<document>
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<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 6, *. 111-124, mai./jun. 2016
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.3.6
</line>
</par><par>
<line>
A Liberdade e a Igualdade na P*rspect*va dos Liberais Friedrich Hayek * J*hn Rawls
</line>
<line>
F*ee*om and **uality in Pers**ctive Liber*is Friedric* Haye* a*d John Raw*s
</line>
</par><par>
<line>
Williams Si**a de P*iva
</line>
<line>
Mestr*ndo *m Polí*i*as Públ*cas pela Universida*e F*deral do Piauí
</line>
<line>
G***uado em Di*eito pela Unive*sidade Fe*eral do Piau*
</line>
<line>
E-mail: williams_p*iv*@hotmail.com
</line>
<line>
Ant*nia Jesui*a d* Lima
</line>
<line>
Dou**ra em Ci*nc*as Sociais p*l* *ontifíc*a Universidade C*t*lica de Sã* Paulo
</line>
<line>
Profe*sora da Universid*de F*deral do Piau*.
</line>
<line>
E-ma*l: a*.e.l@uo*.com.br
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</page><line>
Ap*io e *inanciamento: U*iversidade Fede*a* *o P*auí.
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<line>
W. S. Pai*a, A. J. Lima
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112
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*ESU*O
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<line>
O presente *rtigo trat* das ideias de dois important*s r*pr*sentantes do pensamento lib*ral: o
</line>
<line>
a*str*aco Friedrich Hayek (1990) e * norte-amer*can* John Rawl* (2003). Para Hayek (1990),
</line>
<line>
o Estado n*o deve dir**ir os aspectos sociais da vida *a* *es*oas, como * *con*mi*, a**da que
</line>
</par><par>
<line>
a pr*texto *e assegu*ar a igualda*e, *ob pena
</line>
<line>
*e comandar, também, dimens*o *o*ítica e a
</line>
</par><par>
<line>
esm*gar as liberdad*s **s *n**víduos, defen*endo, assim, o liber*li*mo tr*diciona*. Rawls
</line>
<line>
(200*), por sua *ez, entende que as liberdades fundamen**is têm primazia *obre a igualdade,
</line>
</par><par>
<line>
no entan*o *s liberd*des polít*c*s *evem ser exercidas em um siste*a que ass*g*re
</line>
<line>
a
</line>
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<line>
diminuição das d*sigual*a*es, defendendo, desse modo, *m li*eralismo i*ua*itário sem,
</line>
</par><par>
<line>
*ontudo, per*ilhar-s* à
</line>
<line>
*ou**ina *o*e**vista. E*tre *m**s há *ont*s *e con*ato e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
divergên*i*, *endo ca*a um a s*a ident**a*e intelect*al.
</line>
<line>
Palavras-chave: Liberd*de. Igualdade. Sociedade.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
T*is article presents an essa* on the ideas of two important repr*senta*ives of liberal thoug*t:
</line>
<line>
the Aust*ian *riedr*c* Haye* (1990) and American John **wls (*003). While b*th are seen
</line>
</par><par>
<line>
as *iberal, they each have distinct intell**tual
</line>
<line>
identity. For *ayek, the state shoul* not
</line>
<line>
dr*ve
</line>
</par><par>
<line>
the social aspe*ts of people's lives, such as the *conomy, *lth*ugh the pretext of ensu*ing
</line>
<line>
equ*lity, other*ise also ad*ress *he po*itica* aspects and crush the f*eedoms of individu*ls.
</line>
<line>
*e advocates a *road liberalism. Raw*s (2003, in tur*, means that fun*amental freed*ms also
</line>
</par><par>
<line>
have primac* *ver equality, *owever, polit*cal freedoms must be
</line>
<line>
e*e*cised *n * system that
</line>
</par><par>
<line>
ensures t*e reducti*n of inequalities, *her*b* *efending liber*lism c*nditioni*g, witho*t,
</line>
<line>
however, perfilhar to *he *o*lec*ivist doc*rine. There are po*nt* of co*tact betwee* th*m, as
</line>
<line>
w*ll as poi*ts *f divergence.
</line>
<line>
Ke**ords : Fre**om . Equality . So*i*ty.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na, *. *3, n. 3, art. 6, p. 111-124, *a*./jun. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Li*erdade e a Igu*ldade na *erspectiv* do* Lib*rais F*iedrich Haye* e John *awls
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
O em*at* ent*e a opção pel* liberd*de ou *e*a igualdade, *o*o v*l*r
</line>
<line>
pri*ordial da
</line>
</par><par>
<line>
*onvivênc*a human*, tem marca*o o pensamento polític* há anos,
</line>
<line>
com *uitos pe*sadores
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvend* *deias sobre * assunto *a busca por um modelo de organização *ocial mais
</line>
</par><par>
<line>
*usto. P**te
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
teóricos da *olític*, **liado* ao liber*lismo,
</line>
<line>
orienta-se p*lo en*e*diment* d*
</line>
</par><par>
<line>
qu* a li*erda*e * a individualidade são mais dese*áveis que a igu**dade, enquanto ou*ros
</line>
<line>
defende* a pr*valên**a *o coletivo *obre o ind*vidual e a prima*ia *a igualdade na
</line>
<line>
distribuiç*o do* bens de *rodução e de *onsumo, con**pção de*endida p*lo com*nitarismo.
</line>
<line>
O individualismo as*ocia-s* * liberdade n*gativ*, à ***o*o*ia da *e*soa no *rupo, seja
</line>
</par><par>
<line>
es*e a f*mí**a,
</line>
<line>
o Estado,
</line>
<line>
o* outro qualquer. Já
</line>
<line>
o comunitari*mo/*ol*tivismo prima
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
igualdad* e pela prepo*derância do grupo a qu* p*rt*nce * indivíduo *a t*mad* d* *ecisões,
</line>
<line>
vendo * p*ssoa como parte da co*unidade. Consoante G*uv*i* et al. (20*3, p. 2*4),
</line>
<line>
[...] cultura* *nd*v*dualistas *e *aracterizam por v*lor**** * autono*ia do indivíduo e
</line>
</par><par>
<line>
sua in*ependência emocional dos grupos soci**s; já as cole**v*stas va*orizam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ra*içã*
</line>
<line>
h**dada e * d*pendên**a emociona* dos grupos, pois o indi*íduo é um se*
</line>
</par><par>
<line>
*ue *d*uir* sentido como part* de uma col*tivi*ade. O indivi**alismo esta*ia
</line>
<line>
relacion*do com valo*es q*e e*f*ti*am a autonomia d* *e*soa, enquanto q*e *
</line>
</par><par>
<line>
*oletiv*smo
</line>
<line>
o *ari* com val*res q** e*fatizam a d**endên**a do indivíduo
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção ao e*do*rupo (grup* de pertença). Iss* implicari* que as pesso*s *er*am
</line>
<line>
i*dividua*ista* ou coletivis**s, **gundo o* tipos de valores a *ue dão *ais
</line>
<line>
*mportânci*.
