação *a punição. (Nucci. 2013, p. 9*)
</line>
<line>
Além disso, o prin*í*io da inter*enç*o míni*a po*sui outr* corolári*, a
</line>
</par><par>
<line>
fragmentarieda*e, a qual para Prado (2013, p.
</line>
<line>
*90),
</line>
<line>
"só *evem os bens jurí*icos ser
</line>
</par><par>
<line>
defendidos *enalmente d*a*te de ce*tas f*rmas de a*ressã*, considerada* social*ente
</line>
</par><par>
<line>
int*leráveis"; dessa fo*ma, en*ende
</line>
<line>
q*e somente
</line>
<line>
ações o* omissões mais **aves que
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
ender*çadas a bens valiosos é *ue po*em s*r objeto de criminalização.
</line>
<line>
Sobre esta característica e eventual *rítica *or parte *o* leigos sobre o assunto, P*ad*
</line>
<line>
(2013, p. 1*1) ressa*ta que "* u*o exces**vo da sanção c*iminal (in*l*ção pena*) não garante
</line>
<line>
um* maior proteção de bens; ** co*tr*rio, condena o s**tema pena a uma *unção m*ram*nte
</line>
<line>
sim*ólica negativa". Portanto, * car*cter*s*ica d* f*ag*entariedade, qu* seleciona a sanção
</line>
</par><par>
<line>
penal **
</line>
<line>
aç*es mais gr*ves é n*ces*ária para não c*ndena* o siste*a pe*al a s*r meramente
</line>
</par><par>
<line>
*m a*licador d* sa*ção, quan*o o real o*jetiv* do D*reito Penal, *omo *isto *n*eriormente é a
</line>
<line>
prevenção dos at*s ilícitos e a busca pe*a pa* social.
</line>
<line>
Desta f*ita, pelo princípio da inte*ve*ção mínima, o Estado de*e intervir através *a
</line>
</par><par>
<line>
utilização do Di*e*to Penal apen*s e* último
</line>
<line>
caso, q*an*o as demais ár*a*
</line>
<line>
do *ire*t* *ão
</line>
</par><par>
<line>
*btiver*m êxi*o na resolução dos conflitos; a* Di*eito Pena*, re*guarda-se a punição ***o*
</line>
<line>
*tos m*i* graves *om*tidos, *or su* característ**a d* fr**me*tariedade.
</line>
<line>
2.5 * resp*ns*bilid*de penal ambiental e * princípi* da intervençã* mínima
</line>
<line>
A sensibil*dade pel* mei* amb*ente e sua tutela através dos mecanism*s do Direito são
</line>
<line>
questões atuais. * home* d*morou em adq*irir co*sciên*ia so*re a limita**o dos recursos
</line>
<line>
natura*s e do caráter i*terativ* das agressões à nat*reza. O desenvolvimento a qua*quer cus*o
</line>
<line>
*f*ta o equilí*rio *atur*l e ameaça a s*bsistênc*a * a qualidade de vid* do ser humano, *as
</line>
<line>
pre*entes e futuras *eraçõ*s. D*s*a f*ita, **r* *entar amenizar * garantir atuaç*es mais
</line>
</par><par>
<line>
*espeito*a*
</line>
<line>
*om o meio
</line>
<line>
ambiente, o Estad*, tem-se utilizado do seu i*strum*nt* de
</line>
<line>
maior
</line>
</par><par>
<line>
coação jurídica, o Direito Penal. (Rubira. 1996, p. 601)
</line>
<line>
*n*inam Frei*as e *rei*as (200*. p. *2) q*e na apl*cação da responsabiliz*ção *enal, **
</line>
</par><par>
<line>
uma forte t*ndên*ia n*s pa*ses latinos no
</line>
<line>
*entido de
</line>
<line>
que Direi*o *enal seja de liberação o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de*criminaliz*ção,
</line>
<line>
com a *b**rvânc*a do
</line>
<line>
p*incípio da interve*ção m**ima. Dest* **rma,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
repres*ão à *onduta tran*gressora deve ser f*ita pela via administrat*va, em que as sanções *ã*
</line>
<line>
mais eficientes que as ap*icadas com maio* brev*dad*, ou pela *ia civil, em que a *eparação
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. *2, *. 2, *r*. 6, p. 106-124, Ma*./Jun. 2*** www4.*sanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. M. A*reu, F. *chli*k*ann
</line>
<line>
*16
</line>
</par><par>
<line>
p*de ser completa. A aplicação do Dire**o Penal, assim, se restring* *o que for mais grave e
</line>
<line>
nocivo à Sociedade.
