<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 1, art. 1*, p. 172-186, jan./fev. 2018 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2018.15.1.10 </line>
</par>
<par>
<line> Uso de Ferramentas da Qual*dade na *orreção de não Conformidade em u*a *etalúrgi*a </line>
<line> U*e of Qu**ity Tools in th* *orrection o* Non-Complia*ce in * M*tallurgy </line>
</par>
<par>
<line> *atrícia Stef** de Ca*valho </line>
<line> Mes*rad* em Eng*n*aria de *rodução pela Univer*id*de Federal de Sa*** Maria </line>
<line> Gra*uada em Engenhe*ra de Prod*ção pela Soc*edade Educacion*l T*ês de Maio </line>
<line> E-mail: *atrícia_s*ef*nc@hotma**.com </line>
<line> Lea*dr* Cantorski d* R**a </line>
<line> Doutor *m Engenharia de P*o*ução pela *niversidad* Federal de Santa C*tar*na </line>
<line> Professor *a Un*ve*sida*e Federal *e S*n*a Maria </line>
<line> E-m*il: l*ski78@hotmail.*om </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Patrícia Stefan de *arvalho </line>
<line> Editor *i*n*í*ic*: Dr. To*ny K**ley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Un*v*rsid*de Federal *e Santa M**i* - Av. </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Roraima, 10*0, Camo*i, *EP: 97105-9**, S*nta </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *aria/RS, B*asil. </row>
</column>
<column>
<row> Artig* *ecebido *m 26/09/2*17. Última </row>
</column>
<column>
<row> *ersã* </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: *eandro C*ntors*i da Rosa </row>
<row> U**versidad* Federal de San*a Ma*i* - Av. Roraima, </row>
<row> 1000, Camo*i, *EP: 9710*-900, San** Maria/*S, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> recebida em 1*/10/201*. *provado em 17/10/2017. </row>
<row> Aval*ado pelo *istema Triple Review: a) De*k Revi*w </row>
<row> *elo Edito*-Chefe; e b) D*ubl* B*ind *eview </row>
<row> (avalia*ão cega por dois avali*dores da á*ea). </row>
<row> R*v*são: Gr*matical, Normativa e *e Formataç*o </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U** de Ferr*menta* da Qua*i*ade n* Correção de não Co*for*idade em uma Met*lúrgica </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> ** cl*entes </line>
<line> est*o cada vez ma*s </line>
<line> ex*gentes no qu* diz respei*o à qualidade dos produtos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*rv*ço* e, </line>
<line> dessa forma, as empresas pre*isam b*sca* técnicas de gestão que gar*ntam tal </line>
</par>
<par>
<line> re*uis*to. O traba*ho tem como objetivo localiza* as causas ** problema de </line>
<line> itens com </line>
</par>
<par>
<line> oxidaçã* a**av*s do diag**ma d* ca*s* * efeito, e i*entif*car melh*rias a parti* d* ferram*nta </line>
</par>
<par>
<line> 5W2H. A pesquisa consi*t* e* um estudo de *aso, pois se deu n* c**p*e**são </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> envolvi*ento para obter um* so*ução *o proble*a. Quanto a*s proce*imentos, desenvolveu- </line>
</par>
<par>
<line> se a pesquisa des**itiva </line>
<line> e, em relaç*o às técnicas para a </line>
<line> colet* d* dados, em*regou-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *é*n*ca da observação e pesquisa do*umental. *o* realizada uma análi*e compl*t* de todos os </line>
</par>
<par>
<line> processos per*ine*tes às peça* ox*dadas, list*ndo as poss*veis </line>
<line> ca*s*s d* </line>
<line> *rob*e*a </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> ferram*nta *a **ali*ade </line>
<line> *i*gram* de </line>
<line> ca*sa e efeito *, p**terior*ente, u*ilizan** o *lano de </line>
</par>
<par>
<line> açã* 5W2H, </line>
<line> para auxiliar nas aç*es a serem tomadas para a resolução *o defeito. Foram </line>
</par>
<par>
<line> encontrada* quatro </line>
<line> causas principais para a o*idaçã*, e oito ações a serem to*adas, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *im d* sanar *s*a fal*a, com resultados posit**os, q*e atendeu a* objetivo. </line>
<line> Pal*vras-chave: Ferramentas da Qualidade. D**grama de Causa e Ef*ito. 5W2H. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Cl*ents a*e increasingly de*anding with to the quality of p*oducts *nd s*rvices, and therefore, </line>
<line> c*mpanie* need to see* managemen* tech*ique* that e*sure such a requiremen*. The objective </line>
</par>
<par>
<line> of th*s w*rk is to locat* the causes of the pro*lem of oxidi*ed items throu*h the </line>
<line> cause and </line>
</par>
<par>
<line> *ffect diagram and t* *dentify impr*vements from *he 5W2H tool. The resea*c* consi*t* of a </line>
<line> case study, becaus* it occurr*d in the understan*ing *n* *nvolvement to o*tain a *olution t* </line>
<line> the pro*lem. As for the procedur*s, t*e *esc*iptive re*earch was develo*ed, *nd in *elation to </line>