</line>
<line>
Este a*t*go **ocur* explorar o debate sob*e os *alores liberd*d* e ig*alda**,
</line>
</par><par>
<line>
focalizan*o o pen**ment*
</line>
<line>
*e dois te*r*co*
</line>
<line>
d*fensores do liberal*smo: o austríaco F**e*rich
</line>
</par><par>
<line>
*ay*k (19*0) e * norte-ameri*an* Jo*n Rawl* (200*), **ndo como *ase as obra* "O Ca*inho
</line>
<line>
da Servidão" e "Justiça como Equidade". Ambos *s aut*res se posicionam pela prece*ência
</line>
</par><par>
<line>
da liberdade so*re a igualdade, no enta*to Rawls
</line>
<line>
(*003), diferentemen*e d* *ayek (19*0),
</line>
</par><par>
<line>
*dota u*a
</line>
<line>
teori* que,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
des*ei*o *e *rima* pelas li*erd*d*s bás*cas, apresenta-se *omo uma
</line>
</par><par>
<line>
tentat*va de **minu**ã* das **sigual*a*es soci*is e econômicas e*tr* as p*ss*as no *es*o
</line>
<line>
mecanismo em que se fomenta o ex*rcí**o *as liberdades i*d*viduais.
</line>
</par><par>
<line>
H**ek (1990), economis*a da Escola A*stríaca, destac*-*e como o *re*u*sor
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
neolib*ra*i*mo. A met*dologia adotada n* obra "O C**inho
</line>
<line>
da **rvid*o",
</line>
<line>
escrita
</line>
</par><par>
<line>
o*i*inalmen*e em 1944, pa*tou-se em u*a a*ordagem c*mparati*a dos *s*a*os total*tários de
</line>
</par><par>
<line>
e*tão (A*emanha, Rússia e Itália),
</line>
<line>
de infl*ências
</line>
<line>
comu*it*ris*as, c*m a Inglat*rra e s*a
</line>
</par><par>
<line>
tra*ição individualista liberal. A obr* f*i escrita nos *nos finais da Seg*nda Gu**ra Mu*dial,
</line>
</par><par>
<line>
tendo Haye* (199*) como
</line>
<line>
a**o imediato à socia* dem*cracia **ropeia, nota*amente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. *3, *. 3, art. 6, p. 111-1*4, ma*./j**. 2016
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Paiva, *. J. Lim*
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
tra*alhismo ingl*s, al** do k*ynesianismo, na *poca em *scen*ão na E*r**a, que buscavam
</line>
<line>
inspiração no socialismo re*l (VIDAL, 20*6).
</line>
<line>
Em "O Cam*nho d* Servidão", * p*nsa*or austrí*co enal*ec*u o Es**do d* Direito com*
</line>
<line>
o mel*or **delo d* c*nvivênci* co*etiva, defendendo-o como o que permite o exercí**o *as
</line>
</par><par>
<line>
liberd*d*s pol*ticas, pois as ações *o governo são
</line>
<line>
*rece*i*as p** n*rmas previamen**
</line>
</par><par>
<line>
es*abelecid** e, *ss*m, *mpessoa*s, qu* i*ped*m o
</line>
<line>
ar*ítrio da *utori*ade estatal. Nele, cada
</line>
</par><par>
<line>
*ndivíduo, conh*cendo a p*iori as regra* do jogo, te* como pla*ejar su** ações, o que não s*
</line>
</par><par>
<line>
dar*a caso o Est*do, sob o
</line>
<line>
pretexto
</line>
<line>
*e realizar a *guald**e, tivesse
</line>
<line>
a prerrogativa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
regulamentares aspectos
</line>
<line>
d* *ida s*cia*, pla*ificando, por exemplo, a econo*ia. Iss* o faria
</line>
</par><par>
<line>
inevitavelmente intervir, t*mbé*, na *ida *olí*ica dos i*divíduos, atingi**o-lhe* **ontalm*nte
</line>
</par><par>
<line>
a liberda**, ao *ue Hayek (199*)
</line>
<line>
posiciona-s* pela precedênc*a da liberdade s*bre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
igual*ade.
</line>
</par><par>
<line>
O *erdadeiro ind*vidualis*o é p*ecipuament* uma teoria *a sociedade e ap*nas a
</line>
<line>
par*ir d*í permite deduzir um *onjunt* de **xi*as polí*ic*s: a única mane*ra d*
</line>
<line>
compreender os fen**enos sociais é a part*r d*s ações individuais ori*ntada* pelo
</line>
</par><par>
<line>
com*or*amento e pelas
</line>
<line>
*xp*ctativas dos demais indivíduos
</line>
<line>
(*ACHUR, *006, *.
</line>
</par><par>
<line>
1*0)
</line>
</par><par>
<line>
Raw** (2003), q*e *sc*eveu em 1971, * *bra "Justiça como Equi*ad*", sob a influência
</line>
</par><par>
<line>
dos c*n*ratualistas, partiu
</line>
<line>
d* *m* m*todologi* *onstr*tivista
</line>
<line>
para a *la*oração d* teoria
</line>
</par><par>
<line>
nor*ativ* do conceito de justiça, procurando, consoante Silveira (*00*, p. 174), "*stabe*e*er
</line>
<line>
uma co*ce*ção de justiça que *eneral**e e eleve a um plan* s*perio* a teoria cont*atualista *e
</line>
<line>
Lock*, Roussea* e Kant, estabelece*do u* c*ns*rutivismo d* t*po kanti*no".
</line>
<line>
Rawls (2003), embora a*corado no liberalismo, d*st*nci*-se *e Hayek (199*) ao propor
</line>
</par><par>
<line>
*m mod*lo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
justiça liberal *gua*itário
</line>
<line>
para o modo d* vi*a coletiv* (VI*A,
</line>
<line>
2011), que
</line>
</par><par>
<line>
critica liberal*smo tr*dicional, uma vez que estabelece li*ites ao exercí*i* da* liberdades o
</line>
<line>
pau*ad* no reconh*ci*ento de que, uma *ez sa**s**itas às liberdades básicas, *eve-se buscar a
</line>
<line>
d*minuição das diferenças ou a ig*al*ade poss*vel.
