<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 2, p. 20-36, jul./*g*. 20*9 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.4.2 </line>
<line> O *ampo de Estudos em Lógica Domina*a *elo Servi*o: u*a Anál**e Bibliométri** </line>
<line> The Field of *tudy in Logi* Domi*a*ed by the S*rvice: A Bibli**etri* Analysis </line>
</par>
<par>
<line> *int*a Loos *i*to </line>
<line> Dout*rado em Administraç*o p*la Universidad* **deral de M*nas Gerais </line>
<line> Mest*a em Admin*stração pel* Universidade Fe*er*l de Lavras </line>
<line> Prof*ssora da U*iv*rsidade **deral d* Vi*osa - campus F*o**stal </line>
<line> Ema*l: cintialoosp@gm*i*.com </line>
<line> Kelly *arvalho Vie*ra </line>
<line> Doutorado em Ad*ini*tração pela U*ive*si*ade F*deral de L*vr*s </line>
<line> *estra em A*min*stração pela U*iversidade Federal de Lavras </line>
<line> P*ofessora da Uni*e*s*d*de *stad*al d* *inas Gerais </line>
<line> Emai*: v*eira*arvalhoke*ly@gmail.**m </line>
<line> *icardo Teixeira Veiga </line>
<line> D*utor e* A*ministra**o *ela *niversi*ade Federa* *e Minas G*rais </line>
<line> Pr*fessor da *nive*sidade Fe*eral de M*nas Ge*ais </line>
<line> Email: **cardo.nec*@gmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ende*eço: *i*tia Loos Pinto </row>
<row> Rodov*a *MG 818, k* 06 - Flor**tal - MG. *ep: </row>
<row> 35690-000. Brasil. </row>
<row> En*ereço: **lly Carvalho Vieira </row>
<row> Praç* Dom Ferr*o Nº 167, Centro - Campanha - M* </row>
<row> CEP: 37*0*-000. Brasi*. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Ch*fe: D*. T*nny *erley de Alen*ar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> Artigo r*cebido em *9/02/*0*9. Últi*a versão </row>
<row> recebida em *1/02/2019. Ap*ov**o em 22/0*/2019. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> E*dereç*: R*card* Teixeira Veiga </line>
<line> Av*lia*o pelo sistema T*iple Review: Desk *e**ew *) </line>
</par>
<par>
<line> Avenida P*esidente An*oni* Carlos, 6627 - *ala 4012 - </line>
<line> pe*o Editor-Chefe; e b) Double Blin* Re*ie* </line>
</par>
<par>
<line> Pampulha - Belo Horizonte - MG. B*asil. </line>
<line> (a*ali*ção cega por dois avaliado*es da área). </line>
<line> R*vis*o: Gramati*al, Normativa e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ampo de Es**dos em Lógica Dominada pelo Se*v**o: u*a Anális* *ibl*om*t**ca </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> Os es*udos sob*e lógica dom*n*da pelo *erviço pautam-se no fato d* q*e * Marketing e*a </line>
<line> envolvido pel* l**i*a **seada em prod*to, deixando para s*gu*do pl*no preoc*pações co* a </line>
<line> prest*ção de serviços envolvida na venda. No s**tido de tentar c*mpreender como têm se </line>
</par>
<par>
<line> des*n*olvido o* estudos s*b*e *ssa temática, este trabalho bu*ca respo*d*r à </line>
<line> seguinte </line>
</par>
<par>
<line> questão: *omo se </line>
<line> c*n*igura o campo de estudos d* lóg*ca dominad* pe*o </line>
<line> serviço? P*ra </line>
</par>
<par>
<line> respond*r a essa *u*st** rea*i*o*-*e uma an*lis* b**lio*étr*c* util*zand* os softwar*s </line>
<line> **teSpac* e VosV*ewer. Bu**o*-se visuali*ar a Frente de Pesquisa e a *ase Intelectual deste </line>
<line> campo media*te os procedimentos descri*os por Chen (2006) em uma amostra de 6*0 arti*os. </line>
<line> Os resultados reve*am que as p*bli*ações *o*re a t*mática deram um salto d* *res*imento a </line>
<line> pa*tir do ano de 2*13. No Brasil, essa linha de estudos enco**ra-se incipiente e *ste trabalho </line>
<line> pode co*tribu*r no sentido de sis*ematizar estudos, tendências * teoria*. </line>
<line> Pal*vras-chave: Logica Domi*ada pel* Serviço. Ma*keting. Aná*ise B*blio*étric*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> Studies of se*vice-dominated log*c a*e based on </line>
<line> the *act that Marketing w*s involved i* </line>
</par>
<par>
<line> product-based *ogic, leaving b*hind concerns abou* *he service de*ivery involv*d. In order to </line>
<line> try to und*r*tand h*w *as developed the stud*es on this *ubject, this paper *eek* t* *nswer the </line>
<line> follo*ing qu*stion: How *s the fi*ld of study of logic dom*na*e* by t*e service? *o answer </line>
<line> this que*ti*n, a bi*liometric a*al*sis w*s perfor*ed *sing CiteSpace **d VosVie**r </line>
<line> software. It w*s *ought to vi*ual*ze **e Research Front *n* the Intellectual Base of *his field </line>
</par>
<par>
<line> th*ough the </line>
<line> proc*dures de*cribed by C*en (*006) *n a sam*le of 650 </line>
<line> arti*les. Th* results </line>
</par>
<par>
<line> reveal tha* the p*bl*cat*ons on the su*ject ha*e mad* a *eap of growt* f*om *h* year *013. In </line>
<line> Bra*il, this li*e of stu*ies is inc*pient and this work can *ontribute *n the sen*e of </line>
<line> systematizing stu**es, trends an* theorie*. </line>
<line> Keywords: Logic Dominated by The Ser*ice. Market*ng. Bib**om*tric Analysis. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T***sina P*, v. 16, n. 4, ar*. 2, p. 20-36, jul./ago. 201* </line>
<line> www4.*s*net.com.*r/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. Pin*o, *. C. Vieira, R. T. Veiga </line>
<line> 22 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * discussão sob** lógica dominada *elo serviço *em s*a orig** p*incipalme*te no ano </line>
<line> d* 2004 a partir do *ra*alho de Vargo e Lusch, intit*lad* Evolvi*g to a new dom*nant logic </line>
</par>
<par>
<line> **r marke*ing, publ*cado </line>
<line> n* renomado Journal of Marketing. *esde e**ão os estudo* sobre </line>
</par>
<par>
