<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 13, p. 260-27*, o*t. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*3
</line>
</par><par>
<line>
A Sexualidade no Contexto da Ed*c*ção Profi*si*nal na* *issertações d* *rograma de P*s-
</line>
<line>
Graduação *m Edu*a*ão Profis*ional do IFRN (**15-20*0)
</line>
<line>
Sexuali*y in *he Con*e*t of Pro*essional Education *n P*GPE Dissertati*** (2015-2020)
</line>
</par><par>
<line>
*ndrezza Maria B*tista do N*scimento Ta*ares
</line>
<line>
Doutora em C*ên*ias da Educação *ela Unive*si*ade Fede**l do Rio *ra*de do Norte
</line>
<line>
P*o**ssora do *rograma de pós-gr*d*ação em Ed*cação Profi*sional do IFRN
</line>
<line>
Ema*l: an*rezza.tavare*@ifr*.ed*.br
</line>
<line>
Ra*ane Loure*ço *e *liveira
</line>
<line>
M*str*nda do Program* de pós-graduação em Educação Pr*fissional do IF*N
</line>
<line>
*m*i*: ra*ane.l*ure**o@escolar.ifrn.ed*.b*
</line>
<line>
Edna *liveira da *az
</line>
<line>
Mestr**d* do Programa de pós-gradu*ção em *d*cação Pro**s*ion*l do IFRN
</line>
<line>
*mail: edna.o**veira@es*olar.if*n.edu.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A Sexual*dade no Contexto d* Ed*caçã* Profiss*onal nas D*sserta*ões do Programa de Pós-Graduação
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
RE**MO
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo t*m como objetivo geral ver*f*car as pr*duções ci*n*í*icas sobre a sexualidade no
</line>
</par><par>
<line>
co*texto da *d*cação profissional (*P). Para i*s*,
</line>
<line>
realizou-se uma análise d*s di*sertações
</line>
</par><par>
<line>
*ub*icadas no p*ríodo entr* 2015 e 2*2* do **ogr*m* d* *ós-grad*açã*
</line>
<line>
e* *duc*ção
</line>
</par><par>
<line>
*r*fiss*onal (*PGEP) do IFR*. A **odução *ncora-*e em uma **s*uisa bibli*gráfica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
documental, med*ante uma abordagem de caráter quan*i-qualitativo
</line>
<line>
que se caract*riza
</line>
</par><par>
<line>
enquanto estado do conhecim*nto co* base nas dissertaçõe* publicad*s na *iblio*e*a dig*tal
</line>
</par><par>
<line>
de teses dissertaç**s do *rograma co* e
</line>
<line>
armazename*to feito diretamente do Google Drive
</line>
</par><par>
<line>
p**a o site oficial do *PGEP. Acerca dos resu*tados, *ercebemos uma lac*na no que se refere
</line>
<line>
ao objeto de *studo s*xua*idade no contexto da ed*cação p*ofissiona*, sendo assi*, suge*e-se
</line>
</par><par>
<line>
u*a maio* discussão frente a ess* temática na EP,
</line>
<line>
prom*ve*do com isso um* educação que
</line>
</par><par>
<line>
forneç*
</line>
<line>
elementos
</line>
<line>
n*cessários par* o desenvolvim*nto pleno dos aluno*
</line>
<line>
* das alunas,
</line>
</par><par>
<line>
ef*tivando a con*epção de formação hum*n* integ*a* pautada pela educaçã* profissi*nal.
</line>
<line>
Palavras-chav*: Sex*a**dade. Diversida*e Sexu*l. Educaçã* Profis*ional.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This ar*ic*e *ime* to know an* to check the gene*al *erce*tion of scie*ti*ic pr*duction* ab*ut
</line>
</par><par>
<line>
sexuality in **e contex*
</line>
<line>
*f professiona* e*ucation (PE), *t wa* ma** an analysis abou* t*e
</line>
</par><par>
<line>
published dissertatio*s in the peri*d between 201* to 2020 f*om the Post*ra*uat* Progr*m in
</line>
<line>
Professi*nal Ed*cation (PPGPE) of IFR*. The p*od*cti*n is anchore* in a bib*iogr*p*ic
</line>
<line>
research *n* do*u*enta*, through a* approach *f chara*ter quant*-qualitative, from a sta*e of
</line>
<line>
knowle*ge based *n dissertations publi**ed in the dig*tal libr*ry of theses and dissertations of
</line>
<line>
th* stored-pro*ram do** di*ectly from Goo*le Driv* ** the of*icial we*site of PPGPE. Abou*
</line>
</par><par>
<line>
the r*s*lts, we n*t*ce* a ga* as re*a*ds to the
</line>
<line>
object
</line>
<line>
of study sexuali*y in the contex* *f
</line>
</par><par>
<line>
professional e*ucation Sin*e th*t's the **s*, suggests a *urther di*cussion faced w*th *his
</line>
</par><par>
<line>
theme in PE, promoting a*
</line>
<line>
edu*ation t*at provides *ecessary
</line>
<line>
e**ments f*r the ful*
</line>
</par><par>
<line>
devel*pment of the students, effectin* the wh**e
</line>
<line>
conceptio* of int*g*** h*m*n dev*l*pment
</line>
</par><par>
<line>
*uided by pro*ess*on** education
</line>
</par><par>
<line>
*eywords: Sexuality. Sexual Dive*si*y. P*ofessional Education.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, *. 19, n. 10, art. 13, p. 260-277, o*t. *02*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. B. N. Tavares, R, L. O*i*eira, E. O. Paz
</line>
<line>
262
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O espaço escol*r d*v* ser um a*bie*te onde as **la*õ*s sociais s*o *xploradas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
toda* as f***** possív*is,
</line>
<line>
em que o respeito mút*o
</line>
<line>
deve ser promovido em todas as
</line>
</par><par>
<line>
circun**âncias. Mui**s *essas r*lações p*om*vem *i**ifica*õ*s e ress**nificaçõe* nas vidas de
</line>
<line>
vários in*ivíduos. Po* *er *m *mbi*nte plural e diver*ificado, s*ndo c*nstituído p** diferentes
</line>
<line>
*orpos, histó*ias, vivênc*as, c*lt*r*s e *entimentos, a es**l* possui um pape* f**dament*l no
</line>
<line>
e*ten*imento * na pr**o*ão da igual**de ent** todos e todas. A diver*idade, c*mo *á
</line>
<line>
mencion*do, faz parte do c*ntexto esc*lar, a promoç*o *e a*itu*es que ex*lore* a igualdade
</line>
<line>
e**r* *s seres *ue constituem a so*iedad* é pe*a fundamen*al na q*e*ra **s rel*ções
</line>
</par><par>
<line>
expressas entre *pre*sores e oprimi*o*, obj*tiva**o com isso r*laçõe*
</line>
<line>
*ocia** pautada* n*
</line>
</par><par>
<line>
re*p*ito, solidariedade e *gualdade.
</line>
</par><par>
<line>
Ao fala* *m *prim*do*, os e*pa*os formais d* en*in* podem *amb** *er ambie*tes de
</line>
<line>
extr*mo p*econceito, discriminação e desigualdade. As in*titu*ções escolares muitas vezes
</line>
<line>
*xpressam padrões het*rossexistas que são p*omovido* por característi*as **vindas *e *ma
</line>
</par><par>
<line>
soc*edade p*triarca* e m*c*i*ta. Ou *eja, qual*uer *n*ivíd*o que
</line>
<line>
não se "encai*e" nesse
</line>
</par><par>
<line>
padrão * cons**erad* "*n*rma*" *u "difer*n*e" e, a par*ir dessa exclusã*, oc*rre* as *iver*as
</line>
<line>
*ormas de preconceito e discrimi*açã* *u* já conhecemos. N*s*e viés, abo**am-se neste
</line>
<line>
artig* as concepçõ*s expressas ref**entes à* di*e*sas f*rmas de *ex*a*idade d*s indivíduos.
</line>
</par><par>
<line>
Ness* contex**, entend*-*e a ne*essidade e* p*rceber a* discussõe* referent*s
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*iversida*e sexual *os ma*s *i*erentes *spaços for*ativ*s, sendo assim, questiona-se: o qu*
</line>
</par><par>
<line>
dizem as
</line>
<line>
dis*er*açõ*s
</line>
<line>
do *rograma d* Pós-gr*duaç*o em Educação Profissional (PPGEP)
</line>
</par><par>
<line>
s*b*e a temática d* sexualidade no c*ntext* *a edu*ação profissio*al? A* longo ** trabalho,
</line>
<line>
propõe-s* uma *iscuss** referente a *sses achad*s.
</line>
</par><par>
<line>
O presente ar*i*o
</line>
<line>
tem como ob*eti*o **ral veri*icar as produções *ientífica* sobr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*xua*idade no cont*xto ** edu*ação profissio*al nas d*sser*ações *u**icadas no período entre
</line>
<line>
2015 e 2020, utilizo*-se como ba*e de dado* o por*al do Prog*a*a de *ós-gradua*ão em
</line>
<line>
Ed*ca*ão Pr**iss*onal (PPGEP) d* IFRN.
