<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 1, *. 03-24, jan./fev. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.1.1
</line>
</par><par>
<line>
Indicadores De Gestão De Pesso*s E Gest*o Do Conhecimento De Hospitais D* S*l De Minas
</line>
<line>
*er*is: Uma **álise Compara**va
</line>
<line>
Indicato*s Of People M*nage*e*t And Admi*istration Of **e Hos*itals Min*s Ge*ais So*t* Of
</line>
<line>
Know*edge: A Comparative A*al*sis
</line>
<line>
Ana Alice Vi*** Boas
</line>
<line>
Dout*ra em Administr*ção pela T*e Federal Un*versity of Readi*g - U*
</line>
<line>
Professora da U*iversida*e F*deral de **vras
</line>
<line>
E-m*il: *nalice2006@*i.**m.br
</line>
<line>
Naya*a Rezende Silva
</line>
<line>
G*a*uação em A*ministraçã* pela Universidad* Fed*ral de Lavras
</line>
<line>
*-mai*: na*arar*100@hotma*l.c*m
</line>
<line>
*na Alice D* Sou*a Pires
</line>
<line>
Gradua*ão em Administração pela Unive*sidade Federal *e *a*r*s
</line>
<line>
E-*ail: a*ire*@*dministracao.uf*a.*r
</line>
<line>
Edu*rdo Frágua* Adell
</line>
<line>
Gr**u*ção em Administração pe*a Univ*r*idade Fed**a* de L*vras
</line>
<line>
E-ma*l: eduardo.f**guas@yah*o.com.br
</line>
<line>
*aquel Fin*mor C*rdoso
</line>
<line>
Mes*ra em Adm*nistr*ção pela U**versidad* Federal de Lav*as
</line>
<line>
E-*a*l: raquelfinamor@yah*o.*om.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
En*e**ço:
</line>
<line>
*na Alice D* Souza Pires
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
*duardo Fráguas Adell
</line>
<line>
(avaliaç*o cega por **is avaliadores da área).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Endereç*:
</line>
<line>
Raquel Finamor *a**o*o
</line>
</par><par>
</page><line>
**dereço: Rua Sa*tos Dumont, 134 Bai*ro *alme*ras
</line>
<line>
Bom S*cesso - MG - C*P 37220-*00
</line>
<line>
Apoio e financiamento: FAPEMIG (Fund**ão de Amparo à Pe*quisa do Estado de Minas G*r*is).
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Vil*s Boas, N. R. S*l*a, *. A. S. Pires, E. F. Adell, R. F. Cardoso
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Os h*s*itais são organizaç*es alta*e*te especializadas e inse*ida* em um ambie*te *omplexo
</line>
</par><par>
<line>
e h*stil, estan*o sob a i*f*uê**ia d*
</line>
<line>
v*r**veis po*íti*a*, *con*mic*s *ocia*s. Des*e modo, e
</line>
</par><par>
<line>
car*c**rizam-s* como i*stitui**e* que necess*tam
</line>
<line>
de gestão administra*iva especializada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
competente pa*a que o serviço
</line>
<line>
prestado
</line>
<line>
sej* eficiente e de qualidade. Neste co*texto,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
presente trabalho tr*z à tona a d*scu*são
</line>
<line>
so*r* impo*tância da a
</line>
<line>
utilização ** fer*amentas
</line>
</par><par>
<line>
ad*inistrativa*, buscando responder às seguintes perg**tas: Como a gestão d* pessoas
</line>
</par><par>
<line>
influencia * gestã* administrativa d*s
</line>
<line>
hospitais? Como gestão do con*ecimen*o po*e a
</line>
</par><par>
<line>
impactar no desenvo*viment* de hospita*s do Sul de M*nas? A*sim s*ndo, o a*tigo concentra
</line>
</par><par>
<line>
esforç*s na aplicação de
</line>
<line>
um *ue*tionário pub*icado pelo Institut* Peabiru, fin*nciado pela
</line>
</par><par>
<line>
Fu*dação Avina, no *no de 2001, que englo** sete indicad*res. Sendo que *ste estudo aborda
</line>
</par><par>
<line>
doi* d*stes i*d*cadores, gestão de pes*oas e gest*o do conhecimento, *ue
</line>
<line>
p*d** ser
</line>
</par><par>
<line>
utilizados *omo in*trumento *omplem*ntar para que as organi*aç*e* ava*iem suas a*ividades,
</line>
</par><par>
<line>
identi*iq*em
</line>
<line>
po*tos priorit*ri*s e es*abeleça* po*íticas e diretr**es que se**m capazes de
</line>
</par><par>
<line>
ot*m*zar os seus *esu*ta**s. Os
</line>
<line>
dois hospita*s
</line>
<line>
*presentam índices relat*vamente bai*os de
</line>
</par><par>
<line>
Gestão d* Pessoas, *as os índic*s d* Ges*ão do C*nhecimento s*o bem m*lhores nos
</line>
<line>
doi s
</line>
</par><par>
<line>
hos*itai*.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avr*s-Chaves: Hos*itais P*blic*s. *ndicadores *e *us*e*tabi*idade. Ges*ão de Pess*as.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
Hospi*als are highly special*zed organi*ations a*d they are inserted in a **mplex and ho*tile
</line>
<line>
env*ronment, being under the influences *f politica*, econo**c a*d social varia*les. Tha* **y,
</line>
</par><par>
<line>
thes*
</line>
<line>
institu*ions need
</line>
<line>
special *nd
</line>
<line>
co*p*tent ad*i*is*rat*ve ma*a*ement, generating
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
service with
</line>
<line>
*fficiency and **ality. In this con*ext, this res*arc* bring*
</line>
<line>
*p *he discuss*on of
</line>
</par><par>
<line>
appl*cability of adm*ni*trative tools aiming to an*wer *he foll*wing questi*ns: How the
</line>
</par><par>
<line>
H**an Reso*rces Man*ement *nfluence the
</line>
<line>
hospital's manage*ent? Ho* *he knowledg*
</line>
</par><par>
<line>
manag*m*** c*n *ffec* t*e deve*opment of ho*pit*ls **tuated in s*uth region of Minas Gerais?
</line>
<line>
Thus, *hi* ar*icle gives attention to the a*plication o* a questionnaire publ*s*ed *y Pe*briu
</line>
<line>
Insti*ut*, fin*n**d by Avina Foun*a*ion, in 2001 that invo*ves seven indexes. In *hi* r*search,
</line>
<line>
*wo i*dexes wer* *na*y*ed: human re*o*rces management a*d kn*****ge mana*ement in
</line>
<line>
order to be use* as complementary tools, so the organiz**ions may ev**u*te thei* activit*es,
</line>
<line>
*den*i** prior*t* issues **d set up pol*cies and guidelines a*le to reach **d t* o*tim*ze goals.
</line>
</par><par>
<line>
Both
</line>
<line>
hosp*tals pres*nted *elatively l** indexes of H*man Resourc*s Manageme*t, bu* th*
</line>
</par><par>
<line>
i*de*es of Knowledge **n*gement are muc* b**ter at t*e two *osp*tals.
</line>
<line>
Ke*word*: *u*lic Hospit**s. Sust**nability Index. Huma* Resour*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 1, art. 1, *. 03-24, jan./fe*. 2016
</line>
<line>
www4.fs*n*t.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*dica*ores De Gestã* *e **ssoas E *estão Do Conhecim*nto De *osp*tais Do Sul *e Mina* G*ra**
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O Sistema Úni*o de *aúde é formado *e*o co*junt* *e todas as a*ões de **úde l**adas
</line>
</par><par>
<line>
ou p*e*ta*a* por órgãos e institu*ções
</line>
<line>
públicas. A C**s*itui*ão *ede*al *e 1988 deu no*a
</line>
</par><par>
<line>
c*nf*guraç*o à s***e no Bras*l, tornando-* dir*ito universal. A saúde passou a ser dever
</line>
<line>
consti*ucio*al de todas as esferas de gove*no sendo que antes era *penas da União e relat*vo
</line>
<line>
ao tra*alhador segurado. * co**eito de *a*de foi *esenvo*vido e li*ad* à* p*líti*as socia*s e
</line>
<line>
e*o*ômic*s (SILVA, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Desd* então, os hospi*ais v** se in**r*ndo
</line>
<line>
** ambien*e* cada ve* mais complexos,
</line>
</par><par>
<line>
i*fl*enc*ad*s por *if*rentes atores e lutando para pre*tar **r*iços com qualid*d*. Atualmen**,
</line>
</par><par>
<line>
no Brasil, a
</line>
<line>
área
</line>
<line>
d* saúde passa *or problemas fi**nceiro* em *a*ão da *alta de *ec*r*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém da defasada ges*ão fina**eira. Es** defa*agem na ges*ã* de organ*zações hos*italares
</line>
</par><par>
<line>
*úb*icas e pri*adas pod* ser a*r*b*ída não à
</line>
<line>
*tilização *e ins*rumentos que
</line>
<line>
auxiliem
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso de gestã*, ta*s co*o fe*ramentas *dequa*as pa*a controle de custos, mensuração de
</line>
<line>
*e*ultados e aná*ise de projetos d* inves**ment*s (CARPINTÉRO, 19*9).
