Os Quatro P’s de Marketing e seu Alinhamento com as Estratégias Genéricas de Competição / The Marketing Four P's and Their Alignment With the Generic Competition Strategies
Resumen
O objetivo desta pesquisa é avaliar a relação entre o resultado das empresas e o alinhamento entre as decisões táticas de marketing tomadas e a estratégia empresarial genérica pretendida. Para tal, valemo-nos do uso de laboratório de pesquisa e do tratamento estatístico, a partir das decisões e resultados de firmas virtuais participantes de Jogos de Empresas aplicados em turmas de MBA em Marketing. Além de lidar com o seu objetivo principal, este trabalho também testou duas hipóteses de pesquisa: a de que, ao longo das sucessivas jogadas, obtém- se uma evolução neste alinhamento avaliado para os participantes, e a hipótese de que, ao longo das jogadas, obtém- se uma evolução na correlação entre o resultado atingido no jogo e o alinhamento avaliado para aquelas empresas. Os resultados dos testes apontaram que um maior alinhamento, de fato, está correlacionado a um melhor resultado do jogo, confirmando o que é defendido pela teoria pesquisada e apresentada. Contudo, a primeira hipótese foi refutada parcialmente, uma vez que, com significância estatística, ocorre uma melhoria da primeira para a segunda rodada, mas não da segunda para a terceira. Já a segunda hipótese foi refutada em sua totalidade. Nas conclusões, tentou-se inferir a causa de tais refutações: a quantidade insuficiente de rodadas para a curva de aprendizado do complexo jogo começar a fazer efeito.
Palavras-chave: Estratégia. Marketing. Jogos Empresariais.
ABSTRACT
The objective of this research is to assess the relation between company results and the alignment between marketing tactics decisions taken and the generic business strategy intended. To this end, we used the research laboratory and statistical treatment upon the decisions and results of virtual firms within business games applied in classes of MBA in Marketing. In addition to dealing with its main objective, this study also tested two research hypotheses: (i) along the successive game rounds there is an evolution for this alignment assessed for the participants; (ii) along the rounds there is an evolution for the correlation between the game result and the alignment evaluated for the companies. The tests results showed that a greater alignment is correlated to a better game outcome, confirming the researched and presented theory. However, the first hypothesis was partially refuted, as long as there is a statistically significant improvement from first to second round, but not from second to third one. The second hypothesis was entirely refuted. The conclusions tried to infer the cause of such refutations: the insufficient amount of rounds of this complex game, not allowing its learning curve to actually work.
Keywords: Strategy. Marketing. Business Games.
Referencias
ANSOFF, H. I. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw Hill, 1979.
BASTA, D.; MARCHESINI, F; OLIVEIRA, J.; SÁ, L. Fundamentos de Marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
BETHLEM, A. Gerência à Brasileira. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1989.
BERGAMASHI FILHO, E.; PAULA, A. Análise da utilização de simuladores organizacionais como ferramenta da promoção da visão sistêmica de graduandos em administração. In: 8º Congresso Brasileiro de Sistemas, 2102, Poços de Caldas. Anais... Poços de Caldas: PUC, 2012.
BERNARD, R. Estrutura de utilização dos jogos de empresas nos cursos de graduação em administração e ciências contábeis do país e avaliações preliminares de uma disciplina baseada neste método. In: XVII ENANGRAD, 2006, São Luis. Anais... São Luis: ANGRAD, 2006.
BITTENCOURT, F. O Jogo Como Metodologia do Aprendizado. Artigos, 2007. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2012.
BOUZADA, M. Laboratório de logística. Uma proposta de metodologia de pesquisa. Gestão Contemporânea, Porto Alegre, v. 5, p. 24-51, 2015.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
FERREIRA, T. Alinhamento Estratégico em Canais: um Estudo sobre o Marketing de Relacionamento. Dissertação (Mestrado em Administração). Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2006.
GONÇALVES, P. Doze anos de Monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. In: X ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO (ENCAD), 10, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LEMOS, M. Decisões de preço em jogos de empresas: o estudo das elasticidades e do ponto de equilíbrio como ferramentas de apoio à decisão. Revista LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada, v. 1, n. 2. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2011.
LIMA, M.; BASTA, D.; OLIVEIRA, J.; VILHENA, J. Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
LIMA, N.; CORDEIRO, M.; COSTA, S.; BARROS, A. Manual do Jogo Enterprise. 9. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
LOPES, P. Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis: UFSC, 2001.
MARION, J.; MARION, A. Metodologia de ensino na área de negócios – para cursos de Administração, Gestão, Contabilidade e MBA. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
PIMSONLINE. PIMS Database. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2014.
PORTER, M. Estratégia Competitiva. Belo Horizonte: Harvard Business School Publishing, 1996.
REIS, K. Ciberjogos Corporativos. Artigos, 2011. Disponível em: < http://www.karenreis.com.br/pdf/Artigo_CiberGamesCorporativos.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2012.
REIS, L. Um estudo sobre a Utilização dos Indicadores de Desempenho em Jogos de Empresas e suas Relações com os Indicadores Referenciados pelo Mercado. In: 30º ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 9, 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2006.
RIBEIRO, R.; FOUTO, N. Custos e economias de escala em um jogo de empresas. In: XVI SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO, 10, 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2013.
ROCHA, A.; CHRISTENSEN, C. Marketing – Teoria e Prática no Brasil. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.
SAUAIA, A. Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. 2. ed. Barueri: Manole, 2010.
SILVESTRE, D. Proposta de um novo modelo de jogos de negócios. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão). Niterói: UFF, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.3.1
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)