<document>
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<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 6, *. 97-114, jan. /fev. 2016
</line>
<line>
ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2016.13.1.6
</line>
</par><par>
<line>
Ações De Promoção À Saúde Ment*l Infan*o-juvenil No Contexto Escolar: Um *s*udo De
</line>
<line>
Rev*sã*
</line>
<line>
Promo**on Actions To M**tal Health C*indren Yout* In Sc*o*l Context: * Literature R**iew
</line>
</par><par>
<line>
M*ria Ferna*da B*rboza *i*
</line>
<line>
Doutor* em Educação Especia* pe*a Universidade ***eral de Sã* Carlos
</line>
<line>
Profess*ra da Univ*rsidade Fed*ral de São Carlos
</line>
<line>
*-ma*l: mariafernand*cid@gmail.*om
</line>
<line>
*anieli A**nda Gas*ar*ni
</line>
<line>
Graduaçã* e* *erapia O*upacional pela U*i*ersidade *ederal de Sã* Carlos
</line>
<line>
E-mail: dani*li_9*0@hotmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
M. F. *. Cid, *. A. *aspar*ni
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Objetiv*: realizar u*a r**isão bi*liogr*fica n*c*onal * internacional so*re a*ões de
</line>
<line>
promoção * prevenção em saú*e **nt*l ocorrid*s no ambient* esc*lar. Método: o* dados
</line>
<line>
fora* coletados a partir da busca n*s b*se* Scielo, Portal de Periódicos *a CAPE* e ba*co de
</line>
<line>
Teses e Dissertações *a CAPES, uti*iza*do os segu*ntes unitermos: mental health *romotion,
</line>
<line>
**acher - student relationship, s*h**l-f*milies r**ato*sh*p, **hool, inte*vençã*, saúde me*tal;
</line>
</par><par>
<line>
problem*s
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
compo*tamento, intervenção de s*ú*e * escola, foca*izando publica*õ**
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
p**íodo de 2003 a *unho de 2013. Os res*lt*dos e*contrad*s foram an*lisado* a partir de um
</line>
</par><par>
<line>
protocolo de registro ad**tado
</line>
<line>
para este e*tudo. Resultados: foram se*e*ionados *m artigo
</line>
</par><par>
<line>
n*c*o*al; uma
</line>
<line>
dissertação de mestrad* naciona*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*7 artigos internaci*nais.Ve*i*icou-se que
</line>
</par><par>
<line>
há um a
</line>
<line>
escasse* de
</line>
<line>
e*tudos
</line>
<line>
na li*er*tura
</line>
<line>
nacio*al e intern*cional, *o*en** ist* e*t**
</line>
</par><par>
<line>
relaci*nad* a* *ato *e qu* p*líti*as e p*squisas no *a**o
</line>
<line>
da saú*e ment*l infan**j*venil
</line>
</par><par>
<line>
aind* são recentes, ou, ainda ao f*to de a área da saúde ser o principal *etor em que ações de
</line>
<line>
promoçã* de saúde são realizadas. Conclusã*: obser*ou-se que as ações rela*adas pare*em
</line>
</par><par>
<line>
p*ntuai* e *esar*iculadas de outros equ**ame*tos de aten*ão à saúde de c*ianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes e, além disso, não **nsideram as reali*ades e demandas das p*pulaç*es-alvo no
</line>
</par><par>
<line>
planeja*ento das ações. Por outro lado, n*s traba*hos *nternacionais, foi
</line>
<line>
pos*ível ve*ificar
</line>
</par><par>
<line>
alg*ns que foca*izar*m dif*rente* autores, o que vai ao enc*ntro da literatura *ue *rata
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inter*enções em saúde ment*l infantil.
</line>
</par><par>
<line>
P*lavras-Chaves: *romoção. Saúde *ental. Contexto Esc**ar. Infantoju*enil.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
Objective: To that pur*o*e, the o*j*ctive was then to cond*ct a natio*al and internatio*al
</line>
<line>
l*t**ature review of *ental *ealth pro*otion a*d prevention actions w*ic* h*d ta*en place i*
</line>
<line>
school environm*nt*. Meth*ds: The data w*s c*llec*ed from s*ie*o databases, the **PES
</line>
<line>
Jour**l Portal and ba*k *heses and D*sse*ta**ons CAPES, by usin* t*e following key words
</line>
</par><par>
<line>
whi*e focusing
</line>
<line>
o* publication* from 200* to June 201*: me*tal *ealth *romotion, tea*her-
</line>
</par><par>
<line>
st*dent relationship, *choo*-fa*ili*s relations*ip, scho*l, int*r*ention, ment*l *ea*t*,
</line>
<line>
beha*ior probl*ms, and hea*th and s*hool inte*vention. The results we*e analyzed *hrough a*
</line>
<line>
appropriate registra**on protocol. *esults: f*und to be a particular national arti*le; a nation*l
</line>
</par><par>
<line>
mast**'s t*esis
</line>
<line>
and 17
</line>
<line>
int*rnatio*** artic*es. It was
</line>
<line>
*ound that
</line>
<line>
there a l*ck of *t*dies in *s
</line>
</par><par>
<line>
*at*ona* and i*t*rnational literature, which may *e related to th* *act that policy a*d research
</line>
<line>
i* the *ield o* *n*ant-juveni*e mental h*alth are still f*es* or even the fact that the he*lth *ector
</line>
</par><par>
<line>
i* the foremos* one in whic* *ealth p*omotion
</line>
<line>
*ction* are performed. Conclusion: It wa*
</line>
</par><par>
<line>
obser**d that the re*orted *c***n* a*pear *o *e limi*ed and
</line>
<line>
disco*nec*ed **om other
</line>
</par><par>
<line>
eq*ipment which attends to the hea*th *f
</line>
<line>
c*ildren and adolescents
</line>
<line>
and a*so it
</line>
<line>
does no*
</line>
</par><par>
<line>
consider the realiti*s *nd *ema*ds
</line>
<line>
of the ta*ge*ed m*r**t when
</line>
<line>
plannin* i*s actions. On the
</line>
</par><par>
<line>
othe* hand, it was found in t*e i*t*rnatio*al a*ticles so** wo*k* that focus*d *n different
</line>
</par><par>
<line>
actor*, whi** ***ncides *o the literature that d*als with
</line>
<line>
interventions in children\s m**tal
</line>
</par><par>
<line>
health.
</line>
</par><par>
<line>
**y*ords: Pr*motion. M*nt*l He*l**. Schoo* C*ntext.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 1, art. 6, p. 97-114, ja*./fev. 2016
</line>
<line>
ww**.fs*n*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ações D* Promoção * Saúd* Mental Infa**o-juvenil No *ontexto Esc*lar
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
* d*se*volvimento sóc**-e*ocional está r*l**ionado * saúd* men*al que, s*gund* *
</line>
<line>
O*ganização **ndial ** Saúde, é entendida co*o o bem-e*ta* subjetiv*, a auto eficácia
</line>
<line>
*ercebida, a *utonomia, a c*m*et*nci*, a depend*ncia *nter geracio**l * *uto-rea*ização do
</line>
<line>
potenci*l inte*ect*al da pesso* (OMS, 20*2).
