<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 12, p. 226-244, *u*./ag*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.12 </line>
</par>
<par>
<line> Negligência Parental Infant*l: *evisão do *on*truct* </line>
<line> *hild Parental **glect: A Conc*pt Review </line>
</par>
<par>
<line> Hi*ana R*e*cia Rosa d* Fonseca </line>
<line> Dout**ado e* Política* Púb*icas U*i*ersida*e Federal do Piauí </line>
<line> Me*tr* em Psicologia U***ersidade *ederal do Rio Gr*nde do Sul </line>
<line> *-mail: hivana*onseca@hotmail.c*m </line>
<line> M*ria D\alva Maced* Ferreira </line>
<line> *ou*ora em Se**iço Soc*al *ela Pontifí*i* *niversi*ade Católica de S*o *aulo </line>
<line> Prof*ssora Adjun*a da Universidade *ede*al do Piauí </line>
<line> Em*il: m.*al*afer*eira@uol.c*m.b* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> E*dereço: Hi*ana *aelcia Rosa da *onseca </row>
<row> Rua Professora Maria Cé*ia Nascimento, 6*7*, </row>
<row> L*t*am*nto E*pla**da do Uruguai, bai*r* Vale *uem </row>
<row> Tem, Ter*sina, Pia**. B*asil. </row>
<row> Endereço: Maria D\al*a Mace*o *erreira </row>
</column>
<column>
<row> E**t*r-Ch*fe: Dr. Ton*y Kerley de **encar </row>
<row> Ro*rigues </row>
<row> *rtigo rec*bido *m 08/02/201*. Última v*rsão </row>
<row> r*cebida em **/02/2019. Ap*ovado em 21/02/2*19. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> U*i*ersidade Federal do *i*uí - UFPI *ampus </line>
<line> A**liado *elo sistema Triple Re*iew: De** Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Universitário M*nistro P*trônio Portella, Centro </line>
<line> d* </line>
<line> pelo E*i*or-Chefe; e *) Double Bl*nd R*v*ew </line>
</par>
<par>
<line> C*ências Human*s e Letras, Bairro Inin*a - Teresin* - PI </line>
<line> (a*a*iação *ega por dois avaliad*res da área). </line>
</par>
<par>
<line> -*EP: **049-550 *rasil. </line>
<line> *evisã*: G*amat*cal, Normativa e de *orm*tação </line>
</par>
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<par>
<line> Negligên*ia Parental Infa*t**: Re*isão do Co*structo </line>
<line> 227 </line>
</par>
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<line> *ESU*O </line>
</par>
<par>
<line> Este artig* objetiva a*resentar </line>
<line> os dados de uma revi*ão *is*emática acerca </line>
<line> da negligênc*a </line>
</par>
<par>
<line> pare*tal *nfantil. A negligência par*ntal infan*il é * violênci* mais notificada no Brasil e o q*e </line>
<line> mais mot**a o acolhimento de crianças e a*o**sc*ntes. A re**são *oi *e**izada em d*as bas*s </line>
<line> de dado*, Scientific *l*ctroni* Library Online (Scielo) e P*r*a* de Periódic*s Eletrônicos d* </line>
</par>
<par>
<line> P**c*l**ia (PePSIC), uti*izando </line>
<line> como descr*to*es Ne*ligênci* AND Infan*il e Neg*igência </line>
</par>
<par>
<line> AND Parental. Foram </line>
<line> incluídos **tigos completo* publicados em </line>
<line> português, </line>
<line> *n*lês ou </line>
</par>
<par>
<line> es*anhol, que *i*c*tissem a categoria negligênc*a parent*l *nfantil. A amostra fo* de </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> ar*i*os. Observou-se um número e*pre*sivo de pub*ic*ções sobre * tema, mas ai*da uma </line>
<line> d*f*cu**ade *o*c**tual e o*era*i**al d* neg*i*ênci*. Quan*o à abordag*m, **ram div*didos *m </line>
</par>
<par>
<line> três c**e*orias: Negl*gência nas </line>
<line> práticas </line>
<line> educ*tivas; Negligência como tipo de </line>
<line> vio*ência </line>
</par>
<par>
<line> Intrafamiliar; Conse*uências e impacto da negligência. *o que t*nge ao conceito, encon*rou- </line>
</par>
<par>
<line> se uma *ari*dade d* d*fini*ões da negligência, bem </line>
<line> **mo f*ram identi*icados artig*s que, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo abordando o tema, não explic**am nenhum conceit* para este construct*. A </line>
<line> prop*sição de um concei*o operacional e viável ao cont*xto bra*ile*ro é fundamental para u* </line>
<line> trabal*o interven*ivo e preve*tivo *om qu*lidad* e resultados. </line>
<line> Palavras-*have: Negligência. R*vi*ão Sistemáti*a. Violência </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> This articl* aims to descri*e child parent*l neglect from a sys**matic litera*ure review. Ch*ld </line>
<line> parental neglect a*d *he mos* r*ported violence at Br*zil and wh*t most motivates t*e </line>
<line> re*e**ion of children *nd ado*escents. A *eview w*s conducted on two data*as*s, *cie*o and </line>
</par>
<par>
<line> PePs*c, </line>
<line> such as Neglect *nd *hild *buse and Neg*ec* and P*rental D*sc*iption. Complet* </line>
</par>
<par>
<line> *rticles **re published i* P*rtuguese, E*gli*h o* *panish, which dis*u*sed the category of </line>
</par>
<par>
<line> paren*al child neg*ect. The sampl* was 54 ar*icles. Ther* wa* an e*press*ve number of </line>
<line> p*blica*ions on the subject, *ut st*ll * con*eptual and o*eratio*al di*f*culty of neg*e*t. A* f*r </line>
<line> the *pproach, t*ey were di*ided in*o three ca*egories: Negligence in *ducationa* Practic*s; </line>
</par>
<par>
<line> Negligence </line>
<line> as a type o* *ntrafamily *iolence; *onsequences and impact of negligen*e. </line>
</par>
<par>
<line> Regardin* the co**ep*, we found a vari*ty of ne***gence *ccounti*g, as well as articl*s wer* </line>
</par>
<par>
<line> i*entifi*d *ha*, eve* addr*s*ing the theme, no </line>
<line> concept is expla*ned for this co**truct. A </line>
</par>
<par>
<line> proposal *or an operat*ona* and fe**i*le concept *o the Braz*lian context is *un*amental for an </line>
<line> interventi*n an* preven*ive </line>
<line> Keyword*: Negligenc*. *ystema*ic liter*ture r*view. Violence. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. *, *rt. 12, p. 226-24*, jul./ag*. 2*** </line>
