<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 12, p. 226-244, *u*./ag*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.12
</line>
</par><par>
<line>
Negligência Parental Infant*l: *evisão do *on*truct*
</line>
<line>
*hild Parental **glect: A Conc*pt Review
</line>
</par><par>
<line>
Hi*ana R*e*cia Rosa d* Fonseca
</line>
<line>
Dout**ado e* Política* Púb*icas U*i*ersida*e Federal do Piauí
</line>
<line>
Me*tr* em Psicologia U***ersidade *ederal do Rio Gr*nde do Sul
</line>
<line>
*-mail: hivana*onseca@hotmail.c*m
</line>
<line>
M*ria D\alva Maced* Ferreira
</line>
<line>
*ou*ora em Se**iço Soc*al *ela Pontifí*i* *niversi*ade Católica de S*o *aulo
</line>
<line>
Prof*ssora Adjun*a da Universidade *ede*al do Piauí
</line>
<line>
Em*il: m.*al*afer*eira@uol.c*m.b*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
U*i*ersidade Federal do *i*uí - UFPI *ampus
</line>
<line>
A**liado *elo sistema Triple Re*iew: De** Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Universitário M*nistro P*trônio Portella, Centro
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
pelo E*i*or-Chefe; e *) Double Bl*nd R*v*ew
</line>
</par><par>
<line>
C*ências Human*s e Letras, Bairro Inin*a - Teresin* - PI
</line>
<line>
(a*a*iação *ega por dois avaliad*res da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
-*EP: **049-550 *rasil.
</line>
<line>
*evisã*: G*amat*cal, Normativa e de *orm*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Negligên*ia Parental Infa*t**: Re*isão do Co*structo
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
*ESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Este artig* objetiva a*resentar
</line>
<line>
os dados de uma revi*ão *is*emática acerca
</line>
<line>
da negligênc*a
</line>
</par><par>
<line>
pare*tal *nfantil. A negligência par*ntal infan*il é * violênci* mais notificada no Brasil e o q*e
</line>
<line>
mais mot**a o acolhimento de crianças e a*o**sc*ntes. A re**são *oi *e**izada em d*as bas*s
</line>
<line>
de dado*, Scientific *l*ctroni* Library Online (Scielo) e P*r*a* de Periódic*s Eletrônicos d*
</line>
</par><par>
<line>
P**c*l**ia (PePSIC), uti*izando
</line>
<line>
como descr*to*es Ne*ligênci* AND Infan*il e Neg*igência
</line>
</par><par>
<line>
AND Parental. Foram
</line>
<line>
incluídos **tigos completo* publicados em
</line>
<line>
português,
</line>
<line>
*n*lês ou
</line>
</par><par>
<line>
es*anhol, que *i*c*tissem a categoria negligênc*a parent*l *nfantil. A amostra fo* de
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
ar*i*os. Observou-se um número e*pre*sivo de pub*ic*ções sobre * tema, mas ai*da uma
</line>
<line>
d*f*cu**ade *o*c**tual e o*era*i**al d* neg*i*ênci*. Quan*o à abordag*m, **ram div*didos *m
</line>
</par><par>
<line>
três c**e*orias: Negl*gência nas
</line>
<line>
práticas
</line>
<line>
educ*tivas; Negligência como tipo de
</line>
<line>
vio*ência
</line>
</par><par>
<line>
Intrafamiliar; Conse*uências e impacto da negligência. *o que t*nge ao conceito, encon*rou-
</line>
</par><par>
<line>
se uma *ari*dade d* d*fini*ões da negligência, bem
</line>
<line>
**mo f*ram identi*icados artig*s que,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo abordando o tema, não explic**am nenhum conceit* para este construct*. A
</line>
<line>
prop*sição de um concei*o operacional e viável ao cont*xto bra*ile*ro é fundamental para u*
</line>
<line>
trabal*o interven*ivo e preve*tivo *om qu*lidad* e resultados.
</line>
<line>
Palavras-*have: Negligência. R*vi*ão Sistemáti*a. Violência
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
This articl* aims to descri*e child parent*l neglect from a sys**matic litera*ure review. Ch*ld
</line>
<line>
parental neglect a*d *he mos* r*ported violence at Br*zil and wh*t most motivates t*e
</line>
<line>
re*e**ion of children *nd ado*escents. A *eview w*s conducted on two data*as*s, *cie*o and
</line>
</par><par>
<line>
PePs*c,
</line>
<line>
such as Neglect *nd *hild *buse and Neg*ec* and P*rental D*sc*iption. Complet*
</line>
</par><par>
<line>
*rticles **re published i* P*rtuguese, E*gli*h o* *panish, which dis*u*sed the category of
</line>
</par><par>
<line>
paren*al child neg*ect. The sampl* was 54 ar*icles. Ther* wa* an e*press*ve number of
</line>
<line>
p*blica*ions on the subject, *ut st*ll * con*eptual and o*eratio*al di*f*culty of neg*e*t. A* f*r
</line>
<line>
the *pproach, t*ey were di*ided in*o three ca*egories: Negligence in *ducationa* Practic*s;
</line>
</par><par>
<line>
Negligence
</line>
<line>
as a type o* *ntrafamily *iolence; *onsequences and impact of negligen*e.
