<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 1, p. 03-19, jul./*g*. 20*9
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.4.1
</line>
</par><par>
<line>
O *RPE Como Método de Intervenção d* G*stão Soci*l
</line>
<line>
D*PE as a **cial Manageme** Interventi*n Method
</line>
</par><par>
<line>
Tha*iana *t*canelli T*ixeira
</line>
<line>
Mestr**o em A*ministra*ão n* Unive*s*dade Fe*eral de Lavras
</line>
<line>
Gradu*çã* em Administraç** *ública pe*a Universidade *ederal de *avras
</line>
<line>
E-mail: *tacanellithati@*ma*l.com
</line>
<line>
Valderí De *astro Alc*nt*ra
</line>
<line>
Douto* *m Admin*st*ação pela Un*v**sidade F*deral de Lavras
</line>
<line>
E-*a*l: valderi*ecastroalc*ntara@gmail.com
</line>
<line>
An*ré S*uri Garcia
</line>
<line>
Do*tor*do *m Adm*nistraçã* pe*a *niversid*de F*deral de Lavra*
</line>
<line>
Mestre em Administração pelo P*GA/UFLA
</line>
<line>
E-mail: an*r*s*u*ig*rcia@*mai*.*om
</line>
<line>
José Roberto P*r*ira
</line>
<line>
D*utor em Soc*ologia p**a *niversidade de Brasíli*
</line>
<line>
Profe*s*r Titular ** U*ive*sidade F*deral de La**as
</line>
<line>
E-mail: *robert*pereira2*13@gm*il.com
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Tha*iana S*acanelli **ixeira
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidade Fed*ral *e *avras (UFLA), Departam*n*o
</line>
<line>
Edito*-Chefe: D*. *onny K*rley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
de Adm*nistr**ão e Economia (DAE), Caixa po*tal 3037,
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
CEP 37200-000, La*ras, MG, *r*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Valder* De C*s*ro A*cântara
</line>
<line>
Arti*o recebido em 24/01/201*. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
*n*versi*ade Federal de Lavra* (UFLA), Depar*am**to
</line>
<line>
rece*ida em *2/02/20*9. *prov*do em 13/02/2019.
</line>
</par><par>
<line>
de A*min*stração e Econo*ia (DAE), Caixa post*l **37,
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
T. S. Teixe*ra, V. C. Alcântara, A. S. Garcia, *. R. *ereira
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Est*d*s *êm buscando apresentar
</line>
<line>
abord*gens de i*t*rvenção participat*va à luz *a
</line>
<line>
*estão
</line>
</par><par>
<line>
social, partindo de *eto*ologias pr*xi*lógicas
</line>
<line>
de *ntervençã* social. *e*se **nti*o,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
o**etivo d*ste *n**io é *pre*e*tar a* cont*ibuições m*t**ológic*s do Di*gnósti** R*pido
</line>
</par><par>
<line>
Parti*ipativo Emancipador (DRP*) para a gestão social. Mostramos
</line>
<line>
no a*tigo que o DRPE
</line>
</par><par>
<line>
tem fundamen*o na participação e na deliberaçã* busca*do
</line>
<line>
processos
</line>
<line>
dialógi*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tran*for*ação d* r*alid*de. Dessa forma, a
</line>
<line>
conjug**ão
</line>
<line>
d* técnicas d* caráter
</line>
<line>
part*cipativo
</line>
</par><par>
<line>
permite a obtenção de inform**ões qualitativas * quantitativas em cu*to esp*ço de tempo. A
</line>
</par><par>
<line>
gestã*
</line>
<line>
social e o DRPE contribuem par* a const*uçã* de uma sociedade democ*ática,
</line>
</par><par>
<line>
q*ebrando o s*lêncio e a f*lta d* part*cipaç*o da sociedade em quest*es de bem comum, com
</line>
<line>
i*so, *emos que esta* buscam e prezam pelo *onsenso, ent*ndimento e pos*ibilitam a ref*exão
</line>
<line>
crítica da rea**dade.
</line>
<line>
Palavra*-Chave: Diagnó*tico. Emancipação. Ges*ã* Socia*. M*todologia de interve*ção.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
Studies have so*ght *o **esent particip*tory i*terventi*n appro*ches in the
</line>
<line>
light of soc*al
</line>
</par><par>
<line>
*a*age*ent, start*ng from praxiolo*ic*l met*odologies o* so*ial i*tervent*on. *n this sense,
</line>
<line>
the **jective ** this essay is t* p*esent the m*tho*ol**ical contributi*n* of Rapid
</line>
<line>
Participatory E*ancipatory *iagnosis (DRP*) for soci*l manageme*t. W* sho* in the *rticle
</line>
</par><par>
<line>
that D*PE is b*sed on participati*n and *el*ber*tion seekin* dialog*cal
</line>
<line>
p*o*esses of
</line>
</par><par>
<line>
tra*s*or*a*ion o* reality. I* this way, t*e combi*ation
</line>
<line>
of p*rticipatory techniqu*s allows
</line>
</par><par>
<line>
qu*litativ*
</line>
<line>
and quantitative info**ation to be o*tained i* a short period of time. Social
</line>
</par><par>
<line>
manage*ent and DRP* contr**ut* the construct*on of a d***crati* society, *reaking the to
</line>
<line>
sil*nce a*d *he lack *f *ar*ici*atio* o* the society in matters of common *ood, with that, w*
</line>
</par><par>
<line>
*ave that these se*k and cheris* by t*e cons**s*s, understa*ding and m*ke possible
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
*ri*ical reflection of the rea*ity.
</line>
</par><par>
<line>
*eyword*: Diagnosis. E*ancipatio*. *ocial M*nagemen*. Inter*ention methodology.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. **, n. 4, art. 1, p. 03-1*, jul./ag*. 2***
</line>
<line>
w*w*.fsan*t.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O DRPE *omo *ét**o de Interv*nção da Gestão Social
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
No *rasil, a partir de 1990 um movi*ento de pesq*isadores vem se empen*a*do
</line>
<line>
*obr* um campo qu* po*sui *o** eixo central o* p*ocessos de gestão qu* são participativos,
</line>
<line>
*el*b*rativo*, dia*ógicos e e**nc*p*tórios: o ca*p* da gestão social. E*te é ***** como em
</line>
<line>
*rocesso de consolidaç*o (CANÇADO; PEREIRA; TENÓRIO, 2015). De acor** com Iizuka,
</line>
<line>
**n*alves-D*as e Ague*re (*011, *. 7**), "[...] os deb*t*s sobre **stão socia* no Brasil têm o
</line>
<line>
seu iní*io a partir **s p*i*eir*s anos da década de *990 e naqu*le mo*ento era um c**ceito
</line>
<line>
restr*to às organi*ações do ch*mad* te*c*ir* setor". Atualmen**, p*ra além das org*n**ações
</line>
<line>
d* soci*dad* civil, a* disc**s*es expandi**m-se pa** o âmbito público e da* empres*s
</line>
<line>
p*ivadas.
</line>
<line>
Ma*a (2005, p. 14) traz e* seu estudo * noção de loc*s *a g*stã* social c*mo se*do
</line>
<line>
"[...] espaços ou **m**s de via*ilização da gestã* socia*". Rec*ntemente, A*cânta*a *t a*.
