<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 14, p. 285-298, *e*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.9.14 </line>
</par>
<par>
<line> *elineações Políticas em Hamlet, *e *illiam Sh*ke*peare </line>
<line> **litics Deline**ions in Haml*t, by William *hake*p*are </line>
</par>
<par>
<line> Adels*n Oliveira Me**es </line>
<line> Me*trando em *stu*o de Li*g*agens p*la Universidade do E*ta*o da Bahia </line>
<line> Gradu***o em Letra* - Língua Inglesa *ela Unive*sidade do Es*ado da Bahia </line>
<line> Prof*ss*r de Língua Ingl*sa </line>
<line> E-mail: a*el*onolive**amende*@gm*il.com </line>
<line> Adria*a **mes </line>
<line> Dout*ra em Teoria da Li*e*atura pel* Pontifícia *niversidade Cató*ica *o Rio Grande d* Sul </line>
<line> *ro*esso*a adjunta *a U*i*ersidade *o Es*ado da Bahia </line>
<line> E-m*il: abgomes@uneb.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ade*son Oliveira Me*d*s </line>
<line> *d*to*-Chef*: Dr. T**ny Kerley de Alen*a* </line>
</par>
<par>
<line> Pov. P*lmeira dos *endes, s/n. **P: *6900-000, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Seab*a/Ba, Br*s*l. </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: *d*ian* Gomes </line>
<line> Ar*igo recebi** em 15/05/2*22. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> R*a Sil*eira Mart*ns, 2555 - C*bula, C*P: 41150-00* - </row>
<row> *alvador/B*, Brasil. </row>
<row> . </row>
</column>
<column>
<row> recebi*a em *6/*5/2022. Aprovado em 27/*5/*022. </row>
<row> Ava*iado pe** siste*a Triple Review: a) Desk *eview </row>
<row> **lo Editor-Chefe; e b) Double *lind Rev*ew </row>
<row> (avaliação cega por doi* avali*d*res da áre*). </row>
<row> Revisão: G*ama*i*al, N*rmativa e de F*rmatação </row>
</column>
</par>
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<page>
<par>
<line> A. O. Mendes, A. G*mes </line>
<line> 286 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> *s*a prop*sta descreve e reali*a releitur*s e **álises *obre a *apaci*a*e de l*derança da </line>
<line> person*gem *laudius, em plen* século XVI, coadu*a**o-o *os campos *iterário e p*lít*co </line>
<line> presente* em Hamlet (1*01): evidenciar duas ou três ca*ac*er*sticas da capacidade de </line>
</par>
<par>
<line> lide*ança d*ssa *ersonagem. No entrelaçame*to da críti*a sh*kespeari*na, pode-se </line>
<line> alcançar </line>
</par>
<par>
<line> uma compre*nsão dess* *ersonagem e sua relevância ao </line>
<line> *a**o l*terário * *olí*ic*. E**a </line>
</par>
<par>
<line> escrita *rocur* analisa* essa person*g*m e desp*rtar possíveis novas </line>
<line> int*r*r*tações do </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho shakespe*r**n*. N* *ampo literár*o, destacam-se crít*co* que c*adunam </line>
<line> c*m essa </line>
</par>
<par>
<line> pro*osta, co*o: Knight (1967), Bradley (2009), Bloom (2001) e **liodora (2005). No </line>
<line> *olítico, Maquiavel (2000 - 2*0*) e Descar*es (2001) tr*b*l*am minuciosamente, evoluções </line>
<line> *os aspec*o* políticos. Essa prop*sta de e*c*ita procurou considerar *ais *ríticas, po*s p*ssuem </line>
<line> rele*âncias par* a compr*e*sã* *olí*i*a * *nalíti*a de *a* *ers*nag*m *scri*a por *hakespear*. </line>
<line> N* *scrita *hakes*earian*, *o*em ser obse*vadas muitas ações polít*cas evolutivas ao analisar </line>
<line> as atit*des da personagem Claudius, *rincipalmente, ao comparar tais a*ões de *laudius com </line>
<line> as ações d* seu antec*sso*. </line>
<line> Palav*a*-chav*: Shakespeare. Hamlet. Cl**diu*. Política. S*ciedade. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> Its proposal describes and perfor** rereads and analy*es the leadership ca*acity *f character </line>
<line> Claud*us, in middle of XVI century, mat*hing hi* to t*e literature and polit*c field* present in </line>
<line> *amlet (1601): *o sho* two o* three *haracteristics of thi* character's leader*hi* capacity. In </line>
<line> i*tertwin of Shakespe*rean critic, *an reach a comp*ehension this *haracter and its re**vance </line>
<line> to lite*ature and pol*tic field. This write s*e*s to an*l*ze this character and *waken pos*ible </line>
</par>
<par>
<line> new interpre*ati*n* </line>
<line> *f Shakespearea* work. I* the liter*ture fi*ld, critics who support *hi* </line>
</par>
<par>
<line> p*opo*al stand o*t, such as: Knight (1*67), *radl*y (2009), Bloom (*00*) and H*liodora </line>
<line> (*00*). In politic area, **quiavel (**00 - 2006) and Des*a*tes (2001) wo*ks i* de**il, </line>
<line> evolutions of *o*itic aspects. This writes *roposal sou*ht to conside* such cri*icisms, as t*ey </line>
<line> *ave *eleva*ce for analyt*c poli*ic comprehension o* such * ch*rac*er written b* Shakes*eare. </line>
</par>
<par>
<line> *n *hakespeare*n *ri*e* ther* are many </line>
<line> e*olutiona*y polit*c actions *an be observed when </line>
</par>
<par>
<line> ana*yze the att*tudes of *haracter Claudius, mai**y when to com*are such *ctions of Claudius </line>
<line> with the actions *f his prede*essor. </line>
<line> **yw*rds: Shakespea*e. Hamle*. **audiu*. Politic. *ociety. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 1*, n.9, art. 1*, p. *85-*98, s*t. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Delinea*ões Políticas ** Hamlet, de Willia* Shakespear* </line>
<line> 287 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRO**Ç*O </line>
</par>
<par>
<line> O trabalh* de Willia* Shakespeare de*pe*ta, na crítica literária, in*mer*s nuanc*s que </line>
</par>
<par>
<line> permea*ão \fortuna\ **ítica e*pressad* pelo b*rdo, entre a </line>