<line> *ó***a *o*inad* p*lo ser*iço </line>
<line> ganhara* ade*to* </line>
<line> *m várias ár*as de pesquisa, </line>
<line> vinculadas </line>
</par>
<par>
<line> prin*ip*lm*nte </line>
<line> na área de administração. * mudança cen*ral pauta-se </line>
<line> no fato de *u* o </line>
</par>
<par>
<line> M*rke*ing era env*lv*do p*l* *ógica </line>
<line> baseada *m *roduto, cuja a crença *ra </line>
<line> de que as </line>
</par>
<par>
<line> necessid*de* e *esejos *os c*nsumidor** se*i*m supridas </line>
<line> *n*camente pelo prod*to e* **, </line>
</par>
<par>
<line> **ixando *ara segundo plano preo*upações, por exemplo, com a prestação </line>
<line> de **rviços </line>
</par>
<par>
<line> env**v*da na ve*da deste *es*o </line>
<line> be*, d**consi*e*ando-a c**o elemento *ecisivo </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> processo d* tomada de d**is*o *o co*sumidor. Já nesta n*va orient*ção, d* lógica domi**da </line>
<line> pelo serv*ço (LDS), o esse*cial vincu*a-se *a c*m*re*nsão de que o foc* *o *estor deve est*r </line>
</par>
<par>
<line> ** propos*a de e*tre*a de ben*fíci** a*s clientes * *ue som**te estes últimos têm </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> capaci*ad* de afirma* que a empresa at*avés de seu* bens e servi*o* re*lme*te lhe en*rega*am </line>
</par>
<par>
<line> algo útil, d* </line>
<line> *a**r. Outro *onto importante a *er res*alt*do nesta co*cepçã* t*ór**a é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*configuração da noçã* de s*rviços, que ago*a * </line>
<line> cit*do ap**as no singu*ar, </line>
<line> ser**ço, te**o </line>
</par>
<par>
<line> que pas*a * si*n*ficar a aplicação de *ompetências </line>
<line> esp**i*liza*as *or m*io *e ações, </line>
</par>
<par>
<line> proc*ss*s e *erfor*anc**, *isando a* benefício *a ou*ra parte (VARGO; LUSCH, 2008). </line>
<line> Observam Wright e Rus*ell (2*12) que a LDS é uma grande inova*ão teórica, mas que </line>
<line> rec*beu pouco escrutínio *rítico. D*sta forma, neste tr*ba**o busca-*e *espon*er à seg*inte </line>
<line> que*tã*: C*m* se co*figura o *amp* d* estu*os na temática da *ógica dominad* pelo **rviç*? </line>
<line> *a*a ta**o tendo *m *ista um* abrangência mai*r q*e é a *e e*tend*r a* dinâmicas do </line>
<line> Campo de Estudo e as *ara**e*ísticas das pub*i*ações, opt**-se por um estudo b*bliométric*. </line>
</par>
<par>
<line> Por meio da anál**e bibli*mé*r*ca, </line>
<line> bu*cou-se v*su*l*zar a Fr*nte de Pesquisa </line>
<line> e a *ase </line>
</par>
<par>
<line> Int**ectual ** camp* de pesquis* e* </line>
<line> estudo m*diante os p*ocedimen*os *escritos *or Chen </line>
</par>
<par>
<line> (2*06). Ca*e *b*ervar qu* a Frente de *esqu*sa </line>
<line> diz respeito a tendências t*máticas </line>
</par>
<par>
<line> eme*ge*tes * a no*os tópico* de </line>
<line> pes*uisa *m determinado campo </line>
<line> (CHEN, 2006) e a Ba*e </line>
</par>
<par>
<line> *ntelectual é *epresentada pel*s rede* *e coc*tações de perió*ico*, autor** e referências </line>
<line> bib*iog*áficas - **e nesse estu*o é represe*tada pelos art*g*s seleciona*os n* W** of Scien*e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 16, n. 4, art. 2, p. *0-36, j*l./a*o. 20*9 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Campo de Est*dos em L*gica *omina*a **lo Serviço: uma Análise Bibliométrica </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*FERENCIA* TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Rev*sões atua*s *obr* lógica do*inada p*lo *ervi** </line>
</par>
<par>
<line> Est* tópico obje*iva d*st**ar os a*t*gos que ut*li*aram pesquisas bibliográficas, </line>
<line> bibliométri**s * revisões *a*a tra*er reflexões gerai* sobre o campo *e est*d*. </line>
<line> O pr**e*ro artigo que me**ce *estaque é * *o* au*o*es Wilde*, Aka*a * Kar*en </line>
</par>
<par>
<line> (20*7) intitu*ado Th* evolution and prospe*ts of service-d*minant l*gic: an invest*gation </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> *ast, pres*nte and **ture research. N*sta *esquisa, pu*licada no Journa* of Service R*searc*, </line>
</par>
<par>
<line> *s autores exploram as áreas </line>
<line> de pesquisa fundamentais e * *volu*ão d* pes*uisa </line>
<line> em LDS </line>
</par>
<par>
<line> através de uma inv*stiga*ão sistemática </line>
<line> que ut i l i z a </line>
<line> um a nova </line>
<line> *err*me*ta d* min*ração de </line>
</par>
<par>
<line> *exto, Leximancer. **peci***amente, *les investig** os *luxos de pes*uisa conect*dos à LDS </line>
<line> e compa*am os temas cent*ais em dois *erío*os (2004 a 2008 v*. 2009 a 201*). Os a*hados </line>
</par>
<par>
<line> revel*m o patrimô*io teórico inte*discipl*nar </line>
<line> *a LDS e mudanças sign*ficati*as ** es*rutura </line>
</par>
<par>
<line> *e t*mas e conceit*s fo*ais ao longo do temp*. </line>
</par>
<par>
<line> * segundo estudo a ser *vi*enciado diz respeito ao *rtigo *lace mar*et*ng examined </line>
</par>
<par>
<line> th*ou*h a service-dominant logic lens: a *eview, *os </line>
<line> p*s*uisa**res El*t*ig*rra, Barruti* * </line>
</par>
<par>
<line> Echebarria (2017). Publ*ca*o no Journal of destin*t*on Marketing & Managem**t, *s*a </line>
<line> pesquis* *eflet* que o turista d*ve *er visto *omo o co-cri*dor p*incipal do valor extraído de </line>
<line> sua experiência de destin* (ou *idad*). Os rec*r*os do con*um*dor, como energia, d*sposiç** </line>
<line> mental, experiên*i* ou env*lvimento pod*m ser cruci*is par* explica* o valor final perc*bid*. </line>
</par>
<par>
