<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 13, p. 245-260, *u*./ag*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.13 </line>
</par>
<par>
<line> Apropriação da Teoria Marxia*a *elo Servi*o S*cial: C**tribuições pa** o Debate da É*ica </line>
<line> Appropr*atio* o* the Marxi*n Theory by th* *ocia* Service: C*ntr*butio*s *o the De*ate of </line>
<line> Ethics </line>
</par>
<par>
<line> Everto* Me*o da Silva </line>
<line> Douto***o em Servi*o Social pela Un*versidad* Federal de A*agoas </line>
<line> Mestre em S*rv*ço Social pela U*iversida*e F*deral de **agoas </line>
<line> P*of*ssor substi*u** do Depar*amento de Serviç* S*cial </line>
<line> E-mai*: evertonmsi*va@outlook.com.br </line>
<line> C*ari*sa Andrade Ca*val*o </line>
<line> D*utor* em Serviç* So*i*l pela Pon*ifí*ia Universida*e Católica de São Paulo </line>
<line> Profess*ra do Departame*t* d* S*rv*ço So*ial ** Universidade Fe*e*al de *ergipe </line>
<line> mai*: clariss*.*s*.ufs@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: E*erton *e*o da Silva </line>
<line> **i*or-C*efe: Dr. To*ny Kerley d* *lencar </line>
</par>
<par>
<line> A*. Louriv*l Melo Mot*, S/N, Ta*uleiro do *artins, </line>
<line> R*drigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Maceió - A*, *ep: 57072-9*0. Telefone: 079- </line>
</par>
<par>
<line> *994*8*22. Brasil. </line>
<line> Artigo rec*b*do em 24/*2/2018. Ú**ima </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Clariss* Andra** Carvalho </line>
<line> recebida em 14/0*/2019. Apr*vado em 15/01/2019. </line>
</par>
<par>
<line> Av. Marec*al Ron*o*, s / n - Jd. Rosa *lze, São </line>
</par>
<par>
<line> Cr*stó*ã* - SE, 4*100-000. Telef*ne: 079- </line>
<line> Avaliado pelo s*stema Tri*le R*v*ew: Des* Review a) </line>
</par>
<par>
<line> 991596177.B*asil. </line>
<line> pelo E*it**-Chefe; e *) Doubl* Blind *e*iew </line>
<line> (a*aliação cega por d*is a*aliadores da ár*a). </line>
<line> Revisão: Gramat*c**, No*mativa e d* Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Si*va, C. A. Carval*o </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> O texto apresenta considera*õe* so*re o processo de apropriação *a teor*a so*ial de Marx </line>
<line> pelo Serviço So*ial brasil*iro * sua contr*buição para a discussão dos fu*damentos </line>
<line> **tológicos da ética. Através de *m* *es*uisa bib**ogr*fi*a, ** elucidaç*es aqu* apresen*adas </line>
<line> giram e* t*rno dos *rocessos de apropriação (*d*o-*olítica, epi*temológica e on*o**g*c*) *o </line>
</par>
<par>
<line> pensamento *arxiano e da tradi*ão *arxi*ta a part*r do Movim*nto de R*conceituação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> década </line>
<line> de </line>
<line> 1960. Com a ap**priação das </line>
<line> cat*gorias centrais do </line>
<line> pensa*e*to </line>
<line> marxi*no, </line>
</par>
<par>
<line> denomi*a*a *e apropriação ontológica, o Se*viço soc*a* discute a ética a par*ir do fu*d*mento </line>
<line> do trabalho, catego*ia c*ntral da so*ia*ilidade hu*ana e, porta*to, do pe*s*me**o ma*x*a**, </line>
<line> que pos*ibi*i** dis*uti* o *ompl*xo da *tica toman*o **mo valo* centr*l a libe**a*e enquanto </line>
<line> *apacidade consciente e p*ática de fazer escolhas. </line>
<line> Palavras-c*ave: Fundamentos da Ética. Pe*samento Marxiano. Processos de Ap*opria*ões. </line>
<line> Serviço Social Br*sileiro. </line>
<line> A*STR*CT </line>
<line> The *e*t pre*ents considerations a**ut t*e process o* appropriati*n of Marx's social theory by </line>
</par>
<par>
<line> the Brazili** Social Service an* its </line>
<line> contribution to *he dis*ussion </line>
<line> of t he </line>
<line> onto*ogical </line>
</par>
<par>
<line> foundations of ethics. *hrough *ibl*ographical research, t*e a </line>
<line> eluc*dations pr*sented her* </line>
</par>
<par>
<line> revo*ve ar*und th* processes of appropri*tion (ideological, e*is*emological, a*d ontological) </line>
</par>
<par>
<line> of Mar*ian thought *nd of the Marxi*t tradition fr*m </line>
<line> the Reconceptual **vement of the </line>
</par>
<par>
<line> *960s. With the *ppropriation of the c*n*ral ca*e*ories of Marxian thou*ht, called *ntological </line>
<line> appro*ria*i**, social service *iscus*es ethics *rom the *oundation of work, cent*al *a*ego*y of </line>
<line> human *ociability and t*er*fore *f Marxian th*ug*t, whi*h makes i* po*sible to discus* *he </line>
<line> compl** of ethics by ta*i*g as its cen*ral *al** freedom as consc*o*s and practical ability t* </line>
<line> make choice*. </line>
<line> Keywords: Fou*dations *f Ethics. Ma*xi*n Th*nking. *rocess of App*opria*ion. Brazilian </line>
<line> Soci*l Ser*ic*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 16, n. 4, ar*. 13, p. 2*5-*60, jul./ago. 20*9 </line>
<line> *ww*.f*anet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apropr*ação da *eoria Mar*iana pelo Serviço Soci*l: Contribu*ções par* o Debate da Ética </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I**RODUÇÃO </line>
<line> O pr*sente ar*igo é produto de uma pesquisa biblio*ráfica sob*e o pro**ss* de </line>
<line> apropriaçã* da teor** *ocial *e Marx pe*o Serviço Social b*asil*i*o e sua r*l*çã* com * étic*. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra compreender o universo categ*rial </line>
<line> e </line>
<line> as princ**ais tendências p*esentes nas *rod*ções </line>
</par>
<par>
<line> t**r*cas aqui ut*lizadas, o *étodo material*st* histórico dialético foi e*sen*ial par* entender o </line>
<line> o*jeto estud**o, pois o *étodo ma*xiano *ossibilita capturar as partic*larid**es e mediaçõ*s </line>
<line> do ob*e** *r*i*ulad*s * total*dade concre*a (PO*TE*, *008), assim, p*ra chegar à essência do </line>
<line> objeto, d*ve*os *uperar sua aparência e, a part*r de abstraç*es, nos aproximarmos </line>
<line> s*c*ss*vam*nte de sua e*tr*tur* e **nâmica. </line>
<line> O objet*v* é apresentar alguma* reflexões teóricas *ob*e *s forma* de a*ropriaçã* *a </line>
</par>
<par>
<line> t*o*ia social d* M*rx (ídeo-política, e*ist*****gica e o*tológica) </line>
<line> pelo Serviço *ocial </line>
</par>
<par>
<line> brasileiro, durante o Movimento ** Reconceit**ç*o, e suas *ontribu*çõ*s pa*a * *iscus*ã* dos </line>
</par>
<par>
<line> fun**mentos ont*lógicos do complexo d* </line>
<line> ética. Nest* *om*n*o co*juntural, de avanç* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pensam*nto n*oconservad**, torna-se nec*ssário refl*tir sobre o* fun*am*n*os *a ética, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atuali**d* do pensamento *e **rx e as b*ses d* éti*a do exe*cíci* *r*fissional. </line>
</par>
<par>
<line> * *ódigo ** Ética do assistente *ocial d* 19*3 express* o amadurecimen*o teórico e </line>