<line> w*w*.fsan*t.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. R. Fo*sec*, M. D. *. *erreira </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Este artigo tem o o*je*iv* de discutir as publicações a*erca da negl*gência </line>
<line> parental </line>
</par>
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<line> infa*t*l, a*ali*ando a abor*ag*m </line>
<line> qu* f**em do tema, bem c*m* o </line>
<line> conceito utilizad* nos </line>
</par>
<par>
<line> estudos. Trata-se *e u*a *evisão *ist*mática da **te*a*ura realiz*d* através das bases *cie*****c </line>
</par>
<par>
<line> Elect*onic Library Online (Sc*elo) e </line>
<line> no portal de Periódicos Eletrôni**s de Psicol**i* </line>
</par>
<par>
<line> (PePSIC). </line>
</par>
<par>
<line> * literat*ra *em a*o**ado pa*a * dificu**ade que é co*ceituar a negligênci* parental </line>
</par>
<par>
<line> i**an*i*, ass*m como </line>
<line> tem sido rec*rrente o d*safi* </line>
<line> de identifi**r, classific*r e descreve* as </line>
</par>
<par>
<line> situaçõ*s de *eg*i*ên*ia (VOLIC; BAPTIS**, 2*05). Por outro la*o, * *egligê*cia p*ren*al </line>
<line> infa*til é * *i*ologia de v**lênci* *ais notificada (PAIS*N, 2015; P*ÑA*BA et al., 20*5) e </line>
<line> o maior motiv* de acolhim*nto institu*i*na* de c*ianças e *dole*centes (DIAS, 2**9; </line>
<line> **NSECA, 2*10; VOLIC; BAPTISTA, *005). </line>
<line> Di*nte *isso, a disc*ssão a*e*ca ** defi*ição e operacionaliz*ção *o conceito de </line>
<line> n*g*igê*cia s** fundament*is. </line>
<line> 2 ME**DOLO**A </line>
<line> Foi rea*i*ad* u*a revisão sistemáti*a da literatura a**r*a da n*gl*gên*ia *arental </line>
</par>
<par>
<line> inf*nt*l. A *evisã* sis***ática co*siste em um* rev*são </line>
<line> crítica, que busca reunir, avaliar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sinteti*ar re*ultados de estudos de modo a m*ximizar o potencial d* busca de artigos atra*és </line>
<line> de est*atégias organiza*as (**STA; ZOL*O*SKI, 20*4). </line>
<line> Nesse *rocesso, * pr*m*i*o pas*o, confor*e os *u*ores *encionados, é del*mitar a </line>
<line> questã* a ser **squi**d*. Par* *ins des*e *studo, o *bjeto de pesquis* fo* a ne*li*ênci* </line>
<line> pa*ental infantil. </line>
<line> A seguir foram se*eci**a*as as bases de da*o* para pesq**sa, considerando * </line>
<line> indexação d* revistas que pu**iquem a*er*a *o tem*. Foram b*sc*d*s artig*s completos nas </line>
</par>
<par>
<line> ba*es </line>
<line> de da**s Scien**fic E*ectronic L*b*ary Onli*e (Scielo) e n* portal de *er*ódicos </line>
</par>
<par>
<line> El*trônico* de Ps*c*l*gia (PePS*C). Essas dua* base* de dados indexam, juntas, mais d* 100 </line>
<line> revista* na *rea *a Sa*de e Ciênc*as Soc*ais. </line>
<line> C*mo descritores, foram utilizados: N*g*igência AND I*fantil; Negligên*ia AND </line>
<line> **rent*l, via formulári* iAH. * defin**ão desses descrit*res *correu **ós diversos *estes com </line>
<line> o*tras palavras-*h*ves, buscand* ass*m **ilizar a*uelas que retorna*sem com o ma*or nú*er* </line>
<line> de a*tigos e com ma*or v**cul*ção à proposta d* pesqui*a. </line>
<line> Rev. *SA, Ter*s**a, v. 16, n. 4, art. 12, p. 226-244, jul./ago. 2019 www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Neg*igên*ia Parent*l *nfa*til: Revis*o do Con*tr*cto </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> O pe*íodo defini*o par* a b**ca dat* </line>
<line> d*sde 1990 a*é 2*17, ou seja, </line>
<line> 27 anos. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, só foram obtidos **t*gos com da*a *e pub*icação a partir de 2*02. </line>
<line> A extração *os ar*i*os f** r*alizada nos dia* *5 e *6 de novem**o *e 2*1*, por dois </line>
</par>
<par>
<line> *uíz*s *nde*ende*tes, conf*rme re*omenda a literatura a*erca </line>
<line> da revisã* sistemá*ica </line>
</par>
<par>
<line> (ZOLTOWSK*, et al., 2014). *nicialm*nte for** utilizados os d*scr*tores nas b*ses de dados. </line>
<line> Os ar*igos que ret*rnara* *a busca tiveram seus resumos lidos para aplicação dos c**téri*s de </line>
<line> *ncl*são e exclusão. Aqueles que ve*savam *obre negligência parental infanti* for*m i*clu*dos </line>
</par>
<par>
<line> *a pesqui*a e </line>
<line> aqueles que ve**avam ***re outr* tópico foram **cl*ídos do estu*o. Tanto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ext*ação dos artigo* quanto a leitur* dos resumo* fora* realizadas po* dois juíz*s e o *étodo </line>
<line> utili*ado frente * discordâncias *oi a real*zaç*o da leitura do artig* comple*o p** am*os os </line>
</par>
<par>
<line> ju*ze*, sendo que a de*isã* por inclusão ou exc**são foi </line>
<line> tomada de com*m a*ordo entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> juízes. </line>
</par>
<par>
<line> For*m incl*ídos art*go* completos que *st*o disponíveis online, escritos n*s idio*as </line>
</par>
<par>
<line> p*r*uguê*, *nglês * e*pa*hol. Não fora* *ncontrados artigos e* ou*ros idiomas que não </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *e*cionados como critér**s. *l*m disso, to**s os ar*igos resultan*es *uderam s*r acessado* </line>
<line> em te*to completo. </line>
<line> A seguir, os artigos foram listados e os repe*id*s des*artad*s. * process* de *oleta </line>
<line> de dados pod* ser obs**vado na Figura 1 q*e *prese*ta o fluxogra*a da coleta *os art*gos até </line>
<line> a *ormação da amostr* fin*l. </line>
<line> *ig*ra 1 - Fluxogr*m* da colet* de artigos </line>
</par>
<par>
<line> Busca pelo* Descritores </line>
<line> Leitura do *es*mo </line>
<line> E*cl*são dos rep*tidos </line>
</par>
<par>
<line> Sci*lo: 51 </line>
<line> *cielo: 45 </line>
