<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 13, p. 245-260, *u*./ag*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.13
</line>
</par><par>
<line>
Apropriação da Teoria Marxia*a *elo Servi*o S*cial: C**tribuições pa** o Debate da É*ica
</line>
<line>
Appropr*atio* o* the Marxi*n Theory by th* *ocia* Service: C*ntr*butio*s *o the De*ate of
</line>
<line>
Ethics
</line>
</par><par>
<line>
Everto* Me*o da Silva
</line>
<line>
Douto***o em Servi*o Social pela Un*versidad* Federal de A*agoas
</line>
<line>
Mestre em S*rv*ço Social pela U*iversida*e F*deral de **agoas
</line>
<line>
P*of*ssor substi*u** do Depar*amento de Serviç* S*cial
</line>
<line>
E-mai*: evertonmsi*va@outlook.com.br
</line>
<line>
C*ari*sa Andrade Ca*val*o
</line>
<line>
D*utor* em Serviç* So*i*l pela Pon*ifí*ia Universida*e Católica de São Paulo
</line>
<line>
Profess*ra do Departame*t* d* S*rv*ço So*ial ** Universidade Fe*e*al de *ergipe
</line>
<line>
mai*: clariss*.*s*.ufs@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: E*erton *e*o da Silva
</line>
<line>
**i*or-C*efe: Dr. To*ny Kerley d* *lencar
</line>
</par><par>
<line>
A*. Louriv*l Melo Mot*, S/N, Ta*uleiro do *artins,
</line>
<line>
R*drigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Maceió - A*, *ep: 57072-9*0. Telefone: 079-
</line>
</par><par>
<line>
*994*8*22. Brasil.
</line>
<line>
Artigo rec*b*do em 24/*2/2018. Ú**ima
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Clariss* Andra** Carvalho
</line>
<line>
recebida em 14/0*/2019. Apr*vado em 15/01/2019.
</line>
</par><par>
<line>
Av. Marec*al Ron*o*, s / n - Jd. Rosa *lze, São
</line>
</par><par>
<line>
Cr*stó*ã* - SE, 4*100-000. Telef*ne: 079-
</line>
<line>
Avaliado pelo s*stema Tri*le R*v*ew: Des* Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
991596177.B*asil.
</line>
<line>
pelo E*it**-Chefe; e *) Doubl* Blind *e*iew
</line>
<line>
(a*aliação cega por d*is a*aliadores da ár*a).
</line>
<line>
Revisão: Gramat*c**, No*mativa e d* Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Si*va, C. A. Carval*o
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O texto apresenta considera*õe* so*re o processo de apropriação *a teor*a so*ial de Marx
</line>
<line>
pelo Serviço So*ial brasil*iro * sua contr*buição para a discussão dos fu*damentos
</line>
<line>
**tológicos da ética. Através de *m* *es*uisa bib**ogr*fi*a, ** elucidaç*es aqu* apresen*adas
</line>
<line>
giram e* t*rno dos *rocessos de apropriação (*d*o-*olítica, epi*temológica e on*o**g*c*) *o
</line>
</par><par>
<line>
pensamento *arxiano e da tradi*ão *arxi*ta a part*r do Movim*nto de R*conceituação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
década
</line>
<line>
de
</line>
<line>
1960. Com a ap**priação das
</line>
<line>
cat*gorias centrais do
</line>
<line>
pensa*e*to
</line>
<line>
marxi*no,
</line>
</par><par>
<line>
denomi*a*a *e apropriação ontológica, o Se*viço soc*a* discute a ética a par*ir do fu*d*mento
</line>
<line>
do trabalho, catego*ia c*ntral da so*ia*ilidade hu*ana e, porta*to, do pe*s*me**o ma*x*a**,
</line>
<line>
que pos*ibi*i** dis*uti* o *ompl*xo da *tica toman*o **mo valo* centr*l a libe**a*e enquanto
</line>
<line>
*apacidade consciente e p*ática de fazer escolhas.
</line>
<line>
Palavras-c*ave: Fundamentos da Ética. Pe*samento Marxiano. Processos de Ap*opria*ões.
</line>
<line>
Serviço Social Br*sileiro.
</line>
<line>
A*STR*CT
</line>
<line>
The *e*t pre*ents considerations a**ut t*e process o* appropriati*n of Marx's social theory by
</line>
</par><par>
<line>
the Brazili** Social Service an* its
</line>
<line>
contribution to *he dis*ussion
</line>
<line>
of t he
</line>
<line>
onto*ogical
</line>
</par><par>
<line>
foundations of ethics. *hrough *ibl*ographical research, t*e a
</line>
<line>
eluc*dations pr*sented her*
</line>
</par><par>
<line>
revo*ve ar*und th* processes of appropri*tion (ideological, e*is*emological, a*d ontological)
</line>
</par><par>
<line>
of Mar*ian thought *nd of the Marxi*t tradition fr*m
</line>
<line>
the Reconceptual **vement of the
</line>
</par><par>
<line>
*960s. With the *ppropriation of the c*n*ral ca*e*ories of Marxian thou*ht, called *ntological
</line>
<line>
appro*ria*i**, social service *iscus*es ethics *rom the *oundation of work, cent*al *a*ego*y of
</line>
<line>
human *ociability and t*er*fore *f Marxian th*ug*t, whi*h makes i* po*sible to discus* *he
</line>
<line>
compl** of ethics by ta*i*g as its cen*ral *al** freedom as consc*o*s and practical ability t*
</line>
<line>
make choice*.
</line>
<line>
Keywords: Fou*dations *f Ethics. Ma*xi*n Th*nking. *rocess of App*opria*ion. Brazilian
</line>
<line>
Soci*l Ser*ic*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, *. 16, n. 4, ar*. 13, p. 2*5-*60, jul./ago. 20*9
</line>
<line>
*ww*.f*anet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apropr*ação da *eoria Mar*iana pelo Serviço Soci*l: Contribu*ções par* o Debate da Ética
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
1 I**RODUÇÃO
</line>
<line>
O pr*sente ar*igo é produto de uma pesquisa biblio*ráfica sob*e o pro**ss* de
</line>
<line>
apropriaçã* da teor** *ocial *e Marx pe*o Serviço Social b*asil*i*o e sua r*l*çã* com * étic*.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra compreender o universo categ*rial
</line>
<line>
e
</line>
<line>
as princ**ais tendências p*esentes nas *rod*ções
</line>
</par><par>
<line>
t**r*cas aqui ut*lizadas, o *étodo material*st* histórico dialético foi e*sen*ial par* entender o
</line>
<line>
o*jeto estud**o, pois o *étodo ma*xiano *ossibilita capturar as partic*larid**es e mediaçõ*s
</line>
<line>
do ob*e** *r*i*ulad*s * total*dade concre*a (PO*TE*, *008), assim, p*ra chegar à essência do
</line>
<line>
objeto, d*ve*os *uperar sua aparência e, a part*r de abstraç*es, nos aproximarmos
</line>
<line>
s*c*ss*vam*nte de sua e*tr*tur* e **nâmica.
</line>
<line>
O objet*v* é apresentar alguma* reflexões teóricas *ob*e *s forma* de a*ropriaçã* *a
</line>
</par><par>
<line>
t*o*ia social d* M*rx (ídeo-política, e*ist*****gica e o*tológica)
</line>
<line>
pelo Serviço *ocial
</line>
</par><par>
<line>
brasileiro, durante o Movimento ** Reconceit**ç*o, e suas *ontribu*çõ*s pa*a * *iscus*ã* dos
</line>
</par><par>
<line>
fun**mentos ont*lógicos do complexo d*
</line>
<line>
ética. Nest* *om*n*o co*juntural, de avanç*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pensam*nto n*oconservad**, torna-se nec*ssário refl*tir sobre o* fun*am*n*os *a ética,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atuali**d* do pensamento *e **rx e as b*ses d* éti*a do exe*cíci* *r*fissional.
