<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 1, p. 03-19, jul./*g*. 20*9 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.4.1 </line>
</par>
<par>
<line> O *RPE Como Método de Intervenção d* G*stão Soci*l </line>
<line> D*PE as a **cial Manageme** Interventi*n Method </line>
</par>
<par>
<line> Tha*iana *t*canelli T*ixeira </line>
<line> Mestr**o em A*ministra*ão n* Unive*s*dade Fe*eral de Lavras </line>
<line> Gradu*çã* em Administraç** *ública pe*a Universidade *ederal de *avras </line>
<line> E-mail: *tacanellithati@*ma*l.com </line>
<line> Valderí De *astro Alc*nt*ra </line>
<line> Douto* *m Admin*st*ação pela Un*v**sidade F*deral de Lavras </line>
<line> E-*a*l: valderi*ecastroalc*ntara@gmail.com </line>
<line> An*ré S*uri Garcia </line>
<line> Do*tor*do *m Adm*nistraçã* pe*a *niversid*de F*deral de Lavra* </line>
<line> Mestre em Administração pelo P*GA/UFLA </line>
<line> E-mail: an*r*s*u*ig*rcia@*mai*.*om </line>
<line> José Roberto P*r*ira </line>
<line> D*utor em Soc*ologia p**a *niversidade de Brasíli* </line>
<line> Profe*s*r Titular ** U*ive*sidade F*deral de La**as </line>
<line> E-mail: *robert*pereira2*13@gm*il.com </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Tha*iana S*acanelli **ixeira </line>
</par>
<par>
<line> Un*versidade Fed*ral *e *avras (UFLA), Departam*n*o </line>
<line> Edito*-Chefe: D*. *onny K*rley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> de Adm*nistr**ão e Economia (DAE), Caixa po*tal 3037, </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> CEP 37200-000, La*ras, MG, *r*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Valder* De C*s*ro A*cântara </line>
<line> Arti*o recebido em 24/01/201*. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> *n*versi*ade Federal de Lavra* (UFLA), Depar*am**to </line>
<line> rece*ida em *2/02/20*9. *prov*do em 13/02/2019. </line>
</par>
<par>
<line> de A*min*stração e Econo*ia (DAE), Caixa post*l **37, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *EP 37200-0*0, Lavras, MG, B*asi*. </row>
<row> Endereço: An*ré Spuri Ga*cia </row>
<row> Universidade Federal de *av*as (*FLA), Departamento </row>
<row> de Adminis*ração * Eco*omia (DAE), Caixa postal 3037, </row>
<row> *EP 37200-00*, Lav*as, MG, Bras*l. </row>
<row> Endereço: José Roberto Perei*a </row>
<row> Univers**ade Federal de Lavras (UFLA), Dep*r**me*to </row>
<row> de Adm**ist*aç*o * *conomia (D*E), Caix* postal 3*37, </row>
<row> CEP 37200-*0*, Lavras, *G, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo si*t*m* Triple Revi*w: Desk Review a) </row>
<row> p*l* *d*t**-Chefe; e b) Doub*e Blind Review </row>
<row> (ava*ia*ão ce*a por doi* avaliado*es da ár*a). </row>
<row> Revisão: Gramatical, Normativa e de Fo**atação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Teixe*ra, V. C. Alcântara, A. S. Garcia, *. R. *ereira </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Est*d*s *êm buscando apresentar </line>
<line> abord*gens de i*t*rvenção participat*va à luz *a </line>
<line> *estão </line>
</par>
<par>
<line> social, partindo de *eto*ologias pr*xi*lógicas </line>
<line> de *ntervençã* social. *e*se **nti*o, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> o**etivo d*ste *n**io é *pre*e*tar a* cont*ibuições m*t**ológic*s do Di*gnósti** R*pido </line>
</par>
<par>
<line> Parti*ipativo Emancipador (DRP*) para a gestão social. Mostramos </line>
<line> no a*tigo que o DRPE </line>
</par>
<par>
<line> tem fundamen*o na participação e na deliberaçã* busca*do </line>
<line> processos </line>
<line> dialógi*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tran*for*ação d* r*alid*de. Dessa forma, a </line>
<line> conjug**ão </line>
<line> d* técnicas d* caráter </line>
<line> part*cipativo </line>
</par>
<par>
<line> permite a obtenção de inform**ões qualitativas * quantitativas em cu*to esp*ço de tempo. A </line>
</par>
<par>
<line> gestã* </line>
<line> social e o DRPE contribuem par* a const*uçã* de uma sociedade democ*ática, </line>
</par>
<par>
<line> q*ebrando o s*lêncio e a f*lta d* part*cipaç*o da sociedade em quest*es de bem comum, com </line>
<line> i*so, *emos que esta* buscam e prezam pelo *onsenso, ent*ndimento e pos*ibilitam a ref*exão </line>
<line> crítica da rea**dade. </line>
<line> Palavra*-Chave: Diagnó*tico. Emancipação. Ges*ã* Socia*. M*todologia de interve*ção. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> Studies have so*ght *o **esent particip*tory i*terventi*n appro*ches in the </line>
<line> light of soc*al </line>
</par>
<par>
<line> *a*age*ent, start*ng from praxiolo*ic*l met*odologies o* so*ial i*tervent*on. *n this sense, </line>
<line> the **jective ** this essay is t* p*esent the m*tho*ol**ical contributi*n* of Rapid </line>
<line> Participatory E*ancipatory *iagnosis (DRP*) for soci*l manageme*t. W* sho* in the *rticle </line>
</par>
<par>
<line> that D*PE is b*sed on participati*n and *el*ber*tion seekin* dialog*cal </line>
<line> p*o*esses of </line>
</par>
<par>
<line> tra*s*or*a*ion o* reality. I* this way, t*e combi*ation </line>
<line> of p*rticipatory techniqu*s allows </line>
</par>
<par>
<line> qu*litativ* </line>
<line> and quantitative info**ation to be o*tained i* a short period of time. Social </line>
</par>
<par>
<line> manage*ent and DRP* contr**ut* the construct*on of a d***crati* society, *reaking the to </line>
<line> sil*nce a*d *he lack *f *ar*ici*atio* o* the society in matters of common *ood, with that, w* </line>
</par>
<par>
<line> *ave that these se*k and cheris* by t*e cons**s*s, understa*ding and m*ke possible </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> *ri*ical reflection of the rea*ity. </line>
</par>
<par>
<line> *eyword*: Diagnosis. E*ancipatio*. *ocial M*nagemen*. Inter*ention methodology. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. **, n. 4, art. 1, p. 03-1*, jul./ag*. 2*** </line>
<line> w*w*.fsan*t.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O DRPE *omo *ét**o de Interv*nção da Gestão Social </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> No *rasil, a partir de 1990 um movi*ento de pesq*isadores vem se empen*a*do </line>
<line> *obr* um campo qu* po*sui *o** eixo central o* p*ocessos de gestão qu* são participativos, </line>
<line> *el*b*rativo*, dia*ógicos e e**nc*p*tórios: o ca*p* da gestão social. E*te é ***** como em </line>
<line> *rocesso de consolidaç*o (CANÇADO; PEREIRA; TENÓRIO, 2015). De acor** com Iizuka, </line>
<line> **n*alves-D*as e Ague*re (*011, *. 7**), "[...] os deb*t*s sobre **stão socia* no Brasil têm o </line>
<line> seu iní*io a partir **s p*i*eir*s anos da década de *990 e naqu*le mo*ento era um c**ceito </line>
<line> restr*to às organi*ações do ch*mad* te*c*ir* setor". Atualmen**, p*ra além das org*n**ações </line>