<line> Total da amos*ra </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> PEPSIC: 19 </line>
<line> PEPSIC: 19 </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Autoras. </line>
</par>
<par>
<line> * am*stra final, portanto, foi co*posta *e 54 artigos cujo conteúdo foi subm*tido ao </line>
</par>
<par>
<line> proces*o *e </line>
<line> s*ntese e interpre*aç*o, que é pas*o f*nal do o </line>
<line> proces*o de R**i**o Sistemática </line>
</par>
<par>
<line> (COSTA; ZOLTOW*KI, 2014). Os resul*ados </line>
<line> da pesquisa </line>
<line> são </line>
<line> apresenta*os * discuti*os </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> tópico a seguir. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *6, n. 4, *rt. 12, p. 2**-244, *ul./ago. 20*9 </line>
<line> *ww4.fsa*et.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. *. Fonsec*, M. *. M. F*rre*ra </line>
<line> 230 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTAD*S E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> A t*bela a seguir apresenta os *r*igo* que com*use*am a a*ostra pa*a este es*u*o. </line>
<line> Tabela 1 - Amostra da Pesquisa </line>
<line> Au*or*s/*uto*es Título da Pub*icação </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Bapti*ta *t *l (2*17) </row>
<row> B*rbo** e P*goraro (20*8) </row>
<row> Ba*on, Mello, Bergamo e F*leiros </row>
<row> (2010) </row>
<row> Botelho e Fe**iani (2004) </row>
<row> *ringiotti (200*) </row>
<row> Car***ho e Gomi*e (2*05) </row>
<row> Cavalcante, Maga*hães e P*nte (2009) </row>
<row> Co*oss*, Mar*sc* e Falck* (2015) </row>
<row> *escanio, Fontaine, *arturano e Del </row>
<row> Prett* (2016) </row>
<row> Eg*y et al (*015) </row>
<row> Fernandes, Lamy, Mo*sh, Lamy Filho e </row>
<row> Coelho (2011) </row>
<row> Fe*riani e Pe*legrino (2004) </row>
<row> Fons*ca et al (2012) </row>
<row> F*kud*, Pen*o e S*ntos (2013) </row>
<row> G**bin, Queiroz, Co*ta e Garbin (2010) </row>
<row> Garbin, Q*eiroz, Rovi** e Sa*iba </row>
<row> (2012) </row>
<row> *omes; Fonse*a (2*05) </row>
<row> Gome* et al (20*5) </row>
<row> Gomide (2009) </row>
<row> Gomide, *alvo, Pinheiro e *abbag </row>
<row> (*0**) </row>
<row> Gr*ssi-*live**a, Ashy e Stein (200*) </row>
<row> Leo**io, Souza e Machado (2017) </row>
<row> Longman-Mills *t al (2015) </row>
<row> Machado et *l (2005) </row>
<row> Macie* et al (2010) </row>
<row> M*ddio e Morela*o (*009) </row>
</column>
<column>
<row> Denta* Negl**t, one t*p* of chi*d abuse - Narrative revie* </row>
<row> V*o****ia do*éstica e psicologi* hospit*la*: </row>
<row> possibilidades de *tuaç*o *iante da mãe que agride. </row>
<row> Ne*li*ência in*an**l: es*udo comparativo do níve* </row>
<row> soci*e*ônomico, estresse par*ntal e *poio *ocial </row>
<row> Prost*t*iç** na </row>
<row> ad*les*ência: interfaces com a instituição fa*ilia*. </row>
<row> Las familias *n "situ*ción de riesgo" ** lo* casos de violê*cia familiar </row>
<row> y m*ltrato infantil. </row>
<row> Práticas e*ucat**as parentais em famílias de a*o*esc*ntes e* conflito </row>
<row> com a lei. </row>
<row> Proce*sos de saú*e e doença entre cri**ças instit*cionalizadas: uma </row>
<row> visão ecológica </row>
<row> De *eração em geração: a violên*ia conjugal e as experiê*cias na </row>
<row> família de orig*m. </row>
<row> Cria*ças e adolesc*n*e* **tox*cad*s por chu*bo: práticas maternas e </row>
<row> problemas de comportamen*o. </row>
<row> U*derstanding child neg*ec* in a gender context: a study pe**ormed i* </row>
<row> * **a*ilian *i*y </row>
<row> Te*endo as teias ** abandono: *lém das *ercepç*es *as mães de bebê* </row>
<row> prematuros </row>
<row> A trajetóri* da vio*ên*ia doméstica no m*nicípio *e *ibeir*o Preto. </row>
<row> Reincid*ncia da violência contra crianças no *unic*pio d* Curit*ba: </row>
<row> u* olhar de gên*ro </row>
<row> Confi*ur*ções sociofamiliar*s de crianças com múltipl*s </row>
<row> ac**himentos in*tit*cion*is </row>
<row> *o*m*ção * a*itude dos pro*essores de ed**ação i*fan**l sobre </row>
<row> viol*ncia fami*iar contra cria*ça </row>
<row> viol*ncia f*miliar sofrida na infância: *m* *nvestiga*ão com </row>
<row> *dolesce*tes </row>
<row> D*m*nsões da violência contra cr*an*** e adolescentes, apre*ndidas do </row>
<row> discurso d* p*ofessor*s e cuid*doras. </row>
<row> *a**st*r psicol*gico, di*función fami*iar, m***rato de *studiantes </row>
<row> durant* la niñez *n una universid*d priv*d* *e Bogotá, Colombi* </row>
<row> A infl*ê*cia da profissã* no esti*o parenta* materno percebid* pelos </row>
<row> filhos. </row>
<row> Correlação en*re práticas educativas, dep*essão, estresse * habili*ades </row>
<row> so*iai*. </row>
<row> Psychobiolog* of ch*l*hood mal*reatment: effects of a*l*static *oad? </row>
<row> D*gr*dação do vínculo *arental e violênci* contr* a crianç*: o u*o do </row>
<row> genograma familia* na práti*a clí*i*a pediát*ica. </row>
<row> Ps*cho*ogical maltreatment a*d *ts *elations*ip wi*h subs*ance abuse </row>
<row> among univers*ty *tudents in K*n*ston, *amaica </row>
<row> *bu*o se*ual: diagnóstico de *asos notificados *o município de </row>
<row> *tajaí/SC, no perío*o de 1999 a 2003, *o*o instrumento p*ra a </row>
<row> interve*ção *om família* que v**enciam situações de viol*ncia </row>
<row> Proje*o Apre**endo *aúde na Escola: * experiência d* repercussões </row>
<row> positivas na quali*ade de vida e det*rminantes da saúde de membros </row>
<row> de uma comunida** esc**ar em Vitória, Espírito *an** </row>
<row> Auto*oncepto y habilidades cognitivas de solución de problemas </row>
<row> interpe*so*a*es e* escolares arg*n*inos: estu*io c*mparativo </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, *rt. 12, p. 226-244, jul./ago. 2019 </line>