</line>
<line>
Hayek (1990) opõe-se ao modelo d* Estado *rov*dor da i**ald*de dos in*i*íduos p*r
</line>
</par><par>
<line>
m*io
</line>
<line>
d* planejame*to cent*a*iz*do, p*is esse Estado Pl*nificador é inc*mpatível com o
</line>
</par><par>
<line>
Estado de Di*e*to, u*a vez qu*, ao p*anej*r a econo*ia, torna-*e * regulamentador do modo
</line>
</par><par>
<line>
de vi da
</line>
<line>
d*s p*s*oas * dirige o empreg* dos meios de p*od*ç*o p*ra f*nal**ad*s específ*cas.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim atuando, o Esta*o fica arbitrário e nele * *overno nã* se limita por n*rma*
</line>
</par><par>
<line>
**edispos*as * passa a dirigir tam*ém outr*s
</line>
<line>
aspectos *a so*ied*de, *ubstit*indo * vontade
</line>
</par><par>
</page><line>
dos indiv*duos para promover-l*es a igu*ldade, *ubtraindo-lhes a libe*dade de decidir até se
</line>
<line>
querem *u não ser i*uais.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 13, n. 3, art. 6, *. 111-*24, m*i./ju*. 2016 www4.f**net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Liberdade e a Iguald*de na Persp**tiv* dos Libe*ais Friedr*ch *ayek e J*hn Rawl*
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
Rawls (2003), por su* vez, não afasta a *deia d* q** os *ndi*íduo* *ambém devam
</line>
<line>
tend*r, ou **smo buscar, a construção da igualdade, *efendendo que é nec*ssário que s*
</line>
</par><par>
<line>
reconheça *ue o primeiro *r*ncípio pa*a a ex**tênci* d* uma so*iedade justa e estável
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
p*s**** livr*s e iguais é a garant*a das li*er*ades básicas, no que *e enq*a*ra como um
</line>
<line>
liberal. Reconh*ce *ambém qu*, pa** ser *usta e estável, a socieda*e dev* p*rmitir um
</line>
</par><par>
<line>
pluralismo *azoáv*l, já
</line>
<line>
q*e não se pode *e*ar **
</line>
<line>
dife*enç*s entre os indivíduos que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compõem. Mes*o ass*m, exercendo a* suas l*berdades, os in**ví*uos não podem i*norar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imposiç*o feita a si, pelo anseio por j*stiç* (*olidariedade humana), de busc* p*la i*ualda*e.
</line>
</par><par>
<line>
É que, para se assegurar * justiça c*mo equidade às pess**s livres e d*ferentes
</line>
<line>
entre si,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necessário que
</line>
<line>
lh*s possibilite a igualdade *e oportunidades, já que é *onsequência da
</line>
</par><par>
<line>
liberd*de e do *luralismo qu* h*j* **a co*pet*ção em qu* a liberdade não pode ser exercida
</line>
</par><par>
<line>
de modo incondi*io*ado. O
</line>
<line>
exercício da libe*da*e, quando implica diferencia**es soci***
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*onômi*a* e tr*z benefícios **ra um em de*riment* de muit*s, d*ve limitar-se
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
reconhecimento de um ta*ento d* pe*soa beneficiada, *esde que *s*e tale*to beneficie o m*ior
</line>
<line>
número possível de pessoas menos *avor*cida*.
</line>
<line>
2 REFE*ENC*AL TEÓRICO
</line>
<line>
2.* Da liber*ad* e da igualdade em hay*k: o estado de direito e o es*ado **anificador
</line>
<line>
*aye* (1990) *ef*n*e *nco*d*cionalmente * "liberdade ne**tiva", c*nce**o cunhado po*
</line>
<line>
Berlin (20*2), e que "tem por fo*o a não i*terfe*ência, sobretudo por parte d* a**oridade
</line>
</par><par>
<line>
p*lític* (mesmo se *xerc*d* de forma democrática),
</line>
<line>
em dire*to* **
</line>
<line>
propriedade ou
</line>
</par><par>
<line>
\titu*aridades\ [...]" (VITA, 2011, p. *7*). Esse mes*o conce*to tam*é* *oi *esenvol*ido por
</line>
</par><par>
<line>
*enjamin Cons*ant, s** *
</line>
<line>
design*ção de "liberdade do* moderno*", em contraposiç*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
"lib*r**de dos antigos", qu* se ref*r* à possibilidad* de auto*overno, se*a como
</line>
</par><par>
<line>
autoabnega*ão, seja como autodetermina*ão, no sentido
</line>
<line>
de que razão in*ividual pode se* a
</line>
</par><par>
</page><line>
usada *ara ger*r um* razão coletiv* e de q*e *e é livre *uando se pode influen*i*r a vont*de
</line>
<line>
ge*al. *onforme Casarin (*008, p. 291),
</line>
<line>
[...] a liberdad* negat*va e a "lib*rd*de dos modernos" consta*tiana tê* sent*d*s
</line>
<line>
correl*tos. Po*emo* estabelecer que a libe*d*de *ositiva é * mesm* que a "l*berdade
</line>
<line>
dos antigos"? Crei* qu* podemos rea*i*ar es*a passa*em. * ins*iração constantia*a
</line>
<line>
de Berlin parece *ítida e deixa p*uco lugar a dúvid*s. Se a liberdad* n*gativa
</line>
<line>
represe*ta um conjun*o de *ireitos de*tina**s principalmente a prote*er aspecto* da
</line>
<line>
pri**cida*e e da individu*lidade, a liber*ade positiva representa a esfera *olítica
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 3, art. 6, p. 111-124, mai./jun. 2016 www4.f**net.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Paiva, A. J. *im*
</line>
<line>
*16
</line>
<line>
co*etiva, as ondas que podem ameaçar as barreiras "negativas" dentro das q*ai* e*tá
</line>
<line>
a *ndividualida*e *rotegida.
