<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art.1*, p. 188-199, Mai./jun. 2015 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.3.11 </line>
</par>
<par>
<line> O Artista No Vazio </line>
<line> The Arti*t In The *oid </line>
</par>
<par>
<line> Ricardo Postal </line>
<line> Doutor pela U*i*ersidade *ed*ral do **o Grande do Sul </line>
<line> **ofessor da U*iversidade *eder*l *e Pernamb*co </line>
<line> E-mail: rica**stal@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ço: Ric*r*o Posta* </line>
<line> Departamento de Let*as - *entro de Artes e ***unicação - *ua Acadêmico Hé*io Ramos, s/*, Cidade </line>
<line> Univ*rsitária. Recife - *E - B*asil. CEP: 50740-5*0. </line>
<line> Editora-*he*e: Dra. Mar**ne Araú*o d* Carvalho/Fa*u**ade Sant* Agostinho </line>
<line> Artig* r*cebido em *7/03/2015. Últ*ma versão recebid* em 1*/03/2015. Aprov*do e* 28/*3/201*. </line>
<line> Avaliado *el* s*stema Tri*le R*view: a) Desk Rev*ew pela Editora-Chefe; e b) Double *lind </line>
<line> Review (ava*i*ç*o *eg* por d*is a**liadores da área). </line>
<line> *e*isão: *ramatical, *ormativ* * d* Formatação. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Artista No *azio </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O pr**e*te a*tigo ana*isa a poéti** de Mário *e Andra*e interpr*tand* seu proce*so de </line>
</par>
<par>
<line> com*osiçã* como uma f**tura all'i*proviso, suger*da </line>
<line> p*l* constante figura do *r*equim n* </line>
</par>
<par>
<line> sua obr*. *studa * significado dessa má*cara c**o </line>
<line> uma prática </line>
<line> artística i*tervala* e, de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com tal leitur*, discu*e * conceito *e vanguar*a qu* t*l co*posição inst*ura, assim </line>
</par>
<par>
<line> como o conce*to de bras*lid*d* propo*to pela </line>
<line> obra de Mário *e Andrade, e*pe**alment* em </line>
</par>
<par>
<line> sua *apsód*a *acun*íma. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chav*: Mod*rnismo. Vanguar*a. Mário de Andrad*. M**un*íma. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> This pape* ana*yzes Mário d* Andrade\s p*etic, interpreting his compo*it*on *rocess as an </line>
<line> all'improviso wh*t is su*ges*ed by the constant appeara*ce of the Ha*leq*in figure *n his work </line>
<line> . Studies the meaning *f this mas* *s an interval artistic practi*e **d b* this rea**ng , </line>
<line> d*sc*s**s the cutt*ng-edg* concept *hat deploys *u*h compo*ition , as the brazilianne*s </line>
</par>
<par>
<line> *o*cept propos*d through the wo*k* *f *á**o de Andrade , e*pecially in his </line>
<line> rh*ps*dy </line>
</par>
<par>
<line> Ma*unaíma . </line>
</par>
<par>
<line> K*ywords: Mo*ernism. *vant-garde. Mário de Andrade. Macunaíma. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina, v. *2, n. 3, art. 11, p. 188-199, Mai./Jun. *0*5 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/*e*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. Postal </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> O VEZO </line>
</par>
<par>
<line> Desde mui*o o Brasi* é *onsiderado o paraís* terral, * c*cagna, </line>
<line> o lugar da inocênci* </line>
</par>
<par>
<line> per*ida, tendo s*do *studada su* colaboraç*o como i*a*in**io p*r* a **rmulaç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *m**rta*tes *t*pias (*RANC*, 1976). Os pro*e**os hist*ricos, *escomp**s*dos e até </line>
</par>
<par>
<line> co*traditórios em relação a* pensamento nacional (império </line>
<line> libe*al, república escravocrata), </line>
</par>
<par>
<line> *onstruíram, a partir da independê*cia, a n*ção </line>
<line> de pátria em forma*ão, do "giga*te </line>
</par>
<par>
<line> a*ormec*d*" que v*ria a ser grande e valor**o, ma* que ainda s* movia lentam*nte para uma </line>
<line> realização concreta. </line>
<line> Do me** da pretensão româ*tica de criar uma naç*o alhe*a a Portugal, temos *a </line>
<line> medalha inversa do pujante í*dio coa*una*o ao branco, em trocas e a*rendiz*dos, uma out*a </line>
</par>
<par>
<line> estiliza*ão, qu* não t*m nada *a dignidade das criatu*as </line>
<line> de Alencar e Gonç*lv*s Dias. </line>
</par>
<par>
<line> Pensam*s no lúbrico e indole*te pajé de Be*nardo de Guima*ães, </line>
<line> que circul* ainda hoje </line>
</par>
<par>
<line> somente **b um véu de eni*ma, já que os ve*sos do "Elixir </line>
<line> do Pajé", j*n*o com o*t*os </line>
</par>
<par>
<line> poemas eróticos sã* tolhidos *o bom gosto literá*io e*a**mente por reali*arem u* cotejo co* </line>
<line> o que a t*adição elegeu como rep*es*n*açã* do indian*smo. </line>
</par>
<par>
<line> Esse índio me*os *obre *ão tem inter*ss* nenh*m </line>
<line> no cont*to *om o civilizado, ** </line>