</line>
<line>
De *cordo **m Pantoja et al (201*), a so*iedade **m exigindo d* poder públ*co uma
</line>
</par><par>
<line>
atuação *a*a
</line>
<line>
vez mais vo*tad* p**a o alcan*e de resultados, is*o é, além da e*iciê*ci* tão
</line>
</par><par>
<line>
*erseguida pe*as o**ani*ações
</line>
<line>
nos últim*s tempo*, atua*mente * e**cácia a efetividade e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ação governamenta* são as pal*vras de o*dem. N*o
</line>
<line>
basta at*a* de f*rma a obte* a melho*
</line>
</par><par>
<line>
re*ação **sto-*enefício, se *s res*lt**os alm*j*dos não fo*em *lcançados e se não atenderem
</line>
<line>
às necessidades **g*timas.
</line>
<line>
Coh*n (*003) a*irma que, dependend* do tipo de tra*alho *u* os c**a*oradores da
</line>
<line>
org**iz*ção reali**m, *om *u *em inter*ção *o*ial *iret*, os resul*ados v*o depender,
</line>
</par><par>
<line>
necessari*mente da repre*entação *ocial result*nte. Isso é *ais evid*nte qua**o
</line>
<line>
se fala em
</line>
</par><par>
<line>
trab*lho *ue exija a c*iação
</line>
<line>
de relacio*amento
</line>
<line>
inte*pesso**, uma
</line>
<line>
vez que cada ser é,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
natureza, dotado de valores, cre**as, pr*ncí*ios * visões de mundo muitas vezes *istin*as,
</line>
</par><par>
<line>
tornando-se imprescindível um ac*mpa*ha*ent* mai* cuidado*o
</line>
<line>
por parte dos ge**ores,
</line>
</par><par>
<line>
***ndo ess* cenário se co**ig*rar
</line>
<line>
explici*amente na or*anização, desta*ando de
</line>
<line>
forma ma*s
</line>
</par><par>
<line>
acentuad* em or*anizações púb*icas, uma
</line>
<line>
v*z qu* sua ativida*e fim é a
</line>
<line>
bus*a
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
melhoram*nto da qu*lid*de de vida da socieda*e.
</line>
<line>
Sendo *ss**, é d* extrem* im*ortância que *s or*anizações de saúde **blica invistam
</line>
</par><par>
<line>
na ca*ac*tação
</line>
<line>
de suas liderança* em Ges*ão de Pes*oa*, buscando mini*iz*r custos,
</line>
</par><par>
<line>
eliminando retrabalho
</line>
<line>
* despe*díc*o,
</line>
<line>
*umen**ndo a
</line>
<line>
p*o*ut*vidade e a qu**idade
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 13, n. 1, art. 1, p. 03-24, jan./fe*. 2*16
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r**i*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Vilas B**s, N. R. Si*va, A. A. S. Pires, E. F. *de*l, R. F. Card*so
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
atendi*ento *os serviços prestados, reduzindo falhas, buscando mini*iz*r a co*plexi*a*e e
</line>
<line>
varia*il*dade nos processo*.
</line>
<line>
Apesar **sso, poucos têm ti*o * prete*são de operar *s mudanças *os asp*ctos mic*o
</line>
<line>
dos processos de *rod*ç*o e* saúde. Bergu* (2*10) ressa*ta que, em qualquer org*nização,
</line>
</par><par>
<line>
seja
</line>
<line>
público ou *ri*ado, * ri*mo de traba*ho é dado, e*senc*almente, pela
</line>
<line>
adminis*raç*o
</line>
</par><par>
<line>
(gerência), quando d*fi*e os proce*so* de trabalho e as necessida*es
</line>
<line>
de r*cursos em termos
</line>
</par><par>
<line>
quantitativos e q*alitativos. Se * s*rv*dor não desempen*ar *uas atrib*iç*es a contento, o
</line>
<line>
*ssun** d**erá ser tratado, em primeira *nstância como u* problema de gestão. Outra
</line>
<line>
possi*il*dade ser* a dissonância entre o perfil da p*ssoa, me*ian*e o carg* *cup*do. Assim,
</line>
<line>
*a*a medir * ní*el d* desempenh* de um pr*f*ss*ona*, deve-se levar em c*nta um fator, com*:
</line>
</par><par>
<line>
Avaliar o cargo que a pesso* o*upa *e é cond*zen*e com *s tarefa* que mesm* r*aliza; a
</line>
</par><par>
<line>
Avaliar
</line>
<line>
os processos e as *qu*p*s de *rabalho, a estru*ura administ*at*v*, a q*ali*ica**o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*xperiênc*a, a n*tureza do trabalho, *ntre outras variáveis q** podem inf*uenciar na rea*iza***
</line>
<line>
do servi*o p*estado.
</line>
<line>
Desse modo, a *estão d*stas insti*uiç*es é *ar*o inici*l par* que os vários prob*emas
</line>
</par><par>
<line>
sejam
</line>
<line>
enfrenta*os (PINT* et al., 2*15). Para Silva (2003), a ge*tão administrativa das
</line>
</par><par>
<line>
inst*tuições e* saúde constitui u* campo especí*ico *e ge*tão. * necessida** de um aparato
</line>
<line>
g*rencial pode ser estend*da tanto às **sti*uições l*crativas, n*o l*crativ*s e gove*namentais,
</line>
</par><par>
<line>
devido a r*al complexidad*
</line>
<line>
do sis*e**,
</line>
<line>
on*e es*e tip* *e organização se *nco**ra (VILAS
</line>
</par><par>
<line>
BOAS; OLIVEIRA; CARDOSO, 2012; P*NTO et al., 2015).
</line>
<line>
A gest*o do Conheci*ento aqui a*ordada pode s*r *efinida c*mo um **ocess* a*plo
</line>
<line>
e c*iterioso de identifica*ã*, m****izaç*o, codificação e com*artilh*me*to do conhecimento
</line>
<line>
*stra*e*icamente relevante para *s o*ganizaç*es (**RRA, *001). Muitas vezes, a limit*ção d*
</line>
</par><par>
<line>
g*stão do Conhecimento *stá re*acio*ada a questõ*s *e o**em cu*tur*l, mediadas
</line>
<line>
pelas
</line>
</par><par>
<line>
diferenças de
</line>
<line>
valore* e int*resses polít*cos qu* impedem a adoç** de *ovos modelos d*
</line>
</par><par>
<line>
gestão.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse se*tido, Maguns (2001
</line>
<line>
apud CASTR*,
</line>
<line>
2003), **irma que são poucos os
</line>
</par><par>
<line>
modelo* d* ges*ão efi*ientes
</line>
<line>
e os colaborador*s apresen*am pouco conhecime**o da
</line>
</par><par>
<line>
necess*dade de integração entre os diversos *etores. Além disso, os inves*imentos em gestão,
</line>
</par><par>
<line>
trein*mento e tecnologia da i*forma*ão são
</line>
<line>
insufi*i*n***. O au*or t*mbém afi*ma que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
consequência dessa situação é que as inst*tu*ções menos organizada* ai*da apresentam um
</line>
<line>
alto descon**ole bai** **a*idade *o *ten*imento aos cl**ntes e des*onheci*ento do* se*s
</line>
<line>
custos reais.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, ar*. 1, p. 03-2*, ja*./fev. 2016 www4.fsa*et.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*dicadores De Ge*tão De Pessoas E Gestão Do Conhecimen*o De H*spit*is Do S*l De *inas Gerais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Cherubi* (19*4) comenta que, cada ve* mais, aumenta a consciênc*a de **e as pessoas
</line>
<line>
*ão c*nseg*em *r*d*zir * s* realizar num *mbiente de te**ão, con*ici**adas ao cump*imento
</line>
<line>
de *otinas e proces*os inad*quado* ao atendimento de suas nece*s**ades e exp*ctati*as. Daí a
</line>
<line>
u*gênc*a, *m hospitais, de uma nova gestã* de ***soas claramente cen*rada na educação e no
</line>
</par><par>
<line>
*e*envolvi*ento da* pesso*s,
</line>
<line>
**e, e*identem*nte, con*tituem
</line>
<line>
o verd*deir* *
</line>
<line>
*efinit*vo
</line>
</par><par>
<line>
patrimônio das o*ganizaç*es hospitalare*.