<line> d* soci*dad* civil, a* disc**s*es expandi**m-se pa** o âmbito público e da* empres*s </line>
<line> p*ivadas. </line>
<line> Ma*a (2005, p. 14) traz e* seu estudo * noção de loc*s *a g*stã* social c*mo se*do </line>
<line> "[...] espaços ou **m**s de via*ilização da gestã* socia*". Rec*ntemente, A*cânta*a *t a*. </line>
<line> (*015) m*pearam diversos locu* da g*stão social, a s*b*r: so*ieda** civil; terc*iro se**r; </line>
<line> qua**uer sist*m*; es*e*as públicas; espaços *úblicos; espaço i**e*medi*ri* ent*e E*tado- </line>
<line> mercad*-so*ie*ade; co*sel*** gestore*; experiênc*as p*rticipativas; movimentos sociais; </line>
<line> ONGs; parcer*as tr*ssetoriais; territórios; int*rorganizações e espa*os locais. Isso mostra *ue </line>
<line> as pes*uisas sobre gestã* so**al são d*s*nvolv*das em d*ferente* âm*i*o* e não *e restri*gem </line>
<line> * u* tipo *specífico de org*nização. </line>
</par>
<par>
<line> O term* se to**ou am**o *o Br**il a par*i* da prim*ira conceituaçã* el*bor*da </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> Te*ór*o (1998), baseado na teoria crítica * na t**r*a da ação comuni*a*iva de Hab**mas. </line>
<line> Tenório (1998) *usca fundam*ntação para seu **nceito *a r*c*onal*dade co*un*c*tiva - pe*o </line>
<line> indicativo de qu* a gestã* *ocial s* *uia p*r um gerenc*a*ento mai* participa*ivo, dialó*ic* e </line>
<line> na busca *o entend*ment*. C*m *sso, em se*s textos, Te*ório (*998; 2005; 2008; 2013) </line>
<line> defende a no*ão de proces*o g*ren*ial *ialógico, *ecisã* comp*rtilhada, intersubjetividade, </line>
</par>
<par>
<line> aco*d* racional, </line>
<line> cid*dania deliberat*va, den**e out*os conceitos e c*teg*rias q** ele vai </line>
</par>
<par>
<line> movimenta*do p*ra trat** </line>
<line> da gestão so*ial. Em sínt*se, o autor </line>
<line> defi*e * gestão soci*l co*o </line>
</par>
<par>
<line> "[...] * *rocesso </line>
<line> *erencial dialógi*o no qual a a*tori*ad* dec*sória é compa*til**da </line>
<line> e*tre os </line>
</par>
<par>
<line> particip*ntes da *ção (a*ão que *o**a ocorrer em qualquer tipo de sistema socia*" </line>
<line> (TENÓRIO, 2*05, p. 102). </line>
</par>
<par>
<line> E*iste* notadame*t* dif*rentes pe*specti*as, *bord**ens * noções </line>
<line> de ge*tão s*ci**. </line>
</par>
<par>
<line> Este t*x*o se const*ói *a linha que Peres Júnior e Pereira (2014) denomi**m *e "abordag*m </line>
<line> *rank*urtiana da gestão s*cial" e Cruz (20*7) tra*a *omo "**o*dagem habermas**na *a gestão </line>
</par>
<par>
<line> s**i*l". I*t* é, o conju*to d* t*xto* que s* embasam *os con*eitos de ação </line>
<line> comunic*tiva </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina P*, v. 16, n. 4, art. 1, p. 0*-19, jul./ago. *019 </line>
<line> www4.*sanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Te*xei*a, V. C. Alcânt*ra, A. S. Garcia, J. R. Pe*eira </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> esfer* públi** habermasiana (além de outros autores e conceitos) para c**cebe* a </line>
<line> ge*tão </line>
</par>
<par>
<line> *ocial como "[...] ação gerencial di*lógic* própria da sociedade, do interesse </line>
<line> p*bli*o n*o </line>
</par>
<par>
<line> es*ata* e voltad* para o </line>
<line> bem </line>
<line> comum" (C**ÇADO; ***EIRA; TE*ÓRIO, 2013, p. 17). </line>
</par>
<par>
<line> **ss* direção, Can*ado, Pereira * Tenório (2015) e P*reira e Cançado (*017) estabe*ecem </line>
</par>
<par>
<line> *rês categoria* centrais *a ge*tão social: i*teresse </line>
<line> be* compreendido, e*fera </line>
<line> púb*ica </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> emancipação. Estes a*tores </line>
<line> n*s c**vi*am para </line>
<line> * ap*ofundamento *ão s* das categorias </line>
</par>
<par>
<line> teó**cas, como também para * an*lise e a elaboração de me*odolo*ias para * ge*tão social. </line>
</par>
<par>
<line> Seg*in*o essa última indicação, neste ar*igo </line>
<line> bu*cam*s *ontr**uiçõe* d* Di*gnóstico </line>
</par>
<par>
<line> Rá**do Participativo Ema*ci*ador (DRPE). De acordo co* P*reira (2017), o DRPE é </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> m**o*o *raxiológ**o de di*gnosticar </line>
<line> det*rm*nada rea*idade, de fo*ma pr*dominantemente </line>
</par>
<par>
<line> qualitativa e a partir da crítica cole*iv*. Tal a*ordag*m *ossui fu*da*entos nos chamado* </line>
</par>
<par>
<line> Diagnó**icos Rápidos Par*i*ipati*os, enquanto i*strumento* </line>
<line> que vi*bilizam * </line>
<line> participação </line>
</par>
<par>
<line> soc*al, </line>
<line> n* a*ão *omunicativ* d* Jürgen H*bermas e </line>
<line> na </line>
<line> ação dialó*ica de Paulo Freire, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> es*ab*lec*r p*ocessos di*lógicos e*tre a *quipe de pesquisador*s e o* sujeitos da pesqui*a. O* </line>
</par>
<par>
<line> objetivo* do *RPE, em linhas gerais, estão </line>
<line> *oltad*s para as bases de um processo de </line>
</par>
<par>
<line> con*cientização d*s *ar*icipantes que po*si*ilite que *st*s atuem de form* eman**p**a </line>
<line> (PEREIRA, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Atento às nov*s possibilidad*s de métodos qualitativos de pe*qu*sa que en*olvam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coletividade, o objetivo *este en*aio * aprese**ar a* contrib*i*ões met*do*ógi*as do </line>
<line> Diagn*stico R*p*do *art*cipativo Emanci*ador (DRPE) para a *estão social. É relevante </line>
</par>
<par>
<line> d*s*aca* que mes*o di*nte d* desenvo*vimento *o </line>
<line> *ampo da gestão social, considera*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i*por*ância de realiz*r procedimen*os * </line>
<line> d*ál*gos *ue e**ol*em seu des*nvo*vimento </line>
</par>
<par>
<line> metodológ*co a fim de avançar nas la**nas </line>
<line> exist*ntes, assim com* tam*** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lv*mento do DRPE. </line>
</par>
<par>
<line> O pres*nte ens*io teórico *nco*tra-*e o*ganiza*o da s*guinte maneira: fu*damentos </line>
</par>
<par>
<line> teóricos d* gestão *ocial; *etodologias </line>
<line> em gestã* social; Diagnóstico Rápido P*rticipat*vo </line>
</par>
<par>
<line> Emancipador (DR*E); DRPE como um* pos*ibi*ida*e metodoló**ca de estudo em *estão </line>
<line> social, sendo abor*ada a quest** epi*temológ*ca de como s* pr*duz con*ecimen*o em gestão </line>
<line> social e a* categorias ana*ítica* d* *es*ão s*cial * *artir do DRPE; por *im, a* *onsiderações </line>