</line>
</par><par>
<line>
Regardin* the co**ep*, we found a vari*ty of ne***gence *ccounti*g, as well as articl*s wer*
</line>
</par><par>
<line>
i*entifi*d *ha*, eve* addr*s*ing the theme, no
</line>
<line>
concept is expla*ned for this co**truct. A
</line>
</par><par>
<line>
proposal *or an operat*ona* and fe**i*le concept *o the Braz*lian context is *un*amental for an
</line>
<line>
interventi*n an* preven*ive
</line>
<line>
Keyword*: Negligenc*. *ystema*ic liter*ture r*view. Violence.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. *, *rt. 12, p. 226-24*, jul./ag*. 2***
</line>
<line>
w*w*.fsan*t.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. R. Fo*sec*, M. D. *. *erreira
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo tem o o*je*iv* de discutir as publicações a*erca da negl*gência
</line>
<line>
parental
</line>
</par><par>
<line>
infa*t*l, a*ali*ando a abor*ag*m
</line>
<line>
qu* f**em do tema, bem c*m* o
</line>
<line>
conceito utilizad* nos
</line>
</par><par>
<line>
estudos. Trata-se *e u*a *evisão *ist*mática da **te*a*ura realiz*d* através das bases *cie*****c
</line>
</par><par>
<line>
Elect*onic Library Online (Sc*elo) e
</line>
<line>
no portal de Periódicos Eletrôni**s de Psicol**i*
</line>
</par><par>
<line>
(PePSIC).
</line>
</par><par>
<line>
* literat*ra *em a*o**ado pa*a * dificu**ade que é co*ceituar a negligênci* parental
</line>
</par><par>
<line>
i**an*i*, ass*m como
</line>
<line>
tem sido rec*rrente o d*safi*
</line>
<line>
de identifi**r, classific*r e descreve* as
</line>
</par><par>
<line>
situaçõ*s de *eg*i*ên*ia (VOLIC; BAPTIS**, 2*05). Por outro la*o, * *egligê*cia p*ren*al
</line>
<line>
infa*til é * *i*ologia de v**lênci* *ais notificada (PAIS*N, 2015; P*ÑA*BA et al., 20*5) e
</line>
<line>
o maior motiv* de acolhim*nto institu*i*na* de c*ianças e *dole*centes (DIAS, 2**9;
</line>
<line>
**NSECA, 2*10; VOLIC; BAPTISTA, *005).
</line>
<line>
Di*nte *isso, a disc*ssão a*e*ca ** defi*ição e operacionaliz*ção *o conceito de
</line>
<line>
n*g*igê*cia s** fundament*is.
</line>
<line>
2 ME**DOLO**A
</line>
<line>
Foi rea*i*ad* u*a revisão sistemáti*a da literatura a**r*a da n*gl*gên*ia *arental
</line>
</par><par>
<line>
inf*nt*l. A *evisã* sis***ática co*siste em um* rev*são
</line>
<line>
crítica, que busca reunir, avaliar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sinteti*ar re*ultados de estudos de modo a m*ximizar o potencial d* busca de artigos atra*és
</line>
<line>
de est*atégias organiza*as (**STA; ZOL*O*SKI, 20*4).
</line>
<line>
Nesse *rocesso, * pr*m*i*o pas*o, confor*e os *u*ores *encionados, é del*mitar a
</line>
<line>
questã* a ser **squi**d*. Par* *ins des*e *studo, o *bjeto de pesquis* fo* a ne*li*ênci*
</line>
<line>
pa*ental infantil.
</line>
<line>
A seguir foram se*eci**a*as as bases de da*o* para pesq**sa, considerando *
</line>
<line>
indexação d* revistas que pu**iquem a*er*a *o tem*. Foram b*sc*d*s artig*s completos nas
</line>
</par><par>
<line>
ba*es
</line>
<line>
de da**s Scien**fic E*ectronic L*b*ary Onli*e (Scielo) e n* portal de *er*ódicos
</line>
</par><par>
</page><line>
El*trônico* de Ps*c*l*gia (PePS*C). Essas dua* base* de dados indexam, juntas, mais d* 100
</line>
<line>
revista* na *rea *a Sa*de e Ciênc*as Soc*ais.
</line>
<line>
C*mo descritores, foram utilizados: N*g*igência AND I*fantil; Negligên*ia AND
</line>
<line>
**rent*l, via formulári* iAH. * defin**ão desses descrit*res *correu **ós diversos *estes com
</line>
<line>
o*tras palavras-*h*ves, buscand* ass*m **ilizar a*uelas que retorna*sem com o ma*or nú*er*
</line>
<line>
de a*tigos e com ma*or v**cul*ção à proposta d* pesqui*a.
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*s**a, v. 16, n. 4, art. 12, p. 226-244, jul./ago. 2019 www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Neg*igên*ia Parent*l *nfa*til: Revis*o do Con*tr*cto
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
O pe*íodo defini*o par* a b**ca dat*
</line>
<line>
d*sde 1990 a*é 2*17, ou seja,
</line>
<line>
27 anos.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, só foram obtidos **t*gos com da*a *e pub*icação a partir de 2*02.