<line> *olítico do S*r*iç* Soc*al. Teóri*o por*ue explicita * *b**dagem o*tológica materia*ista- </line>
</par>
<par>
<line> h*stó*ica </line>
<line> do ser s*cial c*m* </line>
<line> fu**amen*o e </line>
<line> compreensão da rea*ida*e partir da tot*l*dad* a </line>
</par>
<par>
<line> soc**l, e polític* por re**esen**r um prod*t* do *e*ate coletivo da cate*oria profission**, u*a </line>
</par>
<par>
<line> vez *ue * rev*sã* do código de </line>
<line> *ti*a d* 1986, q*e cu***nou no có*igo de 1993, *cor*eu </line>
</par>
<par>
<line> através de um amplo e denso debate pelas enti*ades *epresentativas dos assiste*tes sociais de </line>
<line> campo, d*centes e estudantes d* Serviço *ocial e pesquisad*re* *a área e *e *utras *reas. </line>
<line> Tr*s alerta* sã* e*s*ncia*s logo no *níc*o *esse *exto: 1. as formas d* apropriação d* </line>
<line> pens**ento ** M*rx n** foram "e*a*istas" o* sem mediações; 2. e*as *orr*sp*ndem *os *eus </line>
<line> respectivos momentos conju*tur**s * aos avanços teó*i*os e polít**os realizados pe*o Serviço </line>
</par>
<par>
<line> So*ial brasileiro; *. *s três f*rm*s *e apr*priaçã* aq*i </line>
<line> *presen*adas coexistiram </line>
<line> *entro d* </line>
</par>
<par>
<line> *ategor** prof*ssional, um* n*o exclui *ecessaria*ente a out*a. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 4, ar*. 1*, p. *45-260, ju*./ago. 2019 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. M. Silva, C. A. Ca*valho </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*FE*ENC*AL T*ÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 O *roces*o de a*ropriação do pensamento de marx pe*o *erviço socia* brasileiro </line>
</par>
<par>
<line> O Mov*mento ** Reco*ceituação do Se*viç* Socia*, *ue emerge em meado* de 1*60, </line>
<line> disc**iu, a partir d* conjuntur* histórica, as b*s*s teóricas, p*áti*a* * polític*s da profissão, </line>
<line> com * objetivo c*ntra* de *omp*r e transpor c*m o c**ser*adorismo e o tra*iciona*ismo, </line>
<line> *travé* d* *ovas práticas que respondessem às demanda* reais da s*ciedade. </line>
<line> *á dis*inções en*r* a Re*onceitua*ão do Se*vi*o Soc**l e a *enovação pr*fiss*on** do </line>
<line> Ser*i*o Social. A *ri*eira é "constituinte do processo internacion** d* crítica a* </line>
<line> t*adic*onalismo profissi*nal, [e] está int*mame*t* vin**l*da ao circuito s**io*olítico l**i*o- </line>
<line> a*e*icano da *éca*a *e 19*0 [...]" (NET*O, 2005, p. 0*); já a Re*ovação entende-se um </line>
<line> [...] c*njunto de cara*terísti*as novas que, n* marco das *onstriç*es da au**cracia </line>
<line> burgues*, o Se*viço Socia* articulou, à base *o rearranjo *e suas **adições e da </line>
<line> assunção do contributo de tendência do pen**ment* soc*al c*ntemporâneo, </line>
</par>
<par>
<line> procurando inv*stir-s* como instituição de </line>
<line> natureza profi*sio*al *ota*a de </line>
</par>
<par>
<line> *egitima*ão prática, atrav** de re***stas a d*mandas socia** e d* sua sistema*ização, </line>
<line> e de v*lidação teóric*, mediante a remi*são às teor*as e d*sciplinas soc*ais. (NETTO, </line>
<line> *011, *. 131). </line>
<line> O moment* da entrada *o marxismo no Se*viço Soc*al o*orreu com o Moviment* de </line>
</par>
<par>
<line> Reco*ce**ua*ão, send* o p*imeiro conta*o co* o marxismo pela via ** militância </line>
<line> polític* </line>
</par>
<par>
<line> at*avés de líderes revoluc*onári*s como Ch* Gu*vara (Revoluçã* Cu*ana, 1959), Mao Tse </line>
</par>
<par>
<line> Tung (Revolução c*munis*a na *h*na em **49), Len*n (*ev*lucionário </line>
<line> **munista da URSS </line>
</par>
<par>
<line> de 191*), e p*nsadores como Trotsk* (t*órico comunista </line>
<line> da UR**) e *l*husser (ma**ista </line>
</par>
<par>
<line> e*truturalista). *st* é, os prin*ipais líde*es/pe*sadores marxistas que adentraram nas reflexões </line>
<line> teóri*as *a pro*issão *o*suíam um* tr*jetória política *evoluc**nária. </line>
<line> Por esse mo*i*o, o Mov*mento de Reco*ceituação *oi mar*ado por u* militantismo </line>
<line> pol*tic*-q*es*ionador e po* u* espírit* revolucionário-tran*formador, que, "[...] já no </line>
</par>
<par>
<line> despo*ta* da d*ca*a de 1970 pa*saram a ma*car p*esença </line>
<line> no cenário pro*iss*onal </line>
<line> análises </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pro*os*as com nít*da *nspiração marxista numa f*atura *om suas próprias produções inicia*s. " </line>
<line> (IAMAMOTO, 200*, p. *10). *bviamente que as *on*iguraçõe* só*ias-histórica* </line>
<line> dema**a**m também uma nova leitura de *ealidade pelos *rofissionais. </line>
<line> O processo de Rec*nc*ituação *ontestou o tradicionalismo pro*ission*l, es*e enrai**do </line>
<line> n*s prátic*s *e cunho *rá*ico-*mpirista, f*uto das *n*lu*nci*s positivistas n* Serviço Social. </line>
<line> *ntre avanços, impasses e eq*í*oco*, que con*tam *as an*lises co*temporâ*e*s a respeito </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 4, a*t. *3, p. 2*5-260, jul./ago. 201* www4.fsanet.c*m.b*/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*rop**aç*o da Teori* Mar*iana pelo Serviço S*cial: Contribuições par* * Debate da *tica </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> deste *arc* **stórico, *et*o (2005, p. 11-12) aponta *ue houv* uma interl*cuç*o cr*ti*a com </line>
</par>
<par>
<line> as *iênc*as sociais, "[...] abrind*-se a </line>
<line> novos influxos </line>
<line> (i*clusiv* da tra*ição marxista) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sinto*izando-se com tendências </line>
<line> div*rsificad*s do pensamento so*ial então con*emp*rân*o </line>
</par>
<par>
<line> [...].". </line>
</par>
<par>
<line> Co* esses avan**s teórico-anal*ticos da categoria prof*ssional, po**-se d*stacar q*e a </line>
<line> tradiçã* ma*xista, e* seus mo*entos iniciais, infl*enciou, princip*lment*, n* *os*cio*amen** </line>
<line> político do Serv*ço S**ial, devido ao conteúdo fortemente íd*o-político do marxi*mo, </line>
<line> conforme *pontado ac*ma. Desse modo, * M*vimento d* Reco**eitua*ã* "[...] repre*entou </line>
<line> um marco decisivo *o *e****adea*ento do processo de *evisão *rí*ica do Serviço Soci*l no </line>
<line> c*n*inente. O exame da primeir* ap*oximaçã* do **rvi*o Social latino-america*o à tr*d*ção </line>
<line> marxista se impõe *omo um *ontr*ponto neces*á*io * *náli*e do *ebate brasileiro </line>
</par>
<par>
<line> contemporâneo". (IAMA*OTO, 2*06, p. 205, </line>
<line> grifo* origi*ais). Umas das co**eq*ências </line>
</par>
<par>
<line> dessa a*ropriação ídeo-*olítica do marxismo foram a* post**as fatalistas e messiânicas *a </line>