</par>
<par>
<line> pensand* *m </line>
<line> gozar sua vid* e *s prazeres *ue l*e f**em oferecidos, co* </line>
<line> t*da a modorra </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pachorra po*sível numa t*rra "onde tudo *á". </line>
<line> Corren*o em direçã* pa*eci*a, surg* "o sargento de *ilíci*s", que institui </line>
<line> defi*itiv*me*te o *ersonagem m*landro *a equ*ç*o do romance *r*si*e*ro, co* a socieda*e </line>
</par>
<par>
<line> formada *elas mi*turas, sem * </line>
<line> glória prometida com s*u e </line>
<line> povo ten*o que apr*nder na </line>
</par>
<par>
<line> experiência as **mplicadas r*gras que *ormam os meandros do jogo social inj*sto da terr* dos </line>
<line> qu* *ui*o sabem ou dos q*e conhe*** muito* para lhe* abrirem as portas (*ANDI*O, </line>
<line> *004). </line>
<line> A el*b*ra*ão m*dern*s*a mistura as duas faces da moeda, i*do também ao </line>
</par>
<par>
<line> pr**itivismo indíge*a em busca de *efe*ência* *r*ginais, </line>
<line> por*m já </line>
<line> com um* perspectiva </line>
</par>
<par>
<line> mú*ti*la, discutindo os encontro*, as v*ntagen* e desvantag*ns da mistu**, como ne*tes </line>
<line> poem*s de Os*ald de Andrade: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 12, n. 3, a**.11, p. 188-199, M*i./Jun. 2*1* </line>
<line> **w*.f*anet.*o*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Artist* No V*zi* </line>
<line> *91 </line>
</par>
<par>
<line> brasil </line>
</par>
<par>
<line> O *é Pereira chegou de caravela </line>
<line> E p*rg*nt*u pro guarani da mata virgem </line>
<line> - S*is cristão? </line>
<line> - N*o. Sou bravo, sou forte, s*u *il*o da *orte </line>
<line> Teter* te*ê Qu*z* *uizá Quecê! </line>
<line> Lá l*n*e a onça resmungava U*!Ua!uu! </line>
<line> O negro zonzo sa*do *a *ornalh* </line>
<line> Tom*u a palavr* * re*p*ndeu </line>
<line> - Sim pe*a *raça de Deus </line>
<line> Canhe* Bab* ****em Babá *umCum! </line>
<line> E fizeram o Carna*al </line>
<line> erro de português </line>
<line> Quando o portuguê* *hegou </line>
<line> Deba**o *e uma br*ta chuva </line>
<line> *es*iu o *n**o </line>
<line> Que p*n*! </line>
<line> Fosse u** manhã de so* </line>
<line> O índio teria despido </line>
<line> * português (**DR*D*, 197*) </line>
<line> Da grandeza e prom*ssa da ter*a, som*da à contrib**ção das raça* aportadas, s* forma </line>
<line> a ide*tid*de *u* se *evela plena no m**e*to máximo da cu*t**a nacio*al: o c*rna*al. Nele, * </line>
<line> músi**, a *alícia, a ir**verên**a, e mais que tudo, a lib*rdade e*tã* sem freio* e assim se </line>
<line> const*tui o ser br*sileiro. </line>
<line> Ess* m*lt*fac*tada apa*ênci* para a pátria **m**stra a a*nda incipiente ca*acida*e do </line>
<line> *rasileiro *e se re*r*se**ar, vi*to que mesmo que se com*mor*, no ano da famos* s*man* </line>
<line> mode**ista, o cent*nário ** inde**ndência, *o *on*e*to das nações o Brasi* de 1922 é ainda </line>
<line> um* *r*mess* em *odo* os *spectos, est*nd* a m*derni*ade ***nica e da* relações s*cia*s </line>
<line> ainda nascentes na época. </line>
<line> Com sua obra Mário de *ndra*e procura, através de Macunaí*a, tirando de nosso </line>
<line> her*i nacional a possibil*dade de t*r um caráter, uma fa*e u**voca, pe*m*tir qu* possa e*e usar </line>
</par>
<par>
<line> to*as *s *á*cara* à sua dis*osi*ã* para, </line>
<line> *e acordo com as si*uações, </line>
<line> assumi* suas **vers** </line>
</par>
<par>
<line> i*ent**ades. A p*o*osta do *scritor é provoc*ti*a, tr*ns*orma*do * anulação num aumento de </line>
<line> Rev. FSA, T*res**a, *. 12, n. 3, art. 11, p. 188-*9*, Mai./Jun. 20** www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. Po*tal </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> possibi**dades e * fl*x*bili*ade (o jo*o d* c*ntura, a *alandragem) em arm* no circ**to soci**. </line>
<line> Assi* visto, Macu*a*ma (perso*agem) seria *m modelo d* co*o vir-a-ser *rasilei*o, </line>
<line> uti*i*a*do-se da i*dolência, d* espe*teza, da sabedoria popular, e ma*s que tudo, da *en*cid*de </line>
<line> e *sperança *onsta*tes n* jornada que emprega o herói por geo*r*fias e tempos *mprecisos </line>
<line> para s* alcan**r os o*jetivos propos*os. </line>
<line> M*stra-s* *ntão um descompas*o en*re o des**o e a realida*e, pois mesm* tendo "o </line>
</par>
<par>
<line> herói s*m *enhum carát*r" de *u** feito </line>
<line> pa*a que sua vida foss* completa; </line>
<line> p*ra qu* su* </line>
</par>
<par>
<line> fel*cidade fosse *ara**ida *ela lembrança d* esposa; *ara q*e sua g*n** não tivesse fome; </line>
<line> para que a memória dos sere* da mata se *antives*e hon*ada1; ao fi*a* ele *ercebe qu* com a </line>
<line> ma*ut*nção **s gr*ndes proble*as do *ra**l, a fal*a *e saúde e o *xc*sso de saúvas, não </line>