</line>
</par><par>
<line>
*o l**go do t*a*alho, apre*en*a-se primeiramente um breve
</line>
<line>
histórico da Educ**ã*
</line>
</par><par>
<line>
Profissi*n*l
</line>
<line>
(EP) n* Brasil em seguida, a*ordam-se as qu*stõe* r*fer**t*s à sexualidade *,
</line>
</par><par>
<line>
*xp*essas nos **b*en*e* escolar*s e e* e*pec*fico *a EP, post*riorm*nte encontra-se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
perc*rso metodológ*co e os re*ultados obti*os a parti* do estad* do conh**imento.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na, v. 19, n.10, a*t. 13, p. 260-277, out. 2*22
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Sexualidade no Contexto da Educação Profissi**al na* Dis*ert*ções do Programa de Pós-Gradu*ção
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Sexualida*e: Ab*rd*gen* e Co*cepções
</line>
</par><par>
<line>
*este artigo, prop**os um* **scussã* com
</line>
<line>
base em au**re* que em suas o*ras
</line>
</par><par>
<line>
produze* conhecimento a*erca da sexuali*ade: Foucau*t (202*), Pino (2017), Lour* (2018) e
</line>
</par><par>
<line>
Mai* e Li*a Neto (2021). A *rincípio, c*nvoca-se Foucau*t para qu* se p*ssa entender
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proce*so hist*ri**, so*ial e po*ít*co do termo se*ual*dade. As questões re**rentes
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sexualidad* pr*movidas no contexto his*órico * social r*fl*tem a partir do *ex* propriamente
</line>
<line>
dito, pois durante *uito t*mpo * s*cied**e se vi* p*oi*ida em abord** temáticas referente* à
</line>
</par><par>
<line>
s*xualidade. "A sexualid*d* é, então,
</line>
<line>
cuidadosamen** e*c*rrada. Mud*-*e para *entro
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
casa. A *am*lia conj*gal a confi*ca. E a*sorve-a, inteiramente, na seriedade da função
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reprodu*ir. *m tor*o do se*o, *e cala. O c*sa* legítimo e procri*dor, dit* * lei [...]"
</line>
<line>
(FOUCAULT, 202*, p. *8).
</line>
<line>
A ide*a de proibir a *exualidad* dos in*ivíduos *romoveu diversas *arr*t*va* que
</line>
<line>
ainda na *t*alidade *ão refletidas nos dif*rentes espaços da socie*ad*, ess* pr*ibição est*va e
</line>
<line>
está e*pres*a a partir do que se ent*nde *or família tradici*na*, aquela em *ue *e constitui um
</line>
<line>
ser macho e u* ser fê*ea, os quais procriam a partir das re*ações sexuais *s*ab*lecidas entre
</line>
</par><par>
<line>
el*s. C*m isso, sex*al*dade dos indiv*duos ** m**tém através de quebras de di*erentes a
</line>
<line>
tabus. *orroborando com este pensamen*o, P*no (2017, p. *8) reflete que:
</line>
<line>
A ordem social na qu*l vivem*s, po* meio da **rop*iação de *i*temas d* op*ess*o
</line>
<line>
como o pat*iarcad*, o *ac*smo * o heterossexism*, não apenas dete*mina as relações
</line>
<line>
sociais, m*s *deo*ogicam*nte *os im*õe papéi*, interfe*i*do em nossa
</line>
<line>
individualidade, em c*mo *e*emo* usufruir de pra*eres e desejo*. Pa*a *ss*,
</line>
<line>
dem*rca **mo "*ceitável" *ma ú*ica forma de condut* afetiva e sexual, isto é, c**
</line>
<line>
o sexo opo*to.
</line>
<line>
Diante diss*, por ***to tempo *s q*estões referentes * sexual*dade foram * con*inu*m
</line>
</par><par>
<line>
s*ndo dis*utid*s
</line>
<line>
através da assoc*ação às Doenças Sexu*lmente *ransm*ssíveis (DST\s),
</line>
</par><par>
<line>
fazendo *om que a sociedade como um tod* associe a* DST\s à comunidade *GBTQIA+.
</line>
</par><par>
<line>
Essa c*mpa*açã* faz
</line>
<line>
*om que inúm**os indivíduos *a comunidade sofram dia*iamente co*
</line>
</par><par>
<line>
*rec*nceitos * estereóti*os *dvindo* dessa n*rrativa.
</line>
<line>
Mas o que ser*a a sexualidade? *e acor*o **m B*nfi* (2005, *. *1) "a sexualidade
</line>
</par><par>
<line>
n*o po**
</line>
<line>
ser compreendida simplesmente como *m instinto orgânic*. Ela é um prod*to
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
cultu*a. No tempo e na *o*alidade e* que e** se ins*r*, exist*m variações de suas prát*c*s *
</line>
<line>
** *iscu*so que se cria a resp*ito del*". Pa*a Foucault (2020), a se*uali*a*e é um "dispositivo
</line>
<line>
Rev. FSA, *er*sina PI, v. *9, n. **, art. *3, p. 260-277, out. 2022 www4.f*anet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. B. N. Tavar*s, R, L. Ol*veir*, E. O. Paz
</line>
<line>
264
</line>
</par><par>
<line>
hi*t*ri**". É par*ir d*ssas diversas interpretações histór*cas, c*lturais e soc*ais qu* se a
</line>
<line>
constitue* *s d*ferentes iden*idades sexuais. *ouro (2018, p. 13) reflete que "es*as mú**iplas
</line>
</par><par>
<line>
e distintas identidad*s *ons*ituem *s sujeitos, na medida
</line>
<line>
em q*e esses sã* interpelados a
</line>
</par><par>
<line>
par**r de difere*tes situações, instituições ou agrup*mentos sociais". Ainda de ac*rdo com
</line>
<line>
Louro (2018, p. 11), a s*xualidade "é construíd* ao lon*o de toda a vid*, d* m***os m*dos,
</line>
<line>
*or todos *s sujeitos".
</line>
<line>
No contexto educacional e mais especi*ic*mente na educação prof*ss*onal, na qual
</line>
</par><par>
<line>
objetiva a promo**o de uma ****a*ão hum*n* int*gral, é
</line>
<line>
necess**io que a di*cussão *cerca
</line>
</par><par>
<line>
d* se*ualidade este*a presente. Muitas
</line>
<line>
vezes, *erceb*-se *as diversas inst*tuições *s*olare*
</line>
</par><par>
<line>
um verdadeiro s*lenciamento no que se refere às difer*ntes *orma* de sex*ali*ade. E isso es*á
</line>
<line>
relaci*na*o com o fato de que par* muitos indivíduos da soc*eda** só existe um* for*a
</line>
<line>
cor*et* d* e*pre*s*r a sexualida*e que seria a h**eross*xua*. *udo que for c*ntrário, m*ito
</line>
</par><par>
<line>
provável so*rerá di*ersas *unições. Ainda refletindo a*e**a dessa di*cussã*, Maia Lim* e
</line>
<line>
Net* (2*21, p. 48) enfatizam que:
</line>
<line>
A Educaç*o P***issional, como dispo*itivo de uma formaçã* h*mana int*gral,
</line>
<line>
vi*ando à *m**ci*ação dos *ujeito*, à vida digna e *o exe***cio ple*o da cidadania,
</line>
<line>
deve *e propor * vencer as barre*ras da* v**lências, sendo pr*tagon*s*a de novas
</line>
<line>
forma* de resi*tência. No *rocesso excluden*e que é próprio do sistema ca*italista,
</line>
<line>
configurado na di*puta das classe* sociai*, estrut*ram-*e formas perve*sas d* p*der
</line>
<line>
nos d*versos aparelhament*s *ociais, *eja n* ec*nomia, na escola, n* justiça ou na
</line>
</par><par>
<line>
relig*ão. As i*stituiç*es *e
</line>
<line>
Educação Profission*l, neste c*ntex*o, *evem
</line>
<line>
est*r
</line>
</par><par>
<line>
volt*das *ara as demandas subjet*v*s, q*e também s*o col*tivas * atravessadas pelas
</line>
<line>
real*da*es de classe, *a*a dis*utir ta*s q*est*es emergentes, dent*o ou fora das
</line>
<line>
insti*uições de ensi*o.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, é
</line>
<line>
de *rande importâ*c*a a mediação de d*scussões vo*tad*s para as
</line>
</par><par>
<line>
di*eren**s formas de sexualidades *xpressas e*tre os **diví*uos. No que se re*ere ao context*
</line>
</par><par>
<line>
da EP e visando formação dos indiv*duos de forma in*egral à
</line>
<line>
e
</line>
<line>
humana, é extremamente
</line>
</par><par>
<line>
necessário qu* *ada **z mais tenhamos uma edu*aç** prof*ssional pautada nas discussões de
</line>
<line>
temas contemporâneos que façam p*rt* d*s in*ividualidade* d*s educand*s e d*s educandas,
</line>
<line>
para que assim possam*s ter uma educação de fato huma*izada, *e *u*lidade e di*er*ificada.
</line>
<line>
2.2 Educaçã* Profission** e Tecnol*g*ca no Brasi*: Brev* *istórico
</line>
</par><par>
<line>
A Educação *r*fissional (EP) no Brasil pe*pas*a por
</line>
<line>
diferentes momentos, *s qua*s
</line>
</par><par>
<line>
condi*em com o *odo de produção econômico vigente em cada período histórico do país. P*r
</line>
</par><par>
<line>
vários anos a EP er* caract*ri*ada a p*r**r d* uma *erspectiva de caráter
</line>
<line>
assistenc*alis*a,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a, v. *9, *.10, art. 13, p. 260-277, out. 2022
</line>
<line>
www*.fsa*e*.co*.br/re**st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Sexualidad* no Co**exto da *ducação *ro*issio*al nas Dissertações do *r**rama de Pós-Gradu*ção
</line>
<line>
*65
</line>
</par><par>
<line>
sendo pr*movida a partir de ações q*e t*nt*vam camuflar a falta de *ssistênc*a educacio*al e
</line>
<line>
social advindas dos govern*s eli*istas * bur*ueses. A escol* *arte int*gra*te da sociedad*
</line>
</par><par>
<line>
também possui c*racterístic*s socia*s, econôm**as e polít*cas
</line>
<line>
que refletem
</line>
<line>
dir*ta ou
</line>
</par><par>
<line>
*nd*r*tame*te *m suas comunidade* e que sã* *ator*s
</line>
<line>
impor**ntes
</line>
<line>
no process* ed*cac*on*l
</line>
</par><par>
<line>
dos * ndi *í du*s .