<line> *rof*ssão, p*ovocando também um supe*dimensio*amento da função so**al do Servi*o Social </line>
<line> na sociedade capitalista. </line>
<line> A s*gunda apropriação do marx*smo pelo Serviço Social *rasileiro foi a "apropr*ação </line>
<line> e*istemológic*". E*s* ** car*cte*iza, esse*cialmente, enquanto uma possível aplicabilidad* da </line>
<line> *eoria social de Marx na *rá*ica ou que existiria uma iden**dade en*** *e*ria e p*á*ica, *uando </line>
<line> na verd**e entre te*ria e pr*tica nã* ex*ste uma identi*ade, isso porque o sujeit* nunca * ig*al </line>
<line> ao objeto (exis*e uma uni*a*e entr* teoria e prátic*, jamais uma possível identidade). </line>
<line> A apr*pria*ão ep*stemo*ógi*a absorve da *radição *ar*ista o empirismo, red*zindo o </line>
</par>
<par>
<line> marxismo "[...] ao epist*mol**ismo de raiz *str*tura*is*a - *o*de r*i*eração de dis*ussões a </line>
<line> sobr* \*deali*mo\ e \**terialismo\, \*iência\ e \i*eologia\, \teoria\ * \prátic*\, \práti*a teórica\ </line>
</par>
<par>
<line> etc." (NETTO, </line>
<line> 2011, p. 26*). T** apropria*ão não *videnci*u as m*d*ações </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> particularizam o e*er***io profissional, pro*ocando problemas </line>
<line> co*o * teorici*mo que, a*é o </line>
</par>
<par>
<line> mom*n**, sã* recorre*tes nas *valiações </line>
<line> qu* se fa*** sobre a *uptura com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conser*adorism* profissional (I*MAMOT*, 2**6). </line>
<line> A ruptura com a h*rança *o*servadora expr*ssa-se c*mo uma pro*ura, uma luta por </line>
<line> al*ançar novas bases de legiti*idade da ação profissional *o Assistente So*ial, que, </line>
<line> *econhe*end* as contradiçõ*s soc*a*s presen*es nas condições do ex*r*ício </line>
<line> pr*fiss*on*l, busca colocar-s*, objetivamente, a se*viço d*s intere*se* dos usuários, </line>
<line> isto é, dos *etores d*mina*o* da socie*ade. (IA*AMO*O, 2003, p. 37). </line>
<line> Na década de 1*8*, mo*ento hist*rico * pecul*ar para o Serviço Social, o* as*istentes </line>
</par>
<par>
<line> so*i*is em*rgem </line>
<line> "[...] na *en* soc*al no processo de tr*nsição democráti*a com um novo </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. *6, n. 4, art. 13, p. 245-*6*, jul./ago. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. M. Silv*, C. A. Ca**alho </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> perfil profissi*nal e acadê*ico. No** elen*o de problemát*cas passou a co*star da pauta do </line>
</par>
<par>
<line> debate, submetida </line>
<line> * tratamento teó*ico-metodológico e prático-políticos distin**s. </line>
<line> " </line>
</par>
<par>
<line> (IA**MOTO, 2006, p. 204, grifos o*ig**ais). N*ste momento histórico tem-se a presença de </line>
<line> fontes marxianas (obras es*ri*a* por *arx, como O Capi*a*: crítica à *con*mica política) e de </line>
<line> estudos das cat*gorias do pensamento do Marx (p*r exem*l*, t*xtos de Gra*sc* e de Lukács), </line>
<line> inician*o o processo ** apropri*ç*o ontológi*a da t**ria social de Marx1. </line>
<line> É *r*ciso destacar que um dos f*tor*s que contribuiu para o atr*so do *madure*imento </line>
<line> *o marxismo no Serviço Social foi a Ditadura Militar que, por exemplo, ex*lou alguns </line>
<line> teórico* que pod*ri*m cont*i**ir *om o *madurecimento da teoria social d* Marx *o Brasil, </line>
<line> al*m de *if*c*ltar a publicação e divulgaç*o da* o*ra* dess* *er*ente do pensa*ento **cial. </line>
<line> A p*odução d* Ma*ilda I*mamoto2, "Relações soci*i* * Serviço social: e*boç* de uma </line>
<line> inte*pretação histórico-meto*ol*gi*a" marca, na década de 198*, uma ruptu*a no Serviç* </line>
<line> Social, do ponto de vista da util*zaçã* do pen*ame*to de Marx. Se a**es, com a a*rop*iação </line>
</par>
<par>
<line> ídeo-pol*tica do marxism*, pensamento e*a utili*ado para **ns políti*o-militantistas nas * </line>
</par>
<par>
<line> inte*ve*ç*es pr*fi*sionais, Iamamoto *naliso* * base *a socie**de </line>
<line> capitalista </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *sp*cif*ca*ente * fun*ame*to da prod*ção * reprodução so*ial - * situou o Servi*o S*cial no </line>
</par>
<par>
<line> interio* destas re*ações sociai* a *artir de uma in*erlocução crítica, *ensa e *rofunda com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> te*ria social de Marx. Pa** a refer*da au**ra, </line>
<line> compree*der o *ign*ficad* </line>
<line> do Serviço *oci*l, </line>
</par>
<par>
<line> im*lica entender de for*a *rít*ca o **vime*to </line>
<line> *as r*lações soc*ais, *sto é, p**meiro </line>
</par>
<par>
<line> *ompreende o *undam*nto d* t**s relações para, e* **guid*, situar o s**nificado d* profissão </line>
<line> e como se *á sua e*tr*d* e sua fu*ç** na produç*o capital*sta (IAMAMO*O, 2011). </line>
<line> Dessa forma, inicia-se o *ncont*o das obra* *e Marx *om * Serviço Social bra*ilei*o, </line>
<line> que *ossibilita u* sa*to substancial de*sa profissão. </line>
<line> Trat**-se de um encontro de *ova qual*dade c*m a tradiç*o marxista: medi*do pela </line>
<line> produçã* *e Marx e por pen*ador*s **e co*s*r**ram *uas ***borações fiéis a* </line>
<line> espírito da análise mar**ana, desenvolve*do criativam*nte suas s*gestõe*, </line>
<line> preenchend* lacunas e enriquecendo a*uela tradiçã* *om as novas problemáti*as </line>
<line> emergentes com a matur*ção **pitali*ta na época dos monop*lios (A. Gramsci; G. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Ontolo*ia é "[...] o estudo do s*r, is*o é, a apr*ensão das deter*i**ções mais ge*ais e essenciais daqu*lo que </row>
</column>
</par>
<par>
<line> existe." (TONET, 2013, p. 12). E, essa ontologia do se* s*cial não é uma in*enção de Marx, "[...] * *m* tr*duçã* </line>
<line> *deativa, demandada pe*a c*asse trabalhadora, de uma r*alid*de efetivam*nte exi*t*nte." (TONET, 2013, p. 68). </line>
<line> As obras mar*ia*as que contêm, *sp*c*ficament*, essa discuss** da ont**o*ia do ser soci*l, principalmente nas </line>
<line> obr*s *a ju*entud* *ão os "Manuscritos econômico-fi*osó*icos", "P*ra a q*estão **d*ica", "A sagrada família", </line>
<line> "A ideologia alem*", a*ém das obr*s da su* m*turidad*, c*mo O Capit*l: crítica da *conomia p*lítica. </line>
<line> 2 É *ecessário lembrar qu* a ob** "**lações s*ciais e Servi*o so*ia* no Brasil: esboço de um* inter**etação </line>
<line> histórico-metodológ*ca" foi escrita por Iamamo** e Raul d* Carval**, m*s, * primeira par*e, "Propos*a de </line>
</par>
<par>
<line> in*e*pr*t*ção hist**ico-metodológi*a", é *e respon*abilidade exclusiva de </line>
<line> Iama*oto, *ue con*t* a a*álise da </line>
</par>
<par>