<line> www4.*sanet.*o*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ne*li*ência Parental Inf*ntil: Revisã* *o Constr*c*o </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Malta *t al (2**6) </row>
<row> Malta, Bernal, Teixe*r*, Silva e Freitas </row>
<row> (2017) </row>
<row> Mata, *ilv*ira e Deslanes (2017) </row>
<row> Mello e* al (20*7) </row>
<row> Mende* et al (20*9) </row>
<row> Milani e Loureiro (2008) </row>
<row> Motta, Mocion e Manfro (2005) </row>
<row> Nations (2008) </row>
<row> Nunes * Sales (2016) </row>
<row> Pasian, B*zon, Pas*an * Lacha*i** </row>
<row> (20*3) </row>
<row> Pa*ian, Bazon, Pasian e Lacharité </row>
<row> (2015) </row>
<row> *eñal*a et al (2015) </row>
<row> *int* Jú*i*r, Cassepp-Borges e Santos </row>
<row> (201*) </row>
<row> Rat*s, *el*, Masc**en*as e Malta </row>
<row> (201*) </row>
<row> Rein**do e Pil*on (2008) </row>
<row> R*is * Rabel* (2010) </row>
<row> Rodrigues, Noguei*a * *ltafim (2013) </row>
<row> Sald*n, De*ario, Breca*io, Ferriani e </row>
<row> Mello (2015) </row>
<row> S*lu* et *l (2016) </row>
<row> Salvo, Silvaris e *oni (2005) </row>
<row> S*ntos et al (2*09) </row>
<row> Seganfredo el al (2009) </row>
<row> Silva, M*tsuk*ra, Cid * Min*tel (2015) </row>
<row> Silv*, *ires e Go*vei* (2015) </row>
<row> Soejima e *eber (2008) </row>
<row> Vagos*ello (2002) </row>
<row> Van*erlei e *avarret* (*013) </row>
<row> Vieir* et al (2015) </row>
<row> Fonte: Auto*as. </row>
</column>
<column>
<row> A o*or*ê*cia d* ca*sas externas na in*ância e* *ervi*os de ur**ncia: </row>
<row> aspectos e*id*mio*óg*cos, </row>
<row> F*tor*s as*ociados a *iol*ncias contra c*ian*as em Serviços *en*inela </row>
<row> de Urgênc*a nas capi*ais brasilei*a*. </row>
<row> Família e negl*gência: uma análise *o conc*ito de negligên*ia na </row>
<row> infância. </row>
<row> Depre**ão e est*esse: **iste um end*fenó*ipo?. </row>
<row> *studo *e revisão d*s fa*ore* biológicos, sociais * a*bie*tai* </row>
<row> *ssoc*ad*s co* o comporta*ent* agres**vo. </row>
<row> Fam*lias e violê*cia do*ésti*a: **ndições </row>
<row> psicoss***ais p*s ações do **nselho tut*lar. </row>
<row> Efeitos da depr*ssão m*te*n* no dese*v**vimento n*urobioló*ico e </row>
<row> psico*ógico da criança. </row>
<row> Infant deat* and in*erpretiv* *iolen*e i* Northeast Brazil: t*king </row>
<row> *erea*ed Cearense m*th*rs' narratives to h*art. </row>
<row> Violência con**a crianças no cenár*o brasil*iro. </row>
<row> Ne*ligência *nfantil: a modal*dade mais recor**nte de maus-tra*os </row>
<row> Ne*l**ênc*a *n**nti* a pa***r do Child Neglec* Index aplicado no Brasi*. </row>
<row> *so y abuso de dro*as entre estu*iantes y s* relaci*n con el malt*ato </row>
<row> durante la ninez en un* universidad ** Leon, Nicaragua </row>
<row> Caract*rização da violência dom*sti** contra *rianças e adolescen*es e </row>
<row> as estratégias </row>
<row> inte*ventivas em um m*nic*pio do E*tado do Rio de Ja*e**o, Brasil </row>
<row> Vio*ence against childre*: an analysis of mandatory reporting of </row>
<row> violence, B*a*il </row>
<row> Alcohol effe*ts on family r**a*io*s: a ca** study. </row>
<row> Fibromialgia e *st*esse: explorando </row>
<row> relações </row>
<row> *ráti*as parentai* matern*s * a influência de variáveis fam*li*res e do </row>
<row> b eb ê </row>
<row> I*te*a*tion duri*g feeding tim** betwe** m*thers and mal*ourished </row>
<row> children under *w* yea*s of ag* </row>
<row> *easuring child maltreatment u*ing *ulti-i*form*nt sur**y *ata: a </row>
<row> higher-order confirmatory facto* a*alysis </row>
<row> Pr*ticas *d*cativas *o*o forma de *redição de p*oblemas d* </row>
<row> comporta*ento e competência so*ial </row>
<row> ****tação e a*licabilidad* do c*mp*nente "maus-tratos" à es*ratég** </row>
<row> da Atenção Integrada às Doen*as Prevalentes na Infânc** no Bras*l. </row>
<row> Gende* *i*f*rences in the *ssociat*ons be*w*en </row>
<row> *h*ldhood t**uma and parenta* bo*ding in p*nic disorder </row>
<row> Young offender* in b*azil: m*n*al *ealth and factor* o* risk and </row>
<row> pr*tection. </row>
<row> Toxi**depend*ncia e ma***nidade: uma </row>
<row> re*i**o de **ter*tura. </row>
<row> O que leva um* mã* a abandonar *m filho? </row>
<row> O risco *a negligência: um estudo de **so </row>
<row> Mort*l*dad* in*antil evitável e barreiras d* acesso à atenção básica no </row>
<row> Recif*, B*asil. </row>
<row> Rela*os de gesto*es da Assistên*ia Social, Ed**ação e Seguranç* </row>
<row> Pública sobre o e*fr*ntam*nto da violência. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A síntese e in*e*pretação do conteúdo dos artigos busc* compr*ender a catego*i* </line>
<line> *esquisa de mod* a a*ançar ** c*nhecimen*o sobre e*a (COSTA; ZOL*OWSKI, 2**4). A </line>
<line> s*g*ir serão disc*tid*s a* características d* *mostra, o tipo de ab*rdagem da neglig*ncia nos </line>
<line> Rev. F*A, Teres*na *I, v. 16, n. 4, art. 1*, p. 226-*44, jul./ago. 2019 ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. R. Fonse*a, M. D. M. Fe*reira </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> estudos, os conceitos e definições e * re*aç*o entre negligência e pobreza. Os resultado* serão </line>
<line> disc*tidos c** base na literatura. </line>
<line> 3.1 Cara*te*ísticas gerai* d* amos*ra </line>
<line> *oram sele*ionado* 54 artigos, cu*a *ata de pub**caçã* variou ent*e 2002 e 201*. A </line>
<line> *istri*uiç*o dos artigos por *no de publi*ação pode se* obs*rvada no gráfico a seguir: </line>
<line> Gráfico 1 - Distr*bui*ão dos Artigos por Ano de Publicação </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Au*oras. </line>
<line> Obse*v*-se um pro*r*ssivo in*eresse pela t*mática da n**ligênci* p*rent*l infantil, </line>