<line> finais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 16, n. 4, art. 1, p. 03-19, ju*./ago. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O DR*E *omo Métod* de In**rvenç*o *a Gest*o Social </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL *E*R*** </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Fun*amentos teóricos d* gestão *oc*al e suas categoria* </line>
</par>
<par>
<line> Inic*a*mente, é necessário mostr*r q*e a gestã* so**al s*rge de um descontentame*to </line>
<line> co* o *tatus quo da administ*ação f*ndam*ntada no pos*t*vi**o. Can*ado (*011) faz um </line>
</par>
<par>
<line> resgate histórico do </line>
<line> desenv*lvim*nto </line>
<line> da ciênci*. Segun*o o autor, a ciên**a c*mo </line>
</par>
<par>
<line> conhecemos *oje teve grande *nfluência do pensamento de *esca**es, que propôs a negação </line>
<line> do con*e*ime*to tra*icional e propôs a busca *a verdade *or meio da dúvida e d* *esquisa. </line>
<line> Ad*ante, Auguste Comte operacionaliza o* pensamentos de Descartes *om a criação do </line>
<line> positivi*mo, onde as decisões são *asead*s na razão (CAN*A*O, ***1; CA*ÇAD*; </line>
<line> PEREIRA; *ENÓRIO, 2013). </line>
<line> Posteriormente, a administração e a a*mi*istração pública assu*em "*s pressupostos </line>
<line> das ciências **turais **** l*gitim*d*res *e seu caráter **entífico" (*ANÇADO, *011, p. 16). </line>
<line> *es*e contexto, Can*ado (2011, p. 16) destaca que *s sere* hu*anos se tornavam "*atéria- </line>
<line> p*i*a, memb*os produtivos e *em-comportados da sociedade". Tenório (*990) t*mbém </line>
<line> *prese*ta c*íticas ao pr*cesso de *ac*onalização do traba*ho e destaca que "a força de *rab**ho </line>
</par>
<par>
<line> [é tratada] </line>
<line> *omo *ma me*ca*o*i* \com*r*da\ </line>
<line> para atuar *o interior da* </line>
<line> *rgani*açõ**" </line>
</par>
<par>
<line> (TENÓRIO, 199*, p. 6). </line>
<line> Cançad* (2011, p. 17) mostra *omo o po*itivi*mo "perde um pouco de sua forç*" n* </line>
</par>
<par>
<line> *écada de 1*60, mas *ontinua "*asta*t* influente nas ciências soci*is </line>
<line> *, </line>
<line> **incipalmente, no </line>
</par>
<par>
<line> cam*o da Administração". A*e*ar disso, * "ciênci* contr*n**ma* começa a *er dese*volvida </line>
<line> na dé*ada d* **70, [e] est*s estudos desenvol*eram uma *ntologia e uma e*istem*l**ia que </line>
</par>
<par>
<line> minaram a c*ncepç*o *ositivista" (CAN*ADO, 201*, p. </line>
<line> 17). É ness* contexto de mudan*a </line>
</par>
<par>
<line> que "a Gestão Social </line>
<line> despon*a </line>
<line> como uma \possibilidade ob*etiva\ de consti*uir um </line>
<line> c*mpo </line>
</par>
<par>
<line> cie*tíf*co, não no intui*o de s*r * única fo*ma de gestão, porém mai* u*a </line>
<line> possi*ilid*de </line>
</par>
<par>
<line> *eórica e prática" (*ANÇADO, 2011, p. 18). </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo Pe*es Junio* e P*reira (2014, p. 222), "a Gestã* Social, </line>
<line> c*mo </line>
<line> ca*p* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conhe*iment* </line>
<line> cie*tífico, está em pleno pr*c*ss* de constr*ção", </line>
<line> n*sse se*tido, "é uma </line>
</par>
<par>
<line> temática que ve* ga*hando espaç* n* agen*a de div*rs*s pe*quisadores até mes*o e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> profissiona*s dedicados à </line>
<line> á*ea social. Além di*so, parece have* u*a busca, pelos </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisadores, *or u* caminho te*rico **is sólido e robusto" (IIZUK*; JUNQUEIRA, </line>
<line> *013, p. 7*). *m 199*, Tenório publi*ou na Revista d* Administração Pública o artigo q*e </line>
<line> viria a se torn*r o seminal para a gestão social, intitulado de "**stã* *ocial: uma perspectiva </line>
<line> *ev. **A, Ter*sina PI, v. 16, n. 4, art. 1, p. 03-19, jul./ago. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Tei*ei*a, *. C. Al*ântara, A. S. Garc*a, *. R. Pereira </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> con*eitual" e, em 2005, publicou o artigo "(*e)Visitando o Conceito de Gest*o Soci*l" </line>
<line> *u*ndo comple*en*a o trabalho de 1998. * conceito de **stão soc*a* de Tenório *e dis**ncia </line>
<line> do projeto polí*i*o neoliberal e busca a con*tru*ão de um novo paradigma par* a tra*iciona* e </line>
<line> assim*trica relação entre Estado, mercado e sociedade. </line>
<line> Tenório (1998, 2005) uti*iza como referenci*l teóri*o a *erspe*t**a d* Esc*la de </line>
</par>
<par>
<line> Frankfurt. Nesse sentido, res*alta *ue "o fundam*nto </line>
<line> *pi*t*mológico que utilizamos par* </line>
</par>
<par>
<line> con*r*po* o sig**fi*ado de gestão *ocia* *o de ges*ão estra*ég*ca [...] é aq*ele definido </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> esco*a ** Frankfurt a part*r do *onfronto e*tre a teoria crítica e a te*ri* tr*dicional" </line>
</par>
<par>
<line> (TENÓRIO, 1998, *. 9). A teoria *radiciona* está relacionada com a ideia </line>
<line> de *onhe*iment* </line>
</par>
<par>
<line> "pur*", positivista, **e busca p*inc*pios gerais po* meio do empiris*o e da verific*ção e qu* </line>
<line> não visa * *ransform*ção social. A teoria t*adic*on*l *rata *s f*tos sociais como q*ase neu**os </line>
<line> e, n*sse sen**do, os fatos soci*is *ode* se* deli*ita*os e *uantific*dos. * teoria crític*, por </line>
<line> *utro lado, "inve*ti*a as interconex*es recípr*cas dos fenôm*n*s sociais e obs*rva-os numa </line>
<line> relação *ireta *om as leis histó*icas do momento da so**edade e*tuda**" (TENÓRIO, 19*8, p. </line>
<line> 9). </line>
<line> O*tro *ontra*onto entre * teo*ia c*ítica e a teoria trad*c*ona* diz **spei*o à *ela*ão </line>
</par>
<par>
<line> entre pe*qui*ador e **jeto </line>
<line> d* estudo, pois "* teori* </line>
<line> crít*c* *ão </line>
<line> aceita o conhe***ento *omo </line>
</par>
<par>
<line> disti**o e superio* à ação e reconhece q*e a </line>
<line> pes*ui*a * </line>
<line> imposs*v** de ser des*nteressa*a em </line>
</par>
<par>
<line> uma soc*edade em que os homens não são *utôno*os" (TENÓRI*, *998, p. 1*). </line>
</par>
<par>
<line> Ap*s discutir contrap*nto o </line>
<line> *ntre *eoria crític* e </line>
<line> t*oria tradicional, *enório (1998) </line>
</par>
<par>
<line> discu** os conceitos </line>
<line> de rac*onalida*e inst*umental e *acionalidade </line>
<line> c*municativa. O </line>
<line> au**r </line>
</par>
<par>
<line> ressalta que *s </line>
<line> fra*k**rti*n*s </line>
<line> **em a *aci***lidade </line>
<line> instrume*tal como inibidora </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> em**cipação do home*. Habermas ace*ta essa id*ia, entr*tanto, não su*tenta o pessimismo de </line>
<line> seu* antecessore* *ue não vislumbravam um* alternativa para a razão *nst**mental </line>
</par>
<par>
<line> (*UBENOW, </line>