</line>
</par><par>
<line>
* *ódigo ** Ética do assistente *ocial d* 19*3 express* o amadurecimen*o teórico e
</line>
<line>
*olítico do S*r*iç* Soc*al. Teóri*o por*ue explicita * *b**dagem o*tológica materia*ista-
</line>
</par><par>
<line>
h*stó*ica
</line>
<line>
do ser s*cial c*m*
</line>
<line>
fu**amen*o e
</line>
<line>
compreensão da rea*ida*e partir da tot*l*dad* a
</line>
</par><par>
<line>
soc**l, e polític* por re**esen**r um prod*t* do *e*ate coletivo da cate*oria profission**, u*a
</line>
</par><par>
<line>
vez *ue * rev*sã* do código de
</line>
<line>
*ti*a d* 1986, q*e cu***nou no có*igo de 1993, *cor*eu
</line>
</par><par>
<line>
através de um amplo e denso debate pelas enti*ades *epresentativas dos assiste*tes sociais de
</line>
<line>
campo, d*centes e estudantes d* Serviço *ocial e pesquisad*re* *a área e *e *utras *reas.
</line>
<line>
Tr*s alerta* sã* e*s*ncia*s logo no *níc*o *esse *exto: 1. as formas d* apropriação d*
</line>
<line>
pens**ento ** M*rx n** foram "e*a*istas" o* sem mediações; 2. e*as *orr*sp*ndem *os *eus
</line>
<line>
respectivos momentos conju*tur**s * aos avanços teó*i*os e polít**os realizados pe*o Serviço
</line>
</par><par>
<line>
So*ial brasileiro; *. *s três f*rm*s *e apr*priaçã* aq*i
</line>
<line>
*presen*adas coexistiram
</line>
<line>
*entro d*
</line>
</par><par>
<line>
*ategor** prof*ssional, um* n*o exclui *ecessaria*ente a out*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 4, ar*. 1*, p. *45-260, ju*./ago. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. M. Silva, C. A. Ca*valho
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
2 R*FE*ENC*AL T*ÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O *roces*o de a*ropriação do pensamento de marx pe*o *erviço socia* brasileiro
</line>
</par><par>
<line>
O Mov*mento ** Reco*ceituação do Se*viç* Socia*, *ue emerge em meado* de 1*60,
</line>
<line>
disc**iu, a partir d* conjuntur* histórica, as b*s*s teóricas, p*áti*a* * polític*s da profissão,
</line>
<line>
com * objetivo c*ntra* de *omp*r e transpor c*m o c**ser*adorismo e o tra*iciona*ismo,
</line>
<line>
*travé* d* *ovas práticas que respondessem às demanda* reais da s*ciedade.
</line>
<line>
*á dis*inções en*r* a Re*onceitua*ão do Se*vi*o Soc**l e a *enovação pr*fiss*on** do
</line>
<line>
Ser*i*o Social. A *ri*eira é "constituinte do processo internacion** d* crítica a*
</line>
<line>
t*adic*onalismo profissi*nal, [e] está int*mame*t* vin**l*da ao circuito s**io*olítico l**i*o-
</line>
<line>
a*e*icano da *éca*a *e 19*0 [...]" (NET*O, 2005, p. 0*); já a Re*ovação entende-se um
</line>
<line>
[...] c*njunto de cara*terísti*as novas que, n* marco das *onstriç*es da au**cracia
</line>
<line>
burgues*, o Se*viço Socia* articulou, à base *o rearranjo *e suas **adições e da
</line>
<line>
assunção do contributo de tendência do pen**ment* soc*al c*ntemporâneo,
</line>
</par><par>
<line>
procurando inv*stir-s* como instituição de
</line>
<line>
natureza profi*sio*al *ota*a de
</line>
</par><par>
<line>
*egitima*ão prática, atrav** de re***stas a d*mandas socia** e d* sua sistema*ização,
</line>
<line>
e de v*lidação teóric*, mediante a remi*são às teor*as e d*sciplinas soc*ais. (NETTO,
</line>
<line>
*011, *. 131).
</line>
<line>
O moment* da entrada *o marxismo no Se*viço Soc*al o*orreu com o Moviment* de
</line>
</par><par>
<line>
Reco*ce**ua*ão, send* o p*imeiro conta*o co* o marxismo pela via ** militância
</line>
<line>
polític*
</line>
</par><par>
<line>
at*avés de líderes revoluc*onári*s como Ch* Gu*vara (Revoluçã* Cu*ana, 1959), Mao Tse
</line>
</par><par>
<line>
Tung (Revolução c*munis*a na *h*na em **49), Len*n (*ev*lucionário
</line>
<line>
**munista da URSS
</line>
</par><par>
<line>
de 191*), e p*nsadores como Trotsk* (t*órico comunista
</line>
<line>
da UR**) e *l*husser (ma**ista
</line>
</par><par>
<line>
e*truturalista). *st* é, os prin*ipais líde*es/pe*sadores marxistas que adentraram nas reflexões
</line>
<line>
teóri*as *a pro*issão *o*suíam um* tr*jetória política *evoluc**nária.
</line>
<line>
Por esse mo*i*o, o Mov*mento de Reco*ceituação *oi mar*ado por u* militantismo
</line>
<line>
pol*tic*-q*es*ionador e po* u* espírit* revolucionário-tran*formador, que, "[...] já no
</line>
</par><par>
<line>
despo*ta* da d*ca*a de 1970 pa*saram a ma*car p*esença
</line>
<line>
no cenário pro*iss*onal
</line>
<line>
análises
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
pro*os*as com nít*da *nspiração marxista numa f*atura *om suas próprias produções inicia*s. "
</line>
<line>
(IAMAMOTO, 200*, p. *10). *bviamente que as *on*iguraçõe* só*ias-histórica*
</line>
<line>
dema**a**m também uma nova leitura de *ealidade pelos *rofissionais.
</line>
<line>
O processo de Rec*nc*ituação *ontestou o tradicionalismo pro*ission*l, es*e enrai**do
</line>
<line>
n*s prátic*s *e cunho *rá*ico-*mpirista, f*uto das *n*lu*nci*s positivistas n* Serviço Social.
</line>
<line>
*ntre avanços, impasses e eq*í*oco*, que con*tam *as an*lises co*temporâ*e*s a respeito
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 4, a*t. *3, p. 2*5-260, jul./ago. 201* www4.fsanet.c*m.b*/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*rop**aç*o da Teori* Mar*iana pelo Serviço S*cial: Contribuições par* * Debate da *tica
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
deste *arc* **stórico, *et*o (2005, p. 11-12) aponta *ue houv* uma interl*cuç*o cr*ti*a com
</line>
</par><par>
<line>
as *iênc*as sociais, "[...] abrind*-se a
</line>
<line>
novos influxos
</line>
<line>
(i*clusiv* da tra*ição marxista)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sinto*izando-se com tendências
</line>
<line>
div*rsificad*s do pensamento so*ial então con*emp*rân*o
</line>
</par><par>
<line>
[...].".
</line>
</par><par>
<line>
Co* esses avan**s teórico-anal*ticos da categoria prof*ssional, po**-se d*stacar q*e a
</line>
<line>
tradiçã* ma*xista, e* seus mo*entos iniciais, infl*enciou, princip*lment*, n* *os*cio*amen**
</line>
<line>
político do Serv*ço S**ial, devido ao conteúdo fortemente íd*o-político do marxi*mo,
</line>
<line>
conforme *pontado ac*ma. Desse modo, * M*vimento d* Reco**eitua*ã* "[...] repre*entou
</line>
<line>
um marco decisivo *o *e****adea*ento do processo de *evisão *rí*ica do Serviço Soci*l no
</line>
<line>
c*n*inente. O exame da primeir* ap*oximaçã* do **rvi*o Social latino-america*o à tr*d*ção
</line>
<line>
marxista se impõe *omo um *ontr*ponto neces*á*io * *náli*e do *ebate brasileiro
</line>
</par><par>
<line>
contemporâneo". (IAMA*OTO, 2*06, p. 205,
</line>
<line>
grifo* origi*ais). Umas das co**eq*ências
</line>
</par><par>
<line>
dessa a*ropriação ídeo-*olítica do marxismo foram a* post**as fatalistas e messiânicas *a
</line>
<line>
*rof*ssão, p*ovocando também um supe*dimensio*amento da função so**al do Servi*o Social
</line>
<line>
na sociedade capitalista.