</par>
<par>
<line> t *e </line>
<line> t*chni*ues, the </line>
<line> t*ch*ique of observa**on and do**mentary resea*c* was used fo* dat* </line>
</par>
<par>
<line> co**ection. A complet* a*alysis of all the process*s pertainin* to the oxidiz*d pieces *as </line>
<line> done, lis*in* the *ossib*e causes of th* probl*m in the quality too* caus* an* eff*ct diagram, </line>
<line> a*d later, *sing *h* 5W2H action *l*n, t* a*sist *n the acti*ns to be ta*en for r*solution *f the </line>
<line> defect. Four main c*uses were f*und for o*idation, and eight acti**s to be taken, *n order t* </line>
<line> remedy this failure, with positive r*sults, that *et the **je*tive. </line>
<line> Keywords: *uality ***ls. Cau*e and Eff*ct Diagram. 5W2H. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*r*sina PI, *. 1*, n. 1, *rt. 1*, p. 172-*8*, jan./fev. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. Pereir*, *. B. Silva </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> As org*niz*ções e**ã* cada </line>
<line> vez ma*s preocup*das em inserir n* me*cado produtos </line>
</par>
<par>
<line> com baixo cu*to e *e melho* qualidade, f*cando em cl**ntes ca*a vez mai* exige*tes; mas </line>
</par>
<par>
<line> para isso </line>
<line> ocorrer é nece*sária </line>
<line> * *tilização </line>
<line> d* ferra*e***s *f*cien*e* nos pr*cessos. A </line>
</par>
<par>
<line> qua*ida*e é **sta como um *specto básico no desenvolvime*to *e p*odutos, uma vez que os </line>
<line> cliente* estão dispo*tos a pagar por tal que*i*o. A *ual*dade deve e*ta* pre*e**e em todas as </line>
</par>
<par>
<line> pa*t*s de </line>
<line> uma organização, *endo um fator fundam*nt*l *esde o p*oje*o do produ** at* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *hegada des*e *o cliente. </line>
<line> A qualid*de c*****te na co*formidade de produtos *u serviços com as expectativas </line>
</par>
<par>
<line> dos cli**tes. Portan**, d*ve ser e*tendida *o </line>
<line> p* nt o *e </line>
<line> **sta do *l*ente po**ue, para ele, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> qualidade de um produ*o específi** ou *e*viç* é algo que ele espe*a do produ*o (SLA*K, et </line>
<line> al., 2013). C** os recentes *vanços tecn*lógicos, as *mpr*sa* e*tã* cada vez mais bu**a*do </line>
<line> tornar seus *r**essos p*odut*vos *ficien*es. Is** o*orre princ**almen**, devido à crescente </line>
</par>
<par>
<line> c*mpetit*vi*ade impos*a pelas transfo*mações mer*adológicas, *a*en*o co* que as </line>
</par>
<par>
<line> or*aniz*ções se reest**t**em e apr*ndam lidar com as m*dança* a </line>
<line> co*tínuas (SAN*OS, et </line>
</par>
<par>
<line> a*., 2*16). </line>
</par>
<par>
<line> **r iss*, a busca incessante </line>
<line> po* qua*idade é uma car*c*erí*tica **ndamental *e uma </line>
</par>
<par>
<line> o**aniz**ão que, at*a*és *e *erramentas faz com q*e o processo ocor** d* form* ad*qua*a, </line>
</par>
<par>
<line> a*endendo às n*ce*si*ades e*pec***cações d*s seus clie*tes, *endo em vista o mercado e </line>
<line> competitivo. Para tant*, faz-s* necessário o uso de ferramen*as da qualidade para d*finir, </line>
</par>
<par>
<line> mensurar e anal*sar os </line>
<line> pr*blemas, propondo s*lu**es para *s*es, aux*liando </line>
<line> *a tomada *e </line>
</par>
<par>
<line> d*c*s*o com *oco no bo* des*m*enho *os processos. Fer*amentas </line>
<line> como 5*2H e d**gram* </line>
</par>
<par>
<line> *e *aus* * efeito, *ã* técnic*s utilizadas par* ta*s fi*al*dade*. </line>
</par>
<par>
<line> O p*esente trabalho trata da aplica*ão d** f*rramentas diag*a*a </line>
<line> de causa * *feito </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> 5W2h em it*ns não confo*mes de uma empre** metalú*gi*a *itua*a em San*a R*s*, Rio </line>
<line> Gra*de do Sul. Foi encon*rado ox**ação em * *eças *e um lote de *0 *eças, sen*o necessár*o </line>
</par>
<par>
<line> realiza* um *studo </line>
<line> de t*dos os pr*cess*s *e*tinente* à fabricaç*o des*es itens, </line>
<line> para melhor </line>
</par>
<par>
<line> entendim*nto sobre o p*rq*ê </line>
<line> do *cor*ido, encon*rando *s cau*as disto, bem como elaborar </line>
</par>
<par>
<line> um plano *e *ção para a tom*da de ações na cor*eção d**se de*eito. </line>
<line> O trabalho *isa *espon**r à seguinte probl*mát*ca: quai* *s causas do p*oblema de </line>
</par>
<par>
<line> o*idação encont*a*a </line>
<line> em peças de *ma e*p**sa do ram* metal mecânico? Te*do como 8 </line>
</par>
<par>
<line> ob*etiv* lo*ali*ar as causas d* pro**ema *e itens com oxid*ção atr*vés d* diagr*m* *e causa </line>
<line> e efeito, e identificar melhorias a p*rtir da fe*ramenta *W2H. </line>