<line> 2012; TENÓRIO, *998). É </line>
<line> nesse contexto que *abermas demons*ra s*u </line>
</par>
<par>
<line> conce*to de racionali*a** comunicati*a. Ele </line>
<line> busca mostrar "os *roblemas gerados </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> racionalização da socied*d*, por meio do conc*ito de ação so**a*, co*ceit* *ue ele desenvolve </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> pa*ti* da seguinte tipologia: tel*ológ*ca, estratég*ca, norm*t*va, dramatúrgica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comunicati*a" (T*NÓRIO, 1998, p. 1*-13). *e*ório (1998) *ontrapõe, ent**, ação e**r*tégica </line>
</par>
<par>
<line> e ação *omunicativa. Portanto, a </line>
<line> e*p*ess*o ação **tratégica é para o autor antité*ica * </line>
<line> ação </line>
</par>
<par>
<line> c*muni*ativa: "**s*s tipologias de </line>
<line> ação contribuirão par* o*iginar os *oncei*o* de gestã* </line>
</par>
<par>
<line> e*tratégic* e gestão soc*al" (TENÓRI*, 1998, p. 14). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, a*t. 1, p. **-**, jul./ago. 2*19 </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O DRPE Como Méto*o de In**rvenção da Gestão Social </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Ge*tão estratégica é um tipo ** ação so*ial uti**t*r*sta, fundada n* cálculo *e meio* e </line>
<line> *in* e *mplemen**da através da in*er*ção de du*s ou mais pessoas, na qual uma d*las </line>
<line> *em aut*r*da*e formal sobre a(s) *u*ra(s). Por ext*nsão, neste ti** de ação *erencia* * </line>
<line> *istema-empre*a **ter**na s*as condições de f*nc*onamento e o *stado se impõe </line>
</par>
<par>
<line> *obre a sociedade. É uma comb**ação de *o*pet*nc*a técnica </line>
<line> com atribuição </line>
</par>
<par>
<line> hie*árquica, o que produz a substânci* </line>
<line> d* comporta*ento tecno*rático. Por </line>
</par>
<par>
<line> com*ortamento t**nocrático, ente*demos toda ação s*ci*l imp*ementada sob </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> hegemonia do po*e* técnico ou tecnoburocrático, que se ma*ifest* tanto no setor </line>
<line> *ú**ico quanto no p*iv*do, fen**e*o comum às *ociedad*s contempo*âneas </line>
<line> (T**ÓRI*, 1*98, p. 14). </line>
<line> Portan*o, Es*ad*, sociedade e organi**ções são configur*dos e orientados *e acordo </line>
</par>
<par>
<line> com o* pressu*os*os e objetiv*s da r*zão instrumenta*. Al*m disso, "por </line>
<line> se </line>
<line> utilizar da açã* </line>
</par>
<par>
<line> gerenc*al do tipo monológica, ela é autoritária, na med*da *m q*e substitui a ideia de </line>
<line> associação de indiví*uos livres * iguais **la ideia de uma sociedade i*en*a de sujeitos" </line>
<line> (T*N*RIO, 1*98, *. 15). Por sua *ez, </line>
<line> A ges*ão social con*r*põe-se à ge**ão es*ratégica n* medida em q*e *enta s*bst*tuir a </line>
<line> gestão tec*oburocrát*ca, monológi*a, po* um gerenciamento mais participativo, </line>
<line> di*lóg*co, no qual o processo decisório é exercido po* meio de di*e*entes su*e*tos </line>
</par>
<par>
<line> soci*is. </line>
<line> E uma ação d*alógica </line>
<line> de**nvolve-s* s*gund* os pressupos*os do agir </line>
</par>
<par>
<line> com*nicativ* [...]. (TENÓRIO, 1998, p. 16). </line>
</par>
<par>
<line> Tenório (20*5) sintetiza essa d*fer*nç* </line>
<line> entre gestão estrat*gica e g*st*o s*ci*l. </line>
</par>
<par>
<line> Enquanto a gestão estratég*c* "at*a determ*nada pelo mercado [...] prim* pel* com*e*ição em </line>
<line> que o o*tr*, o concor*ente, de** ser excl*í*o e o lucro é s*u motivo [...], a gestão soci** deve </line>
<line> ser det*rminada pela c*ncord*nci*, em que o outro deve ser incl*í*o e a so*ida*iedade o seu </line>
</par>
<par>
<line> mo*ivo" (*ENÓRIO, 2005, p. *03). A ge**ão s*c*** pres*upõ*, e*tão, </line>
<line> o *xercício da </line>
</par>
<par>
<line> cidad*nia. </line>
</par>
<par>
<line> Ca*çado, Pereira e Tenório (2013) ressaltam que, ap*sar d*s d*versas abordag*ns e </line>
</par>
<par>
<line> dos *iferen*es a*to*es que </line>
<line> vêm trabalhan*o com e*sa temática, é possível delinear alguma* </line>
</par>
<par>
<line> características básicas para * gest** social. Segundo os autores, a tom*da de decisão coletiva </line>
<line> é uma das bases da gestão soci*l. Por sua vez, a t*mada d* dec*são c**et*va e**ge que se *enha </line>
</par>
<par>
<line> ausê*cia de coerção, </line>
<line> ou seja, "todos devem ter a liberdade de manif*star o que pen**m </line>
</par>
<par>
<line> dia*ogicamente" (CA*ÇADO; PEREIRA; TENÓRIO, 2013, p. 131). Ad*mais, e**a tomada </line>
</par>
<par>
<line> de *ecis*o deve **r bas*ada no </line>
<line> entendiment* aqui se - </line>
<line> nota a *proximação com a ação </line>
</par>
<par>
<line> comunic***va habermas**na. Consequentemente, a dia*o*icida*e é outra *ar*cterística da </line>
</par>
<par>
<line> gestão so*ial, </line>
<line> onde "a transparência surge co*o condiçã* nece**ária para as out*as </line>
</par>
<par>
<line> características [...] as informaç*es devem es*ar disponíveis a to*os, o segredo e a a*si**tria </line>
<line> de inform*ções também são estra*hos a e*se pr*cesso" (*ANÇADO; PEREIRA; TENÓRIO, </line>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, *rt. 1, p. 03-19, jul./ago. 2019 www4.fsa*et.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Teix*ira, V. C. Alcântara, A. S. G*rc**, J. R. Pereir* </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> *013, p. 131). Po* fim, a e*ancipação é o objetivo e re*u*ta*o espe*ad* da gestão so*ial </line>
<line> (CANÇADO; PEREI**; TEN*R*O, 2013). </line>
<line> Em sí*tes*, tem-se uma pr*meira aproximação da *eli*itação do cam*o: a Ges*ã* </line>
<line> Social é a tomada de de*isã* coletiva, sem coerção, baseada *a int*le*ibilida*e da </line>
<line> linguag*m, na dialogici*ad* e en*endimento *sc*a*ecid* como processo, a </line>
<line> transparênc*a c*mo p*essu*o*to e na e*ancipação n* condição *e fim últ*m* </line>
<line> (CANÇADO; PE**IRA; TENÓRIO, 20*3, p. 132). </line>
<line> A Figura 1 apr*senta a sín*ese **stacada pelos autores da *estão so**al como "um </line>
<line> *r*ce*so dial*t*co d* organização so*ial próprio da esfera pública, fundado *o in*eresse bem </line>
<line> compreendi** * que *em po* finalidade a em*n*ip*ção" (CANÇADO; PEREIRA; TENÓRIO, </line>
<line> 2015, p. 178). </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - A*roximação teórica da gestã* social </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Pere*ra e *ançado (2018, p. 40). </line>
<line> Para Pere*ra e Ca*çado (*017) as tr*s gran*es categor*as s**: inte*esse be* </line>
<line> c*mp*e*ndido, *sfer* públ*ca e emancipação (Figur* *). No sen*i*o da dialétic* negativ*, os </line>