</line>
</par><par>
<line>
Sem po*e*
</line>
<line>
*iscutir a enorme *aried*d* de registros
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d*dos dis*oníveis a*
</line>
</par><par>
<line>
administrador ho*pitalar, será abordado ness* trabalho tão somente quest*es relacionada* aos
</line>
</par><par>
<line>
ind*cadore*
</line>
<line>
de g*stão de pessoa* e ges*ã* do conhe*imento de dois
</line>
<line>
hospit*i* filant*ópic*s,
</line>
</par><par>
<line>
s*tuado em Minas Ge*ais, em face de sua im*ortân*ia para a *ro*ução de informações vi*ais
</line>
</par><par>
<line>
para *
</line>
<line>
toma*a
</line>
<line>
*e decisã* dos ge*tor*s e para o bom andamento *e *ma
</line>
<line>
*rganizaç*o
</line>
</par><par>
<line>
hos*itala*, que é o caso em estudo.
</line>
<line>
2 REF*RE*CIAL TEÓRIC*
</line>
<line>
2.* Gest*es do co*he*ime*to
</line>
<line>
O conhecimento é *m aspecto muito im*ortante em qua*quer organizaçã*, mas de
</line>
</par><par>
<line>
difícil *e*suração, pois é u* elemento in*ang*vel. Lacomb* (2005) **stra que a
</line>
<line>
gestão do
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento,
</line>
<line>
no â*bito o**aniz*cional,
</line>
<line>
nas últ*mas décadas, ch*gou a um ponto
</line>
</par><par>
<line>
importantíssimo na* empresas, de for*a
</line>
<line>
que, para tornar-se
</line>
<line>
competitivo em suas ativi**des
</line>
</par><par>
<line>
** mercado atuante
</line>
<line>
é indi*pe**ável
</line>
<line>
*esenvolver uma excelente criação e gestão desse
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento,
</line>
<line>
oriu*do *e *ada *ndivíduo na or*a*ização em *uas *iversas formas de
</line>
</par><par>
<line>
abordagens. Som*nte desta forma ela pode torna*-se com*e*i*iva e suste*tá*el no mercado.
</line>
<line>
Druck*r (2002) segue * *esmo rac*o*ínio, enfat*zand* *ue a sociedade neces*i*a mais dos
</line>
<line>
homens e seus pr*ces*os de criação de conhecime*to, do *ue seu p*óprio t*abalho, que deve
</line>
</par><par>
<line>
sempre reunir os conhecimentos, competências e habil*dades de
</line>
<line>
vários cam*os
</line>
</par><par>
<line>
expe*im*ntado*, e **m e*es i*teragir efetivamente para fora d* camp* da univers*dad*.
</line>
<line>
No* p*íses industriais de ponta só * pos*í*el *er co**et*tivo de forma *urad**ra
</line>
</par><par>
<line>
quan*o se usa m*lh*r o
</line>
<line>
fat*r de produção de conhec*m**to. Desse modo, ger*nci*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conheci*ento, como um dos fatores d* pr*du*ão mais importantes da* organiza*ões, tornou-
</line>
</par><par>
<line>
*e imprescindível (NORTH,
</line>
<line>
2010). Sc*reib*r e Akk*rma*s (2002), em seus **tudos
</line>
</par><par>
<line>
id*nti*icaram que, ape*ar de o conhecim*nto ser apont*do como *ator imp**tante par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
sucesso organizac*onal, *pe*a* 20% do *on*ecimento disponí*el na or**niza*ão é uti**zado.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*si*a, v. 1*, n. 1, *rt. 1, p. *3-24, *an./f*v. 2016 www*.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. *ilas Boas, N. R. Si*va, *. A. S. Pires, E. F. Adel*, R. F. Cardos*
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Isto mostra *o*o, ainda, precis*mos evoluir muito
</line>
<line>
n*sta ge*tão tão importa*te para a saúde
</line>
</par><par>
<line>
de qua**uer org*niza**o, que pode c*nsti*uir-*e no di*erencial p*ra o *om d*sempenho da
</line>
<line>
mesma.
</line>
<line>
Pa*a *arr*so e **mes (2*00), * con*ecimento n*s or*aniza**es est* dividido em *ois
</line>
<line>
fo*mato*: t**ito e explícito. O ***heci*ento expl**ito, codifi*ado ou formal encon*ra-se e*
</line>
<line>
ba*c*s de dad*s, **nuais, e pr*cessos or*anizacion*is, que estão acessíveis aos i*divíd*os; já
</line>
</par><par>
<line>
o con**cimen*o t*cito ou informal é a*uele *onhe*imento que se
</line>
<line>
*nc*ntra na mente os
</line>
</par><par>
<line>
in*ivíduos, é aprofun**do na experiência i*dividua*, envol*endo cren*as
</line>
<line>
pessoais,
</line>
</par><par>
<line>
per*pectivas e valo**s e, de difícil e*tend*m**to
</line>
<line>
n* p*i**iro *ome***. A criação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conh*cimento organizaciona*, *ois, deve ser ent*ndida como um *rocesso q*e ampli*
</line>
<line>
"organizaci*nalmente" o conhecimento *riado pelos i**ivíduos, cristalizand*-o como parte da
</line>
<line>
rede de con*eci**nto da o*ganização; logo esse *rocesso ocorre dentro d* uma "comunidade
</line>
<line>
*e in*eração" *m expansão, que a*r**essa níveis * fronteiras inter org*nizacionais.
</line>
<line>
(NONAKA; TAKEUCHI, 1995).
</line>
<line>
O conheciment* e*istente dentro *as organizaç**s * se* ativ* *ais importante, quer
</line>
<line>
s*ja *ndividual ou coletivo, ain*a que *ão contabil*zado no *i*tema de informação econômico-
</line>
<line>
*in*nceiro tradi*io*a*. Assim, o co*hecimento nã* *parec* *m *alanços patr*moniais, apesar
</line>
<line>
de estar d*r*tam*nte li**do aos indicadores de mercado, c*esc*mento * rent*bilid**e (*ERRA,
</line>
<line>
2001). Diante do exposto, podemos di*e* que a gest*o do co*h*cimento * e*sencial e*
</line>
</par><par>
<line>
qualquer or*anização, *eja públi*a ou privada, da área co*erc***, *ndustri*l ou
</line>
<line>
prestaçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*rv*ços, como a área de saúd*.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Ges**o do conhecimento no ambient* hospitalar
</line>
</par><par>
<line>
Quando nos de**ramos c*m uma es**u*u*a hospitalar, *aracter*zada p*l* ri*i*ez
</line>
</par><par>
<line>
hierá**uica,
</line>
<line>
pela falta *e c*municaç*o entre subalternos e dirige*tes * por um* d*sc*plina
</line>
</par><par>
<line>
autoritár*a, *otamos que *lgo não camin** bem. As c*nsequên***s dessa reali*a** sob** as
</line>
<line>
p*ssoas envolvida* af*ta diretame*te o trabalho d* prestação do serviço de sa**e; são gr*v*s
</line>
</par><par>
<line>
e, n*rm*lmente, acarretam a diminuiç*o do compromisso com atendiment* o
</line>
<line>
*o cidadão
</line>
</par><par>
<line>
(*ÃO PAULO, 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
Constatado e*te cenário, f**ou evidente a ne*essidade de uma m*da*ça do *odelo de
</line>
</par><par>
<line>
atenção
</line>
<line>
hospitalar. P*r *sso, o Ministério da Saúde criou, em
</line>
<line>
2003, * Polít*ca Nacional
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*u**nização (PNH) co* o p*opósi** d* promover * integra*idade das a*ões
</line>
<line>
de s**de n*
</line>
</par><par>
</page><line>
â*bito da atenç*o e g*st*o de forma indissoc**vel, bem como favor*cer a universali*ade do
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 1*, n. 1, art. 1, p. 03-2*, jan./f*v. 2016 www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Indicadores De Ge*tão De P*ssoas E Gestão Do Conhecimento De Hospitais D* Su* De *inas Gerais
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
atendimento
</line>
<line>
e o aumento da equ*dade, por me*o da uti**zação de novas tecnologia*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*pecializaçõe* d* sabe*es, *em desval*rizar o* processos já *n*tituídos (**SENB*RG et al.,
</line>
</par><par>
<line>
200*). Para tal, é i*p*rtant* dis*eminar o conheci*ento e disp*nibilizá-lo *os m*mbros
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
instituição, permitindo
</line>
<line>
que sej* usa*o para benefício dos objetivos
</line>
<line>
da instituiç*o. O uso de
</line>
</par><par>
<line>
T*c*ologia d* I*formaçã* e Comunicaçã*, por exempl*, *umenta
</line>
<line>
a* p*ssib*lidades de
</line>
</par><par>
<line>
di*seminação do *onhecim*nto,
</line>
<line>
ao torná-lo disponível e *e fácil acesso par* o us*
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
membros de
</line>
<line>
qualquer
</line>
<line>
*mpresa *u o*ga*iz*ção (SOUZA, 2011). Assim, facilit*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*om*nicação *ntre dirigentes e cola*ora*ore*
</line>
<line>
e *onsequentem*nt* reduzem * rigide*
</line>
</par><par>
<line>
*ierárqu*c*.