</line>
<line>
*st**os in*icam que as dificulda*es p*esentes no des*n*olv*ment* *ócio emoci*nal de
</line>
<line>
**ianç** e adoles*e*te* s*o produzidas pela co*binação de fator** d* risc*, qu* pod*m s*r
</line>
<line>
genéticos, *io*óg*cos, ps*col***cos e amb*entais, env*lve*do interações complexas. Porém, ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tempo, e*iste* fatores
</line>
<line>
de
</line>
<line>
proteção, que irão *eduzir a probabilida*e de resultados
</line>
</par><par>
<line>
adapt*tivos di*nte das condições *e r**co (CID, 2*1*; HALPE*N; FIGUE*RAS, 2004;
</line>
<line>
*RE*N*E*G, 200*).
</line>
<line>
Para mel*or c*m*reen*ão dos processos *nvolvidos em c*ndiç**s tan** n*gat**as
</line>
</par><par>
<line>
quan*o *ositiv*s
</line>
<line>
no processo
</line>
<line>
do d*se*vol*im*nto s*ci* emocional, aponta-se
</line>
<line>
a Teoria
</line>
</par><par>
<line>
Bio*col**i*a, de Urie Bronfe*b*enner,
</line>
<line>
que **opõe que o desenv*lvimento de*e ser
</line>
</par><par>
<line>
compreend**o a part*r d*s *arac*erísti*as *o *mbient* e de suas relações *om o pro**sso,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe**oa e o *empo (CID, 20*1). *esta dir*ção, consid*rando a in*ân*ia, pode-se *izer que *s
</line>
</par><par>
<line>
con*e*t*s famili*res e escol*res s*o os mais imediatos e intensam*nte vivenci*do*
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
*ria*ças e
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
p*r isso, *az-se
</line>
<line>
*ecessário que tais ambientes prop*r*ionem as
</line>
<line>
mesm*s
</line>
</par><par>
<line>
situações que p*omove* * cres*imento saudáve*, no
</line>
<line>
q*e se re**re aos aspectos mo*ore*,
</line>
</par><par>
<line>
emocio**is, afetivos, *ociais e co*nitivos (MATSU*U*A; CID, 2008).
</line>
<line>
Ob*erv*-s* *ue o cont*xto escolar repre*enta um dos *ais i*fl*ent*s neste
</line>
</par><par>
<line>
desen*olv**ent*, em virtude da lo*ga perm*nênc*a da cr*a**a nesse ambiente. Por isso,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
escolarização t*m sido uma *reocupa*ão de *rofissio*a*s e p*squisado*es de sa*de *enta*,
</line>
<line>
*omp*eendendo es*e, com* um **paço p*t*ncial de a*õe* de promoção à saúde mental de
</line>
<line>
crianças (ATIKIN* *t *l., 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Alg*n* estu*os nacionais têm fo*alizado nas p*ssív*i*
</line>
<line>
ass**i*ções existente* *nt*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
saúde m**t*l d*s *rianças * o de*e*pen*o esc*lar; nas c*racte*ísticas e condições f*miliares
</line>
</par><par>
<line>
e, tam*ém,
</line>
<line>
nas pe*cepções
</line>
<line>
dos p*ofission*is da esc*la
</line>
<line>
ness* *rocesso (D\BREU;
</line>
</par><par>
<line>
M*RTU*ANO, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Nu* estudo que teve c*mo objetivo *denti**car, junto à literatura
</line>
<line>
científica, outros
</line>
</par><par>
<line>
estudos que a**rdar*m a a*soc*ação entre problemas de comp*rtame*to externalizantes e o
</line>
<line>
baixo desemp*nho *sc*lar *o en*ino fund*mental, foi encon**ado, p** *xemplo, *ue os
</line>
</par><par>
<line>
problem**
</line>
<line>
em*cionais
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*omportamen*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
adolescent*s
</line>
<line>
se
</line>
<line>
manifestam
</line>
</par><par>
</page><line>
*redominan*emen*e na escola (D\BR*U; MARTURA*O, 20*0).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 1, *rt. 6, p. 97-114, jan./f*v. 2016 ww*4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. *. Cid, D. A. G*sp**in*
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
Out*o e*tudo que iden*ifi*ou diferenças em ca**cterísticas do cont*xt* familiar que
</line>
<line>
possam inf*uenci*r o rendi*en*o acadêmico da* cr*anças apontou que as crianças co* baixo
</line>
<line>
*ese*p*nho a**dêmic* s*o i*seridas num **ntexto familiar mais *dv*rso do que as que
</line>
<line>
apres*n*am um bom desempenho n* *s*o*a (SANTOS; G**MINHA, *005).
</line>
</par><par>
<line>
Sobre a for*aç*o dos pro*issionais *e edu*ação, um trabalho teórico-prático,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
caráter extension*st* teve *omo ob*e*ivo sens*bi*izar professores * respei** da importância d*
</line>
</par><par>
<line>
a*roxim*ção família-e*cola atrav*s de at*vidades *eórico-práticas
</line>
<line>
o*ser*o*-se *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
percepç*o *estes pr*fissionais a respeit* do
</line>
<line>
papel da
</line>
<line>
escola na apr*xi*açã* da *amília ao
</line>
</par><par>
<line>
a*biente es*olar *umentou o que permiti* o le*antamento de mais p*ss*bilidade*/es*ratégias
</line>
<line>
positivas e cria*ivas q*e a escola é capaz de desenvolver (MA*SUKURA; CID, 200*).
</line>
<line>
U* es*udo mais recente *us*ou identi*ic*r a percepção d* prof**s**nais de uma escola
</line>
<line>
municipa* em relação à saú*e mental infantil e os fatores e*vo*vidos ne*sa condição, bem
</line>
<line>
como sobre o que i*entifi*ava* de dema**as p*ra serem *r*balhad*s n* con*exto escol*r. A
</line>
<line>
part*r *os *esu*tados, observou-s* que a problemát*ca relacionada à saúde men*a* nas *riança*
</line>
</par><par>
<line>
é ex*ress* no conte*to
</line>
<line>
escol*r *or meio da
</line>
<line>
agressividade e agita*ão *x*ess*vas, isolamento,
</line>
</par><par>
<line>
*esatenção, di*ic*l*ad* sig*ifi**ti*a no cumpr*men*o de tarefas e combi*ados, dentre outros,
</line>
<line>
e que **volvem fa*ores do contex*o fa***iar, esco*ar * socioeconômico-cu*turais *resentes n*
</line>
<line>
cot*dia*o d*s crian*as (9).