</line>
<line>
(*015) m*pearam diversos locu* da g*stão social, a s*b*r: so*ieda** civil; terc*iro se**r;
</line>
<line>
qua**uer sist*m*; es*e*as públicas; espaços *úblicos; espaço i**e*medi*ri* ent*e E*tado-
</line>
<line>
mercad*-so*ie*ade; co*sel*** gestore*; experiênc*as p*rticipativas; movimentos sociais;
</line>
<line>
ONGs; parcer*as tr*ssetoriais; territórios; int*rorganizações e espa*os locais. Isso mostra *ue
</line>
<line>
as pes*uisas sobre gestã* so**al são d*s*nvolv*das em d*ferente* âm*i*o* e não *e restri*gem
</line>
<line>
* u* tipo *specífico de org*nização.
</line>
</par><par>
<line>
O term* se to**ou am**o *o Br**il a par*i* da prim*ira conceituaçã* el*bor*da
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
Te*ór*o (1998), baseado na teoria crítica * na t**r*a da ação comuni*a*iva de Hab**mas.
</line>
<line>
Tenório (1998) *usca fundam*ntação para seu **nceito *a r*c*onal*dade co*un*c*tiva - pe*o
</line>
<line>
indicativo de qu* a gestã* *ocial s* *uia p*r um gerenc*a*ento mai* participa*ivo, dialó*ic* e
</line>
<line>
na busca *o entend*ment*. C*m *sso, em se*s textos, Te*ório (*998; 2005; 2008; 2013)
</line>
<line>
defende a no*ão de proces*o g*ren*ial *ialógico, *ecisã* comp*rtilhada, intersubjetividade,
</line>
</par><par>
<line>
aco*d* racional,
</line>
<line>
cid*dania deliberat*va, den**e out*os conceitos e c*teg*rias q** ele vai
</line>
</par><par>
<line>
movimenta*do p*ra trat**
</line>
<line>
da gestão so*ial. Em sínt*se, o autor
</line>
<line>
defi*e * gestão soci*l co*o
</line>
</par><par>
<line>
"[...] * *rocesso
</line>
<line>
*erencial dialógi*o no qual a a*tori*ad* dec*sória é compa*til**da
</line>
<line>
e*tre os
</line>
</par><par>
<line>
particip*ntes da *ção (a*ão que *o**a ocorrer em qualquer tipo de sistema socia*"
</line>
<line>
(TENÓRIO, 2*05, p. 102).
</line>
</par><par>
<line>
E*iste* notadame*t* dif*rentes pe*specti*as, *bord**ens * noções
</line>
<line>
de ge*tão s*ci**.
</line>
</par><par>
<line>
Este t*x*o se const*ói *a linha que Peres Júnior e Pereira (2014) denomi**m *e "abordag*m
</line>
<line>
*rank*urtiana da gestão s*cial" e Cruz (20*7) tra*a *omo "**o*dagem habermas**na *a gestão
</line>
</par><par>
<line>
s**i*l". I*t* é, o conju*to d* t*xto* que s* embasam *os con*eitos de ação
</line>
<line>
comunic*tiva
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina P*, v. 16, n. 4, art. 1, p. 0*-19, jul./ago. *019
</line>
<line>
www4.*sanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. Te*xei*a, V. C. Alcânt*ra, A. S. Garcia, J. R. Pe*eira
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
esfer* públi** habermasiana (além de outros autores e conceitos) para c**cebe* a
</line>
<line>
ge*tão
</line>
</par><par>
<line>
*ocial como "[...] ação gerencial di*lógic* própria da sociedade, do interesse
</line>
<line>
p*bli*o n*o
</line>
</par><par>
<line>
es*ata* e voltad* para o
</line>
<line>
bem
</line>
<line>
comum" (C**ÇADO; ***EIRA; TE*ÓRIO, 2013, p. 17).
</line>
</par><par>
<line>
**ss* direção, Can*ado, Pereira * Tenório (2015) e P*reira e Cançado (*017) estabe*ecem
</line>
</par><par>
<line>
*rês categoria* centrais *a ge*tão social: i*teresse
</line>
<line>
be* compreendido, e*fera
</line>
<line>
púb*ica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
emancipação. Estes a*tores
</line>
<line>
n*s c**vi*am para
</line>
<line>
* ap*ofundamento *ão s* das categorias
</line>
</par><par>
<line>
teó**cas, como também para * an*lise e a elaboração de me*odolo*ias para * ge*tão social.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*in*o essa última indicação, neste ar*igo
</line>
<line>
bu*cam*s *ontr**uiçõe* d* Di*gnóstico
</line>
</par><par>
<line>
Rá**do Participativo Ema*ci*ador (DRPE). De acordo co* P*reira (2017), o DRPE é
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
m**o*o *raxiológ**o de di*gnosticar
</line>
<line>
det*rm*nada rea*idade, de fo*ma pr*dominantemente
</line>
</par><par>
<line>
qualitativa e a partir da crítica cole*iv*. Tal a*ordag*m *ossui fu*da*entos nos chamado*
</line>
</par><par>
<line>
Diagnó**icos Rápidos Par*i*ipati*os, enquanto i*strumento*
</line>
<line>
que vi*bilizam *
</line>
<line>
participação
</line>
</par><par>
<line>
soc*al,
</line>
<line>
n* a*ão *omunicativ* d* Jürgen H*bermas e
</line>
<line>
na
</line>
<line>
ação dialó*ica de Paulo Freire,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
es*ab*lec*r p*ocessos di*lógicos e*tre a *quipe de pesquisador*s e o* sujeitos da pesqui*a. O*
</line>
</par><par>
<line>
objetivo* do *RPE, em linhas gerais, estão
</line>
<line>
*oltad*s para as bases de um processo de
</line>
</par><par>
<line>
con*cientização d*s *ar*icipantes que po*si*ilite que *st*s atuem de form* eman**p**a
</line>
<line>
(PEREIRA, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Atento às nov*s possibilidad*s de métodos qualitativos de pe*qu*sa que en*olvam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
coletividade, o objetivo *este en*aio * aprese**ar a* contrib*i*ões met*do*ógi*as do
</line>
<line>
Diagn*stico R*p*do *art*cipativo Emanci*ador (DRPE) para a *estão social. É relevante
</line>
</par><par>
<line>
d*s*aca* que mes*o di*nte d* desenvo*vimento *o
</line>
<line>
*ampo da gestão social, considera*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*por*ância de realiz*r procedimen*os *
</line>
<line>
d*ál*gos *ue e**ol*em seu des*nvo*vimento
</line>
</par><par>
<line>
metodológ*co a fim de avançar nas la**nas
</line>
<line>
exist*ntes, assim com* tam***
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lv*mento do DRPE.
</line>
</par><par>
<line>
O pres*nte ens*io teórico *nco*tra-*e o*ganiza*o da s*guinte maneira: fu*damentos
</line>
</par><par>
<line>
teóricos d* gestão *ocial; *etodologias
</line>
<line>
em gestã* social; Diagnóstico Rápido P*rticipat*vo
</line>
</par><par>
<line>
Emancipador (DR*E); DRPE como um* pos*ibi*ida*e metodoló**ca de estudo em *estão
</line>
<line>
social, sendo abor*ada a quest** epi*temológ*ca de como s* pr*duz con*ecimen*o em gestão
</line>
<line>
social e a* categorias ana*ítica* d* *es*ão s*cial * *artir do DRPE; por *im, a* *onsiderações
</line>
<line>
finais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 16, n. 4, art. 1, p. 03-19, ju*./ago. 2019
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O DR*E *omo Métod* de In**rvenç*o *a Gest*o Social
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL *E*R***
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Fun*amentos teóricos d* gestão *oc*al e suas categoria*
</line>
</par><par>
<line>
Inic*a*mente, é necessário mostr*r q*e a gestã* so**al s*rge de um descontentame*to
</line>
<line>
co* o *tatus quo da administ*ação f*ndam*ntada no pos*t*vi**o. Can*ado (*011) faz um
</line>
</par><par>
<line>
resgate histórico do
</line>
<line>
desenv*lvim*nto
</line>
<line>
da ciênci*. Segun*o o autor, a ciên**a c*mo
</line>
</par><par>
<line>
conhecemos *oje teve grande *nfluência do pensamento de *esca**es, que propôs a negação
</line>
<line>
do con*e*ime*to tra*icional e propôs a busca *a verdade *or meio da dúvida e d* *esquisa.