</line>
</par><par>
<line>
O processo d* humanização possui v**ios aspecto* abordados pel* gestã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento (Quadro
</line>
<line>
1). Ao ser *d*tado p*r um* organização d* saú*e, a gestão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*nheci**nto
</line>
<line>
*o** *sseg*rar * e*tabe*ecimento de
</line>
<line>
um sis*ema de *tendimento mais
</line>
</par><par>
<line>
humanizado. Existe uma inte*-rela*ão *a maioria das pr*ticas
</line>
<line>
a*otadas *elo *ro*esso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. A. Vilas Bo*s, N. *. S*lva, A. *. S. Pires, E. F. Adell, R. F. Cardoso
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
*st*bel*cime*t* de um pr*cesso contí*uo de troc* de infor*a*ões e de exp**iências nos pr*gramas do SUS, por me*o do trabal*o em **de entre seus vários seto*es.
</line>
<line>
Estab**ecimento *e *ov*s práti*a* e po*íticas de gestã* de pessoas associadas à aquisição de c*nhe*imentos externos e int***os à *rgan*zação, assim com* à *er*ção, difusão e armazenamento do conhecimento *n*erno.
</line>
</par><par>
<line>
Fortalecimento do tra*alho em equi*e mul*ipr*fissional, estimulando a *ransd*scip*inarida*e e a gr*palidade. A*ali**ão de *esulta*o* do *r*cesso *e hum*niza*ão por meio da análise d** dific*l*ades e erros; i*entific*ção de oport*nidades de *elhoria dos processos org*nizaci*nai*; e pesqui*a de sa*is*ação de pr*fissionais e us*ários.
</line>
<line>
Manutenção de u* ambi*nte org*nizacional de e*evada confiança, transpa*ência e **labo*açã* de modo a favorec** o aprendizado individual e col*tivo. E*f*rços de mensuração dos r**ultados refe*entes aos ativos representados pelo conhe*imento org**izacional.
</line>
</par><par>
<line>
Gar*nt** das condições de *nfra-estrutur* p*ra *ue ** pr*fiss*ona*s ef*tuem se* trab**ho de modo *i*no * criativo e pos*am *art*cipar como co-*estores do processo de tr*balho.
</line>
<line>
Estim*los do* processos d* a*rendiz*do com o ambiente, e* p*rticular por meio de *l*anças c*m outras o*ganizaçõ*s e de **tre*ta*ent* d* *elacionamento co* os seus usuários/c*ientes.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *labora*ão própria * *artir das informações do P*ogra*a Nac*onal d* Huma*ização da Assistên*i*
</line>
<line>
Hospitalar - P**AH (BRASIL, 2*01).
</line>
<line>
* gestão do con*eci*e*to p**para e *apacitam os profissionais, que, a* estarem mais
</line>
<line>
*onfia*t*s * seguros de suas *bri**çõ*s, trabalham num nível de stress m*nor. Estes
</line>
<line>
colabo*adores estarão **is pre*ispostos a a*ud*r e atender os p*cien*es, que j* estão dentro de
</line>
<line>
u* ho*pital por moti*os de**gra*áveis e q*e necessi*am de **enç*o especial.
</line>
<line>
2.3 Ge*tão de Pessoas
</line>
<line>
**xall e Purc*ll (2008) consideram que todas a* ativi*ad*s rel*cionadas à *est*o do
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* das pessoas *as organizações d*finem a G*stão d* Re**rsos Humanos
</line>
<line>
(GRH). *
</line>
</par><par>
<line>
Ge**ão de *essoas ou Gest** de Recursos H*manos é um modo de dire*ionar *
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, n. *, art. 1, p. 03-2*, jan./fev. 20*6
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ndicad*res ** Ges*ã* De *essoas E G*stã* Do Conhecime*to De Hospitais Do Sul De Minas Gerais
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
c*mpor*amento
</line>
<line>
humano
</line>
<line>
no trabalho, a pa*tir ** *tividades e p*ocessos institucionalizados,
</line>
</par><par>
<line>
que uma organização adota pa*a interferi* nas r*laçõ*s *rg*nizacionais (L*GGE, 2005).
</line>
<line>
A a*ordag** estra*égica *e ges*ão de pessoas se delineou a *arti* da décad* *e 1980,
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
o
</line>
<line>
crescente *econ*ecimento d* im*ortância do capital h*mano na conse*uçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
es*ratégias organiz*c*onais, considerando-o *ma va*tagem
</line>
<line>
compe*itiva (VILAS B**S;
</line>
</par><par>
<line>
ANDRADE, 2009; LACOMBE; TON**LI, 2*01). As mudan*as d* sistema
</line>
<line>
*rodutivo e
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
mercado de tr*b*lho, com* ex*mplo, a migraçã* da e*on*m*a m*nufaturei*a para a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*er*iço* deman*ou *m *ovo perfil de trabalhadores e, por con*eq**nci*, u*a nova atuação da
</line>
<line>
*rea de RH (V*LAS BOA*; ANDRADE, 2009). A informatização na produção e *eclínio da
</line>
</par><par>
<line>
utiliza*ão da força física *a mão de obr*
</line>
<line>
f*z su*g*r um novo quadro ** que * di*ers*dade
</line>
</par><par>
<line>
emergiu. *ssa *e torno* *ais int**e*tualizada a partir dos trabalhadores do conhecimen**,
</line>
</par><par>
<line>
mais femin*na e m*is velh*, isto é, mais mad*ra já
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
c*m e*sas **vas cond*ções, as
</line>
</par><par>
<line>
p**soas conseguem permanecer m*is tempo no mercad* de trabalho (LEGGE, 20*5).
</line>
<line>
Qu*n*o analis*mos a literatura sobre novas f**m*s orga*izac**nais, iden*ific*mos que
</line>
</par><par>
<line>
a mesma é ***to *mpla e d*ve*sa. A de*peito disso,
</line>
<line>
pe*quis** recente* apontam para u*
</line>
</par><par>
<line>
con**nso *n*re o* autores de que as formas, os proces*os e * pa*el *as orga**z**õ*s mudaram
</line>
<line>
de mane*ra significativ* n* **n*l *o sécul* XX (FENT*N; PETTIGREW, 2000).
</line>
<line>
Es*as caracterí*ti*as foram resumidas por Pettigre* e Massini (2003):
</line>
<line>
(1) desc*ntralização ra*i*al *a responsabi*idade por resulta*os para as un*dades *peracion**s;
</line>
<line>
(2) redução no n*m*ro do* nív*is hierárq**c*s;
</line>
</par><par>
<line>
(3) redução n* papel do st*ff c*r*or*tivo: a alt* *úpula p*ssa a con*en*rar-se em cria*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dissem*nar *onh*cimento*;
</line>
</par><par>
<line>
(4) mudança no estilo geren*ial, de "coma*dar e control*r" p*ra "faci*itar e autoriz*r";
</line>
</par><par>
<line>
(5) sis*emas s*fi*ti*ados d* comunic**ão inter*a (tanto form*l quanto informal), horiz*nt*l e
</line>
<line>
verti*al;
</line>
</par><par>
<line>
(6) us*
</line>
<line>
exten*ivo *e grupos a*
</line>
<line>
hoc (*nterdivis*ona*s e in*e*fun*i**ai*) foca*o* *m fo*ças-
</line>
</par><par>
<line>
taref*, *o i*vés de estruturas or*a*izacion**s depa*tamen**lizadas e rígidas;
</line>
<line>
(7) u*o delibera*o dos recur*os humanos inte*nos **ra disseminação de conhecimento.