</par>
<par>
<line> existem possibilidades de c**s*imento pa*a *sta n*ção. E triste com a co*statação e co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sol*d*o, so** e*e para ser "brilh* *nú*il" de estr**a. </line>
</par>
<par>
<line> *o f*z*-lo, retir*-se p*r* um p*sto d* observa*ão, neg*ndo-se à ação e partind* para a </line>
</par>
<par>
<line> contemp*ação, com* se </line>
<line> acreditan*o que </line>
<line> de su* parte tu*o já fiz**a, e que outro vir*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*alizaria a* melhoras necess*rias para qu* tudo p**feito e bom fosse (num messianismo não </line>
</par>
<par>
<line> participativo). El* *ecid*, sem *uit* nostalgia, que não é assim que *uer vi*er prefere e </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> congelar em luz para e*per*r o *ue v*rá. </line>
</par>
<par>
<line> F*xa-se inú*il no firmamento, **s com* ** demais *ersonagens q** lá *stão, torna-s* </line>
<line> um exemplo, u*a dignidade a se* observada e a te* sua histór*a rem*morada. </line>
</par>
<par>
<line> Nota-se *ntão que m*smo * modelo, prop*sto como um* possibilidade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> repres*nta*ão </line>
<line> brasileira, é impe*feito e *mp**sí*el de re*li*ação, projeta*do n* próprio </line>
</par>
<par>
<line> fracasso u** espera para que outr*m </line>
<line> v*nha </line>
<line> novamente iniciar o *aís. Na *risteza, *ão *ão </line>
</par>
<par>
<line> amargurada, *or*m pungente, de Macunaíma, se encon*ra o ce*ne d* f*acas** nacio*a* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *olitária es**ra pelo promissor fut*ro, *ue nunca chega. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo </line>
<line> a*s*m, a poética de Mário de **d*a*e, numa pos**ra </line>
<line> van*uardista com f*rt* </line>
</par>
<par>
<line> influên*ia futuris*a e Da*a, </line>
<line> conteria o germe da destruição de si mesma2. A relevânc*a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> poes*a e do r*m*nce, naqu*le *omento, era apenas * de prop** e instigar, não o d* r*aliza*: </line>
</par>
<par>
<line> assim como em *olítica, id*ologi*, filosof*a e a arte, tudo esta*a </line>
<line> pa*a *er *eito...depois, *o </line>
</par>
<par>
<line> *uturo. De*ois da brincadeira gi*ante do carnaval, alguém *ir*a, na *ua*ta-feira de *inzas, </line>
<line> peg*r no p*ís de jeito e fazê-lo fu*cio*ar. </line>
<line> O modernismo, ass*m p*nsado, ser*a a*enas um intervalo interes*ante p*lo qual era </line>
<line> 1 Como em seu discurso in*lamado pela ve*d*de * respeito da hist*ri* do Cruzei*o d* Sul no Capítul* X. </line>
<line> AND**D* (*978) </line>
<line> 2 Vale ressaltar que o De*vairismo, lança*o no Prefácio Interessantíssi*o ("E*te prefá*io, apesar de </line>
<line> interessante, inúti*"), se ence*rav* ao fim d* *róp*io prefá*i* de Paul*cé*a De*vairada. </line>
<line> Re*. FSA, Ter*s*na, *. 12, n. *, art.11, p. 188-199, Ma*./Jun. 2015 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Artist* N* Vaz*o </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> pr*cis* pass*r para se *hegar a u*a *iteratura madura, séria e que soa*se *e *gua* com o que </line>
<line> se fazi* no mundo todo. </line>
<line> * VI*S </line>
<line> *ão *ria *ári* *e A*drade est* vis*o carnavalesca e me*ancólica somente em sua </line>
<line> **psódia, ma* estende este c*nce*** para uma *or*ulação que discute * ser bra*ileiro tan*o na* </line>
<line> poe*ia*, nas obr*s ens*ísticas, nas pesqu*sas folclóricas e na *rópria *ção na *ida, tornando o </line>
<line> "ser art*sta" uma manifestação de bras*lidade. </line>
<line> Po*tanto, o que vemos n* obra de Mário *e An*rad* é um* tentativa ** multiplicar-s* </line>
<line> em ação, dando conta de vá*ios fenôme**s ao *esmo tem*o, para assi*, na *ua prát*ca, </line>
<line> demo*strar como era possí*el fazer-se bras*leiro: *p**se*tar-*e não **mo indivíduo, mas </line>
<line> *omo **njuntos, raças, multidões, massas dive*sas com formas, cult*ras e língua* diversas </line>
<line> q*e juntas, em su*s *rocas cot*dian**, fazia* d* mixór*ia a brasilidade. </line>
<line> Em cart* a *a**** Drum*ond de Andrade em 19*4, no com*ço *e uma longa amizade </line>
<line> *iter*r*a, que se estenderá até 194*, co* sua mort*, Má**o as*im define a prática que o* </line>
<line> arti*t*s devem possuir em rel*ção ao *aís: </line>
<line> "N*s temos que d*r *o B**sil o *ue e*e não tem e que por isso até agora não </line>
<line> viv*u, nós *emos que dar u*a alma *o Brasil e para **so *odo sacrifíci* é </line>
<line> grandiosos, é s*blime. E nos dá felicidade. Eu *e sac**fiquei inteiramente e </line>
<line> quand* e* pen*o em mi* nas horas de consciênci*, eu mal pos*o respirar, </line>