<line> B*se*ndo-se na lóg*c* dominad* pelo serviço, os autor*s visam assim deixar </line>
<line> cla*o </line>
<line> c*m </line>
<line> qu * </line>
</par>
<par>
<line> ef*cácia o con*eito </line>
<line> de co-*riaç*o foi incorporado den*ro d* mercado, propondo c*m s*as </line>
</par>
<par>
<line> ponder*çõ*s um quadro de base teórica *undam*ntado na co-criação. </line>
</par>
<par>
<line> A terceira rele*ante publicaç*o *oi *scrita por Wrigh* e R*ssell (201*). Ne*te </line>
<line> artigo, </line>
</par>
<par>
<line> deno*inad* *o** philosophical problems fo* service-domina*t logic in marketing, publicado </line>
<line> *a A*stralas*an Marketing Journal, discute-se *ue a teo*ia p*oposta **r Va*go e Lusc* (2*04, </line>
<line> 2008 * 20*9) fo* bem aceita *ela com*n*da*e ac*dêmica, mas que su* argumentação n*o leva </line>
</par>
<par>
<line> em conta questões de *e*tab*lidade, *obr*-expl*cação </line>
<line> e p*der norm*t*vo, prejudicando, </line>
</par>
<par>
<line> portanto, deste *od* a *ust*ficativa </line>
<line> da lóg*ca dominante *o s*r*iç*. Os a*tor** pe*em um </line>
</par>
<par>
<line> maio* des*nvolvimento conce*tual que aborde esses </line>
<line> po**os e permi*a testes discr*min***vos </line>
</par>
<par>
<line> entr* in*ervenções alterna*ivas ba*eadas em se*viç*s. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresi*a PI, v. *6, n. 4, art. 2, p. 20-36, jul./*go. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. *into, K. C. Vieira, R. T. Veig* </line>
<line> 24 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA DE PESQUISA </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Procedi*entos de análise b*bliométrica </line>
</par>
<par>
<line> * est*do a*ui a*resentado ** caracteriza c*mo bibliométrico, pois p*etende ide**ifi*ar </line>
<line> carac*erísticas, *en*ências * relaçõ*s no campo de estudos *a lógica domina*a pelo *e**iç*. </line>
<line> Ess* meto**logia ajuda a enc*ntr** literaturas relevantes, concentraç*es de pesquisas e te*as </line>
<line> em que os p*squisador*s estão focad*s. *rimeiram*nte, p**a dar t*a*sparê*cia à construção </line>
</par>
<par>
<line> das eta*a* d**** revi*ão </line>
<line> foi adaptado um f*amewor* pr*posto por Prado et </line>
<line> a* (2016) </line>
<line> *u* </line>
</par>
<par>
<line> estabelece etapas a sere* se*uidas pe*o p**qui*ador para planejamento *o est*d*, busca de </line>
</par>
<par>
<line> dados, seleçã*, organ*zaçã* e análise </line>
<line> do *a*er**l que *ons*ituirá o corpus da pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> (Quadro 1). </line>
</par>
<par>
<line> Qu*dro 1 - *ramework de o*ganiz*ção da pesquis*. </line>
</par>
<par>
<line> *ta*as </line>
<line> Procedimen*os Descrição </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 1 .1 *scolha da(s) base(s) científic*(s) ou p**iódicos (1 ) 1 .2 Delimitação dos *e*mos *ue rep*esentam o campo Campo em *studo 1 .3 O*eracionalização d* *usca e filt*agem dos artigos </line>
</par>
<par>
<line> dados </line>
<line> (2 ) 2 .1 Download d*s referências em formato p*anilha eletrônica Sele*ão e 2 .2 Download das ref*rênci*s para utiliz*ç*o ** *ite*pac* organiz*ção dos 2 .3 Organização de matriz de análise em pla*il*a eletrônica dados </line>
</par>
<par>
<line> Aná*is* e interpretação </line>
<line> 3 .1 Análise d* *olume e ****ê*cias t*m*ora*s 3 .2 Análise d* *utoria (ma*s profí*uos) dos *rt*gos (3 ) 3 .3 Anális* dos artigos e revisões m*is cit*da* Frente de Pesqui*a 3 .4 Anál*s* dos pe*iódicos 3 .5 Anál*se das categorias 3 .6 Análise das pala*ras-c*ave </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> (4 ) *ase in*ele*tual 4 .1 Anál*se da red* de *o-citação </line>
</par>
<par>
<line> Banco dos </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Adaptado de Prado et a*. (201*). </line>
<line> * seguir apre*ent*-se os *as*o* s*gui*o*. </line>
<line> 3.2 Organizaç*o do banco de d**os </line>
<line> Seg*ind* * framework, a *rimeira e*apa diz respeit* ao (1) cam*o em es*udo a partir </line>
</par>
<par>
<line> de: (1.1) Escolha da(*) b**e(s) cientí*ica(s) o* </line>
<line> periódi*os; (1.2) *e*imitação dos termos </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> repr*se***m o campo e (1.3) Operaci*nalização da busca </line>
<line> e *i*tragem d*s artig*s. </line>
</par>
<par>
<line> Prim*i**me*te, optou-*e por re*lizar a busca * part** *e uma ba*e de dados, a saber, a W*b of </line>
<line> Scie*ce da Thomson Re*ters q*e * *ma das bases de pe*iódic*s *ais completas e *onfiáv*is </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 16, n. 4, art. *, p. 20-36, jul./ago. 2019 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Campo de Es*udos em Lógica D*minada *elo Ser*iço: *ma Análise Bib*iomé*r*ca </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> que *rganizam a produção c*e*tífica *egun*o p*drões rígidos de *eleção, sendo utili*ada po* </line>
<line> diferen*es *studiosos como referê*cia (Prad* et al., *0*6). </line>
</par>
<par>
<line> Em segu*da (1.2), b*sco*-se identificar os term*s *ue *oderiam </line>
<line> r*pres*ntar o *ampo </line>
</par>
<par>
<line> de estudo (rótulos de *am*o). Para lógic* d*mina*a pelo s*rv*ço f*ram utilizados os r*tulos </line>
<line> "service dom*nant logic" e "se*vice-dominant lo*ic". </line>
<line> O quadro 2 ap*e*enta os procedi*entos básic*s de *usca reali*ados. </line>
<line> **stematização da busca Fi*tros </line>
</par>
<par>
<column>
<row> (a) Camp* de bus** </row>
<row> (b) Tip* de documentos </row>
<row> (*) Categorias da *eb of Science </row>
<row> (d) Tempo estipulado </row>