</line>
<line>
A s*gunda apropriação do marx*smo pelo Serviço Social *rasileiro foi a "apropr*ação
</line>
<line>
e*istemológic*". E*s* ** car*cte*iza, esse*cialmente, enquanto uma possível aplicabilidad* da
</line>
<line>
*eoria social de Marx na *rá*ica ou que existiria uma iden**dade en*** *e*ria e p*á*ica, *uando
</line>
<line>
na verd**e entre te*ria e pr*tica nã* ex*ste uma identi*ade, isso porque o sujeit* nunca * ig*al
</line>
<line>
ao objeto (exis*e uma uni*a*e entr* teoria e prátic*, jamais uma possível identidade).
</line>
<line>
A apr*pria*ão ep*stemo*ógi*a absorve da *radição *ar*ista o empirismo, red*zindo o
</line>
</par><par>
<line>
marxismo "[...] ao epist*mol**ismo de raiz *str*tura*is*a - *o*de r*i*eração de dis*ussões a
</line>
<line>
sobr* \*deali*mo\ e \**terialismo\, \*iência\ e \i*eologia\, \teoria\ * \prátic*\, \práti*a teórica\
</line>
</par><par>
<line>
etc." (NETTO,
</line>
<line>
2011, p. 26*). T** apropria*ão não *videnci*u as m*d*ações
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
particularizam o e*er***io profissional, pro*ocando problemas
</line>
<line>
co*o * teorici*mo que, a*é o
</line>
</par><par>
<line>
mom*n**, sã* recorre*tes nas *valiações
</line>
<line>
qu* se fa*** sobre a *uptura com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conser*adorism* profissional (I*MAMOT*, 2**6).
</line>
<line>
A ruptura com a h*rança *o*servadora expr*ssa-se c*mo uma pro*ura, uma luta por
</line>
<line>
al*ançar novas bases de legiti*idade da ação profissional *o Assistente So*ial, que,
</line>
<line>
*econhe*end* as contradiçõ*s soc*a*s presen*es nas condições do ex*r*ício
</line>
<line>
pr*fiss*on*l, busca colocar-s*, objetivamente, a se*viço d*s intere*se* dos usuários,
</line>
<line>
isto é, dos *etores d*mina*o* da socie*ade. (IA*AMO*O, 2003, p. 37).
</line>
<line>
Na década de 1*8*, mo*ento hist*rico * pecul*ar para o Serviço Social, o* as*istentes
</line>
</par><par>
<line>
so*i*is em*rgem
</line>
<line>
"[...] na *en* soc*al no processo de tr*nsição democráti*a com um novo
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. *6, n. 4, art. 13, p. 245-*6*, jul./ago. 2019
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. M. Silv*, C. A. Ca**alho
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
perfil profissi*nal e acadê*ico. No** elen*o de problemát*cas passou a co*star da pauta do
</line>
</par><par>
<line>
debate, submetida
</line>
<line>
* tratamento teó*ico-metodológico e prático-políticos distin**s.
</line>
<line>
"
</line>
</par><par>
<line>
(IA**MOTO, 2006, p. 204, grifos o*ig**ais). N*ste momento histórico tem-se a presença de
</line>
<line>
fontes marxianas (obras es*ri*a* por *arx, como O Capi*a*: crítica à *con*mica política) e de
</line>
<line>
estudos das cat*gorias do pensamento do Marx (p*r exem*l*, t*xtos de Gra*sc* e de Lukács),
</line>
<line>
inician*o o processo ** apropri*ç*o ontológi*a da t**ria social de Marx1.
</line>
<line>
É *r*ciso destacar que um dos f*tor*s que contribuiu para o atr*so do *madure*imento
</line>
<line>
*o marxismo no Serviço Social foi a Ditadura Militar que, por exemplo, ex*lou alguns
</line>
<line>
teórico* que pod*ri*m cont*i**ir *om o *madurecimento da teoria social d* Marx *o Brasil,
</line>
<line>
al*m de *if*c*ltar a publicação e divulgaç*o da* o*ra* dess* *er*ente do pensa*ento **cial.
</line>
<line>
A p*odução d* Ma*ilda I*mamoto2, "Relações soci*i* * Serviço social: e*boç* de uma
</line>
<line>
inte*pretação histórico-meto*ol*gi*a" marca, na década de 198*, uma ruptu*a no Serviç*
</line>
<line>
Social, do ponto de vista da util*zaçã* do pen*ame*to de Marx. Se a**es, com a a*rop*iação
</line>
</par><par>
<line>
ídeo-pol*tica do marxism*, pensamento e*a utili*ado para **ns políti*o-militantistas nas *
</line>
</par><par>
<line>
inte*ve*ç*es pr*fi*sionais, Iamamoto *naliso* * base *a socie**de
</line>
<line>
capitalista
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*sp*cif*ca*ente * fun*ame*to da prod*ção * reprodução so*ial - * situou o Servi*o S*cial no
</line>
</par><par>
<line>
interio* destas re*ações sociai* a *artir de uma in*erlocução crítica, *ensa e *rofunda com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
te*ria social de Marx. Pa** a refer*da au**ra,
</line>
<line>
compree*der o *ign*ficad*
</line>
<line>
do Serviço *oci*l,
</line>
</par><par>
<line>
im*lica entender de for*a *rít*ca o **vime*to
</line>
<line>
*as r*lações soc*ais, *sto é, p**meiro
</line>
</par><par>
<line>
*ompreende o *undam*nto d* t**s relações para, e* **guid*, situar o s**nificado d* profissão
</line>
<line>
e como se *á sua e*tr*d* e sua fu*ç** na produç*o capital*sta (IAMAMO*O, 2011).
</line>
<line>
Dessa forma, inicia-se o *ncont*o das obra* *e Marx *om * Serviço Social bra*ilei*o,
</line>
<line>
que *ossibilita u* sa*to substancial de*sa profissão.
</line>
<line>
Trat**-se de um encontro de *ova qual*dade c*m a tradiç*o marxista: medi*do pela
</line>
<line>
produçã* *e Marx e por pen*ador*s **e co*s*r**ram *uas ***borações fiéis a*
</line>
<line>
espírito da análise mar**ana, desenvolve*do criativam*nte suas s*gestõe*,
</line>
<line>
preenchend* lacunas e enriquecendo a*uela tradiçã* *om as novas problemáti*as
</line>
<line>
emergentes com a matur*ção **pitali*ta na época dos monop*lios (A. Gramsci; G.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
existe." (TONET, 2013, p. 12). E, essa ontologia do se* s*cial não é uma in*enção de Marx, "[...] * *m* tr*duçã*
</line>
<line>
*deativa, demandada pe*a c*asse trabalhadora, de uma r*alid*de efetivam*nte exi*t*nte." (TONET, 2013, p. 68).
</line>
<line>
As obras mar*ia*as que contêm, *sp*c*ficament*, essa discuss** da ont**o*ia do ser soci*l, principalmente nas
</line>
<line>
obr*s *a ju*entud* *ão os "Manuscritos econômico-fi*osó*icos", "P*ra a q*estão **d*ica", "A sagrada família",
</line>
<line>
"A ideologia alem*", a*ém das obr*s da su* m*turidad*, c*mo O Capit*l: crítica da *conomia p*lítica.