</line>
</par><par>
<line>
O* participantes
</line>
<line>
ap*ntaram
</line>
<line>
também a nece*sidade *e supo*te informacional
</line>
<line>
par* os
</line>
</par><par>
<line>
professores da escola sob*e desenvo*vimento infantil * saúde mental, * fim *e qu* pos*am ter
</line>
</par><par>
<line>
mais **ementos para l*dar com as
</line>
<line>
crianças e exe*utar seu
</line>
<line>
pa**l de *orma mai* efetiva. De
</line>
</par><par>
<line>
*co*do com a* autora*, os resultados obtid*s reforçam os ap*ntame*t** da *ite*atur* * respeito
</line>
<line>
da impo*tân**a de ações intersetoriais de promoçã* à saúde mental infa*tojuvenil q*e possam
</line>
</par><par>
<line>
ab*rcar os difer*n*es atores * serv**os
</line>
<line>
dir*c*onado* a essa população e
</line>
<line>
que co*s*d****
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma ampliada os meca*ismos d* ri*co envolvidos nos d*fere*t*s contextos de vivência d*s
</line>
<line>
c*ianças e *am**ias (*ID; MATSUKURA, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
No âmb*to in*e*nacional, um estudo de *evisã* sist*mática de li*e*at**a, tev*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ob*etivo de investigar o envolvimento do* prof*ssores em int*rvenç*es
</line>
<line>
de saúde men**l e*
</line>
</par><par>
<line>
ambiente esco*ar. O período ana*isado foi
</line>
<line>
de 1999 a 2010, em vá*ias b**es de dados e,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1443 trabalho* e*con*rados, *9 foram selecionados pa*a análise. *estes,
</line>
<line>
40.8% mostrara*
</line>
</par><par>
<line>
*ue os
</line>
<line>
profe*sores estavam envolvidos nas interv*nções e
</line>
<line>
em 18.4%
</line>
<line>
dos trabalho* os
</line>
</par><par>
<line>
professores eram os ú*icos que forneciam
</line>
<line>
a in*erven*ão
</line>
<line>
aos alunos.
</line>
<line>
*s *n***ven*ões
</line>
</par><par>
<line>
*brangia* diferentes níveis de escola (ensino fundamental, *ns*no médio, faculdade e ou*ro*
</line>
</par><par>
<line>
níveis) e
</line>
<line>
diversos assuntos, c**o dific****d*s sóci* e*oci*nais, abuso de **bstância*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 1*, n. 1, art. 6, p. 97-114, *an./fev. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ações De Promoç*o À Saúde *e*tal In*anto-juvenil No *ontexto Escolar
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
promoção
</line>
<line>
de habi*idad*s soc*ais de*emp*nho acadêmi*o. Os resu*ta*os sugerem que os e
</line>
</par><par>
<line>
pr*fessores não estão apena* env**vidos na exe*uçã* das i*te*v*n*ões *e *aúde mental c*mo
</line>
<line>
membros da **uipe c*m ou**os profissi*nais da sa*de, mas também co* menos f*equên*ia,
</line>
<line>
podem ser os únicos parti*i**ntes dest*s inte*venções (*RANK*L*N et al., 2012).
</line>
<line>
A partir dos estud*s a***sentados, observa-se *ue, mesmo a escola sen*o *escrita
</line>
<line>
*nquant* um esp*ç* *ro*edor par* ações, d* saúde mental * cria***s na atu*lidade, as ações
</line>
<line>
den*ro deste *ontexto ainda s*o limi*a**s, seja na atenção * crian*a* com problemáti*as mais
</line>
</par><par>
<line>
*raves, ou
</line>
<line>
p*ra ações de
</line>
<line>
promoç*o. Por isso, é importante comp*eender o contexto escolar,
</line>
</par><par>
<line>
p*is há diferença* entre a *restaç*o de *uidados em saú*e men*a* em ambie*tes tradicionais e
</line>
<line>
os *e*viços p*esta*os *o espaço escolar (*EST; EVANS, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
Dian*e diss*, e para me*ho* compreensão
</line>
<line>
do
</line>
<line>
ambien*e escola* como *m*ortante
</line>
</par><par>
<line>
*ontex*o de *esenvolvimento sócio *m*ci*nal das po*sibi*idade* de ações de promoção e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sa*de *ental infan*o-*uven*l neste *on*ext* e para respaldar aç*es futuras, este tr*balho teve
</line>
</par><par>
<line>
com* objetivo realiz*r uma revisão s*s*emática da
</line>
<line>
lite*atura nacio*al e
</line>
<line>
*nternacio*al so**e
</line>
</par><par>
<line>
ações de promoção e prev*nção em saú*e ment** real*zadas no ambie*te escolar.
</line>
</par><par>
<line>
2 ME*ODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O presente estudo trata-*e de uma revisão *istemática da literatura nacional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interna**ona* *obre ações de promoção * pr**ençã* em saúde mental realizadas no ambiente
</line>
<line>
escolar.
</line>
<line>
A pesquisa focalizo* tr*b*lho* publicados em *í*gua portu*ues* ou inglesa no período
</line>
</par><par>
<line>
de 2003
</line>
<line>
ao pr*meiro trimestre de 2013. segui* apres*n*a*-se os proce*im*ntos A
</line>
<line>
adotados
</line>
</par><par>
<line>
par* a busca pela* *roduçõe* i*ternacion*is e, e* *eguida, para a busca n*c*onal.
</line>
</par><par>
<line>
Busca pelas produçõ*s in*ernacionais
</line>
</par><par>
<line>
No caso da bus*a por *rabalh*s inter*acionais, optaram-se somente pela seleção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
artigos publicados em pe*iódicos científic*s prese*te* no Por*a* *e P*rió*icos da Capes.
</line>
</par><par>
<line>
Foram elencados
</line>
<line>
os s*guin*es uniterm*s pa*a a *u*ca, mental health promotion,
</line>
</par><par>
</page><line>
t*ach*r - *tu*ent r**at*onship, schoo*-fami**es rela*onship, s*ho*l, scho*lchildren.
</line>
<line>
Primeirame*t*, *oi realizada uma *usc* teste, para *veriguar se os unitermos *st*va*
</line>
<line>
promovendo os resulta*os espera*os, de acord* com os objetivos do estudo. A par*ir de*sa
</line>
<line>
bus*a, pe*cebeu-se que o* *esultad*s en*ontrados esta*am de acordo com * que se preten*ia
</line>
<line>
enco*trar.
</line>
<line>
Rev. **A, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 6, p. 97-114, ja*./fev. 2*16 *w*4.fsa*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. B. C*d, D. A. Gas**rini
</line>
<line>
*02
</line>
</par><par>
<line>
Busc* *elas produções *ac*ona*s
</line>
</par><par>
<line>
N* caso *a bu*ca p*la produç*o na*ional, além da s*leç*o de artigos pu*li*ados em
</line>
<line>
periódi*os cientí*icos, foi feit* a *usca por teses *e doutorado e disse*taçõe* de mestrado, na
</line>
<line>
t*ntativa de expandir. **ra isso *oi ut**izada a bas* de da*os S*ielo, n* que se refe*e ao*
</line>
<line>
art*gos e o Banco de Teses * D*sse*taç**s da C*PE*, no c*so das tese* e di*serta**es.
</line>
<line>
For*m seleciona*os, pre*iame*t*, *s seguintes unit***os: sa*de mental * *scolares,
</line>
<line>
s*úde mental e escola, *elaçã* fa*í*ia-esco*a, **lação pro*essor-alu*o.