<line> socieda*e *apitalist* e do Serviço S**ial a pa*tir da te***a marxiana e d*s **cri**s de *arx. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, *. 16, n. 4, art. 13, p. *45-260, jul./ago. 2*19 www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apropr*a*ão d* Te*ria Marxiana pelo Serviço So*ial: Contribuições para o Debate *a *tica </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> L*kács; N. Poul*ntzas; P. Baran; E. *weezy; E. Mand**; A. Heller, entre o*tros, </line>
<line> além dos \clá*si*os\). (IA*AMOTO, 2006, p. 234-235). </line>
<line> Apesar da p*e*ença de obras marxianas entre os princ*pais a*tores de refer*n**a na </line>
<line> elaboraçã* pr*fissi**a*, é preciso *ontuar q*e havia dif*culdad* *e um* a*ropriação </line>
<line> qu*lif*ca*a pelo conjunto da c**egoria dos assist*ntes sociais, dev*do aos resquí*ios lat*nt*s </line>
<line> da leitura *anua*esca da Reconcei*ua*ão. </line>
<line> O conjunto da categoria pr*fissio*al não possuía o mesmo amadurecimento intele*tu*l </line>
<line> d* sua vanguarda para compreender a leitura q*e Marx fez d*s funda**ntos da sociedade, </line>
<line> através *o s*u método ontol*g*co de *om*reensão d* real. </line>
<line> Es*a falta de ama*u*ecimento **la ma*oria dos as*istentes s*c*ais re*ete * forma </line>
<line> como foi in*roduzido o *ensamento d* Mar* no Brasil, conforme destaca Quiroga (1991, *. </line>
</par>
<par>
<line> 98): "a *ifusão inicial dos textos desse filósofo </line>
<line> [Ma*x] foi prec*r*a e, quase *e*pre, sua </line>
</par>
<par>
<line> d*vulgação se f*z por meio d* *nterpre*a*ões d*ficientes, qu* mal correspo*diam às q*estões </line>
</par>
<par>
<line> por ele colocadas". Co*siderando </line>
<line> esse qu*dro, * ch*mada apropriação ep*stemol*gi*a </line>
</par>
<par>
<line> c*nt*nuou fortemente impregnada *a *ca*emia, emb*ra também possa ser vis*umb*ada </line>
<line> *o* </line>
</par>
<par>
<line> profissiona*s d* campo. Is*o porqu* * marxism* e*a entendido *omo um "modelo" aplicáv** à </line>
</par>
<par>
<line> realidade, *o </line>
<line> qual o assist*nte so*ial *everia, a partir das leitur*s *os esc*ito* de Marx e da </line>
</par>
<par>
<line> tra*içã* marxista, mod*ficar * *oci*d*** atra*és d* u*a açã* pautada na teoria *evolu*ionária </line>
</par>
<par>
<line> marxiana. A expectativa de mudar a so*ieda*e "a*licando" tal teo*ia - sem e*tender *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *çã* profissional passa *or con*utos específicos e bem diferenciados d* ação política - é uma </line>
</par>
<par>
<line> herança que * Serv**o Social iria carregar </line>
<line> p or </line>
<line> um lo*go tempo com essa apropriação </line>
</par>
<par>
<line> equivocada: a dos </line>
<line> prof*ssionais de ca*po ser*m ag*ntes ** tr*nsf**mação so*ial atrav*s da </line>
</par>
<par>
<line> intervenção profissional. </line>
</par>
<par>
<line> Contraditoriamente, </line>
<line> de fa*o, com essa apr**riaç*o há um </line>
<line> hiato in*iscutível entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> teoria e a práti*a. Isso **rque os ass*sten*es </line>
<line> soc**is ac*editavam que somen*e "aplicando" </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eoria social de Marx estariam, </line>
<line> ***sequenteme**e, fazendo tal relação, </line>
<line> quan*o *ssa qu*stão </line>
</par>
<par>
<line> era *er*assada por outros mecan*smos intervenientes, como as cond*ções e rel*ções </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> trabalho que, mu*tas vezes, ao invés de serem vista* como parte *o que define o ser em *i da </line>
<line> profissão, f*ra* *istas como "obs*áculos" aos intentos d* proje*o pro*issio*al. </line>
<line> Apesar dos avanços te*r*co-metodológicos no d*bate da vanguarda intelectua* do </line>
</par>
<par>
<line> *erviço Soci*l </line>
<line> com a a*ropriação ontológi*a, p**e-se </line>
<line> afirm*r </line>
<line> q*e ainda se r*produ* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "marxismo sem Marx" (QUIROG*, </line>
<line> 1*91; *AMAMO*O, </line>
<line> 2*06) no </line>
<line> conjun*o da categoria </line>
</par>
<par>
<line> pro**ssi*n*l, não super*ndo *nteirament* a apropriação episte*oló*ica da teoria *ocial </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *arx. Exemplos disso es*ão n*s constantes dicotomizações *ntre *eo*ia e prát*ca e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 1*, n. 4, *rt. 1*, p. 245-260, ju*./ag*. 2*19 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. M. Sil*a, C. *. Car*alho </line>
<line> *5* </line>
</par>
<par>
<line> incomp*eensão da di*ensão e </line>
<line> do* element*s *onstituti**s do projeto ét*co-político </line>
</par>
<par>
<line> profis*ional, ente*de-s* *ue, ainda é incipiente a ap*opriaçã* *a dimensã* t*ór*ca do pr*j*to </line>
<line> é*ico-político. A p*rsistência de uma leitura enviesada d*ssa *eoria social e o modo </line>
<line> eq***oca*o com* esta apreende a *n*da*e teoria-prática dificulta a percepção das me*i*ções </line>
</par>
<par>
<line> que materializam proj*to ético-pol*tico *rof*ssional, muitas vezes con*idera*do-o u*ópico, o </line>
<line> n* senti*o distorci*o da **lavr*, com int*n*io*a*idade* irre*lizá*eis. </line>
<line> Por outro lado, no pr**esso t*a*sitório entr* a década *e 1980 a 1990, *ota-se que u*a </line>
<line> parcela intelectual sig*ificat*va c*meça uma *proxi*aç*o mais con*equente com a te*ria </line>
<line> social de Marx. Na d*cada *e 1990, e*sa mesma vangua*da avança no sentido de um* </line>
</par>
<par>
<line> apropr**ção o*tol*gica do pensamen** de Marx, momento </line>
<line> que há uma "[...] incor*oraçã* </line>
</par>
<par>
<line> t*talizante da obra marxi**a, mas </line>
<line> também </line>
<line> m*rxista de autores </line>
<line> como Gramsci e, mais </line>
</par>
<par>
<line> recen*emente Luk**s [...]" (SANTOS, 2007, p. *0). C** a apropriação </line>
<line> on*ológica da teo*i* </line>
</par>
<par>
<line> so*ia* *e M*rx pô*e-se *isc*tir out*as di**nsões do c*t*di*no e dar um trat* di*ere*ciado a </line>
<line> entra*es da profissão. </line>
</par>
<par>
<line> Essa apro*riação onto*ógica *o marxismo é </line>
<line> *e*ceptív*l em três document*s *egais </line>
</par>
<par>
<line> (Código de </line>
<line> étic* d* 1993, Le* </line>
<line> de regula*entação d* prof**são *e 1*93 e *i**trizes </line>
</par>
<par>
<line> Curricula*es de 1996) que prov*m um "salto" teó*ico-met*dológico e **ico, frutos do acúmulo </line>
<line> das d*cada* prec*dente* e ama*urecimento propic*a*o pela conjun**ra de décad* de *990. </line>
</par>
<par>
<line> A categor*a pr*f*ssi**al rea*izou </line>
<line> uma "[...] inversão necessária ao *rocesso de </line>
</par>
<par>
