<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 2, p. 20-36, jul./*g*. 20*9
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.4.2
</line>
<line>
O *ampo de Estudos em Lógica Domina*a *elo Servi*o: u*a Anál**e Bibliométri**
</line>
<line>
The Field of *tudy in Logi* Domi*a*ed by the S*rvice: A Bibli**etri* Analysis
</line>
</par><par>
<line>
*int*a Loos *i*to
</line>
<line>
Dout*rado em Administraç*o p*la Universidad* **deral de M*nas Gerais
</line>
<line>
Mest*a em Admin*stração pel* Universidade Fe*er*l de Lavras
</line>
<line>
Prof*ssora da U*iv*rsidade **deral d* Vi*osa - campus F*o**stal
</line>
<line>
Ema*l: cintialoosp@gm*i*.com
</line>
<line>
Kelly *arvalho Vie*ra
</line>
<line>
Doutorado em Ad*ini*tração pela U*ive*si*ade F*deral de L*vr*s
</line>
<line>
*estra em A*min*stração pela U*iversidade Federal de Lavras
</line>
<line>
P*ofessora da Uni*e*s*d*de *stad*al d* *inas Gerais
</line>
<line>
Emai*: v*eira*arvalhoke*ly@gmail.**m
</line>
<line>
*icardo Teixeira Veiga
</line>
<line>
D*utor e* A*ministra**o *ela *niversi*ade Federa* *e Minas G*rais
</line>
<line>
Pr*fessor da *nive*sidade Fe*eral de M*nas Ge*ais
</line>
<line>
Email: **cardo.nec*@gmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
E*dereç*: R*card* Teixeira Veiga
</line>
<line>
Av*lia*o pelo sistema T*iple Review: Desk *e**ew *)
</line>
</par><par>
<line>
Avenida P*esidente An*oni* Carlos, 6627 - *ala 4012 -
</line>
<line>
pe*o Editor-Chefe; e b) Double Blin* Re*ie*
</line>
</par><par>
</page><line>
Pampulha - Belo Horizonte - MG. B*asil.
</line>
<line>
(a*ali*ção cega por dois avaliado*es da área).
</line>
<line>
R*vis*o: Gramati*al, Normativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ampo de Es**dos em Lógica Dominada pelo Se*v**o: u*a Anális* *ibl*om*t**ca
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Os es*udos sob*e lógica dom*n*da pelo *erviço pautam-se no fato d* q*e * Marketing e*a
</line>
<line>
envolvido pel* l**i*a **seada em prod*to, deixando para s*gu*do pl*no preoc*pações co* a
</line>
<line>
prest*ção de serviços envolvida na venda. No s**tido de tentar c*mpreender como têm se
</line>
</par><par>
<line>
des*n*olvido o* estudos s*b*e *ssa temática, este trabalho bu*ca respo*d*r à
</line>
<line>
seguinte
</line>
</par><par>
<line>
questão: *omo se
</line>
<line>
c*n*igura o campo de estudos d* lóg*ca dominad* pe*o
</line>
<line>
serviço? P*ra
</line>
</par><par>
<line>
respond*r a essa *u*st** rea*i*o*-*e uma an*lis* b**lio*étr*c* util*zand* os softwar*s
</line>
<line>
**teSpac* e VosV*ewer. Bu**o*-se visuali*ar a Frente de Pesquisa e a *ase Intelectual deste
</line>
<line>
campo media*te os procedimentos descri*os por Chen (2006) em uma amostra de 6*0 arti*os.
</line>
<line>
Os resultados reve*am que as p*bli*ações *o*re a t*mática deram um salto d* *res*imento a
</line>
<line>
pa*tir do ano de 2*13. No Brasil, essa linha de estudos enco**ra-se incipiente e *ste trabalho
</line>
<line>
pode co*tribu*r no sentido de sis*ematizar estudos, tendências * teoria*.
</line>
<line>
Pal*vras-chave: Logica Domi*ada pel* Serviço. Ma*keting. Aná*ise B*blio*étric*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Studies of se*vice-dominated log*c a*e based on
</line>
<line>
the *act that Marketing w*s involved i*
</line>
</par><par>
<line>
product-based *ogic, leaving b*hind concerns abou* *he service de*ivery involv*d. In order to
</line>
<line>
try to und*r*tand h*w *as developed the stud*es on this *ubject, this paper *eek* t* *nswer the
</line>
<line>
follo*ing qu*stion: How *s the fi*ld of study of logic dom*na*e* by t*e service? *o answer
</line>
<line>
this que*ti*n, a bi*liometric a*al*sis w*s perfor*ed *sing CiteSpace **d VosVie**r
</line>
<line>
software. It w*s *ought to vi*ual*ze **e Research Front *n* the Intellectual Base of *his field
</line>
</par><par>
<line>
th*ough the
</line>
<line>
proc*dures de*cribed by C*en (*006) *n a sam*le of 650
</line>
<line>
arti*les. Th* results
</line>
</par><par>
<line>
reveal tha* the p*bl*cat*ons on the su*ject ha*e mad* a *eap of growt* f*om *h* year *013. In
</line>
<line>
Bra*il, this li*e of stu*ies is inc*pient and this work can *ontribute *n the sen*e of
</line>
<line>
systematizing stu**es, trends an* theorie*.