<line> um* vez que os art*gos aume*tam progressivamente atra*és das séries hist*ric*s e*tudadas. O </line>
<line> ano de 2015 *oi o que *ai* te*e a*tigos publicados que retorn*r*m e*sa busca (*1 artigos). </line>
<line> Quanto ao idi*ma, a *aio*i* das publicaç*es *stá disp*nível e* *ortuguê*, o *ue </line>
</par>
<par>
<line> favorece * acesso da população b**sileira a es*e conteúdo. Dos *4 arti*os, a*enas </line>
<line> 11 não </line>
</par>
<par>
<line> estão disponív*i* em por*ugu*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. *6, n. 4, art. 12, p. 22*-244, ju*./*go. 2*1* </line>
<line> **w4.fs*net.*o*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Negligência *arent*l Infantil: Revisão do Constructo </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfic* 2 - Idi*ma *os Artigos </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Autora*. </line>
</par>
<par>
<line> Os arti*os f*ra* predominantemente *riund*s de pesquisas empíricas, entretanto </line>
</par>
<par>
<line> fo*am encontrados também ensaios *eóri**s, relatos de experiência e uma r*visão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> literatura. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> sentido de responder aos obj*tivos desse es*udo, os *rti*os se**o a*ali**dos </line>
</par>
<par>
<line> quan*o à aborda*em feita ao tema negligência parental infantil e quanto a* conceito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> n**ligê*cia que foi uti*izado, bem como sobre a operaciona*izaçã* *o conceito *escr*ta. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 A**rdag*m do Tema </line>
</par>
<par>
<line> Os artigos *oram classif*cados, quanto à abordagem do te** *m três </line>
<line> categ**ias: 1) </line>
</par>
<par>
<line> Negligência nas Prát*c*s educ*tivas; 2) N*gl*gência como tipo de viol*ncia Intrafamiliar; e 3) </line>
<line> Consequên*ias e impa*to da **gligência. </line>
<line> Quan*o à abordagem da negligência nas *ráticas ed*cativas, diversos a*tores </line>
<line> abordara* a p**entalidade e a* práticas parentais (C*RVALH*; GOMI*E, 2005; *OMIDE, </line>
<line> 2009; GOMIDE; SALVO; *I*HEIRO; SABBAG, 2005; ROD*IGUES, NOGUEIRA; </line>
<line> ALTAFIM, 2013; S*LV*; SILVARIS; TO*I, 2005). O* autores discutem, de*tr* *s prática* </line>
<line> pa*entais, as p*ática* negligentes caracteriza*a* co*o prát*ca* negativas, a*sim como punição </line>
<line> i**ons*s*ente, disci*lin* relaxada, mo*itoria negativa, entr* out*as, e que acarr*tam pr*j*ízos </line>
<line> na vida das crian*as e *dolescentes. </line>
<line> O estudo dos esti*os e p*át*cas pare*tais é muito *mportante na P*ic*log*a do </line>
</par>
<par>
<line> Desenv*lv*m*nto, u*a vez </line>
<line> que apresenta discute a *mp*rtâ*cia e </line>
<line> *a *ostura *otidiana do* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, *. 1*, n. 4, art. 12, p. 2**-244, jul./ago. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. R. F*nse**, M. D. M. Ferreira </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> pais ou r*sponsáv**s em relaç*o *s c*ianças. * i*por*ante salientar *ue, ainda que discutam </line>
<line> também elemento* rel*cionados às consequên***s ne*ativ*s da negligênci* p*re*tal para o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento das crianças, não d*s*utem essa </line>
<line> categoria explic*tamente com* viol*nci*. </line>
</par>
<par>
<line> Isso não significa </line>
<line> que ab*rdage* desc*nsidere *ue a ne*ligência s*ja u** moda*idade a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *io*ê*cia in*rafa*ilia*, mas não fazem a integra**o dess* d*scussão. </line>
<line> Os ar*igos que *iscutem a ne*ligência c*mo tipo de violência intra*amilia* </line>
</par>
<par>
<line> ger*lmente a*ordam-*a g*ralmente *unto com os dema*s tipos </line>
<line> de violência (G*RBIN *t al. </line>
</par>
<par>
<line> 201*; GARBIN et al. 201*; GOMES; FONSECA 2005; MILAN*; LOUREI**, 2008; </line>
<line> *UNE*; SALES, 2016; PINTO **NIOR, CASSEPP-BORGES; SANTOS, 201*; RATES, *t </line>
<line> *l. 2015). Alguns artigos di**utem a neglig*ncia, mas a ênfase dada é a outras tipologias *e </line>
<line> violênci*, *rincipalment* a v**lência sexual (MA*HADO et al., 2005). </line>
</par>
<par>
<line> *i*co *rt**os *edic*ram-*e </line>
<line> a e*tudar e*peci**camente a *e*li*ência parenta* </line>
</par>
<par>
<line> (BA*TIS*A et </line>
<line> al., 2017; MA*A; SILVEIRA; DESLANES, </line>
<line> 2017; *ASIAN et al., 2*13; </line>
</par>
<par>
<line> 201*). Esse número *i*da é red*zido se comparado * o*tros tipos de violên*i*, especi*lmente </line>
<line> se *onsidera* que a **gli*ên*ia é * v**lência mais notif*cada e que mais mot*va situações *e </line>
<line> acolh*mento de cr**nças e adolescentes, bem co*o a de*titu*ção do *oder *amiliar (DIAS, </line>
<line> 2009; F*N*ECA, 2010; PAIS** et al., 2015). </line>
<line> O* ar*igos que disc*tem *s *ons**uênci*s da negligência no desenvolvim*nto são, </line>
</par>
<par>
<line> em sua *aiori*, o*i*ndos de pesquis*s em**ri*as com </line>
<line> adultos, sendo relacionad* com </line>
</par>
<par>
<line> situações de *ranstornos e ad**cimen*os (REIS; RABE*O, 2*10) e comportam*nto a*ressiv* </line>
<line> ou antissocial (M*ND*S et al., 2009; SIL*A et a*., *015). </line>
</par>
<par>
<line> *ambém fo*am encont*ados **tig*s discutindo a r*lação da </line>
<line> exper**ncia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> neg*igência parental e o </line>
<line> uso depen*ência *e d*ogas (*OMEZ al., 200*; LON*MAN- </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> et </line>
</par>
<par>
<line> MILL* et al., 2015; PE*ALBA et al., 2015). Ess*s estudo* encon*ra**m relações impor*an**s </line>
<line> ent*e violências s**ridas na infâ*cia, com destaque da ne*ligên*ia paren*al e o uso abu*ivo de </line>