</line>
</par><par>
<line>
* lib*rdade, para Hayek (1990), está direta*ente ligada ao conceito de Est*do de
</line>
<line>
D*r*i*o, aquele em *ue *s ações do governo s* regem por no**as previ*m*nte estabe*ecid** e
</line>
<line>
divulgadas, sem dir*c*onamento a certos grupos, * que *ermite que cada um planeje *uas
</line>
<line>
a*ividad*s indiv*dualmente, em especial as produtivas, reduzindo-se, com isso, o arbítrio *a
</line>
<line>
utilização da coe*ção pel*s q*e diri*e* * Es*ado. *á a igualdade, para Hayek (1990), asso*ia-
</line>
</par><par>
<line>
se, *o seu senti*o ma*er*a*, ao
</line>
<line>
conceito de Estado Planif*cad*r, *o q*al ca** ao *overno
</line>
</par><par>
<line>
prove* as ne**ssidad*s reais d*s p*ssoas, *a medida em
</line>
<line>
que forem su*g**do para,
</line>
<line>
depois,
</line>
</par><par>
<line>
de*erm*nar quais d*las serão prioritárias, s*m s* ba*ear apenas
</line>
<line>
em princípi*s formais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
atendendo *
</line>
<line>
circunstâncias momentâneas, c*bend*, ao fin*l, à d*cisão de algu**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
determ*naç*o sobre qual do* interesses dev* preponderar.
</line>
</par><par>
<line>
* Estado *e Direit* *epudia o c*ntrole substantivo *a vid* da* p*ssoa*, po*que nele
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
indispe*sável a **pess*alidad*. *ara
</line>
<line>
que esse tip*
</line>
<line>
de *sta*o e*teja *sse*ura*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
impres*ind*vel a
</line>
<line>
universa*iza*ão formal da no*ma, *iferentemente *o caso do E*tado
</line>
</par><par>
<line>
Planifi*a*or, no qual vige *
</line>
<line>
pretensão de reali*ar a su*stantivação do *odo de vida das
</line>
</par><par>
<line>
pesso** (HAYEK, 1*90).
</line>
</par><par>
<line>
Pa** Hayek (1990), * Esta*o Pl*nific*dor propõe-*e à i*ual*ade de
</line>
<line>
todos, reclama*d*
</line>
</par><par>
<line>
par* si a* *ecis*es * o pl*nejamento *a ec*nomia * *e outr*s aspectos d* vida s*cial, *o **e
</line>
</par><par>
<line>
inviabiliza as ***erda*es
</line>
<line>
políti**s, já que o pr*prio Estado é que ma*erial*en*e, *ecide
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*l**eja, subst*tuindo a v*ntade dos i*divíduos. Por isso, ao Estado d* Direi*o não é dad*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
escol*a d* modo de vida das pes*oas, p*is, se *ssim se permi*e, o*orre a negação da
</line>
<line>
i*dividualidade e d* *iberdade, sendo a ig*aldade p*ra tod*s incompa*ível com a liber*ade, ou
</line>
<line>
seja, a jus**ça distributi*a con*o**e pa*a * n**açã* da l***rdade. Para que pe*maneça possível
</line>
<line>
a liber**de assegurada p*lo Estado de D*reito é pr*ciso qu* haja iguald*de de oportunidades
</line>
<line>
pera*te a lei, ou igu**dade formal, e não mater*al. Assim, para não haver o r*sco ** privaç*o
</line>
</par><par>
<line>
de sua liberdade, os *ndivíduos têm que se con*entar
</line>
<line>
com igual*ade *erante * lei ou a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
iguald*d* *o Estado imp*ssoal.
</line>
</par><par>
<line>
A igualdade de o*ortunidades, como
</line>
<line>
aspecto da liberdade, a base do p*n*amento é
</line>
</par><par>
<line>
hayeki*no. A "liberdad* *e*at*va" ou "**berdade dos modernos" *en*e
</line>
<line>
a reconhecer
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
legitimid*de da* diferenças *ateria*s *dquiridas pelo viés
</line>
<line>
da conqui*ta. *e for
</line>
<line>
desejáv*l
</line>
</par><par>
<line>
p*s*ibilitar
</line>
<line>
* igualdade de **ortun**a*es, aquele que, *om esforço próprio, adqui*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pro*rieda**, não se está servindo de um privi*égi*. Confo*me o a*tor,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *S*, Teresina, v. 13, n. 3, art. 6, p. 111-124, mai./jun. 20*6
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Li*e*dade e a Ig*aldade na Pe*spectiva *os Libera*s Friedrich Hayek e Jo*n Ra***
</line>
<line>
*17
</line>
</par><par>
<line>
é priv*légio também *e, co*o s*cede nos nossos tempo*, o dire**o de produzir ou
</line>
</par><par>
<line>
vender
</line>
<line>
deter*inados bens é reservado p**as auto*idades * *e*t*s indivíduos. *as
</line>
</par><par>
<line>
chama* de pri*i*ég*o * proprie**de privada como *al, *ue todos *odem adquirir
</line>
<line>
segundo as mes*as n*rmas, s* p*rq*e alguns consegu*m *dquiri-la e *utros não - é
</line>
<line>
de**ituir a *alavra p***ilégio do seu *i**ifi**do (H*YEK, 1990, p. 92)
</line>
</par><par>
<line>
O ans*io *ela igualda*e
</line>
<line>
material, por *ma segurança absoluta no a**ndimen*o *s
</line>
</par><par>
<line>
ne*es*idades humanas, se imposto ao *stado como sua responsabilidad*, c*ia o cenár*o ideal
</line>
<line>
par* o surgimento d* Estados aut**itários. Nesse a*riscado caminho *ol*tivi*ta, primeiro o
</line>
</par><par>
<line>
Estado se estabe*e*e como planejador da
</line>
<line>
economia, da produ*ão e do *onsumo e, via de
</line>
</par><par>
<line>
*o**equência, do mo*o d* vida d** p*ssoas; dep*is, prove*do o bem est*r de tod**, por *l*
</line>
<line>
escolhido, dá *os i*di*íduos a sensação de **ualdade material. *ão obstante, assi* fazendo,
</line>
<line>
afas*am dos i*di*íduos as lib*rdad*s políticas, entr* el*s, a de expressão, a de iniciati*a e a de
</line>
<line>
d*cisão, tornando-os pessoas suscetíveis ao con*ro*e e*tatal, o qual, por essas razões,
</line>
</par><par>
<line>
agiganta-se co*o
</line>
<line>
o grande p*otetor ** todos. Eis aí o caminho segu*do *elos Estados
</line>
</par><par>
<line>
t*t*litá*io* do períod* da Segu*da Guerra Mun*i*l na
</line>
<line>
Alema**a e na *tália: o da s*rvidão
</line>
</par><par>
<line>
(HAY*K, *990).