</line>
<line>
A extração *os ar*i*os f** r*alizada nos dia* *5 e *6 de novem**o *e 2*1*, por dois
</line>
</par><par>
<line>
*uíz*s *nde*ende*tes, conf*rme re*omenda a literatura a*erca
</line>
<line>
da revisã* sistemá*ica
</line>
</par><par>
<line>
(ZOLTOWSK*, et al., 2014). *nicialm*nte for** utilizados os d*scr*tores nas b*ses de dados.
</line>
<line>
Os ar*igos que ret*rnara* *a busca tiveram seus resumos lidos para aplicação dos c**téri*s de
</line>
<line>
*ncl*são e exclusão. Aqueles que ve*savam *obre negligência parental infanti* for*m i*clu*dos
</line>
</par><par>
<line>
*a pesqui*a e
</line>
<line>
aqueles que ve**avam ***re outr* tópico foram **cl*ídos do estu*o. Tanto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ext*ação dos artigo* quanto a leitur* dos resumo* fora* realizadas po* dois juíz*s e o *étodo
</line>
<line>
utili*ado frente * discordâncias *oi a real*zaç*o da leitura do artig* comple*o p** am*os os
</line>
</par><par>
<line>
ju*ze*, sendo que a de*isã* por inclusão ou exc**são foi
</line>
<line>
tomada de com*m a*ordo entre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
juízes.
</line>
</par><par>
<line>
For*m incl*ídos art*go* completos que *st*o disponíveis online, escritos n*s idio*as
</line>
</par><par>
<line>
p*r*uguê*, *nglês * e*pa*hol. Não fora* *ncontrados artigos e* ou*ros idiomas que não
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*e*cionados como critér**s. *l*m disso, to**s os ar*igos resultan*es *uderam s*r acessado*
</line>
<line>
em te*to completo.
</line>
<line>
A seguir, os artigos foram listados e os repe*id*s des*artad*s. * process* de *oleta
</line>
<line>
de dados pod* ser obs**vado na Figura 1 q*e *prese*ta o fluxogra*a da coleta *os art*gos até
</line>
<line>
a *ormação da amostr* fin*l.
</line>
<line>
*ig*ra 1 - Fluxogr*m* da colet* de artigos
</line>
</par><par>
<line>
Busca pelo* Descritores
</line>
<line>
Leitura do *es*mo
</line>
<line>
E*cl*são dos rep*tidos
</line>
</par><par>
<line>
Sci*lo: 51
</line>
<line>
*cielo: 45
</line>
<line>
Total da amos*ra
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
PEPSIC: 19
</line>
<line>
PEPSIC: 19
</line>
</par><par>
<line>
*on*e: Autoras.
</line>
</par><par>
<line>
* am*stra final, portanto, foi co*posta *e 54 artigos cujo conteúdo foi subm*tido ao
</line>
</par><par>
<line>
proces*o *e
</line>
<line>
s*ntese e interpre*aç*o, que é pas*o f*nal do o
</line>
<line>
proces*o de R**i**o Sistemática
</line>
</par><par>
<line>
(COSTA; ZOLTOW*KI, 2014). Os resul*ados
</line>
<line>
da pesquisa
</line>
<line>
são
</line>
<line>
apresenta*os * discuti*os
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
tópico a seguir.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *6, n. 4, *rt. 12, p. 2**-244, *ul./ago. 20*9
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. *. Fonsec*, M. *. M. F*rre*ra
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTAD*S E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
A t*bela a seguir apresenta os *r*igo* que com*use*am a a*ostra pa*a este es*u*o.
</line>
<line>
Tabela 1 - Amostra da Pesquisa
</line>
<line>
Au*or*s/*uto*es Título da Pub*icação
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, *rt. 12, p. 226-244, jul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.*sanet.*o*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ne*li*ência Parental Inf*ntil: Revisã* *o Constr*c*o
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
A síntese e in*e*pretação do conteúdo dos artigos busc* compr*ender a catego*i*
</line>
<line>
*esquisa de mod* a a*ançar ** c*nhecimen*o sobre e*a (COSTA; ZOL*OWSKI, 2**4). A
</line>
<line>
s*g*ir serão disc*tid*s a* características d* *mostra, o tipo de ab*rdagem da neglig*ncia nos
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres*na *I, v. 16, n. 4, art. 1*, p. 226-*44, jul./ago. 2019 ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. R. Fonse*a, M. D. M. Fe*reira
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
estudos, os conceitos e definições e * re*aç*o entre negligência e pobreza. Os resultado* serão
</line>
<line>
disc*tidos c** base na literatura.
</line>
<line>
3.1 Cara*te*ísticas gerai* d* amos*ra
</line>
<line>
*oram sele*ionado* 54 artigos, cu*a *ata de pub**caçã* variou ent*e 2002 e 201*. A
</line>
<line>
*istri*uiç*o dos artigos por *no de publi*ação pode se* obs*rvada no gráfico a seguir:
</line>
<line>
Gráfico 1 - Distr*bui*ão dos Artigos por Ano de Publicação
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Au*oras.
</line>
<line>
Obse*v*-se um pro*r*ssivo in*eresse pela t*mática da n**ligênci* p*rent*l infantil,
</line>
<line>
um* vez que os art*gos aume*tam progressivamente atra*és das séries hist*ric*s e*tudadas. O
</line>
<line>
ano de 2015 *oi o que *ai* te*e a*tigos publicados que retorn*r*m e*sa busca (*1 artigos).