</line>
<line>
Keywords: Logic Dominated by The Ser*ice. Market*ng. Bib**om*tric Analysis.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T***sina P*, v. 16, n. 4, ar*. 2, p. 20-36, jul./ago. 201*
</line>
<line>
www4.*s*net.com.*r/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. Pin*o, *. C. Vieira, R. T. Veiga
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* discussão sob** lógica dominada *elo serviço *em s*a orig** p*incipalme*te no ano
</line>
<line>
d* 2004 a partir do *ra*alho de Vargo e Lusch, intit*lad* Evolvi*g to a new dom*nant logic
</line>
</par><par>
<line>
**r marke*ing, publ*cado
</line>
<line>
n* renomado Journal of Marketing. *esde e**ão os estudo* sobre
</line>
</par><par>
<line>
*ó***a *o*inad* p*lo ser*iço
</line>
<line>
ganhara* ade*to*
</line>
<line>
*m várias ár*as de pesquisa,
</line>
<line>
vinculadas
</line>
</par><par>
<line>
prin*ip*lm*nte
</line>
<line>
na área de administração. * mudança cen*ral pauta-se
</line>
<line>
no fato de *u* o
</line>
</par><par>
<line>
M*rke*ing era env*lv*do p*l* *ógica
</line>
<line>
baseada *m *roduto, cuja a crença *ra
</line>
<line>
de que as
</line>
</par><par>
<line>
necessid*de* e *esejos *os c*nsumidor** se*i*m supridas
</line>
<line>
*n*camente pelo prod*to e* **,
</line>
</par><par>
<line>
**ixando *ara segundo plano preo*upações, por exemplo, com a prestação
</line>
<line>
de **rviços
</line>
</par><par>
<line>
env**v*da na ve*da deste *es*o
</line>
<line>
be*, d**consi*e*ando-a c**o elemento *ecisivo
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
processo d* tomada de d**is*o *o co*sumidor. Já nesta n*va orient*ção, d* lógica domi**da
</line>
<line>
pelo serv*ço (LDS), o esse*cial vincu*a-se *a c*m*re*nsão de que o foc* *o *estor deve est*r
</line>
</par><par>
<line>
** propos*a de e*tre*a de ben*fíci** a*s clientes * *ue som**te estes últimos têm
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
capaci*ad* de afirma* que a empresa at*avés de seu* bens e servi*o* re*lme*te lhe en*rega*am
</line>
</par><par>
<line>
algo útil, d*
</line>
<line>
*a**r. Outro *onto importante a *er res*alt*do nesta co*cepçã* t*ór**a é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*configuração da noçã* de s*rviços, que ago*a *
</line>
<line>
cit*do ap**as no singu*ar,
</line>
<line>
ser**ço, te**o
</line>
</par><par>
<line>
que pas*a * si*n*ficar a aplicação de *ompetências
</line>
<line>
esp**i*liza*as *or m*io *e ações,
</line>
</par><par>
<line>
proc*ss*s e *erfor*anc**, *isando a* benefício *a ou*ra parte (VARGO; LUSCH, 2008).
</line>
<line>
Observam Wright e Rus*ell (2*12) que a LDS é uma grande inova*ão teórica, mas que
</line>
<line>
rec*beu pouco escrutínio *rítico. D*sta forma, neste tr*ba**o busca-*e *espon*er à seg*inte
</line>
<line>
que*tã*: C*m* se co*figura o *amp* d* estu*os na temática da *ógica dominad* pelo **rviç*?
</line>
<line>
*a*a ta**o tendo *m *ista um* abrangência mai*r q*e é a *e e*tend*r a* dinâmicas do
</line>
<line>
Campo de Estudo e as *ara**e*ísticas das pub*i*ações, opt**-se por um estudo b*bliométric*.
</line>
</par><par>
<line>
Por meio da anál**e bibli*mé*r*ca,
</line>
<line>
bu*cou-se v*su*l*zar a Fr*nte de Pesquisa
</line>
<line>
e a *ase
</line>
</par><par>
<line>
Int**ectual ** camp* de pesquis* e*
</line>
<line>
estudo m*diante os p*ocedimen*os *escritos *or Chen
</line>
</par><par>
<line>
(2*06). Ca*e *b*ervar qu* a Frente de *esqu*sa
</line>
<line>
diz respeito a tendências t*máticas
</line>
</par><par>
<line>
eme*ge*tes * a no*os tópico* de
</line>
<line>
pes*uisa *m determinado campo
</line>
<line>
(CHEN, 2006) e a Ba*e
</line>
</par><par>
<line>
*ntelectual é *epresentada pel*s rede* *e coc*tações de perió*ico*, autor** e referências
</line>
<line>
bib*iog*áficas - **e nesse estu*o é represe*tada pelos art*g*s seleciona*os n* W** of Scien*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 16, n. 4, art. 2, p. *0-36, j*l./a*o. 20*9
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Campo de Est*dos em L*gica *omina*a **lo Serviço: uma Análise Bibliométrica
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
2 R*FERENCIA* TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Rev*sões atua*s *obr* lógica do*inada p*lo *ervi**
</line>
</par><par>
<line>
Est* tópico obje*iva d*st**ar os a*t*gos que ut*li*aram pesquisas bibliográficas,
</line>
<line>
bibliométri**s * revisões *a*a tra*er reflexões gerai* sobre o campo *e est*d*.
</line>
<line>
O pr**e*ro artigo que me**ce *estaque é * *o* au*o*es Wilde*, Aka*a * Kar*en
</line>
</par><par>
<line>
(20*7) intitu*ado Th* evolution and prospe*ts of service-d*minant l*gic: an invest*gation
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
*ast, pres*nte and **ture research. N*sta *esquisa, pu*licada no Journa* of Service R*searc*,
</line>
</par><par>
<line>
*s autores exploram as áreas
</line>
<line>
de pesquisa fundamentais e * *volu*ão d* pes*uisa
</line>
<line>
em LDS
</line>
</par><par>
<line>
através de uma inv*stiga*ão sistemática
</line>
<line>
que ut i l i z a
</line>
<line>
um a nova
</line>
<line>
*err*me*ta d* min*ração de
</line>
</par><par>
<line>
*exto, Leximancer. **peci***amente, *les investig** os *luxos de pes*uisa conect*dos à LDS
</line>
<line>
e compa*am os temas cent*ais em dois *erío*os (2004 a 2008 v*. 2009 a 201*). Os a*hados
</line>
</par><par>
<line>
revel*m o patrimô*io teórico inte*discipl*nar
</line>
<line>
*a LDS e mudanças sign*ficati*as ** es*rutura
</line>
</par><par>
<line>
*e t*mas e conceit*s fo*ais ao longo do temp*.
</line>
</par><par>
<line>
* segundo estudo a ser *vi*enciado diz respeito ao *rtigo *lace mar*et*ng examined
</line>
</par><par>
<line>
th*ou*h a service-dominant logic lens: a *eview, *os
</line>
<line>
p*s*uisa**res El*t*ig*rra, Barruti* *
</line>
</par><par>
<line>
Echebarria (2017). Publ*ca*o no Journal of destin*t*on Marketing & Managem**t, *s*a
</line>
<line>
pesquis* *eflet* que o turista d*ve *er visto *omo o co-cri*dor p*incipal do valor extraído de
</line>
<line>
sua experiência de destin* (ou *idad*). Os rec*r*os do con*um*dor, como energia, d*sposiç**
</line>
<line>
mental, experiên*i* ou env*lvimento pod*m ser cruci*is par* explica* o valor final perc*bid*.