<line> os campos: trágico, da *omédi* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> das </line>
<line> peças hi*tóric*s. ***u*n*o ess* e*emplo, *ode-se desta*ar, e*tr* *s trabalho* do </line>
</par>
<par>
<line> canônico, a peça Hamlet (1601). O *lc*nc* crítico dessa obra desenvol*e-se em muita* áreas </line>
</par>
<par>
<line> do conheciment*: l*te*ári*, </line>
<line> política, p*ic*lóg*c*, *ociológica, </line>
<line> en*r* outras. Áreas </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> apr*moram os conhecimen*os *o*re as pe*son*gens, como: * *ei *l*udius, o mor*o*o </line>
<line> Polonius, prínci*e Ha**** (*obrinh* do atual rei), os filhos d* mordomo: Ophelia e Laertes, a </line>
</par>
<par>
<line> rainha Ger**ude, </line>
<line> etc. </line>
<line> O es**d* da </line>
<line> obra *amlet (16*1), c*ntr*l**ado de*d* as açõe* </line>
</par>
<par>
<line> *ociopolít*cas do Renascimento, d*reciona a v**ia* p*ssi*ilidades, sobretu*o a anális* lite*ária </line>
<line> à luz da **ica polític*. Centraliza*o nas análi*es d*s p*r*on*gens presentes **s*e drama, essa </line>
<line> es*r**a busca *ossí*eis *nterpr*taçõ** a*erca da per**nagem **audius. </line>
<line> Diante dessa *erspec*iv*, surge a in*agação sobre a r*presentat*vidade da pe*s*na*em </line>
<line> C*audius n* peça *amlet (1601) - à l** d* *rópria *rítica shakespea*iana e *a cr*tica polít*ca </line>
</par>
<par>
<line> ori*i*ár** a par*ir de Maquiavel - </line>
<line> centr*da n* questionamen*o: *ent*o des**s premissa* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sabe**o que ** rei tota*m*nt* b*m também não é um bom r*i - uma autoridade **l*tica *ão </line>
</par>
<par>
<line> *ode *sq*ecer suas fu*çõ*s a*minis*rat***s e </line>
<line> segui* apenas os </line>
<line> d*sej*s pessoais da sua </line>
</par>
<par>
<line> população, seria Claudius um m*delo *er a </line>
<line> considerado (aplicação d* responsabilidades </line>
</par>
<par>
<line> i*ternas aos súditos; te*tativas *ara realizações d* at**idades *x*ernas *elos sú*itos; apl*ca*ã* </line>
<line> d* resp*nsabili*ade *e*is a P*lonius como um vi*e-rei) dentro da *olít**a con**m*orâ**a? </line>
<line> As art*m*nhas po*íticas de Shakes*ea*e ex*re*sas n* pe*sonagem Claudius </line>
</par>
<par>
<line> demonstram </line>
<line> s u* </line>
<line> exp**i*ncia </line>
<line> enquanto </line>
<line> c*d*dão </line>
<line> de </line>
<line> Str**ford-upon-Avon, </line>
<line> te*do, </line>
</par>
<par>
<line> principa*mente, Londres c**o capit*l d* I*glat*rra e </line>
<line> su* ex*e*iência </line>
<line> *nquanto ex-londri*o. </line>
</par>
<par>
<line> As art**anhas p**ític*s assumida* p*r Claudi*s foram pra*icadas, se*un*o Barbara *eliodor* </line>
</par>
<par>
<line> em O h*m*m *olítico *m </line>
<line> Shakespe*re </line>
<line> (20*5), pelos líderes antecessores * atuais </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Sha*es*ear*, </line>
<line> poi* sua exper*ência *nqua*to cidadão inglês fundamentou a pr*t*ca </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> persona*em Claudius em Ha*let (16**). </line>
<line> Clau*ius realizou su*s at*ações **periores às do ant*ces*or rei H**let, tais fei*orias </line>
</par>
<par>
<line> ocor*idas - nomeação </line>
<line> *e *m mordomo qu* pos*u** muitas c*pacidades intern*s no castel*; </line>
</par>
<par>
<line> nome*çõ*s, de*tro do primei*o sé**lo a*ós o medievalis*o, de </line>
<line> súd*tos p*ra rea*i**ções </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atividades reais; incentivo à reali*ação de ev*ntos cul*urai*: teatro, po* e*emp*o - nessa ob*a </line>
</par>
<par>
<line> Shake*pe*rian* *ão p*ssíveis de a*ális*s </line>
<line> l**erári*s * política*. Up*ike, em Gertrude </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> Claudius (2000), realiza a es**i*a de seu ro*a*ce (Up*ike, na sua releitur* das três vers*es da </line>
<line> *e*. FSA, **r*sina PI, v. 19, n. 9, ar*. *4, p. *85-298, set. **2* ww*4.*sanet.co*.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. Men*es, A. Gome* </line>
<line> 288 </line>
</par>
<par>
<line> pe*a, a escrita de Saxo Gra*maticus (1160 - 1*20), e as re*scritas de Fr*ncis Bell*forest </line>
<line> (1*76) e Wil**am Shakespeare (*601), *ealizou a e*crita de tal roma*ce) explicit*ndo as **ões </line>
</par>
<par>
<line> reinantes do </line>
<line> antigo rei Hamlet </line>
<line> e de Claudius, e ao ler**s a pe*a Ha*let (*601), </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Shakespeare, notaremo* certa* evoluções no tocante aos líderes ha*let*an*s di*ama*queses. </line>
</par>
<par>
<line> A* potências - nova r**liza*** govern*mental descr**a p*r Shakespea*e - </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fragilid*des - relações pe*soais, principa*mente com o *obri*ho - de Claudius *nquanto r*i, </line>
</par>
<par>
<line> sã* trabalhada* por George *ilson Knight, em *he Wheel </line>
<line> *f fi*e (1967) que destaca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*pacida*e v**tu*sa da pe*so*agem: ações cr*ati*as e sábias, ser bene**lente, com confiança </line>
</par>
<par>
<line> *m s*; Andrew Cecil Bradley, em * tragé*ia shake*pe*riana (2009) </line>
<line> apo*ta *aracterísticas </line>
</par>
<par>
<line> que aprimoram a *ompre*nsã* c*nsid**ável d*s*a p*rsonagem; Ha**ld Bloom, em </line>
</par>
<par>
<line> Shakespea*e: a *nvenção do humano (200*) e*abora sua crítica cen**a*i*ado </line>
<line> na </line>
<line> per**nagem </line>
</par>
<par>