<line> R*v. FSA, Tere*i*a, v. 1*, n. 1, art. 10, p. *72-186, j*n./f*v. 201* *ww4.*sanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U** de Fer*a*entas da Q*al*dade na Correção de não Conformidade em uma Me**l*rgica </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> * p*inci*al contribuição de*te artigo est* nas s*g*stõ** d* melhorias prop**ta*. Foram </line>
<line> apo**a*as *l*ernativ*s em *e*açã* aos e*ros perc*bidos, *uscando a melhoria na *rodução, </line>
<line> sanan*o a não co*formidade de *xidação n*s itens e*tudado*, *ornando o proce*so m*is </line>
<line> produti*o e eficaz. </line>
<line> 2 REFER*NCIAL TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 Qu**idade de Produtos </line>
</par>
<par>
<line> Qualidade consiste em conformidade **m as e*pec*ati*as dos consumidores, </line>
<line> cuja </line>
</par>
<par>
<line> pal*vra co*formidade significa </line>
<line> que ocorre uma *ece*si*ade *e at*nder a um* especificação </line>
</par>
<par>
<line> r**evan** * aborda*em da manufat**a, g*rantindo qu* um produto o* serviço esteja *e acordo </line>
<line> com as e*pecificaç*es, se*do, portanto, um* tarefa de *xtr*ma importân*ia de produ*ão </line>
<line> (SLACK; CHAMBE*S; JOHNST*N, 20*9). </line>
<line> Para muitas empres*s, a pers*na**za*ão do pr*du*o é um fator ch*ve p*ra obter </line>
</par>
<par>
<line> vantagem c**petitiva. A fabricaç*o d* produtos </line>
<line> personalizad*s exig* alta fle*ib*lidade e </line>
</par>
<par>
<line> efici*nc*a </line>
<line> para continuar a produção de tr*balho *om a*t* rent**ilida*e (*EL*NO, et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2016). </line>
</par>
<par>
<line> **sse modo, os produtos q*e s* mantêm no mercado são *q*eles que possuem </line>
</par>
<par>
<line> qual**a*e, </line>
<line> *ois esse a**ecto é *ais relevante *ar* o client* até mais </line>
<line> qu* o pre*o, prazo, </line>
</par>
<par>
<line> cortesia no atendimento; assim a qualidade é a ún*ca *orma *e se of*r*cer plen* sa*isfação a </line>
<line> quem com*ra o pro**to (PALADINI, 1990). </line>
<line> *e*do (20*5) relatou em s*u trabalho, *ue o pr*blema bá*ico de uma organiz*ção </line>
<line> *r*en*ada para a qu*l*dade est* no nível de satisfaçã* das expectativas dos cl*en*es e, *e e*tas </line>
<line> forem d*finidas, é *eces*ário quantificar com* sat*sfazê-las. </line>
</par>
<par>
<line> É possíve* ga*antir e me*ho*ar a qualidade na fase de pr*dução, *ncluindo todos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> métodos e ativid*des operacion*i* fo*ados em processo* de *onitoram*nt* e remoção de </line>
</par>
<par>
<line> ca*sas d* </line>
<line> *ã* *onformidade defeitos em to*as as etapas do c*clo de e </line>
<line> vi da de um </line>
<line> produto </line>
</par>
<par>
<line> (GEJDO, *01*). </line>
</par>
<par>
<line> Costa e G*sparotto (2016), desenvolveram um *rabalh* que *onsist** em a*ingir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*l*oria co*tí*ua, d*minuindo a* não con*o*mi*ade* externas encont*adas na empresa. *este </line>
<line> estudo, os autores rel*t*m qu* as não c*nfo*mida*es exter*as ocorr*m *uando os requisitos </line>
</par>
<par>
<line> não são aten*id*s, *ão d*tectados após a *aída da e </line>
<line> prod*çã*, s*nd* enc*ntr**a n* cliente </line>
</par>
<par>
<line> f*nal. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. *5, n. 1, art. 10, p. 172-186, jan./fe*. *018 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. *ereira, I. *. Si*va </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Ferrament*s da Qua*idade </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do M*gue* (20*6), as fer*amen*as da qualidade sã* frequentemente usa*as como </line>
<line> *uport* ao desenvolvimento d* qualidade, ou ao apoio à decis*o na análi*e de determinado </line>
<line> p*oblema. Mata-L*ma (1*99) c*mpl*ta, afirman** que o grande po*encial delas está quand* </line>
<line> são utiliz**as p*ra a iden*ificação d*s c*usas ra*zes dos *roblemas e para a sol*ção destes. </line>
<line> Para *arsha*l (**10), * téc*ica d* *W2H consiste no m*pea**nto e padronização de </line>
<line> processos, bem c*mo na elaboração de *lanos de açã*, prezando p*lo entendime*t* através d* </line>
<line> resp**sabil*d*des, mé*odos, prazos e objetivos. * f*r****nta 5*2H é considerada po* muitos </line>
</par>
<par>
<line> *es*uisadores </line>
<line> da área, c*mo se*d* </line>
<line> de fácil entendimento, pe*mi*indo à em*re** efe*uar seu </line>
</par>
<par>
<line> plano </line>
<line> de desenvo*vime*t* de modo organizado, au*ilian*o os g*stores quan*o *o q** será </line>
</par>
<par>
<line> *lan*jado e executado (SANTOS et al., 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Ve*gara (2006), o pl*no de a*ão </line>