</line>
</par><par>
<line>
B*se*ndo-se na lóg*c* dominad* pelo serviço, os autor*s visam assim deixar
</line>
<line>
cla*o
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
qu *
</line>
</par><par>
<line>
ef*cácia o con*eito
</line>
<line>
de co-*riaç*o foi incorporado den*ro d* mercado, propondo c*m s*as
</line>
</par><par>
<line>
ponder*çõ*s um quadro de base teórica *undam*ntado na co-criação.
</line>
</par><par>
<line>
A terceira rele*ante publicaç*o *oi *scrita por Wrigh* e R*ssell (201*). Ne*te
</line>
<line>
artigo,
</line>
</par><par>
<line>
deno*inad* *o** philosophical problems fo* service-domina*t logic in marketing, publicado
</line>
<line>
*a A*stralas*an Marketing Journal, discute-se *ue a teo*ia p*oposta **r Va*go e Lusc* (2*04,
</line>
<line>
2008 * 20*9) fo* bem aceita *ela com*n*da*e ac*dêmica, mas que su* argumentação n*o leva
</line>
</par><par>
<line>
em conta questões de *e*tab*lidade, *obr*-expl*cação
</line>
<line>
e p*der norm*t*vo, prejudicando,
</line>
</par><par>
<line>
portanto, deste *od* a *ust*ficativa
</line>
<line>
da lóg*ca dominante *o s*r*iç*. Os a*tor** pe*em um
</line>
</par><par>
<line>
maio* des*nvolvimento conce*tual que aborde esses
</line>
<line>
po**os e permi*a testes discr*min***vos
</line>
</par><par>
<line>
entr* in*ervenções alterna*ivas ba*eadas em se*viç*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresi*a PI, v. *6, n. 4, art. 2, p. 20-36, jul./*go. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. *into, K. C. Vieira, R. T. Veig*
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA DE PESQUISA
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Procedi*entos de análise b*bliométrica
</line>
</par><par>
<line>
* est*do a*ui a*resentado ** caracteriza c*mo bibliométrico, pois p*etende ide**ifi*ar
</line>
<line>
carac*erísticas, *en*ências * relaçõ*s no campo de estudos *a lógica domina*a pelo *e**iç*.
</line>
<line>
Ess* meto**logia ajuda a enc*ntr** literaturas relevantes, concentraç*es de pesquisas e te*as
</line>
<line>
em que os p*squisador*s estão focad*s. *rimeiram*nte, p**a dar t*a*sparê*cia à construção
</line>
</par><par>
<line>
das eta*a* d**** revi*ão
</line>
<line>
foi adaptado um f*amewor* pr*posto por Prado et
</line>
<line>
a* (2016)
</line>
<line>
*u*
</line>
</par><par>
<line>
estabelece etapas a sere* se*uidas pe*o p**qui*ador para planejamento *o est*d*, busca de
</line>
</par><par>
<line>
dados, seleçã*, organ*zaçã* e análise
</line>
<line>
do *a*er**l que *ons*ituirá o corpus da pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
(Quadro 1).
</line>
</par><par>
<line>
Qu*dro 1 - *ramework de o*ganiz*ção da pesquis*.
</line>
</par><par>
<line>
*ta*as
</line>
<line>
Procedimen*os Descrição
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
1 .1 *scolha da(s) base(s) científic*(s) ou p**iódicos (1 ) 1 .2 Delimitação dos *e*mos *ue rep*esentam o campo Campo em *studo 1 .3 O*eracionalização d* *usca e filt*agem dos artigos
</line>
</par><par>
<line>
dados
</line>
<line>
(2 ) 2 .1 Download d*s referências em formato p*anilha eletrônica Sele*ão e 2 .2 Download das ref*rênci*s para utiliz*ç*o ** *ite*pac* organiz*ção dos 2 .3 Organização de matriz de análise em pla*il*a eletrônica dados
</line>
</par><par>
<line>
Aná*is* e interpretação
</line>
<line>
3 .1 Análise d* *olume e ****ê*cias t*m*ora*s 3 .2 Análise d* *utoria (ma*s profí*uos) dos *rt*gos (3 ) 3 .3 Anális* dos artigos e revisões m*is cit*da* Frente de Pesqui*a 3 .4 Anál*s* dos pe*iódicos 3 .5 Anál*se das categorias 3 .6 Análise das pala*ras-c*ave
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
(4 ) *ase in*ele*tual 4 .1 Anál*se da red* de *o-citação
</line>
</par><par>
<line>
Banco dos
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Adaptado de Prado et a*. (201*).
</line>
<line>
* seguir apre*ent*-se os *as*o* s*gui*o*.
</line>
<line>
3.2 Organizaç*o do banco de d**os
</line>
<line>
Seg*ind* * framework, a *rimeira e*apa diz respeit* ao (1) cam*o em es*udo a partir
</line>
</par><par>
<line>
de: (1.1) Escolha da(*) b**e(s) cientí*ica(s) o*
</line>
<line>
periódi*os; (1.2) *e*imitação dos termos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
repr*se***m o campo e (1.3) Operaci*nalização da busca
</line>
<line>
e *i*tragem d*s artig*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Prim*i**me*te, optou-*e por re*lizar a busca * part** *e uma ba*e de dados, a saber, a W*b of
</line>
<line>
Scie*ce da Thomson Re*ters q*e * *ma das bases de pe*iódic*s *ais completas e *onfiáv*is
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 16, n. 4, art. *, p. 20-36, jul./ago. 2019 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Campo de Es*udos em Lógica D*minada *elo Ser*iço: *ma Análise Bib*iomé*r*ca
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
que *rganizam a produção c*e*tífica *egun*o p*drões rígidos de *eleção, sendo utili*ada po*
</line>
<line>
diferen*es *studiosos como referê*cia (Prad* et al., *0*6).