</line>
</par><par>
<line>
Or*, par* prometer a igual*ade materi*l, o Estado Pl*nif*cador visa a um fim, por ele
</line>
<line>
previamente es*olh*do: a equalização dos indivíduos. Então, para a*ingi-lo, o d*t* Estado,
</line>
<line>
c*m* institu*ção "moral", esf*rça-se para **alizá-lo, *n*lusi*e com o uso de s*us mecanismo*
</line>
<line>
de força, *ma vez que a previsão dos res*ltados escolhido* tor*a-s* para ele um instrume*to
</line>
<line>
cont*a e*en*ua*s vontades divergentes, que e*s* Es*ado gara*tidor da igualdade mat*ria* não
</line>
</par><par>
<line>
*o*era,pelo que i*pe*e a expre*são dos **seios in*i*iduais e o ex*rcício
</line>
<line>
das
</line>
<line>
liberdade*
</line>
</par><par>
<line>
*olíticas.
</line>
</par><par>
<line>
A l*berdade negat*va é um *rin*ípio que deve preponderar *o*re o da *gua*dade
</line>
</par><par>
<line>
material, *end* a livre conco*rênci* *m va*o* ** que
</line>
<line>
n*o se *o*e abr*r mão, ainda que,e
</line>
</par><par>
<line>
es*ecial*ente, se em nome
</line>
<line>
de um provedor superior das vo*tade* hu*anas. As
</line>
<line>
liberda*es
</line>
</par><par>
<line>
polí*icas só *ode* se* asseguradas no Esta*o de Di*eito, cujas leis não se dirigem a certos
</line>
<line>
g*upos, porque impessoais. Hayek (1*90, p. 1**) assevera que
</line>
</par><par>
<line>
a impossibilidad*
</line>
<line>
de prevê quem será bem sucedido e quem fracassará, o f*to de
</line>
</par><par>
<line>
recompen*as per*as n*o ser** di*tri**ídas seg*ndo um det*rminado conceito de e
</line>
<line>
mérito ou demérito, dependendo ante* da capacidad* * da so*te de cada um - is*o é
</line>
<line>
tão importante quanto não serm*s capa**s de prever, *a fei*ura da* *eis, q*em em
</line>
<line>
particular sa*rá ganhando o* perdendo com a sua aplicação. E * **rcunstânci* *e, no
</line>
<line>
regime da concorrênci*, o *estin* das dife*en*es pessoas ser determin*do não só pela
</line>
<line>
habilidade e a capac*dade de pr*ver, m** também pelo aca*o e sorte não torna isso
</line>
<line>
menos ver*adeiro.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 13, n. 3, a*t. 6, p. 111-124, mai./j*n. 2**6
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Paiva, A. *. Lima
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
A ju*tiça d*stributiva é, nesse cená*i*, incompatível com o Es*ado de Direito, na medida
</line>
</par><par>
<line>
em que *em*nda a interf*rência *statal nos meios eco*ôm**os e
</line>
<line>
conta*in* o princípi*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
igu*ldade de oportunidades. Só * d*do *o Esta*o d* Direito pro*er diretamente ne**ssi*a*es
</line>
<line>
humanas *m ca*os excepcio*ais, como na hipótese d* ate*dimento aos m*nos fa*o*ecidos que
</line>
</par><par>
<line>
estejam na *itu*ção de
</line>
<line>
vítimas de catástrofes *atur*is, *orque, as*im, não haver*
</line>
</par><par>
<line>
enfraquecime*to *o de*ejo de evit*r a* c*usas * de superar as consequências. *es*a hi*ótes*,
</line>
<line>
o *stado p*ovê aos indi*íduos uma *eguranç* r*lativa, sub**diária e precá*ia, sem lhes usurpar
</line>
<line>
*s liberdad*s po**ticas (HAYEK, 1990).
</line>
<line>
3 RESULT*DOS E DIS**SSÕES
</line>
<line>
3.1 J*h* Ra*ls e a te*r*a da *ustiça como equ*dade: a conciliação possível entre os
</line>
<line>
v*lor*s da liberdade e da igua***de
</line>
<line>
3.*.1 Da s*ciedade democr*t*ca, *a "posição original", do "véu da ignorância" e "da es*r*tura
</line>
<line>
básica".
</line>
<line>
Para Rawls (2003, *. 55), o modo de v*da co*eti*a mais justa está na socie*ade
</line>
<line>
de*ocrá*ica, "um si*tema e*uitativo d* coo**raçã* social *n*re *i*adãos *ivre* e igu*is [...]"
</line>
<line>
que demanda princíp**s que l*e *ejam apropri*dos. A des*eito disso, e* qualquer s*ciedade,
</line>
<line>
inclusive na demo*rática, *amb*m existe* confl*to* de intere*ses, para cuja re*olução são
</line>
</par><par>
<line>
necessári*s nor*as (prin*ípios) que regul*m a melhor forma de organi*á-la,
</line>
<line>
no s**tido
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
me*hor se repartire* *s benefícios produzidos pela c*opera*ã* de todos. Esses princípi**
</line>
<line>
estão na base *e uma justiça como equidade.
</line>
<line>
A escolha de jus*os princíp**s regulatório* da **ciedade democrá*ica depende, se*u*do
</line>
<line>
* te**ia *e Raw*s (20*3), de *m mecan*smo q** assegure * i*pa*cialidade dos *eg*sla*ores.
</line>
<line>
Para ele, "* posição original" na soci*dade é uma si*uação *maginária e* q*e, na bus*a pelos
</line>
<line>
princípio* d* justiça, caberia aos *e*islado*es dessa s*ciedade r*spon**r à s*gu*nte *u**tão:
</line>
<line>
"se fosse possí*el escolher as reg*as que determ*nam a or*anização d* *ociedade (a \estrutura
</line>
<line>
bási*a\), qua*s ser*am as r*gras *ue eu escolheria?" (RA*L*, 2003, p. 112), ou s**a, "[...] é a
</line>
</par><par>
<line>
\situaç*o i*icial\, a
</line>
<line>
parti* da q*a* as p**soas, a*ravés de seus representantes, co*seguem se
</line>
</par><par>
<line>
des*incul*r *e *uas caracterís*ica* * ci*cunstâncias particulares, perm*tindo
</line>
<line>
um acordo
</line>
</par><par>
<line>
e*uitativo entre **ssoas *onsiderada* li*res e iguais" (WE*TER, 2*07, p. 90).
