<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art.3, *. 31-48, c 2016 </line>
<line> ISSN Impre*s*: 1**6-6356 ISSN Eletrô*i*o: 2*17-2983 </line>
<line> http://dx.d*i.org/10.12*19/201*.13.6.3 </line>
</par>
<par>
<line> A Importância da Opinião Pública dos *isitan*es em Ambientes Museológicos: Mu*e* </line>
<line> Afro-Bras*le*ro </line>
<line> The **portance of Pu**ic Opinion o* Visitors in *nvir*n*ents Muse*ms: Museu Afro </line>
<line> **asil*iro </line>
</par>
<par>
<line> Anayl*on d* Jesus *e *ima </line>
<line> Pro*rama de Pós Graduaçã* em *useologia / Univ***idade Fed*ral da Bahia </line>
<line> Gra*uado em Tu*ismo e Hotel*ria pela Univers*da*e Estadual da Ba*ia </line>
<line> E-mail: a*li*a90@hotm**l.com </line>
<line> Gi*so* Magno dos Sa*t** </line>
<line> Doutor e* Teologia pela Po*t*fícia Uni*ersidade Gr*goriana </line>
<line> Professo* da U*iversidade F*der*l d* Bahi* </line>
<line> E-mail: mag*o.g*l*on@hotmai*.com </line>
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<column>
<row> *ndereço: Anayl*on de Jesus de Lima </row>
<row> Endereço: End*reço: Pousada St*l*a *o*ic*l - Rua *idi* </row>
<row> *orja, 207, Stella M*r*s, CEP: *1.600-550, Sa*vador/ </row>
<row> BA, **a*il. </row>
<row> Endereço: Gilson Magn* dos Sa*t*s </row>
</column>
<column>
<row> Editor C**n*ífi*o: Tonny K*rley de Ale**ar Rodri*ues </row>
<row> Art*go recebi*o em 2*/08/2016. Úl*ima vers*o </row>
<row> rece*ida em 17/0*/*016. Aprov*do em 18/09/2016. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> *nde*e*o: Universidade Fede*a* da Bahi*, Instit**o </row>
<row> de Le*ras. Rua Barão de Gerem*abo s/n* *ampus </row>
<row> Universitário- Ond*na 40170-*90 - Salvador, BA - </row>
<row> Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Ava*iado p*l* sistema T*iple Revi*w: De*k *evi*w a) </row>
<row> pelo Edito*-Chefe; e b) Double Blind *eview </row>
<row> (ava*iaç*o *ega po* dois avaliadores da *rea). </row>
<row> Revisã*: Gr**atical, *ormat*va e de *o*mata*ão. </row>
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<line> A. J. Lima, G. M. Santo* </line>
<line> 32 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> Este traba*ho tem como final*d**e a*alisar a i*portância d* opi*ião pública *os visitan*es nos </line>
</par>
<par>
<line> ambientes museológic*s, e*bo*ar um perfil de público visit*nte, ap*nta* ações a serem e </line>
<line> tomadas em f*vor do públ*co, u*ilizando *omo objeto de análise o museu A*ro-Brasil**ro </line>
<line> localizado em Salvador - Bah*a, ** Te*reiro de **sus. * re*e**ncial teó*ico fo* embasad* em </line>
<line> especial*s*as como *ortara (2005), Halbwachs (20*6), *u*ião (2001), Alv*s (2011) e, </line>
<line> Hohlfel*t (**1*). C**o metodologi* utilizou-se de pes*ui*a de g*binete, p*squisa aç*o junto </line>
</par>
<par>
<line> *os visitantes no museu com aplicação </line>
<line> d* *uestionários e *esquisa </line>
<line> qualitativa, por *e*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> entr*vista com </line>
<line> *s *e*tores. Do total de visitantes p*squisad*s, *erca de 96% </line>
<line> considera*am </line>
</par>
<par>
<line> muit* i*portante ou indispensáv*l a r*alização d* pe*quisas de o*inião publ*ca nos a*b*en**s </line>
<line> mu*e*l**icos. At*avé* d** res*lta*o* do tr*balh*, considera-*e **cessár*a a int*nsific**ã* das </line>
<line> pesqui*as de opinião publica nos *useus, almejando cada vez mais a sat*sfação e melhoria da </line>
</par>
<par>
<line> imagem *os ambientes museológicos, possi*ilita*do à sociedade um aces*o mais </line>
<line> flu*do </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ducaç*o, *lém d* uma possível revisão d** fic*as de regis*ro de visitan*es, incluindo novos </line>
<line> quesitos. </line>
<line> Palavras-**ave: Visitantes. Am*ientes Museológico*. Opini*o Pública. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
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<line> This work has the finality </line>
<line> to a*alyse t*e im*ortance of public opin*on of th* </line>
<line> visitors i*to </line>
</par>
<par>
<line> museums, *ketc* a vis*tor pu*lic profile, and to show *ctions to be taken i* fa*or of a public </line>
</par>
<par>
<line> *sing as an object </line>
<line> of a*alysis the M*seum Afro-Bras*lian </line>
<line> located i* Salvador-Bahia in t** </line>
</par>
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<line> Terreiro de J*sus. The theor*tical framework was b*s*d in ex*e*ts as Mortara </line>
<line> (2005), Hal*wachs (200*), Julião (2001), Alves (*011) *n* *ohlfeldt (2015). T*e </line>
</par>
<par>
<line> meth*dology us*d was de*k research, action rese*rc* w*th v*sitors in </line>
<line> *he museum with </line>
</par>
<par>
<line> qu*st*onna*res and qual*ta*ive r*search t*ro*gh interviews w**h manage**. About 96% of the </line>
<line> *i*itors surv*yed *on**dered very impor*a*t or essential to carry ou* opinion pol*s published </line>
</par>
<par>
<line> i* museum e*vironment*. Th*oug* the re*ults of this w*rk, it i* </line>
<line> considered necess*ry th* </line>
</par>
<par>
<line> in*ens*fication of *pinion *olls </line>
<line> *n *he museums e*v*ro*m*nts, t* get the sa*isfactio* and to </line>
</par>
<par>
<line> i*prove the *mage of museums enviro*ments givi*g the soc*ety the possibility to **cess more </line>
<line> fl*id educa*ion, and a possible revision of the ch*p visitor l*g incl**in* new requireme*ts </line>
<line> Keyw***s: Visi*ors. Muse*m Environments. Pu*lic O*i*ion. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Te*esi*a, v. 13, *. 6, *rt. 3, p. 31-48, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> * *mportância da Op*nião Públic* dos *isita**e* em Ambient*s Museoló*icos: Museu Afro-*ra*ileiro </line>
<line> 33 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
<line> Ao l*ngo *os anos, *s museus têm *assado por **danças *ignific*tivas *iante dos </line>
</par>
<par>
<line> processos evolutivo* das so**edades mund*ais. Co* o ***e*t* da in*e*net e d*s </line>
<line> novas </line>
</par>
<par>
<line> tecn*log*as **sociado à m*dança comportamental das pess*as, *ob*etudo em relação </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> atividad*s </line>
<line> de entrete*imento, o museu tem </line>
<line> sur*i*o </line>
<line> c*mo u*a das opçõe* at*aen*e* *ara </line>
</par>
<par>
<line> captar vis*t*ntes potenciais. </line>
<line> A ca*ital baiana possui e* se* C*ntro Hi*tór*co uma sér** de *u*eus distri*u*dos sob </line>
<line> inúmeras t*mát**** * ambiçõ*s enaltecendo, inevita*elmente, a diversidade cultural e o </line>
<line> pat**mônio mate**a* e imate*ial do Es*ad*. O Mu*e* *fro-Br*s*leiro (o**eto de estu*o) foi </line>
</par>
<par>
<line> inaugurado em 07 *e janeiro </line>
<line> d* *98*, e* pré*io histórico, no ce*tro antig* de Sa*vador, </line>
</par>
<par>