</line>
</par><par>
<line>
Em segu*da (1.2), b*sco*-se identificar os term*s *ue *oderiam
</line>
<line>
r*pres*ntar o *ampo
</line>
</par><par>
<line>
de estudo (rótulos de *am*o). Para lógic* d*mina*a pelo s*rv*ço f*ram utilizados os r*tulos
</line>
<line>
"service dom*nant logic" e "se*vice-dominant lo*ic".
</line>
<line>
O quadro 2 ap*e*enta os procedi*entos básic*s de *usca reali*ados.
</line>
<line>
**stematização da busca Fi*tros
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Ao *inal da filtragem foram encontra*os 650 artigos. A seguir, passou-*e para * p*s*o
</line>
<line>
(2) Seleção * or*anização dos dados. *rimeiramen**, foi real*z*do o downlo*d das **ferências
</line>
<line>
em format* p*anilha eletrônica (2.1), e, po*ter*ormente, download das refe*ênci*s para
</line>
<line>
u*ilizaç*o no software CiteSpace (2.2). Após esses procedimentos, foi organizada a *atriz de
</line>
<line>
análise em *lanilh* el*trôni*a (*.*).
</line>
<line>
3.3 *nál*se e interpretação
</line>
<line>
Nesta etapa sã* apre*entadas ca*act*rí*t*cas bibliométricas diversa* com* a*to*ia,
</line>
<line>
ar**go* mais citados, *erió**cos, paí*es dos au*or*s, pala*ras-chave e co-citações *p**sentados
</line>
<line>
na form* de g*áficos, red*s e tabelas de frequência.
</line>
<line>
*ar* ap*esentações de redes e r*lações fo*am adotado* os procedimentos descritos po*
</line>
<line>
Chen (*004, 20*6) no *ue tange ao us* *o CiteSp*ce p*ra visualizar *ontos de virada
</line>
<line>
*ntelectual, t*ndênci*s emerge**es e padrõ*s (Chen 2004). Como a Fig*ra 4 i*us*r* e seg*nd*
</line>
<line>
Chen (2006, p. 362), a Re*earch F**nt (Fr*nte de P**quisa) é represe*ta*a pe*os *rtig*s qu*
</line>
<line>
for*m acessad*s po* meio da Web of S*ien*e (amostra de 65* ar*igos) e a Intelle*tual Base
</line>
</par><par>
<line>
(*ase Intelect*a*) é representad* no CiteSpace pelas *edes d* cocitação, port*nto,
</line>
<line>
pelos
</line>
</par><par>
<line>
periódico*, *utores * refe**ncias (arti*os, li*ros, *utros *ocumentos) *ue f*ram *ocitados
</line>
</par><par>
<line>
pelos arti*o* que *ora* *apea*os *a We* of Science. *ado
</line>
<line>
*ue as p**licaç*es científi*as
</line>
</par><par>
<line>
pod*m ser *n**isadas por meio d* **us pa*rões que r**elam de cer*a forma um "mapa" dos
</line>
</par><par>
<line>
c*mpos c*en*í*icos e d*s **as relaçõ*s com outr*s campos, en*endimento da Frente o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina PI, v. 16, *. *, art. 2, p. *0-3*, jul./ago. 2019 www4.fs*net.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. Pint*, K. C. *ieira, R. T. Veiga
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
P*squisa e
</line>
<line>
da Base In**lectual ganha rele*ância. Ch*n (2006) *emostra q*e por meio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cit*ções e cocitaçõ** tem-se
</line>
<line>
acesso à* tend*n**as d* p*s**isa* e in***-relações existe*tes no
</line>
</par><par>
<line>
seu campo de estud* - * que é feito tamb*m por meio de u*a visuali*ação gr*fica (NIAZI;
</line>
<line>
H*SSAIN, 2011, LIU, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Neste *studo, na part* (*) Frente de Pesquisa bus*ou-se analisar o volume
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*ndê**ias tem*orais (3.1), a análise da *utoria dos artigos e os a*tores mais prof*cuo* (3.2), a
</line>
</par><par>
<line>
aná*ise
</line>
<line>
dos artigos *a** citados (3.3), a*álise dos periódicos (*.4), análise
</line>
<line>
das categorias
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Web of Science (áreas d* p*squisa) (3.5) e anál*se das palavr**-c*av* (3.6). No **e se refere à
</line>
</par><par>
<line>
(4) Base int*le*tual, focaremos na
</line>
<line>
análise
</line>
<line>
*a jou*nal co-citat*on netw*r* (4.1), análise da
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*a amostr*, o* primeiro*
</line>
<line>
artigos ind*xados
</line>
<line>
na W*b of Scien*e contendo os termos
</line>
</par><par>
<line>
"s*rvi** **minant l*gic" datam de 2*07, p*ré* vale relembrar, como j* citad* *a introdução,
</line>
<line>
que o artigo sem*nal sobre esta temática f** public*do em 20** e *s*rito por Varg* e Lusch.
</line>
<line>
P*rém el* n*o s* e*contra n* *ase científica *m q*estão, po* isso o ano de sua publicação n*o
</line>
<line>
é o *ue ini*i* as *esquisas.
</line>
<line>
A figur* 1 *evela que e* 2007, portant*, *oram pu*licados ***nas três arti*o*, *end*
</line>
<line>
*les: *ompeting throug* se*vice: insigh*s from service-*ominant logic, dos autores **sch,
</line>
</par><par>
<line>
Var*o * O\Br*en, *aterial
</line>
<line>
este que alcançou at* a
</line>
<line>
data do presente estudo
</line>
<line>
um tota* d* 532
</line>
</par><par>
<line>
citaç*es; o segund* artigo public*do em 2007 e c** 77 citações foi * Branding in B2B
</line>
</par><par>
<line>
m*rk*ts: in*ights from the service-domina*t *ogic of marketing, autoria de Ballanty*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Ait*en; já o terceir* f** o intitulado H*w t* gover* *u*iness ser*ices exc*anges: cont*actual
</line>
<line>
**d re*a*ional issues, *scr*to *or Vandaele, Rangar**an e Gemmel, totali*ando 26 citações.
</line>
</par><par>
<line>
*m 2008, as publ*cações *al*aram para um *úmer* 8 vezes maior, 25
</line>
<line>
a*ti*os. Neste
</line>
</par><par>
<line>
ano, foi publicado o p*per mai* relevante da temática
</line>
<line>
em termos de citações, 1*93 *o t*tal,
</line>
</par><par>
</page><line>
intitulado Service-dominat logic: cont*nuing the e*olutio*, *e autoria de Vargo e Lusch.
