<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 4, *. 73-96, set./out. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.5.4
</line>
</par><par>
<line>
Percepção Contribuição do Bus*ness Mo*el Canvas em Empresas de Tecnolo*i*
</line>
<line>
Percepti*n C*ntrib**ion of Busines* *odel in Tech*ology Compa*ies
</line>
<line>
J*ã* Marcelo P*reira de Melo
</line>
<line>
**adua*ão em Enge*har*a de Pr*d*ção pel* Universidade Feder*l d* Piauí
</line>
<line>
E-mail: joa***rcelo.03@h*tmail.com
</line>
<line>
Franc*sco de Tar*o Ribeiro Ca*elli
</line>
<line>
Doutor em Re*e p*la Universidad* Federal d* Pi*uí
</line>
<line>
Profe**or da Un*ve*sidade Fede*a* *o Piauí
</line>
<line>
E-*ail: tarso.casell*@u*pi.edu.br
</line>
<line>
E*lálio Gomes *ampelo Filho
</line>
<line>
Dout*r em *ngenharia de *egó*io* pela *niversit*et *a*lsruhe
</line>
<line>
Pr*fes*or da Universi*ade Federal do Piauí
</line>
<line>
E-mail: eula*iocampelo@ufpi.*d*.b*
</line>
<line>
A*tô*io Vi*ici** de Oliveira Ferr*i*a
</line>
<line>
Mes*rado em Eco*omia pel* *n*versidade Federal do Ce*rá
</line>
<line>
Gra*u*do em Admi**s*raç*o pela Un*versidade **tadual d* Piauí
</line>
<line>
P*ofessor d* Univ*rsidade E*tadual d* Piauí
</line>
<line>
*-mail: vini**us@gncapi*al.com.br
</line>
<line>
Rafae* de C*r*alho Maciel
</line>
<line>
Graduad* e* Direit* pelo Ce**ro Uni*ersitário de João Pes*oa
</line>
<line>
E-ma**: rcarvalhojpa@hotmail.co*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
J. M. P. Melo, F. T. R. Caselli, *. G. Campe*o *ilho, A. V. O. Ferreira, R. C. Maci*l
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Se
</line>
<line>
no *as*ado as empr*sas utiliz*vam-se d* u*a m**odo*o*i* *e tenta*iva * e**o pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*l*ção d* seus
</line>
<line>
*roblemas, a*u**mente, p*edomi*am
</line>
<line>
os pr**c*pios da ges*ão de
</line>
<line>
negócios. O
</line>
</par><par>
<line>
presente *rabalho tem como
</line>
<line>
objetivo analisa* a percepção
</line>
<line>
do
</line>
<line>
desempenho d*
</line>
<line>
ferramenta do
</line>
</par><par>
<line>
modelo Canvas na ge*tão de *egócio das empresas d* Tecnolog*a de
</line>
<line>
*nform*ç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Co*unicação (TIC) de uma gra**e re*ião metrop*litana, que po*e auxiliar essas empresas na
</line>
</par><par>
<line>
solução
</line>
<line>
d* *eus problemas. A am*stra é composta pela* empre*as que fazem parte *e um
</line>
</par><par>
<line>
projeto de fortaleciment* do polo *e TI* da região e que estão a u*ilizar * Canvas. Os d*dos
</line>
</par><par>
<line>
foram c*leta*os at*avés d* um questionário semie*truturado, submeti*o a* teste alfa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*oncbrach para sua va*idação. Está*ica descritiv* e análise do di*curso foram usadas
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
análise dos d*dos. Os result*dos indicam que a ferr*m*nta Ca*v*s, para a maioria dos
</line>
</par><par>
<line>
en*revistad*s, foi considerada *omo *e **ande relevânci*,
</line>
<line>
porqu* possibil*tou a me*hor
</line>
</par><par>
<line>
visualização do ne*óc*o * inc*ntivou a p*rticipação dos f*nc*onár*os da empres*. É p*ssív*l
</line>
<line>
afirma*-se, *esta forma, que o **o da ferr**enta Canvas mo*t*ou-se como v*nta*os* *ara as
</line>
<line>
empresas d* T*C, já que contribui de mane*ra positiva *ara o desempe*ho dos ne*ócios.
</line>
<line>
Pala*ra* cha*es: Mod*lo de Negócio*. Canva*. Tecnologia da Info*maçã*.
</line>
<line>
AB*TRA*T
</line>
</par><par>
<line>
In the past, *t was co*mon f*r *ny
</line>
<line>
company t* s*lv* i*s pro*lems in a t*y and erro* basis.
</line>
</par><par>
<line>
N*wadays th* principles of busines* managemen* are used. *he present essay will a**lyse the
</line>
</par><par>
<line>
imp*cts of th* adoption of the Canvas Model
</line>
<line>
in the I*formation *echno**gy (*T) sector of
</line>
</par><par>
<line>
met*opolit** *rea in *ortheas* Brazil, since the m*del c*n *elps th* e*te*pri*es to *o*ve their
</line>
<line>
contingences. The sampl* is made off the **mpanies that are *orking with *he C*nvas M**e*
</line>
<line>
because of *he progra* of stronger TIC. *em*-structured questionnair*s we*e used t* collect
</line>
<line>
the *ata needed. **ncbrac* alfa tes* was us*d to confirm the results. Descri*tive s**tistics and
</line>
</par><par>
<line>
*iscou*s*
</line>
<line>
**a*y*is we*e *sed fo* the data ana*ysi*. Th* *esults sho* that, according to most
</line>
</par><par>
<line>
the inte*vi*we*s, the Canvas model represent*d a major con*ribution, since with i*s *do*tio*,
</line>
</par><par>
<line>
it was poss*bl* to a *a** better view of *h* enterprise and more *ollaboration from t*e a
</line>
<line>
*m*loyees. *t is *ossible t* *on*l*de that the *a*vas model is a sour*e of ***** and pos*tive
</line>
<line>
performance to th* IT companies from Teresina/PI.
</line>
<line>
Keyword*: *usiness Mo**l. *anvas. I*formati*n T*chn*l**y.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresin*, *. 14, n. 5, art. 4, p. *3-96, set./out. 2017
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/**vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Per*epção Contribuiç*o do Busin*ss Mo*el Canvas em **presas de Te*nologia
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* ges*ão *e *eg*cios ganhou for** n*s anos 60 nos Es*a**s Unido*. A mes*a to*nou-
</line>
</par><par>
<line>
se d* fund**e*tal import**cia
</line>
<line>
pa** solucionar os probl*mas das *mp*esas
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
a*é aquela
</line>
</par><par>
<line>
data, er* aplicado o *étodo de ten*a*iv*s e e*ros. Por c*usa d*sse fato as em**e**s passa*am a
</line>
</par><par>
<line>
ter caráter si*têmic*, ond* "seus objet*vos,
</line>
<line>
or*a*en**s, est*atégias e programas p*eci*ariam
</line>
</par><par>
<line>
ser inte*r*dos *m um d**umento abr*ngent*". (*AKAG**A, 2011), ch*m*do *l*no de
</line>
<line>
Negócios que é u* documento de gra**e *xten*ão *eve*do *er elaborad* po* um *rofis*ion**
</line>
</par><par>
<line>
*special*zado na áre*, de a*ordo com as necessidades de
</line>
<line>
quem
</line>
<line>
o procura. Dian*e da
</line>
</par><par>
<line>
d*ficuldade de entendimento d*sse plano, da demora ao *er elaborado e do difí*il acess* para
</line>
<line>
identificaç*o d* *eus ite*s, *urgir*m, nos an*s 90, os mo*el*s *e *egóc*o que se d*sta*a* por
</line>
<line>
s*a simplicidade e *raticidade de *xecu**o, por **r*m ma** intuit*v*s e, nem p*r isto, menos
</line>
<line>
efic*en*es.
</line>
</par><par>
<line>
F*ca*do
</line>
<line>
na *ea*idade das empresas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
prestam s*rvi**s *e TIC
</line>
<line>
em todo o mu*d*.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo a **sociação Brasil*ira das Empr*sas de Tecnolog** da Info*ma*ã* e Com*nicaçã*
</line>
<line>
(BR*S*COM), est* setor vem crescen*o, impul**onado a **tos i*vestiment*s *m inovaç*o,
</line>
<line>
com o intu*to de expl*ra* novas sol*ções e au*enta* a* p*tencial*dades do ch*mado *º setor.