</line>
<line>
Quanto ao idi*ma, a *aio*i* das publicaç*es *stá disp*nível e* *ortuguê*, o *ue
</line>
</par><par>
<line>
favorece * acesso da população b**sileira a es*e conteúdo. Dos *4 arti*os, a*enas
</line>
<line>
11 não
</line>
</par><par>
<line>
estão disponív*i* em por*ugu*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. *6, n. 4, art. 12, p. 22*-244, ju*./*go. 2*1*
</line>
<line>
**w4.fs*net.*o*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Negligência *arent*l Infantil: Revisão do Constructo
</line>
<line>
233
</line>
</par><par>
<line>
Gráfic* 2 - Idi*ma *os Artigos
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Autora*.
</line>
</par><par>
<line>
Os arti*os f*ra* predominantemente *riund*s de pesquisas empíricas, entretanto
</line>
</par><par>
<line>
fo*am encontrados também ensaios *eóri**s, relatos de experiência e uma r*visão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
literatura.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
sentido de responder aos obj*tivos desse es*udo, os *rti*os se**o a*ali**dos
</line>
</par><par>
<line>
quan*o à aborda*em feita ao tema negligência parental infantil e quanto a* conceito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
n**ligê*cia que foi uti*izado, bem como sobre a operaciona*izaçã* *o conceito *escr*ta.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 A**rdag*m do Tema
</line>
</par><par>
<line>
Os artigos *oram classif*cados, quanto à abordagem do te** *m três
</line>
<line>
categ**ias: 1)
</line>
</par><par>
<line>
Negligência nas Prát*c*s educ*tivas; 2) N*gl*gência como tipo de viol*ncia Intrafamiliar; e 3)
</line>
<line>
Consequên*ias e impa*to da **gligência.
</line>
<line>
Quan*o à abordagem da negligência nas *ráticas ed*cativas, diversos a*tores
</line>
<line>
abordara* a p**entalidade e a* práticas parentais (C*RVALH*; GOMI*E, 2005; *OMIDE,
</line>
<line>
2009; GOMIDE; SALVO; *I*HEIRO; SABBAG, 2005; ROD*IGUES, NOGUEIRA;
</line>
<line>
ALTAFIM, 2013; S*LV*; SILVARIS; TO*I, 2005). O* autores discutem, de*tr* *s prática*
</line>
<line>
pa*entais, as p*ática* negligentes caracteriza*a* co*o prát*ca* negativas, a*sim como punição
</line>
<line>
i**ons*s*ente, disci*lin* relaxada, mo*itoria negativa, entr* out*as, e que acarr*tam pr*j*ízos
</line>
<line>
na vida das crian*as e *dolescentes.
</line>
<line>
O estudo dos esti*os e p*át*cas pare*tais é muito *mportante na P*ic*log*a do
</line>
</par><par>
<line>
Desenv*lv*m*nto, u*a vez
</line>
<line>
que apresenta discute a *mp*rtâ*cia e
</line>
<line>
*a *ostura *otidiana do*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, *. 1*, n. 4, art. 12, p. 2**-244, jul./ago. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. R. F*nse**, M. D. M. Ferreira
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
pais ou r*sponsáv**s em relaç*o *s c*ianças. * i*por*ante salientar *ue, ainda que discutam
</line>
<line>
também elemento* rel*cionados às consequên***s ne*ativ*s da negligênci* p*re*tal para o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento das crianças, não d*s*utem essa
</line>
<line>
categoria explic*tamente com* viol*nci*.
</line>
</par><par>
<line>
Isso não significa
</line>
<line>
que ab*rdage* desc*nsidere *ue a ne*ligência s*ja u** moda*idade a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*io*ê*cia in*rafa*ilia*, mas não fazem a integra**o dess* d*scussão.
</line>
<line>
Os ar*igos que *iscutem a ne*ligência c*mo tipo de violência intra*amilia*
</line>
</par><par>
<line>
ger*lmente a*ordam-*a g*ralmente *unto com os dema*s tipos
</line>
<line>
de violência (G*RBIN *t al.
</line>
</par><par>
<line>
201*; GARBIN et al. 201*; GOMES; FONSECA 2005; MILAN*; LOUREI**, 2008;
</line>
<line>
*UNE*; SALES, 2016; PINTO **NIOR, CASSEPP-BORGES; SANTOS, 201*; RATES, *t
</line>
<line>
*l. 2015). Alguns artigos di**utem a neglig*ncia, mas a ênfase dada é a outras tipologias *e
</line>
<line>
violênci*, *rincipalment* a v**lência sexual (MA*HADO et al., 2005).
</line>
</par><par>
<line>
*i*co *rt**os *edic*ram-*e
</line>
<line>
a e*tudar e*peci**camente a *e*li*ência parenta*
</line>
</par><par>
<line>
(BA*TIS*A et
</line>
<line>
al., 2017; MA*A; SILVEIRA; DESLANES,
</line>
<line>
2017; *ASIAN et al., 2*13;
</line>
</par><par>
<line>
201*). Esse número *i*da é red*zido se comparado * o*tros tipos de violên*i*, especi*lmente
</line>
<line>
se *onsidera* que a **gli*ên*ia é * v**lência mais notif*cada e que mais mot*va situações *e
</line>
<line>
acolh*mento de cr**nças e adolescentes, bem co*o a de*titu*ção do *oder *amiliar (DIAS,
</line>
<line>
2009; F*N*ECA, 2010; PAIS** et al., 2015).