</line>
</par><par>
<line>
O proces*o no *ual se configu*a a e*ucação
</line>
<line>
brasil*ir* desde muito tem*o promove*
</line>
</par><par>
<line>
educação dis*i*ta para os filh*s da classe alta e os *ilhos *a classe baixa, o* seja, tudo estava
</line>
<line>
mui** ligado *o pod** econômico *e cad* fam*lia. A p*rtir do mod* de p*odu*ão e do sistema
</line>
<line>
polít*c*, os e*paç** esco*ar*s po*encializa*am a*nda ma** essa d*visão socia* exist*nte e *u*
</line>
<line>
*e configura até o* **as at*ais. Uma ed**ação era of*rtada para a classe *rabal*ad*r* do país,
</line>
<line>
* g**almente e*sa estava *inculada à *preensão de técnicas para po*terio* ingresso **
</line>
<line>
merca*o d* trabalho e uma outr* educ*ção e*a ofertada à c*as*e elitizada onde s* buscava uma
</line>
<line>
compr**nsão mais intelect*al dos di*erent*s compone*tes curricular*s, ou seja, existi* *ma
</line>
<line>
dualidade e*trut*r** nas *o*c**çõe* ref***ntes à educação b*asileira.
</line>
<line>
Corroborando **m este moviment*, Moura (2007, p. 0*) afirma,
</line>
<line>
A e*ucação *rofissiona* no Brasil tem, portanto, a s*a origem dent** de uma
</line>
<line>
perspectiva ass*stencialista com o objet*vo d* "*mparar *s órfãos e os demais
</line>
</par><par>
<line>
d*svalidos da sorte", ou sej*, de atender àque*es q*e não ti*ham
</line>
<line>
condições s*c**is
</line>
</par><par>
<line>
satisfat*rias, para que não cont*nuassem a praticar ações que estavam na
</line>
<line>
contraor*e* dos bons costum*s.
</line>
<line>
A tentativa ** p*te*cial**ar o sistema de produç*o c*pitalista com a profissio*aliz*ção
</line>
<line>
técnica *os educ*n*os era resultado do sistema po*ít*co e econômic* vi*e*te na soci*dade na
</line>
</par><par>
<line>
tenta**va
</line>
<line>
de c**u*lar as divers*s desigualdades existen*e* no c*ntext* *ocial brasileiro. O
</line>
</par><par>
<line>
modo de prod*ção *apita*ista, *asead* *a* premissas referentes à mão de obra bar*t* ofertava
</line>
</par><par>
<line>
*ma edu*a*ão para a *l*sse mais
</line>
<line>
p*bre do país n* qual essa *osse inse*ida rapidamente
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
me*cad*
</line>
<line>
** *rabalho, *eneficiando,
</line>
<line>
*om i*so, * sistema de produção v*gente, **mentando
</line>
</par><par>
<line>
ainda mais as desig*aldades sociais e econôm**as já ex*stente*.
</line>
</par><par>
<line>
* e*u*ação profiss*onal no B*asil f*i *ri*d* no intui** de atender
</line>
<line>
as cr*an*as, os
</line>
</par><par>
<line>
jov*ns e adultos que eram conside*ado* margi*a*iz*dos, aqueles que n*o
</line>
<line>
*ossuíam so*te.
</line>
</par><par>
<line>
Essas cara**erísti*as, por ma** *erturbadora* q** sej**, est*vam expressas no *ec*eto n°
</line>
</par><par>
<line>
7.566/19*9 (BRASIL,
</line>
<line>
1909), d*cumento oficial que regia * *ducaçã* p*ofi*si*nal no país.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda discutindo *obre a dualidade estrutural exi*t*nte no pro*esso de leg*timação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
edu*ação
</line>
<line>
profis**onal no Brasil,
</line>
<line>
o *ecreto nº 2.208/19*7 p*omov*a a separação
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
educação *á*ica e a educação profissional (DRAGO; MO*RA, 201*).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a **, v. 19, n. 10, art. 13, p. *60-*77, out. **2* www4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. B. N. *avares, *, *. Oli*e*ra, E. O. Paz
</line>
<line>
266
</line>
</par><par>
<line>
D*ant* de *antas discussões a**rca do papel da edu*ação profission*l na sociedad*
</line>
</par><par>
<line>
brasil*ir*, foi-se pauta*do, co* base
</line>
<line>
em alguns te*ri*os que dialogam sobre temáti*a, a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pro*oção de uma educação integradora, com caracte*ís*ic*s advindas da politecnia. E aqui,
</line>
<line>
cabe reflet*r acerca do *ecreto *° *.154/2004 que revoga o então *ec*eto n° 2.208/1997 * q*e
</line>
<line>
est*be*ece as dir*trizes *ara o desenvo*v*mento da E**caçã* Profissio*al a qual es*á *revis*a
</line>
<line>
na *ei nº 9.394/1996 (Le* de Diretri*es e Bases da *duc*ção Nacional).
</line>
<line>
A revogação deste instrume*to l*gal e sua substituição pelo Decreto nº 5.154/2*04
</line>
<line>
possib*l*tava nov*m*nte a int*gração, mas ta*bém mantin** muitos a*p*ctos *o documento
</line>
<line>
a*terior, como a *xistênc*a dos cursos técnicos subse*uentes e concomit*nte*. Ta* fato torna
</line>
<line>
explícit* a corre*aç*o d* fo*ças estabelecidas na disput* p*r c*ncepçõe* antagônicas de ensino
</line>
<line>
*édi* e su*s *elações com a *du*ação pro*ission**. (DRAGO; MO*R*, 2018, p. 30).
</line>
</par><par>
<line>
Nes*a perspectiva, o Decre** n° 5.154/2004 a*aba que por ass*mir a p*err*gativa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ampliar a oferta *a *ducaç*o pr*fissional
</line>
<line>
no B*asi*, integrando-a * educa**o bá*i**. *urge
</line>
</par><par>
<line>
*ntã* o *roce*so de expansão da e*ucaçã* profissional a partir da oferta dos cursos t*cnic*s
</line>
</par><par>
<line>
d* nível médio, a
</line>
<line>
ex*mplo En*ino Méd*o In*eg*ado, promovido pelos *nstit*tos Federais. o
</line>
</par><par>
<line>
Várias outras discussõe* foram e continuam sendo tecida* para **e ocorra o fortalecimento da
</line>
<line>
ed*cação profissional integrada à educação básica.
</line>
</par><par>
<line>
Ca*e refletir que * proce*so d* expa**ão *a re**
</line>
<line>
da educa*ão profis*ional
</line>
<line>
no Brasil
</line>
</par><par>
<line>
perpassa por diferentes momentos, antes b*seada na form**ão té*nica dos educa*dos e das
</line>
<line>
educandas e hoje assume u*a funç** de promove* uma e*ucaçã* *nteg*ada com os princípi*s
</line>
<line>
da formação *umana integral amplamente di***tida no cont**to da educação profission*l. *
</line>
</par><par>
<line>
forma*ão human* in*egral
</line>
<line>
busca desenvolve* os indivíduos em todas as suas dim*nsões,
</line>
</par><par>
<line>
sej*m ela* *ociais, polític*s, culturais, econômicas, etc. Cont*xtualizan*o este movimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*tratando as con*ep**es de formação *umana integral e do en*ino mé*io pr*posta *ela
</line>
<line>
educação profissio*a*, Griebeler e Figueire*o (2016, p. 46) afirmam.
</line>
<line>
A formação h*ma*a integral c*ncebe o *nsino Médio como par*e i**eparável *a
</line>
<line>
E*ucação Pro*issio*al em todos os campos onde s* d* a p*epara*ão *ara o trabal*o,
</line>
<line>
ou seja, tanto nos **oce*s*s produtiv*s qu*nto nos educ*tivos. Isso significa *nfo*ar
</line>
</par><par>
<line>
o trabalho *omo pr*n*ípio educativo, no sen*ido *e superar a dicotomia
</line>
<line>
trabalh*
</line>
</par><par>
<line>
manu*l/t*abalho i*telectual e *ncorporar a di*en*ão i*telectual *o
</line>
<line>
t*a*alho
</line>
</par><par>
<line>
*rodutivo, isto é, formar traba*ha*ore* atua*t*s.
</line>
</par><par>
<line>
Essa p*oposta de fo*mar o indi*íduo em t*d*s as suas di**nsões de forma *ntegrada se
</line>
<line>
compro*ete com a te*tat**a de quebrar as relações o*ressora* *xpostas a *a*ti* do sist*m* de
</line>
<line>
p*odução capital*sta em que vivemos. E quando associamos *sso * diversidade de indiví***s
</line>
</par><par>
<line>
aq*i
</line>
<line>
exp*orada, percebe-s* q*e e*se movimento promove
</line>
<line>
uma educação
</line>
<line>
pautada
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina, v. 19, n.10, art. 13, p. *60-277, out. 20*2
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Sexual*dade n* Cont*xto da Ed*cação *rofission*l na* *isse*tações *o *ro*r*ma de P*s-Gra*uaçã*
</line>
<line>
267
</line>
</par><par>
<line>
socialização e igu**dade e*t*e todos e toda*. Uma educ*ção integra*a promove a*s educandos
</line>
</par><par>
<line>
e às educandas *ma crit*cid*de para
</line>
<line>
e*tarem *ns*ridos na s*ciedade, perceb*ndo as suas
</line>
</par><par>
<line>
próprias f*agil*dades, i*dividualidade* e tendo consciência do se* papel e**uant* suj*ito
</line>
<line>
pertencente * *sta.