</line>
<line>
Po* ou**o lado, Jimenez-J*menez * Sanz-Val*e (2008) també* propuseram um modelo
</line>
</par><par>
<line>
que **a*ia as rela*ões entre ino*ação e
</line>
<line>
gestão d* recur*os
</line>
<line>
humanos e de ambas
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
desem*e*ho d*s inovações. Para os auto*es, a *apac*dade de i*ovaç*o de *ma em*resa reside
</line>
</par><par>
<line>
na in*eligência, na i*agin*ção e na
</line>
<line>
criat*v*dad* de seus funci*ná*ios. Consequent*mente,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*e**ssário um conjunto *e políticas e prát*cas d* recu*sos humanos que
</line>
<line>
pos s a
</line>
<line>
i*enti*icar
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *3, n. 1, art. 1, p. 03-24, ja*./f*v. 2016
</line>
<line>
www4.*san*t.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Vi*as Boas, N. R. *ilva, A. A. S. Pires, E. F. A*ell, R. F. Cardoso
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lver, *valiar e recompe*sar comportamentos *e trabalho q*e *ejam co*sist*ntes com
</line>
<line>
*bjeti*os organizac*onais d* inovaçã*.
</line>
<line>
É notório que o amb*ente *mpres*rial está cada ve* mais competit**o. Assim, Sobral e
</line>
<line>
Pe*i (2008), mostram que "o suc*sso d*s or*anizações depende cada vez mais do fator
</line>
<line>
humano", e salientam que, se *ntes o f*ncionár*o *ra considerado apenas c*mo *ma exte*são
</line>
</par><par>
<line>
da m*quina, * q*e impor**va era sua pro*utividad*. A*ualment*, as empresas de*em a
</line>
<line>
valorizar cada vez **is *s h*bilidades, os c**hecimentos e a* experi*nci*s de seu* recursos
</line>
<line>
humanos.
</line>
<line>
O conju*to d* polí*i*as e p*á*ic*s de recursos hu*anos inclui: o desenho fle**ve* das
</line>
</par><par>
<line>
funçõ*s e o em*owe*ment dos colab*rador*s; o trab*lho *m equ*pes multidi*ci*linares;
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ec*utament* de pesso*s poli*ale*tes e que se a*equ*m à cu*t*ra organizacional; o
</line>
<line>
treinamen*o extensivo e de longo *raz*; A perspectiva* de amplas oportunidades d* ca*reira;
</line>
<line>
a avaliação de d*sempenho, baseada e* comportamentos a*i*hados à inova*ão; * sistema de
</line>
<line>
re*un*ração orgâni*o, *ss*cia*o **si*ivamen*e à in*vação (JIMENEZ-JIMENEZ; SANZ-
</line>
<line>
VA*LE *008).
</line>
<line>
2.4 Ges*ão *ospitalar
</line>
<line>
Um dos es***i**os da *d*inistr*çã* hospi*alar, *artínez-Alár**n (2*02), **z q*e o
</line>
</par><par>
<line>
increment* da
</line>
<line>
pr*fi*siona*ização dos hospitai* se deu a pa*tir do final da *egunda Guerra
</line>
</par><par>
<line>
Mun*ial (1945)
</line>
<line>
*elo *sta*elecimento da equipe médica e
</line>
<line>
enferma*ia, em substituição ao
</line>
</par><par>
<line>
pessoal re*igio*o. *ssa mudança *oi prim*iro o
</line>
<line>
p*sso p*ra que os ho**itais se tornassem
</line>
</par><par>
<line>
in*tituições alt*mente or*anizadas e possuid*ras de um elevado aparato téc*ico.
</line>
</par><par>
<line>
A pop*l*ç*o brasilei*a, em *eral, *ra atendida
</line>
<line>
*or serviç*s *ilantrópicos e
</line>
<line>
po*eriam
</line>
</par><par>
<line>
recorr*r a ser*iços médicos pa*os, alé* de *l*un* ins**t**os e órgãos do go*erno responsáv*is
</line>
<line>
por a*gumas ár*a* *a saúde, como o Instituto O*waldo Cruz, que tinha a co*dição *e ó*gão de
</line>
<line>
investigação, pesquisa e produção de vacinas e a Esc*l* Nacional *e Sa*de P*blica. *s*e
</line>
<line>
ó*gão se i*cumbia da formação e ape*fei*oame**o de pessoa* e o Se*viç* Esp*cial de Saúde
</line>
<line>
P*blica que atuava no *a*po da demonstração de técni*as sanitári*s e servi*o* *e emer*ênci*
</line>
<line>
no campo do saneame*to e d* *ssistên*** médico-sani*ári* aos estados (*RASIL, 2012). Com
</line>
<line>
o pas*ar do tempo, o direito à saú*e foi garantido pel* C*nstituição Federal de 19*8, onde o
</line>
</par><par>
<line>
Estado a*sumi* o
</line>
<line>
pa*el de
</line>
<line>
cu*prir essa garan*ia "mediante políticas soc**i* e *c*nômicas,
</line>
</par><par>
</page><line>
que *isem * **duçã* do risco *e doenç* e de ou*ros a*ravo* b*m co*o ao *cesso universal e
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. *3, n. 1, art. 1, p. 03-24, jan./fev. 201* *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Indicadores De Gestão De Pessoas * G*stã* Do Conhecimento De Hospitais *o Sul De Mina* Gera*s
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
ig*al**ário às *ções e se*viç*s
</line>
<line>
pa*a sua promo*ão, *roteção e recu**ração" (BRASIL, 19*8,
</line>
</par><par>
<line>
Art. 196).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Silva et al. (*006), a gest*o hospitalar é algo ext*emam*n** *omplexo,
</line>
<line>
pois, quand* realiza*a por pro*issionai* se* a devida *spec*alização, pode o*asionar conflitos
</line>
</par><par>
<line>
no
</line>
<line>
pr*cesso
</line>
<line>
*ecisór*o o*ça*entár*o e fi*ancei*o. Reforçando est* pensament*, G*nçalves
</line>
</par><par>
<line>
(2009) afirm* * necessidade da criação de indicador** que *ossam qual*fi**r o funcionam*nto
</line>
</par><par>
<line>
da i**tituição, através da defin*ç** de parâme*ros para a*alisar as
</line>
<line>
a*i*idades
</line>
<line>
dos diferentes
</line>
</par><par>
<line>
setores.
</line>
</par><par>
<line>
Os hosp*tais são ambientes instá*eis e *omplexo*, **es ne*essitam de várias
</line>
<line>
ferrament*s admi*istrativas para que os serviços pre*tados sejam padroniz*dos, ágei* * de
</line>
<line>
qualidade. Isso de*orre do mei* ho*til em que as instituições hospitalar*s ** encontr*m.
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo
</line>
<line>
*ã* *end*
</line>
<line>
fins lucra*ivos, *omo os hospitais públicos, sã* necessá*io* *ma *uanti*
</line>
</par><par>
<line>
volumosa de recursos para ma*tê-los. Port**to,
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
geri* estes os demai* recur*os, *az-se e
</line>
</par><par>
<line>
mis*e* investir *m *e*soas e na ge*tão do conhecimento.
</line>
<line>
3 M**ODO
</line>
<line>
* pesquisa aqui descrita *bj*tivou aval**r *s In**c*dore* de S*stent*b*lidade Para a
</line>
</par><par>
<line>
Saúde Púb*ica no Sul d* Min*s. *plicando-*e um
</line>
<line>
q*estionário *o Institu*o Peabiru ao*
</line>
</par><par>
<line>
ad*inistradores dos hospitai*, que apre**ntavam progra*a* juntamente ao governo *omo, por
</line>
<line>
e**mplo, o SUS. Este i*strumento é uma ferramenta simple* e prática, *ue pod* *er auto
</line>
</par><par>
<line>
p*eenchi*a
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
a*l**ada por um pesqui*ador, *usc*ndo *valiar algu*s *n*icadores
</line>
<line>
que serão
</line>
</par><par>
<line>
*etalh**o* na sequência do trabalho (PEABIRU, 2001). O instrument* é constitu*do d* um
</line>
</par><par>
<line>
questionári*
</line>
<line>
d* múl**pl* e*colha * de um espaço complementar *ara sugestões e demais
</line>
</par><par>
<line>
opiniõe* ou apo*tamentos *o **s*on*e*t* (VILAS BOAS; OLIVEIRA; CAR**SO, 2*12;
</line>
<line>
PIN*O et al., 20*5).