</line>
<line>
A partir d* busca teste, nenhum resultad* foi ob*ido. Frent* * este f*to, *ptou-se pela
</line>
<line>
utiliz*ção d* outr*s unitermos, q*e f*ram: intervenção e* ambiente escolar, **úde mental,
</line>
<line>
problem*s de comp*rtame*to, interv*nção de saúde, es*ola.
</line>
<line>
A partir da n**a busca teste a*ravé* d** uni*e*m** ant*s ci***os acima, foi obti*o
</line>
<line>
resultado, de acordo co* * que se pretendi* no estudo e, po*tanto, ele* foram m*ntidos.
</line>
</par><par>
<line>
A bus*a foi realizada nos meses *e junho e julh* *o ano de 2013,
</line>
<line>
onde os tra*alhos
</line>
</par><par>
<line>
foram separados em *aci**ais (art*gos e teses/disserta*ões) e internacionais. Pr*meiramente,
</line>
<line>
foi *eal*zada a b*sca internacio*a*.
</line>
</par><par>
<line>
*ara
</line>
<line>
análise *as produções encontr*das, foi utilizado o Protocolo de Registro das
</line>
</par><par>
<line>
obr*s *dentificadas, e*aborado por M**s*ku*a e Gu**anhim(2012), que foi ada*ta*o de acordo
</line>
<line>
com o objetivo d* pres*nte estudo, s*ndo que * p*otocolo final apresenta as se*ui*tes partes:
</line>
<line>
Tí*ul* d* artigo, an* de publicaçã*, *aís, re**s*a de publicaç*o (ou Universidade, no caso *e
</line>
</par><par>
<line>
*ese * disse**ação), palavras-chave indicadas *elo* autor*s, obj*tivos,
</line>
<line>
**c* da intervenção,
</line>
</par><par>
<line>
participantes, interv*n*ão e área q*e real*z*ram a int*r*enção.
</line>
</par><par>
<line>
Foi *riado um arq*ivo no sof*ware Word *ara cada divisão. Cada *rqu*** *ontinha *
</line>
</par><par>
<line>
data da busca (*ia, m*s,
</line>
<line>
a*o e hora), além da combin*ção do* *nitermos e os títulos e os
</line>
</par><par>
<line>
res*mos de
</line>
<line>
cada trabalho iden**ficado. *s arqui**s *o*am utilizado* para aná*ise
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
r*su*t*dos.
</line>
</par><par>
<line>
3 RES**TADOS E DISCUSS*ES
</line>
</par><par>
<line>
* partir d* busca realizada, foram encon*rad*s um to*a* de *9 trabalhos, dent*e
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
quais 17 a*tigos foram p**licado* em perió***os internaci*n**s e d**s tr*balhos nacionai*.
</line>
</par><par>
<line>
a.
</line>
<line>
L*teratura Na*ional
</line>
<line>
Foi sele*ionado um artigo e uma diss**tação d* m*str*do *ue correspondia ao objetivo
</line>
</par><par>
<line>
*este estudo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. 1, *rt. 6, p. 97-11*, jan./fev. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A**es De Promoção À *aúde Mental Infa*to-*uven*l No Contexto Escolar
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
No ar*i*o selecionado, publicado na Revista Br*silei*a de Educação E*p**ial, na data
</line>
</par><par>
<line>
de m*rç* de 201*, *s *utores tr*uxeram
</line>
<line>
u*a proposta *e inves**gaç*o
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
atuação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*icó*og*s
</line>
<line>
com
</line>
<line>
alunos
</line>
<line>
que apr**entam problemas c*mportamentais a*ravés da
</line>
<line>
prop*sta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
C*ns*ltoria Cola*orat*va Escolar e do Su*or*e Comportamental Positivo, c*pacita*do
</line>
<line>
professores para formas de lidar com probl*ma* de *omportamentos das crianças e maneiras
</line>
</par><par>
<line>
de i*cluí-los na *scola, a**avés de modificações ambi*nt*is na sala de au*a * de ma*ej*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
relaci*nament*, de conduta e d* c*nteúdo e r**liza*do treino d* habilidad*s *ociai* com
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
crianças como a*tocontrol*, expressivi*ade *mocional, habilidades
</line>
<line>
de civilidade, emp*tia,
</line>
</par><par>
<line>
*ssertividade,
</line>
<line>
solução
</line>
<line>
de problemas interpe*soais, faz*r *mizades
</line>
<line>
* h*bilidad*s sócio
</line>
</par><par>
<line>
acadê*icas. Como r**ultado, a* a*tora* apontaram di*inuição sign*ficativ* de sintomas
</line>
<line>
como depressão/*nsiedade, isolame*to/ p*ob*emas de atenção, de co*portam*nt*, de *ue*rar
</line>
<line>
regras e agressivo (SILVA; *E*DE*, 2012).
</line>
<line>
Na d*ssertação de mestrado *ele*ion*d* realizou-se u* es*udo com 1* estuda**es com
</line>
<line>
id*d* entre 11 e 13 *nos de uma escola esta**al, com o obje*ivo de verific*r a uti*iza*ão de
</line>
</par><par>
<line>
grupo de atividades e*t*utura*as n*
</line>
<line>
promoção de sa*de m*ntal de joven*, atrav** de
</line>
<line>
j*g**,
</line>
</par><par>
<line>
*rinc*dei*a* e ati*idades em grupo. A p*rtir d* estudo, a pesquisadora evidenciou o process*
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
tr*ns*ormação do sign*ficado *a escol*
</line>
<line>
aos *ov*ns participantes e
</line>
<line>
o *eflex* dos
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos e
</line>
<line>
ensinamentos em s*la de aula e fora dela. A
</line>
<line>
autora de*taco* *ue,
</line>
<line>
através
</line>
</par><par>
<line>
da proposta, foi perm*tido aos jovens refletir sobre suas vidas, além de de*envolver maio*
</line>
<line>
compr*ens*o, aut**on*ian** e capaci*ade de esc*lher os comportamentos que terão
</line>
<line>
(COCENAS, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
b.
</line>
<line>
Literatu*a Internacio**l
</line>
<line>
For*m selecionado* 17 artigos, produzidos nos seguin*es paí**s: Austráli* (6), Est*dos
</line>
</par><par>
<line>
Un**os (4) e *aíses europeus (3). A p*rtir da leitu*a na íntegra dos artigos, estab***ceram-se 4
</line>
<line>
ca**gorias relacionadas ao fo*o *as int*rvençõe* re*atadas por cada trabalh*, a fim de melhor
</line>
<line>
organizar a aprese*tação dos *esul**dos.