</line>
</par><par>
<line>
O modo de produção capitali*ta vig*n*e na sociedade brasilei** camufla, repr*me
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
silencia diversos grupos sociais. A edu*ação promo**da por muitas e*co**s em nosso país nã*
</line>
</par><par>
<line>
promove uma di*c*ss*o a**rc* das
</line>
<line>
q*est*es r*ferent*s à di**rsidade s*x*al, *obre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sexuali*ad* e re*peito entre t*dos e todas. E o
</line>
<line>
nessa perce*ção de educa*ão pro*issional na
</line>
</par><par>
<line>
*u*l promo*e uma formação hum*n* integral dos educan*o* e das ed*candas, al*m das
</line>
<line>
conc*pçõe* *e cu*rí*ulo *n**grado e de ensino m*dio integrado, enc*ntram-se alte*nativa*
</line>
<line>
para a medi**ão das discussões referen*es ao *ue se *aract*riza * sexualidade.
</line>
<line>
O modo *e *rodução em qu* * pautada a s*ci*dade brasile*ra p*o*ove **a verd*deira
</line>
</par><par>
<line>
exclusão do que não se repr*duz a partir
</line>
<line>
d*ste. A s*c*e*ade com base em
</line>
<line>
a*ões **ch*stas
</line>
</par><par>
<line>
advindas do patriarcado e e*pressas até os di*s de hoje, as atit**es LGB*fóbicas, a ex*lu*ão
</line>
</par><par>
<line>
de diversos *rupo* sociai* que não são bem-vi*do* no sistema
</line>
<line>
cap*tali**a sã* formas d*
</line>
</par><par>
<line>
opressão *ue ma** pro*ovem o preconce*to e a discrimi**ção entre i*divíduos. Reflete-se
</line>
<line>
ainda que * siste*a c*pita*ista, que vi*a ao *ucro acima d* tudo, exclui *xatamente esses
</line>
<line>
g*upos e aq*i espe*if**amente os da comu*id**e LGB*QIA+1 devido a i**m em oposto ao
</line>
<line>
*ue toda a sociedade bu*guesa * capital*sta prega.
</line>
<line>
3 P*OCEDIMEN*OS METODO*ÓGICOS
</line>
</par><par>
<line>
No qu* conc*rn* ao se* desenv*lvi**nto *e*od*lógico, pe*qui*a é de naturez* a
</line>
<line>
quanti-qualitativa, pois de acordo com M*nayo (*009, p. 57) a pesquisa qualitativ* é o e***do
</line>
</par><par>
<line>
das "[...] repres*ntações, das crenças, das
</line>
<line>
percepções e das opiniões, produtos
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
interpre*açõe* que o* h*ma*os fazem a resp*ito de como *ivem, c**stroe* seus a*tefa*os e a
</line>
<line>
si mesmos, sentem e pen*am". Al*m disso, a **ordagem quantitativ* está *nserida ao *or*ar os
</line>
<line>
resultados da pe*quisa mais fi*edi*nos. A*nda de acordo com M*n*yo (2009, p. 22):
</line>
<line>
Os dois tip*s de a*ordagem e os *ados delas ad**ndos [...] não são incompatívei*.
</line>
<line>
*ntr* elas há uma *pos*ção comp*ementar qu*, quando bem tra*a*hada te*ri*a e
</line>
<line>
praticamen*e, pr*du* r*qu*za de infor*ações, apr*fu*dam*nto e m*io*
</line>
<line>
f*dedignidade interpretativa.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
as *utras identidades).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, *. 19, n. 10, art. 1*, p. *60-2*7, *ut. 2022
</line>
<line>
www4.fsa**t.co*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. B. N. Tavar*s, R, L. *liveir*, *. O. Paz
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
*l*m disso, para o andamento do processo de escrita da pes**isa realiz*u-se u*a
</line>
<line>
análi*e das disserta*ões publi*ad*s no **te do PPG*P a parti* *e um estado do conhecimento
</line>
</par><par>
<line>
v*rificando
</line>
<line>
se essa* produções científi*as p*o*uzem con*ecimento acerca da sexualida** n*
</line>
</par><par>
<line>
conte*to da **ucação pr*fiss*onal, na tentati** *e p*rceber *ch*dos qu* nos fornecess*m um
</line>
<line>
d**logo nec*ssário no que p*opõ* * edu*a*ão p*ofissional que é a formação human* int*gr*l
</line>
<line>
d*s educa**o* * d*s educandas. O est*do do conhecimen*o * **p*r*ante na *labora*ão dessas
</line>
<line>
pesquisa*, pois possibi*it* que o pesquisador tenha mais con*ecimentos prévios a*erca do seu
</line>
</par><par>
<line>
obje*o *e e*tudo, fazendo *om que ocorra
</line>
<line>
uma a*sociação na *iscus*ão planej**a entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objet* d* pesq*isa * o que já foi **t*dado por out*os autores * out*a* au*oras.
</line>
</par><par>
<line>
Para **rosini* e Fernan*es (*014,
</line>
<line>
p. 155), o Est*do do Con*eci*ent* é "a
</line>
</par><par>
<line>
ident*ficação, registro,
</line>
<line>
catego*ização que *evem à reflex*o e *íntese *obre
</line>
<line>
a produçã*
</line>
</par><par>
<line>
cient*fica d* um* de*ermin*da área, e* *m determ*nado espaço *e tempo, congregando
</line>
<line>
per*ód*cos, tese*, disse*taçõe* e li*ros sobre *ma t*mática esp*cíf*ca".
</line>
<line>
O e*t*do d* c**he*imen*o * *art*r das diss**ta*ões publicadas no PP*E* teve com*
</line>
<line>
*oco pr*ncipa* * sexualidade no cont*xto da educ*ção profis*ional, as produç*es e**ontram-se
</line>
</par><par>
<line>
disponíveis na bibliotec* di**tal
</line>
<line>
de teses e
</line>
<line>
di*serta*ões do pr*grama, com ar*azenamento
</line>
</par><par>
<line>
feito direta**n*e do Googl* Drive para o s*te oficial do P*GEP. Re*lizou-se um
</line>
<line>
recorte
</line>
</par><par>
<line>
t*mporal *a*a de*imitar
</line>
<line>
o campo de pesqui*a. Se*do
</line>
<line>
as*im, busca*os as *rod*ções
</line>
</par><par>
<line>
*ublicadas entre * período de 201* a 202*.
</line>
<line>
Como já menci*n*do, e*aborou-se uma *er*unta norteador* para q** a**im
</line>
<line>
pudéssemos ter u* norte a partir das *isse*taçõ*s publicadas. Sendo ass*m, ind*ga-se: o que
</line>
</par><par>
<line>
dizem
</line>
<line>
as
</line>
<line>
diss*rtações do PPGEP
</line>
<line>
*o*re a temáti*a da *exual*dad* no conte*to da educ*ção
</line>
</par><par>
<line>
profissional? * seguir descrevem-se as p*inci*ais etapas para a *laboração dessa pes*uisa.
</line>
<line>
A prime*r* etapa d* perc*rso meto*ológi*o, no que conce*ne à bus*a das dis*ertações,
</line>
</par><par>
<line>
foi comp*eend*da a pa*tir do levantame*to desses dado*
</line>
<line>
* vista do período c*tado
</line>
</par><par>
<line>
anteriormente, re*eren*e ao* anos
</line>
<line>
de publicações das
</line>
<line>
produções. Vale lembrar que esta
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa *uscou v*rificar
</line>
<line>
*s *roduções científicas s*br* a sexua*idade n* conte*t*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
educ**ão profissio*al, tendo c*m* foco as d*ssertações do *PGEP. Criou-se descrito**s p*ra
</line>
</par><par>
<line>
*ortear a
</line>
<line>
pesqu**a a partir
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
t*tulos, r*sum*s e intr*duções. Utilizou-se os seg*int*s
</line>
</par><par>
</page><line>
des*r*tore*: a) *ex*alidade; b) Diver*idade Sexual; c) Sexualida** na *ducação p*ofiss*ona*.
</line>
<line>
É válido menci*nar qu* a análi*e do* desc*itores não s* de* apenas so*re *s título*,
</line>
<line>
foram an*lisad*s os *esumos e as i*tro*uçõe* d*s produções científicas, a fim d* perceber,
</line>
<line>
mesmo que de *orm* menos explíci*a, o objetivo geral deste tr*ba*ho que possui como obj*to
</line>
<line>
de estudo a sexua*idade no contexto *a *ducação prof*ss*onal.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 19, n.10, ar*. 1*, p. 2*0-27*, o**. 20*2 www4.f*anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Sexualidade no *on*exto da Ed*ca*ão Profissional na* **s**rtaç*e* do Prog*am* de Pós-*radu*ção
</line>
<line>
269
</line>
</par><par>
<line>
4 RESU**AD*S E **SC*SSÕES
</line>
</par><par>
<line>
A parti* da an*li*e dos d*scritores "a) Sexuali*ade"; "b) Dive*sidade Sexual"; "*)
</line>
<line>
Sexualidade na ed*cação pr*fis*ion*l" constatamos que nenhuma dissertaçã* publicada entre
</line>
</par><par>
<line>
o período de 201* a 202* p*ssui como ob*eto de e*tudo a* ques*ões que nor**iam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sexualidade no c*ntexto da educ*ção prof*ssional. Ao longo de*sa seção iremos refletir ace*ca
</line>
<line>
de alg*n* a*hados que f*ram *ncon*rados, a part*r da busca *e*os descritores me*cionados
</line>
<line>
aci*a. É nec*ssário frisar q*e nenh*ma *r*du*ão t** c**o temática prin*ipal as questõe*
</line>
<line>
refere*tes à sex*a**dade, porém, em produções e*pecíficas foi perceptí*el em a*gu*s
</line>
</par><par>
<line>
momentos uma
</line>
<line>
breve discussão referente ao descritor "a) S*x*alidade". N* qua*ro a*aixo,
</line>
</par><par>
<line>
l*s*am*s por an* de publicação as disser*açõ*s que **ordam de al*uma m*nei*a so*re o
</line>
<line>
descritor "*) sexualidade".