<line> co*stitu*ç*o *o \concreto pens*do\ e**ra*olando a endogenia da década de 1*80 e colocando </line>
<line> a s*ciedade civil n* *entro *o debate. Tal *nv*rsão [...] vai capta* as me*iações *ue estiveram, </line>
</par>
<par>
<line> em g*an*e parte, ausent*s do m**ent* </line>
<line> anterio* e sistema*izá-l** </line>
<line> no p*ojeto ético-pol*tico- </line>
</par>
<par>
<line> profissi**al". (SANTOS, 2*07, p. 78-79). </line>
</par>
<par>
<line> Por outro lado, o conju*to da c*te*oria *rofission*l nã* acompanhou * incorporaç*o </line>
<line> dos fundamentos *ntológi*os exp*es**s no pensamento d* Ma**, devi*o, entre outros **tores, </line>
<line> às inve*tidas neoliberais e d* pós-mo*ernidad* na contempo*aneidade. * maioria d*s </line>
<line> profissio*ais s* li*ita a *ravar c*nta** som*n*e c*m autores *a tr*dição marxis*a do Serviço </line>
</par>
<par>
<line> Social e de outras áreas, sem i* aos d*vidos fundamentos marxianos; </line>
<line> *ssi***a e reproduz, </line>
</par>
<par>
<line> p*edominantemente, as leituras de </line>
<line> "segunda mão" das obras de Mar*, fazendo </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *epro*ução * u*a r*interpretaçã* das ideias *esse a**or a pa*tir da *radi*ão marxista e não da </line>
<line> obra ma*xian*. </line>
</par>
<par>
<line> Provoca** pelas elaborações de *atur*za </line>
<line> predomi*an*emente acadêmica, o Se*viço </line>
</par>
<par>
<line> Social i*ser* em su*s discussões cate*o*ias </line>
<line> marxianas que, até *ntão, *ão tinham mu*ta </line>
</par>
<par>
<line> visibilid**e no interior da profissão. **emp*o disso é o t*ata*ento dad* à ética pro*issional na </line>
<line> Re*. F*A, Teres*na, *. 16, n. 4, art. 13, p. 24*-260, *ul./*g*. 20*9 www4.fsan*t.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ap*opria*ão *a *eoria Marxiana pelo Serviço Social: C*nt**bui*õ*s para o Debate da *tica </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> d*cada de *990, quando começa a ser pensada a partir de um* apreensão ontológ*ca, </line>
<line> materializada *o código de *t*ca d* 1*93. Após a entrad* *as o*ra* de M*rx e de marxis*as </line>
<line> c*ntunde**es, a exe**l* de Lukács, o debate da ética começou a tomar um novo vié* *ob a </line>
<line> base da *ersp*ctiva d* ontologia mat*rialista *is*óri**. </line>
<line> É precis* conside**r que o Código de ética de 1986 *xpressou um rompi*ento com a </line>
<line> visão neot*mom*s*a, que ao n*gar a base filosófica tradici**a* (BARRO*O, 200*), *uscou </line>
</par>
<par>
<line> um h*rizo*te </line>
<line> crítico para ** *ro*ission*is. </line>
<line> *s fund*mentos desse c*digo **pressam * ética </line>
</par>
<par>
<line> como int*res**s de *l*sse*, uma vez que, entendiam "[...] a ética da cl*sse *ra*al*adora c**o </line>
<line> \**a\ * a ética da classe *ominante como \má\. " (*A***S, *0*4, p. 100). A*sim, o có*igo </line>
</par>
<par>
<line> de 1986 não "[...] cons*gue superar a *is*o presente no marxismo tradicio*al: a que reduz </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ética *os interesses d* c*as*es. " (BARROCO, 20*7, p. 175). Essa concep*ão de ética, s*b a </line>
</par>
<par>
<line> luz *a tradiçã* *arxista, conve*g* com a*ree*são do marx**m* pela via, est*itamente, a </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> te*r*a r*volucion**ia. </line>
</par>
<par>
<line> A par*ir das la*un*s do Código de *tica de 1*86 f*ram *ealizad*s diversos debates </line>
<line> pela c*tegoria pr*fissional pa*a s*perá-la*. Nesse período, *lguns *utore* co*eç*m a teo*izar </line>
<line> sob** o comple*o da ética no *erviço Social a partir d* um* leitura *arxia*a-luka*sia*a, por </line>
<line> exem*lo: N*tto (2007; 20*8)3. É *om Ba*r*co (1*9*; *00*; 2008; *0**) que * complexo ** </line>
<line> ét*ca será tratado de fo*m* express**a e com *eemên**a a partir da apropri*ção ontoló*ica do </line>
<line> pens*mento marxiano, *orn**do-se, assim, a principal expoente e in*er**cutora dentro d* </line>
<line> Servi*o Social. *ara essa aut*ra, o complexo da ética per**s*a por toda* as dimensões *a </line>
<line> totalidade s*cial, e "*uas categorias espe*íficas *ã* aqu*las que implicam a socia*ili*ade </line>
</par>
<par>
<line> o*ientada </line>
<line> *o r </line>
<line> um *roj*to co*etivo, voltado à l*berdade e univ*rsal*zação dos val*r*s ét*cos </line>
</par>
<par>
<line> essencia*s - p*r exemplo, respo*sabil**a**, compromisso, alter*dade, reciprocida*e, </line>
<line> equ*dade. " (*ARROCO, 2007, p. 64). </line>
<line> Barroc*, em su* tese de doutoramento, O*tologia social e *e*lexão étic*, def*ndida </line>
<line> *m 19*6, propor*iona, em pr*meira mão, a fundam*ntação teórica apropri*da co* "[...] um </line>
<line> 3 Devido aos li*ites desse estudo, nã* temos o obje*i*o de apr*sent*r as cons*nânci*s e dissonânc*as do de*ate </line>
<line> da ét*ca no Serviço Soci*l, mas *emos c*ndições de sumar*ar algumas con**pções de autores q*e estudam essa </line>
<line> temátic*: Nett* (200*, p. 23) apresenta a distinção entre moral e ética. "A primeira é um siste*a mutáv*l, </line>
<line> histor*c*mente determinado, de co*tu*es e imp*rativo* que pr*p*ciam a v**culação de ca*a indivíd*o, *omado </line>
</par>
<par>
<line> na *ua singularid*de, com a essência human* *is*or*camente </line>
<line> const**ída, com o ser so*ial tom*do n* sua </line>
</par>
<par>
<line> uni*ersalidade. A ética, por se* tur*o, é a a*á*ise d*s *un*amentos </line>
<line> da mora*, remetendo compulsoriam**te </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reflexão *ilosó*ica *u metafilosóf*ca.". Cor*ella (20*8, p. 4*-51) to*a a ética ine*en*e "[...] às relaç*es *ociais </line>
<line> h*manas. [Pa*a ele,] a *tic* não é só rela*iva * hist*r*a, à sociedade e à cultura, mas tam*ém às camadas sociais * </line>
<line> às d*ferentes prof*ssões.". Simões (2008) polemiz* so*re o movimento entre m*ral e ética, anuncia*do que uma </line>
<line> é expres*ã* da outra, apes*r d* serem distin*as. *aiva (2008, p. 10*) c*ns*der* q** a é*ica: "[...] se p*eocu*a com </line>
</par>
<par>
<line> as formas de resolver as c*nt*adições e*tr* necessidade e </line>
<line> poss***l**ade, t*m*o e eter*id*de, ind*vidu*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> coletivo, i**er*ss** ec*nômicos e val*res m*ra*s, corp*ral e psíquico, natur*l e cultur*l, razão e desej*.". </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 4, ar*. 13, p. *45-2*0, jul./ago. 2019 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. M. Silva, C. A. Carvalho </line>
<line> 254 </line>
</par>
<par>
<line> projeto *rofi*s*onal radica*mente </line>
<line> c*ítico, *ubst*ntivament* *emocrático, concreta*ente </line>
</par>
<par>
<line> humanist* e orient*do para o horizonte *istórico do que Marx, em 1844, q*alifica*a *o*o </line>