<row> (f) *ata de realizaç*o da pesquisa </row>
<row> Fonte: Elaborado pelos autores. </row>
</column>
<column>
<row> T**ico:("**rvice dominant logic") O* Tó**co: "se*vice-dominant </row>
<row> logic") </row>
<row> Artigos (article) e revisão (review) </row>
<row> Todas as categ*ri*s. </row>
<row> *odo* os anos </row>
<row> 26 de fe*e*eiro de 20*8 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ao *inal da filtragem foram encontra*os 650 artigos. A seguir, passou-*e para * p*s*o </line>
<line> (2) Seleção * or*anização dos dados. *rimeiramen**, foi real*z*do o downlo*d das **ferências </line>
<line> em format* p*anilha eletrônica (2.1), e, po*ter*ormente, download das refe*ênci*s para </line>
<line> u*ilizaç*o no software CiteSpace (2.2). Após esses procedimentos, foi organizada a *atriz de </line>
<line> análise em *lanilh* el*trôni*a (*.*). </line>
<line> 3.3 *nál*se e interpretação </line>
<line> Nesta etapa sã* apre*entadas ca*act*rí*t*cas bibliométricas diversa* com* a*to*ia, </line>
<line> ar**go* mais citados, *erió**cos, paí*es dos au*or*s, pala*ras-chave e co-citações *p**sentados </line>
<line> na form* de g*áficos, red*s e tabelas de frequência. </line>
<line> *ar* ap*esentações de redes e r*lações fo*am adotado* os procedimentos descritos po* </line>
<line> Chen (*004, 20*6) no *ue tange ao us* *o CiteSp*ce p*ra visualizar *ontos de virada </line>
<line> *ntelectual, t*ndênci*s emerge**es e padrõ*s (Chen 2004). Como a Fig*ra 4 i*us*r* e seg*nd* </line>
<line> Chen (2006, p. 362), a Re*earch F**nt (Fr*nte de P**quisa) é represe*ta*a pe*os *rtig*s qu* </line>
<line> for*m acessad*s po* meio da Web of S*ien*e (amostra de 65* ar*igos) e a Intelle*tual Base </line>
</par>
<par>
<line> (*ase Intelect*a*) é representad* no CiteSpace pelas *edes d* cocitação, port*nto, </line>
<line> pelos </line>
</par>
<par>
<line> periódico*, *utores * refe**ncias (arti*os, li*ros, *utros *ocumentos) *ue f*ram *ocitados </line>
</par>
<par>
<line> pelos arti*o* que *ora* *apea*os *a We* of Science. *ado </line>
<line> *ue as p**licaç*es científi*as </line>
</par>
<par>
<line> pod*m ser *n**isadas por meio d* **us pa*rões que r**elam de cer*a forma um "mapa" dos </line>
</par>
<par>
<line> c*mpos c*en*í*icos e d*s **as relaçõ*s com outr*s campos, en*endimento da Frente o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina PI, v. 16, *. *, art. 2, p. *0-3*, jul./ago. 2019 www4.fs*net.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Pint*, K. C. *ieira, R. T. Veiga </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> P*squisa e </line>
<line> da Base In**lectual ganha rele*ância. Ch*n (2006) *emostra q*e por meio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cit*ções e cocitaçõ** tem-se </line>
<line> acesso à* tend*n**as d* p*s**isa* e in***-relações existe*tes no </line>
</par>
<par>
<line> seu campo de estud* - * que é feito tamb*m por meio de u*a visuali*ação gr*fica (NIAZI; </line>
<line> H*SSAIN, 2011, LIU, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Neste *studo, na part* (*) Frente de Pesquisa bus*ou-se analisar o volume </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*ndê**ias tem*orais (3.1), a análise da *utoria dos artigos e os a*tores mais prof*cuo* (3.2), a </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise </line>
<line> dos artigos *a** citados (3.3), a*álise dos periódicos (*.4), análise </line>
<line> das categorias </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Web of Science (áreas d* p*squisa) (3.5) e anál*se das palavr**-c*av* (3.6). No **e se refere à </line>
</par>
<par>
<line> (4) Base int*le*tual, focaremos na </line>
<line> análise </line>
<line> *a jou*nal co-citat*on netw*r* (4.1), análise da </line>
</par>
<par>
<column>
<row> author co-citati*n n*twork (4.2), anál*se *a *eference *o-citation ne**ork (4.3) * </row>
<row> *s*udo das relaç*es e tendências (4.4). </row>
<row> Na seçã* a *egu*r, os re**ltados da pesquisa. </row>
<row> 4 RESULTADO* E DI*CUSSÃ* </row>
<row> 4.1 Fr*nte de **s*uisa </row>
<row> 4.1.1 Análise do volume e tendência* t*mporais </row>
</column>
<column>
<row> d*scriç*o, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *a amostr*, o* primeiro* </line>
<line> artigos ind*xados </line>
<line> na W*b of Scien*e contendo os termos </line>
</par>
<par>
<line> "s*rvi** **minant l*gic" datam de 2*07, p*ré* vale relembrar, como j* citad* *a introdução, </line>
<line> que o artigo sem*nal sobre esta temática f** public*do em 20** e *s*rito por Varg* e Lusch. </line>
<line> P*rém el* n*o s* e*contra n* *ase científica *m q*estão, po* isso o ano de sua publicação n*o </line>
<line> é o *ue ini*i* as *esquisas. </line>
<line> A figur* 1 *evela que e* 2007, portant*, *oram pu*licados ***nas três arti*o*, *end* </line>
<line> *les: *ompeting throug* se*vice: insigh*s from service-*ominant logic, dos autores **sch, </line>
</par>
<par>
<line> Var*o * O\Br*en, *aterial </line>
<line> este que alcançou at* a </line>
<line> data do presente estudo </line>
<line> um tota* d* 532 </line>
</par>
<par>
<line> citaç*es; o segund* artigo public*do em 2007 e c** 77 citações foi * Branding in B2B </line>
</par>
<par>
<line> m*rk*ts: in*ights from the service-domina*t *ogic of marketing, autoria de Ballanty*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Ait*en; já o terceir* f** o intitulado H*w t* gover* *u*iness ser*ices exc*anges: cont*actual </line>
<line> **d re*a*ional issues, *scr*to *or Vandaele, Rangar**an e Gemmel, totali*ando 26 citações. </line>
</par>
<par>