<line> autores d*stacam que * processo de gestão social, *u seja, a *est*o social *omo pr*ti*a, ao </line>
<line> perse*uir a emancipaç*o, pode aumentar a poss*bili*ade des*as característ*cas se </line>
<line> apresentarem (CANÇ*DO; PERE**A; TEN*RIO, *013). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a, v. 16, n. 4, art. 1, p. 03-19, jul./ago. 2019 </line>
<line> w*w4.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O DRPE Com* *étodo de Inte*venção da Gestão Social </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIAS E* GESTÃO SOC**L </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 DRPE como u*a p**sibilidade meto*ológica de est*d* em *es**o s*cial </line>
</par>
<par>
<line> *e ac*rdo *om Canç*do, Pe**ira e Tenó*i* (20*5, p. 194), "por se co*st*tui* em um </line>
</par>
<par>
<line> campo ai*da </line>
<line> em construção, a Gestão *ocial neces*ita de *ais aportes *e*ricos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *etodológicos </line>
<line> par* s*a construção". Os auto*e* sugere* que </line>
<line> avanç*s foram </line>
<line> ob*erva**s ao </line>
</par>
<par>
<line> *on*o do* a**s, mas destacam que * campo da </line>
<line> gestão so*ial ainda nec*ssita d* um </line>
</par>
<par>
<line> aprofun**mento teórico-metodológi*o. Nes*e sen*ido, Ca*çado (*011, p. 277) </line>
<line> sugere </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "el*b*ração de meto**logias par* o d*senvolvimen*o da *e*tão **cial". A*sim, são </line>
<line> necessárias metodologi*s de pesquisa * també* d* i*tervenção soci*l. </line>
<line> Ii**ka * Junqueira (2013) realizaram uma r*visão dos artigo* publicados no </line>
<line> E**PEGS e*tre 2007 e 20*2 e *ue tinham como *ema c*ntral a *estão social. Em r*la*ão às </line>
</par>
<par>
<line> metodolo*ias, </line>
<line> o**erv*u-se que a *rande mai*ria d** art*gos apresentar*m metodologia* </line>
</par>
<par>
<line> *ualitativ*s: "a sistematização das biblio*rafia*, a p*rtir *a revisão b*bli*gráfica e as *nálises </line>
<line> de e*periências e proj*tos por m*io de e*tu**s de caso e anális* de **scur*o se apresenta**m </line>
</par>
<par>
<line> como as prin*ipais </line>
<line> técnicas quali*ativa*" (IIZUKA; J*NQUEIRA, </line>
<line> 201*, p. 77). Os aut*res </line>
</par>
<par>
<line> desta*aram, também, *rand* pr*senç* de ensa*os t**ric*s, *ar*cterísti*a de *ma área </line>
<line> cient*fica que está em construção. </line>
</par>
<par>
<line> Uma das possi*ilid*des é a análise de discurso crí*ica (***Z, 2017). Em rela*ão </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> análise de discurso, este parece um bom caminho de </line>
<line> pesqui*a, pois gestã* soci*l pod* s*r a </line>
</par>
<par>
<line> *ista também co*o uma </line>
<line> práti*a disc**siva. N* entan*o, exi*te demanda por métodos que </line>
</par>
<par>
<line> *ejam *e interv**ção e com participaçã* soci*l. Por isso, n*st* artigo nos delimitam*s a </line>
<line> enfatizar * Dia*nóst*co Rápido Partici*a*ivo Emancipador. </line>
<line> 3.2 O D*agnó*tico Rápido *articipativ* *mancipador - DRPE </line>
<line> Com a pers**cti*a de identi*ica* a realid*de de uma or*anização, pequ*n*s grupo* ou </line>
</par>
<par>
<line> *ma coletivida*e, </line>
<line> al*nh*d* à p*rspectiva </line>
<line> *a gestão </line>
<line> s*ci*l é a*equad* qu* s* </line>
<line> ut i l i z e de </line>
</par>
<par>
<line> métodos de diagnóstico pa*ti**pat*v*, fundamentados e* processo* dialóg*cos de </line>
<line> transformação da realidade. Por meio d*ssa intencionalid*de participativa * a partir de </line>
</par>
<par>
<line> *i*ers*s *ríticas aprese**ada* po* out*os </line>
<line> atores aos *éto*os conv**cionai* *e *iagnóstico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, especialmente ao tipo survey, * *ue surgira* os Di*gnósti*os Rápidos Par*icipativ*s </line>
</par>
<par>
<line> (D*Ps) n* *écada de *970. Os DR** </line>
<line> foram criados e desenvolvid*s por organizaçõe* não </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. *, art. 1, p. 03-*9, jul./ago. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. Teix**ra, V. C. Alcâ*tara, *. S. Garcia, J. R. Pere*** </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> *overna*en*ais (ON*s) e governamen*ais e**opeias r*sponsáveis po* pro**tos *e </line>
<line> *ese*volvimento rural em países da Áfr*ca e *si* (PE*EIRA, 20**). </line>
<line> I**c*almente, o método *e deu pelo intere*s* ** t*c*icos em *uscar n*vas formas de </line>
</par>
<par>
<line> reali*ar pesquisas, *ue </line>
<line> *ifundissem tecnologias e plane*amento </line>
<line> de projetos d* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimen*o *ur*l, visando min*mizar a pobreza ru*al, manutenç*o das d*sigualda**s </line>
<line> sócias e a pos*u*a de a*ent*s externos (**R*IRA, 2017). A pa*tir de entã*, pes*u*sa*ores e </line>
</par>
<par>
<line> téc**cos foc*dos no de*en*olvimento pa*saram a d*sen*olv*r o </line>
<line> aspec*o participativo do </line>
</par>
<par>
<line> métod* e na década *e 1990 surgiu * Di*gnosti*o Rural </line>
<line> Partic*pativ*. Com a r*al*da*e </line>
</par>
<par>
<line> bras*leira e a **mplexid*de de grupos *ociais, como assentamen*os *urais da *eform* agrár*a, </line>
</par>
<par>
<line> co*perativa*, ass*ciações, em*ree*dime*t*s de *c**om*a sol*d**ia, e *utros, obs**vo*-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessidade </line>
<line> de i*c*ementar * *elhor *labor** a técnica, visando ma*or interve*ção, </line>
</par>
<par>
<line> partic*pação </line>
<line> e emancip*ção (**REIRA, 2017). Vista a necessidade de ap*rf**çoar este </line>
</par>
<par>
<line> métod* e acre*centá-lo *ais perform*nce aos seus envolvidos, c**a-*e então o D*agnóstico </line>
<line> Rá*ido Participa*ivo Em*ncipador (DRPE). </line>
<line> O DRPE *ossui u*a *equ*ncia conjugada de técni*as d* cará*er parti*ipat*vo q*e </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibilitam adquir*r informações *uali*ativas e quan*i*ati*as </line>
<line> em curto es*aç* de tempo, </line>
</par>
<par>
<line> consti*uindo </line>
<line> ** i**trumento metodoló*ico de identifica*ão de </line>
<line> *robl*mas, suas causas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prová*eis s*luções a partir </line>
<line> da ação *omunicativa dia*ó*ica entre o* pró*rios p*rti*ipantes, </line>
</par>
<par>
<line> *om a inten*ão de gerar um cons*nso entre eles (PEREIRA, 2*17). Po* isso, este modelo *e </line>
<line> diagnóstico conta *om a partici*a*ão de um* equi*e interd*scipl*nar externa à *rganiz*ção na </line>
<line> ut*lização de técnic*s par*icipa*ivas. </line>