</par>
<par>
<line> emancipa*ão </line>
<line> h*mana. " (*ETTO, 2007, p. 1*-11, itálic*s *riginais). Isso por*ue, </line>
</par>
<par>
<line> compreend*r a éti*a voltada para a *manci*aç*o *um*na é **s**cial diante </line>
<line> do e*tágio de </line>
</par>
<par>
<line> barbár*e que a s*ciedade *i**ncia, permeado pelo neoco*servadorismo, tradicio*alism* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> f*ndamentalismo religioso, onde a </line>
<line> condição humana </line>
<line> está em u* p*tamar cre*cen*eme*te </line>
</par>
<par>
<line> deg*a*an*e; no cot*diano social contempor*neo, *xace**am-se, cada v*z mai*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*ivi*ualidade, o ime*iatismo, o utilitar*s*o e o pragmatismo, </line>
<line> dimensões *ue ocultam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *orizont* d* *manci*ação *umana. </line>
</par>
<par>
<line> Torna-se impr*scin**vel, ness* **mento, apres*nta* a discussão *o complexo da ética </line>
<line> * partir de autores que dia*ogam com a perspect*v* dos fundamentos da teori* social de Marx </line>
<line> n* Serv*ço S*cial br*sileiro. </line>
<line> 3 RESUL*ADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 A apre**s*o *n*ológica dos *unda***tos a *artir da *ntolog*a marx*ana: s*bsíd*o* </line>
<line> par* uma *ompreensão da ética </line>
<line> Torna-se relev**te apresentar, neste item, **eves considerações substanciais sobre os </line>
<line> fundamentos on*o*ógi*os da ética, discussão transve*sal à catego*ia tr*balho, *oi* *essa "[...] </line>
<line> en*ontra-se * sol* ont*lógico do v*lo* e, consequente**nte, dos altos va*ores, como o direito, </line>
<line> a política, a a*te e a étic*. " (SANTOS, 2014, p. 49). </line>
<line> Barroc* (1996; *0**; *008; 2010), apropriad* do pensa*ento de M*rx e Lukác*, </line>
<line> ap*esenta, c*mo po*to de partida de *nálise, o dado ontológic* primá*io da di*cu*sã* da éti*a: </line>
</par>
<par>
<line> o tr*balho. *sse entendido en*uanto fund*m*nto </line>
<line> ontológico do s** social, "[...] como </line>
</par>
<par>
<line> pressuposto da existênc** hum*na e forma p*iv**egiada de prá*is. " (BARR**O, 2007, p. 26). </line>
</par>
<par>
<line> É com o trabalho </line>
<line> q*e * *omem tem a *onstitui*ão das esco*h*s e alternativas; essas </line>
</par>
<par>
<line> alternativas s*o o espaço para a escolha, c*nsti*uindo, </line>
<line> as***, a </line>
<line> gên*se da liberdade </line>
</par>
<par>
<line> (BARROCO, 2007; *010). Co* liberdade, tem-se, consequentemente, * gênese da ética, a </line>
<line> essa "[...] *ituada e* *uas várias formas e e*pressão: a m*ra*, a moralidade, a reflexão ética e </line>
<line> a ação é*i** como exe*cício d* l**erd*de [...]. " (BARROCO, *007, p. *9). </line>
<line> A partir da abordagem ontol*gica mar*ia**-lu*acsia*a, afirma-se que o trabalho é </line>
<line> um* dimensão s**ia* humano-g*nérica. É a cate*oria q*e f*nda o ser s*c*al, que por *e*o </line>
<line> *essa difer*ncia-se dos demais sere* (*nor*ânicos e orgânicos), cont*ap*ndo-se ao </line>
<line> Re*. *S*, Ter**i*a, v. 16, *. 4, ar*. 13, p. 24*-2*0, jul./ago. 2019 www4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *p*opriação *a Teo*ia Marxiana *elo Servi*o Social: Con*ri*uições para o Debate da Étic* </line>
<line> 255 </line>
</par>
<par>
<line> dete**inismo biológ*c*. Lukács (2013) em seus est*dos sobr* * ontologia do se* social, sob a </line>
</par>
<par>
<line> base do pensamento mar*iano, enfa*iza </line>
<line> as **lações e *s salto* entr* o **r inorgânico </line>
</par>
<par>
<line> (pro*esso* fís*co-q*ímicos), orgâ*i*o (*rocesso biológico) * socia*, *l*m de discorrer sobre o </line>
</par>
<par>
<line> afastamento das barreiras na*urais </line>
<line> pelo *er s*cial. Entretant*, "é *rec**o, </line>
<line> p*i*, ter se*pre </line>
</par>
<par>
<line> presente que se trata d* uma transição à maneira de um sa*to - ont*logicame*t* *e*es*á*i* - </line>
<line> de um nível de ser a outro, **ali*ativa*ente dif*rente. " (LUKÁ*S, 2013, p. *3). </line>
<line> No pr*cesso que o hom*m intervém na natureza, nã* há uma su*ordin*ção total dessa </line>
</par>
<par>
<line> à a*ão homem, uma v*z que e*a * ontol*gic***nte insuperáv*l. Por mais qu* o </line>
<line> homem </line>
</par>
<par>
<line> ape*feiçoe seu trabalho *ara domi*ar a natu*eza, essa sempre se*á insuprível o </line>
<line> da realid*de, </line>
</par>
<par>
<line> a*sim, independ*nte </line>
<line> d* </line>
<line> sociabil*da*e, s*mp*e será necessária a </line>
<line> interve*ção do h*mem na </line>
</par>
<par>
<line> natu*eza; essa *elação será *onstanteme*te um dado necessário n* vida dos homens. </line>
<line> *trav*s do trabal*o, o homem inte*vém na *atur*za de forma **diata (*ARX, 2013), </line>
<line> po*endo esc*lh** entre a*ternati*as, de tal m*do que começa a c**struir sua história*, *través </line>
</par>
<par>
<line> de escolhas entre </line>
<line> altern*tiva* social*ente con*truída*. Ba**oco (20*7, p. 30) aponta q*e </line>
<line> "* </line>
</par>
<par>
<line> gê*es* *as escolhas </line>
<line> e alterna*iv*s de valo* são indi*sociávei* das práxi*; </line>
<line> por isso, são </line>
</par>
<par>
<line> categorias objetivas e histó*icas. " </line>
</par>
<par>
<line> O se* *ocial tem a capaci*ad* </line>
<line> de modific*r o </line>
<line> seu me*o e se au*omod*ficar com sua </line>
</par>
<par>
<line> pr*pri* *ção. O *odo *om* se re**iza o trabalho indica * *esenvolvimento </line>
<line> das fo*ças </line>
</par>
<par>
<line> produ*ivas * *s dif*rentes **dos *e produção, isso porque, na m**ida em </line>
<line> que o traba*ho </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *und*nte *a sociabilidade, é por excelência a p*imazia na p**dução e repr*dução **ci*l. I*** </line>
</par>
<par>
<line> posto, comp*een*e-se que a primeira p*e*issa da história hum**a é a *xist**cia do </line>
<line> *omem </line>
</par>
<par>
<line> mo*i*icando a natureza, moviment* *ece*sário para produzir os meios de sub**st*nc*a. Dess* </line>
<line> modo, *o *ro**zirem seu* me*os, o* homen* pr*duzem sua *i*a mate*ial (M*RX; ENGELS, </line>
<line> 2009). </line>
<line> ** homens fa*em a histór*a à medida q*e agem em resp*sta às s*as necessidad*s, </line>
<line> t*ans*ormando o meio em que vi*em. Os demais **res, devido à su* **rma de ser, não agem </line>
</par>
<par>
<line> s*bre a nat*reza a ponto </line>
<line> de **dar o seu m*i* e*c*lhendo </line>
<line> *n*re alte*n*tivas; * home* </line>
</par>
<par>
<line> extrapola </line>
<line> as poss*bil**ades d*das pela natu*eza e faz </line>
<line> suas escolhas de acor*o com as </line>
</par>
<par>