<line> const**ído no local *nde funcion*u o Real Col*gio *os *e*uí*as, do século XVI ** X*III e, </line>
<line> mais tard*, e* *808, a pr*meir* Esc*la de Me*icin* *o *rasil (MAFR*, *016). </line>
</par>
<par>
<line> O M**eu fruto de um convên*o entre *s M*nistério* das Relações Ex*eriores e d* é </line>
</par>
<par>
<line> Educação e *u*tu*a, o G*verno do *stad* da Bahia, a Pre**i**ra da Ci*ade de Salvador e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *niver*ida*e Federal d* Bahia, *r*ão </line>
<line> ** qual *e acha ligado através *o Ce*tro de Estudos </line>
</par>
<par>
<line> *f*o-Or*enta** (MAFRO, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> *lém do **FRO, f**ciona ta*b*m n*s*e edifício </line>
<line> o Museu de *rqueologia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Etn**o*ia (MA*), te*do o *ro*essor Valen*im *al*eron, p*ime*** arqueól*go a realiz*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*squisa sistemática na Bahia, como doador de </line>
<line> vul*osa c*leção para esta casa museoló*ica, </line>
</par>
<par>
<line> mas que não a viu co*validada por ter morr*do antes *a sua inauguração (*AE, **14). </line>
<line> O seu *r*jeto o*iginal, *e 1974, co*ce*i*o *elo a*tropólo*o e f*t*graf* Pierre Verger, </line>
<line> fo* desenvolvido *ela a**uite** J*cyr* *swald e *e*a etnol*nguista Yeda Pes*oa *e Ca*tr*, </line>
</par>
<par>
<line> dent*e o*tros professores pesquisadore* da U**v*rsidade Federa* d* Bahia e co**ultores e </line>
<line> extern*s (MAFRO, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> * museu possui lo**lizaçã* pr*v*legi*da no Ce*tr* H*stóric* </line>
<line> de Salvador, uma </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> áreas d* *aior ap**o tur*stico na ca*i*al baian*. Por esse mo*ivo o espa*o a*rai </line>
<line> um vas*o </line>
</par>
<par>
<line> número *e vis*t*n*es de </line>
<line> out*as cidades, *stad*s e países que se impressionam *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> arquite*ur* do p*édi* e com as ri*as col*ções *xistentes nos dois museus ali situ*d*s. </line>
<line> Por se trata* de um equipament* que vi** o enr*quecimento da d*sse*inaçã* *a cultura </line>
</par>
<par>
<line> afro-bra*ile*ra e afr*-*riental, é im*ortante sa*er o que </line>
<line> as pess*a* que visitam *ste *s**ço </line>
</par>
<par>
<line> acham *os serviços </line>
<line> prest*dos e das ex*ecta*iv*s qu* eles possuem *e um **seu *om tal </line>
</par>
<par>
<line> proposta. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resi*a PI, v. 1*, n. *, *rt. 3, p. 31-48, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
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<page>
<par>
<line> A. J. Lim*, G. M. Santo* </line>
<line> 34 </line>
</par>
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<line> Se*do assim, s*r*iu a *niciativ* de dese*vo*vime**o de*sa breve pes*uisa, *is**do à </line>
<line> co*f*rmidade d*s t*orias existentes acerca da importância das p**q*isas de op*n*ão pu*lica </line>
<line> junto ao públi*o museológic*. </line>
<line> A rea*i*açã* *e*te trabalho pod**á c*ntribuir **m * di*e*ão do mus*u pe*m*tin*o-lhe </line>
</par>
<par>
<line> *er uma vi*ão par*ial do perfil do seu pú*lico bem como </line>
<line> c*nhecer a* </line>
<line> demandas de q*e </line>
</par>
<par>
<line> necessi*am poden*o propo**ionar não apena* con*ecimento, m*s também confort* e </line>
<line> desejo </line>
</par>
<par>
<line> de r*torno * *elhorias para o espaço. </line>
</par>
<par>
<line> A obtenção desses dados pode aux**iar o*tra* uni*ades museais, norteando uma g*stão </line>
<line> m*is sustentável e consciente, possib*lit*nd* mel*or p*odutivi*ade do espaço e re**rno </line>
<line> s***sfatór*o para a socie**de. </line>
<line> * REFERENCIA* TEÓRICO </line>
<line> 2.1 M*seus e Patrimôn*o Cultural </line>
<line> O mun*o é um emara*hado *e memórias, sig*os, símbol*s e r*stros, lembr*nças que </line>
<line> po*suem relevânci* e apreço *ara *s indivíduos. "Para ev*car seu *ró**io *assado *m g*ral a </line>
<line> pessoa p*eci*a recorrer a lembra**as de outros, e se tran*po*ta a pontos de referenci* que </line>
<line> ex*stem for* de *i, determinado* pe*a sociedade" (HALBWACHS, 2006, p. 72). </line>
<line> O* museu* pod*m *er co**idera*o* eq*ipamentos c** extrema capacidade d* ag*egar </line>
<line> as lembranças de *m *ovo, como uma pratelei** a*e*ta para co**ulta e *eleite da soci*da*e. </line>
<line> "A noção *ontemporâ*ea de *useu, embora esteja associada à arte, ciência e memória, c*mo </line>
<line> *a ant*guida*e, *dquiriu *ov*s significados ao *ongo da **stória" (JULIÃO, 20*1, *. 20). </line>
<line> Tem-*e notado a con*tante busc* das in*tituiçõ*s museais em se est*bel*c*re* como </line>
</par>
<par>
<line> espaço* </line>
<line> c*lturais *ue atraem </line>
<line> visitantes </line>
<line> *iversos para suas unida*es. *ssa *us*a pode ser </line>
</par>
<par>
<line> j*stificad* pela *oncepção, que se tem, de *ue o* museus, dentre outr*s f*nções, são *sp*ços </line>
<line> de lazer, diversão e ent*eteni*ento. André Desvallées e François M*iresse (2013) re*t*ra* a </line>
</par>
<par>
<line> definição de mu*eu *om base </line>
<line> no </line>
<line> *CO* (2007) para o qua* o mus** é **do como uma </line>
</par>
<par>
<line> instituição abe*ta ao público </line>
<line> qu* adquire, conserva, estuda, </line>
<line> expõe *ra*smite o p*trimônio e </line>
</par>
<par>
<line> material e imaterial *a human*dad* e do seu **io, c*m fins de *s*udo, edu*aç*o e d*leite. </line>
<line> "Conc*bidos c*m * fu*ção *e educar o povo de*de a Revolução F*ancesa, os museus, </line>
</par>
<par>
<line> no entant*, m*nti*eram-se *or l*ngo t*mpo como *ma espéc*e *e lugar sagrado, alheio </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> realida*e d*s *oci*dades nas quais *stavam inser*do*" (J*LI*O, 20*1, p. 2*). *ss* tendênci* </line>
</par>
<par>
<line> exe*rou do processo </line>
<line> uma *rande </line>
<line> parcela das naçõe* *ue constr*íram esse lega*o, me***os </line>
</par>
<par>
<line> que co*so*idaram a acumulaçã* de arte*atos histó*ico* da h*ma*idade. </line>
<line> R*v. FSA, *eresina, v. 13, n. 6, art. *, p. 31-48, nov./dez. 2016 ww*4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Importância *a Opinião Pública dos Visita*tes em Amb*entes Museológic*s: Museu Afro-B*asi*eir* </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> P*de-se enten**r como legado, p*trimônio ou herança as m*rcas deixa**s pe*o </line>
</par>
<par>
<line> homem </line>
<line> d*rante sua t*aj*tória n* terra. O *PAC (2016) define o </line>
<line> pat*imônio cultura* como </line>
</par>
<par>
<line> "t*d* * </line>
<line> qu* faz *arte ** construção hist*ric* * cultural do ser humano em um determin*do </line>
</par>
<par>
<line> espaço físico". </line>
<line> De *cordo com a c*nstituiçã* Federal (1988) "*o*stituem p*trim**io cul*u*al </line>