</line>
<line>
O* ar*igos que disc*tem *s *ons**uênci*s da negligência no desenvolvim*nto são,
</line>
</par><par>
<line>
em sua *aiori*, o*i*ndos de pesquis*s em**ri*as com
</line>
<line>
adultos, sendo relacionad* com
</line>
</par><par>
<line>
situações de *ranstornos e ad**cimen*os (REIS; RABE*O, 2*10) e comportam*nto a*ressiv*
</line>
<line>
ou antissocial (M*ND*S et al., 2009; SIL*A et a*., *015).
</line>
</par><par>
<line>
*ambém fo*am encont*ados **tig*s discutindo a r*lação da
</line>
<line>
exper**ncia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
neg*igência parental e o
</line>
<line>
uso depen*ência *e d*ogas (*OMEZ al., 200*; LON*MAN-
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
et
</line>
</par><par>
<line>
MILL* et al., 2015; PE*ALBA et al., 2015). Ess*s estudo* encon*ra**m relações impor*an**s
</line>
<line>
ent*e violências s**ridas na infâ*cia, com destaque da ne*ligên*ia paren*al e o uso abu*ivo de
</line>
</par><par>
<line>
dro*as. Os estu*os foram rea*izad*s e* três *iferen*es c**tex*o* (Co*ômbia, Jam*ica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Nicarágua), ma* encontraram
</line>
<line>
resultados semelhantes, o q*e sin*liza para a relevância desse
</line>
</par><par>
<line>
r*sul***o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Quanto aos p*ocessos de adoecimento, Reis e Rabelo (2010) encontraram fort*
</line>
<line>
relação ent*e a ne*ligê*c*a p*rental infant*l e doenças *sicos**mátic*s na vi*a adu*ta, como a
</line>
<line>
fibromialgia.
</line>
<line>
Tra*alho* como o de **lossi, Marasca e Falck* (2015) *ncontrara* re*ações entre a
</line>
<line>
vivênci* de violência *a in*ânci*, dentre elas a negl*g*ncia, e a violência con*ugal. *s autoras
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, *. *6, n. 4, art. 12, p. 226-244, jul./ago. 2**9 ww*4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ne*ligência P*rental Infant*l: *evisão *o C*nstructo
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
e*con*ra*a* co*relações e*tre as exp*ri*nci*s de vi*lê*c*a parental sofrida na infância e o
</line>
<line>
env*lv**ent* e* uma conjugalida*e violent* na vida *dulta.
</line>
</par><par>
<line>
Apenas um artigo abordou o enfrentame*to e a
</line>
<line>
prevenção da n*gligência parent*l
</line>
</par><par>
<line>
(VIEIRA et
</line>
<line>
*l., *015). *n*retanto, divers** est*do* apo*taram a neces*ida*e de açõ**
</line>
</par><par>
<line>
preven**v*s junto às famílias, além de ações das diversas políti**s públicas, *om de*taque a*
</line>
<line>
papel da escol* (GARBIN et *l., 2*10; G**ES; FONSE*A, 2005; MA**EL et al., 2010).
</line>
<line>
3.3 Conceito de ne*ligência
</line>
</par><par>
<line>
Quanto a* conceito de negligê*cia *p*esentad* nos
</line>
<line>
artigos, observou-se uma
</line>
</par><par>
<line>
te**ê*cia de *once**uação em t*ês di*eções:
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
Definiç** *en*rica, na *er*pecti*a da omissão no
</line>
<line>
*uida** (MACHADO *t al.,
</line>
<line>
2005; MADDI*; MOR**ATO, *0*9).
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
S*bdivisão da negligência em físic* e em*ci*na* ou psic**ó**c* (BAPTISTA et
</line>
<line>
al., 20*7; BRINGIOTTI, 200*; L***M*N-*ILLS et *l., 2015).
</line>
</par><par>
<line>
3.
</line>
<line>
*ontextualização d* negligência *el*cionada à
</line>
<line>
disponibilidade de re*ursos das
</line>
</par><par>
<line>
famílias (B*ZON; MELLO; BERGA*O; *AL*IROS,
</line>
<line>
2010; BRI*GIOTTI,
</line>
</par><par>
<line>
2005; EGRY e* al., 2015; VIEI*A et al., *015).
</line>
</par><par>
<line>
Obser**-se que a maiori* d*s est*dos *presentar** c*nceito
</line>
<line>
de ne*ligência n*ssa
</line>
</par><par>
<line>
*e*sp*ctiva de q** seja av*liada a d*sp*nibilidade d* recurso* da f*míl*a. Esse el*mento é
</line>
<line>
muito importante, *ntretanto *ouco foi disc*ti*o nos ar*igos aqui anal*sados *o que s* re*er* à
</line>
<line>
oper*cionali**ção dess*s conceitos *ara a avaliação da vida c*nc*eta das f*mília*.