<line> 5W2H é utili**do, *rincipalment*, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mapeamento e *adronização de processos, n* elab**ação de planos de ação </line>
<line> e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> est*b*lec*mento *e procedimentos associ*dos e indi*adores. É basicamen** gerencial * busca </line>
</par>
<par>
<line> o fácil entendimento através d* definição de responsabil*dade, métodos, prazos, </line>
<line> obj*tivos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> recursos assoc*ados. O *étodo é const*t*í** *e se*e pe*guntas, u*ilizadas para programar </line>
<line> soluções. </line>
<line> O 5W2H utiliza-*e d*s respostas aos sete se*ui*tes questionamentos: What? (Qu**?), </line>
<line> Why? (Por***?), *h*re? (Ond*?), W*en? (Q*ando?), Who? (Quem?), **w? (Como) e Ho* </line>
<line> much? (Qu*nto cus*a?) p*dendo, através *isto, desenvolver uma es*rutur* de *ronograma para </line>
</par>
<par>
<line> a*ompanha*e*to ao l*ngo </line>
<line> do tempo e, as*im, ser mais controlável os procedime*tos </line>
</par>
<par>
<line> (M*RTIN*, LAUGE*I, 20*5). É utilizad* para ass*gu*ar e informar um conj*nto de planos </line>
</par>
<par>
<line> de ação, diag*ost**ando </line>
<line> um </line>
<line> prob*ema * </line>
<line> plan*ja*d* a*ões. *e*ta ferrament* é </line>
<line> utilizado u* </line>
</par>
<par>
<line> *uadro, *nde * *ossível vis*alizar a s*lução adequada *e um pro*lema, c*m possibilidades de </line>
<line> acompa*h**ento da ex*cução *e uma açã* (MAIC*U*; ANDRADE JÚNIOR, 2013). </line>
<line> O diagra*a d* **usa e efeito, consist* em uma forma gráfica *s*da como m*todolo*ia </line>
<line> de a*á**se *ara repr*sentar *atores de inf*uênc** (*ausas), s*bre um determinado *roblema *u </line>
</par>
<par>
<line> efeito (MIGUEL, *006). Id*n**ficam as raízes d*s prob*e*as, e também área* onde oc*rre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> nece*sidade de obtençã* de mais dados (SLACK; CHAMBER*; JOHNSTON, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Muitos traba*hos utilizando * diagra*a de cau*a e e*eito foram pub*icad*s. *ello et </line>
<line> a*. (2016) desenvolveram u* e*tudo, cu*o obj*ti*o foi analisar os *rocessos logístic*s de um* </line>
<line> rede var*ji*ta de flores, propondo a*ões para *eduz*r * lead tim*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 15, n. 1, art. 10, p. 172-1*6, *an./*ev. 2018 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso de Ferramen*as *a Qualidade *a *orre*ão de nã* Co*for*idade em uma Metalú*gica </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> Maiczuk e *ndrade Júnior (*013) aplicaram fe*ramentas da qu*l*dade em um estud* </line>
</par>
<par>
<line> de caso em </line>
<line> um* emp*esa de pequ*no po**e do ramo </line>
<line> cárneo, com auxíl*o das ferra*entas </line>
</par>
<par>
<line> **agra*a de Pareto, flu*ograma, diagra*a Ishikawa (ou diagrama de causa e e*eito), 5W2H e </line>
<line> folh* de verificação. Os autores afirmam que essas f**ram**tas são fundamentais p*ra </line>
</par>
<par>
<line> **enti*icar e solucionar os principais </line>
<line> problemas na produção, utilizando u* pl*n* de a*ão </line>
</par>
<par>
<line> eficiente, a *i* de contro*ar o* eliminar as causas potenciais do* problemas. </line>
</par>
<par>
<line> Santos et al. (2017) ut*lizar*m *e*ramentas d* ge*tão da qualidade em *rocessos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **nutençã* n*ma empresa *e tra**porte rodoviário de *a*sageiros </line>
<line> onde, através </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *err*menta </line>
<line> diagrama de causa e e*eito, *oram ma*eadas a* possíveis causas das falhas de </line>
</par>
<par>
<line> veículos, apontando </line>
<line> as falhas </line>
<line> no proce*so de manutenção e m*strand* as *portu*i**de* de </line>
</par>
<par>
<line> m*lhoria. Propuseram ações de melho*ia, id*ntificand* as v*nt*g*ns e desvantagens de cada </line>
<line> açã* pro*o*ta *trav** de *m plano de açã*. </line>
<line> 3 MET**OLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> *este est*do *e caso, *oram estudados os proc*s**s pertinentes ao *tem *studado, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*m de contribuir com a empr*sa *m q*estão. O estudo utilizo* </line>
<line> como abor*agem o méto*o </line>
</par>
<par>
<line> qualitativo, presente na inte*pret*ção e e*ten*imento das fe**amentas *a qu*lidade, bem com* </line>
<line> na análise do pr*blema. Quanto *os proc*dimento*, *esenvolv*u-se a pesquisa descr*tiva. *m </line>
</par>
<par>
<line> r*l*ção </line>
<line> à* té*nicas </line>
<line> para a colet* de </line>
<line> dado* *oi us*da a téc**ca da observaçã*, te*do s*do </line>
</par>
<par>
<line> *xami*ado* os </line>