<line> O principal *apel da equipe **terdisciplinar é *e induzir os participa*tes a *den*ificar </line>
</par>
<par>
<line> seus próprios </line>
<line> problemas, causas e prováveis soluções, enfa*izando *uas dema*d*s dentro de </line>
</par>
<par>
<line> um princípio *as*ado no d*álogo. I*so jus*i*ica que * *articipação *este méto*o *stá base*da </line>
<line> no saber e na *apacidade criativa do* *ar*ic*pantes e do env**vimento de out*os ator*s so*iais. </line>
</par>
<par>
<line> A p*rticipação é vista como u* mei* de cr*a*, cont*i*ui* </line>
<line> e interagir com * sociedade </line>
</par>
<par>
<line> (PEREIRA, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> O* *ia*nósticos *artic*pat*vos, como o DRPE, *ão rec*rsos me*odo*ógic*s </line>
</par>
<par>
<line> imprescin*ív*is </line>
<line> para pr*mo*er a sust*ntabili*ade de *rup*s heterogên*os d* </line>
</par>
<par>
<line> camp*n*ses na medida que proporcionam * compreensão de suas p*áti*as e valores </line>
<line> cu*turais e o respeito às suas *or*as de organização soc*al, desde que os memb*os </line>
<line> que compõem a eq*i*e transdisci*li*ar sejam bem c*pa*itados em ter*o* te*ric*s * </line>
<line> *et*dológi*os. Po*tanto, não basta, aos grupos med*ad*res, terem *oa* intenções ou </line>
<line> expre***r** post*r*s român*ic*s ou re*elde*. É necessário **e t*nh** co*sciência </line>
<line> crí*ica e *ue *steja* preparados metodol*gicament*. (PEREIRA, 2001, p. *). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *6, n. 4, art. 1, *. 03-1*, jul./*go. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O DRP* Como Método de Intervenção da Ge*tão S*c*al </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Por mei* da part*cipaç*o dia*ógica que s* *onstroem os alicerce* do DRPE, sendo u* </line>
</par>
<par>
<line> deles </line>
<line> tr*balhando no proces*o emancipatório desses part*cipante* e*v*lvidos, e ou*ro q*e </line>
</par>
<par>
<line> sus*enta o proce*imento e </line>
<line> f*z *arte de uma das fin*lidades dest* técni*a, </line>
<line> gerando refle*ões </line>
</par>
<par>
<line> ao* pa*t*ci*ant** p** meio da dialogi*idade entre ele* para qu* estes al*a**em o processo </line>
<line> emancipató*io. Essa base pode ser ent*ndida *om* uma ação gerencial dialógica (PEREIRA, </line>
<line> 2017; PEREIRA; CANÇA*O, *018). </line>
<line> Em lin*as g*rai*, os obj*t*vo* do DRPE *stão voltados para as ba*es d* um pr**esso </line>
</par>
<par>
<line> de con*cien*iza*ão d*s participant*s que lhes permitam *o*erem-se de uma situação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> de*endência ou *utorial *a** uma si*uaçã* sustentada e emanc*pada. **pecific***nte, </line>
<line> destaca*-se o* seguintes o*jetivos do DRPE (PER*IRA, 2017): </line>
</par>
<par>
<line> i. </line>
<line> Identificar e a*alisar os temas ger*d*res dos participantes, mo*ivando-os metod*logi*ame*te a </line>
<line> pro*lematizarem su* própria realidade, com a fi**l*d*d* de estabele*erem ***s pri*ridades, </line>
<line> *valian*o as aç*es qu* eles *e*mos *ode* realizar e aquelas que caberiam às **stituições </line>
<line> locais, estad**is e federais; </line>
</par>
<par>
<line> ii. </line>
<line> Levantar informações de </line>
<line> natureza qualita*i*a e q*antitativa como base para ela*orar </line>
</par>
<par>
<line> estrat*gias *e ação *ar* *s própr*os parti*ipa*tes; </line>
</par>
<par>
<line> *ii. </line>
<line> Identif*ca* limitações e p**encialidades e*truturais de organização dos pa*ticipant*s da ação </line>
<line> (PEREIRA, 2017). </line>
<line> P*ra Pe*e*** (2017), utilizar técn*cas agru*adas e se*uenciais * o c*minho id*al. Sã* </line>
</par>
<par>
<line> utilizadas cer*a de doze técnicas, a sabe*: apres*ntação *a e*ui*e mult*disc*plina*, </line>
<line> mapeamento hist*rico, camin*a*a transversal, diag**ma de Venn, calendário sazonal, entra e </line>
<line> **i, en*revista se*ie**ruturada, gru*o focal, **tina diária, construção, ma*r** realidad* e </line>
<line> desejo e, *or fim, a ele*ç*o de prioridades (Quadro 1). </line>
<line> Quadro 1 - Técn*cas mais utilizadas no DR*E. </line>
</par>
<par>
<line> Téc*ica </line>
<line> Desc***ão </line>
</par>
<par>
<line> Ap*esentação </line>
<line> Identificação do* parti*ipantes do diagnóstico quanto a ida*e, estado civil, ocupaç*o, número ** filhos e de dependen*es. </line>
</par>
<par>
<line> Mapeame*to *istórico </line>
<line> Desenho do mapa do local na pe*c**ção de se*s morad*r** e de*crição da s*tuaç*o histórica das paisagens an*eriores. </line>
</par>
<par>
<line> *am**ha*a tran*versal </line>
<line> A equipe transdiscip*inar camin** tr*nsversa*mente o mapa de*enhad* pe*o grupo pa*a *onstatar, *n *o*o, a descriç*o feita por eles, fotogr**and* e/ou filmando a paisagem. </line>
</par>
<par>
<line> *on*trução </line>
<line> Con**s*e em **o*over * ref*exão c*í*ica de uma coletividad* sobre as co*diç*e* de infrae*trut*ra que possu*m na atual*dade e aquel* qu* desejam construir no futur* próximo. </line>
</par>
<par>
<line> **lendário sazo*a* </line>
<line> Construção de um esque*a gráfic* *nde as coordena*as Y e X representam, respectivamen*e, a demand* relat**a de forç* de trab*lho, m*d**a em dias de traba*ho, e a* ati*ida*es ao longo d*s *e*es de um ano. </line>
</par>
<par>
<line> Rotina d*ária </line>
<line> T**n*ca complementar ao calendário sazonal que permite *isualizar * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. *6, *. 4, ar*. *, p. 0*-1*, jul./ag*. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Teixeira, V. C. Alcântara, A. S. *arcia, *. R. Pereira </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> **s*ri*u*ç*o do trabalho ao longo do **a. </line>
</par>
<par>
<line> Di*grama *e V e nn </line>
<line> Re*resentaçã* gráfic*, em for*a de círculos, n* interpretação dos parti*ipantes, *a impo*tância e da atuaçã* de organizaç*es, ent*d*des ou *nst***ições que estã* presentes e* suas vidas *otidianas, tendo com* referên*ia a próp*ia organização. </line>
</par>
<par>
<line> En*ra e sai </line>
<line> Elaborada a part*r de *esenhos e rep*esen*ações grá*ic*s, q*e p*rmite aos participantes um* melhor *isualizaç*o dos seu* gastos e rec*itas em cada *tividade produtiva ou *e serviço desen*olvi*a. </line>
</par>
<par>
<line> Matriz re*lidade e obje*ivo </line>
<line> El*bora*ão de uma ma**iz ond* são cruzad*s as info*ma**es sobr* os probl*mas, suas c*usas e possívei* *oluções apresentad** pelos participantes. </line>
</par>
<par>
<line> Eleição de *rior*dades </line>
<line> I*entific*ção das *ri**idade* sociais, econ*m*ca*, po**ticas e técnico- produ*iv*s do grup* por meio *a realiza*ão de uma e*eição democrática. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos *utores. </line>