</line>
<line>
Outro *ado *esse estu*o fo* o número de *rti*os qu* n*o ap*e**nt*ram
</line>
</par><par>
<line>
e*p**cit*mente o co**ei*o de negligência. Dos
</line>
<line>
*r*igos da a**stra, m*itos
</line>
<line>
n** definiram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conceit* de negligê*cia
</line>
<line>
utiliz*do (BARBOSA; PEGO*ARO, **08; CAVALCANTE,
</line>
</par><par>
<line>
MAGALHÃES; PONTE, 2009; *OL**SI; MARASCA; FALC*E, 2015; *ONSECA e* al.,
</line>
<line>
2012; MOTT*; MOCION; MANFRO, 2005; REINA**O; *ILLON, 200*). Isso não
</line>
</par><par>
<line>
sign*fica que os est*dos nã* tenham
</line>
<line>
uma definiçã* subjac*n*e, ma* ela não era diretamente
</line>
</par><par>
<line>
*pre*enta*a ao leit*r.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* dad* pode *efletir dificul*ade de conceit*ar a n*gligência. Po* u* lad*, a
</line>
<line>
parece que n*gl*gência é algo qu* todos **b** do que se trata, mas a* menos tempo
</line>
<line>
apres*ntam *rand*s dificuldades de defi*ição *xplícita e clara do que *eja a negligênci*. N*
</line>
</par><par>
<line>
entanto, co*sid*ra-se i*pre*cindíve* delimita*ão do que seja negl*gência, uma
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
vez que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 16, n. 4, ar*. 12, p. 226-244, jul./ago. 20*9
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. R. Fonsec*, M. D. M. Fe*reira
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
ape*as uma c*nceitua*ão objetiva e oper*cion*l pode *avorecer a ident*ficação adequ**a do
</line>
<line>
que seja negli*ência, sem cair em subje*ivis*os o* senso comum.
</line>
<line>
3.4 Negligência versus Pobreza
</line>
<line>
Diversos artigos apre*entam a *iscussã* e*tre Negligência e Pobre*a (B*INGIOT*I,
</line>
<line>
2005; P*NTO JÚ*I*R; CASSE**-BORGES; SANTO*, 2015; VIEI*A *t al., 2015). *olic e
</line>
<line>
Baptist* (2005) fizeram um levant**en*o a*erca dos conce**os da negligên*ia e sal*ent*ram a
</line>
<line>
ne*essidade de se explicita* a di*poni*i*idad* d* re*ursos como crit*rio para identificação d*
</line>
</par><par>
<line>
*eg*igência p*renta*. Nes*e mesmo sentid*, a Worl* Health *rga*izat*on (WHO)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Inte*na*ional Soc*et* For Prev*ntion Of *hild A*use *nd Neglect (I*PCA*) (2006)
</line>
<line>
*p*esentam em seu conceito de negl*gência esse critério *a di*ponibilidade *e recursos.
</line>
<line>
Conforme o docu*en*o da Who e Ispcan (2006), a *egligência pode se* definida
</line>
</par><par>
<line>
como eve*t*s isolados ou *m p*drão de cuida*o e*tável no temp*,
</line>
<line>
p*r p*rte *o* *ai* ou
</line>
</par><par>
<line>
outr*s mem*ros
</line>
<line>
da família, que deixam de pr*ve* o desenvo*vi*ento e bem-estar par*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*r**nça, q*a*do teri*m r*curso* e con*ições de fazê-**. Es*e a**ec*o pode ser obs*rvad* em
</line>
</par><par>
<line>
*ma ou m*is áreas: saúde, educa*ão, desenv*lvimento emoc*onal, nutrição,
</line>
<line>
abr*go
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cond*çõe* seg*ras.
</line>
</par><par>
<line>
É importante distinguir as condiç*es sociais da família e o cuidado *onst*u*do nesse
</line>
<line>
con*exto. Ca*o cont*ário, * possível f**er avaliações errône*s do que seja a n*gligênc*a, visto
</line>
<line>
que, conform* salienta Vieira et al. (2015, p.2*3) "situaç*e* p*rcebidas c*mo n*glig*ncia
</line>
</par><par>
<line>
provav*lmente re*l*tem a violência
</line>
<line>
es*rutural a
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*sse gr*po se encontra e*posto, *ss*m
</line>
</par><par>
<line>
*om* sua* *a**lias e o entorno *ocial".
</line>
<line>
Bringiot*i (2005) s*lienta q*e ** países não desenvolvido*, onde a pobreza atravess*
</line>
</par><par>
<line>
a vida *e m*itas famílias, bem como
</line>
<line>
os serviços de proteção são escass*s *u inexist*nte*.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e
</line>
<line>
cont*x*o, c*nforme * autora,
</line>
<line>
"é fundamental di*ere*ciar ** a família r*alme*te
</line>
</par><par>
<line>
a*and*nou a criança o* se é vítima de
</line>
<line>
uma si*u*ção extrema de crise socioe*onômica""
</line>
</par><par>
<line>
(tra*ução liv*e, *. *2). E seg*e que*tionando: "podemos n*sses **sos cons***rar a famíli*
</line>
</par><par>
<line>
com* responsáve* diretamente pela s*tuação de carência
</line>
<line>
de seu* filhos?"
</line>
<line>
(tradução li*r*, p.
</line>
</par><par>
<line>
83).