</line>
</par><par>
<line>
(BRASSCOM, 2015). Este seg*ento cresce*, en*re 2*14 2*15, a taxa e
</line>
<line>
*e 5% a 10%,
</line>
</par><par>
<line>
*epen*endo do país (BRASSCOM, 2015). Nas pala*r*s de Gerson Sh*mitt, presidente *a
</line>
<line>
Asso**ação *rasileira das E*pre*as de S**tware (ABES), "este me*cad* não par* *e crescer,
</line>
</par><par>
<line>
ma* pode-se aum*ntar a capacid*d*
</line>
<line>
de produzir *elh*r **dando o m*delo de
</line>
<line>
negócios
</line>
</par><par>
<line>
d*stas empre*as". (BO*ÇA*, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
O setor de TIC * com**sto, *m sua maior part*, por mic*o e pe*uenas *m**esas, sendo
</line>
</par><par>
<line>
bastante estratégico para econ*mia do Bra*il (ROSEL*NO, 20*7), bem como *n*ent*va
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
avanç* cientí*ic*-tecn**ógi*o, através de *esqu*sa* *, hoje, t*m *onquista*o m*ita evidência.
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, uma
</line>
<line>
pesquisa realiza** p*lo Serviç* B*asil*iro de Apoio às Micr*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pequenas Em*resa* S*BRA* (*0*3) sobre sobrevi**nc*a e, de modo **m*le*e*tar, a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
m*rta*i*ade *as mi*ro e pequ*nas em*resas criadas no seto* de TIC, aponta q*e 29% dela*,
</line>
</par><par>
<line>
nascidas em 2*07, não sob*evivem c*m até do** anos de criadas. * den*re
</line>
<line>
os princ*pais
</line>
</par><par>
<line>
motivos est*o a falta de i*ovaçã* *a sua gestão organizacional.
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, estas passam pe** prob*ema *e pe*der mercado para empresas de *ora, po*
</line>
</par><par>
<line>
ter
</line>
<line>
alguns gargalos que dificultam *lca*ça*
</line>
<line>
pro*res*o, tais co*o, dificuldade de
</line>
<line>
**ecif***r o
</line>
</par><par>
<line>
seu p*oduto, dificu**ad* em ter pesso*l qualifica*o, planejamento *mpresarial e
</line>
<line>
ge*encia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ne*ócio (*AMPELO, 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na P*, v. 14, n. 5, art. 4, p. *3-96, set./out. *017
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. P. Melo, F. T. R. Caselli, E. *. Campel* Fi**o, A. *. O. Ferre*ra, *. C. Maciel
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
A u*ida*e do SEBRAE percebe**o a necessidade de fo*ta*ecer o segmento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Tecno*ogia d* Informa*ão * Comunicação (T*C) d* estado, adotou o
</line>
<line>
uso
</line>
<line>
da ferrament*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mod*los
</line>
<line>
*e *egóc**s Busi*e*s M*del Canvas (B**), para ser uma das suas a*õe*
</line>
</par><par>
<line>
colaborativas
</line>
<line>
volta*a* a fortalecer o segmen** d* T*C, bem como
</line>
<line>
**ém
</line>
<line>
des*as fronteiras.
</line>
</par><par>
<line>
*ia*te
</line>
<line>
disso *ste trabal*o bus*a analisar a percepção do desempenho da ferramenta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*de*o de n*gócio* C*nvas, den*ro *a gestão de negóci*s das em**esas de TIC, em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*e*ião me*ropolitana d* nordeste b*asile*ro.
</line>
</par><par>
<line>
2 METO*OLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
As empresa* sel*c*on*das para ess* p*squisa f*zem parte de um Projet*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Fortalecimento do Po*o
</line>
<line>
d* TIC
</line>
<line>
*m u*a grande re*ião metro*olit*na desenvolvido pelo
</line>
</par><par>
<line>
*EBR*E. Este
</line>
<line>
projeto teve * se* início no *no *e 2012, e tem continuidade a*é o
</line>
<line>
pre*ente
</line>
</par><par>
<line>
ano. Inserida como uma das açõe* do projeto est* o *so *a ferramenta de m*de*os de negó*io*
</line>
<line>
Business Mode* Canv**, q** fora implementada por 14 em*resas atuantes *o projeto, e tem
</line>
</par><par>
<line>
por finalidade, d*r s*porte às *omadas
</line>
<line>
de decisões. A coleta de da*os se de* por *eio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
q**sti*nário se*i-*strutu*ad*,
</line>
<line>
via *-mail, onde 1*, das 14 e*p*es*s, re*ponderam tendo,
</line>
</par><par>
<line>
a*sim, uma represe*tatividade de 71% do univer*o *sco*hido.
</line>
<line>
O q*est*onár*o utiliz*do foi ad*p*ado do modelo proposto por Carra*co *t. *l (20*4),
</line>
<line>
que estão desp*sto da seguin*e f*r*a: (0*) uma *erg**ta *ara ident*fic*r o tipo de empresa d*
</line>
</par><par>
<line>
TIC; (2) perguntas fechada* *ipo sim ou
</line>
<line>
*ão; (06) seis perg*nta* **chadas, c*nt*ndo:
</line>
</par><par>
<line>
Totalmente, Par*ialmen*e e Não
</line>
<line>
aten*e, ju*to c*m a *pção de *
</line>
<line>
entr*vistado de coloca*
</line>
</par><par>
<line>
comentários sobre a *ergunt* reali*ada sobre a influênci* percebida do uso do CANVAS na
</line>
</par><par>
<line>
*laboraçã* da estratégia de n*gócio; (01) uma p*rgu*ta a*ert*, dando opor**nidade do a
</line>
<line>
ent*evistado escrever algo *ue o mesmo c**sid*ra impor*ante para o *st*do dess* pesqui*a. A
</line>
</par><par>
<line>
bloco de pergunta* sobre a
</line>
<line>
percepç*o do CA*V** so*re a *stra**gia de negócios f*i
</line>
</par><par>
<line>
su**etido ao teste alfa de concbrach para *ua validação.
</line>
</par><par>
<line>
Foi re*lizado tabu*ação dos da*os e a
</line>
<line>
análise *o* mesmos,
</line>
<line>
po* meio ** análi*e *e
</line>
</par><par>
<line>
disc*rso, com o intuito de iden*i*i***, *
</line>
<line>
perc*pção dos possíveis *anhos o*ti*os pelas
</line>
</par><par>
</page><line>
empresas d*vido *o *so do CANVAS, dificuldade* na *mplemen*aç** des*e modelo e como
</line>
<line>
ele pode t*r con*r*buído para laboração *a estr*tégi* de negócio d*s *es**s.
</line>
<line>
A qu*stõ*s de 4 a 9 foram analisadas por meio de es*atís*ica descriti*a, a par*ir da
</line>
<line>
porcenta**m d* cada aspecto d*s questões resp*ndidas, com o intuito de torn*r os r**ultados
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, *. 5, *rt. 4, *. 73-96, s*t./out. 2017 www4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepção Contrib**ção do Busi*ess Model Canvas em Empresas de Tecno*ogia
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
mais consistentes. *or fim, foi elaborado um g*áfico radar compilado *e toda* as questões,
</line>
<line>
p*r* s* **ser*ar a *onvergê*cia de opiniões das empresas que responderam ao q*es*ionário.
</line>
<line>
3 REFERENCIAL *EÓ*ICO
</line>
<line>
3.1 Empresas de Tic
</line>
<line>
No cená**o mundi**, * *e*cado d* s*ftw*res e serviço*, *o ano de 20*6, ating*u o
</line>
<line>
valo* de *13 bilhões de d*lares em transações, sen*o lide*ad* pelos Estados Un*dos, 303
</line>
<line>
b*l*ões de *ólares, represe*tando a fatia de 42,5% do total, segundo a *ssoc*ação *rasil*ira
</line>
<line>
*as Empresas *e Softwa*es - *BES (2006).
</line>
<line>
Com relação *o porte, no estudo de Stefa*uto (**04), as empres*s de *oftw*re *o
</line>
</par><par>
<line>
*r*sil *ã* constituída* por 96% de Micr* * Peque*as E**resas (MPE), on*e trabalh*m,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
maior parte, *écnico* recém-*ormados ou vindos de empres*s ** maior por*e. Aind* segundo
</line>
<line>
*sse a*t*r, essas empresas não dispõem *e a*** capacidade gerenci*l e de mercado, e també*
</line>
</par><par>
<line>
h* predomi*ância d* model*s ** ne*ócios im*reciso*. Por essa razã*, elas
</line>
<line>
***bam ten*o
</line>
</par><par>
<line>
dificuldade de
</line>
<line>
ac*sso a cap*tal, elevada com*etiçã* n* *ercado interno e *onsid*r*vel falta
</line>
</par><par>
<line>
de var*edades *e produto* (STEFANUTO, 2004).