</line>
<line>
Cada dia é mais evid*n*e a l*gação entre o desenvolviment* econômico e * degr*dação
</line>
</par><par>
<line>
*o m**o ambie*te e
</line>
<line>
infe*izm*nte, *ssa degrad*çã* altera a paz pú**ica a tranquili*ade e
</line>
</par><par>
<line>
social. Por outro lado, cada d*a mais se v*rifica que uma das únic*s for*a* ** manter a paz
</line>
<line>
social * a utiliz*ção do Di*eito Pena*, ap*sar diss*, muit*s questionam a n*cessidade de
</line>
<line>
utilizar-s* do Dir*ito Pen*l p*ra * prote*ão do *eio am*iente. (Nogueira, G*ménez e Del
</line>
<line>
*a*le. 2003, p. 15)
</line>
</par><par>
<line>
A respon**bilidade penal
</line>
<line>
ambiental se consubs**nci* no conjunt* de **rmas penais
</line>
</par><par>
<line>
q*e sanci**am condutas contrárias à u*i**zação rac*onal dos r*cursos
</line>
<line>
nat*r*is. A condição
</line>
</par><par>
<line>
formal para aplicação da *anção penal é a utilizaçã* de pe*as atrav** *e tip*s penais corretos
</line>
<line>
e funciona*s, a fim *e obter êxito em uma justa e eficaz pr*teção ao meio ambient*. (Zsögön.
</line>
<line>
1**1, p. 313)
</line>
<line>
Na utilização *o Direito P*na* possui questionamentos em diferente* p**spectiv*s.
</line>
<line>
Uma co*c**ção *eral enten*e que * proteção penal do meio ambie*te não cr*a p** so*ial,
</line>
</par><par>
<line>
se*do
</line>
<line>
que apenas acrescenta ilu*ões sobre
</line>
<line>
a* *un*ões soci*is do Direito P*nal. Pa*a e*ta
</line>
</par><par>
<line>
concep*ã*, a solução *e*a* para
</line>
<line>
um pro*lema de ordenação soci** dev* ser feito por
</line>
</par><par>
<line>
instância* nã* penais, uma **z *ue o **r*ito P*nal *eve de*e*penhar um papel subsid*ário e
</line>
<line>
frag*ent*r*o. (Nogueir*, Gimé*ez e Del Vall*. 2003, p. 15)
</line>
</par><par>
<line>
E*tende-se, ain*a, q*e os conflitos que afetam o m*io ambie**e são frutos
</line>
<line>
de *m
</line>
</par><par>
<line>
*odelo de desenvolvime*to basea** na produção ind*strial e
</line>
<line>
nas condições de vida
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
es*écie huma*a. A sol**ão do pro*lema pa*sari* p**a utilização de u* mode*o qu* gar*nta o
</line>
</par><par>
<line>
desenv*l*i*ento industrial, a c*nserv**ã* da natureza e
</line>
<line>
as condições de saúde, vida e bem
</line>
</par><par>
<line>
estar d*s pessoas. (N*gue*ra, Giménez e Del *a*le. 2**3, p. *5-*6)
</line>
<line>
O Dir*ito Penal deixa de ser nece*sário para proteger a sociedad* se exi*tirem out*o*
</line>
</par><par>
<line>
*e*os *e*o*
</line>
<line>
lesivos aos
</line>
<line>
direitos in**vid*ais, um* vez que e*ta é uma exi*ência d* Estad*
</line>
</par><par>
<line>
Social, quando *e
</line>
<line>
busca
</line>
<line>
o maior bem social *o menor c*sto so*ial. Nesse sentido,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
concepção do *ireit* P*nal se*ia u***itarista, para *ue não exist*sse a maior *roteção possível
</line>
</par><par>
<line>
e s* m
</line>
<line>
o máxim* da prote*ão necessária. Nes*e ponto, entraria em jogo * pri*cípio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
subs*diar*edade, dei*an*o o *ir*ito Penal como última razão, *endo es*e utilizad* somente
</line>
<line>
*uando outro* ramos do Dir*ito, menos lesivos, não r*solvessem os co*flit*s. (Puig. 2004, *.
</line>
<line>
126-127)
</line>
<line>
Assim, * princ*pio d* intervenç** mínim* estaria re*guardad*, at**ndo o Di*eito Pen*l
</line>
<line>
apenas n*s casos em que nã* *ouvesse solução por **rte dos outros ramos do Direito.