</par>
<par>
<line> quase ge** </line>
<line> na pletora *a minha felicidade. Toda minha </line>
<line> obra é t*ansitória. </line>
</par>
<par>
<line> Com a inteligên*ia não pequena que Deus m* deu e com os meus estudo*, </line>
<line> tenho * certeza de qu* e* p***ria *aze* uma obra *ais ou menos duradoura. </line>
</par>
<par>
<line> Mas que me importam </line>
<line> a etern*da*e entre os homens da Ter*a e * </line>
</par>
<par>
<line> celebridade? Mando-as à merda. ** não amo * ***s*l </line>
<line> espi*i*ual*ente mais </line>
</par>
<par>
<line> que * *rança ou a *onchin*hina. Ma* é n* Brasil que me a*ontece viver e </line>
<line> agora só n* Brasi* eu *enso e por ele tud* sacrifi*u*i. A lín*ua que escrevo, </line>
<line> a* ilusões que prezo, os modernismos que *aço s*o pro *rasil. * iss* nem sei </line>
<line> se te* mérito p*rq*e me dá felicidade, qu* é minha razão de ser na vid*. Foi </line>
<line> **eciso corag*m, co*fess*, po*q*e *s va*d*des são muita*. Mas a gente te* </line>
</par>
<par>
<line> * propr*eda** de substitu*r uma </line>
<line> vaid*de por outra. Foi * </line>
<line> que fiz. * minha </line>
</par>
<par>
<line> *aidade é de ser transitório. *s**açalho mi*ha obr*. Escrevo *íngu* i*becil, </line>
<line> penso ingênuo, só para c*am** * atenção dos mais for*es do que eu pra este </line>
<line> m*n*tro mole * indeci*o aind* q** é o *rasil. Os *ênios n*cionais não s*o </line>
</par>
<par>
<line> de g***ção esp*ntânea. Eles nascem </line>
<line> *orque um *montoado de sac*ifíci*s </line>
</par>
<par>
<line> **manos anteriore* lhes p*e*arou </line>
<line> a altitude *ecessá*ia de onde *odem </line>
</par>
<par>
<line> descortinar * revelar uma nação. Que me imp*rta que minha obra não fique? </line>
</par>
<par>
<line> * uma vaidade idi*ta pens*r em </line>
<line> fic*r, pr*ncipalmente q*ando </line>
<line> *ã* se sente </line>
</par>
<par>
<line> *entro do corpo aquela *a*alidad* inel*tá*el que move a mão d*s gênios. O </line>
<line> importan*e não é *icar, é vi*er. *u vivo." (SANTIAGO, 2002, p.5*) </line>
<line> Os conce*tos q*e *aqui se d*preen*em e *ue nos interessam viva*e*te *ão a </line>
<line> Rev. FS*, Tere*ina, v. 1*, n. 3, art. 11, p. 188-199, Mai./Jun. 2*15 *ww4.fsanet.c*m.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. Po*ta* </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> *ransitoriedade e o *acrifício associ*do ao viver. </line>
</par>
<par>
<line> Do p*imeiro se perceb* a intenção não *e *er o instaurado* de um moment*, aqu*le </line>
</par>
<par>
<line> que traz *ma ve**ade, o homem que propõe </line>
<line> a fo*mulação de *m mund*, *stét*ca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pensament* novos: ele se re*ira dessa posição, colocando-se si*plesmente como * arauto da </line>
<line> boa nova, o anunciador dos grandes fe**os e **s realizações definit*va*, *ue po* outrem serão </line>
<line> edificadas. </line>
</par>
<par>
<line> Essa postura é dúbia, pois se demonstra a hum*ld*d* de n*o se </line>
<line> considera* o *ruto </line>
</par>
<par>
<line> pron*o da *nteligência nacional, ri de sosla*o, visto que sabe </line>
<line> da importânci* dos pr*c*r*s na </line>
</par>
<par>
<line> consti*ui*ão da grandeza post*rior 3. </line>
</par>
<par>
<line> É tamb** muito va*g*ardista, na *edid* *m que ao jogar as real*z*ções para o futuro, </line>
<line> desgas*a a r*levância do passado, ligan*o aos *ventos *omente *eu instante primeiro, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> o intervalo que compreende a destruição *o imediatamente an*erior e * fo*mação *o **vo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> par*ir desta implosão. Relevante nest* estr*tura é </line>
<line> aque*e qu* pô* a*aixo o edifício do gosto </line>
</par>
<par>
<line> anti*o e d*s*nh*u o es**ço *a projeção da *oder**dade, nu*a postur* qu* pode l*mbrar </line>
</par>
<par>
<line> tanto </line>
<line> o futurism* q**nto </line>
<line> o movimento D*da (B*ADBURY; McF*RLANE,1999 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> TELES,1994). </line>
<line> Po*ém, *ão * fácil esta prática anu*ciadora, d* se estar à f*ente de seu tempo, visto que </line>
<line> semp*e se é *uito a*hin*alhado pela c**tica, mal *omp*eendido pelo p*blico e dificil*ente se </line>
</par>
<par>
<line> obtem *ucesso (*uito ant** </line>
<line> pelo cont*ário: Mário relata em *arta* qu* a *xper*ên*ia da </line>
</par>
<par>
<line> Semana de Art* Modern* *he ti*ou toda* *s alunas de pian*, vi*to q*e o* pais *ão a* que*iam </line>
<line> assoc*ada* àquela vida). </line>
<line> En*ão s* reitera a noçã* de *acrifício pela *ausa mons*ruosa da cons*r*ção estética e </line>