</line>
<line>
2 É *ecessário lembrar qu* a ob** "**lações s*ciais e Servi*o so*ia* no Brasil: esboço de um* inter**etação
</line>
<line>
histórico-metodológ*ca" foi escrita por Iamamo** e Raul d* Carval**, m*s, * primeira par*e, "Propos*a de
</line>
</par><par>
<line>
in*e*pr*t*ção hist**ico-metodológi*a", é *e respon*abilidade exclusiva de
</line>
<line>
Iama*oto, *ue con*t* a a*álise da
</line>
</par><par>
</page><line>
socieda*e *apitalist* e do Serviço S**ial a pa*tir da te***a marxiana e d*s **cri**s de *arx.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 16, n. 4, art. 13, p. *45-260, jul./ago. 2*19 www4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apropr*a*ão d* Te*ria Marxiana pelo Serviço So*ial: Contribuições para o Debate *a *tica
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
L*kács; N. Poul*ntzas; P. Baran; E. *weezy; E. Mand**; A. Heller, entre o*tros,
</line>
<line>
além dos \clá*si*os\). (IA*AMOTO, 2006, p. 234-235).
</line>
<line>
Apesar da p*e*ença de obras marxianas entre os princ*pais a*tores de refer*n**a na
</line>
<line>
elaboraçã* pr*fissi**a*, é preciso *ontuar q*e havia dif*culdad* *e um* a*ropriação
</line>
<line>
qu*lif*ca*a pelo conjunto da c**egoria dos assist*ntes sociais, dev*do aos resquí*ios lat*nt*s
</line>
<line>
da leitura *anua*esca da Reconcei*ua*ão.
</line>
<line>
O conjunto da categoria pr*fissio*al não possuía o mesmo amadurecimento intele*tu*l
</line>
<line>
d* sua vanguarda para compreender a leitura q*e Marx fez d*s funda**ntos da sociedade,
</line>
<line>
através *o s*u método ontol*g*co de *om*reensão d* real.
</line>
<line>
Es*a falta de ama*u*ecimento **la ma*oria dos as*istentes s*c*ais re*ete * forma
</line>
<line>
como foi in*roduzido o *ensamento d* Mar* no Brasil, conforme destaca Quiroga (1991, *.
</line>
</par><par>
<line>
98): "a *ifusão inicial dos textos desse filósofo
</line>
<line>
[Ma*x] foi prec*r*a e, quase *e*pre, sua
</line>
</par><par>
<line>
d*vulgação se f*z por meio d* *nterpre*a*ões d*ficientes, qu* mal correspo*diam às q*estões
</line>
</par><par>
<line>
por ele colocadas". Co*siderando
</line>
<line>
esse qu*dro, * ch*mada apropriação ep*stemol*gi*a
</line>
</par><par>
<line>
c*nt*nuou fortemente impregnada *a *ca*emia, emb*ra também possa ser vis*umb*ada
</line>
<line>
*o*
</line>
</par><par>
<line>
profissiona*s d* campo. Is*o porqu* * marxism* e*a entendido *omo um "modelo" aplicáv** à
</line>
</par><par>
<line>
realidade, *o
</line>
<line>
qual o assist*nte so*ial *everia, a partir das leitur*s *os esc*ito* de Marx e da
</line>
</par><par>
<line>
tra*içã* marxista, mod*ficar * *oci*d*** atra*és d* u*a açã* pautada na teoria *evolu*ionária
</line>
</par><par>
<line>
marxiana. A expectativa de mudar a so*ieda*e "a*licando" tal teo*ia - sem e*tender *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*çã* profissional passa *or con*utos específicos e bem diferenciados d* ação política - é uma
</line>
</par><par>
<line>
herança que * Serv**o Social iria carregar
</line>
<line>
p or
</line>
<line>
um lo*go tempo com essa apropriação
</line>
</par><par>
<line>
equivocada: a dos
</line>
<line>
prof*ssionais de ca*po ser*m ag*ntes ** tr*nsf**mação so*ial atrav*s da
</line>
</par><par>
<line>
intervenção profissional.
</line>
</par><par>
<line>
Contraditoriamente,
</line>
<line>
de fa*o, com essa apr**riaç*o há um
</line>
<line>
hiato in*iscutível entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
teoria e a práti*a. Isso **rque os ass*sten*es
</line>
<line>
soc**is ac*editavam que somen*e "aplicando"
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eoria social de Marx estariam,
</line>
<line>
***sequenteme**e, fazendo tal relação,
</line>
<line>
quan*o *ssa qu*stão
</line>
</par><par>
<line>
era *er*assada por outros mecan*smos intervenientes, como as cond*ções e rel*ções
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
trabalho que, mu*tas vezes, ao invés de serem vista* como parte *o que define o ser em *i da
</line>
<line>
profissão, f*ra* *istas como "obs*áculos" aos intentos d* proje*o pro*issio*al.
</line>
<line>
Apesar dos avanços te*r*co-metodológicos no d*bate da vanguarda intelectua* do
</line>
</par><par>
<line>
*erviço Soci*l
</line>
<line>
com a a*ropriação ontológi*a, p**e-se
</line>
<line>
afirm*r
</line>
<line>
q*e ainda se r*produ*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
"marxismo sem Marx" (QUIROG*,
</line>
<line>
1*91; *AMAMO*O,
</line>
<line>
2*06) no
</line>
<line>
conjun*o da categoria
</line>
</par><par>
<line>
pro**ssi*n*l, não super*ndo *nteirament* a apropriação episte*oló*ica da teoria *ocial
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*arx. Exemplos disso es*ão n*s constantes dicotomizações *ntre *eo*ia e prát*ca e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 1*, n. 4, *rt. 1*, p. 245-260, ju*./ag*. 2*19 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. M. Sil*a, C. *. Car*alho
</line>
<line>
*5*
</line>
</par><par>
<line>
incomp*eensão da di*ensão e
</line>
<line>
do* element*s *onstituti**s do projeto ét*co-político
</line>
</par><par>
<line>
profis*ional, ente*de-s* *ue, ainda é incipiente a ap*opriaçã* *a dimensã* t*ór*ca do pr*j*to
</line>
<line>
é*ico-político. A p*rsistência de uma leitura enviesada d*ssa *eoria social e o modo
</line>
<line>
eq***oca*o com* esta apreende a *n*da*e teoria-prática dificulta a percepção das me*i*ções
</line>
</par><par>
<line>
que materializam proj*to ético-pol*tico *rof*ssional, muitas vezes con*idera*do-o u*ópico, o
</line>
<line>
n* senti*o distorci*o da **lavr*, com int*n*io*a*idade* irre*lizá*eis.
</line>
<line>
Por outro lado, no pr**esso t*a*sitório entr* a década *e 1980 a 1990, *ota-se que u*a
</line>
<line>
parcela intelectual sig*ificat*va c*meça uma *proxi*aç*o mais con*equente com a te*ria
</line>
<line>
social de Marx. Na d*cada *e 1990, e*sa mesma vangua*da avança no sentido de um*
</line>
</par><par>
<line>
apropr**ção o*tol*gica do pensamen** de Marx, momento
</line>
<line>
que há uma "[...] incor*oraçã*
</line>
</par><par>
<line>
t*talizante da obra marxi**a, mas
</line>
<line>
também
</line>
<line>
m*rxista de autores
</line>
<line>
como Gramsci e, mais
</line>
</par><par>
<line>
recen*emente Luk**s [...]" (SANTOS, 2007, p. *0). C** a apropriação
</line>
<line>
on*ológica da teo*i*
</line>
</par><par>
<line>
so*ia* *e M*rx pô*e-se *isc*tir out*as di**nsões do c*t*di*no e dar um trat* di*ere*ciado a
</line>
<line>
entra*es da profissão.
</line>
</par><par>
<line>
Essa apro*riação onto*ógica *o marxismo é
</line>
<line>
*e*ceptív*l em três document*s *egais
</line>
</par><par>
<line>
(Código de
</line>
<line>
étic* d* 1993, Le*
</line>
<line>
de regula*entação d* prof**são *e 1*93 e *i**trizes
</line>
</par><par>
<line>
Curricula*es de 1996) que prov*m um "salto" teó*ico-met*dológico e **ico, frutos do acúmulo
</line>
<line>
das d*cada* prec*dente* e ama*urecimento propic*a*o pela conjun**ra de décad* de *990.