</line>
</par><par>
<line>
Gomes e Fonseca (2005) c*rroboram essa i*eia s*lie*tando n*o ser possível
</line>
</par><par>
<line>
c*nsiderar negligência qua**o *n*x*stem
</line>
<line>
condiç*es de ***dado *or parte *a famíl*a. Outr*s
</line>
</par><par>
<line>
art*gos e*c*ntr*dos *a amostra também apoiam essa ideia.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 1*, *. 226-244, jul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Negligência *a*ent*l Infantil: Revisão do Constru*to
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
4 CONS*DERA*ÕES FI*AI*
</line>
</par><par>
<line>
*onstru*r uma pes*uis* de r*visão sist*má*ica é um desafi*, *ntretanto, conf*rme
</line>
</par><par>
<line>
salientam: "sua importância é *rucial, já *ue uma ferramenta que a*xili* a ***anizar, é
</line>
<line>
analisar c*iticame*te e sint*tizar res*lt*dos pres*ntes *a literatura, in*egrando o panorama da
</line>
<line>
pr*dução *ientíf*ca *m u*a dete*mina*a área" (*. 101). Destarte, ent*nde-se que e*t* trabalho
</line>
</par><par>
<line>
se consti**i como importante avanço na literatu** ace*ca da negli*ên**a
</line>
<line>
parental. Es*a
</line>
</par><par>
<line>
pesqu**a apresenta algumas
</line>
<line>
limit*ç**s, tais
</line>
<line>
com* o
</line>
<line>
número r*duzido
</line>
<line>
de b*s*s acessadas,
</line>
</par><par>
<line>
entretanto contribui no s*ntido de fornecer
</line>
<line>
um
</line>
<line>
pano*ama s*stemáti** *as
</line>
<line>
pu*licações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
discussões acerc* da neg*igência parental infantil.
</line>
</par><par>
<line>
Observo*-se que a negligência, a*esar de s** bastante discutida *a
</line>
<line>
literatu*a, a*nda
</line>
</par><par>
<line>
encontra um grande desafio: sua def*n**ão e a ope*aciona*i**ção *o seu conce*to. Es*e tema é
</line>
</par><par>
<line>
de grande relevância *anto par* as **ên*ias,
</line>
<line>
qu*nto
</line>
<line>
para a sociedade. Ressalt*-se que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
def**iç*o de um co*ceito operaci*nal e v*áv*l ao conte*t* brasilei*o *
</line>
<line>
f*ndamental *ara um
</line>
</par><par>
<line>
trabalho interv**tiv* e preventivo com qualid*de * resultado*.
</line>
</par><par>
<line>
*r*põe-**, a *arti* des*e estu*o, * seguinte conceituaçã*
</line>
<line>
para negli*ênc*a *arental
</line>
</par><par>
<line>
i*fant*l: omissão is*lada ou co*o padrão de c*mp*rtamento dos pais ou respon*áveis po*
</line>
</par><par>
<line>
*ma criança
</line>
<line>
ou a*o*escente que, mesmo disp*ndo de re**rsos mínimos, nã* investem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cuidado necessário, cau*ando prej*ízo em **a ou mais *rea do d*senv*l**mento. O prejuízo
</line>
</par><par>
<line>
*ode v*ria* de i*tensidade e *c*n*ecer em curto, médio * longo **a*o, tanto
</line>
<line>
nos aspectos
</line>
</par><par>
<line>
físico, cognitivo, emocional, so*ial, nutriç*o, ed*cação, saúde e se*u*anç*.
</line>
</par><par>
<line>
*or *e*ursos *ínimos, entendem-se condiç*es socioeconômicas, cognitiva* e
</line>
<line>
emoc*onais, bem *o** i*fo*m*c*onais. Isso significa en**o qu* as açõ*s que se v*ltem para
</line>
</par><par>
<line>
a* famíli*s iden*ificadas como *m situação de negligênci* sejam at*ndida* de modo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
favorece* a ampliação d* seus r*c*rsos
</line>
<line>
p*ote***os, em vez de uma
</line>
<line>
*ostura acus*tória
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
co*denatória.
</line>
</par><par>
<line>
O cuidado *onsider*do como n*cessário
</line>
<line>
relacio*a-se às demandas das cria*ças
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
adolescente* em ca*a fase etá*ia. * de*en*olvimento é entendido como *rocess* cumulativ*
</line>
</par><par>
<line>
de aquis*ções e mudan*as do
</line>
<line>
ponto d* vista biológico, psico*ógico e social, e*tand*
</line>
</par><par>
<line>
relaciona*o ao contexto, * carac*erís*icas própr**s da pe*soa em dese*volvime*to * *s
</line>
</par><par>
<line>
inter*ções que *e
</line>
<line>
estabel*cem. O
</line>
<line>
conceito d* *esenvolvimento aqu* *dotado baseado é
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Teoria
</line>
<line>
Bioec*lógi*a
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Des*nvolvim*nto
</line>
<line>
Hum*no
</line>
<line>
(**ONFEN*RENNER,
</line>
<line>
2011;
</line>
</par><par>
<line>
B*O*FE*BR**NER; MORRIS, 1998), que co*si*era a int*ração de
</line>
<line>
*uatro ele*entos
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvimento: pessoa, processo, contexto * tempo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina PI, v. 16, *. 4, a*t. 12, p. 226-24*, jul./ago. 2*19
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. R. Fo**eca, M. *. M. Fe*re*ra
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
* partir dessas concep**es, a operacionalizaçã* do concei*o de n**ligê*cia par**tal
</line>
<line>
*equer: 1) identificação das **ndições parenta*s de *uid*do; 2) *ualidade do cuidado
</line>
<line>
investido; 3) pre*uízos efet**os ou potenc*ais no **se*vo***mento da cr*anç* ou adolescente.