</line>
<line>
Ad*ante, Auguste Comte operacionaliza o* pensamentos de Descartes *om a criação do
</line>
<line>
positivi*mo, onde as decisões são *asead*s na razão (CAN*A*O, ***1; CA*ÇAD*;
</line>
<line>
PEREIRA; *ENÓRIO, 2013).
</line>
<line>
Posteriormente, a administração e a a*mi*istração pública assu*em "*s pressupostos
</line>
<line>
das ciências **turais **** l*gitim*d*res *e seu caráter **entífico" (*ANÇADO, *011, p. 16).
</line>
<line>
*es*e contexto, Can*ado (2011, p. 16) destaca que *s sere* hu*anos se tornavam "*atéria-
</line>
<line>
p*i*a, memb*os produtivos e *em-comportados da sociedade". Tenório (*990) t*mbém
</line>
<line>
*prese*ta c*íticas ao pr*cesso de *ac*onalização do traba*ho e destaca que "a força de *rab**ho
</line>
</par><par>
<line>
[é tratada]
</line>
<line>
*omo *ma me*ca*o*i* \com*r*da\
</line>
<line>
para atuar *o interior da*
</line>
<line>
*rgani*açõ**"
</line>
</par><par>
<line>
(TENÓRIO, 199*, p. 6).
</line>
<line>
Cançad* (2011, p. 17) mostra *omo o po*itivi*mo "perde um pouco de sua forç*" n*
</line>
</par><par>
<line>
*écada de 1*60, mas *ontinua "*asta*t* influente nas ciências soci*is
</line>
<line>
*,
</line>
<line>
**incipalmente, no
</line>
</par><par>
<line>
cam*o da Administração". A*e*ar disso, * "ciênci* contr*n**ma* começa a *er dese*volvida
</line>
<line>
na dé*ada d* **70, [e] est*s estudos desenvol*eram uma *ntologia e uma e*istem*l**ia que
</line>
</par><par>
<line>
minaram a c*ncepç*o *ositivista" (CAN*ADO, 201*, p.
</line>
<line>
17). É ness* contexto de mudan*a
</line>
</par><par>
<line>
que "a Gestão Social
</line>
<line>
despon*a
</line>
<line>
como uma \possibilidade ob*etiva\ de consti*uir um
</line>
<line>
c*mpo
</line>
</par><par>
<line>
cie*tíf*co, não no intui*o de s*r * única fo*ma de gestão, porém mai* u*a
</line>
<line>
possi*ilid*de
</line>
</par><par>
<line>
*eórica e prática" (*ANÇADO, 2011, p. 18).
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Pe*es Junio* e P*reira (2014, p. 222), "a Gestã* Social,
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
ca*p*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conhe*iment*
</line>
<line>
cie*tífico, está em pleno pr*c*ss* de constr*ção",
</line>
<line>
n*sse se*tido, "é uma
</line>
</par><par>
<line>
temática que ve* ga*hando espaç* n* agen*a de div*rs*s pe*quisadores até mes*o e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
profissiona*s dedicados à
</line>
<line>
á*ea social. Além di*so, parece have* u*a busca, pelos
</line>
</par><par>
</page><line>
pe*quisadores, *or u* caminho te*rico **is sólido e robusto" (IIZUK*; JUNQUEIRA,
</line>
<line>
*013, p. 7*). *m 199*, Tenório publi*ou na Revista d* Administração Pública o artigo q*e
</line>
<line>
viria a se torn*r o seminal para a gestão social, intitulado de "**stã* *ocial: uma perspectiva
</line>
<line>
*ev. **A, Ter*sina PI, v. 16, n. 4, art. 1, p. 03-19, jul./ago. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. Tei*ei*a, *. C. Al*ântara, A. S. Garc*a, *. R. Pereira
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
con*eitual" e, em 2005, publicou o artigo "(*e)Visitando o Conceito de Gest*o Soci*l"
</line>
<line>
*u*ndo comple*en*a o trabalho de 1998. * conceito de **stão soc*a* de Tenório *e dis**ncia
</line>
<line>
do projeto polí*i*o neoliberal e busca a con*tru*ão de um novo paradigma par* a tra*iciona* e
</line>
<line>
assim*trica relação entre Estado, mercado e sociedade.
</line>
<line>
Tenório (1998, 2005) uti*iza como referenci*l teóri*o a *erspe*t**a d* Esc*la de
</line>
</par><par>
<line>
Frankfurt. Nesse sentido, res*alta *ue "o fundam*nto
</line>
<line>
*pi*t*mológico que utilizamos par*
</line>
</par><par>
<line>
con*r*po* o sig**fi*ado de gestão *ocia* *o de ges*ão estra*ég*ca [...] é aq*ele definido
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
esco*a ** Frankfurt a part*r do *onfronto e*tre a teoria crítica e a te*ri* tr*dicional"
</line>
</par><par>
<line>
(TENÓRIO, 1998, *. 9). A teoria *radiciona* está relacionada com a ideia
</line>
<line>
de *onhe*iment*
</line>
</par><par>
<line>
"pur*", positivista, **e busca p*inc*pios gerais po* meio do empiris*o e da verific*ção e qu*
</line>
<line>
não visa * *ransform*ção social. A teoria t*adic*on*l *rata *s f*tos sociais como q*ase neu**os
</line>
<line>
e, n*sse sen**do, os fatos soci*is *ode* se* deli*ita*os e *uantific*dos. * teoria crític*, por
</line>
<line>
*utro lado, "inve*ti*a as interconex*es recípr*cas dos fenôm*n*s sociais e obs*rva-os numa
</line>
<line>
relação *ireta *om as leis histó*icas do momento da so**edade e*tuda**" (TENÓRIO, 19*8, p.
</line>
<line>
9).
</line>
<line>
O*tro *ontra*onto entre * teo*ia c*ítica e a teoria trad*c*ona* diz **spei*o à *ela*ão
</line>
</par><par>
<line>
entre pe*qui*ador e **jeto
</line>
<line>
d* estudo, pois "* teori*
</line>
<line>
crít*c* *ão
</line>
<line>
aceita o conhe***ento *omo
</line>
</par><par>
<line>
disti**o e superio* à ação e reconhece q*e a
</line>
<line>
pes*ui*a *
</line>
<line>
imposs*v** de ser des*nteressa*a em
</line>
</par><par>
<line>
uma soc*edade em que os homens não são *utôno*os" (TENÓRI*, *998, p. 1*).