<line> *ríncipe Hamle*; e B*rbara He*iodora, em R*flex*es shakespearianas (2004) destaca que </line>
<line> Claudius não se co*fi*ura c*mo rei. *u*ores que *or*oboram para as int*rpreta**es políticas </line>
</par>
<par>
<line> des*a </line>
<line> *erson*gem, são: Maqui*vel, em A art* da gue*ra (2000) e * Príncipe (2006) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> De*car*e*, em * discurso do *é*odo (2001), *ontribuem com suas nu*nces literárias políti*as </line>
<line> * tal *ná*ise. </line>
</par>
<par>
<line> A relev*ncia dess* arti*o reside </line>
<line> na possibili*ade *e realizar novas in*er*retações </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> co*tribuições acerca da peça *amlet (*601), levando em consideração os asp*ctos que </line>
</par>
<par>
<line> carac*e*iz*m personagem Cla*di*s, como: dif*re*te nas atitude* reai* *a** elevar a sua a </line>
<line> imagem de coma*do; estrategist*, praticante de possíveis evolu*õe*: diálogo *om todos os </line>
</par>
<par>
<line> súditos, confiança </line>
<line> na* </line>
<line> ações e*ter*as reai* *os s*ditos, et*., </line>
<line> t*azendo *at*res </line>
<line> *iterários </line>
</par>
<par>
<line> *istóri*o* à c*íti*a </line>
<line> contemporânea, *ara uma aproxim*ção relevante da compreen*ã* das </line>
</par>
<par>
<line> *ntençõ*s de *hake*peare. </line>
<line> 2 R*FERENCI*L *EÓRICO </line>
<line> 2.1 O comando real de Claud*us </line>
<line> *l*udi*s, uma personage* descrita por *ha*e*pe*re - a*tor **nô*ico e o bar*o in*lês </line>
<line> - apresenta-se co* algumas formas de atuaç** esplêndi*a na dramaturg*a sh***spearia*a, n* </line>
</par>
<par>
<line> peça Hamlet (1601), ao *ompará-*o com a atua*ão r*ina*te *o seu ir*ão/re* </line>
<line> na </line>
<line> escrita </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Gram*aticus. Uma figura re*l que </line>
<line> re*resen*ou o reino de Elsinore, *lém do seu </line>
<line> ato de ter </line>
</par>
<par>
<line> cometido *ratricíd*o, Claudius fez um e*plêndido pap*l en*uan*o re* dinamarqu**, ao </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 19, n.9, art. 14, p. 285-298, *et. 2022 www*.*san*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Deli*ea*ões Pol*ticas e* Hamlet, de William Sh*kespeare </line>
<line> 289 </line>
</par>
<par>
<line> co*parar *u** at*vid*des r**is com o rei Hamle* - ten** as escritas de Grammaticus e </line>
<line> Bellefo*est. </line>
<line> Claudius reali*ou um reinad* de coopera*ão com os súdi*o*, principa*ment* *oloni*s, </line>
<line> *as tra*spareceu de forma negat*v* c** * *obri*ho1. Pode-se ter inúm*ras int*rp*etações na </line>
</par>
<par>
<line> interaç*o ent*e </line>
<line> *mbos: Claudius e Polonius, *ri*cipalme*te ** ado*armos a releitura </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Upd*ke (20*0). *obre as interpretaçõ*s updi*iana*, a </line>
<line> partir de s*a *nt**pret*ção *as três </line>
</par>
<par>
<line> escritas, Updike (2000) foca, no pr*meir* capítulo do s*u roma*ce, nas relaçõe* *as </line>
<line> *ersonagens no *einado do rei Ha*let e, no terceiro capítulo, d*scre** como Claudius tornou- </line>
<line> se rei. </line>
</par>
<par>
<line> B*o*m (20*4), em de*esa da personagem </line>
<line> prínc*pe Hamlet, *iz que Claudius foi ** </line>
</par>
<par>
<line> assassino *mador e atuou com deslizes. Considera*do a mudança entre os reis, o*orreu </line>
</par>
<par>
<line> mudanças no coman*o do </line>
<line> reino dinamarquês *amlet*ano e essas mu*a*ç** *ons*gue* </line>
</par>
<par>
<line> fundame*tos se </line>
<line> comparadas às mudanças entre </line>
<line> Eras. Ao anali*ar * momento do fratricídi*, </line>
</par>
<par>
<line> no*ar-se-á que o rei Hamlet não est**a em um d****n*o roti*e*ro, m*s em uma pausa **ós </line>
<line> ativid*de exte*na - ativ*da*es presentes n* escrita de Grammaticus (*013), fa*o o*orrido em </line>
</par>
<par>
<line> pleno m*dievali*m*. A part*r da segunda </line>
<line> cen* da peça Hamlet (1601), </line>
<line> em pleno </line>
</par>
<par>
<line> Renascim*nto, n*ta-se * divis*o de*sas possíve*s ativid*de* realizadas pelo ant*go rei Hamlet, </line>
<line> divisão ela*ora** por Claudiu*, aos *údit*s. D*i* d*s sú*i*os, Rosencran*z e Guildenst**n, </line>
<line> vier*m da **glaterra pa*a Elsinor*/Dinamarca. Não s* Bloom (2*04), que *bservou </line>
<line> características n*g**ivas na pe*sonag*m Claudi*s, Hel*o*ora (2004, p. 138) observou que </line>
</par>
<par>
<line> "Cl*ud**, * Rei, é um antagonista *mpressionante, </line>
<line> uma f*r*a e uma in*eligên*ia que </line>
</par>
<par>
<line> *o**or*ficam o m*l". </line>
</par>
<par>
<line> As mud*nças de eras c*usar**, *ortant*, essas visões da crí*ica lite*ária </line>
</par>
<par>
<line> shakespea*iana. C*n**ados em uma visão *ontem*o*ânea religiosa: *eliodo*a (2004) e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> B*oom (2004) acusam as *ções da personagem Claudiu* negativamente aplicam err*s e </line>
</par>
<par>
<line> oriundos das *ções </line>
<line> de*sa pers*nag*m. Bloom (2001) de*xa um* i*eia a ser *efletida </line>
<line> nessa </line>
</par>
<par>
<line> inter*r*tação d* inte*aç*o entre ambas as p*rsonagens: Claudiu* e o prí*cipe Ham*et, * afirma </line>
<line> que a personage* Claudiu* não é *m *nimigo à *ltura *a pe*sonagem príncipe Haml*t. *lo*m </line>
<line> (2001) afi*ma qu* não er* necessário um amplo inte*ec*o para vence* C*audi*s, tal pr*po*içã* </line>
</par>
<par>
<line> firmada </line>
<line> na persona*em do </line>