</line>
<line>
QUADR* 0* - Dissertações encontradas *om base no de*critor "S*x**lidad*"
</line>
</par><par>
<line>
Ano
</line>
<line>
D*ssertações
</line>
<line>
título
</line>
<line>
*utor**
</line>
</par><par>
<line>
2015
</line>
<line>
01
</line>
<line>
O ***natec e o pro*ess* de expansão * privatização da ed*cação profissional no br*sil
</line>
<line>
Ticiane gonçal*e* sousa de melo Dr. Dante hen*ique moura
</line>
</par><par>
<line>
2016
</line>
<line>
*1
</line>
<line>
Tra*etó*ias aca*êmica e profiss*onal de professores licen**a*o* d* campus parn*miri* (**rn): sa*eres e pr*ticas d*cente* no en*ino m*d*o in*egr*do
</line>
<line>
Iaponira da silva rodrigues Dr. F**ncisco das chagas silva s**za
</line>
</par><par>
<line>
2017
</line>
<line>
02
</line>
<line>
Políticas públicas de inclusão de pessoas com de*i*iên*ia na educação profissional: a*ões e possib*lida*es no i*st**uto fed*ral de ed*caç*o, ci*ncia e tecn*lo*ia do rio grand* *o norte Os saber*s docentes necessários ao traba*ho do prof*ssor de biologia no ens*no mé*i* **tegrado
</line>
<line>
Ligyanne k*rla de al*ncar Dra. *enina lop*s s*ares sil*a Joã* kaio cavalcant* de morais Dra. Ana lúcia s*rment* henriq*e
</line>
</par><par>
<line>
2*18
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
Educ*ção p*ofiss*onal, terceiriza*ão e força d* t*abalho da juventud*: *ilemas e perspectivas O trabalho com* *rin*ípio educa*iv* *o programa en*ino méd** inovador em uma escola de n*t**, rio grand* do norte A *eunião ped*g*gica como espaço-tempo de formação con*inuada de professores do *frn - c*mpus nov* **uz (20*4 - 2016)
</line>
<line>
Yossonale viana alves *r. Márc*o adriano de azevedo Ana cristina ba*ista Dra. Olívia morai* de medei**s Rafael moreira da s*lva Dra. Ana *úc*a sarmento henrique
</line>
</par><par>
<line>
2019
</line>
<line>
03
</line>
<line>
Políticas *ú**icas par* pessoa* c** def*ciência na *duca*ão profissional: entre o dire*to e sua g*ra**ia *s perc*pções de gênero das docentes *o curso de l**en*iatura e* química do ins*ituto *ed*ral do rio *r*nde do nor*e
</line>
<line>
*u*iane kelly *e figueiredo freitas D**. Len*na lopes soares silva Se*as*iana estef**a *orr** b*ilha*te D*a. Ilan* c*valcante ferreira
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin* PI, v. *9, *. 10, art. 13, p. *60-27*, out. 2022
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. B. N. *avares, R, L. Oliveira, E. O. Paz
</line>
<line>
27*
</line>
</par><par>
<line>
A formaç** continuada do* p*ofessores no projovem *rbano em **tal/rn, no centro *unicipal de referência em educaçã* aluízio a*ves - ce**re
</line>
<line>
Silvâ*ia fran*isca *a**as Dr. José mateus *o nas*ime*to
</line>
</par><par>
<line>
2*20 01 A educa*ã* p*ofissional na rede *stadu** d* rio grande do norte: uma análise da implementação do *urrículo i*teg*ado no centro es*a*ual ** ed*c*ção pr*fissional doutor ruy pere*ra dos santos
</line>
<line>
Roseane idalino d* silva *ra. Franci*a**e *e l*m* s*lva nascimento.
</line>
</par><par>
<line>
Quantid**e to*al
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: elab*rada pelas *utoras, *021.
</line>
<line>
No *ue concerne às *roduções expostas no qua*ro acima, * objet* de estudo destas
</line>
</par><par>
<line>
n*o se refere às *uestõ*s *ue env*lve* * *exualidade
</line>
<line>
ou *iversidade *exual, poré*, nas
</line>
</par><par>
<line>
dissertações de*critas n* quadro, e*contramos a utili*ação do descritor "sexua*ida*e", sendo
</line>
<line>
assim, *stão *resentes *es*a d*sc*ssão proposta por este trab*lho. Con*tatou-se o t*tal de 11
</line>
<line>
(*nze) produçõ*s que ao long* do texto traziam o desc*itor "Sexualida*e". Ref*rente a cad*
</line>
<line>
ano de public*ção, pe*cebe*os um perce**ual de *aior produ*ão acadê*ic* *os anos *e
</line>
</par><par>
<line>
2018 e 2*19, ainda a*sim, é sempre nec**sário frisar
</line>
<line>
um tota* *e 0 (zero) publicação
</line>
<line>
pos s ui
</line>
</par><par>
<line>
como o*jeto *e estud* a sexual*dade. Pe*ce**mos ta*bém, ao longo d* a*ál*se **s produções
</line>
<line>
menciona*as, *ue o desc*itor "sex*alidade" e*tá expres*o de uma forma tímida.
</line>
<line>
No texto de Melo e Mour* (2015), os a**ores utilizam o de*cr*tor "sexual*dade" ao
</line>
<line>
m*nciona* uma c*tação de Harvey (*008), ** qual *iz: "a *ro*osiç** neoliberal tem como
</line>
<line>
i**uito construir mercad*s, arrasta*do a c**tura, * tradiç** e at* mesmo a sexualidade, ou sej*,
</line>
</par><par>
<line>
* que o autor denom*na c*mo a "*erc*dificação de tudo". A
</line>
<line>
ideia é
</line>
<line>
realment* tornar tud*
</line>
</par><par>
<line>
*endável, inc*usive * *du*aç**". * frente a tu*o qu* estudamos
</line>
<line>
referen*e *s diversas
</line>
</par><par>
<line>
concepçõ** neo*iber**s
</line>
<line>
perc*bemos q*e *sses sistemas impõem deter**nad*s padrões para
</line>
</par><par>
<line>
serem vistos na soci**ad* e t*do o qu* for c*n*ra **so sofrer* di*ers*s form*s d* opressão.
</line>
<line>
*o*re as r*laçõ*s sociais que e**olvem o se*o, Welzer-La*g (2001, p. 460) *eflete que
</line>
<line>
es*as são p*odutos de dois *og*as:
</line>
<line>
"- a *seudo natureza superi*r dos homens, **e remete à domi***ão masculina, ao
</line>
</par><par>
<line>
sex*smo e às f*onteiras rígi**s e intran*p*n*v*is entr* o* gênero* m*sculi*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fe*inino; - a visão hete*oss**uada d* mundo na qual * sexualidade considerada
</line>
<line>
com* 'normal' e 'natural' está li*it*da às relações sexua*s entre h**ens e **lheres.
</line>
<line>
As out*as sexual*dad*s, homos*exualidades, *iss*xual**a*es, sexua*ida*es
</line>
<line>
tr*nsexuais...são, n* máximo, definidas, ou melhor, a*mit*das, c*mo 'dife*entes'".
</line>
</par><par>
<line>
Uma socie*ade,
</line>
<line>
porta*to, bas*ada na form*ção de rela**es *e*uais *ntre suje*t*s do
</line>
</par><par>
<line>
*exo o*osto que *n*be e si*enc*a todas as outras forma* de se
</line>
<line>
per*eber a sexualidade.
</line>
</par><par>
</page><line>
*reenchid* p*r concepções vin**s de *ma f*mília trad*cio*al bur*uesa e de um siste*a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.10, art. 13, *. 260-277, out. 2022 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Sexualidade no Contexto *a Edu*ação Pr*fissional na* Di*sertações do Progr*ma de P*s-Graduação
</line>
<line>
271
</line>
</par><par>
<line>
neolib**al e c*pitalista que o*rime diversos *r*pos soc*ais. O sistema de pr*duç*o capitalista,
</line>
<line>
tam*ém ente*dido como modo de produção capital*sta imperial***a, submete *oda* as formas
</line>
</par><par>
<line>
da *ida social a um
</line>
<line>
proce*s* *e inten*a obed**ncia a po*erosos
</line>
<line>
do*os do **pit*l que
</line>
</par><par>
<line>
obje*iv** a lucratividade como *nico *bjetivo, e tudo que pos*a ameaça* esse co*tex*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
retirado do cenár** (FO*TES, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Menezes, Oliveira e Nascimento (2018, p. 03) sintetizam que:
</line>
</par><par>
<line>
O *istema de prod*ção capitalista é reco*hecido com* o modo de produç*o
</line>
<line>
ra*is*a-patriarca*-heteronormativo-capitalista, sendo estrutur*do pelas relações de
</line>
</par><par>
<line>
classe, "raça", gê**ro e sexualida**.