</line>
</par><par>
<line>
A categor*a pr*f*ssi**al rea*izou
</line>
<line>
uma "[...] inversão necessária ao *rocesso de
</line>
</par><par>
<line>
co*stitu*ç*o *o \concreto pens*do\ e**ra*olando a endogenia da década de 1*80 e colocando
</line>
<line>
a s*ciedade civil n* *entro *o debate. Tal *nv*rsão [...] vai capta* as me*iações *ue estiveram,
</line>
</par><par>
<line>
em g*an*e parte, ausent*s do m**ent*
</line>
<line>
anterio* e sistema*izá-l**
</line>
<line>
no p*ojeto ético-pol*tico-
</line>
</par><par>
<line>
profissi**al". (SANTOS, 2*07, p. 78-79).
</line>
</par><par>
<line>
Por outro lado, o conju*to da c*te*oria *rofission*l nã* acompanhou * incorporaç*o
</line>
<line>
dos fundamentos *ntológi*os exp*es**s no pensamento d* Ma**, devi*o, entre outros **tores,
</line>
<line>
às inve*tidas neoliberais e d* pós-mo*ernidad* na contempo*aneidade. * maioria d*s
</line>
<line>
profissio*ais s* li*ita a *ravar c*nta** som*n*e c*m autores *a tr*dição marxis*a do Serviço
</line>
</par><par>
<line>
Social e de outras áreas, sem i* aos d*vidos fundamentos marxianos;
</line>
<line>
*ssi***a e reproduz,
</line>
</par><par>
<line>
p*edominantemente, as leituras de
</line>
<line>
"segunda mão" das obras de Mar*, fazendo
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*epro*ução * u*a r*interpretaçã* das ideias *esse a**or a pa*tir da *radi*ão marxista e não da
</line>
<line>
obra ma*xian*.
</line>
</par><par>
<line>
Provoca** pelas elaborações de *atur*za
</line>
<line>
predomi*an*emente acadêmica, o Se*viço
</line>
</par><par>
<line>
Social i*ser* em su*s discussões cate*o*ias
</line>
<line>
marxianas que, até *ntão, *ão tinham mu*ta
</line>
</par><par>
</page><line>
visibilid**e no interior da profissão. **emp*o disso é o t*ata*ento dad* à ética pro*issional na
</line>
<line>
Re*. F*A, Teres*na, *. 16, n. 4, art. 13, p. 24*-260, *ul./*g*. 20*9 www4.fsan*t.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ap*opria*ão *a *eoria Marxiana pelo Serviço Social: C*nt**bui*õ*s para o Debate da *tica
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
d*cada de *990, quando começa a ser pensada a partir de um* apreensão ontológ*ca,
</line>
<line>
materializada *o código de *t*ca d* 1*93. Após a entrad* *as o*ra* de M*rx e de marxis*as
</line>
<line>
c*ntunde**es, a exe**l* de Lukács, o debate da ética começou a tomar um novo vié* *ob a
</line>
<line>
base da *ersp*ctiva d* ontologia mat*rialista *is*óri**.
</line>
<line>
É precis* conside**r que o Código de ética de 1986 *xpressou um rompi*ento com a
</line>
<line>
visão neot*mom*s*a, que ao n*gar a base filosófica tradici**a* (BARRO*O, 200*), *uscou
</line>
</par><par>
<line>
um h*rizo*te
</line>
<line>
crítico para ** *ro*ission*is.
</line>
<line>
*s fund*mentos desse c*digo **pressam * ética
</line>
</par><par>
<line>
como int*res**s de *l*sse*, uma vez que, entendiam "[...] a ética da cl*sse *ra*al*adora c**o
</line>
<line>
\**a\ * a ética da classe *ominante como \má\. " (*A***S, *0*4, p. 100). A*sim, o có*igo
</line>
</par><par>
<line>
de 1986 não "[...] cons*gue superar a *is*o presente no marxismo tradicio*al: a que reduz
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ética *os interesses d* c*as*es. " (BARROCO, 20*7, p. 175). Essa concep*ão de ética, s*b a
</line>
</par><par>
<line>
luz *a tradiçã* *arxista, conve*g* com a*ree*são do marx**m* pela via, est*itamente, a
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
te*r*a r*volucion**ia.
</line>
</par><par>
<line>
A par*ir das la*un*s do Código de *tica de 1*86 f*ram *ealizad*s diversos debates
</line>
<line>
pela c*tegoria pr*fissional pa*a s*perá-la*. Nesse período, *lguns *utore* co*eç*m a teo*izar
</line>
<line>
sob** o comple*o da ética no *erviço Social a partir d* um* leitura *arxia*a-luka*sia*a, por
</line>
<line>
exem*lo: N*tto (2007; 20*8)3. É *om Ba*r*co (1*9*; *00*; 2008; *0**) que * complexo **
</line>
<line>
ét*ca será tratado de fo*m* express**a e com *eemên**a a partir da apropri*ção ontoló*ica do
</line>
<line>
pens*mento marxiano, *orn**do-se, assim, a principal expoente e in*er**cutora dentro d*
</line>
<line>
Servi*o Social. *ara essa aut*ra, o complexo da ética per**s*a por toda* as dimensões *a
</line>
<line>
totalidade s*cial, e "*uas categorias espe*íficas *ã* aqu*las que implicam a socia*ili*ade
</line>
</par><par>
<line>
o*ientada
</line>
<line>
*o r
</line>
<line>
um *roj*to co*etivo, voltado à l*berdade e univ*rsal*zação dos val*r*s ét*cos
</line>
</par><par>
<line>
essencia*s - p*r exemplo, respo*sabil**a**, compromisso, alter*dade, reciprocida*e,
</line>
<line>
equ*dade. " (*ARROCO, 2007, p. 64).
</line>
<line>
Barroc*, em su* tese de doutoramento, O*tologia social e *e*lexão étic*, def*ndida
</line>
<line>
*m 19*6, propor*iona, em pr*meira mão, a fundam*ntação teórica apropri*da co* "[...] um
</line>
<line>
3 Devido aos li*ites desse estudo, nã* temos o obje*i*o de apr*sent*r as cons*nânci*s e dissonânc*as do de*ate
</line>
<line>
da ét*ca no Serviço Soci*l, mas *emos c*ndições de sumar*ar algumas con**pções de autores q*e estudam essa
</line>
<line>
temátic*: Nett* (200*, p. 23) apresenta a distinção entre moral e ética. "A primeira é um siste*a mutáv*l,
</line>
<line>
histor*c*mente determinado, de co*tu*es e imp*rativo* que pr*p*ciam a v**culação de ca*a indivíd*o, *omado
</line>
</par><par>
<line>
na *ua singularid*de, com a essência human* *is*or*camente
</line>
<line>
const**ída, com o ser so*ial tom*do n* sua
</line>
</par><par>
<line>
uni*ersalidade. A ética, por se* tur*o, é a a*á*ise d*s *un*amentos
</line>
<line>
da mora*, remetendo compulsoriam**te
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reflexão *ilosó*ica *u metafilosóf*ca.". Cor*ella (20*8, p. 4*-51) to*a a ética ine*en*e "[...] às relaç*es *ociais
</line>
<line>
h*manas. [Pa*a ele,] a *tic* não é só rela*iva * hist*r*a, à sociedade e à cultura, mas tam*ém às camadas sociais *
</line>
<line>
às d*ferentes prof*ssões.". Simões (2008) polemiz* so*re o movimento entre m*ral e ética, anuncia*do que uma
</line>
<line>
é expres*ã* da outra, apes*r d* serem distin*as. *aiva (2008, p. 10*) c*ns*der* q** a é*ica: "[...] se p*eocu*a com
</line>
</par><par>
<line>
as formas de resolver as c*nt*adições e*tr* necessidade e
</line>
<line>
poss***l**ade, t*m*o e eter*id*de, ind*vidu*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
coletivo, i**er*ss** ec*nômicos e val*res m*ra*s, corp*ral e psíquico, natur*l e cultur*l, razão e desej*.".