</line>
</par><par>
<line>
Ap*s discutir contrap*nto o
</line>
<line>
*ntre *eoria crític* e
</line>
<line>
t*oria tradicional, *enório (1998)
</line>
</par><par>
<line>
discu** os conceitos
</line>
<line>
de rac*onalida*e inst*umental e *acionalidade
</line>
<line>
c*municativa. O
</line>
<line>
au**r
</line>
</par><par>
<line>
ressalta que *s
</line>
<line>
fra*k**rti*n*s
</line>
<line>
**em a *aci***lidade
</line>
<line>
instrume*tal como inibidora
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
em**cipação do home*. Habermas ace*ta essa id*ia, entr*tanto, não su*tenta o pessimismo de
</line>
<line>
seu* antecessore* *ue não vislumbravam um* alternativa para a razão *nst**mental
</line>
</par><par>
<line>
(*UBENOW,
</line>
<line>
2012; TENÓRIO, *998). É
</line>
<line>
nesse contexto que *abermas demons*ra s*u
</line>
</par><par>
<line>
conce*to de racionali*a** comunicati*a. Ele
</line>
<line>
busca mostrar "os *roblemas gerados
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
racionalização da socied*d*, por meio do conc*ito de ação so**a*, co*ceit* *ue ele desenvolve
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
pa*ti* da seguinte tipologia: tel*ológ*ca, estratég*ca, norm*t*va, dramatúrgica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comunicati*a" (T*NÓRIO, 1998, p. 1*-13). *e*ório (1998) *ontrapõe, ent**, ação e**r*tégica
</line>
</par><par>
<line>
e ação *omunicativa. Portanto, a
</line>
<line>
e*p*ess*o ação **tratégica é para o autor antité*ica *
</line>
<line>
ação
</line>
</par><par>
<line>
c*muni*ativa: "**s*s tipologias de
</line>
<line>
ação contribuirão par* o*iginar os *oncei*o* de gestã*
</line>
</par><par>
<line>
e*tratégic* e gestão soc*al" (TENÓRI*, 1998, p. 14).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, a*t. 1, p. **-**, jul./ago. 2*19
</line>
<line>
www4.fsane*.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O DRPE Como Méto*o de In**rvenção da Gestão Social
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Ge*tão estratégica é um tipo ** ação so*ial uti**t*r*sta, fundada n* cálculo *e meio* e
</line>
<line>
*in* e *mplemen**da através da in*er*ção de du*s ou mais pessoas, na qual uma d*las
</line>
<line>
*em aut*r*da*e formal sobre a(s) *u*ra(s). Por ext*nsão, neste ti** de ação *erencia* *
</line>
<line>
*istema-empre*a **ter**na s*as condições de f*nc*onamento e o *stado se impõe
</line>
</par><par>
<line>
*obre a sociedade. É uma comb**ação de *o*pet*nc*a técnica
</line>
<line>
com atribuição
</line>
</par><par>
<line>
hie*árquica, o que produz a substânci*
</line>
<line>
d* comporta*ento tecno*rático. Por
</line>
</par><par>
<line>
com*ortamento t**nocrático, ente*demos toda ação s*ci*l imp*ementada sob
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
hegemonia do po*e* técnico ou tecnoburocrático, que se ma*ifest* tanto no setor
</line>
<line>
*ú**ico quanto no p*iv*do, fen**e*o comum às *ociedad*s contempo*âneas
</line>
<line>
(T**ÓRI*, 1*98, p. 14).
</line>
<line>
Portan*o, Es*ad*, sociedade e organi**ções são configur*dos e orientados *e acordo
</line>
</par><par>
<line>
com o* pressu*os*os e objetiv*s da r*zão instrumenta*. Al*m disso, "por
</line>
<line>
se
</line>
<line>
utilizar da açã*
</line>
</par><par>
<line>
gerenc*al do tipo monológica, ela é autoritária, na med*da *m q*e substitui a ideia de
</line>
<line>
associação de indiví*uos livres * iguais **la ideia de uma sociedade i*en*a de sujeitos"
</line>
<line>
(T*N*RIO, 1*98, *. 15). Por sua *ez,
</line>
<line>
A ges*ão social con*r*põe-se à ge**ão es*ratégica n* medida em q*e *enta s*bst*tuir a
</line>
<line>
gestão tec*oburocrát*ca, monológi*a, po* um gerenciamento mais participativo,
</line>
<line>
di*lóg*co, no qual o processo decisório é exercido po* meio de di*e*entes su*e*tos
</line>
</par><par>
<line>
soci*is.
</line>
<line>
E uma ação d*alógica
</line>
<line>
de**nvolve-s* s*gund* os pressupos*os do agir
</line>
</par><par>
<line>
com*nicativ* [...]. (TENÓRIO, 1998, p. 16).
</line>
</par><par>
<line>
Tenório (20*5) sintetiza essa d*fer*nç*
</line>
<line>
entre gestão estrat*gica e g*st*o s*ci*l.
</line>
</par><par>
<line>
Enquanto a gestão estratég*c* "at*a determ*nada pelo mercado [...] prim* pel* com*e*ição em
</line>
<line>
que o o*tr*, o concor*ente, de** ser excl*í*o e o lucro é s*u motivo [...], a gestão soci** deve
</line>
<line>
ser det*rminada pela c*ncord*nci*, em que o outro deve ser incl*í*o e a so*ida*iedade o seu
</line>
</par><par>
<line>
mo*ivo" (*ENÓRIO, 2005, p. *03). A ge**ão s*c*** pres*upõ*, e*tão,
</line>
<line>
o *xercício da
</line>
</par><par>
<line>
cidad*nia.
</line>
</par><par>
<line>
Ca*çado, Pereira e Tenório (2013) ressaltam que, ap*sar d*s d*versas abordag*ns e
</line>
</par><par>
<line>
dos *iferen*es a*to*es que
</line>
<line>
vêm trabalhan*o com e*sa temática, é possível delinear alguma*
</line>
</par><par>
<line>
características básicas para * gest** social. Segundo os autores, a tom*da de decisão coletiva
</line>
<line>
é uma das bases da gestão soci*l. Por sua vez, a t*mada d* dec*são c**et*va e**ge que se *enha
</line>
</par><par>
<line>
ausê*cia de coerção,
</line>
<line>
ou seja, "todos devem ter a liberdade de manif*star o que pen**m
</line>
</par><par>
<line>
dia*ogicamente" (CA*ÇADO; PEREIRA; TENÓRIO, 2013, p. 131). Ad*mais, e**a tomada
</line>
</par><par>
<line>
de *ecis*o deve **r bas*ada no
</line>
<line>
entendiment* aqui se -
</line>
<line>
nota a *proximação com a ação
</line>
</par><par>
<line>
comunic***va habermas**na. Consequentemente, a dia*o*icida*e é outra *ar*cterística da
</line>
</par><par>
<line>
gestão so*ial,
</line>
<line>
onde "a transparência surge co*o condiçã* nece**ária para as out*as
</line>
</par><par>
</page><line>
características [...] as informaç*es devem es*ar disponíveis a to*os, o segredo e a a*si**tria
</line>
<line>
de inform*ções também são estra*hos a e*se pr*cesso" (*ANÇADO; PEREIRA; TENÓRIO,
</line>
<line>
*e*. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, *rt. 1, p. 03-19, jul./ago. 2019 www4.fsa*et.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. Teix*ira, V. C. Alcântara, A. S. G*rc**, J. R. Pereir*
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
*013, p. 131). Po* fim, a e*ancipação é o objetivo e re*u*ta*o espe*ad* da gestão so*ial
</line>
<line>
(CANÇADO; PEREI**; TEN*R*O, 2013).
</line>
<line>
Em sí*tes*, tem-se uma pr*meira aproximação da *eli*itação do cam*o: a Ges*ã*
</line>
<line>
Social é a tomada de de*isã* coletiva, sem coerção, baseada *a int*le*ibilida*e da
</line>
<line>
linguag*m, na dialogici*ad* e en*endimento *sc*a*ecid* como processo, a
</line>
<line>
transparênc*a c*mo p*essu*o*to e na e*ancipação n* condição *e fim últ*m*
</line>
<line>
(CANÇADO; PE**IRA; TENÓRIO, 20*3, p. 132).