</line>
<line>
Pa*a se obter uma boa gestão de n*gócios ajuda as empresas de *ualquer segmen*o a
</line>
<line>
se ma*ter com*eti*ivas no mercad*. Ness* s*ntido, as *esmas devem buscar po* e*tratég*as
</line>
</par><par>
<line>
qu* ir* servir de suport* para obter suas met*s e gan*ar desta*ue. *ediante o
</line>
<line>
que foi
</line>
</par><par>
<line>
coloc*do, são ap*esen*a*as algum*s meto*olo*ias eficientes para ge*t*o d* empresas
</line>
<line>
*e TI,
</line>
</par><par>
<line>
o* model*s de negócio.
</line>
</par><par>
<line>
Sardas (2014) a*ir*a que os mode*o* de ne*ócio sã* re*eva*tes, frente a uma atu*l
</line>
<line>
conjuntura de me*cado dinâmica * complexa, onde a b*sca por novas e*t*atégias possib*lita às
</line>
<line>
empr*sas *er grande v*ntag** competitiva. Segundo con*eituação d* Perei** e San*os (2001),
</line>
</par><par>
<line>
modelo *e negócio é o re*lexo da realidade de uma empresa, c*nsiderando ele*entos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organização, tais: pessoas, estrutura * *ecn**ogia.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Modelos De Negó*io*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. 4, p. 73-96, set./out. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. P. M*l*, F. T. R. *aselli, E. G. Camp*l* Filho, A. V. O. *err*ira, R. C. Maciel
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Siqueira (*013),
</line>
<line>
o surgimento dos modelos d* negóc*o *e *eu junto co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*vento da internet n* meio empres**ial e ace*t*ou-se, confo*me Os**rwalder, Pigneur e
</line>
<line>
Tu*c* (2005), no mesmo período de u*a al*a no mercado de ações da Nas*aq pa*a empre*as
</line>
<line>
de te*nologia.
</line>
</par><par>
<line>
Partindo para a caracterização de modelos de negócios, Eriks*on e
</line>
<line>
Penker
</line>
<line>
(2000)
</line>
</par><par>
<line>
diz*m que mo*el*s de ne*ó**os * o po*to focal, onde os negócios e as oper*ções *e negócios
</line>
</par><par>
<line>
*ão
</line>
<line>
c*nd*z*das e melhoradas, respectiva*ent*. P*ra *orne**s (2*14), modelo de n*góci*
</line>
</par><par>
<line>
*escrev* como a or*an*zação *rá gerar receitas e qua*s ** custos e investi*ent*s para obte*-se
</line>
<line>
tal valor.
</line>
</par><par>
<line>
Para Shafer, S*it* e L*nder (2005), modelo de neg*cio compr*ende a lógi*a de o
</line>
<line>
criação e captura de valor. *e mod* semel*ant* e complement**, Osterwa*der * Pigneur
</line>
<line>
(2010), m*stra que modelo* de negócios s*o a cria*ão, entre** e captura *e valor por parte da
</line>
</par><par>
<line>
e*pres*. Di*n*e des*as *aracterizações, e*tudios**
</line>
<line>
na ár*a, desen**lveram modelos
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
n*góc*os *rópr*os, c*jo i*tuito pri*cip*l é conquistar * val*r proposto pel* em*resa. A seguir,
</line>
<line>
se*ão expost*s alguns exem*l*s de modelos de *egócio, para melhor *sclar*cimento sobre o
</line>
<line>
*ssunto.
</line>
<line>
Para Hedman e **lling (2*03), mo**lo de negóc*os, é u*ado *ara ex*or as princ*pai*
</line>
</par><par>
<line>
par*es de um determinado *e*óci*, ou p**a des*re*er a*gum negóci* em
</line>
<line>
p*rticu**r. Em se*
</line>
</par><par>
<line>
modelo prop*sto, os *utor*s **searam-se nos seg***tes c*mponente*, *evidament* traduzidos
</line>
<line>
(HEDMAN; *ALLIN*, 20*3, *.53):
</line>
<line>
Clie*t**: são consu*idores po*enciais do *egócio;
</line>
<line>
Concorrentes: são os c*mpeti*ores pote**iais;
</line>
<line>
A *fe*ta: os produtos ou se*viço* que s*rão oferecid*s;
</line>
</par><par>
<line>
A* atividades e orga*ização: são
</line>
<line>
as ativ**ades da empresa que *ão supor*e as at*vidades d*
</line>
</par><par>
<line>
modelo;
</line>
</par><par>
</page><line>
Recurso*: são os recursos **manos, físicos * da or*a**zaç*o;
</line>
<line>
*o**eci*ent* ** fatores e produç*o de insumos: é o fornecim**to e entradas pa*a a produção.
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*ina, v. 14, *. 5, art. 4, p. 73-96, *et./out. 2017 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pe**epção Contribuição do *usiness Model Canvas em E*pre**s de Tec*ologia
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Para Hedma* e Kalling (2003), estes sei* fatores fazem p*rte *a compo*ente vertical
</line>
<line>
d* n**ócio, ou seja, *esta dimensão, integr* aspectos internos que transformam fatores de
</line>
</par><par>
<line>
re*u*sos, por meio de a*ividades, em
</line>
<line>
u* *
</line>
<line>
e*tr*tura **e irá entregar produt*s
</line>
<line>
o* serviços ao
</line>
</par><par>
<line>
mercado. Por úl*imo, o* autores col*cam o co*p*nente de processo longitudin*l, q*e leva em
</line>
</par><par>
<line>
cons*de*a*ão a dinâm*ca do modelo
</line>
<line>
d* *egóci* *o *ongo do tempo, *em como limitações
</line>
</par><par>
<line>
cogni*i*as e *ultur**s que os gerentes possam vir a en*ren*ar, tai* como; *roces**s *ulturais e
</line>
<line>
obstáculos políticos.
</line>
<line>
3.3 Mo*e*o de Lecoc*, Demil * W*rnier (20*6)
</line>
<line>
* segundo m*delo a ser ap*esentado, * o elabora*o pelos franceses Xav*er L****q,
</line>
</par><par>
<line>
Benoît *emil e Vaness* War*ie*. Os pontos chaves
</line>
<line>
apon*adas n**te modelo, segundo
</line>
</par><par>
<line>
Lecocq; Dem*l e Warnier, et al (2006), são:
</line>
</par><par>
<line>
R**ursos e *abilid**e* i*plantadas (Re*sources
</line>
<line>
*t Comp*t*nc*s *éployée*): *ão os meios
</line>
</par><par>
<line>
para *er*r renda p*ra a empresa, tais como: produt*s, se*viços, *t*vo* detidos pela emp*e*a ou
</line>
<line>
as habi*idades dos fu**ionári*s para ge*** renda;
</line>
</par><par>
<line>
Escolh* d* *tiv**ade*
</line>
<line>
na cadeia de valo* e
</line>
<line>
p*sicionamen*o de uma rede va*iosa (Choix des
</line>
</par><par>
<line>
activités d**s la cha*n* de v*le*r et positionnement dans um r*seau de valeur): neste canal, a
</line>
<line>
empr*s* definir a* funções qu* irão assegura* e o que será f**necido pelos se*s fornecedores;
</line>
</par><par>
<line>
O*er*a de p*odutos e
</line>
<line>
serviços (Offre de
</line>
<line>
pro*u*ts et services): é seleção dos recursos a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
habil*dades que gera* r**da. Desta forma, * em*resa d**e *esenvolv*r seu por*fólio de
</line>
<line>
pr*dutos o* *erv*ç*s para valori*á-lo*;
</line>
</par><par>
<line>
Es*rutura do volume re**ltado (Volume et st*ucture e
</line>
<line>
des reve*us): neste cana*, a
</line>
<line>
empre*a
</line>
</par><par>
<line>
d*ve procurar *ting*r um grupo de clie*te* em quesitos de tamanho e impo*tância *ara
</line>
<line>
determinar um nível global de renda;
</line>
</par><par>
<line>
Estru*ur* de
</line>
<line>
*olume e custos (Volume et structure des char*es): no tocan*e custo*, *
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
autores
</line>
<line>
afirmam que, em t*rm*s de modelos de *e*ócio, * ob*etivo não * aument*r
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 14, *. *, art. 4, *. 73-96, set./ou*. 2017
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. P. Melo, F. T. R. *aselli, E. G. C*mpelo Filho, *. V. O. F*rreira, R. C. Maciel
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
receitas, mas garanti* a su*tentabilidade da empresa. Desta forma, gerir *s custos d* u*a
</line>
<line>
maneir* s*stentáv*l, é imprescin*ível para o **cesso do *o*elo d* negócios;
</line>
<line>
Luc*o (Marge): é o luc*o conqui*tado pela empresa.