</line>
<line>
Ess* *de*logia d*corrente da inte*ra*ão
</line>
</par><par>
<line>
di**ét*ca entre a d*mensão q** comp*e es*e *i*tem*
</line>
<line>
é
</line>
<line>
f*ndame*ta* p*ra a
</line>
</par><par>
<line>
re*rodução perpetuação do mesmo, uma *ez que natur*liza e
</line>
<line>
a*
</line>
<line>
opressões e
</line>
</par><par>
<line>
*xploraçõ*s decorrentes
</line>
<line>
desse sistema, *ui*as das vezes in*isi*ili*a*as **la
</line>
</par><par>
<line>
decor*en*e natural*zação a*vindas d* alienação re*nante ne*ta socie*a*e.
</line>
<line>
Sendo assim, * discussão refe*ente a* *istema de p*odução *apitalista e o quanto ele
</line>
</par><par>
<line>
i*i*e *s sexua*idades de *iferentes indivíd**s é *xtrem*me*t* necessária no co*te*to
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e**caçã* pr*fissio*al,
</line>
<line>
para que a*sim * *ormação
</line>
<line>
humana in*egral pautad* a par*ir d**
</line>
</par><par>
<line>
princípios * fundame*t*s d* EP seja d* fa*o *fetiva*a.
</line>
</par><par>
<line>
As disc*ssões r*fer*ntes à s*xualidade ainda são associadas a* cor*o, ao
</line>
<line>
natura*, ao
</line>
</par><par>
<line>
qu* é c*n*ebido a *a*a i*diví*uo em s*u nascimento. A sexualidade perpassa por diferentes
</line>
<line>
aspect*s *ue est*o intima*ente relaci*nados ao *ndivíduo. Sintetizando esse p**sament*,
</line>
<line>
Maia e L*ma Neto (202*, *. *3) *os dize* que:
</line>
</par><par>
<line>
É
</line>
<line>
precis* pensa* a sexualidade *ora dos pa*rões atribuídos ao co*po, como um
</line>
</par><par>
<line>
*s*uema que se estrutura em p*drões esta*elec*dos, e fora das concepções *inár*as
</line>
</par><par>
<line>
d* se*o. Aqui, pensamos concepção de sexualidade *omo form* *e s*bjetivação a
</line>
</par><par>
<line>
das *rátic*s de prazer, *m
</line>
<line>
que o* d*sejos não são enten*idos *omo impu*sos d*s
</line>
</par><par>
<line>
as*ectos biológi**s qu* le*amo* do cor*o fis*ol*gic*, mas q*e é construído no
</line>
<line>
deco**er das nossas prática* socia*s ao l*ngo da hist**ia, dando *spa*o * *onst*uindo
</line>
<line>
nov*s *x**riênc*as, ro**end* com * paradigma de que * sexualid*de huma*a *eva
</line>
<line>
ser *nte*dida com* e*eito biológ**o.
</line>
<line>
Os resul*a*os *bti*os a partir do estado do conhe*i*en*o d*s diss*rtações *o PP*EP
</line>
<line>
refletem uma l*cuna no q*e se refe*e às questões *ue en*ol*em a sexualidade *o contexto da
</line>
<line>
EP, pe**ebe*os com base na análise das di*se**açõe* expostas que algumas ain*a re**cionam
</line>
<line>
o objeto de *studo à sexualid*de, mas de forma *ímida, traz*ndo ap*nas ci**ções de ou*ros
</line>
<line>
autores e at* mes*o uma brev* dis**ssã* *eferente ao tema.
</line>
<line>
É *ecessá*io e*fatizar*os que *u*tas dis****ões das disser*ações an*lisa*a* reflet**
</line>
</par><par>
<line>
acerc* dos prin*ípios da
</line>
<line>
educação profissional a formaçã* humana *nte*ra*, *e*do assim, e
</line>
</par><par>
</page><line>
caberia u*a *iscussão sobre as questões relacionadas à sexualidade. Existe o diálo*o
</line>
<line>
Rev. *S*, T*resina **, v. *9, n. 10, art. *3, p. *60-*7*, o*t. 2022 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. B. N. Tavares, R, L. Oliveira, E. O. P*z
</line>
<line>
272
</line>
</par><par>
<line>
re*e*ente à diversidade cult*ral, étnica so*re g**e*o, mas perce*emo* uma lacuna re**rent* à
</line>
</par><par>
<line>
*exualidade.
</line>
<line>
A sex**l*d*de de*e ser discutida no* ambie*tes formais d*
</line>
<line>
ens*no, deve s*r
</line>
</par><par>
<line>
explo*ada (positi*amente) *e forma q*e se possa erradicar os divers*s for*atos de opres*õ**
</line>
</par><par>
<line>
exist*ntes partir das c*racterístic*s sociais voltadas para u*a so*iedade heterono*mat*va *
</line>
<line>
onde o pa*riarcado, o mach*smo imper*m d* for*a exacerb*da, *ni*indo e silenciando tod* e
</line>
<line>
qu*lque* outra i*e*tidade sexual.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda fazen*o referê*ci* ao
</line>
<line>
es*a*o do conhecimen*o acerca d*s dissertaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
prod*zidas no contexto do *PGEP,
</line>
<line>
percebem*s
</line>
<line>
ao longo da *ealiza*ão
</line>
<line>
do trabalho um*
</line>
</par><par>
<line>
escass*z no q*e se refe*e à *emát*ca da sexuali***e no âmbito d* educa*ão prof*ssional.
</line>
<line>
Qu*ntitativamente, em 1* (onze) *isse**ações pud*mos e*contrar o descritor "sex*ali*ade",
</line>
</par><par>
<line>
porém *o*o já me*cio*a*o,
</line>
<line>
e* muita* situações é atra*é* de citações para e*empli*icar
</line>
</par><par>
<line>
determinada situa*ão, o* objetos d* estud*s das di*sertações *xpostas e* um aspect* geral
</line>
<line>
não abo*dam de fato sobre a sexualid*de no con*ex*o da educação *rofissional, o *ue se torna
</line>
</par><par>
<line>
preocupante,
</line>
<line>
visto que em algumas
</line>
<line>
pro*uções ocorre a discussão r*ferente à diversidade de
</line>
</par><par>
<line>
*ênero, de raças, etnias, à di*ersidade
</line>
<line>
de in*i*íduos de uma *o**a geral, mas percebemo*
</line>
</par><par>
<line>
uma verd*deira escassez f*e*te à* *uestões *ela*ionadas * sexualidade.
</line>
</par><par>
<line>
Anali*ando as disse*ta*ões **m ba*e *o *e***itor "sexuali**de", alg*n*
</line>
<line>
achados se
</line>
</par><par>
<line>
tor*am pert*nent*s nessa dis*u*sã*. *o *rabalho p*oduzido p*r *i*va e H*nriq*e (2*18),
</line>
</par><par>
<line>
amb*s refle*em ac**ca d*s reuniões pedagó**c*s
</line>
<line>
d* *FRN, em espec*fi*o do **mp** Nova
</line>
</par><par>
<line>
Cruz, e como *stas podem co*t*ib*ir na *or*açã* continuada de p*ofes*ores e *r*f*ss*ras. Ao
</line>
</par><par>
<line>
longo *os resultados, citam a import*nci* de trabalhar t*máti*as
</line>
<line>
contemporâneas,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
exem*lo, a se*ualidad*. Co*roborando com a reflex*o d* dissertação analis*da, entendemo* a
</line>
</par><par>
<line>
necessidade em
</line>
<line>
promo*er o
</line>
<line>
deb*t* acerca de temas pert*nentes
</line>
<line>
na
</line>
<line>
soc*e*ade, p*omovendo
</line>
</par><par>
<line>
com i*so uma a**la di*cu*são e queb*a d*
</line>
<line>
poss*v*is t*bu* e relações opre*s*ra*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
preconc**tuo**s.
</line>
</par><par>
<line>
Compreendem*s a impor*ân**a de uma *rátic* educa*ional transformadora, na qual
</line>
<line>
a escola teria o papel de contr*bu*r no ***tido d* denunciar a domina*ã* * opre*s*o
</line>
<line>
*resent*s na* relaçõe* sociais, fornecendo elem*n*o* pa*a que os ind*víduos
</line>
<line>
percebam as co**ret*s *eter*inaç*es da re*lidad* social e, assim, construam a*
</line>
<line>
b*ses par* a lut* pela alter*ção *o mo*o de *rodução e rep*od*ção *a vida. (PIN*,
</line>
<line>
2 0 1 7 , p . 2 * ).
</line>
</par><par>
<line>
No *specto geral, o *omento ao
</line>
<line>
debat* sobre as ques**es relaciona*as à sexualidade,
</line>
</par><par>
<line>
ao respeito a cada particularidad* * individualidade é extrema*ente *ec*ssário no* ambientes
</line>
</par><par>
<line>
esco*ares e princ*palmente no c*ntexto
</line>
<line>
da educação profissi*nal, vist*
</line>
<line>
que e*sa almeja
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formação hu*ana
</line>
<line>
integral d**
</line>
<line>
seus alun*s e d** suas aluna*. *endo assim, entende*os
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 19, *.10, ar*. 13, p. 260-277, ou*. 2*2*
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Sex*alidade no *ontexto da Ed*cação P*ofissional nas *isser**ções do Programa de Pós-Gra**aç*o
</line>
<line>
273
</line>
</par><par>
<line>
ne*es*idade *e multiplicar as prod*ções referentes a esse o*jet* de es*udo, par* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produção desse conh*ci*e*t* promova uma educação de qualidade e *iber*a*ora.
</line>
</par><par>
<line>
Reco*hece*-nos como humanos, e nã* objeto*, é de grande importânc*a *ar* *ue a
</line>
</par><par>
<line>
clas*e trabalhado*a (que tem sexo, raç*, *eração, orientaçã* *e*ual) possa erguer
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
base material para a *onstrução *o seu projeto d* sociedade huma*am*nte
</line>
<line>
emanci*ada, na qu*l a dig*idade hu*a** sej* garantida. (PINO, 20*7, p. 2*).