</line>
<line>
Além diss*, realiz*u-se um *evantamento s*cundário de dados e infor*ações
</line>
<line>
co*pleme*tares para caract*rizar o porte * os ser*i*os pre*tad** *elos hospitai*. O universo
</line>
<line>
d* pesquisa f*i composto de hospit*is de dua* cidades *e porte médio do Su* de Minas, sendo
</line>
<line>
um hospit*l de *ada cidade. O n*me da* entidade* se*á m*nt*do em sigilo por questões ét*cas
</line>
<line>
e, po*tanto, dora*ante os m*smos serão d*signados Ho*pital X e Hospital Y. Os q*estionários
</line>
<line>
fo*am ap*icados ent*e o ano de 2013 * 2014. A *idad* do hospita* * apres*nta uma pop*lação
</line>
</par><par>
<line>
de *0.6** habita*tes, enqu*nto a
</line>
<line>
cida*e do hospital Y a**esenta
</line>
<line>
uma populaçã* *e 123.081
</line>
</par><par>
<line>
de acordo com o censo do I*GE de *010.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 13, n. *, ar*. *, p. 03-24, *an./fev. 2016
</line>
<line>
ww*4.*sa*et.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Vilas B*as, *. R. Silva, A. *. S. Pires, E. *. Adell, R. F. C*rdoso
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
O *uestionário do Instituto Peabiru, é um rot*iro estr**urado, apresentan*o q*estões
</line>
<line>
obj*tivas, di*tribuí*as em *ete temas disti*tos, **m um t*tal *e 4* ques**es, cada qual com
</line>
</par><par>
<line>
pesos **ferentes, somando um to*al
</line>
<line>
de 2.000 *onto* (*EABI*U, 2001; V**AS B*AS,
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEIRA; CARDOSO, 2012, P**TO et
</line>
<line>
al., 2015). Os in*ica*ore* apr*sentados são:
</line>
</par><par>
<line>
Indicador de planejam*nto estrat**ico (200 pont*s); Indi**do* de ***or humano - g*stã* de
</line>
</par><par>
<line>
pessoas (400 pont*s); *ndicador de
</line>
<line>
gestão
</line>
<line>
f**anc*ira (2** ponto*); Indica*o* de gestão
</line>
</par><par>
<line>
administrativa (1** pon*os); Indicador de gestão de conhecim**to (*40 *ontos); *ndic*d*r d*
</line>
<line>
*obilizaç*o d* rec*rsos (6*0 p*ntos); e Ind*c*dor de *omun*cação institu**onal (300 p*ntos).
</line>
<line>
Desta*aram-se nes*e artigo o Ind*cador d* fator humano - g*st*o de *essoas (400
</line>
</par><par>
<line>
pontos) e o In*icador
</line>
<line>
de ge**ão do conhecim***o (140 pontos). Cujos s*btemas d*sses
</line>
</par><par>
<line>
indicado**s foram an*l*s*d*s, de aco*d* com os d*d*s de am*os os *ospitais, a saber:
</line>
<line>
I*dic**or de f*tor humano: Ce*tralização X descentralizaç*o; Formalidade X
</line>
<line>
informa*id*de; A escolha de novos *rofissi**ais; D**ligamento de *olaborad*res; *ssembl*ia
</line>
</par><par>
<line>
Geral; Cons*lho *iret**, C*nselho f*sca*; Cons*lho
</line>
<line>
consultiv*; Outros colaboradores;
</line>
</par><par>
<line>
Volun*ari*do.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
In*icador
</line>
<line>
*e gestão do conh*cimento: B*nco de *ados; Regis*ros de ativ**ad*s
</line>
</par><par>
<line>
*otin*iras; Gera*ã* de c*nhec*mentos; C*m*artil*ar o* conhecimentos.
</line>
<line>
Os dois *ospitai* foram estudados e a*alisados *e *cordo com a local**açã* geo*ráfica
</line>
<line>
e o p*rte *a cida*e. Os dados passar*m por uma análise extraindo-se, d* cada item,
</line>
<line>
informa*ões, de acordo com cada uma. Esses dados serão demon*trad*s a segu*r,
</line>
<line>
apresentan*o a *nálise e a forma pel* qual f*i analisado cada dado d* *esqu*sa.
</line>
<line>
4 RESULTADOS * DISCUSSÃO
</line>
<line>
For*m *nalisa*os os dados de acor*o co* as respostas dos a*minist*adores, levando
</line>
<line>
em conta a estrutur* dos hospitai* * *s dois ind*cad*res analisa*os.
</line>
<line>
Indicador de fato* h**ano
</line>
<line>
O Gr*fico 1.* *present* uma peque*a dif**enç*, assim ver*fi**da: o hospital Y tem
</line>
<line>
uma *quip* multidisciplinar re*onhecen*o-se uma *mpl* gama de aptidões, com** si*tema
</line>
<line>
transparente e inclusivo para a tomada de decisões. Enquant* a administraç*o do X é exercida
</line>
<line>
por um n*mero repre*entativo de pes*oas, *ce*tando certo *rau de diversidade em suas
</line>
<line>
aptidões, mas aprese*ta uma centralização na tomada de d**isões "importa**es". C**fo*me o
</line>
</par><par>
<line>
Grá*ico 1.2, nos dois ho*pi*ais a* *un*ões e respo*sabilid**es do* mem*r*s *a eq*ip*
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, T*resin*, v. 13, n. 1, art. 1, p. 03-24, jan./fev. 2016 www4.*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ndicadores *e Gestão D* Pessoas E Gestão Do Conhecim*nt* De Hospitais D* Sul *e Mi*a* Ge**is
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
for*al*zadas, por*m, na prá*ica, aind* ocorre grand* informa*idade na* d*cisões. A maio*
</line>
<line>
parte das relaç*es com **ssoas e org*nizaçõ*s está formalizada.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfic* 1.* - C*ntrali*ação X Des*entralização
</line>
<line>
Gráf**o 1.* Forma*id*d* X Informalidade
</line>
</par><par>
<line>
* Gr*fico 1.* *epre*en*a a esco*ha de novos p*ofi**ionais, O hospital * essa função
</line>
<line>
t*m um n*mer* *eduzido de p*ssoas; ne* s*mp*e obedec* ao* c*itério* técnico*, ocorre*do a
</line>
</par><par>
<line>
*usca ap*nas
</line>
<line>
de pessoas conhecidas ou indi*ada* por conhec*dos, m*s
</line>
<line>
o *e*otismo *e
</line>
</par><par>
<line>
*ar*ntes *e cons*lheiros no corpo funcional é evitada. Ao contrário do hospit*l *, no hos*ital
</line>
</par><par>
<line>
Y a e*colha dos pr*fission*is é amplamente discutida, dan** ênfase, *m
</line>
<line>
termo* de tempo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d***c*ção ao t*ma, pois a ent*ada de *m novo membro p*de provoc*r mudanças. Por isso, o
</line>
<line>
h*spital se *r*para para essas mudanças * trata este *ssun*o com seriedade.