<line> A* *inal de cada aplic*çã* de técnica * do DRPE p*r compl*to, re*atórios são ger*dos </line>
<line> * *sses *ão r*sp*nsáv**s por subsidiar os tra**lhos finais que serão a*resentad*s e de**lvid*s </line>
<line> à soci**ade *ue contribui para o diagnó**ico. E a partir dos *esu*tad*s, pa*te-se então para a </line>
</par>
<par>
<line> viabilização de pl*nos gestio**rios que ate*dam ta** de*an*** </line>
<line> e possibil*tem *aior </line>
</par>
<par>
<line> participação, *n*eiração e emancipaç** de i*diví**os. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RE*ULTADO* E *ISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Como se produz * *onh*cimento em gestão social a partir d* *RP* </line>
<line> Co*o form* de de*i*it** o campo da *es*ão S*cial, C*nç*do, Pereir* e *enóri* </line>
</par>
<par>
<line> (2013) *laboraram </line>
<line> um </line>
<line> q**dro que tr*z as dimens*es da gestã* social relac*onadas *os </line>
</par>
<par>
<column>
<row> pressupost*s s*bre * natureza da ciência so*ial de Burre** e Morgan, onde a***dam as </row>
<row> dimensões on*ológica, *pistemológic*, *atureza h*m*n* e *etodol*g*ca (Quad*o *). </row>
<row> Quadr* 2 - Ges*ão social e os pres*upo**os sob*e a natureza d* ciência social de Burrell </row>
<row> e Mo*gan (1979). </row>
</column>
<par>
<line> Dimensão </line>
<line> Carac*er*sticas da Gestão Soc*al </line>
</par>
<par>
<line> Ontol**ia </line>
<line> No**nalismo </line>
</par>
<par>
<line> Epis*emologia </line>
<line> *nti*ositiv*smo </line>
</par>
<par>
<line> Natureza *uma*a </line>
<line> Vol**t*rismo </line>
</par>
<par>
<line> Me*odo*ogia </line>
<line> *deográfico </line>
</par>
<column>
<row> Fo*te: Cançado, Pereira e Tenório (*013). </row>
<row> * dime*são ont*lógica é consid*rada nomi*alist* pois, a toma*a de decisã* *ol*t*va, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> se* imposiçõ*s, *em c*mo hi*otético * i*tersu*jet*vidade, sendo esta a dia*ogicida*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transparência, e *ambém a el*b*ração da realida** a pa*tir *o entendim*nto. * tomad* de </line>
<line> decisão deve s*r coletiva, e para isso, o indivíd*o deve acreditar q*e é possível (re)construir </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, a*t. 1, p. 0*-19, jul./a*o. 2019 www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O DRP* Como M*todo de Intervenção da **stão *ocial </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> sua rea*idade a partir *a *ua ação *obre o mundo. Sobre * epi*temologia, foi ide*tifica*o </line>
</par>
<par>
<line> como caracterizante da gestão so*ial o antipos***vismo, sen*o qu* a realidade *ocial pode </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> deve ser (*e)**nstruí*a com b**e nos int*resses de *eus m**bro* e a partir *e s** percepção, </line>
</par>
<par>
<line> sendo o ind*vídu* o próprio a </line>
<line> viver real*dade e ag*r sobre *la (C*NÇADO; PEREIRA; a </line>
</par>
<par>
<line> TENÓ**O, 2*13). Nesse sentido, o DRPE apresenta elementos coerente com essas q*estões. </line>
<line> Em rela*ão à natureza humana da *estão soci*l, Cançado, Perei*a e T*nó*io (2013) </line>
<line> iden*ificaram o voluntarismo como a característic* dessa, pois consideram que o livre a**ítrio </line>
</par>
<par>
<line> é condiç** par* *ue *corra (r*)construção da re*li*ade a **rt*r da intera*ão entre </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> pe*soa* e *c*rra * in*ersub*et*v*dade s*m nenhum tipo de coerção. Neste sen*ido, não cabe * </line>
</par>
<par>
<line> nature*a </line>
<line> humana uma *osição de*erminística. Sobre a dimensã* me*odológica, tem-*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*rac*e*ís**ca ideog*áf*ca, sendo q*e esta t*m fundam*ntos </line>
<line> na impor*ância de *eixar qu* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *tor envolvid* revele sua natu*eza e c**acterísti*as dura*te a pesquisa, possibilita*d* q*e seja </line>
<line> a*alisada a *omada de decisão, se **ta * colet*va * s*m coerção, basead* no *ntend**ento. </line>
<line> *ov*mente, o *RPE se apres*nta **mo um método coere*te com essa pr*post*. </line>
</par>
<par>
<line> Na r**ação entre a *estão so*i*l e * DRPE tem*s </line>
<line> o* d*recion*mentos d* partic*par, </line>
</par>
<par>
<line> *ialoga*, interagir e buscar o consenso jun*o ao* outros par*icip*nt*s *ara que *e*a a*canç*da a </line>
<line> to*ada de decisão coletiva e a emancipação. </line>
<line> 4.2 Categorias analí*i*as da g*stão soc*al a partir d* DRPE </line>
<line> A de*ocracia, ação comunicativa, ed**ação di*lógica * emancipaç** *o*stitue* os </line>
<line> pilares d* DRPE e *stão presente* e intenci*nadas em todas as técn*cas que co*s*ituem o </line>
</par>
<par>
<line> diagnóstico (PERE*RA, 2017). Est*s fic*m a cargo de subsidiarem a *quip* apl*ca*ora </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> elaboração do </line>
<line> relatório final, que c*ntem pla**s d* ações para soluc*onar o* gargalos </line>
</par>
<par>
<line> i*entif*c*dos e </line>
<line> emancipá-los d*ante *eles e </line>
<line> es*e ser* ret*rnado à comuni**de e *os *tor*s </line>
</par>
<par>
<line> soci*is en*ol*ido*. </line>
</par>
<par>
<line> Há ta*bém um outro benefíci* *ue está implícito nes*a meto*olog*a, que é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des**volvime*to d* </line>
<line> g**tão s*cial, que e*t* </line>
<line> p**sente *m tod* *écn*ca p*r meio dos pilare* </line>
</par>
<par>
<line> epistemo*ógicos *o *RPE. Par* Per*ira (2017, *. 1*0) o DRPE "é um m**odo que pr*m*ve * </line>
<line> par*icipação e a formação de uma c*n*ci*nc*a crít*ca dos su*eit*s de uma dada cole*ividade </line>
</par>
<par>
<line> *eralmen*e em torno da c*nstr*çã* de um bem </line>
<line> comum". </line>
<line> De*sa forma, coerente **m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*oposta da gestão social de T*nó**o (199*). </line>
</par>
<par>
<line> Do diálogo do método do DR*E co* * gestão social, tem*s, inicialmente, q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> método cons*itui a aber*ura e d*sponi**lização </line>
<line> d* um espaço para d*scu*são </line>
<line> organ*zad* *m </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresina PI, v. 16, *. 4, art. 1, p. *3-19, *ul./ago. 20*9 </line>
<line> www4.*s*net.com.**/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Teixe*ra, V. C. Alc*ntar*, A. *. Garcia, *. *. Perei*a </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> torn* de temas geradores (fomentadores das técn*cas do D*PE e *on**i*uído pelos próprio* </line>
<line> a*ores sociais) conectados com a esfera pública - uma das categorias centr*is da *e*t*o socia* </line>