<line> p*ocessos p*odu*ivos da empres*, vis*ndo compreend*-lo* e </line>
<line> atender aos </line>
</par>
<par>
<line> ob*etivos do *rabalho; foi u*a*a, ainda, para a c*leta de dados a técn*ca </line>
<line> da p*squisa </line>
</par>
<par>
<line> documen*al, presente na utili**ção de d*cume**os da empre*a em q*e fo* reali*ado o estud* </line>
</par>
<par>
<line> (GIL, *010). *oram utilizadas pla*i*has *let**nica* pa*a o t*belamento *os </line>
<line> d*dos na* </line>
</par>
<par>
<line> *erram*ntas diagra*a de ca*sa e e*e**o e 5W2H. </line>
</par>
<par>
<line> A empresa ***alúr*ica, onde f** realizado * estudo, é uma compan*ia mul*in*c*onal, </line>
<line> lo*a**zada em Sa*ta Rosa, re*ião Noroes*e do estado do Rio Grande do Su* e, ao to*o, possui </line>
<line> 1* *nstal*çõ*s. A empresa é a maior *abri*ante *ndependente *e c*njuntos de tubos, s*ndo que </line>
<line> seus princ**ais produtos inclu*m silenc*adore*, conjunto* de tubos de esca*e EGR, </line>
<line> gerenciam**to térmico de t*bula*õ** par* s*s**mas *e em***ões, conjuntos de *ubos </line>
<line> pressurizados par* *r, hidráulicos, d* lubrificaçã* e montage*s estru*urais; os seu* principais </line>
<line> clientes são *mpresas mont**oras de máquinas agríc*las. </line>
</par>
<par>
<line> No local onde foi real*zad* *studo, a *mpresa possui a o </line>
<line> l i n*a </line>
<line> de itens estruturais e </line>
</par>
<par>
<line> *tens hidráulic*s. Qu*nto lin*a hidráulica, à </line>
<line> o* p**ncipais pro*utos são conjuntos tu*ulares </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 1, art. 10, p. 172-186, ja*./f*v. 2018 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Pe*eira, *. *. Silva </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> para aplica*õe* hidráulicas de baixa e alt* pres*ão, galvaniz*dos ou p*n*ados, com alto padrão </line>
<line> de limpez* in*erna. Já os ite*s e*t*uturais, s*o conjuntos t**ulare* *a*a aplicações *struturais </line>
</par>
<par>
<line> com costura, c*m *u se* pintu** eletrostática, </line>
<line> o </line>
<line> que dá sustent*ção *ara as *áqui*as a </line>
</par>
<par>
<line> ag**c*las, como escadas e corrimãos. </line>
</par>
<par>
<line> O item em e*t*do é da lin*a </line>
<line> hidr*u*ica, send* c*nstituíd* por um tubo h*dráulico </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> 199,9 mm d* comprimento, e 50,8 mm d* diâ****o, com uma *obra e um comp*nen*e f*ange </line>
<line> soldado em uma da* extre**dades, como mostrado na Figur* 1. </line>
<line> Figura 1 - Desenho do item </line>
</par>
<par>
<line> **nte: Os a*tores. </line>
<line> O **i*n*e detectou ox*dação em * itens *e *m l*t* de 50 peç** e, dessa forma, fo* </line>
<line> ne*essário *ealizar um estudo de todas as *tap*s nece*s*ri*s para sua fabric*ç*o. São: corte, </line>
<line> *obra, recorte, **lda, zin*agem, ved***o e expedição, *l**tra**s na *igura 2. </line>
<line> Figura 2 - E*ap*s de fabrica*ão da peça </line>
<line> TUBO* CORTADOS E DOBRADOS </line>
<line> Corte **m serra *i*cul*r, c*m um comprimento maior do que * </line>
</par>
<par>
<line> especificado </line>
<line> no desenho (199,9 mm) *a*a que post*riormente </line>
</par>
<par>
<line> *ste possa ser d*brado, de for** que a força exer*ida pela </line>
</par>
<par>
<line> dobrade*ra *ão am*sse a </line>
<line> extremidade do tubo. Após *s*o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tubo é dobrado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. *, art. 10, *. 172-186, jan./fev. *0** </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s* de Ferram*ntas da Q*alidade na *orreçã* *e nã* C*nformidade e* uma *et*lúrgica </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> TUBO RE**RTADO Recorte com * auxílio de gabar*to, de acordo c*m as med*da* especifica*as no *esenho. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> ANÉIS DE S*LD* Solda brasagem por indução. N*sta eta*a, é soldado um componente flange na extremida*e m*no* do tubo, através da fundição de um anel de sol*a prata de 2* mm de di**etro, alocado entre o tubo e * co*ponente. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> PEÇA P*O*TA AN*ES *A ZINCAGE* Após a s*lda, o item vai *a*a o proces** de zi*cagem, a fim *e protegê-l* a *esma c*ntr* a corrosão. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *s autores. </line>
</par>
<par>
<line> A*ós estudo do* pro*essos </line>
<line> produtivos do item, foi feita uma an*lis* das causas do </line>
</par>
<par>
<line> problema através da ferrament* diagrama *e *ausa e ef*i*o. E, no que *ange ao plano *e ação </line>
<line> para * *orreção *a *ão co*formidade, us*u-se o 5W2H. </line>
<line> 4 RE*ULTADOS * DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> O cliente do prod*to detectou </line>