<line> príncipe Ham*et. Pode-se inte*pretar a inferio*idade da </line>
</par>
<par>
<line> 1 O dir*g*nte pode ser ama*o, mas também *rec*sa ser temi*o. Ele **ecisa desenvolver atos q*e revelem a *ua </line>
<line> hum**idad*, mas também emp*eender ações q*e não deixem transparecer fraque*a diante de seus *irigidos. A </line>
<line> pior qualidade do dirigente é a fra**eza, **rque se ele se revela fr*co **ante *os seus comandados, estes os </line>
<line> desprezarão. (RODRIGUES, 1987, p. 46). </line>
<line> Rev. FSA, T*re*i*a PI, *. 19, n. 9, art. 14, p. 28*-2*8, set. 2022 *ww4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. Mendes, A. Go*es </line>
<line> 290 </line>
</par>
<par>
<line> personagem do príncipe * - pensa*d* t*l inferior*da*e da personagem Cla*dius escrit* *or </line>
<line> Bloom (*0*1) - a superio*idad* * o ser não portador de*s* espantoso intelecto: Cla*diu*. </line>
</par>
<par>
<line> Cláudio, o trapaceiro, não é *nimi*o à altu*a de Ham*et, </line>
<line> embora o Príncipe </line>
</par>
<par>
<line> assim o defina. O miserável usurpador é totalment* desbancado pelo so*rinho </line>
<line> [...], p*ra *ar cab* d* *lá*dio *ão são necessários um espantoso i*tele*to </line>
</par>
<par>
<line> nem uma c*nsc*ên*i* </line>
<line> das mais sensíveis, e o Prínci*e Ha*l*t s*be, me**or </line>
</par>
<par>
<line> *o que nós, que </line>
<line> n*o é ta**ado par* a tarefa </line>
<line> *ue *he foi *tribuída (BLOOM, </line>
</par>
<par>
<line> 2001, p. 4*2-**5). </line>
</par>
<par>
<line> Bradley (2009, p. 1*0), ao *ontrário d*ssas afirmações de Bloom (*00*) ac*rca </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> personagem do pr*ncipe, afi*ma que as </line>
<line> at*tudes do príncipe são totalmen*e hom*cidas * </line>
</par>
<par>
<line> rea*irma a loucur* </line>
<line> *e tal per*ona*em. "Rosencrant* e Guildenstern *alam a Cláudi* da </line>
</par>
<par>
<line> nece*sidade i**eriosa de *roteger-lhe a vida, qu* era i*es*i*ável, *om* se a loucura </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ham*et tive**e se r*velado **ora claramente *om*cid*". Br*dley* (200*) ain*a destaca *s </line>
</par>
<par>
<line> aç*es e, principal*ent*, duas das ações *lo*iosas de Claudi*s, ele cons*guiu </line>
<line> pratica*: </line>
</par>
<par>
<line> p*rceria, após de*onstração de fúria, *om Lae*tes e dominação *a população frente à **stura </line>
<line> a*ress**a dela. </line>
</par>
<par>
<line> A fúr*a de L*ert*s, </line>
<line> port*nto, volta-s* pri*eir*mente contra o rei; e a </line>
</par>
<par>
<line> *a*ili*ade **m a qu*l e*e in*ita o povo, c*mo t*mbém o **ceio q*e o rei tem </line>
<line> de *ma inv*stig*ç** judicial, mostra*-**s com* eram pura**nte intern*s os </line>
<line> obstáculos que * herói *in*a * vencer (*R**LEY, 2009, p. *04). </line>
</par>
<par>
<line> Compat*vel com as n*ances </line>
<line> escritas por Shakespe*re sob*e tal pers**agem, K*ig*t </line>
</par>
<par>
<line> (1967) apresenta su*s int*rpre*ações favorá*ei* a tal análise da pe*sonagem Claudius </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *rocurou seguir a </line>
<line> or*ginalid*de Sha*espearia*a. Esse crítico b*itânico procur** em seu </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*: The W*e** of F*r* a**oxi*ar-s* ** intenções de Sha*espeare quando escreve* * </line>
</par>
<par>
<line> personagem Cla*dius </line>
<line> e, possiv*lmente, pr*curou r*presentar e *escrever as mudanças </line>
</par>
<par>
<line> evo*utivas ocorr**as no século XV e XVI na I*glaterra. Claudius não er* um c**minoso, </line>
<line> *ealizou o fratricíd*o devido ao interesse po*ítico pessoal e*olu*ivo, seg*ndo Knight (1967). </line>
<line> *o**entrado na r*cente evolução das er*s, Shakespeare reescreveu e escreveu a peça Hamle* </line>
<line> (1*01) constando ta* agressivida**: o *ra*ricí**o. Para estimular a cap*ci*ade interpretativa do </line>
<line> seu *úbli*o leitor, Sha*espear* n*o efetuou grandes mudanças em *ua *eescrita, o ba*do </line>
<line> *a*teve a cul*a da personag** Claud**s *m cometer fra*ricídio para alcançar o p*d*r re*l - </line>
</par>
<par>
<line> fato **crito por Grammaticus e também *oi r*escri*o por *ellef**e*t e ter reescrito - - </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> O rei Cláudio raram*n*e obtém do *eitor * a*enção qu* m*rece. Mas e*e é muito int*ressante, *anto psic*lógica </row>
</column>
</par>
<par>
<line> como dramatic*men**. (**ADLEY, 20*9, p. 123). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*in*, v. 19, n.9, art. 14, p. 285-298, s*t. 2022 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Deli*eações Políticas em Haml**, de Will*am Shak**p*a*e </line>
<line> 291 </line>
</par>
<par>
<line> bardo, a p*rsonage* como u*a *ep*e*entação **tre a troca das c*lt*ras medi*vais para as </line>
<line> renascentistas. </line>
<line> *ow C*audiu* i* no* drawn as wholly e*i* far from it. *e see the gove**ment </line>
<line> of *enmark w***ing smoothly. *l**diu* *how* every sign of bei*g a* </line>
<line> excellent d*plomatist and *ing []. Hence Hamlet is a conti**al fear *o </line>
</par>
<par>
<line> *lau*iu*, reminder of his crime. It is a m*stake to consider Claudius as a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *a*dened cri*inal [] I have *oncentrated </line>
<line> o* Claudius' vi**ues. They are </line>
</par>
<par>
<line> man*fest. So are </line>
<line> his fa*lt* his </line>
<line> o*iginal crime, </line>
<line> his skill in the l*s* admirable </line>
</par>
<par>