</line>
<line>
A id*n*ificação das condiç**s pa*enta** de cui*ado fav*r*ce o discernimento da
</line>
</par><par>
<line>
negli**nci* e a
</line>
<line>
pobreza, comumente confundidas. * *it*ra*ura
</line>
<line>
ap*nta e*s* co**usão, bem
</line>
</par><par>
<line>
c*mo * dem*nda ur*en*e pela dif*r*nciaç*o a fi* de que
</line>
<line>
não haja **a culpabi*ização
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*amílias po*res pela sua p*breza, b*m como a fragil*za*ão d*s vínculos familiares * ainda a
</line>
<line>
invi**bilização da n***igência em outras c*asses so*iais.
</line>
</par><par>
<line>
A avaliaç** da qualid*d* d*
</line>
<line>
c*idado d*v* respei*a* as
</line>
<line>
con*içõe* socioculturais
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
fam**ia, sem *erder de vist* as prescrições mínimas para u* desenvolvimento saudá*el. *sso
</line>
</par><par>
<line>
significa
</line>
<line>
dizer *ue é
</line>
<line>
impo**ante **mpreender pa*entalida*e qu* é exerc*da na família. * a
</line>
</par><par>
<line>
co*pree**ã*
</line>
<line>
das
</line>
<line>
cren*as e *ráti*as
</line>
<line>
parentais é *ssencial para compreender o
</line>
<line>
*uid*do
</line>
</par><par>
<line>
pr*duzido.
</line>
</par><par>
<line>
*esse sentido, en*ende-se a p*renta*idade na pe*spectiva
</line>
<line>
d* *ar*n*ss et *l. (2007)
</line>
</par><par>
<line>
que *a*ien*am qu* inicial*e*te se t*m um* cultura com modelos im*lícitos *ara o exercício
</line>
<line>
da p*rentalid*d*. É nesse contexto **e vã* sur*ir as crenç*s es*ecífi*as dos pais que fi*tram e
</line>
</par><par>
<line>
elegem aquilo
</line>
<line>
que faz sen*ido diretamente e* sua
</line>
<line>
família. Essas crenças sobre
</line>
</par><par>
<line>
desenvolviment*, sobr* prátic*s, consequênc*as, *tc., são mediadas por *atore* intervenientes,
</line>
<line>
tais c**o as c*racterísticas *os pais, das cri*n*as e asp*ctos culturais. A p*rti* disso, surgem
</line>
</par><par>
<line>
as pr*ticas p*opriamente ditas, no que se refere à *struturação ** *mbiente, i*ter*ções
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
organ*zação
</line>
<line>
das atividade* d**rias. O r*sulta**, por fim, i*cide dire*amen** no
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvi*en** das crianças e adoles*ente*, bem como em todo o func*onament* famili*r.
</line>
</par><par>
<line>
Os *rejuízos efetivos o* *ot*nciais
</line>
<line>
no desenvolvimento devem ser averiguados no
</line>
</par><par>
<line>
contexto de *ada
</line>
<line>
criança, ad*lescente e família. Nes*e sentido d* que o trabalho c*m
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
*ri*nças e adole*centes e suas
</line>
<line>
famílias
</line>
<line>
possa tanto resgatar os *ireitos como minimizar os
</line>
</par><par>
<line>
danos. O p**cesso educati** com ** fa*ílias é *e grande relevân*ia, *ma ve* *ue, *pesar de a
</line>
<line>
f*mília se* * luga* pot*n*i*lme*te *ais pr*te*i*o para * desenvolvimento das crianças, ne*
</line>
<line>
sempre o est*lo pare*tal é favorá*el.
</line>
<line>
Ainda q*e permeie as práticas parent*is, *ale destacar q*e a n*gli*ê*ci* *e consti*ui
</line>
<line>
*omo uma vi*lação d*s direit*s das criança* e adoles*entes, co*o *m tipo de viol*ncia que
</line>
</par><par>
<line>
precis*
</line>
<line>
ser
</line>
<line>
en**entada. Sen*o assim, * necessário contínuo
</line>
<line>
inve*t*m*nto na p*evenção,
</line>
</par><par>
<line>
i*entificação e cuid**o c*m as fa*íl*a*, crianças
</line>
<line>
e adole*ce*tes em **tuaç*o d* neglig*ncia.
</line>
</par><par>
<line>
A quali*ica**o do
</line>
<line>
cuidado com as *rianças e ado*esce*tes ** poderá ser p*ssível c*m
</line>
<line>
*m a
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*bordage* sé*i*, sensív*l e siste*ática d* fam*lia em t*da sua dinâmica.
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3) elaboraçã* do rascunho ou na revisão c**tica d* *on*eúdo.
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X
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*
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