<line> oxida*ão e* 8 i*ens do lote de 50 peça*, confor*e </line>
</par>
<par>
<line> f*gu*a 3, *nde é possível analisar a fal*a *co*rida, loc*lizada na parte intern* da p*ça, e*t*e o </line>
<line> component* e t*bo. Dessa *orma, as **ças reto*n*ram até a emp*esa para análise e </line>
<line> ide**ificação da *ausa raiz do oc*rrido. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresina PI, v. 15, n. 1, art. 10, p. *7*-186, ja*./fev. *018 </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. P*reira, *. *. Sil*a </line>
<line> *** </line>
<line> Figu*a 3 - O*i*ação *nterna do compone*te </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Os autores. </line>
<line> Foi feita uma análise dos itens q*e apr*se*taram defeito, c*m apoio *o diagr*ma d* </line>
<line> ca*sa e efeito (Figura 4). </line>
<line> F*gura 4 - *iagrama de Causa e Efeito </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, art. 10, p. *72-18*, *an./fev. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso de Ferramentas da Qualidade na Correção de *ão Conformida*e em um* Met*lúrg**a </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> Fo**m escolh*das as qua*ro possíveis causas principais: gabarito de recorte </line>
<line> inad*quado, folga e**re tu*o e componente, *alha no processo de solda, e utiliz*ção do **el de </line>
<line> prata *ncor*eto. </line>
<line> Qu**to à c*usa do gabarito de r*corte inadeq*ado, constatou-se que os itens </line>
<line> a***sentaram um **paçamento entre o tubo e o c*m*onent*, conform* fi*ura 5, permitindo </line>
</par>
<par>
<line> que líq*ido do processo da zincagem ficas*e alocado *ntre **sa folga, o que po*eria o </line>
<line> ter </line>
</par>
<par>
<line> ocasionado a oxidação. *sto signif*ca que o gabarito de *ecorte não aten*eu ** suas exigênci*s, </line>
<line> pois não prendeu o tu*o adeq*adam*nte no *rocesso de recorte e, des*a, *orma a peça foi </line>
<line> cortad* em grau e o componente flange n*o f*i encaixado *orreta*ente. </line>
<line> Figura 5 - Folga e*tr* * tubo e o co*po*ente </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *s auto*es. </line>
<line> A segunda causa, folga en*r* tu*o e com*on*nte, está rel*cionada com o diâm**ro d*s </line>
<line> *uas partes *a pe*a. Cujo diâme*ro interno do compone*te f*ange era de 51,* mm, enq*a*to </line>
<line> que o diâmetro do tu*o é d* 50,8 mm. Sendo assim, seria preci*o dim*nu*r o diâme*ro interno </line>
<line> d* componente pa*a f*car *gual o diâm*tr* d* tubo. </line>
</par>
<par>
<line> * terceira causa, falha proces*o d* sol*a, con*i*te no fa*o de </line>
<line> que era p*eciso </line>
</par>
<par>
<line> det*rminar q*a* dos proces**s de soldagem s* mostraria mais efi*iente para *ste **so, se seria </line>
<line> o processo atu*l (solda b**sagem por *n*uç*o), ou sol*a *ras*gem por oxiacet*leno. </line>
<line> Em relação à quarta causa, utiliza*ão d* anel de prata incorret*, **ta s* deu p*lo </line>
</par>
<par>
<line> motivo de que * a*el *e prata possuía um diâmetro de 28 mm, sendo meno* d* que o </line>
<line> t ubo </line>
</par>
<par>
<line> (50,8 mm). Isto fez com *ue faltasse *nel e* det*rminados locais, tendo em *ista q*e o an*l é </line>
<line> o meta* de adi*ão, isto é aq*ilo **e for*a a liga *a *ol*a * preen*he o e*paço *ntre as partes a </line>
<line> serem s**dadas. *e*sa forma, o pro*esso de s*ldagem foi p*ejudicado, *evido à falta de anel, </line>
<line> o que t*mbém co*tri*uiu para * folga *nt*e o tubo e o *omponente flan*e. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *5, n. 1, a*t. 10, p. 17*-186, jan./fev. 2018 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Perei**, I. B. Si*va </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> Depois de encon**adas as causas principais, foi a*licad* o *lano de ação 5W2H para </line>
<line> de**dir as ações a *erem tomadas para a correção dos problemas (*igura 6). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, v. 15, *. 1, a**. 10, p. 172-186, jan./fe*. 2018 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.*r/r**is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso *e Fe*ram*ntas da *uali**de na Corr*ç*o d* não Conformid*de *m um* Metalúrgica </line>
<line> *83 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 6 - 5W2H </line>
</par>
<par>
<line> Item </line>
<line> Ação (*hat) </line>
<line> Como (How) </line>
<line> *or quê (*hy) </line>
<line> Quando (Wh*n) </line>
<line> *nde (Whe*e) </line>
<line> Responsável (Who) </line>
<line> *u*to (How much) </line>
<line> Observaç*e* </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> Corri*ir erro do *abarito d* reco**e. </line>