</line>
</par><par>
<line>
As variáv*is funcionam como *erg*nt*s
</line>
<line>
para a empresa
</line>
<line>
que q*er dese*vo*ve* um
</line>
</par><par>
<line>
*ovo negócio ou modificar um m*d*lo *e negóci* já existente. Conforme *eco*q et *l
</line>
<line>
(*006), as escolh*s f*itas pel* líder e* *ualquer *m* dessas etap*s terão consequência* *obre
</line>
<line>
várias *imensões da em*resa. D*sta *orma, tais canais interage* d* forma * con*eguir trazer
</line>
<line>
l*cro *ara a firma.
</line>
<line>
3.4 * model* *e Jo*n***, Chri*ten*e* e Kag*rmann (2008)
</line>
</par><par>
<line>
O model* propo*to por Johnson, Chistensen Kagermann (2008) é c*mpos*o p*r e
</line>
</par><par>
<line>
quatro eleme*tos con*ergent*s,
</line>
<line>
qu* fu*cionam em conjunto c*m o obj*tivo de criar valor e
</line>
</par><par>
<line>
entregar valor, (JOH*SON; CHRISTENSEN; KAGERMANN, 200*):
</line>
<line>
Prop**ta de valor ao cliente (CVP) - os aut*res conceituam o CVP, narrando que, para uma
</line>
<line>
empresa t*r sucesso, ela p*ecisa *nco*trar **a f*rma ** criar va*or para se*s clientes, ou seja,
</line>
<line>
CVP é a proposta de solução para um deter*inado proble**, pela *ual seus clien*es possam
</line>
<line>
conseguir resolvê-los.
</line>
</par><par>
<line>
F*rmula **
</line>
<line>
lucro - é
</line>
<line>
o mo*elo q*e defi** como * empresa irá
</line>
<line>
criar v*lor para si,
</line>
</par><par>
<line>
pr*porcionando valor a seus clie***s, consistin** no seguinte: Modelo de Rece*t*, refer*-se à
</line>
<line>
rela*ão *reço versus volume; Estr*tura de custos, define os os custos *iretos, cu*tos i**iretos,
</line>
<line>
economi*s de escala. Essa estrutura será i*pulsionad* pelo custo dos prin*ipais recursos
</line>
<line>
*xi**dos pelo model* de negócio; modelo mar*em: tem *omo b*se o vo*ume e estrutura de
</line>
</par><par>
<line>
custo* e*perados,
</line>
<line>
a contribuiç*o necessária de cada transaçã* pa*a
</line>
<line>
conseguir
</line>
<line>
*s lucro*
</line>
</par><par>
</page><line>
desejados; Velocida*e d* *ecursos, q*e c*rresponde * rapid*z necessária para virar in*e*tá*io,
</line>
<line>
ati*os *ixos, em gera*, o quanto se precis* *ara *t*lizar os re*urs*s, a fim de apo*ar o volume
</line>
<line>
esperado e *lca*çar os lucros *spera*o*.
</line>
<line>
Recursos-chave - defin* com* principais recursos ativos, a* pess*as, *ecnolog*a, produtos,
</line>
<line>
i*stalações, equ*pa*ent*s, canais e m*rc*, n*cess*rios para entregar a proposi*ão *e va*or ao
</line>
<line>
*l*ente-al*o. O foco aqui * sobre os e*ementos-*h*ve que cria* *alor para o cli*nte e para a
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 14, *. 5, ar*. *, p. 73-96, set./out. 2017 www4.fs*net.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pe*c*pç*o Contr*b*içã* do Business Mod*l Canvas em Empresas de Tecnologia
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*a, e a forma como estes el***nto* inte*agem. (Cada empre*a *am*ém tem recursos
</line>
<line>
genéricos, que não criam difer*n*iação competitiva).
</line>
<line>
Process*s-chave - comp*ovam *ue a* empresas bem-sucedidas t*m proc*ssos *peracio*ais e
</line>
<line>
d* gestão que *hes **rmit*m gerar *a*or, *e *orma q*e ele* poss*m repetir e aumentar em
</line>
<line>
**cala c*m *ucesso. Estes *odem inc*uir tais tar*fas recorr*ntes como a formação,
</line>
<line>
desen*olvime*to, f*bricaçã*, orçam*nt*, planejam*nto, vendas e ser*iço. Processos-chave
</line>
<line>
t*mbém *ncluem *egras de uma emp*esa, métricas e normas.
</line>
<line>
Est* modelo, **ter-r*lac*ona essas quatro **mensões, de maneira que qualque*
</line>
</par><par>
<line>
alter*ç*o em algum elemento, afet* *s outros e o to*o. Os autores narram que, em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
empresa
</line>
<line>
de suc*sso, este si**ema é mais ou me*os **tável,
</line>
<line>
no qual ess*s quatro eleme*t*s
</line>
</par><par>
<line>
l*ga*-*e u*s aos *utr*s de *orma co*rent* * compleme*t*r.
</line>
<line>
4 *ESULTADOS E DI*CU*SÕE*
</line>
<line>
4.1 O modelo de *egócios Canvas de Osterw*lder e Pigne*er (201*)
</line>
<line>
O Modelo de n*g*cio Can*as, foi desenvolvi*o *or Alexander Osterw*l*er em su*
</line>
</par><par>
<line>
tese de do*torado, na *ual i**vou * fo*ma d* p**sar de novos empre*ndedores ou
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
emp*esas, no momen*o de des*nvolver no**s produtos (NAGAMATSU et al, *013). A*nda
</line>
</par><par>
<line>
c*nform* estu*o
</line>
<line>
desse autor, este m*d*lo é uma forma ** incentiva* a i*ovação e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pro*oti*a*ão d* *odelo* e assim, contou
</line>
<line>
com a
</line>
<line>
colaboração *e 470 profiss*onais
</line>
</par><par>
<line>
*s*e*ializados em es*rat**ia *e 47 países.
</line>
</par><par>
<line>
Nas palavras dos auto*es desse modelo d* negócio, "este co**eito t*m sido aplic*do *
</line>
<line>
testado em tod* o mun*o e já é u*ilizado em organ*za*ões tais como I*M, Eri**son, *eloitte,
</line>
</par><par>
<line>
*as
</line>
<line>
Obras
</line>
<line>
P*blic**
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Se*viços
</line>
<line>
Governam*ntais
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Canad*,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
m ui t os
</line>
<line>
mai*"
</line>
</par><par>
<line>
(OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011, p.15).
</line>
<line>
*agama*su (*013) d*staca que o* mod*los de negóc*os permitem *rototipar-se vári*s
</line>
</par><par>
<line>
versõe* do
</line>
<line>
neg*ci*, *té chegar ao mode*o m**s ade*uado. Na visão d* *arreto (2013) o
</line>
</par><par>
<line>
*odelo de negócio Canv*s tem
</line>
<line>
e* sua estr*tura, todos o* componen*es
</line>
<line>
indisp*nsáveis par*
</line>
</par><par>
<line>
uma e*pr*sa cr*ar valo* ao
</line>
<line>
m**cad*. D*st* forma, as e*pre*as do setor de *ecnologia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Informação, pode colocar su*s ide*as em prática dentro do quadro, *e fo*** a encaixar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*lhor estratégia.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. 4, p. 73-96, set./out. *017 www4.fsa*et.co*.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. P. Melo, F. T. R. Cas*lli, E. G. Camp*lo Fil**, A. V. O. Fe*reira, *. C. Mac*el
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
Para melhor inserção *as id*ias na fe**amenta Canvas ao mode*o, Ost*rwalder (20*1)
</line>
</par><par>
<line>
c*ta que o desafio do con*eito
</line>
<line>
deverá s*r si*ples, *elevante e intuit*v*mente compreensível.