<line> kind of policy, treachery, an* intri*ue. But I would p*i** clearly that, i* th* </line>
<line> movem**t *f the play, *is fault* are forced *n him, an* *e is *i*tinguished b* </line>
<line> cre*ti*e and wise action, a s**se of purpose, bene*olence, a faith in *imself </line>
</par>
<par>
<line> and th*se arou*d h*m3 </line>
<line> (KNIGHT, 19*7, p. 33). </line>
</par>
<par>
<line> *igura 1 - A Cena da p*ça *m Hamlet </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: https://pt.wikip*dia.org/*iki/Lista_de_personagens_de_Hamlet#/media/Fich*ir*:Ha*let_play_scene_cropped.png </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Agora Claudius *ão é atraíd* como to**lmente mau, para longe diss*. Ve*os o governo da *i*amar*a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> f*ncionand* sem pro*lemas. Claudi*s *á todos os **nais *e ser um exc*lente dipl*m*ta e re* [...]. Ham*et é um </line>
</par>
<par>
<line> medo contí*uo para Cla*dius, </line>
<line> uma lem*ran*a de seu crime. É </line>
<line> um erro considerar Claudi*s co*o um puro </line>
</par>
<par>
<line> criminoso [...] Concentrei-me nas virtud*s de Claud*u*. Eles são *a*ifestos. *ssim como sua* falhas, seu **ime </line>
</par>
<par>
<line> orig*n*l, sua *abilidade no *ipo menos adm*rável de </line>
<line> *olítica, traição e intriga. M*s eu </line>
<line> gostaria de ap*nta* </line>
</par>
<par>
<line> cl*ramente que, no movim*nto da p*ça, *ua* fa*has são impostas a ele, e ele se *i*ti*gue </line>
<line> pela *ção criativa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sábia, um *ens* de p*o*ósito, benevo*ên*ia, uma fé *m si mes** e nos que * c*rcam. (KNIGHT, *967, p. 33). </line>
<line> Rev. FSA, Teresi** PI, v. 19, n. 9, art. *4, p. 285-298, set. 2*22 www*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. Mendes, *. G*mes </line>
<line> 29* </line>
</par>
<par>
<line> 3 RE*ULTADOS E DISC*SSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 A express*o elis**eta*a ** *amle* </line>
</par>
<par>
<line> Os q*a*ro sú*itos reais de Elsi*ore, no*eados por Claudius: Cornelius, Voltimand, </line>
<line> Gui*dens*er* e Rosencrantz, r*alizar*m funçõ*s qu*, no *edievalismo, seriam *ealiz*das </line>
</par>
<par>
<line> através da pessoalidade do rei e com *so de espadas (OLIVEIRA; PRADO, </line>
<line> 20*0). Não **a </line>
</par>
<par>
<line> possível </line>
<line> perceber </line>
<line> essas nome*ções pela personagem rei Hamlet, pois, segundo a </line>
<line> crít*ca </line>
</par>
<par>
<line> literária h*mleti*na, p*rson**em *ra m**to singu*ar: realiz*va suas funções pessoalmente, a </line>
<line> armado e funções agressiv*s. Essa interp**taçã* voltada à atua*ão da personagem do rei </line>
</par>
<par>
<line> Hamlet é re*lizad* *or Updike (2*00). Cl*udius **difi*ou a posição do rein*do com sua e </line>
<line> ca*acidade de liderança, em pleno ***ascimento, r**lizou o reinado sem armame*t*. </line>
<line> Claud*us, centr*li*ado no campo político, em*tiu a valorização do quadro profi*sional </line>
</par>
<par>
<line> do* súdi**s. Como supracit*do, além </line>
<line> de </line>
<line> Polonius como </line>
<line> uma figu*a real e aut*ridade </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> negocia*ões entre súdit*s, C**udius dialoga*a com os súditos decla*ando o*dens * receb*a as </line>
</par>
<par>
<line> reciprocidades </line>
<line> des*a* negociações, portant*, </line>
<line> pode-se notar a </line>
<line> valorização do *iá*ogo: </line>
</par>
<par>
<line> autorid*de e súd*tos. Claudius agiu de *or** oposta ao *eu *ntecessor, *om os s*ditos e outras </line>
<line> realizaçõe* r*ai*, como: n*s r*lações exte*nas e resolução da* *ema*d*s internas. </line>
</par>
<par>
<line> *lau*ius assumiu * reinado de Elsinore e *evi*o à sua </line>
<line> prátic* (dentr* </line>
<line> d* Castelo) </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> como escreve* Gra*maticus (The </line>
<line> history of the Dan*s) e re*sc*evem Bel*eforest (The </line>
</par>
<par>
<line> *ystorie of Ham*le*) e Sh*kespeare (H*ml*t) - *e ter *ometido fratricídio, o papel *el*gio*o </line>
<line> cri*t*o é dest*cado dentro *a escrita *a peça po* S*akespeare. **l descrição é p*rceptível no </line>
<line> Ato I/C*na V em que p*ínc**e Hamlet e o fantasma do re* Hamlet r**resentar*m * ap*rição </line>
</par>
<par>
<line> f*n*asm*górica </line>
<line> do rei Ha*let, e a cena </line>
<line> que mostra Claudius </line>
<line> ajoelh*do e </line>
<line> *ealizando </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> petição * **gur* de su* superioridade *e*ig*osa, Ato III/Cena III. </line>
<line> Claudius demonstrou gran*e* evoluções no exercício do p*der quando t*mbém, *or </line>
<line> e*emplo, nomeou súditos par* taref*s ext*rnas e in*ernas *omo suprac*tad**. Ao le* essa </line>
</par>
<par>
<line> es*r*ta *e *hakes*eare, *otar* a diferença entre </line>
<line> os re**ados: D*n*marca, Polôni*, Noruega * </line>
</par>
<par>
<line> Inglaterra. *s reis, exte*iores à Dinamarca hamleti*na, aind* pos*uíam a cu*tura m*di*valista: </line>
</par>
<par>
<line> i*vasão, </line>
<line> posses il*gais, também a demonst*ação *e força, *tc. Claudius com </line>
<line> * ua </line>
<line> autoridade </line>
</par>
<par>
<line> revolucio*ária pr**icou *o co*trário dos demai* *einados. Considerando os aspec*os cul*u*ais </line>
<line> da era anterior, pode-** considerar C*audius um político onipotente ao seu cargo. </line>
<line> *omo uma dem**stração da for*a r**lizada por Claud*us, essa person*g*m </line>
</par>
<par>
<line> r*pr**en*ou </line>