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresin*, v. 12, n. 3, ar*. 6, p. 106-1*4, M**./Jun. 20*5 www4.fsanet.*o*.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Responsabilidade *en*l Ambien*al E O Pri*cípio Da I*tervençã* Mínima
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
Conforme ensinam Nogueira, Gim*nez e Del **lle (2003, p. 16), quand* se *ala em
</line>
<line>
Dire*to Penal *omo ult*ma ra*io, se quer dizer *ue, n* *aior*a da* in*raçõ** contra o meio
</line>
<line>
ambient*, * Direito Administrati*o sancion*dor p**eria *er melh** res*ltado que a aplicação
</line>
<line>
da sa**ão penal. Isso se j*sti*ica *ela* afirmações de que o Direito Penal é i*adequado p**a
</line>
</par><par>
<line>
obter uma r*paraç**
</line>
<line>
im*di*** do dano e pa*a pr*venir futuras agre*s*es
</line>
<line>
ao meio ambiente.
</line>
</par><par>
<line>
P** fim, *efen**-se a ap*icação *o *rincípio da intervenção mí**ma n* Direito Penal
</line>
<line>
Ambiental.
</line>
<line>
Nesse sen**do, *nt*nde Ba*ranc* (1*96, *. *1) que as en*rm*s es*eranç*s q*e
</line>
<line>
despert*r*m a int*rven*ão do Direito P**al na tute*a do meio am*iente se tr*nsformaram n*s
</line>
</par><par>
<line>
prime*ras experiênc*as *egi*lativas em desencanto * desesperan** na sua efetivi***e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
legitimidade. De *epente, o *rime ambienta* *e tornou u* o*s*á*ulo par* a* caract*r*stica* do
</line>
<line>
Di*eito Penal, trabal*ada* *ela do*mática com mu*to esforço no passar dos anos.
</line>
<line>
D* outra pespectiva, o prin*íp*o da intervenção mín*ma tem po* *bjet**o impedir que *
</line>
<line>
Estado in*erf*ra desn*cessariamen*e na *ida d* *n*ivíduo, u*a ve* que e*istem outros r*mos
</line>
<line>
do Direito com competênc*a pa*a a so*ução de *ventuais confl*tos sem a n*cessi*ade de
</line>
</par><par>
<line>
apli*ação
</line>
<line>
do Dir**to *e*al. O E*tado deve *n*erv*r atr*vés da ut*l*zação *o Di*eito Penal
</line>
</par><par>
<line>
apenas em úl*imo caso, *uando as demais áre*s do Direi*o *ão obtiverem êxi** na r*sol*ção
</line>
<line>
dos con*lit*s; ao Di*eito Penal, resgu*rda-se a punição pelos atos mais *raves cometidos, p*r
</line>
<line>
sua característica de fragmentariedade.
</line>
<line>
Difer*ntes *e parte *a doutrina, Fr*it*s e Freitas (2006, p. 34) *efend*m que o Direito
</line>
<line>
Penal mí**mo nã* deve ser aplica*o em sede de Cri*e* ambien*ais, uma vez que "os d*nos
</line>
</par><par>
<line>
*ão de conseqüênci*s grave* e nem sempre conhecidas, a preserva*ão é um e
</line>
<line>
dever * **r
</line>
</par><par>
<line>
levado c*m o m*ximo empenh* e seriedade, não apen*s **ra esta, *as pri**ipalmen*e para as
</line>
<line>
g*raçõ** fut*ras".
</line>
<line>
Assim, *ar* *s autores, a utilizaçã* do pr*ncípio da intervençã* mínima n* Direit*
</line>
</par><par>
<line>
Pen*l não deve ser aplica**s e* sede de crimes ambientais,
</line>
<line>
uma vez que se
</line>
<line>
devem
</line>
<line>
agir
</line>
</par><par>
<line>
pensando, incl*sive, na
</line>
<line>
proteç*o das futuras gerações. *esse norte, *omo já dito nest*
</line>
</par><par>
<line>
pes*ui*a,
</line>
<line>
o Direito P*nal, muito embora seja rotulado em razão da maté*ia (ambiental,
</line>
</par><par>
<line>
empresarial, etc.), é o me**o em sua essênc**, dev**do-*e aplic*r a qualquer área *s
</line>
</par><par>
<line>
d*spos**õe* gerais ref*rentes a* *esmo.