</line>
</par><par>
<line>
R*wls (2003) argumen*a q*e, para respond*r a es** ind*gação co* legitimi*ade
</line>
</par><par>
<line>
r**ion*l e ética, os
</line>
<line>
legi*ladores imagi**rios dever*am legislar em causa própria, d*tados,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Te*esina, v. 13, n. *, art. *, p. 111-124, mai./*un. 2016
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Liber*ade e a *gu**dade na Perspect*va **s Lib*rais Friedric* *ayek e John Ra*ls
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
entretanto, do q*e deno*inou de "v*u da ignorân*ia", pois le*islariam *ara si
</line>
<line>
própr*os pa*a
</line>
</par><par>
<line>
u* temp* futuro, *em s**er q*e* el*s mesmos [l*gis*adores] seria* nesse futuro, nem quais
</line>
</par><par>
<line>
suas profissões e *em me*mo as quais classes sociais pe*ten***iam na vigênc*a das
</line>
<line>
regras
</line>
</par><par>
<line>
criadas, sabendo, apenas, dos fatos gerais da soci*dade humana * dos a*sunt*s *ol*ticos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
econôm*cos.
</line>
</par><par>
<line>
Fatos p*rticu**res nã* poder*am se* conhecidos, pois teriam qu* se im*ginarem **bertos
</line>
<line>
por um "véu de ig*orân*ia" que os im*ed*ria de saber se eles, ap*s escolherem *s pr*ncíp*os,
</line>
<line>
seriam ricos ou *o*res, brancos ou negros, *omen* ou mulheres. * que se estari* *egislando
</line>
<line>
para um futuro p**soa* desconhec*do.
</line>
<line>
R*wls (2003) *ria com ess* teoria catego*i*s que po*si*ilitam uma jus*iça
</line>
<line>
*ro*e*im*ntal pura, e* que as pes*oa*, na "p*sição *ri*i*al", nada saberiam [véu da
</line>
<line>
ignorância] do* se** des*j*s futuros, razão p*r que se vo*taria a *scolher uma estrutura básica
</line>
<line>
de bens primár*os: direitos e liber*ades que consubst*nciassem o* p*inc*p*os de justiça de
</line>
<line>
**a so*ie*ade *quitativa. As *ess*as, legi**ando em **u*a própria, perseguiriam esses
</line>
</par><par>
<line>
objetivos como algo pr**endido par* si e
</line>
<line>
p*ra os ou*ros, já que, assi*, ninguém p*de*ia
</line>
</par><par>
<line>
e**olher pr*ncípios **e favorecessem somente a si (W*LTER, 2007).Sobre
</line>
<line>
o v*u da
</line>
</par><par>
<line>
ignorância, Gond*n e G*n*in (2011, p. *70) informam que
</line>
</par><par>
<line>
as partes nada **b*m
</line>
<line>
sobr* os de**jos que te*ão, el*s escolherão um* **tr*tura
</line>
</par><par>
<line>
bá*ic* basea*a
</line>
<line>
em desejos
</line>
<line>
de *ens p**mários q*e são certos di*eit** e li*e*dad*s,
</line>
</par><par>
<line>
oportunidades, poderes, rendime*tos, *iq*ez* e o auto**e**e*to. As partes, entã*,
</line>
<line>
perseguem esses *b***i*o* como al*o que qu*rem para si e para os *utros. Para is*o
</line>
</par><par>
<line>
e*as seguem as regras
</line>
<line>
habituais de *acionalidade, ou sej*, um conjunto de
</line>
</par><par>
<line>
p*e*er*ncias no meio *as opções que são o*erecidas. As*im, nen*uma parte **de se
</line>
<line>
deixar in*l*enci*r pe*a inveja no **m*nto da escol*a.
</line>
<line>
Desse mod* se g*r*nt*ria que ni**uém ser*a benefi*ia*o ou prejudic*do pelos
</line>
<line>
*esu*tad*s do acas* natural, ou pela contingê*cia das cir*unstâncias s*ci*is devi*o à escolha
</line>
</par><par>
<line>
dos *rincí*ios qu* de*em *egula* a socied**e democr*tica,
</line>
<line>
uma vez *ue todos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
participant*s e*tariam e* situa*ão sem*lha*te e sem co*diç*es de desig*ar n*rmas *e*tri*a* *
</line>
<line>
um* cond*ç** par*icular. Os **in*ípios da justiça ser*a*, assim, o r**ultad* de um a**rdo ou
</line>
<line>
negociação eq*itativa.
</line>
<line>
Pa*tindo da po*ição original" e *obe**a pelo "véu da ignorância", os próprios "*id**ãos
</line>
<line>
livres e igu*is", leg*slando e* causa própr*a, revelariam, segundo Raw** (2*03. p. 60),
</line>
<line>
ine*itavelmente, *ois princípio* de reg*lação da "estrutura b*sica" da *o*ied*de democrática
</line>
<line>
e assegu*ado*es da *ustiça c*mo eq*ida*e:
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 13, n. *, art. 6, p. 111-124, m*i./jun. *016 www4.fsan*t.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Pa*va, *. J. Lima
</line>
<line>
120
</line>
<line>
Prime*ro: cad* *e**oa terá direito igu*l ao mais vasto sis*ema t*tal d* liberdades
</line>
</par><par>
<line>
básicas
</line>
<line>
ig*ais q*e seja compatível com u* sistema semelha*t* de liberda*e pa*a
</line>
</par><par>
<line>
todo*.Seg*ndo: as de*igualdad*s sociais e econôm*cas serão dispostas de f*rma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*erem simultanea*ente, a) para o maior be*efício dos m*n*s
</line>
<line>
favor*cido* b) e
</line>
</par><par>
<line>
ligad*s a pos*os e posições *cessív*is a todo*, em condições de ig*alda*e e
</line>
<line>
opo*tunidade justas.
</line>
<line>
*.1.2 Da liberdad* * da igualdade em Ra*ls.
</line>
<line>
Para Rawls (2003), o pri*eiro *rin*ípio é a garantia das liberdades individuais básicas,
</line>
<line>
como liberd*de de ex*ressão, l*b*rdade de associação, lib*rd*de de cu*to, etc. O *egund*, p*r
</line>
<line>
sua ve*, *tinge as desi*ualdades *o*iais, pro*urando diminu*-las sem, no entanto, sacr**ic*r a
</line>
<line>
*gualdade de op**tunidades, pro*iciand* a ig*aldade *quitativa de oportunida*es (p*ural*s*o
</line>
<line>
raz*á*el).