</par>
<par>
<line> dro*as. Os estu*os foram rea*izad*s e* três *iferen*es c**tex*o* (Co*ômbia, Jam*ica </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Nicarágua), ma* encontraram </line>
<line> resultados semelhantes, o q*e sin*liza para a relevância desse </line>
</par>
<par>
<line> r*sul***o. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto aos p*ocessos de adoecimento, Reis e Rabelo (2010) encontraram fort* </line>
<line> relação ent*e a ne*ligê*c*a p*rental infant*l e doenças *sicos**mátic*s na vi*a adu*ta, como a </line>
<line> fibromialgia. </line>
<line> Tra*alho* como o de **lossi, Marasca e Falck* (2015) *ncontrara* re*ações entre a </line>
<line> vivênci* de violência *a in*ânci*, dentre elas a negl*g*ncia, e a violência con*ugal. *s autoras </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. *6, n. 4, art. 12, p. 226-244, jul./ago. 2**9 ww*4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ne*ligência P*rental Infant*l: *evisão *o C*nstructo </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> e*con*ra*a* co*relações e*tre as exp*ri*nci*s de vi*lê*c*a parental sofrida na infância e o </line>
<line> env*lv**ent* e* uma conjugalida*e violent* na vida *dulta. </line>
</par>
<par>
<line> Apenas um artigo abordou o enfrentame*to e a </line>
<line> prevenção da n*gligência parent*l </line>
</par>
<par>
<line> (VIEIRA et </line>
<line> *l., *015). *n*retanto, divers** est*do* apo*taram a neces*ida*e de açõ** </line>
</par>
<par>
<line> preven**v*s junto às famílias, além de ações das diversas políti**s públicas, *om de*taque a* </line>
<line> papel da escol* (GARBIN et *l., 2*10; G**ES; FONSE*A, 2005; MA**EL et al., 2010). </line>
<line> 3.3 Conceito de ne*ligência </line>
</par>
<par>
<line> Quanto a* conceito de negligê*cia *p*esentad* nos </line>
<line> artigos, observou-se uma </line>
</par>
<par>
<line> te**ê*cia de *once**uação em t*ês di*eções: </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> Definiç** *en*rica, na *er*pecti*a da omissão no </line>
<line> *uida** (MACHADO *t al., </line>
<line> 2005; MADDI*; MOR**ATO, *0*9). </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> S*bdivisão da negligência em físic* e em*ci*na* ou psic**ó**c* (BAPTISTA et </line>
<line> al., 20*7; BRINGIOTTI, 200*; L***M*N-*ILLS et *l., 2015). </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> *ontextualização d* negligência *el*cionada à </line>
<line> disponibilidade de re*ursos das </line>
</par>
<par>
<line> famílias (B*ZON; MELLO; BERGA*O; *AL*IROS, </line>
<line> 2010; BRI*GIOTTI, </line>
</par>
<par>
<line> 2005; EGRY e* al., 2015; VIEI*A et al., *015). </line>
</par>
<par>
<line> Obser**-se que a maiori* d*s est*dos *presentar** c*nceito </line>
<line> de ne*ligência n*ssa </line>
</par>
<par>
<line> *e*sp*ctiva de q** seja av*liada a d*sp*nibilidade d* recurso* da f*míl*a. Esse el*mento é </line>
<line> muito importante, *ntretanto *ouco foi disc*ti*o nos ar*igos aqui anal*sados *o que s* re*er* à </line>
<line> oper*cionali**ção dess*s conceitos *ara a avaliação da vida c*nc*eta das f*mília*. </line>
<line> Outro *ado *esse estu*o fo* o número de *rti*os qu* n*o ap*e**nt*ram </line>
</par>
<par>
<line> e*p**cit*mente o co**ei*o de negligência. Dos </line>
<line> *r*igos da a**stra, m*itos </line>
<line> n** definiram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conceit* de negligê*cia </line>
<line> utiliz*do (BARBOSA; PEGO*ARO, **08; CAVALCANTE, </line>
</par>
<par>
<line> MAGALHÃES; PONTE, 2009; *OL**SI; MARASCA; FALC*E, 2015; *ONSECA e* al., </line>
<line> 2012; MOTT*; MOCION; MANFRO, 2005; REINA**O; *ILLON, 200*). Isso não </line>
</par>
<par>
<line> sign*fica que os est*dos nã* tenham </line>
<line> uma definiçã* subjac*n*e, ma* ela não era diretamente </line>
</par>
<par>
<line> *pre*enta*a ao leit*r. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* dad* pode *efletir dificul*ade de conceit*ar a n*gligência. Po* u* lad*, a </line>
<line> parece que n*gl*gência é algo qu* todos **b** do que se trata, mas a* menos tempo </line>
<line> apres*ntam *rand*s dificuldades de defi*ição *xplícita e clara do que *eja a negligênci*. N* </line>
</par>
<par>
<line> entanto, co*sid*ra-se i*pre*cindíve* delimita*ão do que seja negl*gência, uma </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
<line> vez que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 16, n. 4, ar*. 12, p. 226-244, jul./ago. 20*9 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. *. R. Fonsec*, M. D. M. Fe*reira </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> ape*as uma c*nceitua*ão objetiva e oper*cion*l pode *avorecer a ident*ficação adequ**a do </line>
<line> que seja negli*ência, sem cair em subje*ivis*os o* senso comum. </line>
<line> 3.4 Negligência versus Pobreza </line>
<line> Diversos artigos apre*entam a *iscussã* e*tre Negligência e Pobre*a (B*INGIOT*I, </line>
<line> 2005; P*NTO JÚ*I*R; CASSE**-BORGES; SANTO*, 2015; VIEI*A *t al., 2015). *olic e </line>
<line> Baptist* (2005) fizeram um levant**en*o a*erca dos conce**os da negligên*ia e sal*ent*ram a </line>
<line> ne*essidade de se explicita* a di*poni*i*idad* d* re*ursos como crit*rio para identificação d* </line>
</par>
<par>
<line> *eg*igência p*renta*. Nes*e mesmo sentid*, a Worl* Health *rga*izat*on (WHO) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Inte*na*ional Soc*et* For Prev*ntion Of *hild A*use *nd Neglect (I*PCA*) (2006) </line>
<line> *p*esentam em seu conceito de negl*gência esse critério *a di*ponibilidade *e recursos. </line>
<line> Conforme o docu*en*o da Who e Ispcan (2006), a *egligência pode se* definida </line>
</par>
<par>