</line>
</par><par>
<line>
* tut*l*
</line>
<line>
d*s de*om*nados *nt*r*sses d*fusos, dentre eles o meio ambiente, *uscita
</line>
</par><par>
<line>
dive*sos pro*lemas relat*vos a técn*cas idôneas. O ponto central d* de*ate é a utiliza*ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
mod*l* ad**uado
</line>
<line>
de t*te*a penal qu* utiliz* um model*
</line>
<line>
articulado d* Direito *enal com *s
</line>
</par><par>
<line>
*emais discip*inas. (Muñiz. 1997, *. 225-22*)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 12, *. 2, art. 6, p. 106-124, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
*w*4.*sanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. M. Abreu, F. Schlick**nn
</line>
<line>
*18
</line>
</par><par>
<line>
Nes*a d*r*ção, o Direito Pen*l n*o pode **fren*ar * proteç*o do meio amb*ent* *om as
</line>
<line>
técnicas clá*sicas de tute*a pen*l. De**a feita, não é *ossível, *o* de*itos amb*en*a*s, a fixa*ão
</line>
</par><par>
<line>
do núc*eo do ti*o em *elação *o resultado produzido, pois, muita*
</line>
<line>
vez*s o resulta*o nem
</line>
</par><par>
<line>
*es*o * conhec*d*. Al*m do q*e, a tex*ura do bem jurídico protegido e os focos de risco que
</line>
</par><par>
<line>
a ativid*d* indus*rial e pr*dutiva proj*ta, deter*inam que legislador penal dev* *dotar o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
técnic* estrutura* **ó*ria dos *elitos de pe*igo.(Mu*iz. 1997, p. 226)
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a Muñiz (19*7, p. 226), a proteção do me*o ambient* s*tua o legislador penal
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*m setor car*cter*zado por um entremeio de a*ivid*des *er*gosas consentidas. Neste sentido, a
</line>
</par><par>
<line>
dimens*o e as car**te*ísticas que a reg*lação *dministra*iva de*e *ealizar é que defin*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
int*rvenção *uríd*co-p*nal, determina**o um *le*ado *rau de *epen*ên*ia o* aces*oriedade.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, no toc**te às
</line>
<line>
técnicas de tute*a do Di*eito *enal Ambie**al, a util*zaç*o
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
aces*oriedade *o *i**ito Ad*inis**ati*o é r*corrente no tema *eferente * tutela *e*al do me*o
</line>
<line>
am*iente.
</line>
<line>
2.6 * a*essoriedad* *o direito *d*in*str*tivo como técnica de tutela e* m*té*ia
</line>
<line>
*mbien*al
</line>
</par><par>
<line>
O Dire*to P*nal
</line>
<line>
deve guiar-se *elos pri*cípios
</line>
<line>
c*nstituciona*s; sua *pl*cação
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
matéria *mbiental, deve-se g**ar p*lo princípio da intervençã* mí**ma.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a Puig (2004, p. 49-50), o Direit* Pen** constitui-se de
</line>
<line>
um *os meios de contr*le
</line>
</par><par>
<line>
social exis*entes
</line>
<line>
na so*iedad*. Frisa *
</line>
<line>
*utor que a *scola, a família, * pro*issão os g*upo* *
</line>
</par><par>
<line>
soc**is assim o são, de ma*eira in*orm*l. No
</line>
<line>
enta*to, o Di*e*to Pena* ***stitui um meio *e
</line>
</par><par>
<line>
contro*e soc*a* altame**e form*lizado, e *ende a evitar comportamentos
</line>
<line>
sociais que *e
</line>
</par><par>
<line>
reput*m in*es**á*eis, fixando, para is*o, *anções penais para determinadas condutas ilícitas.
</line>
<line>
Destaca que o Dire*to Pe*a* c*ida da p**v*são de sa*çõ*s p*r* a* condutas m*is graves, como
</line>
<line>
forma de evitar comportamentos es*ecialm*n*e perigosos.