<line> *m 2008, as publ*cações *al*aram para um *úmer* 8 vezes maior, 25 </line>
<line> a*ti*os. Neste </line>
</par>
<par>
<line> ano, foi publicado o p*per mai* relevante da temática </line>
<line> em termos de citações, 1*93 *o t*tal, </line>
</par>
<par>
<line> intitulado Service-dominat logic: cont*nuing the e*olutio*, *e autoria de Vargo e Lusch. </line>
<line> R*v. F*A, Teresina, v. 16, *. 4, *rt. 2, p. *0-3*, jul./ago. 20*9 www4.f*anet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Campo ** Estu*os em Lógic* Dominada p*l* Servi*o: um* Análise Bibliom*trica </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> No* dois anos se*uin*es, 2009 e 2010, ocorreu um declínio nas pub*ica*ões, </line>
</par>
<par>
<line> retomando em 2011 novo crescimento, com </line>
<line> u* </line>
<line> total de 5* a*tigos. Já </line>
<line> *m *015 foi </line>
</par>
<par>
<line> u*trapassado o *úmero de um* *entena d* a*tigo* sobre servic* dominant log*c, atingi*do em </line>
<line> 2017 o pico de 135 paper* indexados na Web o* Sci*nc*. Em resumo, observa-se *ssim qu* a </line>
<line> p*rt*r d* 2013 não ocorreram mais decl*n*os *o número *e publicações, apontan*o as*im u*a </line>
<line> *endência de c*es*imento r*gular d* *studos n*s*a área. A Figu*a 1, a seguir, apresenta ** </line>
<line> tendências. </line>
<line> *igura 1 - Evoluç*o e ten*ênc*a das publicações por ano (2*0*-2017) </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: *laborado a par*ir d*s dados da Web *f Scie**e. </line>
<line> 4.1.* A***ise d*s au*o*es ma*s profícuos dos ar*igos </line>
<line> D*ndo continuidade aos resultados do estudo d* fren*e d* pesquisa do tem* em foco, </line>
<line> *oram re*ela*os *s pesquisadores mai* impor*antes da área. Conforme exposto no quadr* 3, o </line>
<line> estudioso Stephen Vargo é o q*e mai* *e destaca na quantidade de publ*cações indexadas na </line>
</par>
<par>
<line> Web of Science, um total de trint* e uma desde o an* de 200*. Var*o é pr**es*or </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *niversi*y of Hawai*, apresentando-se </line>
<line> como ativo pesquisador, com mais de 100 pa*ers </line>
</par>
<par>
<line> publicad** nos p*incipais jour*als internacionais como Journal *f Mark**ing, Journa* of th* </line>
</par>
<par>
<line> Acade** of Ma*keting Science, MIS *uarterly, Jou*nal of </line>
<line> Service Research e </line>
<line> Jour*** of </line>
</par>
<par>
<line> Retailin*. *tephen Vargo também publi*o* em con*unto com *ob*rt Lusch dois livros sob*e </line>
<line> lógica dominada pelo serviço, se*do o prime*ro pu**icado no ano de 2*06, intitulado The </line>
<line> Service-Domin*nt Logic of *arketing: Dialog, De*ate and Directi*ns * * segundo publi*ado </line>
<line> em 2014, com o títul* Servi*e-Dom*nant L*gic: Premisses, Perspect*v*s, Possibilities. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 2, p. 20-36, *ul./*go. 2019 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Pinto, *. C. V**ira, R. T. Vei*a </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> Robert Lus*h foi p*ofessor da University of A*i*on* até o a*o d* 2017, quando *aleceu </line>
<line> em feverei**. Par*e*ro de publi*açõ*s de Stephen *argo, Lusch também pub*ico* mais de </line>
</par>
<par>
<line> uma ce*tena d* a*tigos em renomados </line>
<line> jo*rna*s internacionais como Journa* of Ma*ke*ing, </line>
</par>
<par>
<line> Jour*al of Consum*r Research, Jou*na* of M*rketing Re*ea*c*, Mark*ting Science, Journal </line>
</par>
<par>
<line> of Reta*li*g, Ac*ount*n*, Organi*ations and </line>
<line> S*ciety, Slo*n Manage*e*t Review, </line>
</par>
<par>
<line> Or**nizational Dy*amics, IEEE Intelli*ent System* Jou**al, Journal of Operations </line>
<line> *anageme**, IBM Syste*s *ou*nal e Be*a*ior*l Science. O tota* de publicações deste autor </line>
<line> sobre serv*ce d*minant logic que estão ***exa*os no *eb of Science sã* 2* pa*ers. </line>
<line> Já o pesquisador Bo Edvardsson leciona na *a*lstads Universitet e é ex-ed*tor do </line>
</par>
<par>
<line> Journ*l of S*rvi*e Management, atuando no c*nselh* de </line>
<line> av*liação d* uma sé*ie de revis*as </line>
</par>
<par>
<line> c**ntíf*cas com* J*ur*a* of Ser*ice R*sear*h, Journal of Service Ma**gemen* e *nternationa* </line>
</par>
<par>
<line> Journal *n Research </line>
<line> i* Marketing. *om 14 publicações indexad*s no Web *f Sc*ence, </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém pos*ui *ublicaçõ*s em conjunto co* Stephen Vargo. </line>
</par>
<par>
<line> O últim* auto* em dest*que é Christian *ronroos. Professor na Han*en Scho** of </line>
</par>
<par>
<line> Ec*nom*cs, o pesquisador **blicou mais de 10 artigos sobre * temát*c* service </line>
<line> dominant </line>
</par>
<par>
<line> logic ** base científ*ca em foco. Conhecido também como a "lenda do m*rketing", Gr**roos </line>
<line> é famoso p*r s**s pesquisas sobr* gerenciament* d* se*vi**s. </line>
<line> Q*adro * - Aná*ise *e autor*a </line>
</par>
<par>
<line> Aut** </line>
<line> Universi*a*e d* trabalho </line>
<line> Quan*id*de d* Publicações </line>
</par>
<par>
<line> *tephen Vargo </line>
<line> University *f Hawaii </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> R*bert L*sch </line>
<line> Univers*t* of Ariz*na </line>
<line> 24 </line>
</par>
<par>
<line> Bo Edvardsso* </line>
<line> K*rlstads Universite* </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> Christ*an Gronro*s </line>
<line> Hanken S*hool ** Eco*om*cs F*n**nd </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elabor*do pelos autores. </line>