<line> *deológica de um paí*, causa *ssa pela qual to*os os sofrimentos sã* *álidos, *alid**as </line>
</par>
<par>
<line> também f*cand* a ob*a a pró*ria vida. El* é e </line>
<line> c*ent* da vaidade que gera p*r* si, a *e nã* </line>
</par>
<par>
<line> *icar, * de *ão s*r importan*e, ma* també* * de ter, </line>
<line> *om seu sangu* e punh*, gara*t**o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> liberdade e po***bili*ade de açã* *os que lhe v*m em seguida. </line>
<line> Fechad* nesta *er*p*ctiva, q*e **e permite *udo fazer, *á que a inco*preensão e as </line>
<line> pedras que lhe l*ncem s*mente ref**çarão * as*ecto de martírio, el* já es*á lib*rto em sua dor </line>
<line> * tr*stura, pois tudo qu* for feito será não **r si, visto que sua ex*stência *ntão s* se consti*ui </line>
</par>
<par>
<line> no papel manc*ado pela pena, e </line>
<line> n** penas sofrida* por m*n**ar a *r*e* *sta*ele***a. </line>
</par>
<par>
<line> 3 Que seria de Cr*sto sem os profetas e sem **uele que efetiv*mente o recon*ece como o *essias, *oão Batista? </line>
<line> * questão que fica é sobre q*al a relevânc** maior: a do que se sacrif*ca pela vinda, ou do que vem *ara ** </line>
<line> sacrif*car? A comparação não * desmedida quando se pen*a na formação es*rit*mente c*tólica de Mário *e </line>
<line> **drade e na in*icação, a ser melhor in*estigada, da influência dos poetas unanimistas f*a*ceses na "obra </line>
<line> im*tura" do poeta, **m* pr*põe L**EZ (1972). </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. *2, n. 3, art.11, p. 188-199, Mai./Jun. 2*15 ww*4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Artista No Vazio </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> Heroísmo, *ar*írio, sacrifí*io, *e*ldade à ca*sa, considera**o some**e * representaç*o </line>
</par>
<par>
<line> estética do Brasil, ao re*r*to i*stant**eo e fugaz que poderá dar as </line>
<line> inst*uçõ*s aos q*e </line>
</par>
<par>
<line> sou*erem s**u*r seu exemplo, sua lição de amigo4, seu pl*n* de obra, pl*no de a*ã*, e plano </line>
<line> d* v*da, já que t*do se mistur* numa prát*ca só: Eu vi*o. </line>
<line> Ao misturar a si, sua o*ra e * ***er um Bra*il, Mário inst*tui *ma *odernidade não só </line>
<line> téc*ica, na **ática literária, mas vai além, *riando uma alegoria que r**resent* numa ju**ã* </line>
<line> s*mbólica coes* tanto o a*tista, * p*vo * o *aís a que **ude na sua formu*aç*o. Unindo *eus </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos de música, *rte *rudit*, f*lc*ore, cultura popu*a* e língua, ex*lui ele </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> univ**idade, a *egemôni** *oz elitista d* p**ces** des*a criação de algo *ue *imbolizass* o </line>
<line> brasileiro e* sua profusão de múltiplas **rmaçõe* a* con*id*rá-lo um produto da soma de </line>
<line> inc*ntáveis características. Chega *l* a um desen*o que é feit* de retalhos, co*o as colchas </line>
<line> **ndas de geraçõe*, mas que não é esta*qu* sobr* um leito, mas semovente, cantan*e, </line>
<line> *rincante, estridente e profundamente *nquie*o, como um ser ai*d* *m formação, pro*ur*ndo </line>
<line> se **c*ntrar den*ro de sua* possibili*ades. </line>
<line> Po**uin*o *m parentesco *om a *in*agem de onde provém **cunaíma e sendo um* </line>
</par>
<par>
<line> presença consta*te no desvari* da Paul*cé*a, </line>
<line> essa alego*ia es*aria representa*a n* figura do </line>
</par>
<par>
<line> múltiplo Arlequim. *ssa más*ara da Commedia dell\arte é caracterizada por *m r*pa* </line>
<line> faminto, de porrete na mão, vestido de losang*s desalinh*dos, ind*, *ntre malabarismos </line>
<line> desgas*an*es, gestos ampl*s * cont*nu* fala, semp*e atrás *e mais confus*o. </line>
<line> * VORAZ </line>
<line> Com ** text*s em sua ori*em não fixa*o*, o trab*lho *o ator que fazia u*a </line>
<line> personag*m da Commedi* del*\arte era o de preencher, com sua inteligên*ia, o *onteúdo nas </line>
</par>
<par>
<line> improvisações </line>
<line> permitidas </line>
<line> pelo* canovacc*, p*rtitura* c*nicas co* as indicaçõe* mínimas de </line>
</par>
<par>
<line> **tradas e *o*port*mentos, porém *em falas ou "de*xas": </line>
<line> O suc*sso da Commedia dell\arte de*endia inteiramen*e do *es*mpenho dos </line>
<line> atores, ma* havia t*la* re*ro*uzindo o texto da peça em linh*s *er*is. Os </line>
</par>
<par>
<line> com*diantes melhoravam os *iál*gos, *m*rovisando. [...] Qu*nd* o ator se </line>
</par>
<par>
<line> *entia c**sado, ou p*r* animar uma c*na, recorria aos lazzi, **acejos </line>
<line> pica*tes destinado* a dist*air * público, para que o grupo ti*e*se tem*o de *e </line>
<line> recompor: ges*os, j*gos de palavr*s, care**s, et*. T***RO no *und*. S*o </line>
<line> Pau*o: Melhoramentos, [1*9?] </line>