</line>
<line>
Com base nis*o, verifica-se * dif**u*dade para a *til*zação corret* *o Dir*i*o Penal no
</line>
<line>
tocant* *o* c*imes *mbientais. Nesse n*rte, um* das técnicas *til*zadas pa*a tutel* do Direito
</line>
<line>
*enal Am*iental é * acessoriedade do Direito Adm*nist*ativo. Desta f*i**, a técn*ca de tutela
</line>
</par><par>
<line>
empr*gada
</line>
<line>
pelo leg*slador um problema do Dir*ito *enal Ambiental. P*ra F*gu*iredo, é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*tilização do Di*eito Pena* cl*ssi*o para tut*la *o m*io ambiente não é possí*el, a
</line>
<line>
*ma ve*
</line>
</par><par>
<line>
que não * i*possível nos crimes ambie*tais a fi*aç*o do n*c*eo do resultado
</line>
<line>
*o dano
</line>
</par><par>
<line>
pro*uzido. (Figueir*do. 20*3, p. 155)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 3, art. 6, p. 1*6-124, Mai./Jun. *015 www*.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Res*onsa*ilidade *en*l Amb*ental E O Prin***io Da Interv*nção M*nima
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, a t*xtura do bem jurídic*, os fo*os de **sco que a a*ivid*de industrial
</line>
<line>
projetam *obr* o mesmo, de*e*minam *ue o *e*is*ador t*nha que adotar um* t*cnica estrutural
</line>
</par><par>
<line>
*rópri* dos delitos
</line>
<line>
de perigo. A c*nst*ução de fi*uras e*cessiv*mente depe*dentes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*isciplin*s extrapenai* demandam, ainda, uma extensa *eia norm*ti*a, uma vez que o *ireito
</line>
</par><par>
<line>
Penal e*tá obrigado a atuar vinculado ao princípio da re*erva legal. Além do que,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
int*rvenção do Direito Penal *eve acontecer sempre que *xistirem ativ*d*des potenci*l**nte
</line>
</par><par>
<line>
perigosas para o b*m jurídi*o
</line>
<line>
protegido em
</line>
<line>
qu*s*ão; n* *aso do Di*eit* Penal Am*iental,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
meio ambie*te. (Figueired*. 20*3, p. 1**)
</line>
<line>
Sob*e * t*c***a de tutela, en**nam No*u*ira, Giménez e D*l Valle (*003, p. *7), que o
</line>
</par><par>
<line>
Dire*t* Pe**l *ão é auton*mamente l*v*e *a ord*m
</line>
<line>
de d*li*itaçã* da crim*nali**de
</line>
</par><par>
<line>
a*biental. Nesse nor**,
</line>
<line>
o *eg**lador penal *ec*be a
</line>
<line>
**li**tação por dispo*ições
</line>
</par><par>
<line>
admini*t*at*vas n* âm*ito *o meio ambiente, *endo *ue a de*e*m*na*ão do que é to*erável em
</line>
<line>
cada caso e em cada l*gar * tarefa do Dire*to Ad*inistrativo.
</line>
</par><par>
<line>
A configuração típ*ca do d*lito amb*en*al
</line>
<line>
constitui um
</line>
<line>
exempl* pa*adigmático dos
</line>
</par><par>
<line>
prob*emas que nece*sitam de uma harmoniza*ão
</line>
<line>
no qu* s* refere à tutela do me*o ambiente
</line>
</par><par>
<line>
co* a* gara*tias do princí*io da le**lida*e p*nal. A exig*nc*a de u*a *ipi*ic*ção do delito
</line>
</par><par>
<line>
am*i*nt** obriga a **sca**ar a técnica qu* maior di*põ* * direit* penal, *ual se*a,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
taxatividade. O modelo de tipo penal ambiental, formalmen*e s* ass***lha ao *odelo aberto,
</line>
<line>
própr*o ** lei p*n*l *m branc*. (Muñ*z. 1997, p. 2*9-230)
</line>
</par><par>
<line>
Sobre a norma penal e* b*a*co, *nsina Sirv*nskas (2014, p.
</line>
<line>
880) que é "a**ela *u*
</line>
</par><par>
<line>
depe*de de *ma comp*ement*ção para a perfeita adequa*ã* típica". *ssim, * pena está
</line>
<line>
d*ter*ina*a, se*do que o que fa*ta * ape*as a compl*mentaç*o d* conteúdo. Ness* sentido,
</line>
<line>
este ti*o de norma pen** é chamado de n*rma penal imperfeita, sendo que é muito polêmica
</line>
<line>
sua **ilização, tanto no Brasil qu*nto n* mu*do.