</par>
<par>
<line> 4.*.3 Análise dos *rtigos * revisões m**s citadas </line>
<line> Seguem na tabela * os 5 a*tigo* mais r*leva*tes a partir de seus *x*ressivos núm**os </line>
<line> de citaç*es. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. *, art. *, *. 20-36, j*l./ago. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Campo de E*tudos *m *ó*ica Dominada pe*o Se**iç*: uma Análise Bibliométrica </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> Ta*ela 1 - Artigos cen*rais da Frente d* *esqui*a (5) </line>
<line> Nº </line>
</par>
<par>
<line> Título </line>
<line> *er*ódico </line>
<line> Referên*ia </line>
<line> Ci*. </line>
</par>
<par>
<line> Servic*-dominant logic: c*nt*nuing the evol*tion </line>
<line> **urn*l of the A*ademy </line>
<line> Var*o e Lu**h, </line>
<line> 15*3 </line>
<line> of Marketing S*ience </line>
<line> (2008) </line>
</par>
<par>
<line> Man**ing the co-c*eation of value </line>
<line> Journal of the *cadem* </line>
<line> Pa*ne et *l. </line>
<line> 861 </line>
<line> of Mar*eti*g Science </line>
<line> (20*8) </line>
</par>
<par>
<line> Competing *hrough service: In*ights fr*m serv*ce- </line>
<line> **urnal of Retaili*g </line>
<line> L**ch et *l </line>
<line> 532 </line>
</par>
<par>
<line> dominant **gic </line>
<line> (2007) </line>
</par>
<par>
<line> Fund*mentals of service Sc*ence </line>
<line> J*urnal of *he Academy </line>
<line> M*glio e </line>
<line> 360 </line>
<line> *f Marketi*g Science </line>
<line> Sp*hrer (*00*) </line>
</par>
<par>
<line> Crit*cal ser*ice **gic: *a*in* sense of v*lue *reation </line>
<line> Jour*al of the Academy </line>
<line> Gronroos et al. </line>
<line> 354 </line>
</par>
<par>
<line> and co-*reat*on </line>
<line> of Marketing Science </line>
<line> (2013) </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: ***borado pelos *utores. </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.4 Análise dos periódicos </line>
</par>
<par>
<line> Em relação aos periódico* que mais pub*icar*m art*g*s s*bre service do*inant logi*, </line>
<line> foram **nside*ados o* jour*als que publicaram mais de *0 tra*alhos so**e a temática, sendo </line>
<line> est*s rel*cionados n* ta*ela 2. </line>
<line> Sobre a primeira *evista em evi*ênc*a, a In*ustrial Marketin* M*nagement, com fator </line>
<line> de *mpac*o 3.166, publi*ou um total de ** artigos com a temática da L**. Ess* jornal for*ece </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa* teóricas, e*píricas e </line>
<line> base*d*s em cas*s, v*ltadas </line>
<line> para as *ece*si*a*es </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> especia*istas em m*rk*tin* e </line>
<line> prof*ss*o*ais que pesquisam e trabalham em merc*do* </line>
</par>
<par>
<line> *ndu*t*iais e empresari*is. </line>
</par>
<par>
<line> O Journ*l of Bus*ness Research, com fator de impacto 3.354, apli*a teorias </line>
<line> desenvol*idas a partir de pe*quisas emp*e*ari*i* para situações **ais *e n*góc*os. </line>
<line> Reconhece*do a* intrin**das rel**õ*s entre as diversas áreas da atividade comercial, a JB* </line>
<line> *ublicou 40 *aper* que tin*am como foco a L*S. </line>
<line> A tercei*a r*vis** com maio* destaqu* *a pesquisa realizada foi a Ma*keting Theory. </line>
<line> Pos*uidora de fator de im*act* i*ual a 2.56*, ela publicou 38 artigos sobre * *e*vice d*mina** </line>
<line> logic e é u* jour*al que fornece u* **io *cadêmi*o e*pecia*izado e referê*cia p**ncipal p*ra </line>
</par>
<par>
<line> o desenvolv*men** e di*s*min*ção </line>
<line> de </line>
<line> perspectivas alternativa* e cr*ti*as *obre a t**r** d* </line>
</par>
<par>
<line> marketing. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 16, n. *, a**. *, p. *0-*6, jul./ag*. 2019 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Pinto, K. C. *ie*ra, R. T. Veiga </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 2 - Periódico* que mais publicaram (*rente de Pesqui*a) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *er*ódico </row>
<row> Indust*ial Marketing Man*gement </row>
<row> Jour*al of B*siness Re**arch </row>
<row> Marketin* T*eory </row>
<row> *our*al of The Ac**e*y Of Marketi*g Science </row>
<row> J*urn*l *f S*rvice Man**ement </row>
<row> E*ropean J*ur*al of Marketi*g </row>
<row> Journa* of S*rvi*e Theory *nd Practice </row>
<row> Journal of Se*vices Mark*ting </row>
<row> Fonte: el*bo*ado pel*s autores </row>
<row> 4.1.5 A*álise *as cat*go*ia* </row>
</column>
<column>
<row> Quant*dade de P**licaçõe* </row>
<row> 46 </row>
<row> 40 </row>
<row> 38 </row>
<row> 30 </row>
<row> 26 </row>
<row> *3 </row>
<row> 22 </row>
<row> 22 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> O próximo passo fo* a i*entific*ção da *nális* das *ategoria* de i*dexação po* áre* </line>
<line> temá*i*a, ou *e**, ob*etiv*u-** obs*rvar as ár**s d* predominância dos p*r*ódicos n** quais *s </line>
<line> 650 a**igos foram publicad*s. A partir d* figura 2, ve*ifica-se que for*m fo**ados 3 </line>
<line> agrupamentos, os quais cada um *el** servem como nor*eador*s das cat*gorias de in*exação </line>
</par>
<par>
<line> onde a temática se**i*e dominan* logic </line>
<line> esteve *resente. Os trê* clust*rs foram assim </line>
</par>
<par>
<line> desta*ados e d*n*min*dos pelo software CiteS*ace: </line>
<line> *) Clus*er 0: esse *lust*r fo* just*mente formado pe*o termo servic* domi*ant logic e </line>
</par>
<par>
<line> se*s *stu*os predomina*te*ente </line>
<line> estão pres*ntes n** </line>
<line> g**ndes áreas de pesqu*sa </line>
</par>
<par>