</line>
<line>
Segundo o *ráfi*o 1.4, * ho*pital Y possui um sistema formal de relaci*namento,
</line>
<line>
**ve*do uma política p*ra o de*ligamento *e pess*a*, mas esta se resume a* que s* dita à le*.
</line>
<line>
O des*iga*ento no hospit** X, as*im *omo *o hosp*tal Y, *em *ela*ões f*rmais, seja através
</line>
</par><par>
<line>
de **ntratos de prestaçõe*
</line>
<line>
de ser*iços, *ontrato de **abalho o* out*o* *ecan*smos. No
</line>
</par><par>
<line>
en*a*t*, *ão há p*líti** com*lem*ntar de desligam*nto e semp*e que is*o *corre é *m tr*uma
</line>
</par><par>
<line>
para * h*spital,
</line>
<line>
prin**palmente *u*nd* do d*sligamento de funcionários *o* ca*go* de
</line>
</par><par>
<line>
sup*rvisão o* ges*ão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 1, a*t. 1, p. 03-24, *an./fev. 2016
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. V*las Boas, N. R. Silva, A. *. *. Pir*s, E. F. Adell, R. F. Cardoso
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Gráf*co *.* - A esc*lha de novos profissiona*s
</line>
</par><par>
<line>
Gr**ico 1.4 - Desligamen*o de Colaborador*s
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com * Gráfico 1.5, * hospi*al Y nã* *ossui ass*mbléia geral, e o *osp*tal
</line>
</par><par>
<line>
X pos s *i um *
</line>
<line>
*sse**léia geral, como op*rtunid*de d* reunir o* assoc*a*os e deb**** o
</line>
</par><par>
<line>
presente e o f*turo da o*gani*a*ão. Nest* *oment*, a equipe *ropõe, de maneira construtiva,
</line>
<line>
como o hospi*al deve *gir. *en** q*e o hospital Y tem um *o*selho Diretor, para discussões
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
qual será a pauta, as expectativas da r*uniã*. H*, a*nda, uma **s*oa que ac*mp*nh* a*
</line>
</par><par>
<line>
a*ividades d* conselho diretor, sendo que o conselho, efetivame*te,
</line>
<line>
part*c*pa nos rumos da
</line>
</par><par>
<line>
entidade. *o hospital X, a *ife**n*a é que o con*elh* diretor pouc* *olab*r* para definir os
</line>
<line>
r**o* d* orga*ização, apenas cor*obora *om o que é exec*tad* pelo cor*o funci*nal,
</line>
<line>
segund* o Gráfi*o 1.6.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. 1, art. 1, p. 03-24, ja*./fev. 2*16
</line>
<line>
www4.fsane*.c**.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Indicadores *e Gestão De Pe*soas E Gestão Do Conhecim*nto *e Hospitais Do Su* De M*na* Gerais
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 1.5 - Asse*bleia Ger*l G*áfi*o 1.6 - Conse*ho *ir*tor
</line>
</par><par>
<line>
No Gráfico 1.7, perce*emo* que o *ospita* Y, *ão tem um conselho fiscal. A* passo
</line>
<line>
qu* no *ospi*a* X existe, e este t*m voz ativ* na organizaçã*. Além *e suas obrigações
</line>
</par><par>
<line>
fo*mais,
</line>
<line>
preocupa-*e com o plane*amento *inanceiro e área *dminis*rati*a. Confor*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ráfi*o 1.8, o hospita* * *ambém não po*sui um *onselh* consultiv*. Vale destacar que no
</line>
</par><par>
<line>
*ospi*al
</line>
<line>
X c**selho fis*al é a*ivo e renovado constant*men*e e é o
</line>
<line>
de gr*n*e impo*tân*i*,
</line>
</par><par>
<line>
se*do tam*ém considerado u* p*estígio fazer par*e do co*selho consultivo da org*niz*ção.
</line>
<line>
Gráfi*o 1.7 - Co*selho F*scal Gráfi*o 1.8 Conse*ho Consul*ivo
</line>
</par><par>
<line>
De acordo *om o Gráfico 1.9, no hospital Y *s parcer*as *stão formali*adas, porém
</line>
<line>
não *á avaliação dos resultados desses parceiros ou * relação destes com o hospi*al. No
</line>
</par><par>
<line>
hospital X
</line>
<line>
há
</line>
<line>
preocu*ação em ouvir os parceiro*,
</line>
<line>
porém não há cr*t*rios claros *a** a sua
</line>
</par><par>
<line>
atividade, e nem h* uma aval*ação da natureza *e*sa p**ticipaç*o. Lo*o, no Gráf*co 1.10,
</line>
</par><par>
<line>
percebemos q*e o hospital Y
</line>
<line>
*ão *pre**nta *o*u*t***o, entretanto * *ospit*l * conta com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
apo*o de vol*ntár*os, havendo *m* re**ç*o formal, m*s não poss*i *m *rogr*ma cl*ro
</line>
<line>
*efini*do para *s tar**as e *tividades e não ap**s*nt* *valiação do *ra*alh*.
</line>
<line>
*ev. **A, Teresina, v. 13, n. *, art. 1, p. 03-24, ja*./f*v. 2*16 ww*4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Vila* Boas, N. *. S*l*a, A. *. S. Pires, E. F. Ad*ll, R. F. Cardoso
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 1.9 - Ou*ros *olaboradores
</line>
<line>
*ráfi*o 1.10 - Voluntariado
</line>
</par><par>
<line>
Diante do exp*sto, ob*erva-se q*e o *ndicador de gestão de p*ss*as apresenta
</line>
<line>
difere*tes percepçõ*s entre os dois hospita*s anali*a*os.
</line>
<line>
Indicador de gest*o do conhecim*n*o
</line>
<line>
Com *elação ao indi*ador de **stão *o C*nhecimen*o, o *ráfi*o *.1, re*er*nte a
</line>
<line>
Banco de Da*o*, mo**ra que o h**pit** X possui um ban*o de dado* co**m, no ent*nto, nã*
</line>
</par><par>
<line>
é devi*amente atualizado, sendo
</line>
<line>
a classificação do banco de dados i*su*ici***e para *tender
</line>
</par><par>
<line>
às necessid*d** de mo*i*i*ação de *ecu*so. Entre*anto, no hospital Y o conhe*i*e*to * mais
</line>
<line>
centr*lizado, a atualização **sse* c*nhec*ment*s é insu*icien*e, sendo ainda uma falha par* a
</line>
<line>
*obiliz*ção d* recursos. C*nfo*me o *ráf*co 2.2, ambos os *os*ita*s apresen*am um bo*
</line>
<line>
si*tema de regist*o e arquivament* de eventos, se**o estabeleci*o um protocolo mínimo para
</line>
<line>
orientar todos os colabo**dores e promover o arquivam*nto d* qu* é efetiva*ente important*.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2.1 - B*nco de Dados
</line>
<line>
G*áfico 2.2 Registro de ativida*es rotin*iras
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, a*t. 1, p. 03-24, jan./fe*. *016
</line>
<line>
www4.f*ane*.*om.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Indicadores De Ges*ão De Pessoa* E Ges*ão Do *onhe*imento De Hos*i*a*s Do *ul D* Minas Gerais
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
De aco*do com o Grá*ico 2.3, o hospi*al Y pro*uz e distribui c*nheci**ntos como,
</line>
</par><par>
<line>
prática habitua*, *nd* a geraç*o d* proto*olo é
</line>
<line>
parte important* do dia a dia, sendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mobil*zaç*o de r*cursos *eneficiada diretamente *or *s*a *istematização. No hospital X, o
</line>
<line>
conhe*imen*o * sistema*izad* desde o momento de su* geraçã*, há uma política defin*d* pa**
</line>
<line>
a sua gua*da, acesso e di*seminação; no ent**to, é preciso inves**r *empo de profissionais para
</line>
</par><par>
<line>
que os conh*cimentos p*ssam ser
</line>
<line>
efeti*amente aprovei*ad*s nas diver*as áreas * setor*s
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
inst*t**ção. *onforme o Gráfico *.4, o h*spital X consid**a importante compartilha* os
</line>
<line>
c***ecime*t*s, porém não o faz de f*rma si*temát*ca e não possui políticas claras para
</line>
<line>
compartilhar informações, e o hos**tal Y considera pa*t* de sua miss*o compartilhar
</line>
<line>
*nf*rma*õe* e o faz segun*o uma polí*ica clara, *ransparen*e e de*icam grandes es*orços de
</line>
<line>
pessoas e recursos financeiros pa*a e*te f*m.