</line>
</par><par>
<line>
Nas liç*es de Freitas e F*eitas (2006, p. *5), nos
</line>
<line>
crimes c*ntra o meio ambiente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
detalh*da e exau*tiva *escrição do comportam*nto do agente m**tra-se, por *eze*, *astante
</line>
<line>
di**cil ou até mesmo qua*e impossíve*. Tend* em vi*ta is*o, recorre-se c*m *e*ta f*equ*ncia à
</line>
<line>
remissã* da lei *m disposiç*es externas. A *orma pe*al compõe-se de p*eceit* *ncriminador e
</line>
</par><par>
<line>
respectiva **nç*o,
</line>
<line>
que au*or*zam su* aplicação sem a
</line>
<line>
neces*idade de
</line>
<line>
normas
</line>
</par><par>
<line>
complem*nta*es. A n*rma pen*l em branco, consiste no si*te*a *e *orma penal que necessita
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
complem*ntaç*o *ara sua i*tegr*l aplicação. Essa com*lement*ção, inicialmente, não
</line>
</par><par>
</page><line>
*f*nd* *rincípi* da reserva le*al, e pode ser real**ada de três maneir**; 1) *or disposição o
</line>
<line>
prevista na mesma lei; 2) *or disposi*ão prevista em *utra lei; e 3) por d*sp*sição eman*da de
</line>
<line>
out*o pode*, represe*t**o po* um ato administra*ivo.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, *. *2, n. 2, art. 6, p. 106-124, Mai./Jun. 20*5 ww**.*sanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. M. Abreu, *. Schli*kmann
</line>
<line>
*20
</line>
</par><par>
<line>
Já para Freitas e Freitas (2006, p. 36), nos crimes ambientais, a norma pena* *m branco
</line>
</par><par>
<line>
é de todo n*c*ssária. Mas *essalta-se que e*ta
</line>
<line>
*osi*ão *ão unânime, p*rque nem t*da é
</line>
</par><par>
<line>
doutr*na entende *ue a a*oção da norma pe*al em branco é necessária.
</line>
</par><par>
<line>
Para Sirvinskas (2*04, *. 40),
</line>
<line>
h* doutrinadores qu*
</line>
<line>
ent**dem *ue a norma pena* em
</line>
</par><par>
<line>
br*nco afronta o pr*ncípi* da reserva legal, uma vez **e ser*a esse*cial uma t*pifi*ação pe*al
</line>
<line>
completa. Atualmente, **mite-s* a norma penal em bran*o quand* não h*ja comi*ação penal
</line>
<line>
incriminadora, sendo e*emplo atual no Brasil a *esc*ição *e remédios *onsid*rados drogas
</line>
<line>
para efe*tos antitóxicos.
</line>
</par><par>
<line>
* *isc***ão persiste sobre a viabilidade ou nã* da
</line>
<line>
aplicação d* normas pen*is em
</line>
</par><par>
<line>
*ranco em lei penal a*biental. *s autores q*e *nte*dem s*r viável, que justi*ic*m é que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
natureza da matéria e*ige o em*rego d*st* técni*a em
</line>
<line>
razão
</line>
<line>
da gra*d*
</line>
<line>
varia*ilidade
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
tecn*logia poluent*. Aos auto**s qu* entendem pela não via*ilidade, a justif*cativa é a **ensa
</line>
<line>
*os prin**pio* bas*lares do Di**ito Pen*l, da lega**dade e *a taxa**vidade, be* como da ofens*
</line>
<line>
ao princí*io da **paração dos *o*e*es. Pa*a es*es autores, bastari*, somente a adoção d*
</line>
<line>
medidas cíveis * administrativas no que se refere aos crimes *m*ientais. (Sirvinskas. 20*4, *.
</line>
<line>
41)
</line>
<line>
Para Figueiredo (2013, p. 157-158), o mod*lo de *c**sor*e*a*e a*mi*is*rativa parece
</line>
</par><par>
<line>
inevit*v*l,
</line>
<line>
u* a
</line>
<line>
vez *ue o princípio da unidade
</line>
<line>
do ordenamen*o j*rídico e da proibição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contradiç*es
</line>
<line>
deter**nam que o Dire**o Penal não *o*e ameaç*r com
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
pe*a
</line>
</par><par>
<line>
co*portamento *olerado*
</line>
<line>
expl**itamente p*lo ord*namento *uríd*co. *lém d*sso, t*ndo em
</line>
</par><par>
<line>
cont* a subsid**rieda*e do Direito *enal, e*t* não pode sobrepor
</line>
<line>
a p*ni*ão pena* em
</line>
</par><par>
<line>
det*imento da tol*r*ncia administra**va, *o*que o Di*ei*o *enal não *ode punir o que o Direi*o
</line>
<line>
Administrati** p*rmi**. E*sin* o auto* que:
</line>
</par><par>
<line>
É
</line>
<line>
ta**ém frequente o argument* de que para o l*gi*lador penal, é sempre
</line>
</par><par>
<line>
probl*mática a t*re*a de determi*ar *e mo*o
</line>
<line>
abstr*to a pa*tir de que grau, por
</line>
</par><par>
</page><line>
exe*plo, *ma c*ntamin*ção d* ar deixa de *er ad**ssíve* e se tor*a into*eráv*l. *
</line>
<line>
falta de c*it*rios au*ônomos * de valores-limite firmes conduziri* a* es**b*lecim*nto
</line>
<line>
de f*onteiras *ifusas do âmbito do punível, com o conseq*ente perigo *e *u* ou o*
</line>
<line>
tipos pen*is formu**dos de modo tão vago simplesmen*e não se ob*er*em ou a
</line>
<line>
ini*iativa humana e o p*og*e*so *écnico se ve*am **m*tados.