<line> Re*is*o do *r**eto e realizar aju*tes no gabarito, ou *abricar um no*o se nec*ssário </line>
<line> Par* *vitar que recorte fique em *rau. </line>
<line> 1*/05/20*7 </line>
<line> Ferr*ment*ria </line>
<line> Ferramenteiro </line>
<line> *$ 8*0,00 </line>
<line> Foi preci** fazer um di*po*itivo novo. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> R*ali*a* try **t </line>
<line> Pree*chendo os requisitos do documen*o RQ7.5/5 </line>
<line> Para n*o repe*i* e*ros de operação * man**ei* do dispositivo. </line>
<line> 18/05/2017 </line>
<line> Setor d* corte </line>
<line> Cortador </line>
<line> R$ - </line>
<line> *Q7.5/5: documento **feren*e a solicita*ão *e fabricação/a*tera*ão de fe*ramental. </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> Proje*ar *omponente na f*lga e**eci*icada na *orma técn*ca. </line>
<line> Di**nui* diâmetro inter*o do component* *e 51,2 para 5*,8. Tolerância + 0 ,2 </line>
<line> Para se ajusta* ao tub*, ob*endo *reenchime*to u*iforme da so*da. </line>
<line> 18/05/2017 </line>
<line> *ngenharia de manu*atura </line>
<line> Pr*jetis*a </line>
<line> R$ - </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> *abricar compone*te **nfor*e nova revisão ** desenho </line>
<line> Comp*ando componente forn*cido d* terceir*s. </line>
<line> Para atend*r especif*cações do *esenho </line>
<line> Mens*l </line>
<line> Met*lú*gica *ndustr*al </line>
<line> C**pra* </line>
<line> R$ *4,0* </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> Determi*ar a *scolha do pro*esso de solda brasagem. </line>
<line> Soldando amostra* na so*da brasagem por indução e por o*iac***leno </line>
<line> Para gar*ntir a qualidade do produto final. </line>
<line> 29/05/2017 </line>
<line> Setor de solda </line>
<line> So*dador </line>
<line> R$ - </line>
<line> Resu*tado* apre*e*ta*os com os teste* comprovou *ue o me**or pro*esso d* sold*gem para esse caso, é solda b*asag*m por ind**ão. </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> Comprar anel de pr*ta de *0,8x2 com 40% *e p*ata </line>
<line> Solicitando ao de*artamento de *omp*as lo*e mínimo de 100 ané*s. </line>
<line> *ara evitar o não preen*hime*to de solda </line>
<line> 0*/06/2017 </line>
<line> Setor ** compras </line>
<line> Compras </line>
<line> R$ 1,61 </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 7 </line>
<line> Rev**ar c*dastro de p*oce*sos prod*tivos </line>
<line> Desc*evendo detalh*d*mente a *pe*ação de soldag*m </line>
<line> Pa*a n*o *er*r dúvidas e *roblemas *ur*nte * proce*so </line>
<line> *5/*6/2017 </line>
<line> Engenharia de manufatura </line>
<line> Técn*co ** pro*e*sos </line>
<line> R$ - </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 8 </line>
<line> Gerar orde* de produç*o com as *odificações </line>
<line> Solicitando ao PCP a impressão *as ordens de produç*o </line>
<line> Para o acompanha*ento dos pr*c*sso* </line>
<line> C*nfirmação do pe**do d* co*pra *elo cliente </line>
<line> P*P </line>
<line> Pr*gramad** da prod**ã* </line>
<line> R$ - </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 1, art. 10, p. 17*-*86, jan./fev. 2*18 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Carvalh*, L. C. *osa </line>
<line> **4 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa f*rma, de ac**do com 5W2H, a primeira ação a s*r tomada foi corri*ir o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gabarito de rec*rte, *e*isando o </line>
<line> *rojeto do mesmo e realizando a**s*es, ou f*bric**do um </line>
</par>
<par>
<line> novo, *aso f*sse necessário. ***s a*álise d* me*hor op*ão, chegou-se à c*nclu**o que ser*a </line>
<line> necessária a *abr**açã* d* um n*vo dispositivo (Figura 7), que não re*ort*ss* a p*ça em gr**. </line>
<line> F**u*a 7 - Foto do tubo no *abarito de recor*e ***o </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: Os au*ores. </line>
</par>
<par>
<line> A s*gunda ação foi real*zar um try out, *ue *onsiste em </line>
<line> preencher um documen*o </line>
</par>
<par>
<line> (documento RQ7.5/5) re*erente à solici*a*ão *e fabricação *e ferramental. A te*ceira ação f*i </line>
<line> proj*tar o comp**ente flange co* o *esmo *iâm*tro do tubo (**m *0,8 mm), para ga*antir </line>
<line> um en*aix* e*at* entre as d**s parte*, uma vez q*e e*ta medida era *e 51,2 mm. </line>
</par>
<par>
<line> A *uar*a </line>
<line> aç*o foi fab*icar o componente flange *onforme </line>
<line> no*a revisão do d*se*ho, </line>
</par>
<par>
<line> soli*itando ao forn*cedor *onfor*id*de *om nov*s medida* *rojetad*s. A quinta aç*o </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> determinar qual o m*lh*r proces*o de so*da, rea*iza*do testes *est*utivos nos *ois *roce*s*s </line>