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresina, v. 16, *. 4, *rt. 2, p. *0-3*, jul./ago. 20*9 www4.f*anet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Campo ** Estu*os em Lógic* Dominada p*l* Servi*o: um* Análise Bibliom*trica
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
No* dois anos se*uin*es, 2009 e 2010, ocorreu um declínio nas pub*ica*ões,
</line>
</par><par>
<line>
retomando em 2011 novo crescimento, com
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
total de 5* a*tigos. Já
</line>
<line>
*m *015 foi
</line>
</par><par>
<line>
u*trapassado o *úmero de um* *entena d* a*tigo* sobre servic* dominant log*c, atingi*do em
</line>
<line>
2017 o pico de 135 paper* indexados na Web o* Sci*nc*. Em resumo, observa-se *ssim qu* a
</line>
<line>
p*rt*r d* 2013 não ocorreram mais decl*n*os *o número *e publicações, apontan*o as*im u*a
</line>
<line>
*endência de c*es*imento r*gular d* *studos n*s*a área. A Figu*a 1, a seguir, apresenta **
</line>
<line>
tendências.
</line>
<line>
*igura 1 - Evoluç*o e ten*ênc*a das publicações por ano (2*0*-2017)
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: *laborado a par*ir d*s dados da Web *f Scie**e.
</line>
<line>
4.1.* A***ise d*s au*o*es ma*s profícuos dos ar*igos
</line>
<line>
D*ndo continuidade aos resultados do estudo d* fren*e d* pesquisa do tem* em foco,
</line>
<line>
*oram re*ela*os *s pesquisadores mai* impor*antes da área. Conforme exposto no quadr* 3, o
</line>
<line>
estudioso Stephen Vargo é o q*e mai* *e destaca na quantidade de publ*cações indexadas na
</line>
</par><par>
<line>
Web of Science, um total de trint* e uma desde o an* de 200*. Var*o é pr**es*or
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*niversi*y of Hawai*, apresentando-se
</line>
<line>
como ativo pesquisador, com mais de 100 pa*ers
</line>
</par><par>
<line>
publicad** nos p*incipais jour*als internacionais como Journal *f Mark**ing, Journa* of th*
</line>
</par><par>
<line>
Acade** of Ma*keting Science, MIS *uarterly, Jou*nal of
</line>
<line>
Service Research e
</line>
<line>
Jour*** of
</line>
</par><par>
<line>
Retailin*. *tephen Vargo também publi*o* em con*unto com *ob*rt Lusch dois livros sob*e
</line>
<line>
lógica dominada pelo serviço, se*do o prime*ro pu**icado no ano de 2*06, intitulado The
</line>
<line>
Service-Domin*nt Logic of *arketing: Dialog, De*ate and Directi*ns * * segundo publi*ado
</line>
<line>
em 2014, com o títul* Servi*e-Dom*nant L*gic: Premisses, Perspect*v*s, Possibilities.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 2, p. 20-36, *ul./*go. 2019
</line>
<line>
www4.*sanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. Pinto, *. C. V**ira, R. T. Vei*a
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
Robert Lus*h foi p*ofessor da University of A*i*on* até o a*o d* 2017, quando *aleceu
</line>
<line>
em feverei**. Par*e*ro de publi*açõ*s de Stephen *argo, Lusch também pub*ico* mais de
</line>
</par><par>
<line>
uma ce*tena d* a*tigos em renomados
</line>
<line>
jo*rna*s internacionais como Journa* of Ma*ke*ing,
</line>
</par><par>
<line>
Jour*al of Consum*r Research, Jou*na* of M*rketing Re*ea*c*, Mark*ting Science, Journal
</line>
</par><par>
<line>
of Reta*li*g, Ac*ount*n*, Organi*ations and
</line>
<line>
S*ciety, Slo*n Manage*e*t Review,
</line>
</par><par>
<line>
Or**nizational Dy*amics, IEEE Intelli*ent System* Jou**al, Journal of Operations
</line>
<line>
*anageme**, IBM Syste*s *ou*nal e Be*a*ior*l Science. O tota* de publicações deste autor
</line>
<line>
sobre serv*ce d*minant logic que estão ***exa*os no *eb of Science sã* 2* pa*ers.
</line>
<line>
Já o pesquisador Bo Edvardsson leciona na *a*lstads Universitet e é ex-ed*tor do
</line>
</par><par>
<line>
Journ*l of S*rvi*e Management, atuando no c*nselh* de
</line>
<line>
av*liação d* uma sé*ie de revis*as
</line>
</par><par>
<line>
c**ntíf*cas com* J*ur*a* of Ser*ice R*sear*h, Journal of Service Ma**gemen* e *nternationa*
</line>
</par><par>
<line>
Journal *n Research
</line>
<line>
i* Marketing. *om 14 publicações indexad*s no Web *f Sc*ence,
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém pos*ui *ublicaçõ*s em conjunto co* Stephen Vargo.
</line>
</par><par>
<line>
O últim* auto* em dest*que é Christian *ronroos. Professor na Han*en Scho** of
</line>
</par><par>
<line>
Ec*nom*cs, o pesquisador **blicou mais de 10 artigos sobre * temát*c* service
</line>
<line>
dominant
</line>
</par><par>
<line>
logic ** base científ*ca em foco. Conhecido também como a "lenda do m*rketing", Gr**roos
</line>
<line>
é famoso p*r s**s pesquisas sobr* gerenciament* d* se*vi**s.
</line>
<line>
Q*adro * - Aná*ise *e autor*a
</line>
</par><par>
<line>
Aut**
</line>
<line>
Universi*a*e d* trabalho
</line>
<line>
Quan*id*de d* Publicações
</line>
</par><par>
<line>
*tephen Vargo
</line>
<line>
University *f Hawaii
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
R*bert L*sch
</line>
<line>
Univers*t* of Ariz*na
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
Bo Edvardsso*
</line>
<line>
K*rlstads Universite*
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
Christ*an Gronro*s
</line>
<line>
Hanken S*hool ** Eco*om*cs F*n**nd
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elabor*do pelos autores.