<line> bra*ileiro os bens de nature*a *a****al e i*aterial, tomados in*ividua*me*te ou em conjunto, </line>
<line> po*tado*e* de referência à identida*e, à *ção, à mem*ri* *os d*ferentes grupos formad*res d* </line>
<line> s*ciedade brasileira". </line>
</par>
<par>
<line> A* defin*ções *elatadas tr*z*m a **na um* sér*e de ações </line>
<line> que o </line>
<line> homem produz </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reproduz *o lon*o da sua vida e *ue são *antidos ou pre**rv*dos de acordo c*m a relevância </line>
</par>
<par>
<line> q*e tais práticas </line>
<line> possuem par* um gr**o. Os elementos que compõem a g*l*ria *e </line>
<line> bens </line>
</par>
<par>
<line> *ulturais de um povo poss*em relaçã* direta com a identi**cação que o *ndivíduo tem com </line>
<line> estes bens. </line>
<line> Entende-s* "a identidade como um proce*so de identificações hi*toricamente </line>
</par>
<par>
<line> apropria*as que *onferem sent*d* a* </line>
<line> **upo" (*RUZ, *993 apud *ODRIGUES, 2001, p. 3). </line>
</par>
<par>
<line> Através dela é possível conside*ar </line>
<line> *s relações de pertenci*en*o a um povo ou </line>
<line> nação que </line>
</par>
<par>
<line> estabe**ce rela*** *f*tiva c*m *s me*bros. Mas a ide**idade não *e limit* a uma ún*ca </line>
</par>
<par>
<line> *ropagação. "Exi*te </line>
<line> em todas as sociedade* uma en*rm* variedade de ide*tidades (*u*her, </line>
</par>
<par>
<line> ho*em, hetero/homos*exual, jovem, adulto, \black/white\, etc)" (RO*RIGU*S, 200*, p. 3). </line>
<line> Ou s*ja, a *dentidade p*ssui ide*ti*ades. </line>
<line> Por um longo per*odo os museus se mantiver*m co** altares ina*ess*veis *os *o*o* </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> *e*eram a memóri* </line>
<line> e passado his**rico. A*nda * </line>
<line> *ue a Mesa Red*nda de San*iago </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Chile, em *972, ten*a sido *onsiderada um marco de extr*m* *elevânci* para a *useolog*a, </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> m*d*nças esperadas não se concre*iz***m como </line>
<line> deveriam (JULI*O, 2001). No Brasil as </line>
</par>
<par>
<line> su*i* renovaç*es come*aram a *e**rc*tir nos a*os oite*ta, por meio de *nici***vas que </line>
<line> *uscavam revitaliz*r varias *nstituições, ad*quand*-a* *os parâmetros da *ova mu*e*logia. </line>
</par>
<par>
<line> Concorda-*e que o p*trimônio *ultural </line>
<line> está inti*amente ligado à identidade * </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> memória coletiva. Essas qu*lidades favore*em uma v*sta gam* de d*scussões, como *s </line>
<line> afi*i*ções e pe*tenças que cada indiv*d*o possu* e que * in*ere em um ambient* habitual, ou </line>
<line> não. Por*m, a pre*ente pes*ui*a propõe analisar a imp*rtância *a opi*i*o public* dos </line>
<line> vi*ita*tes nos museus, utiliza*d* di*erentes b*ses c*nceit*ais para elucidar o discu*so. * fim </line>
</par>
<par>
<line> de relac*o*ar </line>
<line> es*as conc*pç*es é *mportante discuti* a função que o muse* possui nos dia* </line>
</par>
<par>
<line> atuais e como o pú*lico pode faze* p*rte do processo. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na P*, v. 13, n. 6, art. 3, *. 31-48, **v./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Lima, G. *. *anto* </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Turismo e *omunicação </line>
</par>
<par>
<line> As *númeras opções oferecidas no mus*u fazem com que e*tes equipamentos sejam </line>
<line> considerados atrati**s tu**sticos e culturais par* a s**ieda*e, concorrendo com outros espaços </line>
</par>
<par>
<line> de socialização e lazer. O turismo c*lt*r*l po*e ser consider*d* um dos seg*ime*tos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> atividade turística que ma*s utiliza museus em seus rotei*os, por *i*p*r de elemen*os </line>
<line> *lternativos que in*rementam a e**eriênci* d* turista no *ocal **sitado. </line>
</par>
<par>
<line> O turismo cul*u*al é definido como um "conj*nto *e </line>
<line> atividades que se desenv*lvem </line>
</par>
<par>
<line> *om a fin*lidade *e facilitar para o turista alguns conhecimentos e ampliar sua cultur*, a partir </line>
<line> de uma pers*ectiva *e t*mpo li*r* * da *ivi*ização do lazer" (MONTEJANO, 2001 ap*d </line>
<line> SIL*A, 2009, p.41). </line>
<line> E*te s*gu*m*nto do turismo representa um* das *a*s a*tiga* *or*as de lazer as*ocia** </line>
<line> ao conh*cimento *a h*manid*de. Segundo o Ministéri* d* *urismo: </line>
<line> As viagen* de i*teresse cu*tural nasceram na Europa *ob * ég*de do renascimento </line>
<line> ita*iano, quan*o a aristoc*acia se deslocava interessada *m con*ecer o* sít*os </line>
<line> histórico* * arqueol*gic*s que inspirar*m artistas como *ichelangelo * Da Vinc* e </line>
</par>
<par>
<line> depois ** próprias *idades que foram o </line>
<line> be*ço do *ov*m*nto a*tí*tico (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 2010). </line>
</par>
<par>
<line> D*sde o pe**odo </line>
<line> m*nciona**, os locais que re*gu*rda*am </line>
<line> *estí*ios *e me*ória </line>
</par>
<par>
<line> hist*ric* foram os princ*pai* atrativos tur*st*cos da aristocr*cia onde s* tinha a final*d*de de </line>
<line> lazer e in*piração sob o conhe*iment* da humanidade. P*de-se considerar a re**ção tur*smo- </line>
<line> c**tura-museu *ais a*tig* do que *e imagina, a*esa* de e*istirem na contempo*a*eid*de </line>
<line> p**adig*as *ue l*mitam essa *ela*ão. </line>
</par>
<par>
<line> De t**o modo, *endo em vist* a vari*dade *e **teresses e expec***ivas </line>
<line> *ue estes </line>
</par>
<par>
<line> p**licos poss*em em virtude da sua *ivers*da*e *ultura*, o* *useus pas*am a ter o p*pel de </line>
<line> comu*icar a todos os públicos de fo*ma equ*tativa e d**ocrát*ca * conhecimento e a me*ória </line>
<line> *a hum*nidade. Para i*so, * fundamental que s* faça uso de técnic** eficientes da </line>
<line> comu*icação, p*ra que * informaç*o possa chegar a* público. </line>
<line> O Pribe**m (2016) conceit*a com*n**açã* c*m* * prá*ica ** *ampo de estudo qu* se </line>
<line> debruça sobre a infor**ção, sua transmi*são, captação * impacto s*cial. An*ré Desvallé*s e </line>
</par>
<par>
<line> François Mairesse, com *ase no Cadern* </line>
<line> *e Conceitos-Chave de Mu*eologia, dizem </line>
<line> que "a </line>
</par>
<par>
<line> comun*caç** é a ação *e se veicular uma inf*rmação entre um ou vário* emissores e um o* </line>
<line> vár*os rece*tores, por meio d* u* *anal, segund* o modelo ECR de Lasswe*l (1948)" </line>
<line> (DEVALLÉES; MAIRESSE, 2013, p. 35). Apesar das dif*r*ntes sentenças *m cada concei**, </line>