</line>
<line>
Assim, out*o argumen*o favoráv*l à tutela do meio am*i*nte atra**s da *cessor*edade
</line>
<line>
*o D*r**to Ad*inistrativo é no sentido ** que * Direito Penal não po*s*i c*itérios s*ficientes
</line>
<line>
*a*a, de modo abstrato, prever * grau de *estruição do meio ambiente em um ti*o pena*.
</line>
<line>
Desta forma, ou o tipo pen*l *eri* vago ao ponto de *ão haver punição, o* o excessi*o rigor
</line>
<line>
**mitaria o pr*gres*o t*cnico da ativid*de humana.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 1*, n. 3, art. 6, p. 106-124, Mai./Jun. 2*15 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R*s*o*sabilid**e Penal Ambi*ntal E O Princípio Da I*tervenção Mí*ima
</line>
<line>
*21
</line>
</par><par>
<line>
Ness* sentido, *ntende Fr*ita* e Fr*i*as1 que * pr*ncípio da *egalidade es*abe*ece que a
</line>
</par><par>
<line>
nor*a p*nal deve *e*cr*ver por
</line>
<line>
com*leto as car*c*erísticas do fato, fim de q*e o age*te a
</line>
</par><par>
<line>
*ossa *e defender. No entanto, e* *a*éria penal ambienta*, i*so *em *empre é possível, uma
</line>
</par><par>
<line>
*ez
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
as condutas lesivas ao m*i* ambiente não pe*m*tem, na *aioria das vezes, uma
</line>
</par><par>
<line>
descrição objet*va e dir*ta. E*
</line>
<line>
matéria ambiental pen**, n** é p*ssível a simplicidade
</line>
</par><par>
<line>
**isten*e nos *elitos *omun*.
</line>
</par><par>
<line>
Dian*e dis*o, a técnic* de tutela deve *er eleita em consonância c*m * modelo de
</line>
<line>
gestão am*iental utilizado. A u*ilizaç*o do Di*eito *dm*nistrat*vo *a *inha acess*ri* n*o pode
</line>
</par><par>
<line>
sig*i*i*ar uma dependência extrema do *ireit* *enal do r*curso
</line>
<line>
das normas p**a*s em
</line>
</par><par>
<line>
branc*. *u*to *elo contrário, a tutela *ev* seg*ir a linha de a*e**o*iedade admi**strati*a *ue
</line>
</par><par>
<line>
confira ao Direito *enal as melhores
</line>
<line>
cond*çõ*s d* disponi*il*zar *ma pro*e*ão desta*ada,
</line>
</par><par>
<line>
c*paz de satisfazer *s exigên*ia*
</line>
<line>
político-cri*in*is que
</line>
<line>
d*stinguem * "penal" d*s outro*
</line>
</par><par>
<line>
ram*s do direito.2 Desta feit*, muito emb*ra seja a ace*soriedade admin*strati*a **a
</line>
<line>
técni*a
</line>
</par><par>
<line>
bastante ut***za*a e* matéria ambie*tal *en*l, esta ainda não é unan*midade na
</line>
<line>
doutrina
</line>
</par><par>
<line>
p*nal.
</line>
</par><par>
<line>
3 CONSIDER*ÇÕ*S FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O p*esente artig* buscou anali*ar * responsabili*ad* penal a**i*ntal e o princípio da
</line>
<line>
i*tervenç*o mí*i**, bem como responder à problemá*ica *pr*sentada, qu*l seja, verificar se
</line>
<line>
*xiste violação ao p*incípio da intervençã* mínima quando da utili*aç*o do *ireito Penal na
</line>
<line>
seara ambie*tal.
</line>
<line>
Inicialmente, analisou-s* que o Direito Amb**ntal pode ser en***dido como a ciência
</line>
<line>
jurídica constit*ída do conjunto de normas e princípios *ue pertence a vár*os ramos do d*re*to,
</line>
<line>
u*ilizados par* garantir a proteção *o meio ambient* *ontra * c**portamento h**a*o, n* *ue
</line>
<line>
concerne ao apr*veitamento dos re*u*sos *atu*a*s, con*ervação e proteção d* m*io am*ie*te.