<line> 4 A li*ão do amigo vem a ser o título que Carlos Drumm*nd de *nd*ade dá ao tomo da *orresp*ndênci* rec*bi*a </line>
<line> por ele de Mário de A*drade. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, art. 11, p. 188-199, Mai./*un. 2015 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. Po**al </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> A máscara do Arlequim vem *e longa data sendo associada à esperteza, a uma certa </line>
</par>
<par>
<line> *iolência físi*a, a </line>
<line> uma *ora*idad* *nt*nsa (**tomacal *enérea) e a *m fluxo verborrágico e </line>
</par>
<par>
<line> incessante. Ele </line>
<line> é um </line>
<line> sem sossego con*tante, </line>
<line> um moto**ntín*o de </line>
<line> palavras </line>
<line> e *ções, </line>
</par>
<par>
<line> procurando levar a melhor en*re as c**dições que *he sã* apres**tada*. É uma máscara muito </line>
</par>
<par>
<line> *ifícil de ser *epresentada, pela rapidez dos ***imentos, pel* *gilidade física necessár*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pela p*rspicác*a d* improvisação constant* de muito tempo </line>
<line> em cena com falas se*uenciais. </line>
</par>
<par>
<line> *lém d**so, ele é um dos pr*ncipais atuadores dos lazzi, ent*etendo a pl*teia entre as cenas * </line>
<line> entre os atos da* pe**s. </line>
<line> Portanto, a pe*sonagem do Arlequim é *m espa*o a se* preen*hido, uma construção </line>
<line> per*a*ente que se produz no i*stante mesmo em que se apresen*a a* público, alg* inconc*uso </line>
<line> e mutável de situ*çã* *m situaçã*. O A*lequim é um* forma, *ue depende da mestria do at*r </line>
<line> *ar* garan*ir * sucesso da i*teireza do conteú**. </line>
<line> Com* g*ande parte *os d*mais person*gens da Commedia dell\*rte, *le usa máscar*, </line>
<line> o que f*c*lita o reconheciment* do "t*po" que se apresenta em cena, ao m*smo t*mp* em que </line>
<line> is*nta o ator de *oda e qualquer *an*fes*ação feita *o p*l*o, pos*o que não se sabe quem ali </line>
</par>
<par>
<line> esta*a, a* pas*o que *ã* era o at*r, e sim sua má*cara que p*oferiu t*d* </line>
<line> que então f** dito. </line>
</par>
<par>
<line> Ela també* remonta, em alguns t*aços, a elem*nto* *a conduta animalesca da p*rsonage*, </line>
</par>
<par>
<line> *o se compa*a* um *ato, um m*c*co, a *ma </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
<line> raposa e ma*s raramente a um touro. Este </line>
</par>
<par>
<line> último, poré*, man*ém </line>
<line> um aspecto diabólic*, </line>
<line> **gad* aos m*is antigos regi*t*os *a aparição </line>
</par>
<par>
<line> arlequinal, segundo FO (1998). </line>
<line> O Arleq*i* também é ágil, vigoroso e, sob*etudo, todas *s sua* açõ*s se realizam por </line>
<line> causa de *eu mot*r úni*o: a fome. E*a é con*titutiva d* sua **istê*cia, e el* d*re*i*na-o pa*a </line>
</par>
<par>
<line> uma *onst*nte tentativa de saciá-**, o que s* v*rifica impos*ível. Não * preciso mui*o </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> comp*eender que possuir também *unca lh* é su*iciente, *á que a *on*ade retor*a sempre. </line>
</par>
<par>
<line> Além de *busado, ele é violento, *rrog*nte pod*ria ser dito, já q*e está sempre com </line>
<line> seu porr*te em pu**o, por*m de *m descuido const**te, de onde provém o riso que caus*, e </line>
<line> por m*i* que Carlo Goldoni tenha **ntado racion*lizá-lo, incluindo-o na proposta de teatro </line>
</par>
<par>
<line> pa*a um mundo </line>
<line> n**o que surgia, o d* bu**uesia, nunca </line>
<line> se co*seguiu afasta* o *sp*ct* </line>
</par>
<par>
<line> *ev*ltad*, ins*rge*te (e tal*ez, po* *sso mesmo, *o*ul*r) do Arlequim. </line>
</par>
<par>
<line> P*re*e-no* que essa pers*nagem insere em </line>
<line> suas cara*terísticas *lemen*os de uma </line>
</par>
<par>
<line> for*u*ação so*re o intervalo, esp*ç* de ação e de existênc*a *ão dos q*e foram ex*luídos da* </line>
</par>
<par>
<line> orde** vig*nt*s, ma* q** fizeram sua parte, *e mantêm, por insis*ência de nega*ão e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> au*ência, na me**ria e constituição de tudo *ue in*titu*do exi*te. </line>
</par>
<par>
<line> Os *ue aí ficam, derruba*d* sistemas con**ituídos, </line>
<line> po*ém *inda não ergu*ndo </line>
<line> *m * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Tere*ina, v. 12, n. 3, art.11, p. 188-199, Mai./Jun. 2*15 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/*e*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Artista No V*zio </line>
<line> **7 </line>
</par>
<par>
<line> f*rmulação plena, só podem ter cert*za de sua partici*ação no desenvo**iment* das ideias e </line>
</par>
<par>
<line> *os </line>