</line>
<line>
A Figura 1 apr*senta a sín*ese **stacada pelos autores da *estão so**al como "um
</line>
<line>
*r*ce*so dial*t*co d* organização so*ial próprio da esfera pública, fundado *o in*eresse bem
</line>
<line>
compreendi** * que *em po* finalidade a em*n*ip*ção" (CANÇADO; PEREIRA; TENÓRIO,
</line>
<line>
2015, p. 178).
</line>
</par><par>
<line>
Figura * - A*roximação teórica da gestã* social
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Pere*ra e *ançado (2018, p. 40).
</line>
<line>
Para Pere*ra e Ca*çado (*017) as tr*s gran*es categor*as s**: inte*esse be*
</line>
<line>
c*mp*e*ndido, *sfer* públ*ca e emancipação (Figur* *). No sen*i*o da dialétic* negativ*, os
</line>
<line>
autores d*stacam que * processo de gestão social, *u seja, a *est*o social *omo pr*ti*a, ao
</line>
<line>
perse*uir a emancipaç*o, pode aumentar a poss*bili*ade des*as característ*cas se
</line>
<line>
apresentarem (CANÇ*DO; PERE**A; TEN*RIO, *013).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a, v. 16, n. 4, art. 1, p. 03-19, jul./ago. 2019
</line>
<line>
w*w4.fsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O DRPE Com* *étodo de Inte*venção da Gestão Social
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIAS E* GESTÃO SOC**L
</line>
</par><par>
<line>
3.1 DRPE como u*a p**sibilidade meto*ológica de est*d* em *es**o s*cial
</line>
</par><par>
<line>
*e ac*rdo *om Canç*do, Pe**ira e Tenó*i* (20*5, p. 194), "por se co*st*tui* em um
</line>
</par><par>
<line>
campo ai*da
</line>
<line>
em construção, a Gestão *ocial neces*ita de *ais aportes *e*ricos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*etodológicos
</line>
<line>
par* s*a construção". Os auto*e* sugere* que
</line>
<line>
avanç*s foram
</line>
<line>
ob*erva**s ao
</line>
</par><par>
<line>
*on*o do* a**s, mas destacam que * campo da
</line>
<line>
gestão so*ial ainda nec*ssita d* um
</line>
</par><par>
<line>
aprofun**mento teórico-metodológi*o. Nes*e sen*ido, Ca*çado (*011, p. 277)
</line>
<line>
sugere
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"el*b*ração de meto**logias par* o d*senvolvimen*o da *e*tão **cial". A*sim, são
</line>
<line>
necessárias metodologi*s de pesquisa * també* d* i*tervenção soci*l.
</line>
<line>
Ii**ka * Junqueira (2013) realizaram uma r*visão dos artigo* publicados no
</line>
<line>
E**PEGS e*tre 2007 e 20*2 e *ue tinham como *ema c*ntral a *estão social. Em r*la*ão às
</line>
</par><par>
<line>
metodolo*ias,
</line>
<line>
o**erv*u-se que a *rande mai*ria d** art*gos apresentar*m metodologia*
</line>
</par><par>
<line>
*ualitativ*s: "a sistematização das biblio*rafia*, a p*rtir *a revisão b*bli*gráfica e as *nálises
</line>
<line>
de e*periências e proj*tos por m*io de e*tu**s de caso e anális* de **scur*o se apresenta**m
</line>
</par><par>
<line>
como as prin*ipais
</line>
<line>
técnicas quali*ativa*" (IIZUKA; J*NQUEIRA,
</line>
<line>
201*, p. 77). Os aut*res
</line>
</par><par>
<line>
desta*aram, também, *rand* pr*senç* de ensa*os t**ric*s, *ar*cterísti*a de *ma área
</line>
<line>
cient*fica que está em construção.
</line>
</par><par>
<line>
Uma das possi*ilid*des é a análise de discurso crí*ica (***Z, 2017). Em rela*ão
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
análise de discurso, este parece um bom caminho de
</line>
<line>
pesqui*a, pois gestã* soci*l pod* s*r a
</line>
</par><par>
<line>
*ista também co*o uma
</line>
<line>
práti*a disc**siva. N* entan*o, exi*te demanda por métodos que
</line>
</par><par>
<line>
*ejam *e interv**ção e com participaçã* soci*l. Por isso, n*st* artigo nos delimitam*s a
</line>
<line>
enfatizar * Dia*nóst*co Rápido Partici*a*ivo Emancipador.
</line>
<line>
3.2 O D*agnó*tico Rápido *articipativ* *mancipador - DRPE
</line>
<line>
Com a pers**cti*a de identi*ica* a realid*de de uma or*anização, pequ*n*s grupo* ou
</line>
</par><par>
<line>
*ma coletivida*e,
</line>
<line>
al*nh*d* à p*rspectiva
</line>
<line>
*a gestão
</line>
<line>
s*ci*l é a*equad* qu* s*
</line>
<line>
ut i l i z e de
</line>
</par><par>
<line>
métodos de diagnóstico pa*ti**pat*v*, fundamentados e* processo* dialóg*cos de
</line>
<line>
transformação da realidade. Por meio d*ssa intencionalid*de participativa * a partir de
</line>
</par><par>
<line>
*i*ers*s *ríticas aprese**ada* po* out*os
</line>
<line>
atores aos *éto*os conv**cionai* *e *iagnóstico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, especialmente ao tipo survey, * *ue surgira* os Di*gnósti*os Rápidos Par*icipativ*s
</line>
</par><par>
<line>
(D*Ps) n* *écada de *970. Os DR**
</line>
<line>
foram criados e desenvolvid*s por organizaçõe* não
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. *, art. 1, p. 03-*9, jul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. Teix**ra, V. C. Alcâ*tara, *. S. Garcia, J. R. Pere***
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
*overna*en*ais (ON*s) e governamen*ais e**opeias r*sponsáveis po* pro**tos *e
</line>
<line>
*ese*volvimento rural em países da Áfr*ca e *si* (PE*EIRA, 20**).
</line>
<line>
I**c*almente, o método *e deu pelo intere*s* ** t*c*icos em *uscar n*vas formas de
</line>
</par><par>
<line>
reali*ar pesquisas, *ue
</line>
<line>
*ifundissem tecnologias e plane*amento
</line>
<line>
de projetos d*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimen*o *ur*l, visando min*mizar a pobreza ru*al, manutenç*o das d*sigualda**s
</line>
<line>
sócias e a pos*u*a de a*ent*s externos (**R*IRA, 2017). A pa*tir de entã*, pes*u*sa*ores e
</line>
</par><par>
<line>
téc**cos foc*dos no de*en*olvimento pa*saram a d*sen*olv*r o
</line>
<line>
aspec*o participativo do
</line>
</par><par>
<line>
métod* e na década *e 1990 surgiu * Di*gnosti*o Rural
</line>
<line>
Partic*pativ*. Com a r*al*da*e
</line>
</par><par>
<line>
bras*leira e a **mplexid*de de grupos *ociais, como assentamen*os *urais da *eform* agrár*a,
</line>
</par><par>
<line>
co*perativa*, ass*ciações, em*ree*dime*t*s de *c**om*a sol*d**ia, e *utros, obs**vo*-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necessidade
</line>
<line>
de i*c*ementar * *elhor *labor** a técnica, visando ma*or interve*ção,
</line>
</par><par>
<line>
partic*pação
</line>
<line>
e emancip*ção (**REIRA, 2017). Vista a necessidade de ap*rf**çoar este
</line>
</par><par>
<line>
métod* e acre*centá-lo *ais perform*nce aos seus envolvidos, c**a-*e então o D*agnóstico
</line>
<line>
Rá*ido Participa*ivo Em*ncipador (DRPE).