</line>
</par><par>
<line>
*egun*o a definiçã* do autor, o qua**o Canvas descreve a lógica ** com* a organiza*ão i*á
</line>
<line>
criar v*lor ao clie*te consiste em *m *odelo d* ne*ócios que desc*eve * ló*i*a d* como uma
</line>
<line>
em*resa cria, *nt*ega * captu*a v*l*r (OSTERWALDER; PIGNEUR,2011).
</line>
<line>
O quadro f*rr**ent*l *anvas é dividido *onforme t*ês lógi*as: de criação, de entrega
</line>
<line>
e de captura de valor *or parte da organiz*ção (OSTERWALDER; P*GNEUR, 2011),
</line>
<line>
*a*act*r*zados:
</line>
<line>
Criação d* *alo* (pa*te c*ntral do quad*o): qu*ndo uma **presa v**d* um produto ou presta
</line>
<line>
um serviço, este é o valor que a emp**sa criou. Es*a cri*ção é re*ultado de vári*s discurs*es,
</line>
<line>
*ecu**o e ativi*ades. Can**: Proposta de valor;
</line>
<line>
Entrega do *alor (parte direit* do quadro): é quando a e*pre*a *ria as co*dições para que o
</line>
</par><par>
<line>
cliente rece** s*us
</line>
<line>
pro*utos
</line>
<line>
** serviços. *anai*: Segmento de cli***es, *anais,
</line>
</par><par>
<line>
r*la*ionam*nto com client*s e fo**e de rece*ta;
</line>
<line>
Captura de v*lor (**rte *s*uer*a do quadro): é o recebimento pela em*res* em *in*eiro pa**
</line>
<line>
p**o* produtos ou serv*ços, e também as in*o***ç*e* sobre o *ue os cl*entes pensam desse*
</line>
<line>
produtos ou s*rv*ços. Se gostaram, se estão satisfe*tos ou se gostaram de *lgo a mais. Canai*:
</line>
<line>
R*cu*sos principa*s, Atividades prin*ipais, Parce*ias pr*ncipais e **trutura de cus*o*. A
</line>
<line>
Fig*ra 1 *ostra o qua**o *erramental *anvas;
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 1 - Q*a*ro *errament** Canvas
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*es*na, v. 14, n. 5, art. 4, *. 73-96, set./*ut. 2*17
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepção *ontribuiç*o do Business *od*l Canva* em Empresas de *ecnol*gia
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
*on*e: E*abora*o a parti* *o quadro *e Osterwald*r e Pigneur (2011).
</line>
<line>
O quadro * di*idido ne*sas tr*s lógi*as e *ada lógic* tem *eus canais *spe*ífic*s,
</line>
<line>
*ota*i**nd* nove *a**is q*e são conc**tu*dos a seguir, segundo (*S*ERWALDE*;
</line>
<line>
*IGNEU*, 2011):
</line>
<line>
P**posta de Valor: Este c*nal, diz res*eito a que p*odutos ou servi*os a **presa irá oferecer
</line>
<line>
aos clientes. A pr*po**a de valor pode s*r gené*ica, como *or exemplo, v*nda de canetas, ou
</line>
<line>
específ**a, *omo uma lo*a de fardas e a*essórios mili*ares. A *mpresa, ao criar hipó*eses pa*a
</line>
<line>
* pro*osta de valor, deverá ref*eti* sobr* o que est* ofer*cen*o par* suprir as necess*dades
</line>
<line>
dos clie*tes, o* sobre o ganho *u* os c*ientes terão *om *quilo que se pre*endes** o**recer,
</line>
<line>
ou seja, a prop*sta de valor, em lin*as ge*ais, é * razão da empresa exist*r;
</line>
</par><par>
<line>
Seg*entos de clientes: É car*cterizado pelo g*u*o
</line>
<line>
de pessoa* ou d* organ*zaç*es que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
n*gócio pre*ende atingir, aten*er, servir ou entregar va*or. É t*mbém o
</line>
<line>
grupo de qu*m o
</line>
</par><par>
<line>
negócio irá captu*ar valor por *e*o das re*eita*;
</line>
</par><par>
<line>
Canais: S*o repr*sentados pel* logíst*ca da emp*esa, através dos qu*is os *lient*s conhecem e
</line>
<line>
rece*em os produtos. ** canais possibili*am que a empresa manten*a o re*aci*namento com o
</line>
</par><par>
<line>
cliente. De um lado,
</line>
<line>
os canais entregam o valor para os c*ientes *, de outro, *e*vem para
</line>
</par><par>
<line>
capturar o valo* of*recido *elo cli*nte. Ex*m*lo: Jorn**s, e-mails, site*, outdoor;
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teres*na PI, v. 14, n. 5, art. *, p. 73-96, set./out. 2017
</line>
<line>
www4.**an*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. *. *elo, F. T. R. Casell*, E. G. Camp*lo F*lho, A. V. O. *erreira, R. C. Maciel
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
Rela*ion*ment* c*m cli*n*es: *em a finalidade *e manter a interação com a **ie*tela. O seu
</line>
</par><par>
<line>
*elaci*nam*nto com os clie*tes dá-*e atrav*s
</line>
<line>
do* cana*s e, para elab*ra* este bloc*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*preende*or deve b*scar r*spo*tas para as s*gui*tes p*r*untas:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Como a empresa vai relaci*nar-se com os clientes?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
* emp*esa atende o cl*ente, de forma que ele não bu*qu* outras opções no merc*do?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O atendimento se*á pessoal ou a dist*n*ia?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Como a empr*sa *eve agir para *on*uistar e mant*r *eu* cli*n**s?
</line>
</par><par>
<line>
F*ntes de *ecei*a: Remete a como a empresa irá re*eb*r por entr*ga* o seu valor ao clien**.
</line>
<line>
*e**e sen*i*o, a empr*sa *everá *usca* respostas pa** as* se**in*es perguntas:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*omo a *mp*esa va* receber?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Qual a forma *e pagamen*o?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Como se deve c*brar pelos produt*s ou serv*ços? *or q*ilo? Por unidade? Por hora?
</line>
</par><par>
<line>
Por lote?
</line>
<line>
Recur*os Principais: Neste bloco, fica t*do aq*i*o que é neces*ário, co*o as co*sas, o* ativos
</line>
</par><par>
<line>
fís**os, os espaços, as máqui*as, os equipame*tos,
</line>
<line>
as pe*soas, o
</line>
<line>
dinheiro (cré*itos e
</line>
</par><par>
<line>
financiamentos). Para c*nstruir *a*
</line>
<line>
b*oco, é neces*ári* busc*r respostas *s seguint*s
</line>
</par><par>
<line>
*erguntas:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Quais os *rincipais re*ursos *ecessários par* reali*ar * p*op*sta ** v**or?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Há necessida*e de equipament*s? De mat*riais? De *i**eiro? De pessoas?
</line>
</par><par>
<line>
Atividad*s Principais: As ativida*es pri*ci*ais andam em conjunto com os recursos
</line>
<line>
principais. Em geral, *s *tividade* aco*tec*m sobr* o* re*ursos. D*ste modo, para construir *
</line>
<line>
blo*o de a**vidades pr*ncip*is é *ece*sário buscar r*spostas para as seg*i*tes perguntas, por
</line>
<line>
exemplo:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Q*ais as ações *ecessár*a* *ara a r*aliz*ção da proposta de v*lor?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O **gócio
</line>
<line>
da ***resa é produ*ir a*go? Distribu*ção? A empresa irá re*olver
</line>
</par><par>
<line>
problemas com cons*rtos ou manutenção?
</line>
</par><par>
<line>
*a*cerias Principais: As par*erias principa*s con*rib*em
</line>
<line>
para *ue a proposta de *alor seja
</line>
</par><par>
<line>
cumprida. No sent**o *e *u* ninguém faz *ozin**, * impo*tante te* alguém *ara aj*dar.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *e*esi*a, v. 1*, n. 5, art. 4, p. 73-96, set./out. 2017
</line>
<line>
www4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepção **ntribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnol*g*a
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
*strutura de custos: Refere-se a *odos
</line>
<line>
os cust*s nec*ssári*s p**a a empr*sa cumpr*r a s*a
</line>
</par><par>
<line>
pr*posta de va*or: *nde se relacio**m os custos com o* recursos principais, atividade*
</line>
<line>
principa*s, parcerias principai* e can*i*. **sse bloco não é nece*sário de*alhamen*o de todos
</line>
<line>
*s c*stos, e si* uma v*são geral. Para m*lhor entendimento, a Fig*ra 2, mo*tra um e*em*lo
</line>
<line>
*e mode*o des*nvolv*do para uma empre*a que reali*a *erviços de telecom**icações em TI.