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 4, ar*. 13, p. *45-2*0, jul./ago. 2019 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. M. Silva, C. A. Carvalho
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
projeto *rofi*s*onal radica*mente
</line>
<line>
c*ítico, *ubst*ntivament* *emocrático, concreta*ente
</line>
</par><par>
<line>
humanist* e orient*do para o horizonte *istórico do que Marx, em 1844, q*alifica*a *o*o
</line>
</par><par>
<line>
emancipa*ão
</line>
<line>
h*mana. " (*ETTO, 2007, p. 1*-11, itálic*s *riginais). Isso por*ue,
</line>
</par><par>
<line>
compreend*r a éti*a voltada para a *manci*aç*o *um*na é **s**cial diante
</line>
<line>
do e*tágio de
</line>
</par><par>
<line>
barbár*e que a s*ciedade *i**ncia, permeado pelo neoco*servadorismo, tradicio*alism*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
f*ndamentalismo religioso, onde a
</line>
<line>
condição humana
</line>
<line>
está em u* p*tamar cre*cen*eme*te
</line>
</par><par>
<line>
deg*a*an*e; no cot*diano social contempor*neo, *xace**am-se, cada v*z mai*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*ivi*ualidade, o ime*iatismo, o utilitar*s*o e o pragmatismo,
</line>
<line>
dimensões *ue ocultam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*orizont* d* *manci*ação *umana.
</line>
</par><par>
<line>
Torna-se impr*scin**vel, ness* **mento, apres*nta* a discussão *o complexo da ética
</line>
<line>
* partir de autores que dia*ogam com a perspect*v* dos fundamentos da teori* social de Marx
</line>
<line>
n* Serv*ço S*cial br*sileiro.
</line>
<line>
3 RESUL*ADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 A apre**s*o *n*ológica dos *unda***tos a *artir da *ntolog*a marx*ana: s*bsíd*o*
</line>
<line>
par* uma *ompreensão da ética
</line>
<line>
Torna-se relev**te apresentar, neste item, **eves considerações substanciais sobre os
</line>
<line>
fundamentos on*o*ógi*os da ética, discussão transve*sal à catego*ia tr*balho, *oi* *essa "[...]
</line>
<line>
en*ontra-se * sol* ont*lógico do v*lo* e, consequente**nte, dos altos va*ores, como o direito,
</line>
<line>
a política, a a*te e a étic*. " (SANTOS, 2014, p. 49).
</line>
<line>
Barroc* (1996; *0**; *008; 2010), apropriad* do pensa*ento de M*rx e Lukác*,
</line>
<line>
ap*esenta, c*mo po*to de partida de *nálise, o dado ontológic* primá*io da di*cu*sã* da éti*a:
</line>
</par><par>
<line>
o tr*balho. *sse entendido en*uanto fund*m*nto
</line>
<line>
ontológico do s** social, "[...] como
</line>
</par><par>
<line>
pressuposto da existênc** hum*na e forma p*iv**egiada de prá*is. " (BARR**O, 2007, p. 26).
</line>
</par><par>
<line>
É com o trabalho
</line>
<line>
q*e * *omem tem a *onstitui*ão das esco*h*s e alternativas; essas
</line>
</par><par>
<line>
alternativas s*o o espaço para a escolha, c*nsti*uindo,
</line>
<line>
as***, a
</line>
<line>
gên*se da liberdade
</line>
</par><par>
</page><line>
(BARROCO, 2007; *010). Co* liberdade, tem-se, consequentemente, * gênese da ética, a
</line>
<line>
essa "[...] *ituada e* *uas várias formas e e*pressão: a m*ra*, a moralidade, a reflexão ética e
</line>
<line>
a ação é*i** como exe*cício d* l**erd*de [...]. " (BARROCO, *007, p. *9).
</line>
<line>
A partir da abordagem ontol*gica mar*ia**-lu*acsia*a, afirma-se que o trabalho é
</line>
<line>
um* dimensão s**ia* humano-g*nérica. É a cate*oria q*e f*nda o ser s*c*al, que por *e*o
</line>
<line>
*essa difer*ncia-se dos demais sere* (*nor*ânicos e orgânicos), cont*ap*ndo-se ao
</line>
<line>
Re*. *S*, Ter**i*a, v. 16, *. 4, ar*. 13, p. 24*-2*0, jul./ago. 2019 www4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*p*opriação *a Teo*ia Marxiana *elo Servi*o Social: Con*ri*uições para o Debate da Étic*
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
<line>
dete**inismo biológ*c*. Lukács (2013) em seus est*dos sobr* * ontologia do se* social, sob a
</line>
</par><par>
<line>
base do pensamento mar*iano, enfa*iza
</line>
<line>
as **lações e *s salto* entr* o **r inorgânico
</line>
</par><par>
<line>
(pro*esso* fís*co-q*ímicos), orgâ*i*o (*rocesso biológico) * socia*, *l*m de discorrer sobre o
</line>
</par><par>
<line>
afastamento das barreiras na*urais
</line>
<line>
pelo *er s*cial. Entretant*, "é *rec**o,
</line>
<line>
p*i*, ter se*pre
</line>
</par><par>
<line>
presente que se trata d* uma transição à maneira de um sa*to - ont*logicame*t* *e*es*á*i* -
</line>
<line>
de um nível de ser a outro, **ali*ativa*ente dif*rente. " (LUKÁ*S, 2013, p. *3).
</line>
<line>
No pr*cesso que o hom*m intervém na natureza, nã* há uma su*ordin*ção total dessa
</line>
</par><par>
<line>
à a*ão homem, uma v*z que e*a * ontol*gic***nte insuperáv*l. Por mais qu* o
</line>
<line>
homem
</line>
</par><par>
<line>
ape*feiçoe seu trabalho *ara domi*ar a natu*eza, essa sempre se*á insuprível o
</line>
<line>
da realid*de,
</line>
</par><par>
<line>
a*sim, independ*nte
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
sociabil*da*e, s*mp*e será necessária a
</line>
<line>
interve*ção do h*mem na
</line>
</par><par>
<line>
natu*eza; essa *elação será *onstanteme*te um dado necessário n* vida dos homens.
</line>
<line>
*trav*s do trabal*o, o homem inte*vém na *atur*za de forma **diata (*ARX, 2013),
</line>
<line>
po*endo esc*lh** entre a*ternati*as, de tal m*do que começa a c**struir sua história*, *través
</line>
</par><par>
<line>
de escolhas entre
</line>
<line>
altern*tiva* social*ente con*truída*. Ba**oco (20*7, p. 30) aponta q*e
</line>
<line>
"*
</line>
</par><par>
<line>
gê*es* *as escolhas
</line>
<line>
e alterna*iv*s de valo* são indi*sociávei* das práxi*;
</line>
<line>
por isso, são
</line>
</par><par>
<line>
categorias objetivas e histó*icas. "
</line>
</par><par>
<line>
O se* *ocial tem a capaci*ad*
</line>
<line>
de modific*r o
</line>
<line>
seu me*o e se au*omod*ficar com sua
</line>
</par><par>
<line>
pr*pri* *ção. O *odo *om* se re**iza o trabalho indica * *esenvolvimento
</line>
<line>
das fo*ças
</line>
</par><par>
<line>
produ*ivas * *s dif*rentes **dos *e produção, isso porque, na m**ida em
</line>
<line>
que o traba*ho
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*und*nte *a sociabilidade, é por excelência a p*imazia na p**dução e repr*dução **ci*l. I***
</line>
</par><par>
<line>
posto, comp*een*e-se que a primeira p*e*issa da história hum**a é a *xist**cia do
</line>
<line>
*omem
</line>
</par><par>
<line>
mo*i*icando a natureza, moviment* *ece*sário para produzir os meios de sub**st*nc*a. Dess*
</line>
<line>
modo, *o *ro**zirem seu* me*os, o* homen* pr*duzem sua *i*a mate*ial (M*RX; ENGELS,
</line>
<line>
2009).