<line> co* sua* açõ*s reais *enas**ntistas, i*e*as *ontrárias </line>
<line> à do *ei *aml*t que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.9, art. 14, p. 285-2*8, set. 2022 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Deline*ções Políticas em *a*let, de William Shake*p*are </line>
<line> 293 </line>
</par>
<par>
<line> *epresent*u as ações *olít**as m*di*val*s**s. As práticas inte*igíveis de Claudi*s, ao nomear </line>
<line> sú*itos, re*resentou a **a provável segurança, arma*do-se. </line>
<line> *eali*ando a *ropo*ta do distanciamen*o *diossincrát**o entre Sha*es*eare (2015) e o </line>
<line> f*ore*t*no M**uiave* (2000), torna-se equivalente, pois n*tam-se em Haml*t (1601) </line>
<line> *v*l*ções dos costum*s me**ev*is para os costumes renascentis*as, costumes já su*racitados. </line>
<line> Os di**ursos *as ações pol*ti*as renascenti*tas s*o muito *alorizados em Ha*le* (1601), pois </line>
<line> semp*e hou** as i*teraçõe* idiossin*ráti**s en*re as personage*s. Claudius pra**ca essa </line>
<line> int*ração com seus súditos, valori*ando o *iá*ogo, p*r exemplo, p*inc*palmente co* o súdito </line>
<line> P ol *ni us . </line>
<line> Percebe-se a i*portânc*a da pr*ti** da linguagem - rea*iz**a ent*e o rei e os súdi**s - </line>
<line> oriunda da e*crita de Shakespeare, *a pers*nagem Cl*udius. Chega*do-se a Blo*m (1995, p. </line>
<line> 53), *m O Cânone Oc*dent*l, n*ta-se * destaq*e em **ake*p*ar* no fator l*ngu*stico e o auto* </line>
</par>
<par>
<line> escreve o bardo </line>
<line> como único nesse quesito: "*enhu* outro escritor jamais teve na*a </line>
</par>
<par>
<line> se***hante aos rec*rsos de linguagem de Shakespeare [...]". Portanto, Shakespeare tem *ido o </line>
<line> poeta n* lite*atur* o*id*ntal. </line>
<line> Em O Prínc*pe - obra esc*ita an**s de A A*te da G*erra - *aquiavel apresentou </line>
<line> idei*s opo*tas em su* *bra posterior, pois na *rime*ra obra, Maq*ia*el (2006) escreveu pass*s </line>
<line> para adentr*r na *irtù * fortuna no campo p*l*tico, principalmente *omo e*itar a fortu*a, </line>
</par>
<par>
<line> apresentan** direções e como </line>
<line> evitar ess** dir*ções </line>
<line> que le*am o *ríncipe *o acaso. São </line>
</par>
<par>
<line> *ireções aplic*v*is nos a*os *a personagem C*aud*us. </line>
<line> *a*ui*vel, em O Prí*cipe, não s* to*nou * único * tr*b*lhar com o tema fortuna. </line>
<line> Descartes (200*) ta**ém t*a*alhou com o termo *ortuna, ma* articu*ado no âmbito pessoal e </line>
<line> o francês escreveu su* obra, O Discurso do M*todo, em outras nua*ces cultur*i* e no *n* de </line>
<line> 1637. Descart** (200*), co*o me*cionado, trab*lho* com o te**o fortu**, m*s o francês </line>
</par>
<par>
<line> diferenciou-se do florentino. Maquiavel (2**6) descreve* os ca*inhos a *lcançar e </line>
<line> evit*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fortun* e, D*sca**es (2001) p*ocurou e**ontrar </line>
<line> caminhos para vencer *ortuna. O francês a </line>
</par>
<par>
<line> *screveu que, se </line>
<line> t odos </line>
<line> *ode* d*stingui* verdadeiro do falso, nem todos **o *gualm*nte o </line>
</par>
<par>
<line> **tos a desc*brir * </line>
<line> verídico. A </line>
<line> desc***rt* de tal v*ra*idade, *egundo o franc*s, exi** </line>
</par>
<par>
<line> qualida*es de espírito *upe**ore* à* enc*ntradas habitualmente. </line>
<line> Shakespe*re e*cr*ve* a sua pe** H**l*t (1601) - observand* as duas obras des*e* </line>
</par>
<par>
<line> **t*m*s dois a*tores s*pracitados - demons*rando determ*na*as mudanças no agir </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> personage* Claudius ao compará-*o com a personag*m *ei *amlet (MENDES, *021). Se </line>
</par>
<par>
<line> observada a *eleitura de *pdike (*000), pode-s* </line>
<line> *bservar essas *u*ança* his*óricas ent** </line>
</par>
<par>
<line> a*bas as perso*agens. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*e*in* PI, v. 19, n. 9, a**. 14, p. 285-*98, set. 20*2 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. M*nde*, A. Gomes </line>
<line> 2*4 </line>
<line> [...] modificar antes meus de*ejos do que * ordem do mund*, e, g*ralmen*e, </line>
<line> acostumar-me * crer q*e não h* na*a q*e este*a inteir**ente em n*sso poder, </line>
<line> a n*o ser os nossos pensamen*os, *e sorte q*e, depo*s de te*mos *eito o que </line>
</par>
<par>
<line> *os e*a </line>
<line> possível *o to*ante *s *ois*s </line>
<line> **e n*s são *x**rio*es, tudo o q** no* </line>
</par>
<par>
<line> falta conseguir é, em *e*ação a nó*, *bsolu*ament* *mpossível </line>
<line> (DESCARTE*, 2001, p. 30). </line>
<line> A f*rtuna e vir*ù, apresentadas *or M**uiavel (2006), possivelmente levou </line>
</par>
<par>
<line> Sh*ke**eare, inspirado *a troc* do reino *nglês: Mary I </line>
<line> *or Elizabeth I, a descreve* * p*ça </line>
</par>
<par>
<line> Hamlet (*601) - primeira *scrita, The his*ory </line>
<line> of *he Danes, foi escrita *or Gram*a*icu* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> segunda escrita, The hy*tor*e of H*mblet, fo* escr*ta p*r Bel*eforest - com a rep*esentação </line>
<line> pol*tica *nglesa entre *s *écu*os XV e XVI (MEN*ES; *LIVEIRA; FÉLIX, 2*19). Ins**r**o </line>
<line> no reinado de Eliz*beth I, Shakespear* insp*rou-s* nesse comando real e pr*curo* descrever a </line>
<line> peça Hamle* (1601) inspirando-*e *ambém na po*sív*l troc* do c*mando re*l inglês: M*ry I </line>
<line> por Elizabeth *. </line>
<line> Refletindo tal escrita *hake*peariana na conq*ista da derrubada da *nvencível A*m*da </line>