<line> *e*undo Per*ir* e C*n*a*o (2018). Dess* forma, em torno da aplicação do DRPE temos três </line>
<line> cat*gorias *a *estão social que coexis*em, sendo o int*res** b*m compreen*ido, * esfera </line>
<line> públi** e a em*n*ipação - fim, últim* *a *e*tão s*cial e objetivo do *RPE. Ta* relação pode </line>
<line> *er m*lhor vis*alizad* na Figura 2. *embran*o que no i*teresse bem compreendido, Can*ado, </line>
<line> P*reira e Tenór*o (**13) des*acam as relações *om a sustenta*ilidade e a solidariedad*, e, na </line>
<line> *sfera pública el*s de*ta*am as seg*intes categori*s: democra*ia *eli*erativa, d*al*gi*idade, </line>
<line> intersubjetivi*ade * raci*nalida*e. </line>
<line> *igura 2 - Relação dialética *ntre cat*go*ias d* g*stão social e ap*icação do *RPE. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*rado *elos autores. </line>
<line> O inter*sse bem compre*ndida parte *o princ*pio de que "o bem-es*ar cole*ivo é * pré- </line>
</par>
<par>
<line> cond*çã* para *em-estar indi***ual, pois ao d*fende* os inte*esses cole*ivos, em última o </line>
<line> inst*ncia, * indi**duo está d*fend*ndo seus próprios inter*sse*" (CANÇADO; P*R*IRA; </line>
<line> TE*ÓRI*, 2*13, *. 140). Es*e ainda trabalha *o *eforço da interde*endên*ia entre os </line>
<line> indivíduos, b*sca*do perceb*r seu e*gajame*to na esfer* pública. N* DRPE, o int*resse bem </line>
<line> com*reendido tem por intuito fa*er com qu* as *essoas se una* para atingir u* só fim, visto </line>
<line> que o método busca induzir os partic*pantes na busca pelos inte*esses coletivos. </line>
<line> O espaço *e desenvolvimento do DRP* e da gestão soc*a* constitui a *s**ra pública. </line>
</par>
<par>
<line> Este é um es*aço em qu* as </line>
<line> pessoas podem *e*ibe**r sobre s*as n*cessida*es e futuro </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 16, n. 4, *rt. *, p. 03-**, jul./*g*. 2*1* </line>
<line> **w4.fsanet.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * DRPE Como Méto*o de Int*rven*ão da Gestã* S*ci** </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> (CANÇADO; P*REIRA; TEN*R*O, *013). É *essa *sf*ra que *corre o *iálo** ent*e os </line>
<line> indivíduos qu* *s*ão **spostos a ex*or *eus **te**sses para que ou*ros que compa*t*lh*m </line>
</par>
<par>
<line> des*e m*smo *nteresse se una* em pr*l de um *o*s*ns*. Na metodolo*ia supracitada, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esfera públ*ca é *nterpretada c*mo a á*ea de atuação dos envolvidos na t*cnica. *este esp*ço, </line>
<line> *corre a identificação *e p*oblemas e é onde ocor*e a resolução *estes. </line>
<line> A emancipação, do *ndivíd*o * social, assim como na *estão social * n* DRPE, *iz </line>
<line> respeito à b*sca pel* *uton*mi*. Com base n* ge*tão s*c*al e *o D*PE, temos que amb*s </line>
</par>
<par>
<line> *ro**vem e são **nst**uídas por part*cipação * co**ciênci* críti*a dos s*jeitos, que </line>
<line> estão </line>
</par>
<par>
<line> inseridos em uma coletividade e na esfera p*bl*ca, q** *gem em *orno da construção *e ** </line>
<line> bem c*m*m. *stas co*tri*uem para * formação de cidadãos con*c*e*te*, tanto de se*s </line>
<line> deveres quanto dire**os, a*é* de to*ná-lo* capaze* de dia*ogar, refletir e participa*. </line>
<line> 5 *ONSIDE*AÇÕE* FINAIS </line>
<line> Com * car*nci* e la*una na produç*o c*ent*fica iden*ificad* no *mbito de </line>
<line> metod*logias no campo *a gestão soci**, buscou-se nes*e trabalho apresentar as contribuições </line>
</par>
<par>
<line> metodológ**as do Diagnóstico Rápido Pa*tici*at*vo Emanci*ador (DRPE) para a </line>
<line> *estão </line>
</par>
<par>
<line> socia*. Buscando res*onder a tal objetivo, temos qu* a chave p*ra se *roduzir conhecimento </line>
<line> *m gestão socia*, *om base no *RPE, **tá em relac**nar as três grandes *ategorias d* gest*o </line>
<line> soc*al, a s*ber, o interes*e *e* com*ree*dido, a esfera p*blica * a emancipa*ão. Estas são </line>
</par>
<par>
<line> r*sponsá*eis pela consci*ncia c**tica que induz o indivíduo * *ef*exão, à p*rt*cipaç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dialogicidade e a e*ancipação. </line>
</par>
<par>
<line> O DRPE tem fun*ame*to na *artici*ação e na deliberação bus*an*o *r*cessos </line>
</par>
<par>
<line> dialógicos de transformaçã* da re*l*dade. Des*a for*a, a conjugação de téc*icas </line>
<line> de *aráter </line>
</par>
<par>
<line> participativ* p*rm**e a obten*ão de informa*ões qualitativa* * quantitativas em **r*o espaço </line>
<line> de tempo. A gestão social e o DRP* contribue* para a constru*ão de uma socied*de </line>
<line> *emocrátic*, quebran*o o sil*ncio e a f*l** de p*rticipação da soc*eda*e em questões de **m </line>
</par>
<par>
<line> comum, com isso, temos que e*tas ***cam e p*e*am pelo consenso, </line>
<line> en*endim*nto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibilitam a reflexão crítica da realidade. Assim, temos que o Diagnost**o Rápido </line>
</par>
<par>
<line> Particip*t*vo Emancip*dor (DRPE) consti*ui *ma d*s b*ses necessá*ias </line>
<line> para a *rática da </line>
</par>
<par>
<line> *estão soci*l, ass*m como o planeja*ento estratégico é relevante para a </line>
<line> gestão *st*até*ica </line>
</par>
<par>
<line> (TENÓRIO, 1998). C*m is**, é po*sível idealiz*r que * DRPE e a gestão s*cial e*tabelecem </line>
<line> um processo d* *upla *ontri*uição, em s*ntid* metodo*ógico e em processo de ge**ão, ond* </line>
<line> ambas caminham para * emanci*ação. </line>
<line> *ev. FSA, T*resina PI, v. 16, n. 4, art. 1, p. 03-19, jul./ago. *019 www4.fsanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. T*ixeira, V. C. A*cânta*a, A. S. Garcia, J. R. Pereira </line>
<line> *8 </line>
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<line> CAN*ADO, A. C.; PER**RA, J. R.; *ENÓRIO, *. *. Ges*ão S*cial: epist**ologia *e um </line>
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<line> CANÇA*O, A. C.; PEREI*A, J. R.; T**ÓRIO, F. G. Gest*o *o*ial: e*ist*mologia de um </line>
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<line> Contribuição d*s *ut*re* </line>
<line> T. S. Teixeira </line>
<line> V. C. Alcân*ara </line>
<line> *. S. Garcia </line>
<line> J. R. Pereira </line>
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<line> 1) conc*p*ão e planejamen*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) a*álise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> *) elabor*ção *o rascunho ou na revisã* *r**ic* do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) part**ipaçã* na ap*ovação *a ver*ão fi*al do *anuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 4, art. 1, p. 03-19, j*l./*go. 2019 </line>
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