<line> *onceitos atra*és da *initud* mesma de sua ação. *or*anto, a essênci* da at**ção </line>
</par>
<par>
<line> *nterval*r está </line>
<line> na n*ção d* *rre*evância da perm*nência (pois se **tá somente *reparando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> caminho) e na falta *e seri*da*e qua*to a si mesm* (já q*e mesmo que o *rocesso sej* sério, </line>
<line> sabe o ator d* interva*o que n*o é * *eu ato o mais impo*ta**e, mas * que virá depoi*, * que </line>
<line> lhe dá abs*luta liberdade e lhe t*ra o pe*o da comp*etude). </line>
<line> A esco*ha desta m*scara par* uma represe*taçã* de *dent*dade de*ons**a um* </line>
</par>
<par>
<line> p*rc*pção </line>
<line> da im*oss*bilidade mes*a dessa identidade, visto ser ela </line>
<line> constit*ída p*r </line>
</par>
<par>
<line> acréscimos, os retalhos5 que *oma*** propõem uma f*rma móvel e uma cor fugidia, uma </line>
<line> imprecisão do olhar, como se o s*jeito que se *ê fos*e imp*s*ív*l de ser perceb*do, sendo </line>
<line> ap*nas um **boço e*voaça*te, um* bruma de alguém, uma sombra *ndec*frável. </line>
<line> N**a cultura formada por *edaç*s inúmeros *e o*tras, com uma constitu*ção unitária </line>
</par>
<par>
<line> *mpr*váve*, sendo a nação </line>
<line> conh*c*da por sempre mais aco*her s*mpre o fazen*o melhor, e </line>
</par>
<par>
<line> nad* *ais natural </line>
<line> que o retalho, a **stu*a, o mover-se *ren*tico e co*stante da p*ópria </line>
</par>
<par>
<line> identid*d* e da más*ar* escolhida por *ári* pa*a *ef*ri-la. </line>
</par>
<par>
<line> Costu*ados na ro*pa *ult*color*da, *s *etalhos podem dar </line>
<line> uma ideia do trabal*o </line>
</par>
<par>
<line> g**ant*s*o de ser brasilei*o, do exerc*cio con*tante deste operar contra </line>
<line> as circunstância*, </line>
</par>
<par>
<line> dando um jeitinho, u*ando da ginga e da m*nemolênci* p*ra c*n*eguir sobreviv**. </line>
<line> Nun*a c*nsa*o e sempre com *m so*riso na **ra, o art**t*, o povo, o Arlequim, o </line>
<line> poema transposto em prosa, a música * *s fanfarra* prov*cam um r*ído que gera um* </line>
</par>
<par>
<line> afirmaçã*, me*mo q** melancó*ica </line>
<line> e inc**pleta, do nacionalismo possí*el nesta terra </line>
</par>
<par>
<line> con*usa e maravilhosa. </line>
</par>
<par>
<line> O b*bo m*s*re, o ilus*onista, o Arlequim, o clown, o mal**d*o e o po*ta pe**urbam e </line>
</par>
<par>
<line> di*trae* a audiência dur***e e*te inte*va*o, sabe*ores de sua imp*rtân**a para o t*do </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> espetácu*o, nã* *mpo*t*ndo *e estarão no próximo ato ou não, ape*as c*en*es *e </line>
<line> qu e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e**e**c*lo precisa, e vai, c*ntinuar. </line>
</par>
<par>
<line> O VAZIO </line>
</par>
<par>
<line> U*a ***g*a*da seri* soment* o interstício entr* a decadência *ue *la mesma instaura </line>
<line> e o vácuo que el* cria para algo novo q*e virá. </line>
</par>
<par>
<line> 5 Origina*m*nt* a </line>
<line> roupa se con*tituía com folhas *gregadas ao *ecido, *embrando **tigos deuses s*l*agen*, </line>
</par>
<par>
<line> dio*isíacos e d**e*freados, sim*olizando t*mbé* a *fe*eridade, j* *ue o tem*o da qued* (ou*ono) </line>
<line> constant*mente le*bra * fin*tude. (RUD*IN, 1998) </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 3, art. 11, p. *88-199, Mai./Jun. *01* www4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. Po*tal </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se *oment* da grand* *ção, mant*da na sua inu*ilidade pelo fato de se s*be* </line>
<line> destrui*ora e f*nita e* si, p*opõe um ou*ro m*vimento em *rol *o fut*r*, que * o ** es*era, </line>
<line> c*m * *spe*ança que o **co*hido, o aprimorado, o e*v*ado trag* *onsig* as gra**es respostas </line>
<line> e a reno*ação do mun*o dado, dest*tuído e pronto p*ra n**a germinação. </line>
<line> No Brasil dos anos 1920, *ed**to de participa*ão no m*ndo que e*etivamente *irava, e </line>
</par>
<par>
<line> tão preso ainda a u* *t*aso que lh* era peculiar, *ra preciso lid*r </line>
<line> com e*sa dicotomia, </line>
</par>
<par>
<line> fazend*-se mode*n* sem *oder efetivar uma mudan*a </line>
<line> de*init*va no pen*amen*o na*iona*. O </line>
</par>
<par>
<line> modernismo </line>
<line> gri*a propostas, al*umas *iscordantes *n*re s*, querendo a in*ti*uição da </line>
</par>
<par>
<line> metróp*le, da m**u**a e da velocidade, al*ados ao nacionali*mo fe*renh*, canibal e primitivo. </line>
<line> Se* autô*omo e absurdamente dif*rentes para assi* s* incluir no *onj*nto da* naç*es </line>
<line> civil*zadas, dan*o a elas a lição mai*r da selvageria esclare*ida: e*se seria o grande *olpe que </line>
<line> faria a dife*ença e marca*i* uma pos*ção t*nto cult*ral qu*nto identitá*ia. </line>