</par>
<par>
<line> Espa*hola * </line>
<line> na abert*ra do a*esso a Inglat*rra, Sha*espeare *alvez tenha procu*ado </line>
</par>
<par>
<line> r*prese*tar essas evoluç*es </line>
<line> com a </line>
<line> escrit* *a peça Hamlet (1601). *presentando as relaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> ent*e pa*ses e as realizações de funções reais pelos súditos dinamarquese* hamlet*anos em </line>
<line> t*r*as externas. "Shakespear* é [...] u* espíri*o que tu*o impr*g*a, que nã* *ode ser </line>
<line> confi*ado [...], Shake*p*are tem a *argueza da pró*ria natureza e por essa **rg*ez* ele sente a </line>
<line> ind**erença da natu*eza" (BLO*M, 19*5, p. 58). Sh*kespeare deve ter copiad* os e*eito* d* </line>
<line> sua r*a*id*de na peça Hamle* (1601), exceto o fratricídi*, *au*ados pela *ainha *liz*beth I na </line>
<line> rainh* Mary I. </line>
<line> * troca e *s ef*itos *ntre os reis *in*marquese* ha*letiano* - observa*do a re*lid*de </line>
</par>
<par>
<line> de Shakes*ear* - insp*r*ram-se </line>
<line> na troca real da Inglater*a entre os séculos XV e *VI, q*e </line>
</par>
<par>
<line> aconteceu im*ulsionado pela traição se*ti*ental e relacional do *ei Henrique VIII pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rainha Catarin* d* Aragão (pais d* Ma*y I), com Ana Bol*na (*enrique VIII * A*a B*len*, </line>
</par>
<par>
<line> p**s d* Elizab*th </line>
<line> I) - a*onteceram em Hamlet (1601) </line>
<line> insp*ra*os na real*da*e inglesa dos </line>
</par>
<par>
<line> sécul** *u**acit*d*s. Possi*el*ente, a *roca *o reinado da I**la*er** in*luenciou Sha*espe*re </line>
<line> *a rees*rita de tal peça. </line>
<line> Como *presenta*o nas idiossin*rasias de Descart*s (2001), Cl*udi*s nã* descobriu as </line>
<line> verdadeiras intenções d* príncipe Hamlet e do príncipe Fo*tinb*á* (no Ato V/Cena *I, nota-s* </line>
</par>
<par>
<line> a apar*ção d* príncipe N**ueguês no momento em </line>
<line> q*e Claudius foi *ssassin*do, </line>
</par>
<par>
<line> possivelmente, o *ei Norueguês apresentou pal*vras fal*a* a*s súditos d* rei *laud*us. No Ato </line>
</par>
<par>
<line> II/C*na II, ocor*e *al reconheciment* da </line>
<line> possível a*irmaç*o verídica pelo *ei din*ma*q*ês </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F**, T**esina, v. 19, n.9, art. *4, p. 285-298, set. 20*2 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Delineações Polít*cas em Hamlet, de William *hakes*ea*e </line>
<line> 295 </line>
</par>
<par>
<line> enviada pelo rei Norueguês e perceptível também o en*i* dos embai*ado*es V*ltima*d * </line>
<line> Co*nelius * Noruega para essa negoc*açã*). </line>
<line> Shak**peare trab*lhou *lau*ius, *a sua escrita, c*mo uma figura basta*t* </line>
</par>
<par>
<line> questionável. Tal question*mento é notó*io na ten*a**va de i*stit*cionalizar o seu po*er </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> **inado di***arquês, mas c*m um *rande suces*o institucional. Pr*meiramente, Polonius </line>
</par>
<par>
<line> per*anece como mordomo, *a* </line>
<line> com uma força maior na sua *arefa em sua pro*issã*. </line>
</par>
<par>
<line> Ros*ncrant* e Guildenstern, *omo descrito anteriormen**, d*s*n*olvem as fun*ões </line>
<line> a***uada*ente, mes*o tendo *m fim t*ágic*. Laer*e* e Ha*let *xecutam suas funções </line>
<line> bastante duv**osas, pois há vontade próp**a em ambos. Laertes em vontade familiar, mesmo </line>
<line> sem conhecer o *a*o, ve* ao trono dinamarquês desejan*o, através de *nfor*ações *xt**iores </line>
</par>
<par>
<line> a* rei, ving*r o a*sas*inato de se* pa*: Polonius. O </line>
<line> prí**ipe Hamlet, desd* a morte do pai, </line>
</par>
<par>
<line> encontrava o tio (o e*tão rei) ou *alava em ambientes não *orma*s, ***s a revelação do </line>
<line> pos*ível fan*asma do s*u pai, que i*ia *ingar a m*rte d* seu pai: rei Haml*t. Nuttall (2007, p. </line>
<line> 203) afir*a que n*nguém n*ta*a a *ingan*a par* o anti*o rei como uma açã* proibida d* s*r </line>
</par>
<par>
<line> realizada: "It has </line>
<line> b**n said that in all the philosophizing **d qu*stioning i* Ha**et no one </line>
</par>
<par>
<line> over *eem to n**ice that revenge is forbid*e*"*. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - H*mlet, ler o* não ler </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: *ttps://polifonias.files.wordpress.com/2*10/12/hamlet_claudius_ger*rude.*pg </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> "Foi d*** que e* todo o filosofar e questiona* em Ham*et ninguém parece notar que a vingan*a é proibida". </row>
</column>
</par>
<par>
<line> (NUTTALL, 2*07, p. 203). </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *, art. 14, p. 285-*98, *et. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. Me*d**, A. Gomes </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONS*D**AÇÕ*S FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Sã* notó*ias as realizações reais da p*rsonage* Cl**di*s, na su* função de </line>
<line> rei - </line>
</par>
<par>
<line> mesmo Polonius *e apresent** co*o uma for*e confiabilid*de ao l*de* real, a pos*i*ilidade d* </line>
</par>
<par>
<line> v*c*-rei ainda n*o existia - atribuía res**nsa*ilidades internas </line>
<line> e ext*rn*s aos súdit**. </line>
</par>
<par>
<line> E*pos**s *s fun*ões *e Clau*i*s acima supracitadas, p*dem-se obse*var *o*síveis ev*luçõ*s </line>
<line> na ordenaç*o real. </line>
<line> Sha*espeare rev*la *s aspectos políticos da per*onagem C**udius em pleno </line>