</line>
<line>
Figura 2 - Modelo de negóc** Can*as de uma em*re** de TIC
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aborad* * partir do quadro de Osterw*l**r e Pigneu* (2011).
</line>
<line>
Para *onstruir o *u*dro ferramental Canvas, o empreendedo* deve preencher cada um
</line>
<line>
do* nove *anais co* **st-it* que levam hipóteses, a fim de e*abora* o seu modelo de negócio
</line>
<line>
ideal.
</line>
<line>
Neste e*emplo, a empresa tem co*o propos** de valor a criação de *ites, porta*s e
</line>
<line>
*logs com layouts exclusivos; estes faz*m **rte da ló*ica de c*i**ão d* valor. Para *onse*uir
</line>
</par><par>
<line>
tal proposta, necessário *laborar * ló**ca *e entr*ga de valor, ou seja, quem serão *eus é
</line>
<line>
clien**s p*tenciai*, como irá divul*ar os s*us *erviços p*r* eles, mant*n*o *empre os me*mos
</line>
<line>
relacionados com a **pre*a e a fonte de receita que *e r*fere a como * *m*res* *a*hará *or
</line>
</par><par>
<line>
s*us ser*i*os. No que tange à lógica *e
</line>
<line>
captura d* val*r, *
</line>
<line>
empresa d*ve co*tar com
</line>
</par><par>
<line>
parc*iros, que s*o os fornece*or*s de materiais para a empres* funcion**, com os recurso*
</line>
<line>
p*incipais, que são os equ*pamento* * os profissiona*s que nela trabalham e as atividade* que
</line>
<line>
irão d*sempe**ar, para o*erecer * melh*r **oposta de valor.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *ere*ina *I, v. 14, n. 5, art. 4, *. 7*-9*, set./out. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. P. Melo, F. T. R. Caselli, E. G. Campelo Filho, A. V. O. Fer*eira, R. C. Mac*el
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Comparativo *o* com**ne*t*s dos m*delos de negócio apresent*dos
</line>
</par><par>
<line>
Com o propósito de maior ent*ndime*to sobre o *s**n*o, o *u*d*o 1, mostra os
</line>
</par><par>
<line>
componente* *e mo*elos d* negócio *a visão de c*da auto* estud*do. Posteriorm*nte
</line>
<line>
será
</line>
</par><par>
<line>
feita uma anális* dos quat*o mode*os de negócios apr*sentados no c*pítul* a*terio*, com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**nalidade de mo*trar o porqu* do modelo d* negócio escolhido, o *bjeto de *studo de*te
</line>
<line>
trabalho, enfim, * Modelo de Negócios Canv*s.
</line>
<line>
Tr*tando-se do mo*elo d* Hedman e K*ll*ng, * me*mo é subdivido em sete
</line>
<line>
compo*entes, o *ue mostra u*a semelh*nça com algu*s canais do m*delo Canvas, que são:
</line>
<line>
Cli*ntes, oferta, as a*ivid*des e organ*zação, recurs*s. Este* comp*nentes int**ram-se *om os
</line>
</par><par>
<line>
outro* três, dis*in**s do Can*as, para e*tão inter*acionarem-se en**e si com o propósito
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ferecer ao mercado produtos ou s*rviç*s.
</line>
</par><par>
<line>
O estu*o acerca *o model*, o m**mo apr*senta-se bem e*a*or*do, **ntando com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
presença *a d*mensão t*mpo, não e*istente n* Canvas,
</line>
<line>
qu* é mostrada por uma linha
</line>
</par><par>
<line>
longitudinal, no c*ntorno
</line>
<line>
d* *odelo. A mesma tem a *nt*nção de rel*tar que o* gerent*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pe*soas no interio*, bem **mo a c*nco*rê*cia, e**luem com o passar do te**o (HEDMAN;
</line>
<line>
KALLING, 2003). T*l dimensã* pode **rvir * futuro* *stu*os para complementá-la den**o do
</line>
<line>
modelo Canva*, uma *ez q*e o m*smo não conta com a variável "tempo" em *eu quadro.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, **t. 4, *. 73-**, *et./out. 2017
</line>
<line>
*ww4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*rcepção Contribuiç** do B*sine** Model *anvas e* E*presas de Tecnologia
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
Qua**o 1 - C*mponentes dos modelos de negócios **al*sa*os
</line>
</par><par>
<line>
Aut*r
</line>
<line>
Com*o*en**s de model*s d* neg*cios
</line>
</par><par>
<line>
H*dm*n e kallin* (2*03)
</line>
<line>
Cli*ntes *oncorrentes A **erta As at*vidades e o*ganização *ecursos Forn*ciment* de fatores e pr*du*ão d* insumos Componente lo*gitudinal
</line>
</par><par>
<line>
L**ocq, Demil e War***r (2006)
</line>
<line>
Recursos e Ha*ilidade* Atividades pr**cipais Of*r*a *s*rutura *e *enda Es*r*tura d* cust*s Lucro
</line>
</par><par>
<line>
Johnson, Ch*ist**sen e K*germann (2008)
</line>
<line>
*roposta de Valor ao Cliente Fó*mula do lucro Recursos-c*av* Processos-chave
</line>
</par><par>
<line>
Ost*rwalder * *igne** (2011)
</line>
<line>
Propost* de valor S*gme*to de cl*entes Relaci*nam*nto c** c*ientes C*nai* Font*s de receita Pa*cerias Atividades principa*s Re*urso* princi*ais Estrutura d* custos
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Aut*ria própri*
</line>
<line>
A abordage* *o m*d*lo de *ohnson, Ch*i*ten*en e K*germann *t*liza q*atr* canais
</line>
<line>
relacionando-s* em prol d* criar valor ao clie*te, que são: *V*, fórmula do lucro, **cur*os-
</line>
<line>
c*ave e proce*sos-*have. O *odelo em questão *ostra-se como eficaz, por ter can*is básicos
</line>
<line>
na busc* da criação de valor, porém não tão completo como o m*delo *anvas. O *anvas,
</line>
<line>
além do* qu*tro canais básicos *o mode*o de Johnson W., conta com ** cana*s de parceiros
</line>
</par><par>
<line>
p*incipais, cana*s *e logís*ica e
</line>
<line>
de marketing *ara *
</line>
<line>
cliente, clientes-*lvo, bem *omo sua
</line>
</par><par>
<line>
relação com eles.
</line>
</par><par>
<line>
Por último, * modelo de Lec***, Demil e Wa*nie* é evidencia*o por boa parte dos
</line>
</par><par>
<line>
ca*a** do mode*o Canv**; no entan*o, no model* não
</line>
<line>
e**ste * canal rel*ci**amento com
</line>
</par><par>
<line>
clientes, a*enas *videnciado os client*s-alvo, o q*e deixa * mod*lo frágil,
</line>
<line>
no que tang* *
</line>
</par><par>
</page><line>
ma*ter uma relação promissora com seus clientes. Na metodologia Can*as, esse canal é *ão
</line>
<line>
importante, que os cl*entes pode* fazer parte, coc*iaç*o, o* seja, quando *s clientes
</line>
<line>
participam na construção, criação o* complementação de produtos (OSTER**LDER;
</line>
<line>
PIGNEUR, 2**1).
</line>
<line>
Re*. *SA, *eresin* PI, v. 14, n. 5, art. 4, p. 73-*6, s*t./out. **17 *ww4.fsanet.*om.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. *. Mel*, F. *. R. *ase*li, *. G. Camp*lo *i*ho, A. V. O. *erreira, R. C. Maciel
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
Deste modo, o m*delo Canvas *oi esco*hido, por det*lhar o rel*cionamento de todos
</line>
<line>
os compo*en*es organizaci*nai* int*r*os * *xternos, *em *omo por ev*dencia* como ess*s
</line>
<line>
relacionam-*e para cr*ar e capt*r*r o valor prop*sto pela organi*ação. C** o fim desse
</line>
</par><par>
<line>
*eferen*ial teórico pretende-se, co* e*t* trabal*o, analisa* o quadro Canvas na e**re*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
so*tw*r* estudada, para an*li*ar o de**mpen*o d* ferram*nta, frente a* obj**ivo de aumentar
</line>
<line>
o s*u faturament* e ins*rçã* *m novos merc*dos além *o *st*do do Pia*í.