</line>
</par><par>
<line>
*awls (2003) defin* para os dois princípios d* *us*iça equit*tiva u*a or*em
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
precedên*ia, de m*do que o *rim*iro (l*berdades in*iv*duais bás*ca*) precede * segundo, *ue
</line>
<line>
bus*a mi*imizar as de*igu*ldad*s *njustas, ou seja, a igualdade equ*tativa de oportunida*es
</line>
<line>
t*m precedência *obre o princípio da difere*ça. *egundo Rawls (2003, p. 65), *ssa ordem
</line>
</par><par>
<line>
signific* que,
</line>
<line>
ao aplicar um p*i*cípio, parte-s* do *uposto de que *s a*teriores já e*t*ri*m
</line>
</par><par>
<line>
sa*i**ei*os, esta*do se*pre em primeiro
</line>
<line>
plano as liber*ad*s
</line>
<line>
básicas. *aw*s (2003) é um
</line>
</par><par>
<line>
liberal, m** *n**nde q*e, *ssegur*da* as lib*rdad*s
</line>
<line>
básicas, dev*-*e b*sc** mi*imizar as
</line>
</par><par>
<line>
des*gual*ad*s inju*tas, pelo que é consid*rado um li*eral igualitá*io. Como assevera V*TA
</line>
<line>
(2011, p. *73),
</line>
<line>
a *egu*da vertente do liberalismo contempor*neo a ser considerada, quando o fo*o
</line>
</par><par>
<line>
rec*i *m concepçõe* de just*ça soc*al e p*lítica, é aq**la à qual
</line>
<line>
se aplica
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
de*ominação libe*alismo i*ualitário. John Raw*s é a personalidade central d*ssa
</line>
<line>
vert*n*e.
</line>
<line>
* adoção e a r*ali*ação *os dois prin*ípios de j*s*iça como equidade *ossibilitam, *a
</line>
<line>
pers*ectiva de Rawls (*003), qu* um* s*ci*dad* *e** democrática, ob*ervando-se a equ*dade
</line>
</par><par>
<line>
co*o elemen*o **alificador
</line>
<line>
da justiça, se*do esse o valor a ser
</line>
<line>
afir*ado pe*a v*da
</line>
<line>
coletiva.
</line>
</par><par>
<line>
Ele constrói um sofisticado mecanismo,
</line>
<line>
com o q*a*, uma vez as*egu*ada* as lib*r*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
básic*s, defende a afirmação po*sív*l da e**idade como *orma *e mi*imi*ar as desigual*ades
</line>
<line>
injustas, perm*t*ndo interdependência entr* o exercício *as liber*a**s e o da *epar*ição dos
</line>
<line>
benefício* prod**idos pel* **operação de *odo*.
</line>
<line>
Rawls (2003) t*orizou um equilíbr*o possível entre liberda*e e igualdade, que sã*, e*
</line>
<line>
essência, valores políti*os centrais que *onfl*tam *ntre si, *nclusive na tra*ição liberal, na qual
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
igua**a*e *e* menor saliê*cia (V***, 1999). *le recon*ece
</line>
<line>
que *s pess*as sã* dife*e*tes
</line>
</par><par>
</page><line>
*ntr* si do ponto de vista fático, contudo, **rnam-se juridicamente ig**is, mesmo auferindo
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 6, p. 111-124, mai./*u*. 201* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Li*erdade e a Ig*alda*e na Pe*sp**tiva do* Liberai* Fri*dri*h Hayek e Jo*n R*wls
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
benefí**os em graus dist*ntos na repartição dos bens da vi*a, se as dif*renças permitirem ess*s
</line>
<line>
ben*f***os a quem exerce sua* liberda*es com fu*damento e* ta*entos (ig*alda*e de
</line>
<line>
oportunida*es: distinção meritória), *, ainda, *e esses *al*nt*s, quan*o exe*cidos, *ropiciam
</line>
<line>
também *enefícios *o *aior número possív** de pessoas menos favorecidas.
</line>
</par><par>
<line>
Em Rawl* (*003), * vida colet*va **sta não depen*e unica**nte da garantia
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
liberd*d**, muito emb*ra não sej* ele um adep*o *a doutrina coletivista, da qual tem rec*bido
</line>
<line>
críticas, conforme e*pres*a Silvei** (*007, p. *71):
</line>
<line>
Os comunitaristas critic*m o esq*ema contratualista da teoria da jus*iça de Rawls
</line>
</par><par>
<line>
que procu*a compre**der as estruturas
</line>
<line>
da *ociedade d* um* forma idealizada.
</line>
</par><par>
<line>
Também criticam a id*i* *e uma jus*iça pro*e**men*al que, de fo*ma in*ependente,
</line>
<line>
possa oferecer um* base suf*ci**te *ara as *nstituições sociais.
</line>
<line>
3.2 Haye* e Rawls: doi* *od*los de li*eralismo
</line>
<line>
Assi* como H*ye* (1990), Rawl* (2*03) põe, em s*a *e*ria da just*ça, a liberdade em
</line>
</par><par>
<line>
prime**o pl*no, como
</line>
<line>
um valor a ser afi*ma*o antes da i**a*dad*, *o*tudo, *efe*e-se a u*a
</line>
</par><par>
<line>
*ociedade democrática, *e cidadãos *ivr*s * iguais, pa*a des*gnar o modo m*is justo d* vida
</line>
</par><par>
<line>
coleti*a, v*i além de Hayek (1990), que se co*tenta co* * igualdade per*n*e a lei, desde e
</line>
<line>
que o indi*íduo sej* *ivre no Estado d* Direito, e para quem é suficiente a i*ualdade f*rmal
</line>
<line>
(i**aldade d* oportu*idad*s), **m qualquer condi*iona*te.
</line>
<line>
R*wls (*003) não se co*t*n*a com o Estado de Dir*ito, im**s*oal e fulcrado na norma
</line>
</par><par>
<line>
formal, defendido por Hayek (1*90). Para
</line>
<line>
ele, *oci*dade democráti*a *ão a
</line>
<line>
**pi*a *penas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
igualdade formal perante * lei,
</line>
<line>
poi s a
</line>
<line>
sociedade democráti*a e jus*a pretend* t**b*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*g*a*dade possível e não tole** des*guald*des inju*tas.