</line>
<line>
O DRPE *ossui u*a *equ*ncia conjugada de técni*as d* cará*er parti*ipat*vo q*e
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibilitam adquir*r informações *uali*ativas e quan*i*ati*as
</line>
<line>
em curto es*aç* de tempo,
</line>
</par><par>
<line>
consti*uindo
</line>
<line>
** i**trumento metodoló*ico de identifica*ão de
</line>
<line>
*robl*mas, suas causas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prová*eis s*luções a partir
</line>
<line>
da ação *omunicativa dia*ó*ica entre o* pró*rios p*rti*ipantes,
</line>
</par><par>
<line>
*om a inten*ão de gerar um cons*nso entre eles (PEREIRA, 2*17). Po* isso, este modelo *e
</line>
<line>
diagnóstico conta *om a partici*a*ão de um* equi*e interd*scipl*nar externa à *rganiz*ção na
</line>
<line>
ut*lização de técnic*s par*icipa*ivas.
</line>
<line>
O principal *apel da equipe **terdisciplinar é *e induzir os participa*tes a *den*ificar
</line>
</par><par>
<line>
seus próprios
</line>
<line>
problemas, causas e prováveis soluções, enfa*izando *uas dema*d*s dentro de
</line>
</par><par>
<line>
um princípio *as*ado no d*álogo. I*so jus*i*ica que * *articipação *este méto*o *stá base*da
</line>
<line>
no saber e na *apacidade criativa do* *ar*ic*pantes e do env**vimento de out*os ator*s so*iais.
</line>
</par><par>
<line>
A p*rticipação é vista como u* mei* de cr*a*, cont*i*ui*
</line>
<line>
e interagir com * sociedade
</line>
</par><par>
<line>
(PEREIRA, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
O* *ia*nósticos *artic*pat*vos, como o DRPE, *ão rec*rsos me*odo*ógic*s
</line>
</par><par>
<line>
imprescin*ív*is
</line>
<line>
para pr*mo*er a sust*ntabili*ade de *rup*s heterogên*os d*
</line>
</par><par>
<line>
camp*n*ses na medida que proporcionam * compreensão de suas p*áti*as e valores
</line>
<line>
cu*turais e o respeito às suas *or*as de organização soc*al, desde que os memb*os
</line>
<line>
que compõem a eq*i*e transdisci*li*ar sejam bem c*pa*itados em ter*o* te*ric*s *
</line>
<line>
*et*dológi*os. Po*tanto, não basta, aos grupos med*ad*res, terem *oa* intenções ou
</line>
<line>
expre***r** post*r*s român*ic*s ou re*elde*. É necessário **e t*nh** co*sciência
</line>
<line>
crí*ica e *ue *steja* preparados metodol*gicament*. (PEREIRA, 2001, p. *).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *6, n. 4, art. 1, *. 03-1*, jul./*go. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O DRP* Como Método de Intervenção da Ge*tão S*c*al
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
Por mei* da part*cipaç*o dia*ógica que s* *onstroem os alicerce* do DRPE, sendo u*
</line>
</par><par>
<line>
deles
</line>
<line>
tr*balhando no proces*o emancipatório desses part*cipante* e*v*lvidos, e ou*ro q*e
</line>
</par><par>
<line>
sus*enta o proce*imento e
</line>
<line>
f*z *arte de uma das fin*lidades dest* técni*a,
</line>
<line>
gerando refle*ões
</line>
</par><par>
<line>
ao* pa*t*ci*ant** p** meio da dialogi*idade entre ele* para qu* estes al*a**em o processo
</line>
<line>
emancipató*io. Essa base pode ser ent*ndida *om* uma ação gerencial dialógica (PEREIRA,
</line>
<line>
2017; PEREIRA; CANÇA*O, *018).
</line>
<line>
Em lin*as g*rai*, os obj*t*vo* do DRPE *stão voltados para as ba*es d* um pr**esso
</line>
</par><par>
<line>
de con*cien*iza*ão d*s participant*s que lhes permitam *o*erem-se de uma situação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
de*endência ou *utorial *a** uma si*uaçã* sustentada e emanc*pada. **pecific***nte,
</line>
<line>
destaca*-se o* seguintes o*jetivos do DRPE (PER*IRA, 2017):
</line>
</par><par>
<line>
i.
</line>
<line>
Identificar e a*alisar os temas ger*d*res dos participantes, mo*ivando-os metod*logi*ame*te a
</line>
<line>
pro*lematizarem su* própria realidade, com a fi**l*d*d* de estabele*erem ***s pri*ridades,
</line>
<line>
*valian*o as aç*es qu* eles *e*mos *ode* realizar e aquelas que caberiam às **stituições
</line>
<line>
locais, estad**is e federais;
</line>
</par><par>
<line>
ii.
</line>
<line>
Levantar informações de
</line>
<line>
natureza qualita*i*a e q*antitativa como base para ela*orar
</line>
</par><par>
<line>
estrat*gias *e ação *ar* *s própr*os parti*ipa*tes;
</line>
</par><par>
<line>
*ii.
</line>
<line>
Identif*ca* limitações e p**encialidades e*truturais de organização dos pa*ticipant*s da ação
</line>
<line>
(PEREIRA, 2017).
</line>
<line>
P*ra Pe*e*** (2017), utilizar técn*cas agru*adas e se*uenciais * o c*minho id*al. Sã*
</line>
</par><par>
<line>
utilizadas cer*a de doze técnicas, a sabe*: apres*ntação *a e*ui*e mult*disc*plina*,
</line>
<line>
mapeamento hist*rico, camin*a*a transversal, diag**ma de Venn, calendário sazonal, entra e
</line>
<line>
**i, en*revista se*ie**ruturada, gru*o focal, **tina diária, construção, ma*r** realidad* e
</line>
<line>
desejo e, *or fim, a ele*ç*o de prioridades (Quadro 1).
</line>
<line>
Quadro 1 - Técn*cas mais utilizadas no DR*E.
</line>
</par><par>
<line>
Téc*ica
</line>
<line>
Desc***ão
</line>
</par><par>
<line>
Ap*esentação
</line>
<line>
Identificação do* parti*ipantes do diagnóstico quanto a ida*e, estado civil, ocupaç*o, número ** filhos e de dependen*es.
</line>
</par><par>
<line>
Mapeame*to *istórico
</line>
<line>
Desenho do mapa do local na pe*c**ção de se*s morad*r** e de*crição da s*tuaç*o histórica das paisagens an*eriores.
</line>
</par><par>
<line>
*am**ha*a tran*versal
</line>
<line>
A equipe transdiscip*inar camin** tr*nsversa*mente o mapa de*enhad* pe*o grupo pa*a *onstatar, *n *o*o, a descriç*o feita por eles, fotogr**and* e/ou filmando a paisagem.
</line>
</par><par>
<line>
*on*trução
</line>
<line>
Con**s*e em **o*over * ref*exão c*í*ica de uma coletividad* sobre as co*diç*e* de infrae*trut*ra que possu*m na atual*dade e aquel* qu* desejam construir no futur* próximo.
</line>
</par><par>
<line>
**lendário sazo*a*
</line>
<line>
Construção de um esque*a gráfic* *nde as coordena*as Y e X representam, respectivamen*e, a demand* relat**a de forç* de trab*lho, m*d**a em dias de traba*ho, e a* ati*ida*es ao longo d*s *e*es de um ano.