</line>
</par><par>
<line>
Na categori* "Intervenções para promoção de s*úde mental *om crianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adole*centes" foram se*ec**nados seis tra*alhos. Estes, de uma man*ira ge*al, tr*tam
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ntervenções de promoçã* e *revenção em saúde men*al diretamente relacionadas * cr*anças e
</line>
<line>
adol*scente* no ambiente escolar. *es**s trabalh*s, u* é sobre a pr*moção *e resiliência para
</line>
<line>
preven*ã* do *so de e*to*pecentes (ci*arro, maconha e álc**l) (HO*D*R et al., 2011) *uat*o
</line>
</par><par>
<line>
são sobre p*omoção
</line>
<line>
de resiliênci* e fa*ores de prote*ão em c*i*nças e adolescentes
</line>
</par><par>
<line>
(D*CKI*ON et al.,
</line>
<line>
2003; HUMPHREI et
</line>
<line>
al., 201*; MISH*RA; *ASTAGAA*D, 2006;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 13, n. *, ar*. 6, p. 9*-114, jan./fev. *01*
</line>
<line>
w*w4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. B. Cid, D. A. G*sp*rin*
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
M*T*HELSON; *t al., 2010)e
</line>
<line>
um * sobre a pr*venção d* a*siedade e d* *epressão
</line>
</par><par>
<line>
(ROBE*TS et al., 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Na cate*oria "Forma*ão d* *quipe escolar acerca
</line>
<line>
de t*máticas **lacionad*s * sa*de
</line>
</par><par>
<line>
ment*l *nfa*tojuvenil" fora* selecionados seis trabalhos que traz*m a c*pacitação e formação
</line>
</par><par>
<line>
d* **uip* esco*ar, para
</line>
<line>
que esta *e*en*olva ações de promoção e prevenção à saúde men*a*
</line>
</par><par>
<line>
para crianças e adolescent*s
</line>
<line>
no próprio *mbie*te e*colar. Um trabalho traz um* abord*gem
</line>
</par><par>
<line>
d* promoçã* e prev*nção a adol*sce**es, at*avés do *r*in*m*nto de *rofe*sore* para que estes
</line>
</par><par>
<line>
realize* *nterv*n*ão (SRIKALA; KI*HORE, a
</line>
<line>
20*0). Os outros c*nco trazem *ntervenções
</line>
</par><par>
<line>
voltadas à se*sibili*açã* e capaci*ação d* eq*ipe escol*r acerca da temá*ica da saúde mental,
</line>
<line>
pa*a que *sta con*iga lidar melho* com problemáticas relac*onadas ** tema (*HAH;
</line>
<line>
*UMAR, 2012; FORD et **., 2012; DEBMAN et al., 2012; DE JONG; GR*FFITS, *0*8).
</line>
<line>
Na categoria "Formação ** equipe escol*r e da família sobre temáticas relacionada* à
</line>
</par><par>
<line>
saúde men**l infantojuve*il", **ram selecionado*
</line>
<line>
quatro trabal*o* qu* en**lv*ram,
</line>
<line>
a*ém d*
</line>
</par><par>
<line>
for*ação da *quip*
</line>
<line>
*scolar
</line>
<line>
a p*r*ic*pação
</line>
<line>
da famíl*a
</line>
<line>
n*s in*ervenções (MA*OLEY;
</line>
</par><par>
<line>
WALTER,
</line>
<line>
2005; WEST et a*., 2011; ALCEA e* al., 201*;
</line>
<line>
DIX et
</line>
<line>
a l .,
</line>
<line>
201*). P*de-se
</line>
</par><par>
<line>
pe*ceber
</line>
<line>
que os traba*h*s trazem intervençõ*s *ue, a par*ir da esco*a, acabam
</line>
<line>
a*ingi**o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*ui*e es*o**r, mas também as fam*lias.
</line>
<line>
Observa-se ai*da, que um dele* focali*am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aplica**o de programas de interven*ão pr*viam*nte de*envo*vidos (ALCEA et al.,
</line>
<line>
20*2)
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
outro, o desen**lvimento d* pr*gramas em vár*os l*c*is (D** et al., 2*12).
</line>
</par><par>
<line>
Na categoria "Prevenção do sui*ídio", foram se*ecion*d*s *ois trabalhos q*e
</line>
<line>
ab**da*am a temática sobre a prevenção d* suicídio em ambi*nte escolar. Est** traba*hos,
</line>
</par><par>
<line>
além de
</line>
<line>
a*õe* de promoção
</line>
<line>
co* os jo*ens, tam*ém conscientiza* e t*einam
</line>
<line>
as pesso*s
</line>
</par><par>
<line>
dir**ame*te ligad*s a estas p*pula**es, c*mo professores, *ais e profissi**ais da saúd*, para
</line>
</par><par>
<line>
identificarem este
</line>
<line>
comp*rtame*to * proc*rarem a aju*a
</line>
<line>
cl*nica corret*. Os dois trab*lhos
</line>
</par><par>
<line>
trazem o "trei*amento g*tekee*er", **ndo
</line>
<line>
um
</line>
<line>
treinamen*o j* *adro*izado e aplica**
</line>
</par><par>
<line>
(WASSERMAN et *l., 2010; CROSS et al., 2011).
</line>
<line>
* parti* da análi*e dos result*dos, foi po*sível obs*rvar que par*ce ha*er *ma es*assez
</line>
<line>
d* est**os n* l*te*atura nac*ona*, já que foram e*contrados, pela presente revisão, soment* 2
</line>
<line>
tra*alhos. A hipótese para isso é qu* est***s de prevalên*ia na área de saúde mental infantil
</line>
<line>
ainda são muito recentes *o Brasil e, po*tant*, sist*m*ti*ações de inter*enções de p*omoçã*
</line>
</par><par>
<line>
*m saúd* menta* no co*texto
</line>
<line>
escolar ainda estej*m sen*o pouco e**loradas enquanto uma
</line>
</par><par>
<line>
*stra*égia poten*e.
</line>
</par><par>
<line>
E* relação à epidemiolo*ia da Saúde Me*tal *nfan*ojuvenil, as evidê*c*as científicas
</line>
</par><par>
<line>
neste *ampo *êm
</line>
<line>
avançado *os últimos an**, mas ainda podem ser
</line>
<line>
consid**ada* muito
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 1*, n. 1, art. 6, p. 97-*14, jan./fev. 2016
</line>
<line>
*w*4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Açõ*s De *ro*o*ão * Saúde Ment*l Infanto-*uv*nil *o Cont*xt* E*colar
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
recentes, pois, ainda que o pr*me**o es*u*o epidemiológic* brasilei*o tenha *ido publicado em
</line>
</par><par>
<line>
1981, apenas no ano
</line>
<line>
de
</line>
<line>
2001 é q*e foi concluído o pr*meiro estudo naci*nal com um r*g*r
</line>
</par><par>
<line>
me*o*ológico import**te, t*az*ndo *nformações r*lev*ntes pa** a compr**n*ão das
</line>
<line>
problemáticas de saúde mental na infância e na **olescênci* (RIBE*RO; PAUL*, 2010;
</line>
<line>
ALMEIDA-F*LHO et al., 1*85; *LEI**LICH; GOO*MAN, 2002).