<line> R*v. F*A, Ter**ina, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, n*v./d*z. 2016 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Importânci* da Opin*ã* Pública dos Visitantes em Amb*en*es Museológi*os: *u*eu Afro-Br*sileiro </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> as **finiç**s *oncordam com * finalidade da comunicaç*o *m ex*or as i**ormações de forma </line>
<line> ampla no meio *oci*l. </line>
<line> O mus*u rep*esent* *a*a o ICOM o canal pelo qual a comunicação *n*re o emiss*r </line>
</par>
<par>
<line> (cole*õ*s) e o rece*t*r (visitan*e) será </line>
<line> estab*lecida, re*ultando n* interpretação </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> rec*dif****ão dessa *inâmica entr* os e*em*ntos da comunicação. </line>
<line> A*dré De**allées e François Mairesse (2*13, p. 35) mencionam que: </line>
<line> No co**exto do* museus, * *o*u*icação apare*e simult*neame*t* co*o * </line>
<line> apresen**ção dos resulta*os *a pesqui*a efetuada sobre as coleções (*atá*ogos, </line>
<line> a*t*go*, conferências, ex*o*ições) e com* o acesso aos o**etos qu* compõem ** </line>
<line> *oleções (expo*i**es d* *ong* duração e inform*çõ*s associada*). </line>
<line> Essa constata*ão reafirma o compromisso ** comuni*a*ão e* es*abelecer trocas entre </line>
<line> os env*lvidos na dinâmica observada. </line>
<line> "A c*m*nicação t*m de ser uma "*bra de arte", tão *mportante c**o as obras de art*, </line>
</par>
<par>
<line> que integram mus*u, e *s tor*a visíveis, lisíveis, acessíve*s * o </line>
<line> públicas" (ALVES, 2011, </line>
</par>
<par>
<line> p.283). Há de se conc*rdar o *uão important* à **municação dev* se* para o **b*ico e para </line>
</par>
<par>
<line> *s museus *ue podem e d*vem ori**tar * i*ter-relação </line>
<line> d*ret* ou *ndireta com a socie**de, </line>
</par>
<par>
<line> possibilitand* ao visitante int*ragir com o es*aço, adq*ir*ndo novas me*ória* e (ou) </line>
<line> reativando-a*. </line>
<line> De*e-se pensar o impacto da comun*cação d* museu como os efeitos dos meios de </line>
<line> comunicaçã* de *as*a que "por consequência influenciam sobre o *eceptor nã* a curto **azo, </line>
<line> como boa parte das anti*as *eorias pressu*u*ham, m*s a *édio e lon*o prazo (*OHLFELDT, </line>
<line> 201*, p. *90). </line>
<line> Entret**to, es*a não é uma t*refa simpl*s *e se ex*cut*r. "Só a partir do fi*al do </line>
<line> sécul* XX é que ocor*era* mudanças substanciais em relação à comu*ica*ão entre museu e </line>
<line> visitante por meio da interp*etação de *r*blemas c*n*emporân*os" (NASCIMENT*, 2005 </line>
</par>
<par>
<line> apud S**VA; SANTO* 2*11, </line>
<line> p. 3). *ste atraso po*e </line>
<line> ter gerado a *erda de a*anços </line>
</par>
<par>
<line> significativos para * valorização da cu*tur* e d* patrimônio e, por con*equênc*a, p*ra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade que visita espaços mu*e*ló*icos. </line>
</par>
<par>
<line> O le*antamento de pesquisa* de o*ini*o, * formação do </line>
<line> p*rf*l de públ*co, dent** </line>
</par>
<par>
<line> outras a*õ*s junto aos v*sitantes podem favor**er a melhori* dos serviços p*estad*s pe*o </line>
</par>
<par>
<line> museu e </line>
<line> a sobrevivência d*s*es. Par* iss*, é importante, a*tes *e tudo, entend*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Te*e***a PI, v. *3, n. 6, *r*. 3, p. 31-*8, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. J. Lima, G. M. Santos </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> funcioname*to de*sa *erramenta da co*unicaç*o (pesqu*sa d* op*nião) e sua aplicabil*dade </line>
<line> n*s museus. </line>
<line> 2.3 Opinião Pública e Pesquisa d* Opinião no Museu </line>
</par>
<par>
<line> No tópico ante*ior a**esentam-se breves </line>
<line> característ*cas </line>
<line> das funções que os museus </line>
</par>
<par>
<line> desempenham na contem*oraneidade e a *mport*nci* que a **mu*ica**o possui *esses loc*is </line>
</par>
<par>
<line> por receber públicos diversos. </line>
<line> É </line>
<line> importante, nesse mome*to, debruçar s**re pe*quisa a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> opin*ão como </line>
<line> possível ferramenta de </line>
<line> di*gnóst**o das parti*ular*dades **iste*tes entre o </line>
</par>
<par>
<line> público *e museus. </line>
<line> O Ins*ituto Brasileiro de Museu (IBR**, *013, p. 32) desc**ve no Estatuto dos </line>
</par>
<par>
<line> Museus, e* s*u arti*o 28, pará*ra*o </line>
<line> 2ª , que </line>
<line> "os museus </line>
<line> deverã* promover estudos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> público, diag*óstico de *arti**pação e avaliaç*es periódicas objetivando </line>
<line> a pro*ressiva </line>
</par>
<par>
<line> me*horia da qualidade *e seu funcionam*nt* * o atendimento *s necessidades dos vi*itant*s". </line>
</par>
<par>
<line> Enq*anto n* Brasil as pesquisas de o*i*ião de público nos mus*us possuem </line>
<line> pouca </line>
</par>
<par>
<line> base referen*ia*, em países da *uropa e *os Estados Unidos es*a p**tica se de*en*olve há um </line>
<line> p*ríodo *onsiderável. A primeira pe*q*is*, de opi*iõ*s pública, em *useus surgiram no* </line>
<line> *sta*o* Unidos no a*o de *920, onde era *tilizada a observaçã* de v*sitantes com* colet* d* </line>
</par>
<par>
<line> dados (MORTARA, 2012). </line>
<line> Es*es e*tudos, </line>
<line> inicialmente, se </line>
<line> baseav*m na p*ic*logia </line>
</par>
<par>
<line> co*portamenta* e serviram de i*sp*raç*o para outr*s p*s*uisa*. </line>
<line> Segundo Adriana Mortara (201*), as *bor*agen* e*nográf*cas favorec*ram a melh*r </line>
</par>
<par>
<line> compre*n*ão dos comp**tamentos dos </line>
<line> v*sitantes, assim com* o método de *emb**nça </line>
</par>
<par>
<line> Estimulada. </line>
</par>
<par>
<line> Pelo sens* comum, a p**quisa de o*i*iã* consis*e *a mé*ia de opinião fa*orável, ou </line>
<line> não sobre a visão que determi*ado *rupo possui de alguma s***açã*. Para *ierre Bourdieu * </line>
</par>
<par>
<line> o*in*ão pública não existe, partindo do pressupost* d* que todas </line>
<line> as opiniões se equ*valem: </line>
</par>
<par>
<line> "penso *er po*sív*l demonstrar que isto é ab*oluta*ente *also e qu* o fato *e acumular </line>
<line> *pin**es qu* não têm *b*ol*t*mente * mesm* forç* real leva a uma distorç** muito *r*funda" </line>
<line> (BOURDI*U, 1973 ap*d ARAUJO 198*, p. 7). </line>
<line> No entan*o, Adriana Mortara (2005, p. 31) *firma q*e: </line>
<line> Qu*nto mais *ouber*os *obre o con*exto pessoal do *isitante, mais podere*os </line>
<line> ap*rfeiço*r sua experiênc*a museal, de modo a instiga* sua ida * *eu re*orn* aos </line>
<line> museus, nos qu**s terá suas expectativas, seus d*sejos * n*cessidades mais </line>
<line> amplam**te respondid*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, nov./dez. 2*16 </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A I**ortância da Opin*ão Pública dos *i*it*nt** em *mbie*tes *use*lógico*: Muse* *fro-Brasi*e*ro </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> Ainda que as p*sq*isa* de opinião </line>