</line>
</par><par>
<line>
4.*.3 Análise dos *rtigos * revisões m**s citadas
</line>
<line>
Seguem na tabela * os 5 a*tigo* mais r*leva*tes a partir de seus *x*ressivos núm**os
</line>
<line>
de citaç*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. *, art. *, *. 20-36, j*l./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Campo de E*tudos *m *ó*ica Dominada pe*o Se**iç*: uma Análise Bibliométrica
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
Ta*ela 1 - Artigos cen*rais da Frente d* *esqui*a (5)
</line>
<line>
Nº
</line>
</par><par>
<line>
Título
</line>
<line>
*er*ódico
</line>
<line>
Referên*ia
</line>
<line>
Ci*.
</line>
</par><par>
<line>
Servic*-dominant logic: c*nt*nuing the evol*tion
</line>
<line>
**urn*l of the A*ademy
</line>
<line>
Var*o e Lu**h,
</line>
<line>
15*3
</line>
<line>
of Marketing S*ience
</line>
<line>
(2008)
</line>
</par><par>
<line>
Man**ing the co-c*eation of value
</line>
<line>
Journal of the *cadem*
</line>
<line>
Pa*ne et *l.
</line>
<line>
861
</line>
<line>
of Mar*eti*g Science
</line>
<line>
(20*8)
</line>
</par><par>
<line>
Competing *hrough service: In*ights fr*m serv*ce-
</line>
<line>
**urnal of Retaili*g
</line>
<line>
L**ch et *l
</line>
<line>
532
</line>
</par><par>
<line>
dominant **gic
</line>
<line>
(2007)
</line>
</par><par>
<line>
Fund*mentals of service Sc*ence
</line>
<line>
J*urnal of *he Academy
</line>
<line>
M*glio e
</line>
<line>
360
</line>
<line>
*f Marketi*g Science
</line>
<line>
Sp*hrer (*00*)
</line>
</par><par>
<line>
Crit*cal ser*ice **gic: *a*in* sense of v*lue *reation
</line>
<line>
Jour*al of the Academy
</line>
<line>
Gronroos et al.
</line>
<line>
354
</line>
</par><par>
<line>
and co-*reat*on
</line>
<line>
of Marketing Science
</line>
<line>
(2013)
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: ***borado pelos *utores.
</line>
</par><par>
<line>
4.1.4 Análise dos periódicos
</line>
</par><par>
<line>
Em relação aos periódico* que mais pub*icar*m art*g*s s*bre service do*inant logi*,
</line>
<line>
foram **nside*ados o* jour*als que publicaram mais de *0 tra*alhos so**e a temática, sendo
</line>
<line>
est*s rel*cionados n* ta*ela 2.
</line>
<line>
Sobre a primeira *evista em evi*ênc*a, a In*ustrial Marketin* M*nagement, com fator
</line>
<line>
de *mpac*o 3.166, publi*ou um total de ** artigos com a temática da L**. Ess* jornal for*ece
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa* teóricas, e*píricas e
</line>
<line>
base*d*s em cas*s, v*ltadas
</line>
<line>
para as *ece*si*a*es
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
especia*istas em m*rk*tin* e
</line>
<line>
prof*ss*o*ais que pesquisam e trabalham em merc*do*
</line>
</par><par>
<line>
*ndu*t*iais e empresari*is.
</line>
</par><par>
<line>
O Journ*l of Bus*ness Research, com fator de impacto 3.354, apli*a teorias
</line>
<line>
desenvol*idas a partir de pe*quisas emp*e*ari*i* para situações **ais *e n*góc*os.
</line>
<line>
Reconhece*do a* intrin**das rel**õ*s entre as diversas áreas da atividade comercial, a JB*
</line>
<line>
*ublicou 40 *aper* que tin*am como foco a L*S.
</line>
<line>
A tercei*a r*vis** com maio* destaqu* *a pesquisa realizada foi a Ma*keting Theory.
</line>
<line>
Pos*uidora de fator de im*act* i*ual a 2.56*, ela publicou 38 artigos sobre * *e*vice d*mina**
</line>
<line>
logic e é u* jour*al que fornece u* **io *cadêmi*o e*pecia*izado e referê*cia p**ncipal p*ra
</line>
</par><par>
<line>
o desenvolv*men** e di*s*min*ção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
perspectivas alternativa* e cr*ti*as *obre a t**r** d*
</line>
</par><par>
<line>
marketing.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 16, n. *, a**. *, p. *0-*6, jul./ag*. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. Pinto, K. C. *ie*ra, R. T. Veiga
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 2 - Periódico* que mais publicaram (*rente de Pesqui*a)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
O próximo passo fo* a i*entific*ção da *nális* das *ategoria* de i*dexação po* áre*
</line>
<line>
temá*i*a, ou *e**, ob*etiv*u-** obs*rvar as ár**s d* predominância dos p*r*ódicos n** quais *s
</line>
<line>
650 a**igos foram publicad*s. A partir d* figura 2, ve*ifica-se que for*m fo**ados 3
</line>
<line>
agrupamentos, os quais cada um *el** servem como nor*eador*s das cat*gorias de in*exação
</line>
</par><par>
<line>
onde a temática se**i*e dominan* logic
</line>
<line>
esteve *resente. Os trê* clust*rs foram assim
</line>
</par><par>
<line>
desta*ados e d*n*min*dos pelo software CiteS*ace:
</line>
<line>
*) Clus*er 0: esse *lust*r fo* just*mente formado pe*o termo servic* domi*ant logic e
</line>
</par><par>
<line>
se*s *stu*os predomina*te*ente
</line>
<line>
estão pres*ntes n**
</line>
<line>
g**ndes áreas de pesqu*sa
</line>
</par><par>
<line>
Business Econo*ics e *ocia* Sciences others topic*. Pode-*e perceber que nos anos *e
</line>
<line>
2007 e 2008 a mai*r*a dos artig*s pu*licad*s ne*se perío*o foram al*cados
</line>
</par><par>
<line>
principalm*nte nas
</line>
<line>
categorias do We* of Sc*ence denominada* Business, Computer
</line>
</par><par>
<line>
S*ience Infor*a*ion Sys*ems e *anageme*t. Em 20*3 e 2016 ocorr*ram est*dos em
</line>
<line>
ou*ras áreas de pesqu*sa, se*do ela* Hospitality lei*ure sport tour**m e Environmental
</line>
<line>
*ciences & Ecology assim *omo n* Pub*ic Administrational Studies. Nesse
</line>
<line>
agrupamento estão realizada* pesqui*as relac*o*adas à co-criação de valo*, in*ústria
</line>
<line>
*otelei*a, pref*r*ncia de **rca, antecede*tes de exp*r*ências e* serviços e ino*ações
</line>
<line>
em serviços.