<line> como eve*t*s isolados ou *m p*drão de cuida*o e*tável no temp*, </line>
<line> p*r p*rte *o* *ai* ou </line>
</par>
<par>
<line> outr*s mem*ros </line>
<line> da família, que deixam de pr*ve* o desenvo*vi*ento e bem-estar par* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *r**nça, q*a*do teri*m r*curso* e con*ições de fazê-**. Es*e a**ec*o pode ser obs*rvad* em </line>
</par>
<par>
<line> *ma ou m*is áreas: saúde, educa*ão, desenv*lvimento emoc*onal, nutrição, </line>
<line> abr*go </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cond*çõe* seg*ras. </line>
</par>
<par>
<line> É importante distinguir as condiç*es sociais da família e o cuidado *onst*u*do nesse </line>
<line> con*exto. Ca*o cont*ário, * possível f**er avaliações errône*s do que seja a n*gligênc*a, visto </line>
<line> que, conform* salienta Vieira et al. (2015, p.2*3) "situaç*e* p*rcebidas c*mo n*glig*ncia </line>
</par>
<par>
<line> provav*lmente re*l*tem a violência </line>
<line> es*rutural a </line>
<line> que </line>
<line> *sse gr*po se encontra e*posto, *ss*m </line>
</par>
<par>
<line> *om* sua* *a**lias e o entorno *ocial". </line>
<line> Bringiot*i (2005) s*lienta q*e ** países não desenvolvido*, onde a pobreza atravess* </line>
</par>
<par>
<line> a vida *e m*itas famílias, bem como </line>
<line> os serviços de proteção são escass*s *u inexist*nte*. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e </line>
<line> cont*x*o, c*nforme * autora, </line>
<line> "é fundamental di*ere*ciar ** a família r*alme*te </line>
</par>
<par>
<line> a*and*nou a criança o* se é vítima de </line>
<line> uma si*u*ção extrema de crise socioe*onômica"" </line>
</par>
<par>
<line> (tra*ução liv*e, *. *2). E seg*e que*tionando: "podemos n*sses **sos cons***rar a famíli* </line>
</par>
<par>
<line> com* responsáve* diretamente pela s*tuação de carência </line>
<line> de seu* filhos?" </line>
<line> (tradução li*r*, p. </line>
</par>
<par>
<line> 83). </line>
</par>
<par>
<line> Gomes e Fonseca (2005) c*rroboram essa i*eia s*lie*tando n*o ser possível </line>
</par>
<par>
<line> c*nsiderar negligência qua**o *n*x*stem </line>
<line> condiç*es de ***dado *or parte *a famíl*a. Outr*s </line>
</par>
<par>
<line> art*gos e*c*ntr*dos *a amostra também apoiam essa ideia. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 1*, *. 226-244, jul./ago. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> Negligência *a*ent*l Infantil: Revisão do Constru*to </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONS*DERA*ÕES FI*AI* </line>
</par>
<par>
<line> *onstru*r uma pes*uis* de r*visão sist*má*ica é um desafi*, *ntretanto, conf*rme </line>
</par>
<par>
<line> salientam: "sua importância é *rucial, já *ue uma ferramenta que a*xili* a ***anizar, é </line>
<line> analisar c*iticame*te e sint*tizar res*lt*dos pres*ntes *a literatura, in*egrando o panorama da </line>
<line> pr*dução *ientíf*ca *m u*a dete*mina*a área" (*. 101). Destarte, ent*nde-se que e*t* trabalho </line>
</par>
<par>
<line> se consti**i como importante avanço na literatu** ace*ca da negli*ên**a </line>
<line> parental. Es*a </line>
</par>
<par>
<line> pesqu**a apresenta algumas </line>
<line> limit*ç**s, tais </line>
<line> com* o </line>
<line> número r*duzido </line>
<line> de b*s*s acessadas, </line>
</par>
<par>
<line> entretanto contribui no s*ntido de fornecer </line>
<line> um </line>
<line> pano*ama s*stemáti** *as </line>
<line> pu*licações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> discussões acerc* da neg*igência parental infantil. </line>
</par>
<par>
<line> Observo*-se que a negligência, a*esar de s** bastante discutida *a </line>
<line> literatu*a, a*nda </line>
</par>
<par>
<line> encontra um grande desafio: sua def*n**ão e a ope*aciona*i**ção *o seu conce*to. Es*e tema é </line>
</par>
<par>
<line> de grande relevância *anto par* as **ên*ias, </line>
<line> qu*nto </line>
<line> para a sociedade. Ressalt*-se que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> def**iç*o de um co*ceito operaci*nal e v*áv*l ao conte*t* brasilei*o * </line>
<line> f*ndamental *ara um </line>
</par>
<par>
<line> trabalho interv**tiv* e preventivo com qualid*de * resultado*. </line>
</par>
<par>
<line> *r*põe-**, a *arti* des*e estu*o, * seguinte conceituaçã* </line>
<line> para negli*ênc*a *arental </line>
</par>
<par>
<line> i*fant*l: omissão is*lada ou co*o padrão de c*mp*rtamento dos pais ou respon*áveis po* </line>
</par>
<par>
<line> *ma criança </line>
<line> ou a*o*escente que, mesmo disp*ndo de re**rsos mínimos, nã* investem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cuidado necessário, cau*ando prej*ízo em **a ou mais *rea do d*senv*l**mento. O prejuízo </line>
</par>
<par>
<line> *ode v*ria* de i*tensidade e *c*n*ecer em curto, médio * longo **a*o, tanto </line>
<line> nos aspectos </line>
</par>
<par>
<line> físico, cognitivo, emocional, so*ial, nutriç*o, ed*cação, saúde e se*u*anç*. </line>
</par>
<par>
<line> *or *e*ursos *ínimos, entendem-se condiç*es socioeconômicas, cognitiva* e </line>
<line> emoc*onais, bem *o** i*fo*m*c*onais. Isso significa en**o qu* as açõ*s que se v*ltem para </line>
</par>
<par>
<line> a* famíli*s iden*ificadas como *m situação de negligênci* sejam at*ndida* de modo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> favorece* a ampliação d* seus r*c*rsos </line>
<line> p*ote***os, em vez de uma </line>
<line> *ostura acus*tória </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> co*denatória. </line>
</par>
<par>
<line> O cuidado *onsider*do como n*cessário </line>
<line> relacio*a-se às demandas das cria*ças </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> adolescente* em ca*a fase etá*ia. * de*en*olvimento é entendido como *rocess* cumulativ* </line>