<line> po*sam apresentar imperfei*ões, concord*-se que </line>
</par>
<par>
<line> *sta é uma met*d*logia q*e se mostra bastan*e *ficaz na obtenção da* o*iniões *cerca de u* </line>
<line> problema, *or le**nta* um* sér*e ** indagações onde o *esquisado ficará *ivre para exp*essar </line>
<line> a *ua opinião. </line>
<line> **mo observado em outrora, os *useu* tem p*ssado *or co*sideráveis mudanç*s *e </line>
<line> público e fi**lidade. Par* qu* os museus pos*am o*e*ece* *m serv*ço que satisfaça as </line>
<line> expectativa* dos visitant*s, "é pre*i*o *ue se autoavali*m pa** cr*ar um bom conceito sobre </line>
</par>
<par>
<line> suas ati*idades e </line>
<line> identif*car </line>
<line> quais áreas **ecisa* de melhoria*" (MA*ER; CLARK; </line>
</par>
<par>
<line> MOTLE*, 2011 *pud GOS*ING et al., 2014, p. 66*). Co* base nisso, pod*-se en**ssa* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> hipóte*e de que os *useu* *rec*sam ouvir o seu p*blico, proporc**nando a ele* a sensação de </line>
<line> importância e at*nção, p*r s*rem o *otivo prin*ipa* da existênc*a desses esp*ços. </line>
<line> Gosling, Coelh* e Resend* (2014, p. *60) **irmam que "é impor*an** ter a *onsciência </line>
</par>
<par>
<line> de **e apenas a rel*vância histórica </line>
<line> não * mais s*ficient* </line>
<line> para garant*r sobrevi*ência dos * </line>
</par>
<par>
<line> museus". A sat*sfaç*o d* visi*ante as*oci**a ao *e*ej* de retorn* ou p*ssibilidade *e </line>
<line> recomendação dependerá em muito das me*idas *dotadas pelos gestores, em rel*ção * **rma </line>
<line> como são t*abalhadas as criticas e elogios por parte do visitante. </line>
<line> "Enca*tar o públic* não r*quer *p*na* expor o acervo *o museu de f*rma di**rente, </line>
<line> *ois as *arac*erísticas subjetivas dos *bser*adores, i**luindo experiências *nter*ores, també* </line>
<line> es*ão envolvidas nesse p*ocesso" (SILVA; *ANT*S, 201*, p. 11). </line>
<line> Defende-se aqu* a *deia de que uma das man*iras *ais eficien*es de se comun**ar com </line>
<line> o público pode ser po* *eio *as pesquis*s de *pinião d*ntro do esp*ço expográfic*, o*de os </line>
<line> an*ei*s dos visitant*s es*ão *m *ro*esso de eme*são propi*ia*a pe*a visi*a. </line>
</par>
<par>
<line> A*é* das pesquisas de opinião, outras ferr*me**as p*d*m oportunizar pa*ticipaçã* a </line>
<line> ativa *o visitante. O IBRAM (2013, p. 32), em seu artigo 37, a*irma que "os museus d*verão </line>
</par>
<par>
<line> disponibil*zar um livr* </line>
<line> d* sug*s*ões e reclamaçõ** dis*os*o de *orma visível *a ár*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aco**imento **s *isitantes". </line>
<line> Ainda sobre o estatuto (IBRAM, 2013), o artigo ** estabelec*, por m*io do Pl*no </line>
<line> Museológic* dos Museu*, a m*ssã* *ásica e a* funções **pecíficas na sociedade, onde *mas </line>
</par>
<par>
<line> das funções </line>
<line> pr*scritas </line>
<line> para o museu * a re*l*zação da *dentificação </line>
<line> dos públicos a q**m </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> dest*na o t**balho dos *useu* e um detalhamen** *e d*versos *ro*ramas, *entre eles o se*or </line>
<line> de **squisa e * de comunicaçã*. </line>
<line> A id**tif*c*ção *os públicos do museu pode ser conc*bid* de *it*l impor**n**a *ara as </line>
</par>
<par>
<line> medidas pr*ssupostas </line>
<line> pela g*s*** m*s*al, por e*tender *ue é indispensável *aber qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ca*ac*erística </line>
<line> ou perfil </line>
<line> do seu visita*te. Os </line>
<line> setores de pesq*isa e comunicaç*o *od* </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 13, n. 6, art. *, p. 31-48, nov./de*. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. J. *i*a, G. M. S*nto* </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> conside**d* os principa*s responsá*eis *o* es*e levanta**nto ide*titário </line>
<line> *ss*m colaborand* </line>
</par>
<par>
<line> com a dir*ção *m to*no das fu*uras providenciam em pro* do visitan*e. </line>
</par>
<par>
<line> Com base no e*ta*uto dos *useus brasile*ros, em *ue </line>
<line> vig*ra * </line>
<line> le*islaç*o museal </line>
</par>
<par>
<line> **blica ou *rivada do Br*sil, é possível nortear d*li*erações *ásica* que po*em p*oporcion*r </line>
</par>
<par>
<line> re*ultados sa*isf*tóri*s, *ant* p**a a *xpec*a**va d* visitant* *ua*to para o aumento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*b*ico e mel**ria da *isibi**dade </line>
<line> e prestígio do m*seu. Sendo </line>
<line> a*sim, </line>
<line> foi pro*osta a </line>
</par>
<par>
<line> realizaç*o de **a breve pesquisa de opinião para elu*id** uma parcela das *rgênc*as que os </line>
<line> *isitantes p*ssuem e o quão importante **s* avaliaçã* pode ser para * direção do mus*u. </line>
<line> 3 MET*DOLOGIA </line>
<line> Para a efeti*ação de*s* tra*alho fez-se necessária a *eal*zaçã* de pesqu*sa de *abi*ete, </line>
</par>
<par>
<line> a *im de confrontar * embasar as ide*as, us* da </line>
<line> pesquisa a*ã* jun*o aos visitan*es *o museu </line>
</par>
<par>
<line> com apli*ação d* *u**tionários, </line>
<line> buscand* a aquisição de dad*s qua*tita*ivos e qualitativos </line>
</par>
<par>
<line> co* ques*ões fechadas, semiaber*as e abertas para * n*ance de um p*rfi* do púb*ico. *oi feita </line>
<line> *ambém uma *ntrevista com os g*stores do museu pesquis*do, pa*a se obter a opini*o destes </line>
<line> em torno do t*ma analisad*. </line>
<line> A *mostra*em ut*lizada f*i a int*ncional, por s* ter def*nido pre*iamente o espaço e * </line>
</par>
<par>
<line> públ*co esp*cífico (museu-vis*tante), seguind* </line>
<line> * </line>
<line> critério de idade *ara os </line>
<line> respondentes </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rtir *e 18 *nos. O equipamento escolhido foi o Museu Afro Brasileiro devido a s*a </line>
</par>
<par>
<line> local*zação pr*v*legiada no Centro Histó*ic* de Salv*dor e po* ser </line>
<line> um *u*eu que </line>
<line> r**ebe </line>
</par>
<par>
<line> distinto* públicos. </line>
</par>
<par>
<line> *o*am aplic*dos 60 questio*ários traduzidos em in**ês, *or*uguês, e espanh** entre os </line>
</par>
<par>
<line> dias </line>
<line> 2* a 29 de a*ril *e 2016, p*ríodo em que o museu receb*u 65 *isit*n*es, ex*e*ua*do </line>
</par>
<par>
<line> grupos escol*res. Vale dizer que os prof**si*nais que </line>
<line> a*ompan*ara* os estudantes </line>
</par>
<par>
<line> *espon*eram ao *ues*ioná*io em virtud* da* suas idad*s (a*ima de 18). *s pergun*as </line>
<line> nor*eav*m informaçõ*s co*o ida*e, *exo, cor da pele, nacionalidade, e*colaridade, frequênc*a </line>
<line> de *isitação em mu*eu, dentre outras, a afim de, s*ti*mente, se obter uma fac* dos visitantes </line>