</line>
<line>
A respeito dos r**ultados obtidos através d* pes***sa bib*i*gráfica sobre o obj*to de
</line>
</par><par>
<line>
p*squis* aqui estudado, percebeu-se
</line>
<line>
que a discussão
</line>
<line>
acerca da sexualidade no con**xto da
</line>
</par><par>
<line>
educação pr*f*ssional
</line>
<line>
ai*da é tratada de f*rm* bas*an*e silenciad*. Em meio
</line>
<line>
a i * s o,
</line>
</par><par>
<line>
relemb*amos que o p*pel d* educação profi*sional no contexto social brasileiro é pro*ov*r
</line>
<line>
um* formação humana i*teg**l do* seus educando* e das *uas educandas, a *im de i*seri-los
</line>
<line>
no mundo do trab**ho e n*o apen*s no merca*o de t*abalho, *oncepção promovida pel* *odo
</line>
<line>
de *rodução vigente na s*ciedad*, o cap*talism*.
</line>
<line>
A falta da discussão acerca da sex*alidade reflete diret*men*e nas *iversas re*ações
</line>
</par><par>
<line>
*pressoras que fazem p*rte
</line>
<line>
desse modo de **odu*** que silencia diversos grupos sociai*,
</line>
</par><par>
<line>
promovendo ai*da mais as
</line>
<line>
d*fere*tes formas de desig*aldade n* sociedade. * r*spe*to
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
d*versidade é pauta *ar* a prom*ção de uma educação de
</line>
<line>
*ualida*e e que *es*eite t*dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
todas, dand*
</line>
<line>
ê*fase à *mportân*ia da v*vência harmôn*ca entre **div*duos. Gomes (2007, p.
</line>
</par><par>
<line>
147) r*força que,
</line>
<line>
"do pont* de vista c**tura*, a diver**dad* pod* ser entend**a como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*onstruç** histó*ica, cu**ural e soc*al das difere*ças."
</line>
<line>
Nesse *iés, a **ucação como *m *o*o dev* ser *autada em ações bas*adas no respeito
</line>
<line>
à *iversidade, sej* ela sexual, cultural, social, entre outras. A ed*c*ção profissional, que f*z
</line>
<line>
*arte do objeto de estudo dessa pesqui*a, bus*a **omo*e* u*a e*uc*çã* pautada na formação
</line>
<line>
h*m*na *nteg*al dos indivíduos, ou seja, todos os aspe*to* que constituem o indivíduo devem
</line>
</par><par>
<line>
s*r potenc**lizados. Lida* *om a plural*d*de cult*ral e de ide*as, c*m a diversid*de, com as
</line>
</par><par>
<line>
*uest**s referent*s à sex*alidade, *om as *if*rent*s etn*as
</line>
<line>
deve ser
</line>
<line>
*auta de u** educa*ão
</line>
</par><par>
<line>
humaniza*a, paut*d* em ações que
</line>
<line>
corresp*nd*m às con*epçõe* referentes à
</line>
<line>
*o*mação
</line>
</par><par>
<line>
humana int**ra*.
</line>
</par><par>
<line>
N* que con*er*e * formaçã* humana integral e à ef*tivação da educ**ã* pro**s*ion*l
</line>
<line>
no Br*sil, enq**nto componente da educa*ão básica bra*il*ira, se faz necessário perc*ber que
</line>
</par><par>
<line>
o s*st*ma educacio*al
</line>
<line>
*omo *m todo d*ve est*r baseado
</line>
<line>
em uma educa*ão i*teg*ada.
</line>
</par><par>
<line>
Pro*oven*o
</line>
<line>
no cenári* da ed**ação b*asilei*a os
</line>
<line>
as*ecto* r*ferentes * fo*mação h*mana
</line>
</par><par>
</page><line>
in*egral dos educandos e das educandas *m *od** a* suas d*mensõe* e em os seu* aspectos. A
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 10, ar*. 13, p. 260-277, o*t. *0*2 ww*4.fsanet.c*m.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. B. N. Tavares, R, L. Oliveira, E. O. Pa*
</line>
<line>
274
</line>
</par><par>
<line>
forma*ão *mnilater*l
</line>
<line>
do s
</line>
<line>
indivíduos d*ve *o*te*r o projeto d* um* *d*cação pautada
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
ações int*gradas, na *edida em que consid*r* todas as **men*ões do c*ntext* da *i** dos
</line>
<line>
a*unos e das alunas e propor**ona * integração dos dist*n*os *onhecime*tos como to*a*idade
</line>
<line>
curricular (FRIGOT*O, 2008; R*MOS, 2008).
</line>
<line>
Frente a essas concepções *e form*ção humana integral, per*e*emo* que a promoção
</line>
</par><par>
<line>
d* discussão refere*te questõ*s envol**ndo a divers*dade *ex*al e a sexualida*e deve ser a
</line>
<line>
mediada *o *ontex*o escolar, para que assim *s diferente* formas de precon*e*t*s sejam
</line>
</par><par>
<line>
e**adicadas do *mbiente educacional. *orroborando *om e*te pens*mento, Mo*ais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Rodr*gue* (202*, p. *59) afir*am *ue:
</line>
</par><par>
<line>
Trabal*ar a diversid*de n*
</line>
<line>
escola é uma *ec*ssidade *o*ra*a por grupo*
</line>
</par><par>
<line>
politicam*n*e organizados que passar*m a des*aca* suas *ingularidades e
</line>
<line>
desmi**i*icar a ideia de infer*o*id*de *ocialmente constru*da. A *scola não é um
</line>
<line>
espaço neut*o, *ortanto, é impor*a*te que*tionar e problematizar concepções d*
</line>
<line>
educaç*o fo*mal que não reconhecem * *u**ip*icidade das experiênc**s dos s*jeit*s,
</line>
<line>
bem co*o pen*ar em *ma ed*cação mul*icultural. Ins*rir diversidade nos currí*u*os
</line>
<line>
implica compree*der fenômenos como e*nocent*ismo, r*cism*, se*ismo,
</line>
</par><par>
<line>
LGB*fo*i* e xenofobi*; im*l*ca posici*n*r-*e contra processos de coloniz*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d**inação.
</line>
</par><par>
<line>
S*ndo assim, é necess**i* ampliarm** o* es*udos referentes à sexu*li*ade *
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
diversidad* s**u*l no context* *a educa*ã* profissional,
</line>
<line>
para qu* assim a concepção de
</line>
</par><par>
<line>
c*rr*cu*o integr*do * a fo*mação *u*ana inte*ral s*jam de fato efetiv*das no qu* co*cerne ao
</line>
<line>
dese*vo*viment* pleno dos *ducand*s e das e*uca*das.
</line>
<line>
De acordo com os resu*tados obt*dos, em conso*ância com o estad* do conh*c**ento
</line>
</par><par>
<line>
re*lizado a part**
</line>
<line>
*as
</line>
<line>
*is*ertações
</line>
<line>
publ*cad*s n* Programa de pós-gradu*ção em Educação
</line>
</par><par>
<line>
Prof*ssional do IFR* no *eríodo ent*e 2015 e 2020, p*rcebemos que * di*cussão da temá*ic*
</line>
<line>
refere**e * sexualidade no conte*to da EP n*o se *a**cterizou enquanto objeto de e*tud* do*
</line>
<line>
pesquisad*res e das pesquisad*ras do PPGEP no perí*do mencionado.
</line>
<line>
5 CONSID*RAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
No que
</line>
<line>
se *ef*re à* questões relacionadas à se*ualidade no contexto da educ*ção
</line>
</par><par>
<line>
profissiona*, *ercebemos ao lo*** da pesquisa bibliográfica e do estad* do conhecimento um
</line>
</par><par>
<line>
percentual de prod*ções bastante re*uzido. A sexu*li*ade *ermanece sen*o silenciada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
oprim*da em diferent** setor*s * *o âmbito educ**i*na* *ão é diferente. A so*iedade pautada
</line>
<line>
em *ç*es h*ter*n*rmat*vas advindas de um si*t*ma de *ro*uçã* capitali*ta, cujas rel*ções
</line>
</par><par>
<line>
socia*s, sexuais e afetiva* se
</line>
<line>
b*seiam na se*ualida*e heterossex*al. Es*a* ações silencia*
</line>
</par><par>
</page><line>
dive*sos grupos de indivíduos, co*o *imos ao longo do te*to.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 19, n.10, *rt. 13, p. 26*-***, ou*. 2022 w**4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Se*ualidade no Con*ex*o *a Educ*ção P*o*ission*l nas Di*s*rtaçõe* do Progr*ma *e Pós-*ra*uação
</line>
<line>
27*
</line>
</par><par>
<line>
A educa*ão profissi*nal com base ** s*as co*cepções e em se*s p*i*cípi*s busc*
</line>
<line>
*romover um* educaçã* pa*tada em ações *u*an*z*das, em q*e a fo*ma*ão do indi*íduo não
</line>
</par><par>
<line>
este**
</line>
<line>
p***ada ap*nas na in*e***o deste no merc*do de
</line>
<line>
trabalho, m*s sim
</line>
<line>
no m undo d*
</line>
</par><par>
<line>
trab*lho, te*do cons*go uma for*a*ã* hum*n* inte**al, realç*ndo *odos os seus as**ctos,
</line>
<line>
cara*terísticas, individualidades e pe*uliaridades.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse viés, foi per*e*tível uma escassez no qu* se **fere temátic* a*ordada neste à
</line>
<line>
artigo. A partir do estado do conhecimento ace*ca das disse*t*ções public**as no PP*EP no
</line>
<line>
*e**odo entre 2015 e 20*0, perce*eu-se que a di*c*ssã* referen*e à *exualidade não a*ont*c*
</line>
<line>
*o *mbi**** da educação pr*f*ssional, de acord* com as produções *it*das.