</line>
</par><par>
<line>
Rotina d*ária
</line>
<line>
T**n*ca complementar ao calendário sazonal que permite *isualizar *
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. *6, *. 4, ar*. *, p. 0*-1*, jul./ag*. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. Teixeira, V. C. Alcântara, A. S. *arcia, *. R. Pereira
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
**s*ri*u*ç*o do trabalho ao longo do **a.
</line>
</par><par>
<line>
Di*grama *e V e nn
</line>
<line>
Re*resentaçã* gráfic*, em for*a de círculos, n* interpretação dos parti*ipantes, *a impo*tância e da atuaçã* de organizaç*es, ent*d*des ou *nst***ições que estã* presentes e* suas vidas *otidianas, tendo com* referên*ia a próp*ia organização.
</line>
</par><par>
<line>
En*ra e sai
</line>
<line>
Elaborada a part*r de *esenhos e rep*esen*ações grá*ic*s, q*e p*rmite aos participantes um* melhor *isualizaç*o dos seu* gastos e rec*itas em cada *tividade produtiva ou *e serviço desen*olvi*a.
</line>
</par><par>
<line>
Matriz re*lidade e obje*ivo
</line>
<line>
El*bora*ão de uma ma**iz ond* são cruzad*s as info*ma**es sobr* os probl*mas, suas c*usas e possívei* *oluções apresentad** pelos participantes.
</line>
</par><par>
<line>
Eleição de *rior*dades
</line>
<line>
I*entific*ção das *ri**idade* sociais, econ*m*ca*, po**ticas e técnico- produ*iv*s do grup* por meio *a realiza*ão de uma e*eição democrática.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos *utores.
</line>
<line>
A* *inal de cada aplic*çã* de técnica * do DRPE p*r compl*to, re*atórios são ger*dos
</line>
<line>
* *sses *ão r*sp*nsáv**s por subsidiar os tra**lhos finais que serão a*resentad*s e de**lvid*s
</line>
<line>
à soci**ade *ue contribui para o diagnó**ico. E a partir dos *esu*tad*s, pa*te-se então para a
</line>
</par><par>
<line>
viabilização de pl*nos gestio**rios que ate*dam ta** de*an***
</line>
<line>
e possibil*tem *aior
</line>
</par><par>
<line>
participação, *n*eiração e emancipaç** de i*diví**os.
</line>
</par><par>
<line>
4 RE*ULTADO* E *ISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Como se produz * *onh*cimento em gestão social a partir d* *RP*
</line>
<line>
Co*o form* de de*i*it** o campo da *es*ão S*cial, C*nç*do, Pereir* e *enóri*
</line>
</par><par>
<line>
(2013) *laboraram
</line>
<line>
um
</line>
<line>
q**dro que tr*z as dimens*es da gestã* social relac*onadas *os
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
se* imposiçõ*s, *em c*mo hi*otético * i*tersu*jet*vidade, sendo esta a dia*ogicida*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
transparência, e *ambém a el*b*ração da realida** a pa*tir *o entendim*nto. * tomad* de
</line>
<line>
decisão deve s*r coletiva, e para isso, o indivíd*o deve acreditar q*e é possível (re)construir
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, a*t. 1, p. 0*-19, jul./a*o. 2019 www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O DRP* Como M*todo de Intervenção da **stão *ocial
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
sua rea*idade a partir *a *ua ação *obre o mundo. Sobre * epi*temologia, foi ide*tifica*o
</line>
</par><par>
<line>
como caracterizante da gestão so*ial o antipos***vismo, sen*o qu* a realidade *ocial pode
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
deve ser (*e)**nstruí*a com b**e nos int*resses de *eus m**bro* e a partir *e s** percepção,
</line>
</par><par>
<line>
sendo o ind*vídu* o próprio a
</line>
<line>
viver real*dade e ag*r sobre *la (C*NÇADO; PEREIRA; a
</line>
</par><par>
<line>
TENÓ**O, 2*13). Nesse sentido, o DRPE apresenta elementos coerente com essas q*estões.
</line>
<line>
Em rela*ão à natureza humana da *estão soci*l, Cançado, Perei*a e T*nó*io (2013)
</line>
<line>
iden*ificaram o voluntarismo como a característic* dessa, pois consideram que o livre a**ítrio
</line>
</par><par>
<line>
é condiç** par* *ue *corra (r*)construção da re*li*ade a **rt*r da intera*ão entre
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
pe*soa* e *c*rra * in*ersub*et*v*dade s*m nenhum tipo de coerção. Neste sen*ido, não cabe *
</line>
</par><par>
<line>
nature*a
</line>
<line>
humana uma *osição de*erminística. Sobre a dimensã* me*odológica, tem-*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*rac*e*ís**ca ideog*áf*ca, sendo q*e esta t*m fundam*ntos
</line>
<line>
na impor*ância de *eixar qu*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*tor envolvid* revele sua natu*eza e c**acterísti*as dura*te a pesquisa, possibilita*d* q*e seja
</line>
<line>
a*alisada a *omada de decisão, se **ta * colet*va * s*m coerção, basead* no *ntend**ento.
</line>
<line>
*ov*mente, o *RPE se apres*nta **mo um método coere*te com essa pr*post*.
</line>
</par><par>
<line>
Na r**ação entre a *estão so*i*l e * DRPE tem*s
</line>
<line>
o* d*recion*mentos d* partic*par,
</line>
</par><par>
<line>
*ialoga*, interagir e buscar o consenso jun*o ao* outros par*icip*nt*s *ara que *e*a a*canç*da a
</line>
<line>
to*ada de decisão coletiva e a emancipação.
</line>
<line>
4.2 Categorias analí*i*as da g*stão soc*al a partir d* DRPE
</line>
<line>
A de*ocracia, ação comunicativa, ed**ação di*lógica * emancipaç** *o*stitue* os
</line>
<line>
pilares d* DRPE e *stão presente* e intenci*nadas em todas as técn*cas que co*s*ituem o
</line>
</par><par>
<line>
diagnóstico (PERE*RA, 2017). Est*s fic*m a cargo de subsidiarem a *quip* apl*ca*ora
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
elaboração do
</line>
<line>
relatório final, que c*ntem pla**s d* ações para soluc*onar o* gargalos
</line>
</par><par>
<line>
i*entif*c*dos e
</line>
<line>
emancipá-los d*ante *eles e
</line>
<line>
es*e ser* ret*rnado à comuni**de e *os *tor*s
</line>
</par><par>
<line>
soci*is en*ol*ido*.
</line>
</par><par>
<line>
Há ta*bém um outro benefíci* *ue está implícito nes*a meto*olog*a, que é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
des**volvime*to d*
</line>
<line>
g**tão s*cial, que e*t*
</line>
<line>
p**sente *m tod* *écn*ca p*r meio dos pilare*
</line>
</par><par>
<line>
epistemo*ógicos *o *RPE. Par* Per*ira (2017, *. 1*0) o DRPE "é um m**odo que pr*m*ve *
</line>
<line>
par*icipação e a formação de uma c*n*ci*nc*a crít*ca dos su*eit*s de uma dada cole*ividade
</line>
</par><par>
<line>
*eralmen*e em torno da c*nstr*çã* de um bem
</line>
<line>
comum".
</line>
<line>
De*sa forma, coerente **m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*oposta da gestão social de T*nó**o (199*).