</line>
<line>
Na teor*a de Raw*s (2003), * sociedade dem*crática deve ser regida p*r prescr*ções
</line>
</par><par>
<line>
n*rmativas que lhe g*rantam a esta*ilida*e, *um cam*o de ***tiça para os in*ivíduos que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
compõem, se*do necessário, para q*alifica*-se como d*mocrática e estáv*l, que se submeta a
</line>
</par><par>
<line>
um conj*nto *ormativo dis*osto *m
</line>
<line>
princíp*os *e j*st*ça, mas não quaisquer princí*ios de
</line>
</par><par>
<line>
j*stiça e sim *m elenco *e princípio* sabiamente *scolhidos e promulgad*s, para assegura* os
</line>
<line>
va*ores que lh* sejam mais ca*os. Raw*s (200*) é, assim, um l**eral, q*e busca min*mizar o
</line>
<line>
r*sc* *e ocorr*ncia de i*justiças *a competição li**e entre pessoas dife**ntes e que pode levar
</line>
</par><par>
<line>
a um grau de d*sigu*ldade i*suportá*el. A com*et**ão
</line>
<line>
ent*e pessoas liv*e* di*er**tes não e
</line>
</par><par>
<line>
pode, por isso *es*o, deixar *e consid*rar o aspe*to das dif*renças, razão pela qual se diz
</line>
</par><par>
<line>
que a teoria d* Rawls (20**) é normativa, pois p*es*reve condu*as que ga*antam q*e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. *3, n. 3, **t. 6, p. 1*1-12*, ma*./jun. 2**6
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Paiva, A. J. Lima
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
*ndivíduo*, vive**o em s*ciedad*, *eja* livres e, a despeito de suas **sigualdades nat*rai*,
</line>
<line>
sej*m ju*idicamente iguais.
</line>
<line>
A relação entre l*berdade e i**aldade em Ra*ls (200*) * em *ay** (*990) é sopes*da
</line>
<line>
d* modo diferente. Raw*s (*003), mesmo primando p**as l*berd**es bás*cas, pre*e*de mais
</line>
</par><par>
<line>
que um a
</line>
<line>
igualdade fo**al p*rante a lei, e defende um liberalism*
</line>
<line>
*gu*li*ário,
</line>
<line>
e*bora *ã*
</line>
</par><par>
<line>
bu**ue uma dis*ri*uiç*o igua* do* bens da vi*a *ntre o* indi*íduos, por forç* *e uma opçã*
</line>
<line>
política c*ntralizad* no Estado, sen*o, como H*yek (1990), avess* à i*eia *e justiça
</line>
<line>
distributiv*.
</line>
<line>
4 CONSIDERA**ES FINAIS
</line>
<line>
A vis** *iberal sobre o conf*ito entr* liberdade e ig**ldade na t*o*i* p*lítica *õ* em
</line>
<line>
evid*n*ia a li*erda*e sobre a igualdad*. Mes** entre *s liberais, co*tudo, não há consenso
</line>
</par><par>
<line>
sobre o mo*o
</line>
<line>
de como assegurar que
</line>
<line>
a *ib*rdade prevaleça, dis*utindo e**re si **
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prevalênci* da liberd*de s*bre a ig*aldade deve s*r co*dici**a*a (libera*ism* igua*itário),
</line>
<line>
como na *osição de Rawls (2003), ou se inc*ndi*iona*a (liber*lismo tradicio*al), como na *e
</line>
<line>
Haye* (1990).
</line>
</par><par>
<line>
Rawls (*003) ideali**u u* p*oces*o para exe*c*cio, *anut*nção e co*p*tibil*zaç*o o
</line>
<line>
das liberdades bási*as com ce*to nível de igualda*e materia*, p*lo que se apóia na **rsp*cti*a
</line>
</par><par>
<line>
liberal i*ual*tária, *iferindo de Haye* (1990), instituidor
</line>
<line>
teórico do ne*liberalismo, que
</line>
</par><par>
<line>
e*altece a liberdade sem lhe submeter a qualquer
</line>
<line>
co*dici*nante f*ndada na igua*da*e
</line>
</par><par>
<line>
material entre as *essoa*, inaugurando uma reaçã* *os mo*imentos coleti*istas de seu te*p*
</line>
<line>
em reaf*rmação das ideias *o li*eralismo clássic*. O igual*tarismo liberal de Rawls contrast*-
</line>
<line>
se, assim, com a ***ição libe*al t*adicional d* Hayek.
</line>
<line>
Essa interpre*a**o do igu*litar**mo - que de*e ser comp*eend**a le*ando-se em
</line>
</par><par>
<line>
*on** os três componentes n*rmat*vos discutidos: a just*ça
</line>
<line>
liber*l, a igua*dad*
</line>
</par><par>
<line>
equitativa de oport**id*des e um princípio de reciprocidade que tem por objeto as
</line>
<line>
desigua*dades de renda * riqueza - contrasta não *ó com o libe*alismo tradici*nal *e
</line>
<line>
H*yek e Nozick, *as também, como já foi mencionado, com a daqueles *ue
</line>
</par><par>
<line>
acreditam que o alcance da justi** social está li**tad* * ab*lição d* pobreza e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
garan*ia *e cer** pa*rão de vida *ecente p**a tod*s (VI*A, *0*1, p. 5*9).
</line>
</par><par>
<line>
A *iberd*de, *e*mo par* quem é liberal,
</line>
<line>
quando colidir com * igualdade, d*ve ter
</line>
</par><par>
<line>
l*mites? Rawls (*003), difer*ntemente de Hayek (1990), respo*de *ue, no seu exerc*cio, *im,
</line>
<line>
j* q*e e**e exercí*io *eve compa*ibiliz*r-se com a *gualdade pos*ível. Tra*a-se de um* t*oria
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, n. 3, ar*. 6, p. 111-**4, mai./jun. 20*6
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www4.f*anet.com.br/revista
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<line>
A Liber*a*e * a Igual*ade na Per*pectiva dos Libera** Fr*edric* Ha*e* e John Rawls
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
q*e c*iou um **stem* de *reserv*ção e exercí*io d* *áximo de liberdad*s básicas pel*s
</line>
<line>
ind*víd**s combinado *om o maio* g*au *e iguald*de *o*sível e*tre as pe*soas.
</line>
<line>
RE*ERÊ*CIAS
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*ev. FSA, Tere*i*a, v. **, n. *, art. 6, p. 111-*24, mai./jun. *0*6
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<line>
*ww4.f*anet.*om.*r/revi*ta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)