</line>
</par><par>
<line>
b) Clu**er *: ca*acterizado pe** termo service *cience, *sse *grupam*nto é formado por
</line>
</par><par>
<line>
estudos
</line>
<line>
*ert*ncen*e* à áre* d* pe*quisa Computer
</line>
<line>
*cience, sendo os artigos
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FS*, Teresina, *. 16, n. 4, a*t. 2, p. *0-36, jul./ago. 201*
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Campo de Es*ud*s em Lógic* Do*inada pe*o Serviç*: uma An*lis* Bibliométr*ca
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
publ*c*dos em periódicos indexados na *ategoria Computer Sc*enc*, Theory &
</line>
<line>
Method*. Sub-temas como inovações e* se*viços, compartilhame*to de informações,
</line>
<line>
f*delização de clie*t*s e desenhos d* ne*ócios abarca*am * temática lóg*c* do*ina*a
</line>
<line>
**lo *erviço *m sua* pesquisas.
</line>
</par><par>
<line>
c) Cluster 2: este últ*mo, *riundo do *er*o suply chain manag***n* *onté* e*tudos d*
</line>
</par><par>
<line>
gr*nde ár*a
</line>
<line>
de p*squisa Engin**ri*g. E**es *rtigos foram *ubli*ad*s em pe*iódicos
</line>
</par><par>
<line>
indexados n*s categor*as da Web of Sci*nce denominadas d* Enginee*ing
</line>
</par><par>
<line>
*anu*acturing, Operations Research & Manage*ent Science, Ergonomics
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Engine*ring *n*ustrial. Pes*uisas r*lacio*adas * integraçã* *e canal, fabricação
</line>
<line>
co*aborativa e or*entação *o serviço utilizar*m-se, portanto, da lógica domin*da pelo
</line>
<line>
s*r*i*o como pont* de r*flex*o em seus est*dos.
</line>
<line>
Figur* 2 - *lusters das categ*rias de index*ções.
</line>
</par><par>
</page><line>
F*nte: Dados da pes*uisa
</line>
<line>
4.*.6 A*á*is* das **l**ras-chave
</line>
<line>
O últi*o dado referent* à Frent* de Pesqu*s* *o campo de estudos da lógi*a dominada
</line>
<line>
pelo serviço *iz res*ei*o à análise das palavras-chave. Pela rede de palavras chave *e*adas
</line>
<line>
pelo *ite*pac* conse*u*-se *ompree*der quais são os princip*is t*pico* *eóricos qu* são
</line>
<line>
R*v. FS*, Ter*sina PI, v. 16, n. 4, a*t. 2, p. 20-36, jul./ago. 201* w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. P*nto, K. C. Vieir*, R. T. Veiga
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
**iliza*os na* pesquisas que trat*m da l**ica domi***a pelo servi*o. As*im, a partir d* figura
</line>
<line>
3, identific*m-se os temas centrais mai* recorrentes e que f*r*m agrupados em cinco clus*ers.
</line>
<line>
O primeiro d*les, c*nte*do 20 pa*avras-chave e re*resentado pela cor vermel**, s*
</line>
<line>
d*s*aca pelo ter*o ser***e dom*nant log*c. Outro* termo* rela*iona*o* a es*e gr*po foram co-
</line>
<line>
creation, consumption, q**lity, experience e satisf**tion. O segundo cluster, de coloração
</line>
<line>
verde e também com 20 pa*a*ras, *estaca-se pelos termos perspe*tive e domin*nt lo*ic,
</line>
<line>
per*en**ndo a el* também p*lav*as c*mo innovat*on, *etworks, strat**y e systems.
</line>
<line>
O ter*eiro cluster, com cor azul, compos*o por 14 it*ns, é evidenciado pelas *alav*a*
</line>
<line>
**nagement e perform*nce. Form*m esse ag*upamento *am*ém os ter*os kn*wledge,
</line>
<line>
framewo*k, management e competit*ve adv*ntage. O *ua*to *luste* de pa*avras-*have, com
</line>
<line>
coloraç*o amarelad*, c*ntendo apenas os 6 t**mos business relationships, custome* *alu*,
</line>
<line>
service, se*vi** logic, value e *alue cr**tion. Por fim, o último clust*r, ** coloraçã* violeta, é
</line>
<line>
*omposto po* a*enas dois termos, service dominant log*c e strategies.
</line>
<line>
Figura 3 - An*lise *as palav***-chav*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da pesquisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina, v. 16, n. 4, art. 2, p. 20-36, jul./ago. 2019
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Campo de **tudos em Lógica Domi*ada pelo Se*vi*o: uma Análise Bibliométrica
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Base *n**lectual
</line>
</par><par>
<line>
*esta se*ã* * ava*iada a base *ntel*ctual que foi utilizada pelo *rupo das *50
</line>
<line>
**bl*caçõe* indexadas na Web of Science q*e se refere* *o c*mpo da ló*ica dominada p*lo
</line>
<line>
ser*iç*, ou seja, di* r*speito ao* a*t*res que for*m mais citados pelos ar**gos *ue integram a
</line>
<line>
amostra de*ta *esquisa.