<line> Business Econo*ics e *ocia* Sciences others topic*. Pode-*e perceber que nos anos *e </line>
<line> 2007 e 2008 a mai*r*a dos artig*s pu*licad*s ne*se perío*o foram al*cados </line>
</par>
<par>
<line> principalm*nte nas </line>
<line> categorias do We* of Sc*ence denominada* Business, Computer </line>
</par>
<par>
<line> S*ience Infor*a*ion Sys*ems e *anageme*t. Em 20*3 e 2016 ocorr*ram est*dos em </line>
<line> ou*ras áreas de pesqu*sa, se*do ela* Hospitality lei*ure sport tour**m e Environmental </line>
<line> *ciences & Ecology assim *omo n* Pub*ic Administrational Studies. Nesse </line>
<line> agrupamento estão realizada* pesqui*as relac*o*adas à co-criação de valo*, in*ústria </line>
<line> *otelei*a, pref*r*ncia de **rca, antecede*tes de exp*r*ências e* serviços e ino*ações </line>
<line> em serviços. </line>
</par>
<par>
<line> b) Clu**er *: ca*acterizado pe** termo service *cience, *sse *grupam*nto é formado por </line>
</par>
<par>
<line> estudos </line>
<line> *ert*ncen*e* à áre* d* pe*quisa Computer </line>
<line> *cience, sendo os artigos </line>
</par>
<par>
<line> R**. FS*, Teresina, *. 16, n. 4, a*t. 2, p. *0-36, jul./ago. 201* </line>
<line> www4.f*anet.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Campo de Es*ud*s em Lógic* Do*inada pe*o Serviç*: uma An*lis* Bibliométr*ca </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> publ*c*dos em periódicos indexados na *ategoria Computer Sc*enc*, Theory & </line>
<line> Method*. Sub-temas como inovações e* se*viços, compartilhame*to de informações, </line>
<line> f*delização de clie*t*s e desenhos d* ne*ócios abarca*am * temática lóg*c* do*ina*a </line>
<line> **lo *erviço *m sua* pesquisas. </line>
</par>
<par>
<line> c) Cluster 2: este últ*mo, *riundo do *er*o suply chain manag***n* *onté* e*tudos d* </line>
</par>
<par>
<line> gr*nde ár*a </line>
<line> de p*squisa Engin**ri*g. E**es *rtigos foram *ubli*ad*s em pe*iódicos </line>
</par>
<par>
<line> indexados n*s categor*as da Web of Sci*nce denominadas d* Enginee*ing </line>
</par>
<par>
<line> *anu*acturing, Operations Research & Manage*ent Science, Ergonomics </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Engine*ring *n*ustrial. Pes*uisas r*lacio*adas * integraçã* *e canal, fabricação </line>
<line> co*aborativa e or*entação *o serviço utilizar*m-se, portanto, da lógica domin*da pelo </line>
<line> s*r*i*o como pont* de r*flex*o em seus est*dos. </line>
<line> Figur* 2 - *lusters das categ*rias de index*ções. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Dados da pes*uisa </line>
<line> 4.*.6 A*á*is* das **l**ras-chave </line>
<line> O últi*o dado referent* à Frent* de Pesqu*s* *o campo de estudos da lógi*a dominada </line>
<line> pelo serviço *iz res*ei*o à análise das palavras-chave. Pela rede de palavras chave *e*adas </line>
<line> pelo *ite*pac* conse*u*-se *ompree*der quais são os princip*is t*pico* *eóricos qu* são </line>
<line> R*v. FS*, Ter*sina PI, v. 16, n. 4, a*t. 2, p. 20-36, jul./ago. 201* w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. P*nto, K. C. Vieir*, R. T. Veiga </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> **iliza*os na* pesquisas que trat*m da l**ica domi***a pelo servi*o. As*im, a partir d* figura </line>
<line> 3, identific*m-se os temas centrais mai* recorrentes e que f*r*m agrupados em cinco clus*ers. </line>
<line> O primeiro d*les, c*nte*do 20 pa*avras-chave e re*resentado pela cor vermel**, s* </line>
<line> d*s*aca pelo ter*o ser***e dom*nant log*c. Outro* termo* rela*iona*o* a es*e gr*po foram co- </line>
<line> creation, consumption, q**lity, experience e satisf**tion. O segundo cluster, de coloração </line>
<line> verde e também com 20 pa*a*ras, *estaca-se pelos termos perspe*tive e domin*nt lo*ic, </line>
<line> per*en**ndo a el* também p*lav*as c*mo innovat*on, *etworks, strat**y e systems. </line>
<line> O ter*eiro cluster, com cor azul, compos*o por 14 it*ns, é evidenciado pelas *alav*a* </line>
<line> **nagement e perform*nce. Form*m esse ag*upamento *am*ém os ter*os kn*wledge, </line>
<line> framewo*k, management e competit*ve adv*ntage. O *ua*to *luste* de pa*avras-*have, com </line>
<line> coloraç*o amarelad*, c*ntendo apenas os 6 t**mos business relationships, custome* *alu*, </line>
<line> service, se*vi** logic, value e *alue cr**tion. Por fim, o último clust*r, ** coloraçã* violeta, é </line>
<line> *omposto po* a*enas dois termos, service dominant log*c e strategies. </line>
<line> Figura 3 - An*lise *as palav***-chav* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, v. 16, n. 4, art. 2, p. 20-36, jul./ago. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Campo de **tudos em Lógica Domi*ada pelo Se*vi*o: uma Análise Bibliométrica </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Base *n**lectual </line>
</par>
<par>
<line> *esta se*ã* * ava*iada a base *ntel*ctual que foi utilizada pelo *rupo das *50 </line>
<line> **bl*caçõe* indexadas na Web of Science q*e se refere* *o c*mpo da ló*ica dominada p*lo </line>
<line> ser*iç*, ou seja, di* r*speito ao* a*t*res que for*m mais citados pelos ar**gos *ue integram a </line>
<line> amostra de*ta *esquisa. </line>
<line> É p**s*vel **a*iar q*e as *eferê*c*as mais citadas formar*m quatro cl*ste*s, </line>
<line> *epresent*dos p*las cores ve*melha, azu*, verde e amar*la. * pesquisador mais relevant* </line>
<line> present* *esta base inte*e*tual, e que expressivam*nte é cit**o por todos os ou*ros autores </line>
</par>
<par>
<line> presentes, é Stephen Va*go, repres*ntado </line>
<line> ** figura 4 </line>