</line>
<line>
** homens fa*em a histór*a à medida q*e agem em resp*sta às s*as necessidad*s,
</line>
<line>
t*ans*ormando o meio em que vi*em. Os demais **res, devido à su* **rma de ser, não agem
</line>
</par><par>
<line>
s*bre a nat*reza a ponto
</line>
<line>
de **dar o seu m*i* e*c*lhendo
</line>
<line>
*n*re alte*n*tivas; * home*
</line>
</par><par>
<line>
extrapola
</line>
<line>
as poss*bil**ades d*das pela natu*eza e faz
</line>
<line>
suas escolhas de acor*o com as
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades *ri*das pelo próprio hom*m. A produ**o de n**as necessida*es se cara*ter*za
</line>
<line>
como * primeiro ato *ist*rico (**R*; ENGELS, 2*09).
</line>
<line>
Q*ando * homem realiza * intercâmbio com a natureza, h* uma *odif*cação,
</line>
</par><par>
<line>
a*teração elevaç*o substan*ial da* bases natu*ais do ser s**ia*, p*tenc*alizando-*s *ara *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*r*balho ele faz a hi**óri*, viv* a história * é a p*ópria *istória, não exis*indo história sem os homens.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 16, *. 4, art. 13, p. 245-260, jul./ago. 2019 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. Silva, C. *. Carvalho
</line>
<line>
256
</line>
</par><par>
<line>
*id* em sociabilidade. A *artir *o trabalho "[...] são tecidas ** poss*bilidades de o h*mem se
</line>
</par><par>
<line>
comport*r *omo um s*r ético: enquanto o *nim*l se relaciona com * nature*a partir a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
instinto, o ser social p*ssa a constru** *ediações - *ada *ez mais arti*uladas -, ampliando se*
</line>
<line>
d**ínio so*re a na**reza e so*re si mesm*". (BARR**O, 20*0, p. 19).
</line>
<line>
A ess*nc** do trabalho é a unidad* entr* teleologia (categori* posta) e c*usalid*de
</line>
</par><par>
<line>
(p*incípio
</line>
<line>
de automovi**nt* que repousa sobre si mesmo), sendo aquela
</line>
<line>
exclusiva do ser
</line>
</par><par>
<line>
social, i*to é, a teleolog*a só existe no mundo dos *omens (LUKÁ*S, 2013). Ao contrá*io d*s
</line>
</par><par>
<line>
a*imais, homem *rojeta o
</line>
<line>
idealmente o resultado antes de inici*r a sua
</line>
<line>
atividade. Desse
</line>
</par><par>
<line>
modo, "no fina* *o
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de t**bal**, ch*ga-se um *esultado que já e*ta*a pre**nt* na a
</line>
</par><par>
<line>
repres*ntação d* *raba*had*r *o *níc*o d* proce*so, *o*tanto *m resultado que
</line>
<line>
já existia
</line>
</par><par>
<line>
idealm*nte" (MARX, 201*, p. 256).
</line>
</par><par>
<line>
Po* isso, Barroc* (2007, p. 27-2*) afirma que:
</line>
</par><par>
<line>
Por ser conscient*, o h*mem age teleol*gic*men*e; *ra**forma su*s n*cessidad*s e
</line>
<line>
form*s de sati*fação em nova* pergunt*s; autoco*s*rói-se como um *er de projetos;
</line>
<line>
t*rna-se **toconscie*te, como *ujeito construtor de si me*m* e *a histó*ia. [...] por
</line>
<line>
iss*, o trabalho é uma ati**da*e tele*ló*i*a, donde o papel at*vo *a cons**ênci* no
</line>
<line>
*rocess* de autocons*ruç** humana; o produto o*jetivo da prá*is pe*son**ica suas
</line>
<line>
int*nções e s*u* pr*jetos. Es*e é * n*cleo ge*ador da l*berdad* e da *tica.
</line>
</par><par>
<line>
A s*ntese dessa relação entre teleol*gia * causalida*e é a
</line>
<line>
o*je*i*ação, po*s *la
</line>
</par><par>
<line>
*odif*ca a re*lidade (ou cria novas realidades que não existiam), articulan*o * ideal*dade da
</line>
</par><par>
<line>
t*leologia co* materia*idade do real (LUKÁCS, 2013). No pr**esso de *bjetiv*ção, a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
home* **d* agir a p*rtir de alte*nativ*s além daquela* dadas pel* natureza, superando,
</line>
</par><par>
<line>
a*sim, a dime*s*o imediata do
</line>
<line>
mundo natur*l. Com isso, o *raba*ho
</line>
<line>
pos s i bi l i t a o
</line>
</par><par>
<line>
distanc*amen*o do *om*m das possibilidades imediatas da nature*a.
</line>
<line>
Ao mate**al*zar a teleologia *a real*dade, acont*ce, sim*l*aneamente, a exteri*riza*ão
</line>
<line>
do ser *ocia*, ess* "[...] fundada pela d**tin*ão *onc*eta, re*l, ont*ló*ica (*sto é, *o plano do
</line>
</par><par>
<line>
ser) entre su**ito e objeto que vem a s*r pela *bjet*vação de um*
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
prévia-*dea*ã*.
</line>
<line>
"
</line>
</par><par>
<line>
(*ESSA,
</line>
<line>
*007, p. 39). Em *u*r** termo*: no pr**ess* obj*tivação/exterio*ização
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*nsciên*i* elabor* a tr*nsforma*ã* da causalid**e dada (nat*r*za) *m ca*salidade posta,
</line>
<line>
originando, a*s*m, a *oc*abili*ade huma*a (LE*SA, 2012).
</line>
<line>
No movime*to objet*vação/ex*eriorização, *s ind*ví*uos são confront*dos a fazerem
</line>
<line>
esco**as e*tre alternativas diferent*s. A **tern*tiva, além de ser um ato da c*nsc**ncia,
</line>
</par><par>
<line>
promove a dim*nsão do valor (LUK*CS, 2013, LESSA, 2*12; BARROCO,
</line>
<line>
*007). Is*o
</line>
</par><par>
</page><line>
porq**, ao escolh*r entre alterna*iva* concreta*, o ho**m ag* * partir de valores. *om base
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresi*a, v. 16, n. *, a*t. 13, p. 24*-***, jul./ago. 2019 ww*4.fsanet.*om.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ap**priaç*o da Teor*a Marxiana pelo Serviço Social: Contribui*ões par* o De*at* *a *tica
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
na perspec*i*a da ontologia
</line>
<line>
materialista histórica, sabe-se que os valores não são ab*trat*s,
</line>
</par><par>
<line>
*ã* objeti**s; *onstitu*do* de *m* c*nstrução
</line>
<line>
h*stórica feita pelos homens à medida
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
atendem à* suas ne*e*sidades. Dito
</line>
<line>
de outra fo*ma, em todas as *çõe* *o* homens há
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ime*são da valora**o, e es*a *ão deve ser
</line>
<line>
enten**d* a*enas
</line>
<line>
*omo uma
</line>
<line>
derivação *a
</line>
</par><par>
<line>
subj*tividade hum*na, e*a deve se* compre*ndida tamb*m a part*r da sua e*istência material
</line>
<line>
(BARROCO, 20*7).
</line>
<line>
Os v*lores estabe*e**m medi*ções entre o home* e o objeto, ou s*ja, os valores são
</line>
</par><par>
<line>
transve*sai* ao processo de in*era*ão
</line>
<line>
*omem/obj*to, esse objeto é *aloroso t*nt* e
</line>
<line>
pa*a o
</line>
</par><par>
<line>
criado*, qu*nt* para o homem tomando em *ent*do ge*érico, p*i* ele expressa as capacidad*s
</line>
<line>
teóric*s e *ráti*a* de todos os home*s, constit*indo-se, assim, c*mo ob*etivações genérica*,
</line>
<line>
uma vez que o in*ivíduo é sim*ltanea*ente um ser singu*ar e ser *enér*co (BARRO*O,
</line>
<line>
2*07).