</line>
<line>
É p**s*vel **a*iar q*e as *eferê*c*as mais citadas formar*m quatro cl*ste*s,
</line>
<line>
*epresent*dos p*las cores ve*melha, azu*, verde e amar*la. * pesquisador mais relevant*
</line>
<line>
present* *esta base inte*e*tual, e que expressivam*nte é cit**o por todos os ou*ros autores
</line>
</par><par>
<line>
presentes, é Stephen Va*go, repres*ntado
</line>
<line>
** figura 4
</line>
<line>
*elos do*s cír*u**s vermelhos, data*os
</line>
</par><par>
<line>
de *004 * 200*.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - Aná*i*e *e co-citações
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *ados d* *e*quisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 2, p. 20-36, jul./ago. 20*9
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. Pi*t*, K. C. V**ir*, R. *. Veiga
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A*ravés de uma análise bibliomét*ica es*e estudo p*s**b*li*o* a *presentação do
</line>
<line>
panoram* *a pr*dução *ntelect*al referen*e ao cam*o da ló*ica dominada p*lo serviço
</line>
<line>
presente na re*omada ba*e cien*ífica de dados Web *f Science.
</line>
<line>
O es*udo re*l*zado d*mon***ou que as publi*ações sobre * temática e* questão deram
</line>
</par><par>
<line>
um sal*o de cres*imento c*nstante a partir d* ano
</line>
<line>
de 2013, atingindo
</line>
<line>
em *017 * ápice de
</line>
</par><par>
<line>
publ*caçõ*s
</line>
<line>
através
</line>
<line>
*o q*an*it*tivo de 135 artigos indexad*s na bas*. Curiosame*te foi
</line>
</par><par>
<line>
ev*denciado qu* o artigo sem*nal do tema, de autoria d* Stephen Vargo e *ubli*ado no ano d*
</line>
</par><par>
<line>
2004, não faz p*rte do* estu*os present**
</line>
<line>
na WoS. *esta base s*rgiram p*pe** com a
</line>
</par><par>
<line>
te*ática da *DS apenas *rês anos depois, ** 2007.
</line>
<line>
Os journals que **is se destacaram com a constante *rese*ça de ar*igos sob*e o tema
</line>
<line>
*or** o Indu*trial Market*n* Ma*ag**ent, Journal of Busine*s R*search, M*rketing *heory
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
Jo*rnal of th* Academy of Marketing Science haja
</line>
<line>
vista o *úmero de **blicações de cada
</line>
</par><par>
<line>
*m d*stes ter si*o superi*r a 30.
</line>
<line>
Im*orta*te ressaltar
</line>
<line>
qu* trê* *esse* qua*ro *rinc**ais
</line>
</par><par>
<line>
journals são dire**mente ligados à área do *arketing.
</line>
</par><par>
<line>
* estu** bibl*ométri** tam*ém evidenciou que o
</line>
<line>
profes**r Stephen
</line>
<line>
Vargo,
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ers*ty o* Hawaii, é destaque nas pesquisas sob*e LDS. Autor ** 30 artigos i*dexad** na
</line>
<line>
*oS ***im como de d*is l*vros específicos s*b*e este assunto, Vargo **vel*-se el**ento
</line>
<line>
c*ucial p*r* a ampliação de conheciment* *a ár*a, visto que é o 1º autor do artigo mai* *it*do
</line>
<line>
*obre l*gica *o*in**a pelo ser*iç*. Ess* paper, *nt*tulado Se*v*ce-dom*nant *ogic: continui**
</line>
<line>
the evolu*ion foi pub*icado em 20*8 e tem até o pr*sente m*mento um total *e 1*93 c*tações.
</line>
</par><par>
<line>
Como sugestão d*
</line>
<line>
pesquisa fu**ra, verifica-se * **ssibilidade de apr*fundar m*is
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
investiga**o da
</line>
<line>
base i*t*l*c*ual
</line>
<line>
sob*e * tema, re*l*zando
</line>
<line>
*náli*es da rede de co-cit*ção **s
</line>
</par><par>
<line>
j our *al s ,
</line>
<line>
assim com* da rede de co-citação de referê*cias e finalizando com u*a m*is
</line>
</par><par>
<line>
profunda descriç*o e estud* *as te**ências e rela*ões do ass*nto *m pauta.
</line>
<line>
*onvém eviden*iar * limi**ç*o do estu*o de*ido à *ua abrangênci* pautar-se em uma
</line>
<line>
única base ci*ntí*ica d* dados, a *eb of Science, o q*e acaba ac*rreta*do a não evi*enciação
</line>
<line>
d* *ub*i*açõe* relevant*s *a ár*a pel* fato de n*m *odas s*rem *ndexadas na base em que*tão.
</line>
</par><par>
<line>
Vale *onsiderar deste mo*o que a lit*r*tura acerca da se**ice
</line>
<line>
*omi*ant logic
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
*mer*ente e *romissora, visto *s estudos da área serem aceitos *ara publicação em *elevantes
</line>
<line>
journals internacionais com elevado *ator *e impac*o, evidencian*o m*recimento de atenç*o
</line>
<line>
e pes*uisa.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 4, ar*. 2, p. 20-36, jul./ago. 2*19 www4.fsanet.*o*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Campo de Estud*s em *ógica Dominada pe*o Servi*o: uma Análise Bibliométrica
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
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</page><line>
Rev. FS*, *eresina *I, v. 1*, n. *, *rt. 2, p. *0-36, jul./ag*. 2*1*
</line>
<line>
*ww4.fs*net.c**.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
C. L. Pinto, K. C. Viei*a, R. T. Veiga
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
Como R*f*rencia* est* Artigo, c*n*orme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
PI**O, C. L; VIEIR*, K. *; VE*GA, R. *. O Campo de Estudos em Lógica D*m*na*a p*lo Ser*iço:
</line>
<line>
uma A*áli*e Bibliométrica. *ev. FSA, Te*esina, v.1*, n. 4, art. 2, p. 20-36, *ul./ag*. 20*9.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição d*s Autores
</line>
<line>
C. L. Pinto
</line>
<line>
*. *. Vie*ra
</line>
<line>
R. T. Veiga
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e pla*ej**ento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpreta*ão d** dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ão do rascunho ou *a revisão crít*ca do conte*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) *artic**ação na ap*ovação da versã* fin*l do manus*rit*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina, v. 16, n. *, art. 2, p. 2*-36, j*l./ago. 201*
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.b*/***ista
</line>
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