<line> des*e museu. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 13, n. 6, art. 3, *. 31-*8, nov./dez. 2016 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.br/*e*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A I*p**tâ*cia da O*iniã* Pública dos Visitantes em Amb*en*es Museol*gi*os: Museu Afro-Brasi***r* </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RE*U*TADOS E *IS*USSÃO </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Opi*ião Pública d** Vi*it**te* em Ambientes *useo*óg*cos: Mu*eu Afro-Brasileiro </line>
<line> O*servou-se *ue grande part* dos museus de Salv*dor - BA ap*sar *e po*suírem </line>
<line> coleções imponentes, temática* singulares, edifícios emblemát*cos e *o*encial sobr*ssalen*e </line>
</par>
<par>
<line> para *traç*o pública, e**es </line>
<line> museus não utiliza* ferramentas e*iciente* para a formação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p*rfil do seu público e não ofer*cem meio* p*r* que os visi*ant*s pos*am expressa* suas </line>
</par>
<par>
<line> opin*õ*s sobre os serviço* prestados pe*o muse*. Com isso surgiu * inici*ti*a *e r*ali**r </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa para </line>
<line> ou*ir os visitante*, e saber </line>
<line> *e eles ac*a* *mportante a realização o* não </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas de opin*ão púb*ic* junto aos visitantes nesses espaços. A pesquisa foi reali*a*a </line>
<line> numa son*age* exp*orató*i*, po* tentar *bter pistas sobre a opin*ão d*s vis**antes no mu*eu. </line>
<line> 4.2 *nal*se d*s Questionári*s Aplicados </line>
</par>
<par>
<line> C om </line>
<line> bas* n*s informações obtidas pelo* questionár*os, ident*f**ou-se q*e, dos *0 </line>
</par>
<par>
<line> visitantes pesqu*sado*, *2 deles e*** brasileiro* e 28 *strangeiro*. Apesar de não const*rem </line>
<line> perguntas sobre qual *idade residiam no B*a*il, pode-se considerar exp*essivo o número *e </line>
<line> tur*sta*, onde 46,*% dos visitantes *oram estrangeiros. </line>
</par>
<par>
<line> As mulh**e* r*p*esentaram m*iori* </line>
<line> ** </line>
<line> públ*co visit*nte, sen*o 61,6% </line>
<line> d* tota* </line>
</par>
<par>
<line> visi*a*o, se*do c*sais e (ou) acompanhadas por amigos c**o grande maioria observa**. Um </line>
<line> dado que chamou atenção foi o baixo volume do público neg*o *red*minante no museu. </line>
<line> Apesar da tem*tica desse e*paço *er vol*ad* *ara a cu*tura afr*-ori*nta* e brasilei*a o *úblico </line>
</par>
<par>
<line> negro r**resentou </line>
<line> cerca *e 23,3% do total de visitantes, fica*do atrás d* público declarado </line>
</par>
<par>
<line> bra*co (65%) * à ***nte </line>
<line> dos respondent*s que não </line>
<line> *e consid*ravam </line>
<line> bra*co* ou negro* </line>
</par>
<par>
<line> (11,6%). E*sa variável pod* ser justificada pelo ní*el de e*colari*ad* do* visit*ntes *o muse* </line>
<line> analisado, onde a *aior parce*a *inha ensino superi** incompleto, superior completo e pós- </line>
<line> g**dua*ão respect*va**nte (21%, 35%, 41,6%). M*smo com ** avanços na educação </line>
<line> brasi*e**a, por meio *os progra*as de acess* à *niversidade, no Brasil, o público negro *inda </line>
</par>
<par>
<line> é minoria nas faculd*des, e * ausênci* ** polí*icas </line>
<line> públicas que favorecem * conhe*imento </line>
</par>
<par>
<line> deste público aos museus con*ribui para a permanên*ia desta **nstante. </line>
<line> Quanto à ida*e, notou-se q*e o *úblico que mais visitou este museu tin*a **ima de 46 </line>
<line> *nos (35%). P*d*-*e en*ender que, p*r cor*esponder a um grupo etário qu* dispõe d* ma**r </line>
<line> R*v. FSA, T*resina PI, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, no*./dez. 2016 ww**.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. J. Lim*, G. M. San*os </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> tempo li*r* para viag*n* e *tividades *e entretenimento, e por **tar </line>
<line> *róximo à idade para </line>
</par>
<par>
<line> apos*nt*doria, ou já **o*ent**o, *ste g*upo *reque*t* museus com maior incid*ncia. </line>
<line> A tabe*a a s*g*ir aprese*ta co*o os respond*ntes conh*ceram o MAFR*. </line>
<line> Ta*ela 1 - Pesquisa direta </line>
<line> TABEL* 1 - COMO CO**ECEU O MUSEU </line>
<line> BR*S*LEIRO ESTRANGEIRO TOT*L </line>
</par>
<par>
<line> INTERN** </line>
<line> 3 </line>
<line> 3 </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> REDES SOCIA*S </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> AG DE TURISMO </line>
<line> 2 </line>
<line> 7 </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> INDICAÇÃO DE *MIGO </line>
<line> 12 </line>
<line> 3 </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> RADIO </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> TV </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> J*RNAL </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> OUTR*S </line>
<line> ** </line>
<line> 13 </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elabo*ação *róp*ia, 2*16. </line>
</par>
<par>
<line> Ao analis*r *s*e quesito, observou-*e </line>
<line> que a **ç*o Indicação </line>
<line> de </line>
<line> amigo, a opção e </line>
</par>
<par>
<line> Outros aparece com cer*o destaque *ian*e das outras </line>
<line> pos*i*ili**de* a*resen*adas. Os </line>
</par>
<par>
<line> visitantes brasil*iros que marcaram a opção Outro* relat*ram </line>
<line> que co*h**e*am * m*s*u por </line>
</par>
<par>
<line> meio de visitação l**re, g*ia tur*stico, pr*jeto socia*, e unive*sidad*. Já os estrange*ros </line>
</par>
<par>
<line> alegaram ter conheci*o o museu *travé* de guia turístico, *otel, guia </line>
<line> de t*rismo * v*sitaç*o </line>
</par>
<par>
<line> li***. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de se te* conhecimen*o do poder q*e os meios de comunic*ção de ma*sa como </line>
<line> r*dio, TV, internet e j*rnais possuem, um percen*ual *uito irrelev*nte d* pesquisa*os *le*to* </line>
<line> ter tido conhecimento do mu*eu por m*io dessas m*dias. É im*ortante rec*nhecer o qua*to o </line>
</par>
<par>
<line> museu indicado par* visitação info*mal (b*ca a boca), ma* o uso é </line>
<line> dessas *ídias *oder*a </line>
</par>
<par>
<line> incremen**r o vol*me de </line>
<line> visit*ntes nes*e e**aço, pos*ibilita*do maior v*sibilidade jun** ao </line>
</par>
<par>
<line> público local e ex**rior. </line>
</par>
<par>
<line> O público que visitou o muse* dura*te os di*s da pesq*isa pos*ue* *requê*cia </line>
</par>
<par>
<line> mediana d* v*si*aç**, considerando que a so*a d* visitan*es que fo* ao museu e*tre a 6 </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> v*zes ao ano (24) e acima de 11 vezes ao ano (08) sup*ra o que v**ita entre 1 a 5 veze* ao *no </line>
</par>
<par>