</line>
</par><par>
<line>
Do diálogo do método do DR*E co* * gestão social, tem*s, inicialmente, q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
método cons*itui a aber*ura e d*sponi**lização
</line>
<line>
d* um espaço para d*scu*são
</line>
<line>
organ*zad* *m
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina PI, v. 16, *. 4, art. 1, p. *3-19, *ul./ago. 20*9
</line>
<line>
www4.*s*net.com.**/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. Teixe*ra, V. C. Alc*ntar*, A. *. Garcia, *. *. Perei*a
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
torn* de temas geradores (fomentadores das técn*cas do D*PE e *on**i*uído pelos próprio*
</line>
<line>
a*ores sociais) conectados com a esfera pública - uma das categorias centr*is da *e*t*o socia*
</line>
<line>
*e*undo Per*ir* e C*n*a*o (2018). Dess* forma, em torno da aplicação do DRPE temos três
</line>
<line>
cat*gorias *a *estão social que coexis*em, sendo o int*res** b*m compreen*ido, * esfera
</line>
<line>
públi** e a em*n*ipação - fim, últim* *a *e*tão s*cial e objetivo do *RPE. Ta* relação pode
</line>
<line>
*er m*lhor vis*alizad* na Figura 2. *embran*o que no i*teresse bem compreendido, Can*ado,
</line>
<line>
P*reira e Tenór*o (**13) des*acam as relações *om a sustenta*ilidade e a solidariedad*, e, na
</line>
<line>
*sfera pública el*s de*ta*am as seg*intes categori*s: democra*ia *eli*erativa, d*al*gi*idade,
</line>
<line>
intersubjetivi*ade * raci*nalida*e.
</line>
<line>
*igura 2 - Relação dialética *ntre cat*go*ias d* g*stão social e ap*icação do *RPE.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab*rado *elos autores.
</line>
<line>
O inter*sse bem compre*ndida parte *o princ*pio de que "o bem-es*ar cole*ivo é * pré-
</line>
</par><par>
<line>
cond*çã* para *em-estar indi***ual, pois ao d*fende* os inte*esses cole*ivos, em última o
</line>
<line>
inst*ncia, * indi**duo está d*fend*ndo seus próprios inter*sse*" (CANÇADO; P*R*IRA;
</line>
<line>
TE*ÓRI*, 2*13, *. 140). Es*e ainda trabalha *o *eforço da interde*endên*ia entre os
</line>
<line>
indivíduos, b*sca*do perceb*r seu e*gajame*to na esfer* pública. N* DRPE, o int*resse bem
</line>
<line>
com*reendido tem por intuito fa*er com qu* as *essoas se una* para atingir u* só fim, visto
</line>
<line>
que o método busca induzir os partic*pantes na busca pelos inte*esses coletivos.
</line>
<line>
O espaço *e desenvolvimento do DRP* e da gestão soc*a* constitui a *s**ra pública.
</line>
</par><par>
<line>
Este é um es*aço em qu* as
</line>
<line>
pessoas podem *e*ibe**r sobre s*as n*cessida*es e futuro
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 16, n. 4, *rt. *, p. 03-**, jul./*g*. 2*1*
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* DRPE Como Méto*o de Int*rven*ão da Gestã* S*ci**
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
(CANÇADO; P*REIRA; TEN*R*O, *013). É *essa *sf*ra que *corre o *iálo** ent*e os
</line>
<line>
indivíduos qu* *s*ão **spostos a ex*or *eus **te**sses para que ou*ros que compa*t*lh*m
</line>
</par><par>
<line>
des*e m*smo *nteresse se una* em pr*l de um *o*s*ns*. Na metodolo*ia supracitada,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esfera públ*ca é *nterpretada c*mo a á*ea de atuação dos envolvidos na t*cnica. *este esp*ço,
</line>
<line>
*corre a identificação *e p*oblemas e é onde ocor*e a resolução *estes.
</line>
<line>
A emancipação, do *ndivíd*o * social, assim como na *estão social * n* DRPE, *iz
</line>
<line>
respeito à b*sca pel* *uton*mi*. Com base n* ge*tão s*c*al e *o D*PE, temos que amb*s
</line>
</par><par>
<line>
*ro**vem e são **nst**uídas por part*cipação * co**ciênci* críti*a dos s*jeitos, que
</line>
<line>
estão
</line>
</par><par>
<line>
inseridos em uma coletividade e na esfera p*bl*ca, q** *gem em *orno da construção *e **
</line>
<line>
bem c*m*m. *stas co*tri*uem para * formação de cidadãos con*c*e*te*, tanto de se*s
</line>
<line>
deveres quanto dire**os, a*é* de to*ná-lo* capaze* de dia*ogar, refletir e participa*.
</line>
<line>
5 *ONSIDE*AÇÕE* FINAIS
</line>
<line>
Com * car*nci* e la*una na produç*o c*ent*fica iden*ificad* no *mbito de
</line>
<line>
metod*logias no campo *a gestão soci**, buscou-se nes*e trabalho apresentar as contribuições
</line>
</par><par>
<line>
metodológ**as do Diagnóstico Rápido Pa*tici*at*vo Emanci*ador (DRPE) para a
</line>
<line>
*estão
</line>
</par><par>
<line>
socia*. Buscando res*onder a tal objetivo, temos qu* a chave p*ra se *roduzir conhecimento
</line>
<line>
*m gestão socia*, *om base no *RPE, **tá em relac**nar as três grandes *ategorias d* gest*o
</line>
<line>
soc*al, a s*ber, o interes*e *e* com*ree*dido, a esfera p*blica * a emancipa*ão. Estas são
</line>
</par><par>
<line>
r*sponsá*eis pela consci*ncia c**tica que induz o indivíduo * *ef*exão, à p*rt*cipaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dialogicidade e a e*ancipação.
</line>
</par><par>
<line>
O DRPE tem fun*ame*to na *artici*ação e na deliberação bus*an*o *r*cessos
</line>
</par><par>
<line>
dialógicos de transformaçã* da re*l*dade. Des*a for*a, a conjugação de téc*icas
</line>
<line>
de *aráter
</line>
</par><par>
<line>
participativ* p*rm**e a obten*ão de informa*ões qualitativa* * quantitativas em **r*o espaço
</line>
<line>
de tempo. A gestão social e o DRP* contribue* para a constru*ão de uma socied*de
</line>
<line>
*emocrátic*, quebran*o o sil*ncio e a f*l** de p*rticipação da soc*eda*e em questões de **m
</line>
</par><par>
<line>
comum, com isso, temos que e*tas ***cam e p*e*am pelo consenso,
</line>
<line>
en*endim*nto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibilitam a reflexão crítica da realidade. Assim, temos que o Diagnost**o Rápido
</line>
</par><par>
<line>
Particip*t*vo Emancip*dor (DRPE) consti*ui *ma d*s b*ses necessá*ias
</line>
<line>
para a *rática da
</line>
</par><par>
<line>
*estão soci*l, ass*m como o planeja*ento estratégico é relevante para a
</line>
<line>
gestão *st*até*ica
</line>
</par><par>
</page><line>
(TENÓRIO, 1998). C*m is**, é po*sível idealiz*r que * DRPE e a gestão s*cial e*tabelecem
</line>
<line>
um processo d* *upla *ontri*uição, em s*ntid* metodo*ógico e em processo de ge**ão, ond*
</line>
<line>
ambas caminham para * emanci*ação.
</line>
<line>
*ev. FSA, T*resina PI, v. 16, n. 4, art. 1, p. 03-19, jul./ago. *019 www4.fsanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
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J. R. Pereira
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1) conc*p*ão e planejamen*o.
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*
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X
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X
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X
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2) a*álise e interpretação dos dados.
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X
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X
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X
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X
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*) elabor*ção *o rascunho ou na revisã* *r**ic* do conteúdo.
</line>
<line>
X
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X
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<line>
X
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<line>
X
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<line>
4) part**ipaçã* na ap*ovação *a ver*ão fi*al do *anuscrit*.
</line>
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X
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X
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X
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X
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