</line>
<line>
A p*r*ir disso, entende-*e a necessida*e d* *omentar ainda mai* pesquisas qu*
</line>
<line>
busquem a dis*ussão referent* a temas que são tã* atuais e impo*tant*s *m noss* sociedade,
</line>
<line>
*ara que assim as re*ações de opres**o e*pres*as a partir de açõ*s preconceituosas sej** de
</line>
<line>
fato e*radica*as não a*enas no ambiente formal de *nsino, mas t*mb*m em todos os espa*os
</line>
</par><par>
<line>
da *ociedade. A formação human* i*te***l promo*ida p*la
</line>
<line>
educação profis*io*al deve se
</line>
</par><par>
<line>
at*n*ar para as diversas peculi*ridades e *nd**id*a*idades de cada e*u*an*o * educanda para
</line>
</par><par>
<line>
que assim
</line>
<line>
esse objeti*o em formar * indivíd** em todas as s*as d*mensõ*s seja *e fato
</line>
</par><par>
<line>
concretizado.
</line>
<line>
REFER*NCIAS
</line>
</par><par>
<line>
B*NF*M, V. M. S. Sobre o dispos*tivo histórico d* sexualidade e a educação *scolar. VIII
</line>
<line>
SEMOC - Semana de M*b*lização Científic*, 2*05.
</line>
<line>
*ARDOS* GRIEBELER, J. R; ZAGO FIGUEI*EDO, I. M. Os diferente* s*ntid*s
</line>
</par><par>
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*tribuídos à co*preensã* da rela*ão da e*u*ação profissi*na* e*sino *édio. Revista e
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<line>
C*nte*to &Amp; Educa*ão, 31(98), *8-*1, 2016.
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<line>
D*AG*, C.
</line>
<line>
C; *OURA, D. H. Con*e*ções d* f*r*ação *uman* nas po*ític*s de
</line>
</par><par>
<line>
educação pr*fiss*ona* e sua mat*ria*idade *o ens*no m**io integra*o *o Instituto
</line>
<line>
Federal do A*apá / Disserta**o (Mestrad* em Educaçã* Pr*fissional) - Ins*i*uto F*der*l de
</line>
<line>
Educação, C*ência e Tec*o*ogia d* Rio **and* do Norte, Natal, 2018.
</line>
<line>
FONTES, *. * Brasil im*e*ia*ista e o capi*al-imperial*sm*: t**ria e h*stór*a. Editora
</line>
<line>
Fioc*uz, 2010.
</line>
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FOUCAULT, M. História *a sexual*dade 1: a vontade de saber. - 10ª ed. - Rio *e Ja*eiro /
</line>
<line>
São Paulo, Paz * Terra, **20.
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F**GOTTO, G. A interdisciplinarid*de co*o necessidade e como pr*b*ema nas ciê*cias
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*oc*ais. Revi*t* do Centro d* Ed*caçã* e Let*a* *a UNIO**TE, v. 10, p. 41-62, 2008.
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Rev. *SA, T*resina PI, v. 19, n. 1*, art. 13, p. 260-277, out. 202*
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www4.fsanet.com.br/r*vista
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L*URO, G. L. * cor*o e**cado: pedagogias
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da sexual*dade. 4* e*i*ão - Bwlo Hori*onte:
</line>
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<line>
Autêntica Edi*ora, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
M*IA, R. N; LIMA N*TO, A. V. N** litor*is do* desejos: (*n)v*sibilid*des da*
</line>
<line>
se***lidade* dissi*entes na Edu*ação Profissional. Di*serta*ão de mestra*o - Universid*de
</line>
</par><par>
<line>
Federal do Rio Grande do Nor*e, Ce*tro
</line>
<line>
de Educação, P*ograma de p*s-graduaçã* em
</line>
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<line>
Educação, 2*21.
</line>
</par><par>
<line>
MELO, T. G. S; MOU*A, D. H. O *ronatec * o processo de expansã* e pr*vatizaç*o da
</line>
</par><par>
<line>
educação profissional no Brasil. *issertação (Mestrado ** Ed*ca*ão Pr*fissional)
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Instituto Federal de *ducaçã*, C*ência e Tec*ologia do Rio Grande do Nor*e, *atal, 2015.
</line>
</par><par>
<line>
MENEZES, M. S; OLIVEIRA, A. C; *ASC*MEN*O, A. P. L. LG*T E MERCADO *E
</line>
</par><par>
<line>
TRABA*HO: UM*
</line>
<line>
*RAJETÓRIA DE PREC*NCEITO* E DISCRIM*NAÇÕES. Ar*i*o
</line>
</par><par>
<line>
a**esenta** na *onfe*ência In*ernacional de Estudos *u*er, 2018.
</line>
<line>
*INAYO, M. C. S. O desafio *a pesquisa social. In: ______. (Org.) Pesqui*a S*cial: teoria,
</line>
<line>
método e criativi*ade. 28. ed. Petró*olis, RJ: Voze*, 20*9. p. 9-29.
</line>
<line>
*ORAIS, J. A. C. et al. Gênero e dive*sida*e se*ual: *s experiênc*as de estudantes lgbti+
</line>
<line>
na educaçã* profi*siona*. E-book: C*n*trui*do diálogos na ed*caç** inc*usiv*:
</line>
</par><par>
<line>
acessibili*ad*, div*rsidade e direito* humanos... Camp*na *rande: Reali*e Ed*tor*,
</line>
<line>
2020. p.
</line>
</par><par>
<line>
655-673. Disponíve* em: <htt*s://edito*a*ea*ize.com.br/artigo/visualiz*r/738*3>. *ces*o e*:
</line>
<line>
20/ 10/ 20*1 16: 1*
</line>
<line>
MOROSINIA, M. C; F*RNANDES, C. M. B. Estado do Conh**iment*: *on*eitos,
</line>
</par><par>
<line>
*inalidades e
</line>
<line>
interlocuções. Educação P*r Escr*to, *orto Aleg*e, v. 5, n. 2, p. 154-16*, jul.-
</line>
</par><par>
<line>
dez. 2*14.
</line>
</par><par>
<line>
MOURA, *. H. *du*aç*o básica e educa*ão prof**sional e te*noló**ca: dualidade his*ó*ica
</line>
<line>
e p**spectivas de i*tegração. H*los, *no 23, v. 2, p. *-30, 2007.
</line>
</par><par>
<line>
MOURA, D.
</line>
<line>
H. Trabalho e form*ção docente na edu*ação *rofi**io*al. Cu**ti*a: IFPR-
</line>
</par><par>
<line>
EAD, 2014. (C*leção formaçã* pedag*gi*a, v.3).
</line>
<line>
PINO, A. *. *. Di*ersid*d* se*ual * educação: uma relação de desafios e possib*lidades /
</line>
<line>
A*ine Mu*as d* Olive*ra *ino; projeto g*áfico, di*gramação e capa, Char*es Bamam *edeiros
</line>
<line>
d* Sou*a; revisão *in*uística, Joziel Lima de *ouza - Natal: IFRN, 2017.
</line>
<line>
R*MO*, M. Concepç*o do ensino médio integr*do. Se*inári* prom**ido pela Se*retaria
</line>
<line>
de Educação *o Esta*o do Pará nos dias 08 e *9 d* *aio de 2008, *. 1-30, 2008.
</line>
</par><par>
<line>
SILV*, R. M;
</line>
<line>
HENRIQUE, A. L.
</line>
<line>
*. *
</line>
<line>
reunião *edagógica *omo espaço-tempo de
</line>
</par><par>
<line>
formação continu*da de pr*fessores do IFRN - Ca*pus *ova Cruz (*014/2016). 217 f. :
</line>
<line>
il. ; co*or. Dis*ertação (M*strado em E*u*ação Pr*f*ssio**l) - Instituto Federal *e *ducação,
</line>
<line>
Ciên*ia e Tecnologia *o Ri* G*ande *o Norte, Natal, *018.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 19, n.10, art. 1*, p. 260-*77, out. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A Sexu*l*d*de no Con*exto *a *d**açã* Pro**ssio*al nas Dis**rtações do Prog*ama d* Pós-Graduaçã*
</line>
<line>
277
</line>
</par><par>
<line>
WELZER-LANG, D. A cons*rução do masculino: d*minação da* mulh*res e homofobia.
</line>
<line>
Estudos F*mi*ista*, F**rianóp*li*, *.09, *. 2, p.460-482, jul/dez 2001. *. 46*
</line>
</par><par>
<line>
Como Refere*ciar este Artigo, confo*m* *BNT:
</line>
<line>
TAVARES, *. M. B. N; *L*VEIRA, R, L; PAZ, E. O. A S*xual*dade no *ontexto *a Educação
</line>
<line>
P*ofissional nas *i*s**taç*e* do Pr*grama de Pó*-Gra*uaçã* em Edu*ação Pr*f*ssion*l *o I*RN
</line>
<line>
(20*5-2020). Rev. FSA, Teresina, *.19, n. 10, art. 13, p. 2*0-277, out. 2*22.
</line>
</par><par>
<line>
Con*ribu*ção dos Aut*res
</line>
<line>
A. M. B. N. *av***s
</line>
<line>
R, L. Olivei*a
</line>
<line>
E. O. P*z
</line>
</par><par>
<line>
1) c*n*epção e pla*e**mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise * interpretação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunh* ou na revi*** cr*tica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participaçã* *a aprovaç*o da vers*o f*nal do ma*uscr*to.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina *I, v. 19, n. *0, *rt. 13, p. 26*-277, *ut. 2022
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.br/revis*a
</line>
</par>Apontamentos
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