<line> (27). Dessa *orma, é de *e </line>
<line> esper*r que *sses indivíduo* </line>
<line> pos**am ce*to c*nh*cime**o de </line>
</par>
<par>
<line> espaços museológ**os e aspiram a um serviç* de qualid*de qu* *ossa *uprir s**s ex*ectativas </line>
<line> ou superá-las. </line>
<line> Em**ra a literatura d* mus*us e *uri*mo revele que o museu apresenta, dent*e outras </line>
<line> fu**ões, a possib*lidad* *e e*pa** *e lazer, con*tat*u-se junto aos pesqu*s*dos que a Cultura </line>
<line> Rev. **A, Te*esin*, *. 13, n. 6, a*t. 3, p. 31-4*, n*v./dez. 2016 www4.fsanet.com.br/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Importância da Opinião Pública **s V*si*antes *m Amb*e*te* *useológi*os: *use* Afro-B*as*leiro </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> e * E*ucaçã* são c*tadas como os m**ivos de ma*or incidên*ia para a vi*ita a estes lo*ais, </line>
<line> seg*idos da Arquit*tu*a, co*o pode ser observado na *abela abaix*. </line>
<line> *abela 2 - Pesqui** *ireta </line>
<line> TABELA 2 - PORQ*E VISITA *USEU </line>
</par>
<par>
<line> BRASILEI** </line>
<line> ESTRANGE*R* </line>
<line> T*T*L </line>
</par>
<par>
<line> ARTIS*A </line>
<line> * </line>
<line> 9 </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> COL*Ç*ES </line>
<line> 7 </line>
<line> 9 </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> ARQU*TETURA </line>
<line> 12 </line>
<line> 6 </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> AMBI*NTE </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> EDUC*ÇÃO </line>
<line> 20 </line>
<line> 12 </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> LA*ER </line>
<line> 9 </line>
<line> 6 </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> STATUS </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> CULTURA </line>
<line> 28 </line>
<line> 2* </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> OUTROS </line>
<line> 4 </line>
<line> 2 </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte:elab*ra*ão própria 2016. </line>
<line> No en*anto, não ** deve **nsiderar ine*presivo o *olu*e de pes*oas que class*fic*m o </line>
</par>
<par>
<line> La**r *omo um </line>
<line> do* mot*vos p*ra se visitar m*seus porque, em pesquisas de o*ini*o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> po*sivel q*e certas inform*ções seja* encob*rtas ou pos*uam interp**ta*õ*s equ*vocadas. </line>
</par>
<par>
<line> M*r*ara (*005, p. </line>
<line> *9) alerta *a*a poss*vei* "generalizações sobre * perfil d*s visitantes do </line>
</par>
<par>
<line> mus*u - sejam ge*e*alizações de ida**, sex*, edu*ação, ou qua*que* outra *aracterística </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> p*dem levar a erros". O conceito de c*ltura pode ser fac*lmente interpretado de forma lúdica </line>
<line> e subjetiva *elos *ndivíd*os, sugerindo *nú*eras concepções. </line>
<line> A t*bela a *eguir apresenta os res**tado* sobre a indagaç*o referente ao *r*u de </line>
<line> imp*rtância da pesqui*a de *úblico para os ent*evista*os: </line>
<line> Tabela 3 - Pesquisa direta </line>
<line> TABELA *- GRAU DE IMPOR***CIA DA PES*UIS* DE PÚBLICO </line>
<line> B*ASILEIRO ESTRANGEI*O* *OTAL </line>
</par>
<par>
<line> N A *A </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 ,0 * % </line>
</par>
<par>
<line> *OUCO </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 ,* 0 % </line>
</par>
<par>
<line> MÉDIO </line>
<line> 1 </line>
<line> 3 </line>
<line> * ,6 0 % </line>
</par>
<par>
<line> MU**O </line>
<line> 16 </line>
<line> *2 </line>
<line> 4 6 ,6 % </line>
</par>
<par>
<line> INDI*PE**ÁVEL </line>
<line> 15 </line>
<line> 13 </line>
<line> 4 6 ,6 % </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: el*bora*ão Própria, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Com as *nformaç*es </line>
<line> da Ta*ela * foi possível interp**ta* a ideia que os visitantes </line>
</par>
<par>
<line> dispõem sobre essa questão, que pode ser *onsiderada o e*xo principal para a elu*idação da </line>
<line> p*squisa. Os númer*s mo*tr*m que a gradu*ção Muito ou Indispensável à realização das </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, no*./*ez. 2016 www4.fs**et.c**.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. J. Lima, G. M. Santos </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> pe*quis** de *pinião púb*ica nos m**eus </line>
<line> f*ram *s *a*s es*ol*idas p*lo* r*spond*ntes, </line>
</par>
<par>
<line> indicando consenso entre as *ases teóric*s refer*das em tópic*s anterio*es. Essa constatação </line>
<line> comprov*, de *aneira parcia*, a im*ort*n*ia **e o uso de*se *ecurso po*sui e o q*anto os </line>
<line> v*sitantes o co*sideram *elevant* p*ra os serviço* do museu. </line>
<line> O últim* quesi** do questio*ário fo* uma questão aberta em que s* p*r*untou o *ue os </line>
<line> muse*s precisariam ter p**a f*zer co* qu* o *isitante retorn*ss* e indi**sse o*tr*s pesso*s a </line>
</par>
<par>
<line> visitá-lo. *ntr* *s brasileiros, </line>
<line> 20 d*les menciona*am a i*por**ncia de um gu*a ou moni*o* </line>
</par>
<par>
<line> pa*a esclar*ce* a* possív*is dúvid*s no per*urs* da visi*a, descrição do material utilizad* nas </line>
<line> *bras e lege*das c*ar*s. </line>
<line> *entre o* e*tr*ngei*os, os d*poimentos foram, em sua maioria, apoiados na questão da </line>
</par>
<par>
<line> tradu*ã* </line>
<line> das in*ormaçõe* e da dificul*ade em se *ompreender as obras relacion**as às </line>
</par>
<par>
<line> re*igiões *e matriz af***a*a, princ*palmente as *ituad*s na sala Caryb*. </line>
<line> 4.3 Entrev*stas com os Gestores </line>
<line> A* pergunta* f*itas aos gestores foram e*caminhada* e res*ondidas via e-mail, em </line>
</par>
<par>
<line> virt*de da *nco*pa*ibilidade de tempo </line>
<line> entre o entrevistador * entrevi**ad* para realização * </line>
</par>
<par>
<line> da mes*a de modo pr*senci*l. </line>
</par>
<par>
<line> *om base nas respost*s, obs*rvou-se q*e a ge*tão *useal possui r**onh*ci*o </line>
</par>
<par>
<line> co*promi*so co* im*gem *ropo*ta do museu perante a s**iedade, além de uma ide*a </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*cisa *obre o que o* *isitant*s es*e**m enc*ntrar no m*s*u. ** relaç*o </line>
<line> ao q** pod*ria </line>
</par>
<par>
<line> *umentar a satisf*ção dos </line>
<line> vi*itante*, a *estão a*irm*u que o us* d* novas tecno**gias, </line>
</par>
<par>
<line> info*m*çõ*s so*re a temática, novas exposiçõ*s *em*or*rias, d*ntre out*as </line>
<line> a*ões poderiam </line>
</par>
<par>
<line> fav*recer a e*se incre*ento. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto à *reoc*pa*ão da equipe do mu*eu em relação à </line>
<line> exp**iên*ia do visitante, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gestão ale*to* *ue is*o pode ser alcançado, ofer*cen** um bom </line>
<line> atendiment* ao visitante e </line>