</line>
<line>
**ém disso, os estudos epidemio*ógicos produzido* ainda estão focaliz*dos *m *lguns
</line>
</par><par>
<line>
es*ados Brasileiros (São Paulo, Ri* *r*nde do *ul e B**ia), necess*tand* de
</line>
<line>
outros estud**
</line>
</par><par>
<line>
*ue *erifiq*em * preva*ência em todas *s reg**es do paí* para a real com*ree**ão d* s*tua*ão
</line>
</par><par>
<line>
da prevalência de transtornos *e sa*de *en*al em
</line>
<line>
cr**n**s * adolescentes (RI*EIRO;
</line>
</par><par>
<line>
PAULA, 2010; P*U** *t *l., *010). Nes*a direç*o, esta área do conhe*imento ainda *re*isa
</line>
<line>
ser mais e melhor desenvolvi*a no Brasil.
</line>
<line>
Além diss*, a escassez de es*u*os *e promoção à s*úde mental no cont*xto escolar,
</line>
<line>
*m âmbi*o naciona*, *ode ser também *o*pree*did* pelo fato d* *u* ações dessa *atureza
</line>
<line>
ai*da e*t*ja* voltadas ** campo d* saúde, se*do *ealizadas ne*te setor, *ind* que *ão tenha*
</line>
</par><par>
<line>
sido encontrados estudo* que partir*m
</line>
<line>
da atenção b*si*a em saú*e para o contex*o esco*ar,
</line>
</par><par>
<line>
vis*nd* a p*omoçã* da saúde **ntal.
</line>
</par><par>
<line>
Sob*e isso, vale r*ssaltar que a política n*ci*nal de sa*de men*al mai* rec*nte se tra*a
</line>
<line>
da *ede de Aten*ão P*icos*o*ial (*A**), a q*al pr*v* *ue a* Unidades **si*as de Saúde, os
</line>
<line>
Núcleo* d* Apoio à S**de da F*mília, * *onsultório na Rua e o* Centros de *onvivênci* e
</line>
</par><par>
<line>
Cultura desen*olv** ações de promoção e
</line>
<line>
prevenção em saú*e m**tal, já que a Aten*ão
</line>
</par><par>
<line>
Bás*ca carac*eriza-se com* porta de entrada prefere**i*l
</line>
<line>
do Siste*a Único de Saú*e
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 2011; B*ASIL, 2*13).
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo assim, é prev*sta a in*e*set*rialidade no trabalho d*s se*viço* de saúde *enta*
</line>
<line>
inf*nto-j*venil, com ações r*alizadas a par*ir da *línica do ter*i*óri*, juntamente c*m t*dos os
</line>
</par><par>
<line>
seus equi*ament** q** estejam envolvido*
</line>
<line>
na vida das crianç*s e do*
</line>
<line>
adol*scentes (TAÑO,
</line>
</par><par>
<line>
2014).
</line>
</par><par>
<line>
Assi*, aind* que autores do
</line>
<line>
campo
</line>
<line>
da *aúde mental infa*t*-juvenil ve*ham
</line>
</par><par>
<line>
*inali*and* que as aç*es em saúd* mental infantil e *uvenil podem ser mais ef*tiva* quando
</line>
<line>
envolvem * intersetorialidad* das prática*, n* medida *m que *sta favo*ece a c*nstrução de
</line>
</par><par>
<line>
u*a rede d* serviço*
</line>
<line>
capaz de responde* à com*lexid*de dos cuidados d*sta área e que,
</line>
</par><par>
<line>
d**tro disso, a escola *em um importante papel *a det*cçã* de problemas e na organização do
</line>
</par><par>
<line>
suporte
</line>
<line>
assistencial à
</line>
<line>
crianças * adoles*entes em *o*rimento psíquico, obser*a-s* que as
</line>
</par><par>
<line>
p*lítica* não ab*r*am
</line>
<line>
c om
</line>
<line>
c**reza as diret*izes para *s*o princi*almente no que *e refere
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
população in**nt*-ju*enil (DIX et al., 2**2; DELFINI; REIS, *012; COU*O, 20*8).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 13, n. 1, art. 6, p. 97-1*4, ja*./fev. 2*1* www4.*s*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. B. Cid, D. A. Gasparini
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
Ain** so*re a escas*ez de e*tud*s nacionais en*ontra*os na pr*sen*e rev*são, um
</line>
</par><par>
<line>
ponto *ui*o importa*te * ser cons*derado s*o as li*ita*ões do prese*te
</line>
<line>
e*tudo *u*, por se
</line>
</par><par>
<line>
preocupar em realizar o t*abalho a partir de ter*os r*lacionados à s*úde mental, ações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
promoç*o e *ções de prevenção, pod* ter negligenciado *ossíveis produçõ*s * publicações *e
</line>
</par><par>
<line>
n*tureza
</line>
<line>
prote*iv* no que se refe*e *
</line>
<line>
sa*de m*n**l, m*s que nã* deno*ina as ações desta
</line>
</par><par>
<line>
forma, ou por *oc*lizar "pro*le*áticas" específica*, ** p** dire*i*nar o es*ud* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*vali*ção de interv**çõ*s d* *et*rminadas esp*cial*da*es, não *elacionado com o cam*o da
</line>
</par><par>
<line>
promo*ão da
</line>
<line>
saúde men*al no contexto esc*lar. Dess* for*a, ap*nta-se que a continuidade
</line>
</par><par>
<line>
desse estudo *ode ser interessante para preen*her e*t* possível la*una adv*nda de *ma es*olha
</line>
<line>
metod**ógica utilizada.
</line>
<line>
Cont*nuando a refle*ão sobre * realidade brasile*ra no que se refere ao present* estudo
</line>
<line>
e *u*c*ndo mais el*men*os pa*a aprofundá-*a, retomam-*e *s dois trabalhos n*cionais
</line>
</par><par>
<line>
enco*trado* (SILVA; MENDES, 20*2; COCE*AS, *0*2).
</line>
<line>
A
</line>
<line>
*art** d* *nálise destas
</line>
</par><par>
<line>
p*oduções, verifi*ou-se qu* as mesma* n** abordam nenhuma articul*ção teórica e prática
</line>
</par><par>
<line>
co* os ser*iç*s de saúde para a ação de promoção
</line>
<line>
da saúde mental na escola;
</line>
<line>
*o *aso os
</line>
</par><par>
<line>
ser*iço* da A*enção *á*ic* em Saúd* como prevêem a Rede de At*nçã* Psic**social (36).
</line>
<line>
O*serv*u-se, *ind*, que ambos os tr*balhos tiveram ava*i*ção positiva de acordo com
</line>
</par><par>
<line>
o* procedimen*os metod*l**icos
</line>
<line>
p*rtin*ntes a cada um e isto *ão é p**sível
</line>
<line>
de ***cussão;
</line>
</par><par>
<line>
poré*, a na*ureza
</line>
<line>
das in*ervenções realiza*as
</line>
<line>
levanta a reflexão
</line>
<line>
a re*peito da possível
</line>
</par><par>
<line>
d*s*rticulação das ações
</line>
<line>
dir*cionadas às
</line>
<line>
cri*nças * ado*escent*s, incluindo-se, a*ui,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
academia, por meio de su**
</line>
<line>
a*i*i*ades de exte*são e ***quis*. É possív*l
</line>
<line>
obser*ar, por
</line>
</par><par>
<line>
*xemp*o, que *s *çõe* des*nvolvidas pelos trabalhos, embora **volvam os
</line>
<line>
professores, nã*
</line>
</par><par>
<line>
*ompartilham com o contexto escolar e seus objetivos de for*a *art*cipativa, na medida em
</line>
<line>
que os pr*fessores, no *aso, s*o alvo* da **terven*ão.