<line> *elos do*s cír*u**s vermelhos, data*os </line>
</par>
<par>
<line> de *004 * 200*. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 4 - Aná*i*e *e co-citações </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *ados d* *e*quisa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 2, p. 20-36, jul./ago. 20*9 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Pi*t*, K. C. V**ir*, R. *. Veiga </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A*ravés de uma análise bibliomét*ica es*e estudo p*s**b*li*o* a *presentação do </line>
<line> panoram* *a pr*dução *ntelect*al referen*e ao cam*o da ló*ica dominada p*lo serviço </line>
<line> presente na re*omada ba*e cien*ífica de dados Web *f Science. </line>
<line> O es*udo re*l*zado d*mon***ou que as publi*ações sobre * temática e* questão deram </line>
</par>
<par>
<line> um sal*o de cres*imento c*nstante a partir d* ano </line>
<line> de 2013, atingindo </line>
<line> em *017 * ápice de </line>
</par>
<par>
<line> publ*caçõ*s </line>
<line> através </line>
<line> *o q*an*it*tivo de 135 artigos indexad*s na bas*. Curiosame*te foi </line>
</par>
<par>
<line> ev*denciado qu* o artigo sem*nal do tema, de autoria d* Stephen Vargo e *ubli*ado no ano d* </line>
</par>
<par>
<line> 2004, não faz p*rte do* estu*os present** </line>
<line> na WoS. *esta base s*rgiram p*pe** com a </line>
</par>
<par>
<line> te*ática da *DS apenas *rês anos depois, ** 2007. </line>
<line> Os journals que **is se destacaram com a constante *rese*ça de ar*igos sob*e o tema </line>
<line> *or** o Indu*trial Market*n* Ma*ag**ent, Journal of Busine*s R*search, M*rketing *heory </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> Jo*rnal of th* Academy of Marketing Science haja </line>
<line> vista o *úmero de **blicações de cada </line>
</par>
<par>
<line> *m d*stes ter si*o superi*r a 30. </line>
<line> Im*orta*te ressaltar </line>
<line> qu* trê* *esse* qua*ro *rinc**ais </line>
</par>
<par>
<line> journals são dire**mente ligados à área do *arketing. </line>
</par>
<par>
<line> * estu** bibl*ométri** tam*ém evidenciou que o </line>
<line> profes**r Stephen </line>
<line> Vargo, </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ers*ty o* Hawaii, é destaque nas pesquisas sob*e LDS. Autor ** 30 artigos i*dexad** na </line>
<line> *oS ***im como de d*is l*vros específicos s*b*e este assunto, Vargo **vel*-se el**ento </line>
<line> c*ucial p*r* a ampliação de conheciment* *a ár*a, visto que é o 1º autor do artigo mai* *it*do </line>
<line> *obre l*gica *o*in**a pelo ser*iç*. Ess* paper, *nt*tulado Se*v*ce-dom*nant *ogic: continui** </line>
<line> the evolu*ion foi pub*icado em 20*8 e tem até o pr*sente m*mento um total *e 1*93 c*tações. </line>
</par>
<par>
<line> Como sugestão d* </line>
<line> pesquisa fu**ra, verifica-se * **ssibilidade de apr*fundar m*is </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> investiga**o da </line>
<line> base i*t*l*c*ual </line>
<line> sob*e * tema, re*l*zando </line>
<line> *náli*es da rede de co-cit*ção **s </line>
</par>
<par>
<line> j our *al s , </line>
<line> assim com* da rede de co-citação de referê*cias e finalizando com u*a m*is </line>
</par>
<par>
<line> profunda descriç*o e estud* *as te**ências e rela*ões do ass*nto *m pauta. </line>
<line> *onvém eviden*iar * limi**ç*o do estu*o de*ido à *ua abrangênci* pautar-se em uma </line>
<line> única base ci*ntí*ica d* dados, a *eb of Science, o q*e acaba ac*rreta*do a não evi*enciação </line>
<line> d* *ub*i*açõe* relevant*s *a ár*a pel* fato de n*m *odas s*rem *ndexadas na base em que*tão. </line>
</par>
<par>
<line> Vale *onsiderar deste mo*o que a lit*r*tura acerca da se**ice </line>
<line> *omi*ant logic </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *mer*ente e *romissora, visto *s estudos da área serem aceitos *ara publicação em *elevantes </line>
<line> journals internacionais com elevado *ator *e impac*o, evidencian*o m*recimento de atenç*o </line>
<line> e pes*uisa. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 4, ar*. 2, p. 20-36, jul./ago. 2*19 www4.fsanet.*o*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> O Campo de Estud*s em *ógica Dominada pe*o Servi*o: uma Análise Bibliométrica </line>
<line> 35 </line>
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<line> Rev. FS*, *eresina *I, v. 1*, n. *, *rt. 2, p. *0-36, jul./ag*. 2*1* </line>
<line> *ww4.fs*net.c**.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Pinto, K. C. Viei*a, R. T. Veiga </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> Como R*f*rencia* est* Artigo, c*n*orme ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> PI**O, C. L; VIEIR*, K. *; VE*GA, R. *. O Campo de Estudos em Lógica D*m*na*a p*lo Ser*iço: </line>
<line> uma A*áli*e Bibliométrica. *ev. FSA, Te*esina, v.1*, n. 4, art. 2, p. 20-36, *ul./ag*. 20*9. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição d*s Autores </line>
<line> C. L. Pinto </line>
<line> *. *. Vie*ra </line>
<line> R. T. Veiga </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e pla*ej**ento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpreta*ão d** dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ão do rascunho ou *a revisão crít*ca do conte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) *artic**ação na ap*ovação da versã* fin*l do manus*rit*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 16, n. *, art. 2, p. 2*-36, j*l./ago. 201* </line>
<line> www4.f*a*et.com.b*/***ista </line>
</par>
</page>
</document>

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