<line> em *u**tã*, sold* b**sag*m por indu**o e *olda brasagem por ox*a*etileno, **stand* ambos </line>
<line> ** processos quanto às *uestões de *enetração *e solda. Por fim, a *elh** opção foi manter o </line>
<line> atual processo, se*do * *olda brasagem p*r indu*ão, por te* apresentad* melhor desempenho. </line>
<line> A sext* *ç*o foi a com*ra de outro an*l de solda, com m*ior po*centagem de prata do </line>
</par>
<par>
<line> *ue o atu*l *a su* </line>
<line> composição, e do mesmo di*met*o do t*bo, 50,8 mm, *ara e*ita* o não </line>
</par>
<par>
<line> *reenchimento de *olda. A sétima e *itav* ações foram, r*s*ect*vamente, revi*ar * cadastro </line>
<line> dos pr*cesso* *r**utivos, descrevend* detalhadamente a *pera*ão de *oldagem para que não </line>
</par>
<par>
<line> ha*a dúv*das </line>
<line> durante a operação, * gerar nova ordem * </line>
<line> d* produção c*m </line>
<line> as *odifi*açõ*s </line>
</par>
<par>
<line> feitas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina, v. 15, n. 1, art. 11, p. *3-24, jan./fev. 2018 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma An*lise Sobre a Consagr*ção Tardia d*s *ovos Ba*anos *o Campo d* Músic* Popular Bras*leira </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSI*ERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O o*jeti*o do tr*balho foi locali*ar </line>
<line> as causas do **oblema de itens co* oxidação </line>
</par>
<par>
<line> através do di*gram* de c*usa e efeito, e identificar melhorias a partir da ferramenta 5W2H. </line>
<line> O* result*dos obti*o* com o estudo foram signi*ic*tivos p*is, devi*o às aç*e* tomada* *ode- </line>
<line> se atingi* melhor qu*l*dade nos *rodutos, ataca*do as falhas e corrigin**-as. </line>
<line> * ge*tão da qualida** é um aspecto fu*dament*l qu* deve es*ar presente em todas as </line>
<line> em*res*s que *l*ejam *a*te* a competitivid*de e desenvolver novas op**tu*idades. O p*nto </line>
</par>
<par>
<line> de *art*da para a melho*ia é re*onhece* a ne*essi*ade, isso vem *o r*conhecim*nt* do e </line>
</par>
<par>
<line> prob*ema. Como *rimei*o po*to de import*nci* para *s*egurar sucesso de um o </line>
<line> projeto </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> processo, é absolutam*nte *ecessário o co*prometimento e conhecime*to *e todos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organizaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> No que diz respeito, *specificamente, à* f*rramentas da *ua*idade, estas, q*an*o </line>
<line> utilizadas *o *ia * dia *a **pr*sa, poss*bili*am um processo mais produtivo * ef*ciente. A </line>
</par>
<par>
<line> q*al*dade tem como maior ***e**vo </line>
<line> sa*i*fazer s*us *lient*s e, at*avés </line>
<line> da inser**o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> fe**am*ntas adequad*s no p*oc*sso, fo* possível corrigir a* falhas do* itens não conf*rmes. </line>
<line> A aplicação d*s duas fe*ram*nta* da qualidade, diagrama de causa e efeit* e 5W2H, </line>
</par>
<par>
<line> possibilitou maior </line>
<line> perce*ção d*s *rocessos qu* necess*tam de *perf*içoamento, **rantindo </line>
</par>
<par>
<line> melhores re*ultados para a *mpresa e *eus clientes finai*. As sugestões descritas nest* </line>
<line> trabalh* a*o*tam altern*tiv*s par* os erros per*ebidos, bu*c*ndo, assim, a melhor*a na </line>
<line> produção * racio*alização dos pr*cesso* co* i*pa*to n* *e**ltado final, tor*ando-o mais </line>
<line> prod*tivo e e*icaz. </line>
<line> Por *l**mo, é importante frisar a i*portância da Engenhari* de Pro*uç*o na esfera </line>
</par>
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<line> empresarial, onde imprescindível o uso de arti*í*ios e ferr*men*as, v*sando * m*lh*ria é </line>
</par>
<par>
<line> co*tínua dos sistemas </line>
<line> prod*tiv*s, ate**ando-se par* os pr*ces*os, p*ssoas, materia*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> máquinas, buscan*o *empre o aperfeiçoamento de *écnicas par* alcança* o* *bjeti*os. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
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<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> P. S . Carvalho </line>
<line> L. *. Rosa </line>
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<line> 1) conc*pçã* e planejamento. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
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<par>
<line> 2) *nál**e e *n*erpre*ação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 3) elabora*ão do rascunho ou na revisão crí*ica do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 4) **r*ic*p*ç*o na aprovação da versão **nal *o manu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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