<line> possibilidades *ri*das pelo próprio hom*m. A produ**o de n**as necessida*es se cara*ter*za </line>
<line> como * primeiro ato *ist*rico (**R*; ENGELS, 2*09). </line>
<line> Q*ando * homem realiza * intercâmbio com a natureza, h* uma *odif*cação, </line>
</par>
<par>
<line> a*teração elevaç*o substan*ial da* bases natu*ais do ser s**ia*, p*tenc*alizando-*s *ara * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Ma*x e Engel* (2*09) afi*mam *ue o homem é um ser em si e *ara si hi*tórico, isso porque, *or meio do </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *r*balho ele faz a hi**óri*, viv* a história * é a p*ópria *istória, não exis*indo história sem os homens. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 16, *. 4, art. 13, p. 245-260, jul./ago. 2019 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. Silva, C. *. Carvalho </line>
<line> 256 </line>
</par>
<par>
<line> *id* em sociabilidade. A *artir *o trabalho "[...] são tecidas ** poss*bilidades de o h*mem se </line>
</par>
<par>
<line> comport*r *omo um s*r ético: enquanto o *nim*l se relaciona com * nature*a partir a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> instinto, o ser social p*ssa a constru** *ediações - *ada *ez mais arti*uladas -, ampliando se* </line>
<line> d**ínio so*re a na**reza e so*re si mesm*". (BARR**O, 20*0, p. 19). </line>
<line> A ess*nc** do trabalho é a unidad* entr* teleologia (categori* posta) e c*usalid*de </line>
</par>
<par>
<line> (p*incípio </line>
<line> de automovi**nt* que repousa sobre si mesmo), sendo aquela </line>
<line> exclusiva do ser </line>
</par>
<par>
<line> social, i*to é, a teleolog*a só existe no mundo dos *omens (LUKÁ*S, 2013). Ao contrá*io d*s </line>
</par>
<par>
<line> a*imais, homem *rojeta o </line>
<line> idealmente o resultado antes de inici*r a sua </line>
<line> atividade. Desse </line>
</par>
<par>
<line> modo, "no fina* *o </line>
<line> processo </line>
<line> de t**bal**, ch*ga-se um *esultado que já e*ta*a pre**nt* na a </line>
</par>
<par>
<line> repres*ntação d* *raba*had*r *o *níc*o d* proce*so, *o*tanto *m resultado que </line>
<line> já existia </line>
</par>
<par>
<line> idealm*nte" (MARX, 201*, p. 256). </line>
</par>
<par>
<line> Po* isso, Barroc* (2007, p. 27-2*) afirma que: </line>
</par>
<par>
<line> Por ser conscient*, o h*mem age teleol*gic*men*e; *ra**forma su*s n*cessidad*s e </line>
<line> form*s de sati*fação em nova* pergunt*s; autoco*s*rói-se como um *er de projetos; </line>
<line> t*rna-se **toconscie*te, como *ujeito construtor de si me*m* e *a histó*ia. [...] por </line>
<line> iss*, o trabalho é uma ati**da*e tele*ló*i*a, donde o papel at*vo *a cons**ênci* no </line>
<line> *rocess* de autocons*ruç** humana; o produto o*jetivo da prá*is pe*son**ica suas </line>
<line> int*nções e s*u* pr*jetos. Es*e é * n*cleo ge*ador da l*berdad* e da *tica. </line>
</par>
<par>
<line> A s*ntese dessa relação entre teleol*gia * causalida*e é a </line>
<line> o*je*i*ação, po*s *la </line>
</par>
<par>
<line> *odif*ca a re*lidade (ou cria novas realidades que não existiam), articulan*o * ideal*dade da </line>
</par>
<par>
<line> t*leologia co* materia*idade do real (LUKÁCS, 2013). No pr**esso de *bjetiv*ção, a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> home* **d* agir a p*rtir de alte*nativ*s além daquela* dadas pel* natureza, superando, </line>
</par>
<par>
<line> a*sim, a dime*s*o imediata do </line>
<line> mundo natur*l. Com isso, o *raba*ho </line>
<line> pos s i bi l i t a o </line>
</par>
<par>
<line> distanc*amen*o do *om*m das possibilidades imediatas da nature*a. </line>
<line> Ao mate**al*zar a teleologia *a real*dade, acont*ce, sim*l*aneamente, a exteri*riza*ão </line>
<line> do ser *ocia*, ess* "[...] fundada pela d**tin*ão *onc*eta, re*l, ont*ló*ica (*sto é, *o plano do </line>
</par>
<par>
<line> ser) entre su**ito e objeto que vem a s*r pela *bjet*vação de um* </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> o </line>
<line> prévia-*dea*ã*. </line>
<line> " </line>
</par>
<par>
<line> (*ESSA, </line>
<line> *007, p. 39). Em *u*r** termo*: no pr**ess* obj*tivação/exterio*ização </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*nsciên*i* elabor* a tr*nsforma*ã* da causalid**e dada (nat*r*za) *m ca*salidade posta, </line>
<line> originando, a*s*m, a *oc*abili*ade huma*a (LE*SA, 2012). </line>
<line> No movime*to objet*vação/ex*eriorização, *s ind*ví*uos são confront*dos a fazerem </line>
<line> esco**as e*tre alternativas diferent*s. A **tern*tiva, além de ser um ato da c*nsc**ncia, </line>
</par>
<par>
<line> promove a dim*nsão do valor (LUK*CS, 2013, LESSA, 2*12; BARROCO, </line>
<line> *007). Is*o </line>
</par>
<par>
<line> porq**, ao escolh*r entre alterna*iva* concreta*, o ho**m ag* * partir de valores. *om base </line>
<line> *ev. F*A, Teresi*a, v. 16, n. *, a*t. 13, p. 24*-***, jul./ago. 2019 ww*4.fsanet.*om.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ap**priaç*o da Teor*a Marxiana pelo Serviço Social: Contribui*ões par* o De*at* *a *tica </line>
<line> 257 </line>
</par>
<par>
<line> na perspec*i*a da ontologia </line>
<line> materialista histórica, sabe-se que os valores não são ab*trat*s, </line>
</par>
<par>
<line> *ã* objeti**s; *onstitu*do* de *m* c*nstrução </line>
<line> h*stórica feita pelos homens à medida </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> atendem à* suas ne*e*sidades. Dito </line>
<line> de outra fo*ma, em todas as *çõe* *o* homens há </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ime*são da valora**o, e es*a *ão deve ser </line>
<line> enten**d* a*enas </line>
<line> *omo uma </line>
<line> derivação *a </line>
</par>
<par>
<line> subj*tividade hum*na, e*a deve se* compre*ndida tamb*m a part*r da sua e*istência material </line>
<line> (BARROCO, 20*7). </line>
<line> Os v*lores estabe*e**m medi*ções entre o home* e o objeto, ou s*ja, os valores são </line>
</par>
<par>
<line> transve*sai* ao processo de in*era*ão </line>
<line> *omem/obj*to, esse objeto é *aloroso t*nt* e </line>
<line> pa*a o </line>
</par>
<par>
<line> criado*, qu*nt* para o homem tomando em *ent*do ge*érico, p*i* ele expressa as capacidad*s </line>
<line> teóric*s e *ráti*a* de todos os home*s, constit*indo-se, assim, c*mo ob*etivações genérica*, </line>
<line> uma vez que o in*ivíduo é sim*ltanea*ente um ser singu*ar e ser *enér*co (BARRO*O, </line>
<line> 2*07). </line>
</par>
<par>
<line> De*ido à vincula*** ontológica *ntre v*lor e li*erdade, ess* "é - simultaneamente </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> c*paci*ade d* *scolha di*igid* a uma finalidade capaci*ade *rática de *r*ar con*içõ*s * </line>
</par>
<par>
<line> pa*a a rea*ização objetiva *a* escolhas e para </line>