<line> A que*tão é que * canibal como símb*lo po*sui um *r definitivo de s*nhor do espaço </line>
<line> **nquistado, depois *e devorado o invasor. El* perm*nec*, ele cresce e impera, mas é incapaz </line>
<line> de dialogar com outras identidad*s, pois n*o tem nad* a *ferecer além de sua vora*id*de. Ele </line>
</par>
<par>
<line> s* torna u*o numa *a*ão que p**e </line>
<line> ainda por se* vária, já q*e *ua orige* multiétnica a*sim </line>
</par>
<par>
<line> conduz a necessida** de *ep*esentação. </line>
<line> Cre**s que a agudez d* percep*ão m*riodea*dradiana se concentra ne*sa n*cess*d*de </line>
</par>
<par>
<line> e e* t*nt*r o que sabe ser i*possível, portanto </line>
<line> apena* *ri*cando com *s conc*ito* e </line>
<line> com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> própria *entat*va, para *ue o*tro s*ga seu exemp*o e *ealize, de *co*do com a t*ansform*ção </line>
<line> cu*tur*l da nação, o n*vo h*mem b*a*ileiro. </line>
<line> A alegoria do Arlequim p*de ser percebida entã* em v*rias instânci*s, como se fosse </line>
</par>
<par>
<line> preciso que </line>
<line> *s a*tistas fossem Arlequ*ns, vários </line>
<line> em suas pe*quisas e ações cul*u*ais; </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> povo *os*e Arlequim, de*ej*so de uma real*d*de *utr* e **nd* incapa* de re*lizá-la, brincante </line>
</par>
<par>
<line> absoluto se* te*or da cheg*da *a quarta-feira de </line>
<line> ci***s; **e a ar*e *osse ar*eq*inal, </line>
</par>
<par>
<line> r*pres*ntando em per**na*en* * em *omposições a *xplo*ão *e core* e possibilidades qu* só </line>
<line> nesta n*ção se gerava. </line>
</par>
<par>
<line> P*opondo a arlequin*da, e vive*cia*do a *rópria proposta, Mário </line>
<line> demonstra uma </line>
</par>
<par>
<line> c*mpreensão ampla da identidade n*cion*l * efetivamen*e serve *e exem*lo, es*rela inúti* *o </line>
</par>
<par>
<line> vasto campo do </line>
<line> céu, </line>
<line> pa*a que se contin*e elabor*ndo o complexo cami*ho de fazer-se </line>
</par>
<par>
<line> brasileiro. </line>
</par>
<par>
<line> Fic* o vácuo </line>
<line> d* p*o*ocação, mas *sso *ão si*nifica o vaz*o, pois ele *s*á pleno de </line>
</par>
<par>
<line> possibi*idades, chama*do as r*alizações futu*as e en*en*r*nd* nov** d**cussões. </line>
<line> Multip*icar-se signifi*a anula*-se, torna*d* *mpossível a compreensão *o indivíduo, </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 3, *rt.11, p. 188-199, Mai./Jun. 2015 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> O Arti*t* No Vazio </row>
<row> e*ten*end*-o some*t* no *onjunt*, mosaico formado, nação i*tri*cada, **refa incon*lusa: </row>
<row> *u so* tre*entos, sou trez*ntos-e-cincoenta, </row>
<row> Ma* u* dia afinal eu toparei comig*... </row>
<row> Tenhamos pa*iência, a*d**inhas *urta*, </row>
<row> Só o esquecimento é *ue co**ensa, </row>
<row> E en*** minha alma s*rvi*á de abrigo. </row>
</column>
<column>
<row> 1*9 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> (Eu sou trezentos - A*DRADE, 1993) </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> A*DRADE, M. Macunaíma: o *e*ói sem nenhum caráter. Edi*ão Crítica de Te*ê Anc*na </line>
<line> P*rto Lop*z. São Paulo: Livr*s Técnicos e Científicos, 1**8. </line>
<line> _____. *o*s*as Completa*. Ediç** *ríti*a de Dilé*a Zanot*o Manf*o. Bel* Hori*o*te: V*lla </line>
<line> *ica, 1993. </line>
<line> ANDRADE, O. Poesias Reunida*. *io de Janeiro: Civilizaçã* *rasileira, 1971. </line>
<line> BRADBURY, Malcolm; McFARLANE, James. Moderni*m* Gui* geral. São Paulo: Cia. das </line>
<line> Letras, *999. </line>
<line> CANDIDO, *. Dial*tica d* Ma**ndrage*. In: O disc*rso * a ci*ade. Rio de J*ne*ro: Ouro </line>
<line> sobre A**l, 2004. </line>
<line> FO, D. Manua* prático do ator. São Paulo: SENAC, 1*98. </line>
<line> FRANCO, *. A. M. O índio brasileiro e * Revo*u*** Francesa: as origen* brasile*ras da </line>
<line> te*ria da bon*ad* natural. *io de *aneiro: José Oly*pio, 1976. </line>
<line> GUIMARÃES, B. Poe*ia eró*ica e sa*ír*ca. *io de J*neir*: Imago, *992. </line>
<line> LOPEZ, T. A. P. Már*o de Andrad*: r*mais e caminhos. São **ulo: Duas Cidades, 1972. </line>
<line> RUDLIN, J. Commed** del*\arte: na act*r\s **ndbook. Londo*: Routle**e, 1998. </line>
<line> SANTIAGO, S. (Org.) Carlo* & M**io: corres*ondência *e Carlos Dr*m*ond de Andrade e </line>
<line> Mário de Andrade. Rio de *aneiro: Bem-te-vi, 2002. </line>
<line> TELE*, G. M. Va*guarda e***péia * modernismo brasileiro. Petr*polis: *ozes, 1994. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, art. *1, p. 188-199, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> *ww4.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)