</line>
<line>
Segun*o al*uns *utores, ser*a n*cessário que, n* *onstrução das p*líticas públicas à
</line>
</par><par>
<line>
saúde mental *nfanto-ju*enil,
</line>
<line>
pudessem ser disc*tida* f***as efetivas de inte*ração en*re
</line>
</par><par>
<line>
saúde * educação * qu* as pesqu*sas p*dessem contrib*ir, subsidiando as refle*ões (AT*INS
</line>
<line>
et a*., 20*0).
</line>
<line>
S*bre os *raba*hos en*ontrados na lite*atura inte*n*cional, aponta-se qu* *les seguem
</line>
<line>
na mesma direção dos nacio**is. M*smo com 17 a*ti**s selecionad*s, consi**ra-se que este
</line>
<line>
número é aind* p**ueno em re*ação à pro*ução mundi*l * respeito das ações em saúde mental
</line>
</par><par>
<line>
no c*ntexto escolar. Hipoteti*a-se q*e isso po** *star *elacionado
</line>
<line>
ao fato de que
</line>
<line>
ain*a
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
</page><line>
um* ausência de políticas oficiais de s*úde mental infanto-ju*enil na m**oria dos países, não
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na, *. 13, n. 1, art. 6, p. 97-114, jan./fev. 2016 www4.fsan*t.**m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Açõe* D* *rom*ção À Saúde *enta* Infanto-juvenil No Contexto *scolar
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
p**ta*do, por*anto, formas de atenção à saúd* mental inf**to-*uvenil, b*m
</line>
<line>
como estraté*ias
</line>
</par><par>
<line>
de *ro*oção à saú*e *ental (COU*O, *0*8).
</line>
</par><par>
<line>
A partir d*s resultados, também fo* *oss*vel analisar que as inte*ve*ções reali**d*s em
</line>
<line>
**b*to in*ern*ciona* c*nsideram diferentes a*ores (famíl*a, es*o*a, comunid*de), se*do que a
</line>
<line>
maio*ia deles f*caliza na eq*ip* escolar, no sentido de capac*tar, form** e ensinar prof*s*ores
</line>
<line>
e funcionários da *scola a r**peito do desenv*lvimento infantil, da saúde mental, *e formar
</line>
<line>
p*ra a pr**enção e p*omoção * de co*o **dar com as questõ*s eme*gid*s pe*os problema* d*
</line>
</par><par>
<line>
s*úde mental das cria*ças. Al**n* estudos mostraram que
</line>
<line>
os pesquisadores das ações
</line>
</par><par>
<line>
o*erecem uma *orm*
</line>
<line>
pré-definida, nã*
</line>
<line>
c*nsi**ra*d* as rea*idades dos contextos-alvo * suas
</line>
</par><par>
<line>
demandas, de modo
</line>
<line>
que os ato*es env*lvidos (fa*í**a*, cr*a*ç*s, professores) parecem
</line>
</par><par>
<line>
p**siv*s no pr*cesso.
</line>
</par><par>
<line>
De *ma forma ge*al, , os re*ultad*s indicaram qu* a maioria dos trabalhos n*cionais *
</line>
<line>
inter*acionais focaliz*u a promoção d* saúde *e*tal, at*avé* ** desenvolvime*to de fatore*
</line>
<line>
protetivo* e habilidades socia*s nas cri*nças e na *ormação da equipe *scolar para a promoção
</line>
</par><par>
<line>
e *rev*nção à saúde m*ntal *os escola*es, *nd* ao
</line>
<line>
*ncontro do
</line>
<line>
que os
</line>
<line>
pesquisad*res que
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
dedicam a* campo da *aúde mental *nfantil e ao* fatores de risco e prot*ção relacionad*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
es*a condição
</line>
<line>
*êm apontado (G*EENBE*G et
</line>
<line>
a*., 2000; SAPIE**A; PEDR*MÔNICO,
</line>
</par><par>
<line>
200*; CID; MATS*KU**, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Um *studo qu* teve
</line>
<line>
como *bjetivo identi**car a percepção de
</line>
<line>
pr**issionais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
educação de uma esc*la mu*icipal *m relaçã* à saúde *en**l infa*til e os fator*s *nv*lv**os
</line>
<line>
nessa condição ind*co* que algu*s partic*pantes ap*ntaram a d*manda de falta de formação e
</line>
<line>
informação pa*a lidar c** problemáticas de *aú*e mental. Po* isso, o tr*balho s*nali*ou que
</line>
</par><par>
<line>
interven*ões **e cap*cit*m e *ensi**lizem a equipe escola* *ara lidar com
</line>
<line>
as
</line>
<line>
proble*áticas
</line>
</par><par>
<line>
de *aúde **ntal *e escol**es s*o importantes, pois contri**em para apropria* est*s
</line>
<line>
pr*fis*ionais em sua atuação cotidiana com *s crianças (**RNANDES, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
A resp**to
</line>
<line>
*a i***usão da fam*lia *as
</line>
<line>
intervenções, tr*s *studos internacion**s
</line>
</par><par>
<line>
ca*inha**m nest* direçã*, o *ue também vai ao encontro de
</line>
<line>
**tud*s que discorrem sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importânci* *o c*nt*xto fa*ilia* n* de**rminação *a s*úde *ental *nf*ntil. Auto*e* apont*m
</line>
</par><par>
<line>
que * importante co**ecer e val*rizar o pon*o
</line>
<line>
de vista d*s
</line>
<line>
pais sobre p*oblema *e saúde o
</line>
</par><par>
<line>
menta* e s*a co*creta possibilidade d* colaboraçã* *a execução das ***postas de cuidado
</line>
<line>
(R*BEIRO; PA*LA, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Além di**o,
</line>
<line>
ações qu* a*r*x*mem fam*l*a e esco*a *ão pos*tiva*,
</line>
<line>
pois favorecem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
c*iaç** de esp*ços de comuni*ações, de trocas e de valorizaç*o mútua entre os dois pri*ci*ais
</line>
<line>
ambiente vivenc*ados pel* *rian** (MATSUKURA; CI*, 2008).
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina, v. *3, n. 1, art. 6, p. 97-1*4, ja*./fev. 2**6 *ww4.fsan*t.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. B. Cid, D. A. *asparini
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
Destacam-se doi* tra*alho* intern*cionais que tro*xeram à pr*vençã* do suicídi* em
</line>
<line>
ambient* *sc*l*r que, *lém de açõ*s *om j*vens, * propuse*a* uma es*éci* de "treinamento"
</line>
</par><par>
<line>
as pess*as diret*mente ligadas a est*s sujeito* (p*ofessores, pais, p**fis*ion*is de saúde),
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fim *e iden*ificar um compor*amento de risco e procurar a aju*a clínica correta.