<line> qu* novas *scolhas sejam criadas. </line>
<line> " </line>
</par>
<par>
<line> (B*RRO*O, 2010, 28, i*álico* origin*is). No pensa*ento marx*ano, p. </line>
<line> as al*ernativas e a* </line>
</par>
<par>
<line> possibilidades devem ser c*ncretas *ar* ser escolhid*s. </line>
</par>
<par>
<line> Essa concepç*o de liberdade supõe sua </line>
<line> consideração como capa*idade humana, </line>
</par>
<par>
<line> resultado da *tividade humana que resp*nde e (re)produz necessida*es, </line>
<line> constituin*o-*e nessa dial*t**a entre o que é necessá*io e poss*vel historicame*t*. A </line>
<line> li**rdade é, a* mes*o tempo, c*pacidade de escolh* consciente d*ri*ida * *ma </line>
</par>
<par>
<line> f*n*l*d***, e, capacidade </line>
<line> **ática *e *riar </line>
<line> condiçõe* para a r*aliz*ção objeti*a *as </line>
</par>
<par>
<line> **c*lhas, para *ue novas e*c*l*as se*am cr*ad*s. (BARR*CO, 2007, *. 59-60). </line>
</par>
<par>
<line> * *ibe*dade, além de ser um* *a*if**tação objet*va, *end* *m </line>
<line> d**o ontológico </line>
</par>
<par>
<line> co*creto, consti*u*-se *nqua*to * gên*se da ética, por i*so es*a é con*i*e*ad* uma práxis e *ão </line>
<line> apenas uma dimensão do ide*l, "[...] su*ondo, portanto, *ma pr*tica concreta e uma reflexão </line>
<line> éti*a crít*ca" (BARRO*O, 2*07, p. 64). Por isso, Barroco (*00*, p. 19) compreende que a </line>
<line> *tica é "[...] uma cap*cidade humana posta pe*a ativi*a*e vital do ser social; * capacidade d* </line>
<line> a*ir co*scientemente *om base ** esco*ha* de valor, p*oj*tar f*n*lid*de* de valor e objet*v*- </line>
<line> la* *oncreta**nte ** vida social, is*o é, ser li*re." </line>
<line> * *oral se *anife*ta no d*senvolvimento da sociabilidade, na socialização dos </line>
</par>
<par>
<line> indiv*du*s, re***ndend* a necessidade prát*c* </line>
<line> *e exi*t*r*m </line>
<line> norma* e de*eres, gar*ntindo, </line>
</par>
<par>
<line> assim, a convivênc*a *o*ia* (BARROCO, 20*7). Desse modo, a moral se **nst*t*i enq*anto </line>
<line> *elação *ntre o *ndivíduo singular e as exi*ê*cias ge*éric*-sociais, es*abe*ece*do a *ediação </line>
<line> Rev. F*A, T*res*na PI, v. 16, n. *, art. 13, p. *45-*60, jul./ago. 2019 *ww4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. M. Si**a, C. A. Carvalho </line>
<line> *58 </line>
</par>
<par>
<line> valorativa entre o indivíduo e a sociedade, por is** ela é parte fundamental da v*da co*id*ana </line>
<line> (BARRO*O, 2007). </line>
<line> Esse valo*, constituíd* historicame*te, pode ser negativo ou posit*vo, bom ou *uim, </line>
<line> e*c. A coragem na sociedad* antiga, por exe**lo, era um v*lor **sitivo, poi* *la expressava a </line>
<line> hab*lidade de co*fron*ar si*uaçõ*s difíceis, co* i*s*, pas*a a s*r uma norma abs*rata, p*ssa a </line>
<line> ser um* norma abstra*a que se *orna, em tempos d*fícei*, *ma norma concreta (um dever) **is </line>
<line> *er cora*os* é o hom*m que enfrenta os desa*ios sem medo. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, é a *art*r das *scolha* entre </line>
<line> alternativas conc*et*s, *r*entadas a </line>
<line> um dever- </line>
</par>
<par>
<line> ser, que o homem adq*ire à </line>
<line> *o*iabilid*de, co*sciência, universal*dade e à *iberdade </line>
</par>
<par>
<line> à </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> elemento* e*se**iais do s*r social, esse* elementos "[...] são me**ações entre os ind**í*uos e </line>
<line> o gênero humano, perpassando por t*das as esfe*as, podendo se d*senvolver mais *m u*as e </line>
<line> menos e* outras. " (B*RROCO, *007, p. 28). A *o**ciê*cia, enquanto capa*ida*e específica </line>
</par>
<par>
<line> do **mem e uma das dimensões que *upõ* * *rabal*o, * a </line>
<line> capacidade racio*al e va*orati*a, </line>
</par>
<par>
<line> que possibilita o conhecimento da realidade (BARROCO, 2007). Desse modo, </line>
<line> **m base </line>
</par>
<par>
<line> nesses brev*s *ressupost*s substanciais, *od*-se a*ir*ar que a étic* a sistema*ização da* é </line>
<line> objetiva*ões m*rais, versando s*bre a consciência com o humano-genérico. </line>
<line> 4 CO*CL*SÃO </line>
<line> *om a apropriação o*tol**ica *o pensamento d* Marx, * Serviço Social *ôde </line>
<line> en*ender o trabalho enquan** capa*idade *nica e exc*usiv* do ser h*mano. Desse modo, é no </line>
</par>
<par>
<line> proc**so obj*tivação/exterioriz*ção que * home* age, a pa*tir de valores, entre </line>
<line> alternativa* </line>
</par>
<par>
<line> concretas; essas const*tuí*as </line>
<line> co*o espaço </line>
<line> pa*a as es*olhas possibilita a g*nese da liberdad* </line>
</par>
<par>
<line> (*odo ** *er concreto do homem), donde surge o com*lexo da ética. É *este senti*o que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Serviço Social com*reende é*ica a </line>
<line> como u*a *ráx*s, enq*anto capacidade h*ma*a, que </line>
</par>
<par>
<line> p*rpassa por todas as es*eras da *otali*ad* socia*, intermediando * s*ngula* e o genér*co. </line>
<line> Por*anto, a partir d* argumen**ção *presentada, sabe-se qu* a entrada da teor*a social </line>
<line> d* *arx n* Serviç* *oci*l en*iqueceu as **as anál*ses meto**lógic*s, redi**cionou </line>
</par>
<par>
<line> po*iticamente o *ompromis*o </line>
<line> pro**ssional, afi*m*n*o-o ar*icu*ado aos interesses </line>
<line> *a classe </line>
</par>
<par>
<line> trabalha*ora, e trouxe mud*nças no trato com a ética, isto é, a teoria socia* d* Marx propiciou </line>
<line> ao Serv*ç* Social compreender substantivamen*e os n*x** con*t*t*ti*os *os *undamentos da </line>
<line> ética. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, *eres*na, v. 16, n. 4, art. 13, p. 245-260, jul./ago. 2019 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apropriação da T*oria Mar**ana pelo Serv**o Social: Co*t*ibuiçõ*s para o Deb*te d* Ética </line>
<line> 259 </line>
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<line> RE*ERÊNCIA* </line>
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<line> BARR**O, M. L. Ontolo*ia Soc*al e Refl*xão É*ic*. 1996. *04f. T*se (Doutora*o em </line>
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<line> Co*tribuição dos Autores </line>
<line> E. M. Sil*a </line>
<line> C. A. Carvalho </line>
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<line> 1) co**epção e planeja***to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e interpretação dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho ou na rev*são crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) pa*ti*ipa*ão na aprovaç*o da versão final do m*nuscrito. </line>
<line> X </line>
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