<line> *e*ascimento, e faz revela*ões polí**cas em pleno séc*lo XVI muito relevantes: nomeação d* </line>
<line> embaixad*r, mord**o (em plen* modern*dade: *i**-rei) e protetor do *ei. En*end*-se, </line>
<line> c*nsiderando *s *ç*es da personagem Cl*udius, **e *s alternativas para alcançar o poder nos </line>
<line> séculos XV * XVI eram di*ers*s e muito consid*r*das, **in*i*almen*e ao observar a peça </line>
<line> Hamlet (*601), entre familiares. A religiã*, ao ana*isar a peç* H**l*t (1*0*), n*o tinha muita </line>
<line> referênci* *as a*uaçõe* das pers*nagens, exc*to Clau*ius, qu* arrependido d*s seus atos que </line>
<line> o levou a co*eter fra*ricíd*o, solicita, ajoelh*do, perdão div*no. </line>
<line> Nes*a *scrit* de S***espeare, no per*odo renasce*tista, fica* expostas as evoluçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> nas soc*edades d*s séculos XV e XVI. O *ei Claudius </line>
<line> apresentou *ost*ras reais mai* </line>
</par>
<par>
<line> evol*tivas do q*e o *eu *nt*cessor - principalmente ao c*nsider*r a leitura *m Gramma*icus, </line>
<line> Bellef*rest e Shake*peare, realizada por Up*ike (2000) - e, consi*eran*o essas evo*uções, o </line>
</par>
<par>
<column>
<row> prime*ro (Cla*dius) *epresenta** as evo*uções rena*centist*s e * *egundo (*ei Hamle*), </row>
<row> evoluçõe* medievais. </row>
<row> REFE**NCIAS </row>
<row> BELLEFOREST, F. **e Hystorie of Hamblet. Goiania: En*lsih *dition, *013. </row>
<row> BLOO*, H. O câno*e o**denta*. Rio de Janeir*: E*it*ra **jetiva, 1999. </row>
<row> ______________. Shakespe*re: * invençã* do human*. Rio de Jan*iro: Objet*va, 2001. </row>
<row> ______________. Hamlet: poema ilimitado. Rio de Jane*ro: Objet**a, 2004. </row>
<row> BRADLEY, A. C. A *ra*édia Shake*pearian*. São Pau*o: Mar*ins Fontes, 2009. </row>
<row> *ESC**TES, R. * dis*ur*o do m**odo. São Paulo: Martins **ntes, 2001. </row>
<row> GRAMMATICUS, *. The histo*y of t** Dane*. Goiani*: *ngl*ih Edition, 2013. </row>
<row> HELIODORA, *. *eflexões Shakes*ear*ana*. Rio *e Janeiro: Lacerda Ed, 2004. </row>
<row> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.9, **t. 14, p. 285-298, *et. 202* *ww*.fs***t.com.br/rev*sta </row>
</column>
<column>
<row> *s </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Delineações Polí*i*as em Hamlet, de Willi** Sha*espe**e </line>
<line> 297 </line>
</par>
<par>
<line> ___________________. O *omem po*í*ico em Shakespeare. Rio de Ja**iro: *ditora Agir, </line>
<line> 2005. </line>
<line> MAQUIAVEL, N. A arte ** gu*rr*. São Pa*lo: L&P*, 2*00. </line>
<line> ___________________. * *ríncipe. S*o P*ulo: *scala *du*acional, 2*0*. </line>
<line> MENDE*, A. O. PR*DO, T. M. Maquiave* *m/e Shakes*eare: relei*uras da per*onagem </line>
<line> rei Cl*udius. M*uritius: Novas *di*ões *cadêmicas, 2019. </line>
<line> _____________________________________________. A práti*a política s**kespeariana e* </line>
<line> **mlet. Revista Muita* Vozes, Po*ta Grossa, v. 9, p. 6**-674, 2020. </line>
<line> M*N*E*, A. *. A polít*c* shakes*e*riana *eatr*lista representa*a em **mlet. R*vista Água </line>
<line> Vi*a, Brasília, v. 6, p. 1-10, jan-abr, 2021. </line>
<line> *ENDES, A. O; OLIVEIRA, C. C; FÉL*X, J. *. Maquiavel em Shakes*eare: rel**tura* *a </line>
<line> personagem *ei Claudi*s, em *amlet. R*vista FSA, Ter*sin*, v. 16, n. *, *r*. 10, p. 191-2*8, </line>
<line> ju*./ago. 2*19. </line>
<line> NUTTALL, A. D. S*akespeare: the thinker. Yale U*ive*sity *ress: Lo*don, 2007. </line>
<line> KNIGHT, *. W. The whee* of fir*. London: Rou*ledge Clas**cs, *9*7. </line>
<line> ROD*IGUES, N. Li*õ*s do *rínc*pe e outr*s *ições. *ão P*ulo: Cortez Editora, 198*. </line>
<line> SHAKESP*ARE, W. Hamlet. New Yor*: Barnes & No*l*, Inc, 2015. </line>
<line> UPDIKE, J. **rtr*de a*d Claudius. *ew Y*rk: The *allantine Publi*hing Group, 2000. </line>
<line> Crédito da imag*m </line>
<line> Figura 1. Pintura *e A Cena da Peça em Hamlet </line>
</par>
<par>
<line> MACLISE, D. </line>
<line> A Cena da Peça em *amle*. Fraser'* Magazine. Ire*an*. Disponível em: </line>
</par>
<par>
<line> http*://pt.wik*pedia.org/wiki/Lista_de_**rson*gens_de_Hamlet#/m*dia/Ficheiro:H*m*et_play </line>
<line> _*cene_cropped.png. A*ess* em: 28/01/2022. </line>
<line> Figur* 2. Pintu*a de Hamlet, ler ou não ler </line>
<line> ROCKENBAC*, A. Hamlet, ler o* **o ler. Poli*oni*s. Santa Mari*. Disponível em: </line>
<line> https://*o**fonias.*ordpr**s.com/201*/12/25/haml*t-ler-**-nao-*er/. Acesso *m: 2*/*1/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Como Referenci*r est* Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> *ENDES, A. O; *OMES, A. D*lin*ações Políticas em H**le*, de William Shakespeare. Rev. FSA, </line>
<line> Teresina, v.19, n. 9, art. 14, p. 285-298, set. *022. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 19, n. 9, art. 14, p. 28*-298, set. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. Mendes, A. *omes </line>
<line> 298 </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> A. O. Mendes </line>
<line> A. G*mes </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) **álise e interp**taç** do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do r*sc*nho o* *a r*visão crít*ca do con**údo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*t*c*paç*o n* aprov*çã* d* versã* final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.9, a*t. 14, p. 28*-298, set. 2022 </line>
<line> *ww4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
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