</line>
<line>
E*tudou-se a*nda, que o Dir*ito Penal p*de ser conceituado *omo * ramo do dir*ito
</line>
<line>
que *isa proteger *ens j*r*dicos para a vid* em or*em e paz na sociedade. Verifi*o*-se que a
</line>
<line>
prevenção * feita através da s*nção pe*al, legal****e v*ncula** à inf*ação pe*al, sendo est* a
</line>
<line>
principal dif*re*ç* desta *rea d* d*reito d*s demai*.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 1*, *. 2, ***. 6, p. 106-*24, Mai./Ju*. 2***
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. M. Ab*eu, F. Schlickma*n
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
* Direi*o penal *ossui vin*u*a*ão e*t*eita **m os prin*ípi*s limitadores ** poder
</line>
<line>
pun*tivo do Estado. Neste norte, a aplica*ão do princípio da intervenção *í*ima, quando se
</line>
<line>
fala em Dir*it* *enal, é sempre *e*essária. Isso significa dizer que, em razão do princípio da
</line>
<line>
in*ervenção mí*i*a, antes da ut**ização *o Dir*i** Penal, outras medi*as deve* ser adotada*
</line>
<line>
p*ra q*e a regra, *ue *lmeja o adequado *ese*v**v*men** ** sociedade, sej* e*pontaneamente
</line>
<line>
c*mprida.
</line>
<line>
Para inve*ti*ar o ce*n* do presente arti*o, adentrou-se *a a**lise da responsab*lidade
</line>
</par><par>
<line>
penal *mbiental o pr*ncípio da e
</line>
<line>
inte*venção mínima, se*do constatan*o-se q*e * doutr*na
</line>
</par><par>
<line>
diverge *obre a utilização *o Direito Pena* *o â*bito *mbiental. Alguns *efendem que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Direito P**al é últi*a razão *, portan*o, não poderia ser utilizad* na tutela p*na* do meio
</line>
</par><par>
<line>
ambiente. *ara o*tros a
</line>
<line>
solução seria a util*z*çã* ** um mode*o que *arantisse
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lv*mento indus*r*al, a conservação da nature*a e as cond*çõ** de *a*de, vida e bem
</line>
<line>
est*r *as *e*soas. Parte divergente da doutrina e*tende que o *ireito P**al dever ser *til*zado
</line>
<line>
n* tutel* penal do meio ambiente, já q*e o Dire*to *enal mínimo não dev*ria ser aplicado *m
</line>
<line>
sede de Crimes ambienta*s, em razão dos danos levarem a *o*seqüências graves.
</line>
<line>
*e*if*cou-se, *inda, a acessoriedade do D*reito Administrat*v* como *é*nica de tutela
</line>
<line>
*o Direit* Penal A*bient*l. *esse sentido, r*st* c*aro q*e o Direito Admi*ist*ativo, na lin*a
</line>
</par><par>
<line>
acess*r*a, não de*e s*gn*ficar uma d*p*ndênc*a *x*rema
</line>
<line>
*o Dir*ito Pe*al do *ecurso
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
norm*s pen*is e* branco, d*ven*o apen*s a li*ha d* *cessoried*d* administrativa confer*r ao
</line>
<line>
Direito P**al as melh*res condiç*es *e disponibili*a* uma p*ote*ão destacada.
</line>
<line>
A *uestão cen*r*l do pr*sen** est*do se direciona no sentido ** haver ou n*o *io*ação
</line>
<line>
do prin*ípio da inte*ve*ç** mínim* da ut*lização do Dir*ito Penal na seara ambienta*.
</line>
<line>
Nesse as*ecto, insta salientar que alguns d*fen*em que o Direito Pe*al é úl**ma r**ão
</line>
<line>
e, portanto, não poderia ser u*iliz*do na tutela penal do me*o *mbiente, um* vez q*e e*istem
</line>
</par><par>
<line>
ou*r*s ramos do D*re*to ca*azes *e **lucio**r questão a
</line>
<line>
ambienta*
</line>
<line>
ant*s do Direito Pen*l.
</line>
</par><par>
<line>
Parte divergente da *outrina entende qu* o Direito P*nal d*ver *er ut*lizado n* tutel* pen*l do
</line>
</par><par>
<line>
*eio ambiente, *á que * *irei*o Pe*al mínimo
</line>
<line>
*ão d**eria
</line>
<line>
se r
</line>
<line>
aplicado em se*e de Crimes
</line>
</par><par>
<line>
*mbi*ntais, *m ra*ã* do* danos serem *ão de conse*uênci*s grav*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, *. 3, ar*. 6, p. 106-124, Mai./Jun. 2015
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</par>Enlaces refback
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