</par>
<par>
<line> de aquis*ções e mudan*as do </line>
<line> ponto d* vista biológico, psico*ógico e social, e*tand* </line>
</par>
<par>
<line> relaciona*o ao contexto, * carac*erís*icas própr**s da pe*soa em dese*volvime*to * *s </line>
</par>
<par>
<line> inter*ções que *e </line>
<line> estabel*cem. O </line>
<line> conceito d* *esenvolvimento aqu* *dotado baseado é </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Teoria </line>
<line> Bioec*lógi*a </line>
<line> do </line>
<line> Des*nvolvim*nto </line>
<line> Hum*no </line>
<line> (**ONFEN*RENNER, </line>
<line> 2011; </line>
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<line> B*O*FE*BR**NER; MORRIS, 1998), que co*si*era a int*ração de </line>
<line> *uatro ele*entos </line>
<line> no </line>
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<line> H. *. R. Fo**eca, M. *. M. Fe*re*ra </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> * partir dessas concep**es, a operacionalizaçã* do concei*o de n**ligê*cia par**tal </line>
<line> *equer: 1) identificação das **ndições parenta*s de *uid*do; 2) *ualidade do cuidado </line>
<line> investido; 3) pre*uízos efet**os ou potenc*ais no **se*vo***mento da cr*anç* ou adolescente. </line>
<line> A id*n*ificação das condiç**s pa*enta** de cui*ado fav*r*ce o discernimento da </line>
</par>
<par>
<line> negli**nci* e a </line>
<line> pobreza, comumente confundidas. * *it*ra*ura </line>
<line> ap*nta e*s* co**usão, bem </line>
</par>
<par>
<line> c*mo * dem*nda ur*en*e pela dif*r*nciaç*o a fi* de que </line>
<line> não haja **a culpabi*ização </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *amílias po*res pela sua p*breza, b*m como a fragil*za*ão d*s vínculos familiares * ainda a </line>
<line> invi**bilização da n***igência em outras c*asses so*iais. </line>
</par>
<par>
<line> A avaliaç** da qualid*d* d* </line>
<line> c*idado d*v* respei*a* as </line>
<line> con*içõe* socioculturais </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> fam**ia, sem *erder de vist* as prescrições mínimas para u* desenvolvimento saudá*el. *sso </line>
</par>
<par>
<line> significa </line>
<line> dizer *ue é </line>
<line> impo**ante **mpreender pa*entalida*e qu* é exerc*da na família. * a </line>
</par>
<par>
<line> co*pree**ã* </line>
<line> das </line>
<line> cren*as e *ráti*as </line>
<line> parentais é *ssencial para compreender o </line>
<line> *uid*do </line>
</par>
<par>
<line> pr*duzido. </line>
</par>
<par>
<line> *esse sentido, en*ende-se a p*renta*idade na pe*spectiva </line>
<line> d* *ar*n*ss et *l. (2007) </line>
</par>
<par>
<line> que *a*ien*am qu* inicial*e*te se t*m um* cultura com modelos im*lícitos *ara o exercício </line>
<line> da p*rentalid*d*. É nesse contexto **e vã* sur*ir as crenç*s es*ecífi*as dos pais que fi*tram e </line>
</par>
<par>
<line> elegem aquilo </line>
<line> que faz sen*ido diretamente e* sua </line>
<line> família. Essas crenças sobre </line>
</par>
<par>
<line> desenvolviment*, sobr* prátic*s, consequênc*as, *tc., são mediadas por *atore* intervenientes, </line>
<line> tais c**o as c*racterísticas *os pais, das cri*n*as e asp*ctos culturais. A p*rti* disso, surgem </line>
</par>
<par>
<line> as pr*ticas p*opriamente ditas, no que se refere à *struturação ** *mbiente, i*ter*ções </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> organ*zação </line>
<line> das atividade* d**rias. O r*sulta**, por fim, i*cide dire*amen** no </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvi*en** das crianças e adoles*ente*, bem como em todo o func*onament* famili*r. </line>
</par>
<par>
<line> Os *rejuízos efetivos o* *ot*nciais </line>
<line> no desenvolvimento devem ser averiguados no </line>
</par>
<par>
<line> contexto de *ada </line>
<line> criança, ad*lescente e família. Nes*e sentido d* que o trabalho c*m </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *ri*nças e adole*centes e suas </line>
<line> famílias </line>
<line> possa tanto resgatar os *ireitos como minimizar os </line>
</par>
<par>
<line> danos. O p**cesso educati** com ** fa*ílias é *e grande relevân*ia, *ma ve* *ue, *pesar de a </line>
<line> f*mília se* * luga* pot*n*i*lme*te *ais pr*te*i*o para * desenvolvimento das crianças, ne* </line>
<line> sempre o est*lo pare*tal é favorá*el. </line>
<line> Ainda q*e permeie as práticas parent*is, *ale destacar q*e a n*gli*ê*ci* *e consti*ui </line>
<line> *omo uma vi*lação d*s direit*s das criança* e adoles*entes, co*o *m tipo de viol*ncia que </line>
</par>
<par>
<line> precis* </line>
<line> ser </line>
<line> en**entada. Sen*o assim, * necessário contínuo </line>
<line> inve*t*m*nto na p*evenção, </line>
</par>
<par>
<line> i*entificação e cuid**o c*m as fa*íl*a*, crianças </line>
<line> e adole*ce*tes em **tuaç*o d* neglig*ncia. </line>
</par>
<par>
<line> A quali*ica**o do </line>
<line> cuidado com as *rianças e ado*esce*tes ** poderá ser p*ssível c*m </line>
<line> *m a </line>
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<line> *bordage* sé*i*, sensív*l e siste*ática d* fam*lia em t*da sua dinâmica. </line>
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<line> H. R. R. Fon*eca </line>
<line> M. D. *. Ferrei*a </line>
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<line> *) co*cepção e planejamento. </line>
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<line> 2) a*ális* e *nte*pr*tação d*s dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> 3) elaboraçã* do rascunho ou na revisão c**tica d* *on*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 4) participação na aprovação da versão f*nal do *an*scrito. </line>
<line> X </line>
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