</line>
<line>
A *a*te do qu*stionár*o que en*olv*u pergu*tas fechadas utilizando escala t*po l*kert
</line>
<line>
teve u*a fia*il*d*de test*d* ut*liza*do o co*ficiente alfa de conbrach obtento = 0,92
</line>
<line>
demonstrando elevad* c*nsist*ncia das *esmas.
</line>
<line>
Confo*me a meto*ologia proposta para este tra**lho foi *nviada *ediante e-m***, u*
</line>
<line>
questi*nário para t*dos os *mpresários pa*ticipant*s do Projeto de Fortal*cimento d* P*lo de
</line>
</par><par>
<line>
TIC da região que uti*izam
</line>
<line>
a ferr*ment* Canvas nas suas empresas. *os
</line>
<line>
qu*tor*e
</line>
</par><par>
<line>
e*presários, dez responderam e enviaram por *-mail as s**s r*spostas, e que for*m
</line>
<line>
orga*izadas na t*bela 2, *a*a um melhor entendi*ento. * Tabela 1, *onté* os d*dos das
</line>
</par><par>
<line>
questõ** que *em *omo
</line>
<line>
*pção d* resp*st*
</line>
<line>
os i*ens "T*talmente", "Parcialmen**" e "Não
</line>
</par><par>
<line>
Atende".
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
(*º *uestão) Tem m**s eficiên*i* na *isu*lização do que
</line>
<line>
60%
</line>
<line>
10%
</line>
<line>
30%
</line>
</par><par>
<line>
outros *o*el*s.
</line>
</par><par>
<line>
(6* Quest*o) Clarez* qua*to à visualizaçã* e entend*mento.
</line>
<line>
90%
</line>
<line>
*%
</line>
<line>
10%
</line>
</par><par>
<line>
(7º Questão) *espo*ta* rápidas quanto a *imulações e análi**
</line>
<line>
80%
</line>
<line>
1*%
</line>
<line>
10%
</line>
</par><par>
<line>
de viabilidade.
</line>
</par><par>
<line>
(8º Questã*) Us* *e pos*-its coloridos.
</line>
<line>
90%
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
10%
</line>
</par><par>
<line>
(9º Qu*stã*) *s nove blocos são s*ficientes para a *o-criação.
</line>
<line>
80%
</line>
<line>
10%
</line>
<line>
*0%
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Aut*ria Pr*pria
</line>
<line>
C**o podemos *bservar, a grand* mai*ria dos em*res**ios **tende que a ferram*nta
</line>
<line>
Can*as a*ende tot*lment* à* suas ne****idades. A segui*, estão as *igur*s *e 3 a 8, qu* *ratam
</line>
<line>
*o gráfic* radar levantado acerca da satisfação de c*da empr*sár*o s**r* as questões de 4 a 9.
</line>
<line>
R*v. *SA, Teresina, v. 14, n. 5, art. 4, p. 73-96, set./out. 2017 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Per*epçã* C*n*ribuiç** d* Busines* Mo*el *a*v*s em Empres*s de Tecnologia
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - Informações necessár*as para * s*rgimento de novas ideia*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autori* pró**i*.
</line>
<line>
Nesta perg*nta, *erificou-se a **cili*a*e que a ferrament* *r*p*rcio*ou à equipe da
</line>
<line>
empr*sa na o*tenção de nov*s id*ias. Anal*sando a *igura 3, con*tatou-s* que 90% do*
</line>
<line>
empresários responderam "Tot*lmen*e" para a 4º Que*t** e, aque*es que deixaram
</line>
<line>
c*mentários so*re a mesma, enfatizaram qu* a eq*ipe passou a ser m*is p*rt*cipativ*, quanto
</line>
<line>
a dar opi*iões de no*as *dei*s, graças à *la*ez* na visualização do neg*cio *a emp*esa.
</line>
<line>
Qua*t* ao único empresário que re*pondeu "P*rc*alme*t*", deixou o coment*rio que a
</line>
</par><par>
<line>
i*plementação d* ferr*menta Canvas está em *ase inicial, ma*
</line>
<line>
que já parti*ipou da*
</line>
</par><par>
<line>
capacitações do *rojeto *e TIC *o SEBRAE *ob*e a fe*ramenta, teve * **inião que e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*erram*nta ser* bem útil pa*a alcançar as estrat*gias *e neg**io da empr*sa.
</line>
</par><par>
<line>
A F*gura 4 mostra a porcenta*em d* empresár*o* que ac*a a f*r*am*nta de *odelo de
</line>
<line>
negócio *a*s eficiente que ou*ros mo*elos.
</line>
<line>
Figura 4 - Tem mais ef*ciê*cia na vis*aliza*ão do qu* outros mod*los
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *utoria pr*pria
</line>
<line>
Pela aná*ise dos questionários, 60% do* empresá*io* acham a ferra*enta Canvas be*
</line>
</par><par>
<line>
mais eficiente do que outros modelos, provando q*e os empresários têm conhe*imento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 14, n. 5, art. 4, p. 73-96, set./ou*. 2017 www4.fsan*t.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. *. Melo, F. T. R. Caselli, E. G. Ca*pelo Fil*o, A. V. O. Ferreira, R. C. *a*iel
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
outros t*pos
</line>
<line>
*e ferram*ntas de modelagem d* negócio. No en*an*o, 30% **rca*a* "N*o
</line>
</par><par>
<line>
***nde", pois tive**m opin*õ*s convergente* no toca*te a f*lta de conh*c*me**o *e outras
</line>
<line>
f*rramenta*, o* q*e con*ecia *pe*as o Pl*no de ne*ócio. ** 10% r*stante, comentara* *u* a
</line>
<line>
f**ramenta est* em *ase **ic**l na empresa, e, po*tanto, nunca t*v*ra *onhe*im*nto *e outra
</line>
<line>
ferrame*ta, a n*o ser o *a*v*s.
</line>
<line>
A *igura 5 most*a uma visão da satisfação dos *mpr*sários no ques*to "Cl*reza
</line>
<line>
quanto à visualização e ent*ndime*to".
</line>
<line>
Figur* 5 - C*areza quanto à visuali*aç*o e entendimento
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Autoria pró*ria
</line>
<line>
A análise das respo*tas mos*r*u que 90% dos empresár*os acham que a *e*rame*ta
</line>
<line>
Canvas prop*rciono* *m bom *nt*ndimento *o m*delo *e *egó*io *a empresa, ofere*e*do
</line>
<line>
**a divisã* *e ca**is e trazendo p*aticida*e n* *isuali*ação d* negóc*o. O único empresário
</line>
<line>
que respondeu "Não Atende", explicou o fat* de *ue o *** da fer*amenta na empresa e*t* *a
</line>
<line>
fas* i*i*ial.
</line>
</par><par>
<line>
A Fi*ura * mostra o *ráfico radar da 7º Questã*, q*e *ra*a do quesit*
</line>
<line>
"Respostas
</line>
</par><par>
<line>
rápidas qu**to a *i*ulaç*es e a*álise d* viabi*idade. "
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, *. 5, *rt. 4, p. 73-*6, set./*ut. 2017
</line>
<line>
www*.fsa*et.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Perce*çã* Con*ribuição *o Busin*ss *odel Canvas em *mpresas de Tecn*logia
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
Figu** 6 - Respostas r*pidas quanto a simulações e análise de viabilidade
</line>
</par><par>
<line>
**nte: Autoria Própria
</line>
<line>
Pela an*lise *os *ados da Fi*ura 6, nota-se que *0% dos empres*rios acham qu* a
</line>
<line>
ferramenta Canvas permite *esposta* mais *ápidas quanto a simula*ões e análise d*
</line>
<line>
*iabilida*es. N**sa questão **o houve nenhum come*tário para a*uele* que m*rcar*m
</line>
<line>
"Totalmente"; *o *n*ant*, ess* fator acontec* devid* ao caráter *implificado * resumi*o do
</line>
<line>
Canvas, perm*tindo **r o suporte necessário par* *mp*esas on*e a* mudan*as estratégicas são
</line>
<line>
r*pidas (Empresas de TIC). Pa*a os *0% que *arcara* "Não Atende", foi devido ao f*to *e *
</line>
<line>
e*presa estar em fase inicial e, deste m*do, nã* h*uve maio*es co*tatos com a ferramen*a. Já
</line>
<line>
par* o que marcou "Parcialm*n*e" n** explico* o fato nos com*ntários.