</par>
<par>
<line> fo*necendo infor*ações base*das em *esqui**s de fonte* conceituadas. </line>
<line> N*o fo*am observ*das **spo**as relacionadas a *aior pa*tic*pação do *úblic* n* </line>
</par>
<par>
<line> espaço, **** que este possa *e comuni*ar de *o*ma mais **reta c*m o museu, *inda que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> instituição preze por este tipo *e ação. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Te**s*na, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, *o*./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Importância da Opinião Pública do* Visi*a*t*s em Amb**n*es Museo*óg*co*: M*s*u Afro-Bras*leiro </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Apoiado nos dado* coleta*o* e em conversas com os vis*tantes do mus*u du**n*e a </line>
</par>
<par>
<line> pesquis* </line>
<line> obs*rvou-se recon**cime*t* o </line>
<line> da importância </line>
<line> ** u* i*stru*ento de auxilio </line>
<line> ao* </line>
</par>
<par>
<line> usuár*os do museu so*re s*us ansei*s na vis*tação aos e*paços. N* momento *m que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> visitante conhece o mus*u e co*strói </line>
<line> um a </line>
<line> con*e**ão sob*e determinado </line>
<line> fa*o, a chance de </line>
</par>
<par>
<line> c*rrigir, justificar </line>
<line> ou man*er a *ção se perde no mo*ent* em *ue o visi*ante sai do </line>
<line> muse* </line>
</par>
<par>
<line> sem expre*sa* seu* sentimen*os * po*icionamentos referen*e ao *quip*mento. </line>
<line> A *o*centagem amostral colhid* na pesqu*sa *ode s*r *onsiderada ins*ficiente *ara </line>
</par>
<par>
<line> determina* com p*ecisão a percepção d* </line>
<line> perfil do públ*co visitant* anual, m*s é possível se </line>
</par>
<par>
<line> te* uma vis*o int*rmediár*a d* públ*co visitante. </line>
<line> ***avia, para es*e mome*to, os va*ores </line>
</par>
<par>
<line> encon*rados foram suficie*tes e *nsti**dores par* se de*ruçar em novas pesquisa* com *aior </line>
<line> apro*u*damen*o, on*e *er*o poss*veis a identific*ç*o de novas vertent*s do pú*lico. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda que os órgãos *ue </line>
<line> r*gulam os m*seus e * patrim*nio </line>
<line> possua* limitaçõ*s </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> relaç*o às disposiç*es possíveis, ou não, nesses l*cais, dev*-se *er em mente qu* usuário o </line>
<line> prec*sa ao menos ter o direito de medir seu contento di*nte de um serviço prestado * ter </line>
<line> justificadas as razõ*s pelas quais seus anseio* não podem ser a*e*didos. É nece*s**io dar voz </line>
</par>
<par>
<line> aos visitan*es, receb*r deles um Feedba*k, *ara **e eles </line>
<line> no*em o *uanto su* presença </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> concepç*o são importa*te* no e**aço *u*e*l***co. </line>
</par>
<par>
<line> Em prol da d**ocrat*z*ção do conheci*ento </line>
<line> hu*ano, c*nsidera-se </line>
<line> *e*es**r*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intens*ficação d*s *e*quis*s de o*in*ão nos *useus a*meja**o, ca*a vez mais, a satisf**ã* e </line>
<line> m**horia da ima*em *o es**ço **seológico, poss*bilitando à s*c*ed*de um *ce*so m*is </line>
<line> fluido a educ*ção. A *im de g*r*n*ir *ssa prática *mbasada no estatuto dos muse*s br*sileiros, </line>
<line> ao Ib*am ca*eria fiscalizar de forma periód*ca a re*lização *as *esquisas junto aos órg*os </line>
<line> *inculados ao patrim*nio cultural, *o qual o museu encontra-*e vincu*a*o. </line>
<line> Propõe-se à unidade *esquisada um* r*visã* nas fichas de r*gistro **s vis*ta*tes, </line>
</par>
<par>
<line> inclu*nd* ques*t*s co*o i*ade, escolarida*e, *or, **ntre out**s as**ctos, para que o </line>
<line> *useu </line>
</par>
<par>
<line> pos*a t** uma lei*ura ma*s clar* do seu </line>
<line> visitante. Além </line>
<line> disso, seria válida a implantação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> li*ro* de S***stões * Reclamações, conce*e**o ao v*s*t*nte a po*sib*lidade d* apontar ainda </line>
<line> que de mane*r* p*rc*al suas con*epções sobre o conjun** da v*s*ta. </line>
</par>
<par>
<line> O c*ntat* </line>
<line> com o mu*eu dev* ser tido </line>
<line> como um investime*t* intele*tual *ue trará </line>
</par>
<par>
<line> re*ult*dos *roc*ssuais e de fo*ma </line>
<line> *ont*nuada. </line>
<line> Esp*rar o re*or*o com o imediat*smo </line>
</par>
<par>
<line> caracterís*ico das socie**des capitali*tas, </line>
<line> pós-revolução industrial, frustrará os gestore* </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> pretendem deixar suas ma*cas n*s m*seus. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 3, p. 31-4*, nov./dez. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. J. Li*a, G. M. Sant*s </line>
<line> 46 </line>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> ALMEIDA, M. A. A *bservação de v**itantes e* mus**s: sobre rat** e seres humanos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev*sta Museolo*ia & In*erdi*cipl*naridade, v.1, n.*, p.*0-*9, ju*./dez. *012. </line>
<line> Disponíve* </line>
</par>
<par>
<line> em:<htt*://periodico*.unb.br/index.p*p/museo*ogia/article/vi*w/7901>. **esso em 24 abr. </line>
<line> 2016. </line>
<line> ALMEIDA, *. *. O c*ntexto *o v*sitan*e na experiência muse*l: semelhanças e diferen*as </line>
<line> e*tre m*seus de *iência e de arte. História, *iê*c*a*, Saúde, Manguinhos, v. 12, suplemento, </line>
</par>
<par>
<line> p.3*-53, </line>
<line> 20*5. </line>
<line> *isponív*l </line>
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<line> em:<h*tp://www.scielo.br/scie*o.php?sc*ipt=sci_arttext&pid=S0*0*-59**2005000*00003>. </line>
<line> Acesso: *m 24 abr. 2016. </line>
<line> ALVE*, *. A. S. O museu como esf**a *e comunicação. In: Seminario de Investi*ación en </line>
<line> Mu*eología de los *aíses de Língua *or*uguesa y Es*añola, II, *010, Bu*nos Aire*. A**is... </line>
<line> B*enos Aires: ICOM, 20*0. </line>
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<line> BO*RDIEU, P; THIOLLE**, M. A opinião pública não exi*te. C***ica </line>
<line> Me*o*ológica, </line>
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<line> investiga*ão soc*al enq*ete operária, São Paulo, 1981. Opinião Pública e Propaganda. e </line>
<line> Disponível **:<http://evoluireduc*c*onal.com.br/*p-content/uploa*s/2*12/0*/21*79592- </line>
<line> Bourd*eu-A-opini*o-publica-*ão-existe.p*f>. Ace*so em 02 maio. 201*. </line>
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<line> BRASIL, Câmara dos deputados. Legislação so*re *use*s. ed. Brasília: Câma*a do* * </line>
<line> dep*tados, 2013. </line>
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<line> 3) ela**r*ção do ras**n*o o* na revisão crítica do c*nt*údo. </line>
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