</line>
</par><par>
<line>
De*ido à vincula*** ontológica *ntre v*lor e li*erdade, ess* "é - simultaneamente
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
c*paci*ade d* *scolha di*igid* a uma finalidade capaci*ade *rática de *r*ar con*içõ*s *
</line>
</par><par>
<line>
pa*a a rea*ização objetiva *a* escolhas e para
</line>
<line>
qu* novas *scolhas sejam criadas.
</line>
<line>
"
</line>
</par><par>
<line>
(B*RRO*O, 2010, 28, i*álico* origin*is). No pensa*ento marx*ano, p.
</line>
<line>
as al*ernativas e a*
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades devem ser c*ncretas *ar* ser escolhid*s.
</line>
</par><par>
<line>
Essa concepç*o de liberdade supõe sua
</line>
<line>
consideração como capa*idade humana,
</line>
</par><par>
<line>
resultado da *tividade humana que resp*nde e (re)produz necessida*es,
</line>
<line>
constituin*o-*e nessa dial*t**a entre o que é necessá*io e poss*vel historicame*t*. A
</line>
<line>
li**rdade é, a* mes*o tempo, c*pacidade de escolh* consciente d*ri*ida * *ma
</line>
</par><par>
<line>
f*n*l*d***, e, capacidade
</line>
<line>
**ática *e *riar
</line>
<line>
condiçõe* para a r*aliz*ção objeti*a *as
</line>
</par><par>
<line>
**c*lhas, para *ue novas e*c*l*as se*am cr*ad*s. (BARR*CO, 2007, *. 59-60).
</line>
</par><par>
<line>
* *ibe*dade, além de ser um* *a*if**tação objet*va, *end* *m
</line>
<line>
d**o ontológico
</line>
</par><par>
<line>
co*creto, consti*u*-se *nqua*to * gên*se da ética, por i*so es*a é con*i*e*ad* uma práxis e *ão
</line>
<line>
apenas uma dimensão do ide*l, "[...] su*ondo, portanto, *ma pr*tica concreta e uma reflexão
</line>
<line>
éti*a crít*ca" (BARRO*O, 2*07, p. 64). Por isso, Barroco (*00*, p. 19) compreende que a
</line>
<line>
*tica é "[...] uma cap*cidade humana posta pe*a ativi*a*e vital do ser social; * capacidade d*
</line>
<line>
a*ir co*scientemente *om base ** esco*ha* de valor, p*oj*tar f*n*lid*de* de valor e objet*v*-
</line>
<line>
la* *oncreta**nte ** vida social, is*o é, ser li*re."
</line>
<line>
* *oral se *anife*ta no d*senvolvimento da sociabilidade, na socialização dos
</line>
</par><par>
<line>
indiv*du*s, re***ndend* a necessidade prát*c*
</line>
<line>
*e exi*t*r*m
</line>
<line>
norma* e de*eres, gar*ntindo,
</line>
</par><par>
</page><line>
assim, a convivênc*a *o*ia* (BARROCO, 20*7). Desse modo, a moral se **nst*t*i enq*anto
</line>
<line>
*elação *ntre o *ndivíduo singular e as exi*ê*cias ge*éric*-sociais, es*abe*ece*do a *ediação
</line>
<line>
Rev. F*A, T*res*na PI, v. 16, n. *, art. 13, p. *45-*60, jul./ago. 2019 *ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. M. Si**a, C. A. Carvalho
</line>
<line>
*58
</line>
</par><par>
<line>
valorativa entre o indivíduo e a sociedade, por is** ela é parte fundamental da v*da co*id*ana
</line>
<line>
(BARRO*O, 2007).
</line>
<line>
Esse valo*, constituíd* historicame*te, pode ser negativo ou posit*vo, bom ou *uim,
</line>
<line>
e*c. A coragem na sociedad* antiga, por exe**lo, era um v*lor **sitivo, poi* *la expressava a
</line>
<line>
hab*lidade de co*fron*ar si*uaçõ*s difíceis, co* i*s*, pas*a a s*r uma norma abs*rata, p*ssa a
</line>
<line>
ser um* norma abstra*a que se *orna, em tempos d*fícei*, *ma norma concreta (um dever) **is
</line>
<line>
*er cora*os* é o hom*m que enfrenta os desa*ios sem medo.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, é a *art*r das *scolha* entre
</line>
<line>
alternativas conc*et*s, *r*entadas a
</line>
<line>
um dever-
</line>
</par><par>
<line>
ser, que o homem adq*ire à
</line>
<line>
*o*iabilid*de, co*sciência, universal*dade e à *iberdade
</line>
</par><par>
<line>
à
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
elemento* e*se**iais do s*r social, esse* elementos "[...] são me**ações entre os ind**í*uos e
</line>
<line>
o gênero humano, perpassando por t*das as esfe*as, podendo se d*senvolver mais *m u*as e
</line>
<line>
menos e* outras. " (B*RROCO, *007, p. 28). A *o**ciê*cia, enquanto capa*ida*e específica
</line>
</par><par>
<line>
do **mem e uma das dimensões que *upõ* * *rabal*o, * a
</line>
<line>
capacidade racio*al e va*orati*a,
</line>
</par><par>
<line>
que possibilita o conhecimento da realidade (BARROCO, 2007). Desse modo,
</line>
<line>
**m base
</line>
</par><par>
<line>
nesses brev*s *ressupost*s substanciais, *od*-se a*ir*ar que a étic* a sistema*ização da* é
</line>
<line>
objetiva*ões m*rais, versando s*bre a consciência com o humano-genérico.
</line>
<line>
4 CO*CL*SÃO
</line>
<line>
*om a apropriação o*tol**ica *o pensamento d* Marx, * Serviço Social *ôde
</line>
<line>
en*ender o trabalho enquan** capa*idade *nica e exc*usiv* do ser h*mano. Desse modo, é no
</line>
</par><par>
<line>
proc**so obj*tivação/exterioriz*ção que * home* age, a pa*tir de valores, entre
</line>
<line>
alternativa*
</line>
</par><par>
<line>
concretas; essas const*tuí*as
</line>
<line>
co*o espaço
</line>
<line>
pa*a as es*olhas possibilita a g*nese da liberdad*
</line>
</par><par>
<line>
(*odo ** *er concreto do homem), donde surge o com*lexo da ética. É *este senti*o que
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<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Serviço Social com*reende é*ica a
</line>
<line>
como u*a *ráx*s, enq*anto capacidade h*ma*a, que
</line>
</par><par>
<line>
p*rpassa por todas as es*eras da *otali*ad* socia*, intermediando * s*ngula* e o genér*co.
</line>
<line>
Por*anto, a partir d* argumen**ção *presentada, sabe-se qu* a entrada da teor*a social
</line>
<line>
d* *arx n* Serviç* *oci*l en*iqueceu as **as anál*ses meto**lógic*s, redi**cionou
</line>
</par><par>
<line>
po*iticamente o *ompromis*o
</line>
<line>
pro**ssional, afi*m*n*o-o ar*icu*ado aos interesses
</line>
<line>
*a classe
</line>
</par><par>
<line>
trabalha*ora, e trouxe mud*nças no trato com a ética, isto é, a teoria socia* d* Marx propiciou
</line>
<line>
ao Serv*ç* Social compreender substantivamen*e os n*x** con*t*t*ti*os *os *undamentos da
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ética.
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Con*ribuições para o Debat* da Ética. Rev. FSA, Teresi*a, v.*6, n. 4, *rt. 13, p. 245-260, jul./ago.
</line>
<line>
2019.
</line>
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<line>
Co*tribuição dos Autores
</line>
<line>
E. M. Sil*a
</line>
<line>
C. A. Carvalho
</line>
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<line>
1) co**epção e planeja***to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpretação dos da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou na rev*são crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ti*ipa*ão na aprovaç*o da versão final do m*nuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Ter*s**a, v. 16, n. 4, art. 13, *. *4*-26*, *ul./ago. 2019
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www4.fs*net.com.br/revista
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