</line>
<line>
Gráfico 2.3 - Geraç*o e s**tem*tização de Con*ecim*ntos
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2.4 - *ompar*ilhar conhecimentos
</line>
</par><par>
<line>
At**vés d*ssa an*lise
</line>
<line>
é pos*ível *ercebe* que
</line>
<line>
há uma defasagem nos **is
</line>
</par><par>
<line>
ind*cadores, no indicado* de fato* huma*o, o hosp*tal X apresenta 260 pontos, enquan*o o
</line>
<line>
hospital Y apresent* 235 *onto*. Essa peque*a dife*ença de 25 pontos entr* os dois hospitai*
</line>
</par><par>
<line>
*ode *** explicada pelos pesos dos fatores e e*e é
</line>
<line>
bastante co*rente. Essa *ifer*nça ocorre
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. *3, n. 1, art. 1, p. 0*-2*, jan./*ev. 20*6
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Vilas Boas, N. R. Silva, A. A. *. Pires, E. *. Adell, *. F. C*rdoso
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
devido ao fato *e *ue hos*ital Y o
</line>
<line>
n*o
</line>
<line>
apre*enta voluntár*os, assem**éia
</line>
<line>
*eral, conselho
</line>
</par><par>
<line>
fiscal * conselho consul*ivo mas, me**o apr*sentan** 4 su* tem*s fora de se* *erfil e*a não
</line>
<line>
per**nece e* desva**agem, pois *utros fatore* a favorec*. Pois, **mo afirmam S*b*a* e Pec*
</line>
</par><par>
<line>
(200*), o sucesso da gestão *epende cada vez ma*s
</line>
<line>
das pessoas. De *orma complementar,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estudo de Jimenez-Jimen*z * Sanz-Valle (2008) mostra *u* um modelo de avaliação
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
relações
</line>
<line>
e*tre i*o**ção * g*s*ão *e r*cu*sos humanos
</line>
<line>
é salutar *o *er*ncia*ento
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
organizações, pois para dinam*za* a gestão do conhecimento, as instit*ições ad**am inovações
</line>
<line>
* * pessoas da *e*soas é f*ndamental *est* processo.
</line>
</par><par>
<line>
No *ndicado* de ge**ão de
</line>
<line>
conhe*iment*, o hospit*l Y ap*es*nta 1*0 pon*os,
</line>
</par><par>
<line>
enquant* o hospit** X com 9* pontos. Send* uma di*e*ença também de 25 pon*os, *mbas, de
</line>
<line>
*lguma *orma, compart*l*am conhecimento* * in*o*mações. *e u*a *orma ger*l podemos
</line>
<line>
concluir qu* o indicador de f**o* hum**o *om u* total *e 400 po**os, e uma média de 245,5
</line>
<line>
pon*os mostra que *mb*s os hospitais têm muitos f*tores a se*em *elhorados. N* en*ant*, no
</line>
</par><par>
<line>
indi*ador
</line>
<line>
d* gestão do conhecimen*o, co* um t*tal de 1*0
</line>
<line>
pon*os, e a média *e
</line>
<line>
1 0 7 ,*
</line>
</par><par>
<line>
*emons*ram uma *ituaç*o mel*o*, e poucas c*is*s preci*am ser m*lhoradas
</line>
<line>
para
</line>
<line>
chegar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eficácia do f*t*r d* *e*tão do *onheci*ento. Porq*e, tanto a gestão de pessoas quanto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gest*o do conheci*e*t* são *undament*is
</line>
<line>
nas in**ituições públicas e privadas,
</line>
</par><par>
<line>
i*dependen*em*nte
</line>
<line>
da áre* de atuação, como po*tu*a*o
</line>
<line>
p*r (LACOMBE; TO*EL**,
</line>
<line>
2*01;
</line>
</par><par>
<line>
BERGUE 2010).
</line>
</par><par>
<line>
5 *ONSIDERA*ÕES FINAI*
</line>
<line>
Para enfrentar um a*b*ente tão **mpl*xo, os ho*pitai* pr*c**am se *dequar e utilizar
</line>
<line>
ferram**tas *dministrativas que *o*en*ializem e *ornem os me*m*s o mais eficiente possív*l.
</line>
<line>
Neste *entido, há um destaque para a gestão *e pess*as e a gestão do conhecim*n*o, po*s estes
</line>
</par><par>
<line>
permite* instituição obte* uma à
</line>
<line>
visã* melhor ** qualidade
</line>
<line>
d*s ser*iç*s
</line>
<line>
prestados, bem
</line>
</par><par>
<line>
*omo está sendo feit*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*ransm*ssão dos conhecimentos
</line>
<line>
*dquiridos n*s hospitais. Tend*
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
v*sta que e**es pontos sã* cruciais para que as d*cisões geren*iai* sejam o*imizada*.
</line>
<line>
Neste est*do p*rce*e-*e como a *ná*ise das in*ormações con*ida* nos indicad*re*
</line>
<line>
permite *d*nt*ficar proc*ssos que po*e* ser melhorados e que afet*m o des*nvo*vime*to dos
</line>
</par><par>
<line>
dois hospitais,
</line>
<line>
c**r*borando com os estud*s *e M*rt*nez-Alárcon (2002). O in*tru*ento
</line>
</par><par>
<line>
utilizado mostra as*e*tos como à
</line>
<line>
centr*l*zação * descentralização, a formalidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
in*ormali*ade *odem afetar ou contrib**r **ra * desenvolvimento orga**zacio*al. Al*m disso,
</line>
</par><par>
<line>
* poss*vel o*serv*r como vem *endo feita a es*olha de novos profissiona*s, *em como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 1, art. 1, p. 03-2*, jan./fev. *016 ww*4.fsa*et.*om.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*dicadores *e G*s*ão De Pess*a* E *estão Do Conhecimento De Hosp*tais D* *ul De Min*s Gerais
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
deslig**e*to dos mes**s *ua*do necessário. Pode-se o*se*var, *ambém, como é r*a**z*do o
</line>
</par><par>
<line>
registr* *as ativ*d*des rotineiras como v*m sendo feita a geraçã* e s*st*matizaç*o d* e
</line>
<line>
co*hecim*n*o.
</line>
<line>
É evide*te, ta*bém, que ambos os ho*pitais n*o o*têm os recurs*s f*nancei*os
</line>
<line>
condiz*ntes co* a real d*man*a da sociedade, e que isso *epresent* um dos grand*s desafios
</line>
</par><par>
<line>
a sere* supera*o* *ara
</line>
<line>
que *e obtenha a ex***ên*ia *a prestação do* ser*iç*s de saúde
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
população. *isto que os hospitai* públicos prec*sa* investir m*is em ensino e *reinamento d*
</line>
<line>
pe*soal, buscando *es*nvolve* * a*erfeiçoar as habilid*des.
</line>
<line>
Dess* man*i**, o objetivo do presente estudo *oi d*mo*strar como *stes índices se
</line>
</par><par>
<line>
com*ortam em
</line>
<line>
duas insti*uições hospitalares f*lantrópicas, relatand* a i*por*ância destas
</line>
</par><par>
<line>
informações c*mo ferramenta administrati*a e mostrando, tam**m, como esses ind***dores
</line>
<line>
podem contribuir para a identi*icação de possíveis pontos vulneráve*s e pontos positi*os dos
</line>
<line>
hospi*ai*.
</line>
<line>
Por *im, sugere-se o *profundamento das d*scussões acer** deste *e**vante tema pa**
</line>
<line>
p*om**er uma maior disse*inação do conheci*e*to s*bre * a*sunt* e propõem-se pesquis*s
</line>
<line>
*elat*va* a es*a vertent*, como forma d* enriquece* a literatura aplic*da a *estão de pe*soas e
</line>
</par><par>
<line>
à *estão do
</line>
<line>
conh*cime*t* em instituiçõe* hosp*talares de Minas Gerais e em *u*ros
</line>
<line>
estados
</line>
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do paí*.
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th* dilemma of human resource managem*nt in the n***ro*it sector. A*ais.... XV* Annual
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Confere**e of the In*ernatio*al *esearch *ocie*y f*r *ublic **nagemen* (IRSPM), *o*a:
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Univer*ity *f Tor Vergata.
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*om* Referenciar *s*e *rtigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
VILAS BOAS, *. A.; SI*VA, N. *.; P*RES, A. A. S.; ADELL, E. F.; CA*DOSO, R. F. Indi*adores
</line>
<line>
D* Gestão De Pess*a* E *est*o Do *o*h*cimento De Hospitais D* Sul De **n*s *erais: ***
</line>
<line>
Anális* Comparativa. Re*. *SA, Teresin*, *.13, *.*, a*t.1, p.03-24, jan./fev. 2*16.
</line>
</par><par>
<line>
Contr**uição dos A**ores
</line>
<line>
A. A. Vilas * o as
</line>
<line>
N. R. Si*va
</line>
<line>
A. A. S. Pires
</line>
<line>
E. F. Adell
</line>
<line>
R. F. Card*s*
</line>
</par><par>
<line>
1) concepçã* e planejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*s* e inte*preta*ão dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oração *o rascun*o *u *a revisão **í*ica *o *o**eúd*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participaç** na a*rovaç*o da versão f*na* do m*nu**rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 13, *. 1, art. 1, *. 03-24, jan./fev. 2016
</line>
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www4.fsanet.com.*r/revi**a
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)