</line>
<line>
Por últi**, a Figura 7, que trat* *o* dados obtidos no quesito "Os nove bloco* são
</line>
<line>
sufici*ntes para a co-c*iação".
</line>
<line>
Figura 7 - O* no*e blocos sã* suficie*tes pa*a a co-cri*ç**
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Autoria Própria
</line>
<line>
*s da*os obtidos na 9º **estão mostram que 80% dos em*res***os ach*m *ue os 9
</line>
<line>
canais da fer*ament* Canva* são suficientes. Não houve comentário para quem teve tal
</line>
</par><par>
<line>
opinião, devid* * ferramenta conte* t*dos os cana*s necessários d* um* emp*es*. Para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina *I, v. 14, n. 5, ar*. 4, p. 73-96, set./*ut. 20*7 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. P. Melo, F. T. R. Caselli, E. G. Campelo F*lh*, A. V. O. *erreira, R. C. Maciel
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
em**esá*io que respond*u "Par*ialmente" (10% do t*tal), ju*tificou tal fato no segu**te
</line>
<line>
co*entár*o "Tudo fun*iona *indo, po*ém o modelo Canvas peca e* *ão ter *m canal voltado
</line>
</par><par>
<line>
para *s conco*rent*s da min*a empresa". Já outro empresário res*onsável por 10% dos o
</line>
<line>
"Não *e Ap*ica", d*ve-se tal re*posta *orque a ferramenta es*á em fase inicial ** imp***tação
</line>
<line>
na empresa.
</line>
<line>
Quanto à clareza do c*nceito da ferr*menta Canv*s, os r*sultados mostrara* que que
</line>
</par><par>
<line>
1*0% dos empre*á*ios *ue ut*lizam a ferrament* Ca*vas, ti*eram total conhecime*to
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
me*ma, ao m*de*arem o *eu modelo de neg*c*o. Tal f*to deve-s* as cap*citações que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rojeto d* *IC d* SEBRAE promoveu a ess*s empresários, me*iante o cu**o de "T*ansfor**
</line>
<line>
sua *dei* em modelo d* *egócio". *uando in**gados *e houv* *ificulda*es quanto a po*síveis
</line>
<line>
di*icul**des na imple*e*t*ção d* fer*amenta, também houv* 100% de unanimidad* de
</line>
<line>
respostas ne*ativas, ou seja, não houve nenhuma dificuldad* p*r parte deles.
</line>
<line>
Quando pr*v*cados, pergunta aberta, sobre possíve* info*m**ão r*l*v*nt* nã*
</line>
<line>
ab*rdada no questionári*, o*te*e a su*estão de abordar que o Canvas é usado pa*a a *mpresa
</line>
</par><par>
<line>
em todos os momentos de deci*ões estr**égicas e não a**nas no quad*o
</line>
<line>
*e model* de
</line>
</par><par>
<line>
negócio.
</line>
</par><par>
<line>
* Fig*ra 8 trata-se *e uma vis*o ger** dos princi*ais as*ectos le*anta*os
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
que*tion*rio, no intu*to de pro**rcion*r uma melhor *ercep*ã* das opiniões dos emp*es*rios.
</line>
<line>
Fi*ura 8 - C*nvergência d*s *uestões
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Au**ri* p*ópria
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, *eresina, *. 14, n. 5, art. 4, p. 73-96, set./ou*. 2017
</line>
<line>
www4.fsane*.*o*.br/r**i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*rcepç*o Contr**uição do Business Model *anvas em Empr*sa* de Tecnologia
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
Deste mod*, pode-se co*st*tar que cerc* de *0%, a m*is, dos e*presá*ios
</line>
</par><par>
<line>
responderam "Tota*men*e" pa*a
</line>
<line>
os asp*ctos "*nformaçõe* nece**árias *ara o su*gimen*o de
</line>
</par><par>
<line>
n*v*s ideias", "C*ar*za quan*o à visu*lização e entendimento", "Respostas r*p*da* *u*nto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*mulaçõ*s e anális* de viabilidade" e "Os nove blocos são sufi*ientes para * c*-c*iaç*o". E,
</line>
</par><par>
<line>
quanto *o aspect* "*em mais eficiência na visualiz*ção
</line>
<line>
do que *ut*os modelo*",
</line>
<line>
60% dos
</line>
</par><par>
<line>
empresário* ti*e*am *piniões con*er**n*es ao "Totalment*", mas, como m*ncionado, *al fato
</line>
<line>
se deve ao po*c* conheci**nto *os mesm*s sobr* ou*r** tipo* de modelos de negócios.
</line>
<line>
5 C**CLU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A partir do estudo *e*li*ado, evide*ciou-se a re*e*ância,
</line>
<line>
clareza e abrangên*ia da
</line>
</par><par>
<line>
fe*ramenta CANVAS na localidade
</line>
<line>
anal*sada. O* entrevistados,
</line>
<line>
em sua qu*s* tot*lidade,
</line>
</par><par>
<line>
comunga* desta
</line>
<line>
opinião e en*atizam
</line>
<line>
as *udança* *corridas ap*s a su* im*lementação. Os
</line>
</par><par>
<line>
g*nhos pela utilizaç*o *o mode*o sobrepujam os custos d* utilização.
</line>
</par><par>
<line>
* CANVAS
</line>
<line>
propicia *m* m*lhor vis**lização do n*gócio e incentiva a
</line>
<line>
pa*ticipação
</line>
</par><par>
<line>
do* fun*ionári*s dentro *a empresa, *era*do u*a *aior
</line>
<line>
in*er*tividade *
</line>
<line>
fomentando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*urg*mento de ide*as. *demais, p*o*or*iona respo*tas mais rá*i*as para simulações e anál*ses
</line>
<line>
de *iab*lida*e.
</line>
<line>
Observa-se que a ferra**n*a induz à elaboração *a*s c*nc*tenada e simples de n*vas
</line>
</par><par>
<line>
*stratégias, o que é
</line>
<line>
um faci*i*ador na ativida*e *mpres*rial. Entre as razões que
</line>
<line>
geram tal
</line>
</par><par>
<line>
res*ltado e*tão *aior rapidez no surgim**t* *e i*eias dentro da equipe, o **o de po*t-its *
</line>
<line>
colori*os pa*a mol*ar o m*delo de ne*ócio a ser segu*do, e a boa aceitação da ferr*m*nta
</line>
<line>
pelas empresas *evido ao seu caráter *implis*a e fac*lita*or.
</line>
</par><par>
<line>
* importa*te *e*saltar-se q*e h* u*animidad* q*a*to à inexistência de
</line>
<line>
dificuld*des
</line>
</par><par>
<line>
pa** a implem*ntação
</line>
<line>
da
</line>
<line>
ferrame**a, * que revel* * p*ss*bilidade de sua
</line>
<line>
utiliz*çã* não
</line>
</par><par>
<line>
*omente em nív*l **c*l, mas também ** outras *e*iões e em diferentes s*tores econômicos.
</line>
</par><par>
<line>
Ent*nd*r c*mo deve f*nc*ona* o mode*o *e negóci*
</line>
<line>
de um *eterminado setor * de
</line>
</par><par>
<line>
vital *mp*rtância
</line>
<line>
para *ua *obrevi*ência, e o C*NVAS po*e,
</line>
<line>
confo*me v*sto no presente
</line>
</par><par>
<line>
estudo, s*r a chave p*ra tal circu*stância.
</line>
</par><par>
<line>
Restou c*mprova*o, **sta for*a, que o CANVAS, ** *oc*li*ade e setor
</line>
<line>
est*dad*s,
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribuiu
</line>
<line>
de maneira p*sitiva para o desemp*nho dos negóci*s, s*rvindo
</line>
<line>
com* fator
</line>
</par><par>
<line>
difere*ciador num
</line>
<line>
ti*o d* mercado seden*o p*r inova**e*
</line>
<line>
e sujeito a modificaç*es
</line>
</par><par>
<line>
parad*gmá*i**s constantes.
</line>
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Anais...
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São
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*aulo.
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2013.
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1) conc**ção e p**ne*ament*.
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X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) e*aboração *o rascunho ou *a revisã* crítica *o *on*eú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pação n* *provação d* vers** final do manuscr*t*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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</par>Enlaces refback
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)