</line>
</par><par>
<line>
*s comportamentos suicidas entre crianças e adol*scen*es envo*vem motivaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
c*mplexas,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
depre*são, pr*blemas
</line>
<line>
emocionais, com**rtam*ntais e sociais * abuso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
subst*n*ias. Out*os fatores de suic*dio *ntre jovens inclu*m a perd* de relações românticas, a
</line>
<line>
incapaci*ade de lidar c** *esafios a*adê*icos e outra* situações estressa*t** na vida (*MS,
</line>
<line>
200*).
</line>
<line>
*ortanto, *esquisas * inte**enç*es direci*na**s a esta problemática *ão ba*tante
</line>
<line>
relevantes, vis*ndo a mai*r compr*ens*o do fenômeno do suic**io *a população de crianças e
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes, no sentido de contribuir *ara o planejam*nto
</line>
<line>
de políticas
</line>
<line>
públi*as de saúde
</line>
</par><par>
<line>
*ental (da preven*ão a* tr*tamento
</line>
<line>
esp*cializado) e ações intersetoriais que possam l*dar
</line>
</par><par>
<line>
melhor com esta situação.
</line>
</par><par>
<line>
Por fi*, *credita-se que * *res**te *rabalh* contribui com um *ev*ntam**to *nicial a
</line>
<line>
re*peito de **mo as *çõe* d* p*omo*ão * preve*çã* e* saúde *ental infanto-juvenil tem sido
</line>
<line>
tr*tadas por es*udos na*ionais e int*rnaciona*s.
</line>
<line>
De uma forma geral, os dados e*co*trados, por um l*do, p*rmi*e* a a**lise de q*e a*
</line>
<line>
interven*ões rel*tadas vã* ao encontro d* literat*ra que tr*t* da saúde ment*l infanto-juven*l
</line>
</par><par>
<line>
e dos **tores envo*vidos n* sua determinação e,
</line>
<line>
por out*o,
</line>
<line>
*d*ntific*m que as aç*es
</line>
</par><par>
<line>
executadas são,
</line>
<line>
e* *ua *aiori*,
</line>
<line>
pr*-d*terminadas por a*ue*es que * *oord*na*
</line>
</par><par>
<line>
(pesqui*adores, por e*emp**) e parecem desarti*uladas das ne*essi*ade* * potenciali*ades da
</line>
<line>
p*p*la*ão-alvo e *os *o*textos-*lvo, bem c*mo das o*tra* ações d*senvolvidas por variados
</line>
</par><par>
<line>
equipa*ent*s de atençã* à
</line>
<line>
cri*nç*s * adoles*e*te*, tais *omo sa*de, educação, assistência
</line>
</par><par>
<line>
social e cultura.
</line>
</par><par>
<line>
Aponta-se para a ne*e*sidad* de mais e*tudos que co*siderem * realidade dos
</line>
<line>
diferentes con**xtos no* proces*os de inter***ç*o, visan*o deixá-los m*is efe*ivos, na medida
</line>
<line>
*m que as de*andas e potencialida*es de cada *o*ulação-alvo e de cada esco*a poderão s*r
</line>
<line>
com*artilhadas e levadas em c*nta n* pro*es*o de intervenção que, neste caso, será
</line>
<line>
desen*olvido p** me*o de uma parceria *ntre e*uipe execu*ora e e*u*pe escolar. Somando-*e
</line>
</par><par>
<line>
a is*o, consid*rand* a co*plexidade da s**de m*nt*l
</line>
<line>
in*anto-j*veni*, su*ere-*e que *ais
</line>
</par><par>
</page><line>
estudos possam in**uir neste processo, os *utros *quip*mentos soc**is que as*ist*m **ianç*s e
</line>
<line>
famíli*s, *o **ntido *e amp**ar a* açõ*s e torná-las inte*setoriai*.
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina, v. *3, n. 1, *rt. 6, p. 97-1*4, *an./fev. 2016 w**4.fsanet.c*m.*r/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ações De Promoção À Saúde Me*t*l I*fa*to-juv*nil No Co*tex*o Escolar
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
4 CO*SIDERAÇ*ES FINAI*
</line>
<line>
Acredita-se q*e o pr*se*te estudo contri*uiu para uma melho* *omp*eensão do
</line>
</par><par>
<line>
ambiente escolar *om* *onte*to potencial de desenvol*ime**o de ações de promo*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prevenção a s*úde mental inf*nto-juveni*, bem co*o forn**e um panor*ma inicial de co*o
</line>
<line>
te* se dado as *çõe* *est* *atureza, sob a ótic* da lite*atu*a nacion*l e int*r*aciona*.
</line>
<line>
***tacam-se como l*mitaçõe* dest* i*vestig**ão:
</line>
<line>
- o fa*o de o est*do ter abordado somente 3 bases de dados pa*a a busc* de t*ab**h*s;
</line>
<line>
- os unitermos util*z*dos, que poderiam ser mais ampliados para além da nomenclatura
</line>
<line>
relacio*ada à *a*d* mental, **i*cipalme*te *o q*e *e *efere à bus*a nacional;
</line>
<line>
A despeito dos limites, o estudo atingi* os obje*i*os propostos e levanta u*a série de
</line>
<line>
que*tõe* * s*rem aprofu*dad*s e mais bem in**stig*d*s por pesquisas f**u*a*, cons*derando
</line>
<line>
que se tra*a de um* temática rec*nte * que, port*nto, dem*nda invest*mento d*s profis*ionais
</line>
<line>
e pesquisadores inter*ssad*s no campo da s*ú** menta* de crianças e jov*ns.
</line>
<line>
REFERÊNCI*S
</line>
<line>
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e*c*la**s e seus r**pon**veis: um estudo *e preval*nc**. Rev. Ter. *cup. Un*v São P*ulo, n.
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Preto
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Hum*n*st**
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Cousel**g,
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v .* 0 ,
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n .2 ,
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2*11.
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Com* Referenciar *st* Artigo, conf*rme *BNT:
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E*col*r: U* Estudo *e Rev*são. Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 1, art. 6, p. 97-114, jan./**v. 2016.
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www4.f*anet.c*m.b*/revista
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M. *. B. Cid, D. A. Gaspa*ini
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C*ntribui*ã* do* Au*ores
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M . F . B . Ci d
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D. A. G*sparin*
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*) concepção * plan**amento.
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X
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X
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2) análi*e * inter**etação dos dad*s.
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X
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X
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3) elabo*açã* do rascu*ho ou na revisão crítica do cont*údo.
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X
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X
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4) participa*ão na *prov**ão *a ver**o f*nal do manuscri*o.
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X
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X
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Rev. FSA, Ter*sina, v. *3, n. *, art. 6, p. 97-1**, ja*./fev. 20*6
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*ww*.fsa*et.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)